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A professora Taniamara Vizzotto Chaves publicou o artigo intitulado: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS RELATIVAS AO CURRÍCULO INTEGRADO NAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Revista: Contexto e Educação, UNIJUI. 

Mais informações sobre o artigo:

Autoras:
Taniamara  Vizzotto Chaves
Maria Teresinha Verle Kaefer
Daiane Rosa Chuquel
LINK PARA ACESSO AO TRABALHO:
 
Resumo: 
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos junto a um projeto de pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender as concepções de currículo integrado presentes em cursos de Licenciatura de um Instituto Federal de Educação situado no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa apresenta natureza qualitativa, sendo as fontes de coleta de dados documentos pertencentes a dois cursos da área de Ciências da Natureza desta instituição. Foram também realizadas entrevistas com docentes que ministram as disciplinas de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) nos cursos mencionados. Como resultados têm-se que as PeCC se constituem como um dos principais espaços onde a articulação e a integração de conhecimentos pode ser realizada nas Licenciaturas desta instituição, entretanto, ainda são poucas as experiências de integração desenvolvidas nestes espaços, visto que existem dificuldades diversas, entre as quais, relacionadas com a estrutura organizacional dos cursos e da instituição. Algumas experiências de integração que acontecem nas PeCC estão associadas a aproximações teóricas e afinidades entre os docentes e entre as ementas das componentes envolvidas. Neste sentido, os professores desenvolvem o trabalho conforme compreensões individuais, o que sinaliza para a falta de unidade de ação e compreensão coletiva sobre o trabalho a ser desenvolvido. 

 

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  • 16/12/20
  • 08h11

Título do projeto: Robótica Educacional: Uma Possibilidade de Aperfeiçoamento dos Processos de Ensino e Aprendizagem de Física no 3° ano do Ensino Médio integrado.

Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Guilherme da Cunha Rodrigues

Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca investigar a utilização da robótica educacional relacionado ao uso da TIC (tecnologia de informação e comunicação) juntamente com o Arduino, através do desenvolvimento de um guia sobre uma sequência didática voltada para o uso da robótica educacional em sala de aula como possibilidade de aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos sobre eletrodinâmica e eletromagnetismo pertencentes à disciplina de física do 3° ano do ensino médio integrado do IFFAR campus Jaguari-RS. Este trabalho também busca ressaltar a importância de relacionar a teoria com a prática de forma interconectada e próxima do cotidiano do aluno pertencente ao ensino médio integrado através do uso das TICs (celular, computador, software entre outros). Para viabilizar esta condição, será planejado o desenvolvimento deste Guia sobre o uso da robótica educacional que será disponibilizado para professores e alunos do ensino médio integrado. A pesquisa terá uma abordagem metodológica qualitativa, através de pesquisa-ação, utilizando como instrumento para coleta de dados, o questionário semiestruturado. Com os dados devidamente coletados e analisados, pretende-se identificar a percepção dos professores e alunos, sobre os eventuais potenciais e empecilhos da utilização do guia sobre robótica como recurso didático tanto para o ensino quanto para aprendizagem relacionados a conteúdos de física. Também, pretende-se explorar o ponto de vista dos envolvidos, sobre outras possíveis aplicações da robótica educacional voltada para o ensino médio integrado e até mesmo sua possível curricularização ao ensino médio integrado. 


Palavras-chave: Robótica;Ensino;Física

Data da qualificação: 21 de dezembro de 2020

Horário: 13:30h

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/LizBJ8VLa2I

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  • 11/12/20
  • 14h27

Na manhã de 02/12/2020, reuniu-se virtualmente a comissão acadêmica local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede – PROFEPT polo Câmpus Jaguari para deliberar dentre outros assuntos da Pauta teve-se a eleição da Coordenação Local haja vista que o então Coordenador Professor Ricardo Antonio Rodrigues no dia 04/12/2020 foi empossado Diretor Geral do Campus Jaguari. Por unanimidade foi eleita a Professora Taniamara Vizotto Chaves – Campus São Borja como Coordenadora geral e como Coordenadora Adjunta a Professora Marcele Ravasio – Campus Santo Angelo.
Desejamos sucesso nas novas atividades aos professores e suas equipes.

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  • 08/12/20
  • 14h39

Título do projeto: Diálogos sobre agroecologia e sementes crioulas: contribuição de espaços de educação não-formal ao currículo integrado

Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Manuela Finokiet

Resumo: Compreender a proposta do ensino integrado requer pensar itinerários formativos que nos aproximem de uma leitura ampla da realidade. Os temas ambientais se enquadram nessa perspectiva, uma vez que se relacionam aos diversos contextos nos quais podem estar inseridos os estudantes, além de serem altamente complexos, demandando uma abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar saberes sobre agroecologia e sementes crioulas presentes em espaços não formais de educação e que possam contribuir para formação integral de estudantes do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica Farroupilha (IFFAr). A partir da pesquisa pretende-se construir alternativas para que os saberes sobre agroecologia e sobre sementes crioulas estejam mais presentes na organização pedagógico-curricular de cursos técnicos voltados às áreas rurais, como é o caso do Curso Técnico Integrado em Agropecuária e do Curso Técnico Integrado em Agricultura.  As etapas envolvem o aprofundamento teórico, análise do itinerário formativo (análise documental) dos cursos mencionados e a aproximação com os coletivos que trabalham ou pesquisam agroecologia e/ou sementes crioulas (educação-não formal). A análise dos resultados obtidos por meio dessas etapas se dará por meio da análise textual discursiva (ATD). Resultados iniciais sugerem que as menções e aproximações aos princípios da agroecologia dentro da estrutura pedagógico-curricular dos cursos analisados ainda é incipiente. Considera-se a necessidade de oportunizar espaços no currículo para que os alunos discutam sobre as possibilidades de modelos agrícolas sustentáveis e que permitam uma ruptura com a fragmentação associada ao modelo de agricultura industrial, reconhecendo a importância desse diálogo de saberes, fundamentais para a soberania alimentar das comunidades.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Educação não-formal; Compartilhamento de Saberes Agroecológicos.

Data da qualificação: 21 de dezembro de 2020

Horário: 16h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/q12Oznf48Os

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  • 03/12/20
  • 16h03

Título do projeto: Docência na EBPT: Saberes Docentes e Significações na Educação Prisional

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pesquisa será desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tem como objetivo geral: conhecer quais são e como se constituem as representações e os saberes docentes de professores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBPT) atuantes em contextos prisionais. Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza explicativa. A amostra populacional será composta por um número entre cinco e dez colaboradores, que sejam docentes vinculados aos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, que atuem, ou tenham ministrado cursos de EBPT no sistema prisional do RS. A coleta dos dados que embasarão o estudo se dará através da realização de entrevistas semiestruturadas. O processo de análise dos dados coletados será realizado por meio da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin. Ao final do estudo, vislumbra-se a elaboração, como produto educacional, de um curso, na modalidade de educação à distância, para formação continuada de docentes que trabalham ou que pretendam trabalhar com Educação Profissional e Tecnológica em contextos prisionais.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Docência; Educação Prisional;

Data da qualificação: 16 de dezembro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/Hqgy-GFqNQ4

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  • 03/12/20
  • 11h07

Título do projeto: VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EPT: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Rogério Costa Würdig 

Resumo: Nesta pesquisa, cujo tema é violência de gênero na EPT, pretende-se responder ao questionamento “Como os Nugedis problematizam a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul do País?”. Portanto, objetivamos conhecer a atuação dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual no que tange ao desenvolvimento de ações com vistas a prevenir/erradicar/minimizar a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul País. De forma mais específica, temos por objetivos: conhecer as representações de gênero e de violência de gênero dos membros dos Nugedis; Identificar desafios e potencialidades para a execução das atividades dos Nugedis na EPT; Pesquisar as ações/acolhidas desenvolvidas pelos Nugedis e a relação delas com a EPT; e, por fim a construção de um Produto Educacional a partir das demandas apontadas pelos colaboradores. A metodologia aplicada é qualitativa, por ser a mais apropriada para os estudos sociais. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semiestruturadas que serão gravadas e transcritas para serem analisadas através do método de Análise de Conteúdo. Com os conhecimentos gerados neste estudo, pretendemos elaborar um curso de formação permanente/continuada possibilitando a disseminação do conhecimento acerca de gênero e violência de gênero, para que futuramente servidores/as e alunos/as que tenham interesse consigam acessá-lo através de uma plataforma digital.

Palavras-chave: Gênero. Educação Profissional e Tecnológica. NUGEDIS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual).

Data da qualificação: 16 de dezembro de 2020

Horário: 10h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/Wwe1XC9PLBA

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  • 03/12/20
  • 10h36

A obra, organizada por dois professores do IFFar, traz textos de pesquisadores de todo o país.

Capturar

O livro “Caminhos possíveis à inclusão V: gêneros, (trans)gêneros e educação – alguns enfrentamentos”, recém publicado, traz 12 textos de autoria de pesquisadores de todo o país. Entre os organizadores da obra, estão dois professores do IFFar: Vantoir Roberto Brancher e Eliane Quincozes Porto. Junto com Tábata dos Santos Fioravanti, discente do Profept, eles assinam o capítulo 7, “O Nugedis como possibilidade de espaço e de enfrentamento ao preconceito de gênero: discutindo violências e subjetividades”. Nele, os autores discutem a criação do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do IFFar como "possibilidade de um espaço democrático para a abordagem de temas antes vistos como tabus, bem como de acolhimento e orientação frente aos desafios que se apresentam” – conforme introdução do livro.

Faça o download gratuito do livro

Fonte: https://iffarroupilha.edu.br/component/k2/item/19623-Livro%20gratuito%20traz%20cap%C3%ADtulo%20sobre%20Nugedis

 

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  • 03/12/20
  • 09h41

Título do projeto: CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: Construindo estratégias para uma cultura da alteridade na Educação Profissional e Tecnológica

Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Ascísio dos Reis Pereira

Resumo: Esta pesquisa  tem como objetivo geral identificar as práticas utilizadas no atendimento das ocorrências de cyberbullying no contexto escolar e propor estratégias de prevenção e enfrentamento dentro do IFFar. Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa. A amostra populacional será composta por 03 (três) equipes de Assistência Estudantil e 06 (seis) Coordenações dos Cursos de Ensino Médio Integrado do IFFar Campus Alegrete, São Borja e Uruguaiana. A obtenção inicial dos dados se deu através de entrevista online semiestruturada, devido a Pandemia de COVID-19, que exige distanciamento social. O processo de análise dos dados foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva – ATD na perspectiva de Morais e Galiazzi. As primeiras impressões corroboram com a necessidade de formação por parte dos docentes ao que tange a temática do cyberbullying em contextos educativos. A partir dos resultados finais da pesquisa pretende-se elaborar um produto educacional, o qual será, possivelmente, no formato de um curso de capacitação sobre cyberbullying.

Palavras-chave: Cyberbullying; Currículo Integrado; Formação Profissional

Data da qualificação: 15 de dezembro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/0lZwTacsXtk

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  • 02/12/20
  • 18h08

Título do projeto: Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal Farroupilha: percepções dos estudantes do Proeja

Orientador: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O presente projeto de pesquisa busca investigar a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) para a permanência escolar dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa. A Política de Assistência Estudantil (PAE) abrange projetos, programas e ações que buscam proporcionar igualdade de condições aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica e que se materializam por meio dos serviços de saúde, moradia estudantil, alimentação, auxílios financeiros, pedagógico e cultural. A pesquisa terá uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso e como instrumento para levantamento de dados a observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. A pesquisa documental será feita mediante extração do sistema de bolsas da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), bem como de arquivos passivos e ativos existentes no campus Santa Rosa. Com os dados apurados pretende-se levantar o perfil do estudante do Proeja e identificar as ações desenvolvidas pela assistência estudantil para este grupo de alunos. Após, realizar-se-á uma entrevista semiestrutura com os alunos do segundo e terceiros anos, buscando compreender os sentidos atribuídos à PAE. Após os dados levantados e analisados pretende-se identificar a percepção do aluno do Proeja quanto à contribuição ou não da política de assistência estudantil para sua permanência escolar. Como produto educacional será desenvolvido “Rodas de Conversa” com os estudantes do Proeja, visando estabelecer um espaço de diálogo e reflexão sobre PAE.

Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil; Proeja; Permanência escolar

Data da qualificação: 10 de dezembro 2020

Horário: 09h

Local: Videoconferência

 

Transmissão: https://youtu.be/Q-0p2PxYjuk

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  • 02/12/20
  • 17h29

Título da Dissertação: Uma proposta para integração entre a Matemática e as disciplinas profissionalizantes do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja

Produto Educacional: Sequência didática interdisciplinar Matemática na cozinha: integração curricular para o Proeja a partir dos Momentos Pedagógicos  

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584474

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes,  e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pesquisa intitulada “Uma proposta para integração entre a Matemática e as disciplinas profissionalizantes do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja” foi desenvolvida no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus de São Borja. Trata-se de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFFar - Polo de Jaguari, motivada pela necessidade de investigar as concepções e as práticas relativas ao currículo integrado desenvolvidas no espaço de um dos Cursos de Proeja da instituição. A abordagem utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo por se tratar de um ambiente educacional. As fontes de coleta de dados foram documentos (Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja) e sujeitos (estudantes e docentes do curso mencionado). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados roteiros para análise textual, questionário com os estudantes, entrevista semiestruturada e encontros de formação com os professores. Na pesquisa foram coletadas informações importantes a respeito da prática docente constituída sob a perspectiva do currículo integrado, dificuldades encontradas para a construção do ensino e da aprendizagem de forma interdisciplinar e a possibilidade de integração de conhecimentos entre a matemática e a prática desenvolvida no curso. Os encontros possibilitaram debates e reflexões sobre formas de planejamento e possibilidades de articulação entre conhecimentos. Durante esse processo evidenciou-se à necessidade de construção coletiva do planejamento e a promoção da docência compartilhada levando em consideração a problematização, a contextualização e a interdisciplinaridade dos conhecimentos a fim de proporcionar ao estudante um ambiente de aprendizagem que favoreça a dialogicidade sobre temas básicos e o mundo do trabalho com vistas a formação humana integral. O produto educacional desenvolvido a partir da pesquisa foi uma sequência didática interdisciplinar, organizada com base na metodologia dos 3MP, construída e avaliada com o auxílio dos professores. Esta será um recurso pedagógico para uma intervenção futura, que concentra esforços no sentido de proporcionar aos professores ideias para se realizar a integração dos conhecimentos, podendo ser aplicada na Prática Profissional Integrada (PPI) possibilitando formas mais eficientes de minimizar as dificuldades apresentadas pelos estudantes do Proeja, tanto no que se refere à compreensão dos saberes da matemática, quanto dos saberes inerentes aos componentes curriculares da área profissionalizante.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Proeja; Três Momentos Pedagógicos; Educação Matemática; Sequência didática Interdisciplinar.

Data da defesa: 09 de dezembro de 2020

Horário: 14h30min


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/D8188aIg4dU

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  • 02/12/20
  • 14h09
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