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Título do projeto: O SENTIDO E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dra. Raquel Folmer Corrêa

Resumo: O presente projeto caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado a ser desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo tem como objetivo investigar os sentidos da dimensão tecnológica no trabalho pedagógico dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, problematizando a tecnologia dentro de uma lógica produtora de autonomia e criticidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, onde se pretende buscar e identificar a efetiva relação entre tecnologia e o trabalho como Princípio Educativo nos Institutos Federais. Para tanto, o referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Vieira Pinto, Morin, Gramsci, Frigotto e Saviani, com os quais a pesquisa busca ressignificar e problematizar o conceito de Tecnologia e trabalho como princípio educativo. Desejamos despertar nos docentes uma reflexão acerca da formação omnilateral, provocando um repensar sobre as suas práticas, possibilitando ao aluno tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologia; Formação Omnilateral; Trabalho como Princípio Educativo.

Data da qualificação: 14 de julho de 2023

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Carine

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  • 07/07/23
  • 10h58

Título do projeto: Educação Empreendedora: desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Jalva Lilia Rabelo de Sousa e Dra. Suzy Elizabeth Bandeira Pinheiro

Resumo: Este projeto de dissertação está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tem como objetivo investigar a concepção de empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelos professores dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), analisando os documentos orientadores, as práticas educativas e o componente curricular de empreendedorismo nos Projetos Pedagógicos. Busca-se compreender as concepções de mundo do trabalho e educação profissional e tecnológica atuais, identificar as práticas educativas e percepções dos professores de empreendedorismo sobre a formação dos estudantes, além de desenvolver e validar um produto educacional que integre o ensino de empreendedorismo ao mundo do trabalho e aos princípios da EPT. Os principais autores que embasam essa pesquisa são: Frigotto (2009), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Ramos (2014, 2017), Pacheco (2010), Freire (1997), Nóvoa (2009), Becker (1994), Dolabela (1999, 2003) e Dornelas (2016). A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando questionários, entrevistas e análise documental dos Projetos Pedagógicos. A análise de conteúdo será aplicada aos dados coletados, seguindo critérios de inclusão e exclusão para garantir a representatividade e confiabilidade. Os resultados esperados contribuirão para a reflexão sobre a concepção de empreendedorismo na EPT, promovendo uma formação mais abrangente e contextualizada aos estudantes. Além disso, o produto educacional desenvolvido poderá auxiliar os docentes na articulação entre o ensino de empreendedorismo e os fundamentos da EPT. Essa pesquisa, de caráter descritivo e estudo de caso, visa compreender os desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado e no ensino de empreendedorismo, relacionando-os com a estrutura curricular dos cursos investigados no IFFar.

Palavras-chave: Práticas educativas; Ensino integrado; Empreendedorismo; Educação Profissional e Tecnológica

Data da qualificação: 14 de julho de 2023

Horário: 10h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Alessandro

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  • 07/07/23
  • 08h51

Título do projeto:  RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA:
práticas educativas de um núcleo ambiental em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves



Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Maria Cristina Pansera de Araujo

Resumo:
Os Institutos Federais de Educação pautam sua organização nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e dentre eles a integração e transversalidade do currículo e tem a missão de  “promover a educação profissional, científica e tecnológica, pública, por meio do  ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação integral do cidadão e no  desenvolvimento sustentável” e entre seus valores está o de Responsabilidade  Social e Ambiental. O tema da pesquisa proposta é a educação ambiental, com foco específico nas ações desenvolvidas nos campi pelo NUGEA do IFFar que tem por objetivo “instigar a discussão da responsabilidade ambiental por toda a comunidade do IFFar buscando agregar estes princípios na formação acadêmica”. Esta pesquisa desenvolve-se no âmbito do curso de mestrado ProfPET - polo do IFFar, na Linha de Pesquisa de Práticas Educativas em EPT e visa refletir sobre como as práticas desenvolvidas no espaço destes núcleos impactam a formação dos discentes e docentes no espaço da EPT, seja na sala de aula ou fora dela. Para tanto, contempla os seguintes referenciais teóricos: FREIRE (1996), FRIGOTTO (2005,2018), KRENAK (2020) e ZABALA (1998). A coleta de dados será feita a partir da análise dos documentos orientadores e organizadores sobre a Educação Ambiental na instituição e também por meio de entrevistas a serem realizadas com os presidentes dos NUGEAS do IFFar. Para análise dos dados pretende-se fazer uso da análise de conteúdo de BARDIN (1977). Como produto educacional pretende-se desenvolver uma oficina com estudantes e servidores do IFFar que explore conceitos e práticas relacionadas à Educação Ambiental.

Palavras-chave: Ensino integrado; Educação Ambiental; NUGEA; Institutos Federais de Educação; Práticas Educativas.

Data da qualificação: 12 de julho  de 2023

Horário: 14h


Local: LIFE do Instituto Federal Farroupilha-SB

Convite Qualificação Newton

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  • 05/07/23
  • 08h32

Título do projeto: A leitura crítica como dispositivo analítico na formação dos Jovens e Adultos: Contribuições da Análise Crítica do Discurso

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Cristina dos Santos Lovato

Resumo: O presente projeto de dissertação, está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Currículo, Gestão e Políticas educacionais - GECPOL. Sustenta-se que a leitura é uma atividade essencial para se ter acesso a informações, à cultura, ao conhecimento construído e acumulado historicamente, contribuindo para o sujeito instrumentalizar-se à participação democrática, cidadã e a transformação social.  A problemática consiste em entender como a leitura crítica, enquanto dispositivo analítico, atua na formação dos jovens e adultos.  Essa questão se justifica pela necessidade de refletirmos acerca da importância da leitura crítica na formação dos jovens e adultos, uma vez que essa atividade está na base da construção do conhecimento de todas as disciplinas do currículo integrado. O propósito central deste estudo é investigar o funcionamento discursivo da leitura em uma perspectiva crítica e sua relação com a formação crítica dos Jovens e Adultos do Curso Técnico em Gastronomia integrado a EPT no instituto Federal Farroupilha, no campus de São Borja. Os objetivos específicos visam: Relacionar as perspectivas/concepções de leituras existentes com as concepções de leituras dos professores, analisando como tais produzem sentidos para as práticas pedagógicas desenvolvidas; Analisar os Gêneros Discursivos “notícia” e “Charge”,  e sua relação com o conceito de poder, identificando o seu potencial de disseminar sentidos ideológicos, ou de desconstruí-los; Compreender o conceito e significado da ACD e investigar as suas contribuições como campo teórico e Metodológico para as práticas de leitura crítica em sala de aula; Construir um curso MOOC, como produto Educacional, com objetivo de contribuir para que os Jovens e Adultos tenham o acesso a esse conhecimento e aos instrumentos teórico-metodológicos básicos da ACD, com vistas a sua emancipação intelectual. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa bibliográfica, sendo sua abordagem de cunho qualitativo. Também, por meio da pesquisa de campo, serão aplicados questionários abertos aos Professores e estudantes, além da observação livre. A análise dos dados coletados terá a fundamentação teórica e metodológica da Análise Crítica do Discurso. Esta pesquisa está embasada teoricamente em alguns autores como: Coracini (2001,2005), Fairclough (2016), Foucault (1971), Freire (1984, 2011, 2017, 2013), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Pacheco (2010), Ramos (2008,2010), Saviani (1989), Wittgenstein (1996). Verificou-se, como resultados parciais, através do estado do conhecimento e da pesquisa bibliográfica que a leitura, se realizada numa perspectiva crítica, considerada como um dispositivo analítico, é fundamental na formação dos Jovens e adultos da EPT, evidenciando-se para tal intento, as contribuições significativas da Análise Crítica do Discurso.

Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso; EJA/EPT; Leitura Crítica.

Data da qualificação: 06 de Julho de 2023

Horário: 15h


Local: IFFar/ Campus São Borja

Convite Qualificação Rozilene

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  • 26/06/23
  • 09h29

Título da Dissertação: PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFFAR: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES

Produto Educacional: Guia de possibilidades para atualização, monitoramento e avaliação do Programa Permanência e Êxito do IFFar

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731789

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Renato Xavier Coutinho

Resumo: Historicamente, a evasão escolar está no rol dos problemas enfrentados pela educação brasileira. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa realidade não é diferente, além de que vários estudos têm apontado os principais fatores que levam a esse abandono estudantil. Nesse sentido, com vistas à superação ou à mitigação das causas que levam à evasão e à retenção, desde o ano de 2013, a partir de um trabalho de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), junto a alguns Institutos Federais de Educação (IFs), que culminou na expedição do Acórdão nº 506/2013, várias ações estão sendo realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), principalmente, junto aos IFs, no sentido de fortalecimento da relação estudante - escola, garantindo a permanência e o êxito desses jovens durante o seu percurso formativo. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa se insere nas discussões acerca do fortalecimento da EPT e visa o estudo dos Planos Estratégicos de Permanência e Êxito elaborados pelos IFs, com foco no Programa de Permanência e Êxito (PPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), tendo por objetivo analisar as ações com enfoque à sua construção e implementação. A pesquisa é de caráter qualitativa e quantitativa, com a investigação documental e bibliográfica, que resultou na elaboração de dois manuscritos. No primeiro, objetivou-se uma breve apresentação dos Planos Estratégicos elaborados e implementados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil, buscando relacionar o que fora recomendado pela SETEC e o efetivamente construído. Desse estudo, concluiu-se que a maioria dos IFs aprovou e publicou seus planos ou programas estratégicos, mais precisamente 28 deles, com a maioria desses finalizados até o ano de 2016. Confirmou-se, ainda, que a maioria dos planos ou programas aprovados seguiu estritamente as instruções recomendadas pela SETEC, por meio do Documento Orientador, o que resultou em planos ou programas extensos e pouco exequíveis. Já o segundo manuscrito tratou especificamente sobre o PPE do IFFar, com vistas a analisar as potencialidades e fragilidades a partir da sua construção e implementação. Como conclusões dessa escrita, identificou-se que dentre as potencialidades se destacam a articulação, a sensibilização e a eficiência Institucionais acerca da efetivação do programa à época e que, dentre as fragilidades, essas em maior número, evidencia-se a inexistência de: conceituações e entendimentos institucionais básicos; metas ou resultados esperados; prazos de revisão e atualização e, ainda, métodos de monitoramento e avaliação das ações propostas. Disso, concluiu-se, por fim, que o PPE necessita de revisão e atualização. A partir da análise dos dados coletados e dos resultados obtidos pelos manuscritos, foi elaborado um produto educacional, cuja proposta é um Guia de possibilidades para a atualização do PPE, com ênfase no monitoramento e na avaliação. Como considerações finais, o presente estudo ressalta a importância de existência e manutenção de Planos ou Programas Institucionais que visem à permanência e ao êxito dos estudantes, com vistas ao fortalecimento das Instituições e da Rede EPT.

Palavras-chave: Educação Profissional. Permanência e Êxito. Avaliação e Monitoramento.

Data da defesa: 27 de junho de 2023

Horário: 09h


Local: Auditório, IFFar - Reitoria (Santa Maria)

Convite Defesa Eleandro

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  • 20/06/23
  • 09h42

Título do projeto: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO EJA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, IMPLEMENTAÇÃO E RELAÇÃO COM A PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFFAR- CAMPUS SÃO BORJA

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dra. Carolina Salbego Lisowski

Resumo: O desenvolvimento do ser humano tem na educação seu alicerce. Nesse sentido, a Assistência Estudantil tem um papel muito importante dentro do Instituto Federal Farroupilha, considerando sua missão de contribuir para a formação omnilateral, ciente de que sua finalidade visa minimizar as desigualdades sociais, e, assim, democratizar o ensino na Educação Profissional e Tecnológica garantindo a permanência e o êxito dos discentes. Neste sentido, pretende-se propor um projeto de pesquisa, que tem por objetivo avaliar a percepção dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) quanto ao auxílio permanência da Assistência Estudantil do IFFAR - Campus São Borja, enquanto possibilidade de contribuição para a formação da cidadania e a sua permanência e êxito escolar. A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia que servirá para trilhar esse caminho, será de cunho qualitativo, com fins exploratórios/descritivos, além dos dados coletados junto à CAE e o setor de Registros Acadêmicos (SRA), através da análise documental. A Fundamentação teórica trará  conceitos sobre: EJA/EPT, cidadania, educação e comunicação embasada nas Lei  11.892, CF/88 e em autores como FREIRE, CIAVATTA,CARVALHO, HABERMAS, ANASTASIOU dentre outros. Possibilitando a reflexão e aproximação da educação, cidadania, comunicação e do auxílio permanência. Para organizar as informações e compreendê-las, pretendemos utilizar Bardin (2016). Ao final pretende-se desenvolver um produto no intuito de aprimorar e desenvolver a interface comunicativa entre a Coordenação da Assistência Estudantil (CAE) e o seu público-alvo visando garantir a eficiência e a eficácia da Assistência Estudantil em sua atividade fim, tendo a escuta dos discentes para a sua proposição.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Cidadania; Inclusão Social.

Data da qualificação: 16 de junho de 2023

Horário: 16h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Viviani

 

 

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  • 24/05/23
  • 09h10

No dia 19 de maio de 2023 ocorreu no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari a qualificação de três projetos de pesquisa de estudantes vinculados ao programa. Os mesmos estão centrados na linha de pesquisa 2 intitulada “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica".

Os trabalhos qualificados foram os seguintes:

  • Memórias e Percursos Formativos das Mulheres Negras do IFFAR, da mestranda Aline Santana Leal orientado pela professora  Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani;
  • Memórias e percepções relacionadas à Educação Ambiental: um estudo de caso sobre as famílias dos alunos do curso técnico em Agropecuária do IFFAR - Campus Santo Augusto, do mestrando  Marciano Percincula orientado pela professora  Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e coorientado pela professora Dra. Neiva Maria Frizon Auler;
  • A reforma do Ensino Médio e a sua BNCC: Destrinchando os interesses que as embasam, da mestranda Joice Pereira Soares, orientado pela professora Dra. Letícia Ramalho Brittes e coorientado pela professora Dra. Laila Azize Souto Ahmad 

A coordenação e os docentes do curso parabenizam aos mestrandos que qualificaram seus projetos e desejam sucesso em suas caminhadas de pesquisa.

 

qualialine

qualijoice

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  • 22/05/23
  • 08h18

Título do projeto: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E CONTROLE DOS BENS PATRIMONIAIS PARA CONTRIBUIR NA QUALIDADE DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O presente projeto de pesquisa surge a partir da minha experiência na instituição, no setor de controle de bens móveis pertencentes ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Alegrete. Como forma de melhor compreender a Instituição e sua função social, contextualizamos a respeito do início da proposta de uma educação profissionalizante e para o mundo do trabalho, e suas transformações no decorrer do tempo, com seu surgimento através das Escolas de Aprendizes Artífices, Escolas Agrícolas, CEFETs, e atualmente os Institutos Federais. Abordamos a importância dos Institutos Federais e a Educação Profissional e Tecnológica, e sua capacidade de transformar a realidade de sua região, agindo com objetivo de formar um indivíduo capaz de atuar para o desenvolvimento social em prol da coletividade, contribuindo dessa forma com a formação de pessoas, conscientes de sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e igualitária. Essa pesquisa tem por objetivo buscar através da análise  das ações relativas à administração dos materiais permanentes no IFFar Campus Alegrete, alternativas para contribuir para uma melhor gestão deste referido material. Em relação a metodologia, está fundamentada na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para coleta de dados  utilizaremos   a pesquisa documental e aplicação de questionário aos participantes do processo, como tratamento dos dados se utilizará a Análise Textual Discursiva, como conclusão da pesquisa, será elaborado um produto educacional, nesse caso a intenção é desenvolver uma cartilha com informações relativas aos procedimentos que devem ser adotados para gerência e controle eficiente dos bens, que venha a auxiliar o setor do patrimônio e também os responsáveis por materiais e demais usuários em suas atividades no controle e uso desse material.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Bens patrimoniais; Bens materiais móveis;

Data da qualificação: 02 de junho de 2023

Horário: 14h


Local: Auditório da Reitoria

Convite Qualificação Ronimar

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  • 18/05/23
  • 15h49

Título do projeto: Organização e Memórias: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual de uma instituição pública federal do sul do país.

Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos



Banca: Dra. Rúbia Emmel e Drª Roberta Pasqualli

Resumo: A escola é o lugar não só de práticas de ensino/ aprendizagem, mas de disputas ideológicas, de disciplina dos corpos e sujeitos, de jogos de poder, de construção dialógica do conhecimento, de tessitura de afetos e de produção de significados. Ela tem marcas históricas, políticas, econômicas e culturais. Justamente por isso, a escola não é um espaço neutro e, portanto, não pode produzir sujeitos neutros (BORTOLINI,2011). Dentro desse contexto, nosso trabalho intitulado “Organização e memórias: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade sexual de uma Instituição pública federal do sul do país" tem como objetivo principal conhecer as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos diferentes campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha. Pensando em assegurar que essas temáticas sejam abordadas, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), criou o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS), como possibilidade de desenvolver ações, proporcionar diálogo e oferecer um ambiente mais inclusivo e igualitário (IFFar, 2016).  Falar sobre temas como: gênero e diversidade sexual, nos espaços escolares  é fundamental, precisamos avançar  a passos largos sobre esse assunto, porque essas temáticas estão em todos os lugares.  Os Institutos Federais primam em proporcionar esses espaços, trazendo uma reflexão da importância dessas temáticas. O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) é o protagonista  dessa pesquisa e tenho como problema de pesquisa a seguinte questão: Como é que estão sendo desenvolvidas essas ações pelo NUGEDIS? Será que os projetos desenvolvidos por cada Campus estão sendo visualizados pelos demais Campus e pelas demais comunidades estudantis? Nessa linha temos como objetivo geral: Conhecer as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos diferentes campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha.  Trata-se de uma pesquisa de natureza de uma abordagem qualitativa e descritiva. O embasamento teórico será realizado por meio do levantamento bibliográfico e análise documental,com a aplicação de entrevista e /ou questionário e fundamentada em autores como: CIAVATTA, RAMOS, FRIGOTTO,MANACORDA,ZABALA e outros. Para análise dos dados, utilizar-se-á técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como produto educacional, pretende-se elaborar um e-book sobre o marco legal da criação do NUGEDIS no IFFar bem como as ações planejadas  e executadas desde o seu surgimento em 2016 até o presente momento.  

Palavras-chave: Diversidade Sexual; Gênero; Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica. 

Data da qualificação: 31 de maio de 2023

Horário: 9 horas


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Katia

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  • 18/05/23
  • 09h31

Título da Dissertação: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO DOS ESTUDANTES
A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio

Produto Educacional: Oficina de Produção Textual

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728879

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Dra. Ana Marli Bulegon

Resumo: Esta dissertação, intitulada: “A importância do trabalho com a escrita para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes - A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio”, tem como objetivo descrever a pesquisa para a compreensão das principais dificuldades que os estudantes do ensino médio relatam ao escrever textos argumentativos, relacionando a importância da produção textual ao desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes. Além da análise de dados, registro e formulação de hipóteses, a dissertação registra ainda a produção de aplicação de material em forma de oficina de texto - produto educacional - que contribuiu para sanar as dificuldades advindas da análise dos questionários aplicados aos estudantes. Todo o trabalho desenvolvido têm como fundamental objetivo contribuir para que os jovens participem efetivamente na sociedade, fomentando assim a construção de uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple a omnilateralidade dos sujeitos. A pesquisa qualitativa analisa os dados coletados entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escola Pública Estadual no Município de Jaguari -RS. A coleta de dados deu-se por meio de visita inicial à turma pesquisada, seguida da aplicação de um questionário no Google Forms a todos os estudantes que concordaram em fazê-lo. Os dados obtidos foram analisados sob a forma de Análise Crítica de Discurso, com registro descritivo detalhado de todas as informações que forem relevantes à pesquisa. Após a análise dos dados coletados, como forma de contribuição com os sujeitos pesquisados, a elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional tem como objetivo contribuir para esclarecer questões pertinentes à temática da escrita, promovendo a inserção dos jovens na sociedade contemporânea, facilitando que os mesmos expressem seus argumentos em textos descritivos de forma clara e coesa. Ao final da pesquisa, almeja-se esclarecer a importância de que os estudos gramaticais que são ofertados aos estudantes sirvam para a real inserção profissional no mundo do trabalho e participação efetiva na sociedade. A pesquisa será ainda de grande valia na própria formação pessoal e profissional da pesquisadora, pois auxiliará a compreender as reais necessidades dos estudantes na aplicabilidade dos conhecimentos da Língua Portuguesa na escrita.

Palavras-chave: Escrita; Argumentação; Inserção Social

Data da defesa: 26 de maio de 2023

Horário: 16h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa Divane

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  • 12/05/23
  • 11h06
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