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Título da Dissertação: A ORGANIZAÇÃO NA OFERTA E DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA AOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO SUL DO PAÍS

Produto Educacional: Organização e Memórias da Distribuição de Kits de Alimentos a Estudantes do Instituto Federal Farroupilha Durante a Pandemia da Covid-19.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742571

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Maristela Borin Busnello

Resumo: A garantia da alimentação como um direito, previsto no artigo 6º pela Constituição Federal, é assegurar a universalidade do atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar aos estudantes da educação básica. Em abril de 2020, logo após ter iniciado o isolamento social decorrente da pandemia da covid-19, a Lei nº 13.987 autorizou, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios aos alunos que estavam afastados devido à suspensão das aulas. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) proporcionou, aos discentes dos cursos médios integrados e beneficiados através de edital, doações de Kits de Alimentos adquiridos pelo Programa Nacional da Assistência Estudantil. Portanto, objetivou-se analisar como aconteceu a organização e a distribuição dos kits de alimentos pelo IFFar durante esse momento de adversidades, às famílias dos discentes do ensino médio integrado. De forma mais específica os seguintes objetivos conduziram o nosso trabalho: Analisamos os documentos que ampararam e regulamentaram a distribuição dos kits de alimentos durante a pandemia, pelo IFFar; Verificamos como ocorreu a organização e a distribuição dos kits de alimentos durante a pandemia da Covid-19 na percepção das nutricionistas do IFFar; Verificamos a importância da distribuição dos kits de alimentos para as famílias e discentes no tempo da pandemia e por fim  construímos o produto educacional, referente ao tema que embasou a dissertação. A metodologia aplicada caracterizou-se como qualitativa, por ser a mais apropriada para os estudos sociais. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas gravadas, transcritas e analisadas através do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Com os conhecimentos gerados neste estudo, elaboramos uma cartilha sobre “A organização e memórias da distribuição de kits de alimentos a estudantes do IFFar durante a pandemia da covid-19”, com a intenção de contribuir com a construção da memória dessa instituição, possibilitando conhecer a história de como aconteceu a oferta da alimentação escolar nesse momento de adversidades.
 

Palavras-chave: Kits de Alimentos; Pandemia; Educação Integrada

Data da defesa: 12 de março de 2024

Horário: 19h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Tânia T5

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  • 28/02/24
  • 10h28

O ProfEPT oferta 654 vagas, em 39 institutos federaisinstituições associadas de todo o Brasil.

As inscrições para o ProfEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica até o dia 9 de janeiro e o pagamento da taxa de inscrição para o dia 10 de janeiro de 2024. Este ano, são ofertadas 654 vagas, distribuídas entre 39 instituições associadas de todo o Brasil. As vagas são destinadas à ampla concorrência e aos servidores do quadro permanente ativo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Colégio Pedro II.

A inscrição será feita pela internet, no endereço https://profept.selecao.net.br/index/abertos/. A taxa de inscrição é de R$ 150. É possível pedir a gratuidade da taxa até o dia 1° de dezembro. Têm o direito à gratuidade os candidatos que preencherem os requisitos previstos no edital, dentre os quais está ser inscrito no CadÚnico.

A seleção será feita por meio de uma prova, marcada para 25 de fevereiro. Acesse a página do edital para ver todas as informações.

O ProfEPT
O curso tem como objetivo proporcionar formação na área, visando tanto à produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos. Isso é feito por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

São duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Acesse o Edital
Inscreva-se aqui

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  • 04/01/24
  • 12h02

No período de 23 de novembro  a 21 de dezembro de 2023, o ProfEPT do IFFar teve a realização de 10 bancas de trabalhos de conclusão de curso. Neste período, foram apresentados relatórios de dissertação e produtos educacionais desenvolvidos por mestrandos ingressantes no programa no ano de 2021 e de 2022.

Dos trabalhos apresentados, 6 estão centrados na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT e 4 na linha de pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos na EPT.

Esse é um momento importante  para o programa pois representa a finalização de um ciclo onde a grande maioria da turma 2021 apresenta seus trabalhos e em que o primeiro trabalho da turma 2022 é apresentado.

A seguir estão listados os trabalhos apresentados, com título da dissertação e do produto educacional destacando seus autores e orientadores.

Também são apresentados alguns registros fotográficos dos momentos das bancas, os quais foram extraídos das redes sociais dos mestrandos e docentes.

  • Mestranda Luciana Paslauski Knebel, orientador  Dr. Adão Caron Cambraia

Título da Dissertação: Formação pedagógica para educação profissional e tecnológica - EAD do IFFar: desafios e potencialidades para o desenvolvimento do currículo integrado

Produto Educacional: Curso de Formação MOOC sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica

 

  • Mestranda Carina Deolinda da Silva Lopes, orientadora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Título da Dissertação: A qualificação permanente para as formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Produto Educacional:  A qualificação permanente para as formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

 

  • Mestrando Sebastião Saraiva Neto,  orientadora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientadora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos.

Título da Dissertação:Contribuições, historicidade e memórias do Campus São Vicente do Sul.

Produto Educacional: Linha do Tempo do Campus São Vicente do Sul - IFFAR

 

  • Mestrando Jonatan Jean Silveira da Silva, orientadora  Dra. Catiane Mazocco Paniz e coorientadora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Título da Dissertação: Estratégias educativas em saúde no Instituto federal Farroupilha: desafios e possibilidades a partir do ensino médio integrado.

Produto Educacional: A utilização dos três momentos pedagógicos na educação em saúde: um guia didático para o ensino médio integrado.

 

  • Mestranda Rosinara Ribeiro dos Santos Cornelio, orientadora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Título da Dissertação: COVID-19 e o retorno às atividades escolares presenciais: protocolos e orientações na percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado.

Produto Educacional: COVID 19: Práticas de Prevenção

 

  • Mestranda Susi Mara da Silva Alves, orientador Dr. Vantoir Roberto Brancher

Título da Dissertação: Processos e práticas educativas para estudantes surdos nos cursos técnicos integrados na EPT

Produto Educacional: Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo

 

  • Mestranda Adriana Andrade Bastos, orientadora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Título da Dissertação: Desafios e possibilidades do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica

Produto Educacional: Desafios e possibilidades do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica

 

  • Mestranda Eliane Teresinha Sousa, orientador  Dr. Vantoir Roberto Brancher

Título da Dissertação: Práticas educativas na EPT: Processos de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual.

Produto Educacional: Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual

 

  • Mestranda Verlaine Denise Brasil Gerlach, orientadora Dra. Daniela Copetti Santos e Coorientadora Dra. Letícia Ramalho Brittes

Título da Dissertação: O desenvolvimento do processo pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica: o papel dos dirigentes em contextos desafiadores.

Produto Educacional: Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades

 

  • Mestrando Cristian Ericksson  Colovini, orientador Dr. Vantoir Roberto Brancher

Título da dissertação: Docência na Educação Profissional: saberes docentes e significações na educação prisional 

Produto educacional: Curso Educação Profissional em Contextos Prisionais

 

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  • 21/12/23
  • 15h49

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) iniciou o Processo Seletivo para o Curso de Mestrado Profissional. As inscrições vão de 27 de novembro a 4 de janeiro de 2024.

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O curso de mestrado do ProfEPT é oferecido por diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFFar oferece 24 vagas no Campus Jaguari, sendo que 50% delas são reservadas para servidores de Institutos Federais.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através do site do ProfEPT, de 27 de novembro a 4 de janeiro de 2024. A taxa de inscrição tem o valor de R$150,00. A seleção se dá por meio de uma prova, denominada Exame Nacional de Acesso. Ela será aplicada presencialmente no dia 25 de fevereiro de 2024 nas instituições que oferecem vagas, como o IFFar – Campus Jaguari. A bibliografia da prova está disponível neste link.

De acordo com o Edital de Seleção, o ProfEPT é um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, reconhecido pela Capes/MEC. Visa a produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

As pesquisas desenvolvidas no curso de mestrado do ProfEPT devem estar em consonância com uma de suas duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica; e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.

As informações completas estão disponíveis Edital ProfEPT nº 02/2023.

Fonte: Secom

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  • 15/12/23
  • 09h09

Do dia 20 a 24 de maio de 2024, o ProfEPT do IFFar realizará em parceria com diversas intituições  os eventos XXIII ENACED, III SIEPEC e o  V ENTECI, na UNIJUI, na cidade de Ijuí-RS. 
Em breve serão publucadas mais informações.

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  • 07/12/23
  • 18h38

Título da Dissertação: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EAD DO IFFAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO INTEGRADO

Produto Educacional: Curso de Formação MOOC sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740211

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Patrícia Grasel da Silva  

Resumo: A presente pesquisa intitulada “Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica – EAD do IFFar: desafios e potencialidades para desenvolvimento do currículo integrado”, é oriundo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de Currículo Integrado dos professores formadores do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EAD do IFFar. Está inserida na linha de Pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 5 – Organização do currículo integrado na EPT. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado possuem os professores formadores do curso da Formação Pedagógica EAD? Trata-se de um estudo de característica qualitativa, cuja produção dos dados utilizou-se a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os professores formadores. Para análise dos dados recorremos a Análise Textual Discursiva (ATD), que cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador. Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso de formação pedagógica e realizamos as entrevistas. Nas análises iniciais, definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas na seleção dos excertos selecionados da entrevista e que reforçavam o referencial teórico (com as concepções da pesquisadora sobre o currículo integrado no contexto estudado). As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas, ou seja, foram produzidos novos entendimentos sobre o Currículo Integrado. Com isto contribuir com a formação de professores e como produto educacional foi desenvolvido um curso de formação MOOC sobre o Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica no ambiente virtual da plataforma de modo a facilitar e subsidiar a compreensão do que é visando privilegiar a Formação Pedagógica e a importância no contexto da educação na EPT/EAD.

Palavras-chave: Formação Pedagógica; EAD; Currículo Integrado.

Data da defesa: 21 de dezembro de 2023

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Santo Augusto 

 

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Banca Luciana T5

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  • 06/12/23
  • 13h04

Título da Dissertação: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO  ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

Produto Educacional: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO  ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740207

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Elenise Felzke Schonardie

Resumo: A pesquisa desenvolvida visa colaborar com os conhecimentos a respeito das formas alternativas de resolução de conflitos junto do ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha, por meio da criação de uma Cartilha específica e informativa das formas alternativas de resolução de conflitos, um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. O trabalho busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar? A delimitação e organização dos estudos se dá a partir da mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos. O estudo pautou-se da teoria de Luis Alberto Warat e debruçou-se      sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O contorno da pesquisa está baseado na linha de pesquisa Prática Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT).  Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o trabalho de pesquisa como para elaboração do produto educacional foi de abordagem qualitativa, aplicada com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa se deu através de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da referida cartilha com produção textual apresentada como produto educacional, contribuindo então para a capacitação permanente da comunidade acadêmica do referido Instituto. 

Palavras-chave: Conflitos; Formas alternativas; IFFar; Qualificação permanente.

Data da defesa: 15 de dezembro de 2023

Horário: 13:30h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Carina T4

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  • 05/12/23
  • 08h25

Título da Dissertação: CONTRIBUIÇÕES, HISTORICIDADE E MEMÓRIAS DO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL

Produto Educacional: Linha do Tempo do Campus São Vicente do Sul - IFFAR

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740180

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O Campus São Vicente do Sul, em sua trajetória de constituição formativa e educacional, viveu inúmeras etapas, as quais foram demarcadas com significativas transformações estruturais e legais. Essas mudanças, desde a sua origem, sempre estiveram ligadas à qualidade do ensino ofertado e ao empenho de toda a comunidade escolar, tornando- se, assim, uma instituição referência para a região. Relembrar e reviver o passado é buscar resgatar as memórias, a história, os fatos marcantes e relevantes, de maneira que, trazer para o presente, tem uma importância muito maior, para se ter um futuro com melhores condições de vida. Nesse sentido, é preciso escutar, dialogar, buscar dados com as pessoas partícipes dessa história, com a comunidade do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS) e demais sujeitos, pois a história institucional está ligada à vida, às relações e aos trajetos formativos dos sujeitos, das pessoas que passaram pela instituição. Nesse sentido, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: como o Instituto Federal Farroupilha - campus SVS na sua constituição histórica, tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico local e regional? Como objetivo geral: Analisar a trajetória do Campus Iffar – SVS, suas diferentes fases e transformações e suas contribuições para a comunidade local e regional. Para obtenção dos dados utilizou-se questionários e para análise dos dados Análise Textual Discursiva (ATD).

Palavras-chave: Memória Institucional; Educação Profissional; Desenvolvimento Regional

Data da defesa: 15 de dezembro de 2023

Horário: 9h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Sebastião T4

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  • 04/12/23
  • 11h21

Título da Dissertação: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Produto Educacional: A UTILIZAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740161

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, no macroprojeto organização do currículo integrado na EPT, e teve como objetivo: compreender de que forma ocorrem os processos de educação em saúde no ensino médio integrado à luz das ações desenvolvidas nos campi com moradia estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Farroupilha. A temática escolhida foi influenciada por minhas vivências  profissional e acadêmica, previamente decorrentes da formação e atuação como Enfermeiro Especialista em Saúde da Família e posteriormente da atuação como Técnico Administrativo em Educação, colaborando na formação de Enfermeiros. Corroborou para isso também, a relação intrínseca entre educação e saúde, onde a ausência de uma implica na inobservância da outra, discussão proposta à reflexão neste pesquisa. Assim, procurou-se fazer uma aproximação neste estudo das bases teóricas do ensino médio integrado, e da educação em saúde, tendo em vista salientar a inter-relação existente entre as mesmas. A metodologia de abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso, compreendeu o cenário investigativo dos campi com moradia estudantil do IFFar, contemplando como sujeitos, os profissionais da assistência estudantil e os professores do ensino médio integrado (EMI). A coleta de dados fundamentou-se na análise documental de documentos públicos do EMI, e num questionário semiestruturado, formato online, no Google Forms, direcionado aos participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi. Os aspectos éticos nortearam-se pelas resoluções: nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e nº 510, de 07 de abril de 2016. A pesquisa apontou a existência de um grande aparato de atenção à saúde dos discentes no IFFar, com dispositivos legais delimitados a partir da Política de Atenção à Saúde dos Discentes, do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projetos Pedagógicos de Curso, além da diversidade de profissionais da saúde e a presença de setores específicos para atenção em saúde. Além disso, foi possível identificar diversas ações exitosas relacionadas à educação em saúde, embora as mesmas em maioria estejam associadas a iniciativas individuais ou setoriais, o que sinaliza a necessidade de aperfeiçoamento dos processos interdisciplinares e intersetoriais, para que de fato a transversalidade do tema saúde ocorra. Outrossim, destaca-se a necessária continuidade das ações voltadas  ao fortalecimento das premissas do ensino médio integrado, bem como o fomento ao desenvolvimento de planejamentos de educação em saúde de forma longitudinal, que integrem os sujeitos de forma interdisciplinar e intersetorial, tanto quanto promovam a Política de Atenção à Saúde dos Discentes. 

Palavras-chave: Educação em Saúde; Ensino Médio Integrado; Saúde na Escola.

Data da defesa: 14 de dezembro de 2023

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite defesa Jonatan T4

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  • 01/12/23
  • 16h30

Título da Dissertação: COVID-19 E O RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS: PROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Produto Educacional: COVID 19: Práticas de Prevenção

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740157

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Haury Temp e Dr. Renato Xavier Coutinho

Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica sendo realizado com o objetivo de identificar o conhecimento dos estudantes dos 3º anos dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Alimentos, Agropecuária e Manutenção e Suporte de Informática do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, sobre os protocolos de prevenção ao contágio pela COVID-19. Desenvolvido por meio de uma intervenção didática durante as aulas remotas da disciplina de educação física. A pesquisa é caracterizada como quantitativa e qualitativa, sendo que na primeira etapa foi encaminhado via e-mail  questionário embasado nos protocolos de biossegurança do Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle do novo coronavírus do IFFAR, e na segunda etapa a partir das respostas dos alunos ao questionário, a pesquisadora realizou a intervenção durante os momentos síncronos das aulas, promovendo uma reflexão sobre os impactos provocados pela pandemia causada pelo novo coronavírus nos contextos familiar, educacional, da saúde, da sociedade e do trabalho. Os participantes compartilharam suas percepções e experiências a partir da criação de orientações em forma de materiais criativos que foram apresentados na terceira etapa do estudo, reforçando os cuidados preventivos e estimulando o protagonismo dos alunos na divulgação das orientações para a prevenção da COVID 19, colaborando para a construção de um ambiente acolhedor e seguro para o retorno às atividades presenciais. A partir da análise dos dados coletados quantitativos e qualitativos conclui-se que os estudantes são conhecedores dos protocolos de biossegurança. A pesquisa resultou no desenvolvimento de uma sequência didática para prevenção da COVID 19.

Palavras-chave: COVID-19; Retorno Presencial; Protocolos de Biossegurança; Práticas Educativas  

Data da defesa: 14 de dezembro de 2023

Horário: 13:30


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Rosinara T4

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  • 01/12/23
  • 08h07
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