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Título da Dissertação: CAE na rede: construindo um aplicativo para os estudantes do ensino médio integrado

Produto Educacional: Aplicativo CAE na rede

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569213

Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dr. Fábio Diniz Rossi e Dr. Eugênio de Oliveira Simonetto

Resumo: A educação que historicamente é marcada pelo dualismo, vem se modificando e buscando desenvolver ações que superem essa questão, possibilitando que todos possam ter acesso a uma formação integral. Nesse processo de democratização da educação, as políticas de assistência estudantil assumem importante papel para que os alunos tenham mais condições para acessar e permanecer na instituição de ensino, com o suporte necessário para se desenvolver integralmente. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar a efetividade de um aplicativo como ferramenta para facilitar o acesso aos documentos da assistência estudantil desenvolvidas no IFFar campus São Vicente do Sul. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, que resultou em dois artigos. No primeiro, buscou-se identificar as percepções dos alunos em relação às políticas de assistência estudantil desenvolvidas no campus e quais os seus impactos para a permanência dos alunos na instituição. Já no segundo artigo, avaliou-se o produto educacional, o aplicativo CAE na rede como uma ferramenta facilitadora para acesso aos documentos das políticas de assistência estudantil do campus. Diante dos resultados identificou-se no primeiro momento uma contradição, onde os alunos afirmam conhecer as políticas de assistência estudantil desenvolvidas no campus, mas não conhecem seu conceito e tudo que englobam. As políticas que os alunos mais utilizam ou já utilizaram são alimentação, moradia, saúde e atendimentos pedagógicos. Para acessar os documentos das políticas desenvolvidas no campus, os meios mais utilizados pelos alunos são site institucional, trocas entre colegas, reuniões de acolhimento e murais. Entretanto, para os estudantes essas formas de acesso são parcialmente satisfatórios. Já no segundo momento, após o uso do aplicativo CAE na rede, os discentes puderam avaliar esse produto educacional, onde apontaram estar bem organizado, sendo que usariam com frequência e recomendariam seu uso para colegas e nas reuniões de acolhimento. Após a navegação, afirmaram conhecer parcialmente o que são as políticas de assistência estudantil e tudo que elas envolvem, continuam apontando essas políticas como importantes para a permanência dos alunos na instituição. Além disso, para os alunos o aplicativo cumpre sua função de facilitar o acesso aos documentos das políticas de assistência estudantil, tornando a pesquisa mais fácil e prática, sendo uma ferramenta que auxilia principalmente os alunos que estão ingressando na instituição. Diante disso, percebe-se a importância de estudos sobre as políticas de assistência estudantil no ensino médio integrado, pois essa é uma modalidade que exige que os alunos fiquem em turno integral na instituição e que torna essencial, ações e estratégias que proporcionem condições para que os alunos possam permanecer e se desenvolver integralmente. Ressalta-se a necessidade de ampliação dos espaços para o diálogo sobre o tema, em busca do reconhecimento dessas políticas como um direito social, que visa à democratização do ensino e a redução das desigualdades sociais. 

Palavras-chave: Políticas Públicas; Assistência Estudantil; Permanência.

Data da defesa: 29 de maio de 2020

Horário: 10h

Local: via Videoconferência

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  • 14/05/20
  • 08h58

O Professor Fábio Rossi, docente do quadro permanente do PROFEPT, foi contemplado em dois projetos no edital CONIF n°01/2020 – Enfrentamento à Covid-19 em âmbito nacional, cada um com valor de R$ 125.000,00, isso revela a qualidade do trabalho e da pesquisa do docente, um orgulho para o nosso curso. Mesmo distantes, continuaremos juntos!

Para mais informações acesse: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3454-resultado-preliminar-edital-conif-n-01-2020-enfrentamento-a-covid-19?Itemid=609

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  • 13/05/20
  • 13h42

Haja vista a necessidade premente de consolidarmos estudos e pesquisas no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) os professores Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA) e Vantoir Roberto Brancher (IFFar), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) organizam o dossiê História, memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. O mesmo tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas que tenham como foco:
- História e memória da EPT;
- Formação e práticas docentes na EPT;
- Ensino-aprendizagem na EPT.

Maiores informações e submissões no site da revista: http://www.periodicos.ufc.br/labor/announcement/view/169.

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  • 12/05/20
  • 13h44

“Temas em Educação Profissional e Tecnológica” é o título da publicação lançada nesta semana em evento no Instituto Federal Fluminense (IFF). A obra, organizada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), Francisco das Chagas Silva Souza, e pelo professor da mesma instituição Albino Oliveira Nunes, trata de temas gerais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

“Há uma importância acadêmica (dar visibilidade a um campo da ciência que ainda é pouco pesquisado se comparado a outras áreas da educação) e também política, visto que estamos passando por uma série de reformas e a EPT vem sofrendo rebatimentos e correndo o risco de se voltar apenas à formação para o mercado ao invés de se preocupar com a formação ampla do trabalhador”, afirmou Francisco.

Composta por 15 capítulos, a maioria dos textos da coletânea foi escrita por docentes e mestrandos do ProfEPT e tem como escopo ampliar os debates sobre a modalidade de ensino. Os artigos versam sobre questões como políticas e financiamento relativos à educação profissional brasileira, formação de professores, currículo integrado e inovação em sala de aula, dentre outros.

O prefácio do livro coube à Miguel Arroyo, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O educador é uma referência quando o assunto é currículo e defensor de que a escola deve formar cidadãos.

Lançamentos – A publicação foi lançada dia 21 de agosto de 2019 em evento promovido pelo IFF, com palestra da professora Giselle Rôças que expôs o tema “Os Desafios da Pesquisa e da Pós-Graduação para os Institutos Federais”. A obra também foi lançada na reunião de gestores nacionais e coordenadores locais do ProfEPT, que foi realizada de 27 a 30 de agosto de 2019 no Instituto Federal de Brasília (IFB), e também durante o V Colóquio Nacional de Educação Profissional.

Clique para download

Notícia em: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/2918-livro-traz-abordagem-ampla-e-aprofundada-sobre-educacao-profissional-no-brasil?Itemid=609

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  • 06/05/20
  • 15h09

Título da Dissertação: A importância da extensão para a educação de jovens e adultos no ensino profissional e tecnológico

Produto Educacional: Website do Curso Técnico em Estética Integrado a EJA/EPT (Proeja) do IFFar Campus Santo Ângelo

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568725

 

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

 

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho e Dra. Mariglei Severo Maraschin

 

Resumo: A presente pesquisa buscou ressaltar a importância das ações de extensão vinculadas ao ensino e a pesquisa para a formação integral dos estudantes de um curso técnico em estética que atrela a educação de jovens e adultos (EJA) ao ensino profissional e tecnológico (EPT) através do programa Proeja. Ela foi desenvolvida durante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha-Campus Jaguari. Inicialmente, constatou-se através do levantamento de estudos anteriores, que não existiam pesquisas que atrelassem a EJA, a EPT e a extensão, em um curso técnico em estética, para a formação de profissionais e cidadãos responsáveis, éticos e autônomos. Posteriormente, realizou-se uma revisão bibliográfica para aprofundar os conhecimentos relevantes à pesquisa, que culminou com o desenvolvimento de um produto educacional tecnológico. Este trabalho teve como objetivos a criação e avaliação de um produto educacional tecnológico que contribuísse para que as atividades de extensão do curso fossem organizadas, divulgadas e realizadas na comunidade; a investigação da aceitação dos estudantes frente a esse dispositivo tecnológico; a aceitação da comunidade com relação a ele e a comparação de atividades agendadas através dele e por outros meios. Para isso, desenvolveu-se um website na plataforma WordPress, registrado sob o endereço eletrônico www.esteticaiffarroupilha.com.br. Ele abrange informações sobre o curso, instituição de ensino e ações de extensão, apresentadas através do portfólio digital que expõem as principais atividades possíveis de serem desenvolvidas pelos estudantes durante suas formações e uma linha do tempo das ações já realizadas. O website permite que os estudantes manifestem interesse para participar das atividades programadas e o contato da população para esclarecer dúvidas ou propor eventos de extensão com os professores e estudantes do curso. Após sua ampla divulgação em redes sociais, jornais, rádio, site institucional, e-mail e telefonemas, a avaliação e análise dos dados foi realizada pela metodologia quantitativa. As primeiras avaliações foram através de questionários respondidos anonimamente por uma requerente de atividade e seis servidores ligados direta ou indiretamente com a oferta de atividades de extensão e obteve resultados positivos quanto a efetividade do produto educacional para a divulgação e realização de ações de extensão na comunidade. A terceira avaliação constatou que, entre os meses de novembro de 2019 e março de 2020, realizaram-se quatro atividades através do contato pelo website, duas, através da proposição de servidores da instituição para divulgação de cursos e uma, por convite pessoal da prefeitura municipal. A quarta e quinta avaliação concluíram que a aceitação do website pelos estudantes e comunidade foram satisfatórias tendo em vista o seu pouco tempo de uso, mas que a adaptação à esta tecnologia acontecerá de maneira contínua. Assim, concluiu-se com esta pesquisa que as ações de extensão aliadas ao ensino e a pesquisa são fundamentais para a formação contextualizada, coletiva, interdisciplinar, social, profissional e consciente dos estudantes e que o produto educacional desenvolvido contribuiu para a divulgação do curso e ações de extensão, importantes na emancipação humana e percepção real de mundo para a transformação da sociedade.

 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino Profissional e Tecnológico; Estética; Extensão. 

 

Data da defesa: 14 de maio de 2020

 

Horário: 14h


Local: webconferência

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  • 27/04/20
  • 11h46

A coordenação do programa suspendeu o calendário do processo seletivo em função da pandemia do novo coronavírus.

A Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulgou um comunicado sobre a suspensão da prova de seleção, prevista para o dia 17 de maio. De acordo com a nota, a nova data para a prova e o cronograma atualizado serão divulgados com, no mínimo, quarenta dias de antecedência.

Confira comunicado na íntegra:

A Coordenação Nacional do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Edital 01/2020 –, com base no cenário nacional em virtude da Pandemia do Covid-19, consultou as Instituições Associadas ao Programa para analisar as situações de isolamento e restrições dos estados e municípios nos quais ocorrerão a prova do ENA. Com base no retorno dessa consulta, na atual situação do país, e de acordo com parecer jurídico, esta Coordenação comunica aos candidatos/as inscritos/as no ENA 2020 (Edital ProfEPT 01/2020) que o Cronograma está SUSPENSO, portanto, a Prova não ocorrerá no dia 17 de maio de 2020.

A Coordenação Nacional informa ainda que será necessário aguardar a definição do cenário nacional, pois o ProfEPT tem abrangência em todos os estados do país e a Prova do ENA deve ser realizada de forma isonômica e simultânea. Sendo assim, uma nova data para a Prova e o Cronograma atualizado serão divulgados com, no mínimo, quarenta dias de antecedência. Ressalta-se que os demais itens do Edital, tais como referências, modo de avaliação, vagas, dentre outros, estão mantidos.

 

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16431-enasuspenso2020

 

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  • 24/04/20
  • 18h28

Em breve será lançado o livro: Formação docente e a Práxis na Educação Profissional e Tecnológica, que tem a organização dos professores Vantoir Roberto Brancher e Ricardo Antonio Rodrigues do Profept do IFFAR e do professor Francisco das Chagas Silva Souza do Profept do IFCE.

 A obra foi pensada para congregar estudos e pesquisa que vem sendo produzido na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no intuito de socializar os achados de distintos programas de pós-graduação na contemporaneidade. Na obra o leitor encontrará trabalhos produzidos pelas seguintes instituições : Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM); Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte;  Instituto Federal do Amazonas ; Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Federal do Tocantins, Instituto Federal Farroupilha, Instituto Federal Goiano, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense.

A obra será publicada pela Editora Brazil Publishing e em breve poder-se-á realizar o Download gratuito junto ao site https://aeditora.com.br/

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Sumário

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  • 17/04/20
  • 08h21

Na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), realizada na última semana, foi acolhida a decisão do Comitê Gestor quanto à manutenção do Calendário Acadêmico ProfPET 2020-1. O Conselho Pleno do CONIF solicitou, entretanto, que a decisão anteriormente apresentada em Memorando (Circular ProfEPT 04/2020) fosse encaminhada por meio de Portaria com as deliberações. 

PORTARIA Nº 849, DE 14 DE ABRIL DE 2020 e Anexo I

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  • 16/04/20
  • 08h24

Título da Dissertação: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA QUE VISE A IGUALDADE DE GÊNERO NO MUNDO DO TRABALHO PARA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FARROUPILHA (IFFAR)

Produto Educacional: Intervenção Pedagógica: Uma abordagem Dialógica Sobre a Divisão Sexual do Trabalho 

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567263

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dra. Aniara Ribeiro Machado

Resumo: Há uma segregação profissional entre os cursos, consequentemente uma divisão sexual do trabalho. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é elaborar um material de apoio que vise problematizar a divisão sexual do trabalho em ambientes escolares e não escolares. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa, com as técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A técnica para obter dados foi a observação sistemática de opiniões, atuações nas atividades propostas, bem como atividade escritas. Todos os dados observados foram gravados, sistematizados e analisados reflexivamente para produção do conhecimento. A intervenção Pedagógica foi aplicada na turma do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete-RS. Como produto Educacional,  resultado desse estudo, foi um ebook intitulado: Intervenção Pedagógica: Uma abordagem dialógica sobre a Divisão Sexual do Trabalho. Esse material pode servir de apoio para qualquer professor (a), independente da área de formação, por isso é composto de duas partes: a primeira aborda aspectos teóricos históricos sobre a problemática, bem como os conceitos e que serão abordado nas dinâmicas propostas. A segunda são sugestões de dinâmicas interativas para aplicar em sala de aula. Entendo que a divisão sexual do trabalho é a consequência dos discursos proferidos sobre a mulher durante a história, e, ao mesmo tempo, a causa que mantém desigualdade de gênero no mundo do trabalho. Nesse percurso, foi destacado que entre as causas das desigualdades entre mulheres e homens está a invisibilidade das diferentes formas de opressão, bem como a naturalização das diferenças em razão de determinantes físicos e biológicos. Nesse sentido é preciso que, cada vez mais, que sejam estimulados debates sobre a desigualdade de gênero, seja em espaços escolares ou não escolares, só assim teremos uma sociedade justa e igualitária para todos.

Palavras-chave: Intervenção;  Gênero; Trabalho.

Data da defesa: 24 de Abril de 2020

Horário: 14h

Local: via Videoconferência

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  • 09/04/20
  • 15h28

Título da Dissertação: EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95/2016: AMEAÇAS E DESAFIOS AOS INSTITUTOS FEDERAIS

Produto Educacional: EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95/2016 - Perguntas e Respostas

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566203

 

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dra. Andressa Aita Ivo

 

Resumo: Este trabalho buscou investigar os efeitos do congelamento dos gastos públicos, via Emenda Constitucional nº 95/2016, no ensino médio integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A metodologia empregada contemplou uma análise crítica do discurso (ACD) com o objetivo de captar aspectos que vão além do que está escrito ou foi dito, focando na identificação de concepções de gestão pública presentes nos discursos, analisando como essas teorias aparecem no cotidiano dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para se chegar aos resultados necessários foi realizado um panorama da EPT no Brasil com o intuito de contextualizar as concepções de gestão pública, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo. O estudo contemplou ainda uma análise do impacto na oferta de bolsas de ensino, pesquisa e extensão e os desafios de manter a estrutura física e os serviços necessários para garantir um Ensino de qualidade. Por fim, foi elaborado um produto educacional que visa atender à necessidade de apresentar informações sobre a Emenda Constitucional nº 95/2016, uma vez que os entrevistados apresentaram muitas dúvidas acerca do assunto. Concluiu-se com esta pesquisa que a Emenda Constitucional nº 95/2016 compromete de maneira significativa a manutenção do projeto educacional ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

Palavras-chave: Gestão pública; Emenda constitucional nº 95/2016; Gerencialismo; Ensino médio integrado; Análise crítica do discurso.

 

Data da defesa: 17 de abril de 2020

 

Horário: 09h


Local: WEBConferência

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  • 06/04/20
  • 08h36
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