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Título do projeto:
CAMPEREANDO NOS TEXTOS E RIMAS GAUCHESCOS: práticas de letramento no Ensino Médio Integrado como forma de desenvolver a consciência emancipatória social
Orientador: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher, Dr. Pedro Brum Santos
Resumo: O letramento literário é o tema desta investigação e apoia-se no fato de que os adolescentes que chegam ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - campus Alegrete na busca de formação profissional demonstram considerável carência nas competências linguísticas e na compreensão do seu lugar no mundo. Sendo assim, a discussão proposta neste trabalho tem como objetivo central investigar o impacto das práticas de letramento literário relacionadas à cultura literária sul-rio-grandense com alunos de 1o ano de um curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do referido campus, no que tange ao domínio das práticas de leitura e produção textual e a tomada de consciência emancipatória social do indivíduo. Este objetivo dialoga com Macroprojeto 1: Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica, inserido na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - campus Jaguari. Busca-se também identificar em distintas bases de dados a produção científica sobre práticas de letramento literário realizadas no âmbito do ensino médio integrado; delinear o perfil socioeconômico e cultural dos alunos do 1o ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio; compreender quais são as principais dificuldades dos alunos ingressantes no ensino médio integrado em termos de compreensão leitora e produção escrita; contribuir para o domínio das competências e valorização da Língua Portuguesa Brasileira; desenvolver, por meio de diferentes práticas de uso da leitura e da escrita com foco na cultura literária rio-grandense, o pensamento crítico e a reflexão do aluno sobre o mundo e o seu lugar nele. Para alcançar isso, realizar-se-á uma pesquisa de abordagem qualitativa com caráter exploratório-descritivo. O percurso metodológico compreenderá um levantamento bibliográfico gerador do Estado do Conhecimento acerca do tema, aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas para delinear o perfil sócio-econômico e cultural do grupo participante, seguido do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) baseada no modelo de Círculos de Leitura, de Rildo Cosson (2023), aqui, neste estudo, denominada “Tertúlia Literária”, na qual serão desenvolvidas práticas de apreciação crítica de diferentes textos com a temática gaúcha. Os dados obtidos serão analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), com o intuito de orientar para a compreensão e interpretação do fenômeno. Como Produto Educacional, pretende-se elaborar um “e-book” apresentando o processo da SD como prática educativa que conduzirá à produção de textos autorais dos participantes.
Palavras-chave: Letramento; Letramento literário; Consciência emancipatória social.
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Data da qualificação: 06 de junho de 2025
Horário: 14h
Local: Gabinete da Reitora - IFFar

Publicado em Notícias
- 21/05/25
- 16h27
Título do projeto: Adaptações curriculares para alunos com deficiência na educação profissional e tecnológica - desafios e possibilidades
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra Leandra Bôer Possa
Resumo: No intuito de refletir sobre o processo de inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional e tecnológica, assim como na possibilidade destes estudantes, terem acesso, permanecerem e concluírem o curso escolhido, nasce esta investigação. Com o objetivo de investigar como os professores das disciplinas do curso técnico em informática da rede estadual do Rio Grande Sul entendem o processo de construção das adaptações curriculares para alunos com deficiência. O estudo tem como objetivos específicos: Mapear a produção científica sobre o processo de inclusão e a construção das adaptações curriculares dos alunos com deficiência na rede estadual de ensino; entender o processo de construção das adaptações curriculares do aluno público alvo da educação especial; conhecer o trajeto formativo dos professores do curso técnico em informática da Rede Estadual do Rio Grande do Sul atuantes com alunos deficiência; problematizar sobre o processo de construção das adaptações de curriculares necessárias para a inclusão do aluno com deficiência na Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul; organizar um produto educacional que reflita sobre a construção das adaptações curriculares, de forma que contemple as necessidades dos alunos com deficiência inseridos no curso técnico de informática do sistema estadual de ensino do estado do Rio Grande do SUL. A proposta é oportunizar uma análise reflexiva das representações que fazem parte do contexto educacional investigado. A proposta final é a criação de um produto educacional relevante e aplicável, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores e para a melhoria do processo de inclusão. Este produto será construído com base nas narrativas de dificuldades e potencialidades trazidas pelos participantes no decorrer da pesquisa, contribuindo para a inclusão de estudantes na EPT. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, e que terá como base na condução investigativa de coleta de dados a análise de conteúdo, a partir de entrevista semiestruturada. A hipótese, a partir da pesquisa desenvolvida é de que os professores compreendam e valorizem a construção das adaptações curriculares para o processo de inclusão na EPT da rede estadual, porém ainda encontram significativas dificuldades na organização, seleção de habilidades e conceitos que são importantes constar neste documento.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica - Educação Especial - Adaptações curriculares.
Data da qualificação: 06/06/2025
Horário: 10h
Local: Sede da Reitoria IFFAR Santa Maria
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=eLrakRduNR8

Publicado em Notícias
- 21/05/25
- 15h21
Título do projeto: PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES TRABALHADORES NA EJA-EPT: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL CONVENIADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Orientador: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: O presente estudo faz parte do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - campus Jaguari, e está vinculado à linha de pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Tem como objetivo principal verificar formas de fortalecer as ações de permanência dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para o êxito de estudantes-trabalhadores matriculados nos cursos do Programa EJA-EPT ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS. Para tal será realizada uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, tendo por local de investigação a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado, a qual oferta, em parceria com o IFFar campus Júlio de Castilhos, o curso de Assistente Administrativo. Os sujeitos da pesquisa serão os discentes regularmente matriculados no referido curso. Nesse sentido, para alcançar o objetivo proposto e responder ao problema de pesquisa, a coleta de dados será realizada, primeiramente, por meio de pesquisa documental nas bases legais e nos documentos institucionais do IFFar acerca das políticas relacionadas à EJA-EPT e à permanência e ao êxito. Na sequência, será aplicado um questionário e realizados grupos focais com os estudantes regularmente matriculados no curso de Assistente Administrativo, com o intuito de traçar um perfil desse estudante, compreender os motivos e as expectativas deles ao se matricularem na EJA-EPT e conhecer os fatores que contribuem para a permanência e o êxito. Os resultados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016). Por fim, pretende-se elaborar uma ferramenta de apoio a partir dos interesses e das necessidades apontadas pelos estudantes trabalhadores do referido curso.
Palavras-chave: Práticas educativas; Permanência e êxito; EJA - EPT
Data da qualificação: 12 de junho de 2025
Horário: 14h
Local: Auditório - IFFar Reitoria

Publicado em Notícias
- 21/05/25
- 08h18
Título do projeto: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO OMNILATERAL/ INTEGRAL: DOS ALUNOS(AS) DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFFAR CAMPUS SANTO AUGUSTO.
Orientador: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Renato Xavier Coutinho
Resumo: O presente projeto de pesquisa, intitulado “A Contribuição da Educação Física na Formação Humana Integral dos Alunos(as) dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar – Campus Santo Augusto”, está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha. Inserido na linha de pesquisa “Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, o estudo tem como objetivo principal investigar de que forma as práticas educativas da Educação Física Escolar podem contribuir para a formação integral (omnilateral) dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A pesquisa parte do princípio de que a formação omnilateral — enquanto integração entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia — é um dos fundamentos da EPT, e que a Educação Física, como componente curricular obrigatório, tem papel estratégico na concretização dessa proposta. Busca-se, assim, compreender de que maneira as práticas corporais e os elementos da cultura corporal de movimento, trabalhados nas aulas de Educação Física, podem promover a consciência crítica e o desenvolvimento integral dos estudantes. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com caráter bibliográfico e documental, e utilizará como método de análise a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2011). O referencial teórico fundamenta-se nas contribuições de Karl Marx e Antonio Gramsci, especialmente no que tange à concepção de homem omnilateral e à função social da escola, articulando-se ainda com os estudos sobre a história da Educação Física no Brasil e a tendência pedagógica crítico-superadora. Como produto educacional, será elaborada uma sequência didática sobre o tema Ultimate Frisbee, alinhada à perspectiva da formação integral dos estudantes. Esta proposta integra o Macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado – do PROFEPT.
Palavras-chave: Educação Física, Formação Omnilateral, Educação Profissional e Tecnológica, Pedagogia Crítico-Superadora.
Data da qualificação: 05 de junho de 2025
Horário: 9h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

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- 20/05/25
- 15h59
Título do projeto: A INFLUÊNCIA DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS À AUTONOMIA: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO.
Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Coorientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz
Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dra. Simone Freitas da Silva Gallina
Resumo: A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (Macroprojeto: 03 Práticas Educativas no Currículo Integrado) do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Jaguari. Ela busca analisar se os professores do curso Técnico em Secretariado – eixo gestão e negócios da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha reconhecem a existência de Marcadores Sociais da Diferença e os consideram na sua prática pedagógica. A pesquisa se justifica relevante a partir da experiência do pesquisador/autor como docente e ex-coordenador do curso analisado, que servirá de corpus para a pesquisa, com base na hipótese derivada da observação empírica, de que os estudantes apresentam contextos sociais diversos que tornam o processo de ensino/aprendizagem mais complexo. A não identificação dessas diferenças pode levar os docentes a adotarem metodologias que, mesmo de forma indireta, perpetuem tais condicionantes. O objetivo geral da pesquisa é verificar se (e em que medida) os docentes do curso técnico em secretariado da E.E.E.M. Prof.ª Maria Rocha consideram os Marcadores Sociais da Diferença em suas práticas pedagógicas, com ênfase nas abordagens de ensino e de aprendizagem que destacam o conhecimento contextual e buscam a autonomia dos estudantes. A fundamentação teórica abrange uma breve contextualização da Educação Profissional e Tecnológica, observando as Cartas Magnas no que tange a educação, especialmente para a Educação Profissional e Tecnológica, seguindo autores como Vieira e Pegorini. Uma caracterização do contexto social através dos Marcadores Sociais da Diferença, seguindo como autora principal, bell hooks e a sua observação da interseccionalidade desses marcadores. Sugerir o currículo integrado e práticas educativas considerando os marcadores sociais da diferença, utilizando autores como Paulo Freire, Nilma Lino Gomes, Elvira Souza e Lima, Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau entre outros. A metodologia utilizada parte de uma abordagem qualitativa sendo o estudo de caso, e de pesquisa bibliográfica e documental para coletas de dados, tendo para análise dos dados a Análise Textual Discursiva (ATD).
Palavras-chave: Marcadores Social da Diferença; Currículo Integrado, Prática Educativas.
Data da qualificação: 23 de maio de 2025
Horário: 15h30min
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 15/05/25
- 08h19
Título do projeto: CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE UMA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO SOBRE TECNOLOGIA: implicações no currículo integrado.
Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Vanderlei Amboni
Resumo: Este projeto de pesquisa está inscrito na Linha 2 (dois) Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto Organização de espaços pedagógicos da EPT. O objetivo é analisar as concepções de tecnologia dos professores do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus Santo Augusto e as implicações na formação integral dos estudantes. Partindo da premissa de que a tecnologia não é neutra e está inserida em contextos sociais, históricos e políticos essa abordagem destaca a importância de uma educação crítica que vá além do uso instrumental das tecnologias, promovendo uma formação que integre aspectos técnicos, culturais, éticos e sociais. A pesquisa busca responder à seguinte questão: Quais as concepções de tecnologia dos docentes da Licenciatura em Computação (LC) do IFFar Campus Santo Augusto e como essas concepções influenciam na formação integral dos alunos? Para isso, serão analisados documentos curriculares, como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e planos de ensino, além de serem realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes, visando compreender suas percepções e práticas em relação ao conceito de tecnologia. A metodologia adotada será qualitativa, com um estudo de caso exploratório e descritivo. A análise dos dados será feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa será desenvolvida em duas etapas: análise documental (PPC, PDI, planos de aulas) e entrevistas semiestruturadas com 23 professores do curso. A fundamentação teórica do projeto está alicerçada no pensamento de Álvaro Vieira Pinto, em específico no livro O conceito de tecnologia (v1). Vieira Pinto defende que a tecnologia é a resolução da contradição do homem com a natureza. A relevância deste estudo está em sua contribuição para o campo da Educação Profissional e Tecnológica, especialmente no que diz respeito à formação de professores de Computação e formação integrada. Ao investigar as concepções de tecnologia e suas implicações na formação integral, motiva-se a realização de reflexões que possam promover uma formação crítica.
Palavras-chave: Tecnologia; Técnica; Formação Integral; Licenciatura em Computação; Educação Profissional e Tecnológica; Álvaro Vieira Pinto.
Data da qualificação: 23 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: meet
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 14/05/25
- 16h49
Título do projeto: ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS: A CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CAMPUS JAGUARI DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA PELAS VOZES DOS EX DIRETORES DE ENSINO
Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos
Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Andrea Milán Vasques
Resumo: Este estudo insere-se na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Jaguari. Também está articulado ao Macroprojeto 4 – História e Memórias no Contexto da EPT, que contempla investigações voltadas à valorização das memórias da EPT em âmbito local, regional e nacional, com base na trajetória de instituições, sujeitos e espaços de formação. O objetivo principal da pesquisa é analisar de que modo as experiências e decisões dos(as) diretores(as) de ensino influenciaram na criação e no desenvolvimento do campus, com ênfase em suas contribuições para a organização institucional, a estrutura pedagógica e a construção da identidade educacional da unidade. A investigação propõe documentar as principais fases do desenvolvimento do campus desde sua implantação, estabelecendo relações entre documentos institucionais e os relatos dos(as) diretores(as) de ensino que atuaram na instituição. Por meio das memórias desses sujeitos, busca-se compreender a relevância da criação do campus e sua atuação na região, considerando os processos formativos e decisórios vinculados à direção de ensino ao longo do tempo. Pretende-se, ainda, construir um relato histórico da instituição, estruturado em um produto educacional que registre e valorize essas experiências. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritivo, documental e bibliográfico, fundamentando-se em autores que discutem a memória institucional, políticas públicas educacionais e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A coleta de dados, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas ou, conforme a disponibilidade dos participantes, por meio de formulário via Google Forms. Serão convidados o(a) atual diretor(a) e os(as) ex-diretores(as) de ensino do campus, e a análise dos dados será conduzida com base na técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, espera-se contribuir para o fortalecimento da memória institucional e da identidade do campus, a partir da valorização das vozes da direção de ensino. O produto educacional resultante consistirá em um documentário elaborado com base nas narrativas dos(as) participantes.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica, Trajetórias institucionais e Identidade institucional.
Data da qualificação: 23 de Maio de 2025
Horário: 9h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

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- 14/05/25
- 11h06
Título do projeto: ANÁLISE DAS FRAGILIDADES E CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA
Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Lenir Basso Zanon
Resumo: O presente estudo está sendo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, macroprojeto 3, Práticas educativas no Currículo Integrado. Como tema principal abordaremos a Evasão Escolar nos Cursos de Licenciaturas do IFFar – campus Santa Rosa. Serão discutidos conceitos de verticalização do ensino e também a importância dos IFs na formação de professores, diretrizes instituídas com a implementação dos Institutos Federais (IFs). Como objetivo pretendemos analisar quais fatores determinam os processos de evasão e permanência nos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha campus Santa Rosa.
Como roteiro metodológico, inicialmente, será realizado um estudo exploratório, com análise detalhada dos dados disponíveis sobre a evasão, como coleta de números relativos ao ingresso dos alunos e também as taxas de desistência, perfil dos estudantes e motivos reportados para a evasão, esse entendimento estatístico se dará através de dados obtidos na Plataforma Nilo Peçanha, nos sistemas acadêmicos e editais dos processos seletivos do Instituto Federal Farroupilha. No segundo momento, pretende-se realizar entrevistas ou questionários direcionados aos diretores de ensino, aos coordenadores gerais de ensino, aos coordenadores do programa permanência e êxito, aos coordenadores da assistência estudantil e aos coordenadores dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Matemática, do IFFar campus Santa Rosa, bem como aos professores que atuam nestes cursos objetivando analisar as práticas ou ações desenvolvidas no combate à evasão e buscar compreender e motivos e fragilidades das causas da evasão. O período de análise será desde o ano de 2022 até o ano de 2025. O estudo será do tipo qualitativo, no formato de estudo de caso, pretende-se utilizar o método de Análise Textual Discursiva para análise dos dados, com base nos estudos de Moraes e Galiazzi (2016).
Palavras-chave: Evasão na EPT; Verticalização; Formação de Professores; Práticas educativas em cursos de Licenciatura.
Data da qualificação: 22 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

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- 14/05/25
- 09h13
Título do projeto: A Educação Técnica e Profissional em Escolas Estaduais da 35ª Coordenadoria Regional de Educação: Avanços, retrocessos e perspectivas em período de transição política.
Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Rodrigo Ferreira Maurer
Resumo: O presente trabalho aborda o tema da Educação Técnica e Profissional (ETP): Avanços e retrocessos na ETP do Estado do RS em períodos de transições políticas. Sabemos que em momentos de transições políticas, muitas mudanças poderão ocorrer, inclusive afetando a ETP que é considerada a etapa que deverá preparar um jovem estudante para o mundo do trabalho com qualidade. Este projeto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, está vinculado a Linha 2 que é Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, ligado ao macroprojeto 6 de Organização de Espaços Pedagógicos na EPT. O objetivo principal desse projeto será compreender os avanços, retrocessos e perspectivas em nível de gestão pedagógica da ETP em período de transição política e a relação existente entre governo federal e o Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS). A metodologia que utilizaremos será baseada em referenciais teóricos, mas também através da coleta de dados que será realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas ou questionários que serão respondidos pelos gestores de ensino, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de três instituições de ensino que oferecem cursos de ETP e que são regidos pela 35ª Coordenadoria Regional de Ensino. Para a análise dos dados utilizaremos da metodologia de Bardin (1977, p. 42) considerando [...] um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens. Os resultados que serão gerados a partir da contribuição desse estudo servirão como norteadores para a gestão das demais escolas técnicas, principalmente aquelas localizadas no Estado do RS, tendo como foco períodos de novas transições governamentais. Através desse estudo permite-se que essas instituições possam estar melhor adaptadas a esses momentos e as mudanças que por ventura vierem a acontecer. É importante conhecer as propostas baseadas em governos anteriores, principalmente aqueles que estiveram presentes no cenário político na última década, contribuindo dessa forma para uma análise conjuntural e verificando quais delas realmente foram implantadas e /ou implementadas pela ação governamental. Considera-se assim de extrema importância essa pesquisa, visto que na Educação as mudanças ocorrem conforme as demandas políticas, e que nos últimos anos no Brasil as mesmas foram relacionadas com a lógica do mercado centradas numa disputa de forças capitalistas e ideológicas, regidas pela oferta e procura de mercado, tornando-se um desafio para a gestão pedagógica se adequar e cumprir seu papel frente às Instituições Escolares, principalmente as propostas que são direcionadas à educação profissional através de ações, de programas e de estratégias. É importante ainda considerar que a rede de ensino se torna fortalecida na medida em que sua gestão, seus professores e a comunidade escolar, bem como os órgãos de controle da Educação, têm um papel fundamental na política educacional, pois são eles que colocam em prática as políticas definidas pelos governos.
Palavras-chave: educação pública; desafios; transição governamental
Data da qualificação: 22 de maio de 2025
Horário: 9h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 13/05/25
- 16h41
Título do projeto: POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO INTEGRADO: UM OLHAR PARA O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DA EEEM PROFª MARIA ROCHA
Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dra. Joze Medianeira dos Santos de Andrade
Resumo: O projeto está inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Jaguari. O estudo tem como objetivo principal analisar as concepções de currículo integrado que emergem da prática pedagógica dos docentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio da EEEM Profª Maria Rocha, a fim de propor o aprofundamento do conceito e a qualificação das práticas de integração do currículo. Para fundamentação teórica, apresenta-se resgate histórico da construção da dualidade educacional brasileira, a seguir, aborda-se a ideia do currículo integrado como caminho possível para superação dessa dualidade, posteriormente, desenvolve-se a ideia da prática educativa como caminho para a implementação do currículo integrado e, por fim, trata-se dos saberes necessários ao currículo integrado em EPT. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, com a realização da pesquisa-ação. Para constructo dos dados, serão utilizados os círculos dialógicos investigativo-formativos, para os quais serão convidados os professores do curso, buscando-se garantir a participação de pelo menos um professor de cada área do conhecimento da formação geral básica e do ensino profissional. A análise dos dados será realizada por meio da análise do conteúdo. Como produto educacional, pensa-se em elaborar um curso de formação sobre currículo integrado, a ser disponibilizado aos professores do curso objeto da pesquisa. O curso terá um ambiente virtual para compartilhamento de textos e vídeos sobre o tema e, posteriormente, rodas de conversa para aprofundamento do assunto.
Palavras-chave: Currículo integrado; prática educativa; formação integral
Data da qualificação: 21 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 09/05/25
- 15h47

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