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Título da Dissertação: Docência na EBPT: saberes docentes e significações na educação prisional 

Produto Educacional: Curso Educação Profissional em Contextos Prisionais 

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739393

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo geral: Conhecer quais são e como se constituem as representações e os saberes docentes de professores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBPT) atuantes em contextos prisionais. Sobre os pressupostos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza explicativa. A amostra foi composta por cinco colaboradores, professores vinculados aos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, que atuaram como docentes em cursos de EBPT no sistema prisional do RS. A coleta dos dados que embasaram o estudo se deu através da realização de entrevistas semiestruturadas. O processo de análise dos dados coletados foi realizado por meio da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2002). Ao final do estudo, elaborou-se, como produto educacional, um curso autoinstrucional, na modalidade de educação à distância, para formação continuada de docentes que trabalham, ou que pretendem trabalhar, com Educação Profissional e Tecnológica em contextos prisionais.

Palavras-chave: Docência; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Prisional.

Data da defesa: 23 de novembro de 2023

Horário: 09h


Local: Auditório da Reitoria IFFar

Convite Defesa Cristian T3

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  • 01/11/23
  • 09h57

Título da Dissertação: Representações sobre a LGBTfobia, uma análise das concepções na EPT no Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Produto Educacional: Vamos falar sobre Gênero e Diversidade Sexual.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739357

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Gustavo de Oliveira Duarte

Resumo:
Compreendermos que a escola, por ser um ambiente de pluralidades, fica impossibilitada a hipótese de negar a existência da homoafetividade dentro destes espaços, ao mesmo tempo que, por se tratar de um ambiente de acolhimento e respeito às diferenças, o que esperamos é que a escola seja um ambiente livre de preconceito e discriminação. Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha
(IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve por objetivo conhecer as representações constituídas no IFFar, com relação às pessoas LGBTQIAPN+. A metodologia utilizada em nossa pesquisa teve fundamentação na abordagem qualitativa, valendo-se também dos métodos descritivos e exploratórios, com destaque na modalidade “Relatos de experiência”. A finalidade desta pesquisa foi: a) Identificar e compreender as políticas institucionais desenvolvidas no IFFar e outras ações que acontecem para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; b) Analisar as concepções existentes nos documentos institucionais, e conhecer o trajeto formativo de pessoas LGBTQIAPN+ na Instituição pesquisada, compreendendo como tem ocorrido o acolhimento/atendimento para essa população
e c) Elaborar um produto educacional visando a participação desta comunidade nos diversos níveis do ensino, garantindo-lhes que todos os direitos por eles adquiridos sejam respeitados, e que conscientize a comunidade escolar para o respeito às diferenças. Diante disto podemos concluir que a existência de um núcleo voltado especificamente para as causas de gênero e diversidade sexual, é de extrema relevância para o combate às discriminações e construção de uma sociedade mais tolerante.

Palavras-chave: Diversidade; Educação; Homoafetividade

Data da defesa: 08 de novembro de 2023

Horário: 10h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Paulo T4

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  • 30/10/23
  • 14h08

Título da Dissertação: ATIVIDADES DESPLUGADAS SOBRE ÁLGEBRA DE BOOLE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Produto Educacional: ÁLGEBRA DE BOOLE DESPLUGADA

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739104

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz e Profa. Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: Esta dissertação, intitulada: “Atividades Desplugadas sobre Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica: Uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica” tem como objetivo geral analisar as características do ensino de Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), levando em conta as premissas da computação desplugada (CD) e Pedagogia Histórico Crítica (PHC), para responder o problema de pesquisa: de que forma as atividades desplugadas, pautadas na PHC, contribuem na construção de conceitos de Álgebra Booleana na EPT? Na busca por respostas, está registrado nesta Dissertação, uma fundamentação teórica embasada em documentos Institucionais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e do Curso Técnico em Informática Integrado, oferecido no Campus São Borja, bem como fundamentações da CD, da PHC do Professor Demerval Saviani e aproximações com a Psicologia Histórico-Cultural,  enraizadas nas mesmas teorias Markxistas. Como fundamentação, registra-se a execução de uma Revisão Sistemática sobre CD na EPT, na perspectiva HC. Em prosseguimento, esta dissertação apresenta o planejamento e realização de uma sequência de quatro aulas, ministradas nas duas turmas de segundo ano do EMI do IFFar – Campus São Borja, pensadas dentro do ciclo da Pesquisa-ação, que permitiu a aplicação do Produto Educacional e teve como objetivo: ensinar a importância da Álgebra de Boole para a Tecnologia e a sua influência no mundo em que vivemos. Para continuidade do ciclo da Pesquisa-ação, apresenta-se a aplicação de respostas em Questionários Semiestruturados e a construção de Mapas Conceituais, por todos os estudantes da aula, bem como o registro das aulas no Diário do Professor. Nas reflexões da avaliação no ciclo da Pesquisa-ação e análise dos dados, relata-se que foi utilizada a Análise de Conteúdo, somente com os dados coletados dos participantes da pesquisa, livres e esclarecidos de acordo comdeterminações do Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) e as reflexões  registradas do Diário do Professor, para buscar respostas do objetivo da pesquisa que, nesta dissertação, contém o registro descritivo de todas as informações que foram relevantes à pesquisa. Ao final da pesquisa, primeiramente, intenciona-se esclarecer que a sequência Didática, devidamente planejada, levou benefícios ao utilizar o Produto Educacional nas aulas de Hardware II, sobre a Álgebra Boole, onde, considerou-se que houve o estímulo de novos saberes. Ainda, observa-se a intenção de gerar o espírito investigativo da produção científica, ao convidarmos os Participantes da pesquisa, que são estudantes do EPT, para conhecer e refletir os resultados encontrados na mesma, através de publicações acadêmicas, que estimulam o surgimento de novas pesquisas em educação e tecnologia.

Palavras-chave: Informática na Educação; Educação Profissional e Tecnológica; Álgebra de Boole; Computação Desplugada ;Pedagogia Histórico-Crítica.

Data da defesa: 03 de novembro de 2023

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Convite Defesa Cesar

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  • 20/10/23
  • 14h03

ProfEPT divulga bibligrafia do ENA

O Exame Nacional de Acesso versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme as referências indicadas a seguir:

1. BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v.55 nº 45, 2017. p.101–126. Disponível em:https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747

 
2. CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e Aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://191.52.0.34/index.php/metapre/article/view/3983


3
. DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383


4
. ESCURRA, Maria Fernanda. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas. n 22. Ano XI., 2016. Disponível em: http://www.verinotio.org/conteudo/0.2349637776938861.pdf


5
. LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, 2017, p. 847 – 856. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362

 
6. MACEDO, Roberto Sidnei, SÁ, Silvia Michele Macedo de. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n.1, p.324-336, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/macedo-sa.pdf


7
. MACHADO, L. R. de S. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167

 
8. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423


9
. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936

 
10. TRENTIN SILVEIRA, R. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação & Realidade, v. 43, n. 1, 4, 2018, p. 97–11. Disponível em:https://doi.org/10.1590/2175-623664512

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16481-bibliografia24

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  • 06/10/23
  • 13h21

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, realizou na tarde do dia 05 de outubro de 2023, de forma remota,  o II Seminário Local de Autoavaliação.

O Seminário de Autoavaliação é parte de um processo referente a avaliação do quadriênio  2020-2024, e tem por objetivo fomentar a implementação do sistema de autoavaliação do ProfEPT, com vistas à identificação de simetrias que constituem a especificidade de um Mestrado em Rede, de modo a qualificar a formação do discente, o trabalho docente e a produção científica e a atender aos critérios de avaliação da CAPES.

O processo de autoavaliação do ProfEPT está organizado em algumas etapas, a saber:

  1. Mapeamento de concepções, práticas e necessidades de todos os envolvidos no processo de autoavaliação (docentes, discentes, egressos e a coordenação local), por meio de questionários, realizados na plataforma do Observatório do ProfPET. Essa etapa foi realizada no período de 18 a 30 de outubro e teve participação de 95 pessoas vinculadas ao programa.
  2. Realização do  Seminário local de autoavaliação com base nos dados coletados junto a plataforma do observatório, mediante a resposta aos questionários. Esta etapa foi realizada na tarde de 05 de outubro e teve a participação de 60 pessoas vinculadas ao programa. Esta ação contou também com a participação de gestores do IFFar, docentes, discentes e egressos, além da coordenação e secretaria do curso.
  3.  Elaboração do relatório de autoavaliação, que será realizada pela coordenação local do programa com base nos dados coletados no observatório e também das discussões realizadas no seminário de autoavaliação. Este relatório será encaminhado à coordenação nacional do ProfEPT e instrumentaliza a mesma para a realização do seminário nacional de autoavaliação que acontece ainda em 2023 com a participação das 40 Instituições de Ensino que compõem o ProfEPT.
  4. Realização de Seminário nacional de autoavaliação, ainda no ano de 2023 para discussões e encaminhamentos relativos ao programa em nível nacional. Esta ação é coordenada pelo NAPE - Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT e permitirá  a organização de planejamento estratégico do programa para o programa no próximo quadriênio.

Durante o II Seminário local de autoavaliação foram trabalhadas e exploradas dimensões que são avaliadas pela CAPES, a saber: Programa, Formação e Inserção Social, sendo que os diferentes sujeitos envolvidos no processo avaliaram indicadores e aspectos dentro destas três dimensões e, mediante estas avaliações também foram constituídas sugestões e propostas para qualificação e melhoria do programa em nível local e nacional.

A Coordenação Acadêmica Local agradece aos participantes do Seminário com a certeza que juntos estamos fazendo o programa crescer. 

A seguir um  registro fotográfico da atividade desenvolvida .

 

iiSemauto

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  • 06/10/23
  • 13h18

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, teve no mês de agosto de 2023 a qualificação de mais seis  projetos de dissertação vinculados ao programa, conforme descrito a seguir.

Dia 30/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Pensamento Computacional e aprendizagem significativa aplicada à disciplina de Física”, de autoria do mestrando Felippe Flain Pires Santos, orientado pelo professor Dr. Mauricio Ramos Lutz e Coorientado pelo professor Dr. Fábio Rossi.

Dia 24/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “ O bem-estar e o mal-estar Docente: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na EBPT”, de autoria do mestrando Carlos Roberto Pereira da Costa, orientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientado pela Dra. professora Maria Rosângela Silveira Ramos.

Dia 18/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “ O que é ser negro no Brasil? Reflexões sobre os critérios de acesso à política de cotas”,  de autoria da mestranda Darlene Honório Medeiros, orientada pelo professor Dr. Vantoir Roberto Brancher e Coorientado pela professora Dra. Neiva Maria Frizon Auler.

Dia 18/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos”,  de autoria da mestranda Valéria Soares Rodrigues, orientada pela professora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos e Coorientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz.

Dia 17/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Dificuldades e potencialidades da atuação do tradutor intérprete de Libras - Português nos cursos técnicos integrados na EPT”, de autoria da mestranda Nicole Hack, orientada pelo professor Dr. Vantoir Roberto Brancher.

Dia 17/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Contribuições da coordenação de registros acadêmicos na formação em educação profissional e tecnológica”, de autoria da mestranda Raquel Pereira Martins, orientada pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientado pela Dra. professora Maria Rosângela Silveira Ramos.

Dos trabalhos qualificados, três pertencem a linha de pesquisa 1 “Práticas Educativas em EPT” e outros três a linha de pesquisa 2 “Organização e memórias dos espaços pedagógicos na EPT”

A coordenação e os docentes do curso parabenizam aos mestrandos que qualificaram seus projetos e desejam sucesso em suas caminhadas de pesquisa. 

A seguir alguns registros fotográficos encaminhados pelos mestrandos ou extraídos das redes sociais.

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  • 31/08/23
  • 08h15

Título do projeto: Pensamento Computacional e aprendizagem significativa aplicada à disciplina de Física.

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Coorientador(a): Dr. Fabio Diniz Rossi

Banca: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno, Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFFar), linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Ele foi desenvolvido com a intenção de aliar a tecnologia com a prática educativa com o propósito de auxiliar os estudantes e docentes em sala de aula no processo da prática educativa relacionado ao ensino da Física. Visando esse objetivo, a pesquisa traz como problema: como podemos articular o pensamento computacional e a aprendizagem significativa ao ensino da disciplina de Física? Tentando responder esse questionamento surgiu esse trabalho. A proposta é desenvolver uma ferramenta utilizando o APP Inventor, aplicativo desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que seu público-alvo são os docentes da disciplina de Física do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. Ela será aplicada por meio de formulários desenvolvidos na ferramenta Google Forms. O produto educacional será um aplicativo desenvolvido pelo APP Inventor visando auxiliar os docentes da disciplina em sala de aula utilizando o pensamento computacional e o método da aprendizagem significativa para ensino da disciplina em questão.

Palavras-chave: Pensamento computacional; ensino de Física; aprendizagem significativa.

Data da qualificação: 30 de agosto de 2023

Horário: 15h

Local: Videoconferência

 * A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Felippe

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  • 15/08/23
  • 16h45

Título do projeto: O bem-estar e o mal-estar Docente: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na EBPT. 

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dra. Daniela Copetti Santos, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Juliano de Melo da Rosa

Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são instituições de educação pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, Tem como base de sua expansão atender as regiões mais necessitadas, partindo do diálogo com a comunidade local para atender as demandas necessárias, visando a verticalidade de ensino. Essa caracterização possibilita um ensino diferenciado e de qualidade para os discentes ao mesmo tempo que demanda um preparo qualificado do servidor docente, que vai atuar tanto no ensino médio, subsequente, EJA/EPT e superior. Essa demanda do ensino, somada ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão, bem como das relações intra e interpessoais em todos os segmentos na instituição, coloca o servidor docente, muitas vezes, no final de uma jornada de trabalho, em processo de exaustão física e mental, e em alguns casos, levando ao adoecimento e a solicitação para o afastamento. Neste sentido, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar os aspectos referentes ao bem-estar e ao mal-estar docente dos servidores docentes do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos. Esta pesquisa será realizada a partir do curso de mestrado PROFEPT, polo do IFFar, na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços na Educação Profissional e Tecnológica. A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa com o uso de questionários e entrevistas e   a análise dos dados será realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais autores que embasam essa pesquisa são:  Esteve (1999), Jesus (2007), Pereira (2016), Tenroller ( 2015) e Marchesi (2008). O produto educacional, resultado da investigação, será uma formação para os servidores docentes propondo  ações  relacionais mais compassivas , conscientizando os aspectos positivos da sua subjetividade  e o bem-estar. As ações desenvolvidas pelo professor quando no seu estado de equilíbrio físico e mental, contribuem na educação em EPT, afirmando o trabalho como princípio educativo. 

Palavras-chave: Bem-estar docente; Mal-estar docente; Educação Profissional e Tecnológica.  

Data da qualificação: 24 de agosto de 2023

Horário: 09:00h

Local: Auditório , Reitoria IFFar

Convite Qualificação Carlos T5

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  • 15/08/23
  • 08h10

Título do projeto: Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo:
Esse projeto de pesquisa está inserido na linha “organização e memórias de espaços pedagógicos em Educação Profissional e tecnológica”, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica  (ProfEPT), que traz como questão de pesquisa: Quais são os êxitos e desafios docentes encontrados na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi? e dentro desta perspectiva,  tem por objetivo geral analisar os  êxitos e desafios docentes na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi, no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos, propostos são os seguintes: (a) Resgatar historicamente as concepções de avaliação na legislação brasileira; (b) Analisar as diretrizes referentes à avaliação nos documentos do IFFAR; (c) comparar a avaliação na formação acadêmica e na docência; (d) Reconhecer as concepções dos professores de matemática do IFFAR – campus Panambi, sobre recuperação da aprendizagem. Para atendimento desses objetivos, a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com a coleta de dados, a partir de entrevistas presenciais com professores, que posteriormente serão analisadas e discutidas com teóricos clássicos da educação e com recentes estudos publicados na área, ou seja, que são consideradas como exemplos ao longo do tempo, sobre aprendizagem matemática, avaliação e recuperação da aprendizagem, também se utilizados de documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e pelos institutos federais. A partir das análises, será desenvolvido um produto educacional que consiste em um ebook com o objetivo de que o professor ou a própria instituição possa divulgar para a comunidade acadêmica a relevância da recuperação da aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação.;Aprendizagem matemática; Recuperação de aprendizagem; ProfEPT.

Data da qualificação: 18 de Agosto de 2023

Horário: 14:30


Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Valéria

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  • 09/08/23
  • 15h59

Título do projeto: O QUE É SER NEGRO NO BRASIL?: REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ACESSO À POLÍTICA DE COTAS.

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Maria Rita Py Dutra e Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva (Suplente)

Resumo: A política de cotas raciais existe no Brasil desde 2012, através dela, é garantido o acesso de negros e indígenas a diversos níveis e modalidades de ensino. Entretanto, muito se questiona a respeito da sua aplicabilidade e dos critérios utilizados para determinar quem tem ou não direito às cotas. Foram criadas comissões nos espaços de ensino a fim de avaliar se aqueles que se apresentam como candidatos às vagas por cotas estão dentro dos critérios estabelecidos para acessá-las.  Nos Institutos Federais, existem as Comissões de Verificação (Heteroidentificação) de Candidatos Autodeclarados Pretos/Pardos nos Processos Seletivos. Este estudo visa responder: Quais são os trajetos formativos e representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT? O objetivo é conhecer os trajetos formativos e as representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT. Para dar consistência à presente pesquisa, de forma mais específica, busca-se também realizar um mapeamento da produção científica  acerca da política de cotas, referente ao conceito do que é ser negro no Brasil e comissões de verificação (heteroidentificação) na EPT; conhecer os trajetos formativos dos membros da comissão de verificação (heteroidentificação) na EPT; pesquisar os critérios utilizados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) para determinar se um candidato tem ou não tem direito a vaga por cota racial na EPT; identificar desafios e potencialidades vivenciados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) em implementar a lei de cotas raciais e construir um Produto Educacional a partir das demandas apontadas no intuito de qualificar os processos inclusivos para o público das cotas raciais. A pesquisa será qualitativa e faz parte da Linha de Pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Será desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas a serem realizadas após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) adotando o formato snowball.

Palavras-chave: Ações Afirmativas; Comitê de Heteroidentificação; Cotas étnico-raciais.

Data da qualificação: 18 de agosto de 2023

Horário: 14h

Local: Dead IFFAR

Convite Qualificação Darlene 2

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  • 08/08/23
  • 16h14
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