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Título da Dissertação: ATIVIDADES DESPLUGADAS SOBRE ÁLGEBRA DE BOOLE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Produto Educacional: ÁLGEBRA DE BOOLE DESPLUGADA
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739104
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz e Profa. Dra. Lenir Basso Zanon
Resumo: Esta dissertação, intitulada: “Atividades Desplugadas sobre Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica: Uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica” tem como objetivo geral analisar as características do ensino de Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), levando em conta as premissas da computação desplugada (CD) e Pedagogia Histórico Crítica (PHC), para responder o problema de pesquisa: de que forma as atividades desplugadas, pautadas na PHC, contribuem na construção de conceitos de Álgebra Booleana na EPT? Na busca por respostas, está registrado nesta Dissertação, uma fundamentação teórica embasada em documentos Institucionais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e do Curso Técnico em Informática Integrado, oferecido no Campus São Borja, bem como fundamentações da CD, da PHC do Professor Demerval Saviani e aproximações com a Psicologia Histórico-Cultural, enraizadas nas mesmas teorias Markxistas. Como fundamentação, registra-se a execução de uma Revisão Sistemática sobre CD na EPT, na perspectiva HC. Em prosseguimento, esta dissertação apresenta o planejamento e realização de uma sequência de quatro aulas, ministradas nas duas turmas de segundo ano do EMI do IFFar – Campus São Borja, pensadas dentro do ciclo da Pesquisa-ação, que permitiu a aplicação do Produto Educacional e teve como objetivo: ensinar a importância da Álgebra de Boole para a Tecnologia e a sua influência no mundo em que vivemos. Para continuidade do ciclo da Pesquisa-ação, apresenta-se a aplicação de respostas em Questionários Semiestruturados e a construção de Mapas Conceituais, por todos os estudantes da aula, bem como o registro das aulas no Diário do Professor. Nas reflexões da avaliação no ciclo da Pesquisa-ação e análise dos dados, relata-se que foi utilizada a Análise de Conteúdo, somente com os dados coletados dos participantes da pesquisa, livres e esclarecidos de acordo comdeterminações do Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) e as reflexões registradas do Diário do Professor, para buscar respostas do objetivo da pesquisa que, nesta dissertação, contém o registro descritivo de todas as informações que foram relevantes à pesquisa. Ao final da pesquisa, primeiramente, intenciona-se esclarecer que a sequência Didática, devidamente planejada, levou benefícios ao utilizar o Produto Educacional nas aulas de Hardware II, sobre a Álgebra Boole, onde, considerou-se que houve o estímulo de novos saberes. Ainda, observa-se a intenção de gerar o espírito investigativo da produção científica, ao convidarmos os Participantes da pesquisa, que são estudantes do EPT, para conhecer e refletir os resultados encontrados na mesma, através de publicações acadêmicas, que estimulam o surgimento de novas pesquisas em educação e tecnologia.
Palavras-chave: Informática na Educação; Educação Profissional e Tecnológica; Álgebra de Boole; Computação Desplugada ;Pedagogia Histórico-Crítica.
Data da defesa: 03 de novembro de 2023
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 20/10/23
- 14h03
ProfEPT divulga bibligrafia do ENA
O Exame Nacional de Acesso versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme as referências indicadas a seguir:
1. BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v.55 nº 45, 2017. p.101–126. Disponível em:https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747
2. CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e Aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://191.52.0.34/index.php/metapre/article/view/3983
3. DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383
4. ESCURRA, Maria Fernanda. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas. n 22. Ano XI., 2016. Disponível em: http://www.verinotio.org/conteudo/0.2349637776938861.pdf
5. LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, 2017, p. 847 – 856. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362
6. MACEDO, Roberto Sidnei, SÁ, Silvia Michele Macedo de. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n.1, p.324-336, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/macedo-sa.pdf
7. MACHADO, L. R. de S. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167
8. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423
9. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936
10. TRENTIN SILVEIRA, R. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação & Realidade, v. 43, n. 1, 4, 2018, p. 97–11. Disponível em:https://doi.org/10.1590/2175-623664512
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16481-bibliografia24
Publicado em Notícias
- 06/10/23
- 13h21
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, realizou na tarde do dia 05 de outubro de 2023, de forma remota, o II Seminário Local de Autoavaliação.
O Seminário de Autoavaliação é parte de um processo referente a avaliação do quadriênio 2020-2024, e tem por objetivo fomentar a implementação do sistema de autoavaliação do ProfEPT, com vistas à identificação de simetrias que constituem a especificidade de um Mestrado em Rede, de modo a qualificar a formação do discente, o trabalho docente e a produção científica e a atender aos critérios de avaliação da CAPES.
O processo de autoavaliação do ProfEPT está organizado em algumas etapas, a saber:
- Mapeamento de concepções, práticas e necessidades de todos os envolvidos no processo de autoavaliação (docentes, discentes, egressos e a coordenação local), por meio de questionários, realizados na plataforma do Observatório do ProfPET. Essa etapa foi realizada no período de 18 a 30 de outubro e teve participação de 95 pessoas vinculadas ao programa.
- Realização do Seminário local de autoavaliação com base nos dados coletados junto a plataforma do observatório, mediante a resposta aos questionários. Esta etapa foi realizada na tarde de 05 de outubro e teve a participação de 60 pessoas vinculadas ao programa. Esta ação contou também com a participação de gestores do IFFar, docentes, discentes e egressos, além da coordenação e secretaria do curso.
- Elaboração do relatório de autoavaliação, que será realizada pela coordenação local do programa com base nos dados coletados no observatório e também das discussões realizadas no seminário de autoavaliação. Este relatório será encaminhado à coordenação nacional do ProfEPT e instrumentaliza a mesma para a realização do seminário nacional de autoavaliação que acontece ainda em 2023 com a participação das 40 Instituições de Ensino que compõem o ProfEPT.
- Realização de Seminário nacional de autoavaliação, ainda no ano de 2023 para discussões e encaminhamentos relativos ao programa em nível nacional. Esta ação é coordenada pelo NAPE - Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT e permitirá a organização de planejamento estratégico do programa para o programa no próximo quadriênio.
Durante o II Seminário local de autoavaliação foram trabalhadas e exploradas dimensões que são avaliadas pela CAPES, a saber: Programa, Formação e Inserção Social, sendo que os diferentes sujeitos envolvidos no processo avaliaram indicadores e aspectos dentro destas três dimensões e, mediante estas avaliações também foram constituídas sugestões e propostas para qualificação e melhoria do programa em nível local e nacional.
A Coordenação Acadêmica Local agradece aos participantes do Seminário com a certeza que juntos estamos fazendo o programa crescer.
A seguir um registro fotográfico da atividade desenvolvida .
Publicado em Notícias
- 06/10/23
- 13h18
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, teve no mês de agosto de 2023 a qualificação de mais seis projetos de dissertação vinculados ao programa, conforme descrito a seguir.
Dia 30/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Pensamento Computacional e aprendizagem significativa aplicada à disciplina de Física”, de autoria do mestrando Felippe Flain Pires Santos, orientado pelo professor Dr. Mauricio Ramos Lutz e Coorientado pelo professor Dr. Fábio Rossi.
Dia 24/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “ O bem-estar e o mal-estar Docente: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na EBPT”, de autoria do mestrando Carlos Roberto Pereira da Costa, orientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientado pela Dra. professora Maria Rosângela Silveira Ramos.
Dia 18/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “ O que é ser negro no Brasil? Reflexões sobre os critérios de acesso à política de cotas”, de autoria da mestranda Darlene Honório Medeiros, orientada pelo professor Dr. Vantoir Roberto Brancher e Coorientado pela professora Dra. Neiva Maria Frizon Auler.
Dia 18/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos”, de autoria da mestranda Valéria Soares Rodrigues, orientada pela professora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos e Coorientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz.
Dia 17/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Dificuldades e potencialidades da atuação do tradutor intérprete de Libras - Português nos cursos técnicos integrados na EPT”, de autoria da mestranda Nicole Hack, orientada pelo professor Dr. Vantoir Roberto Brancher.
Dia 17/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Contribuições da coordenação de registros acadêmicos na formação em educação profissional e tecnológica”, de autoria da mestranda Raquel Pereira Martins, orientada pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientado pela Dra. professora Maria Rosângela Silveira Ramos.
Dos trabalhos qualificados, três pertencem a linha de pesquisa 1 “Práticas Educativas em EPT” e outros três a linha de pesquisa 2 “Organização e memórias dos espaços pedagógicos na EPT”
A coordenação e os docentes do curso parabenizam aos mestrandos que qualificaram seus projetos e desejam sucesso em suas caminhadas de pesquisa.
A seguir alguns registros fotográficos encaminhados pelos mestrandos ou extraídos das redes sociais.
https://iffarroupilha.edu.br/noticias-profept?start=100#sigProId387ee8a2c4
Publicado em Notícias
- 31/08/23
- 08h15
Título do projeto: Pensamento Computacional e aprendizagem significativa aplicada à disciplina de Física.
Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz
Coorientador(a): Dr. Fabio Diniz Rossi
Banca: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno, Dr. Sérgio da Costa Nunes
Resumo: Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFFar), linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Ele foi desenvolvido com a intenção de aliar a tecnologia com a prática educativa com o propósito de auxiliar os estudantes e docentes em sala de aula no processo da prática educativa relacionado ao ensino da Física. Visando esse objetivo, a pesquisa traz como problema: como podemos articular o pensamento computacional e a aprendizagem significativa ao ensino da disciplina de Física? Tentando responder esse questionamento surgiu esse trabalho. A proposta é desenvolver uma ferramenta utilizando o APP Inventor, aplicativo desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que seu público-alvo são os docentes da disciplina de Física do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. Ela será aplicada por meio de formulários desenvolvidos na ferramenta Google Forms. O produto educacional será um aplicativo desenvolvido pelo APP Inventor visando auxiliar os docentes da disciplina em sala de aula utilizando o pensamento computacional e o método da aprendizagem significativa para ensino da disciplina em questão.
Palavras-chave: Pensamento computacional; ensino de Física; aprendizagem significativa.
Data da qualificação: 30 de agosto de 2023
Horário: 15h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 15/08/23
- 16h45
Título do projeto: O bem-estar e o mal-estar Docente: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na EBPT.
Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dra. Daniela Copetti Santos, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Juliano de Melo da Rosa
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são instituições de educação pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, Tem como base de sua expansão atender as regiões mais necessitadas, partindo do diálogo com a comunidade local para atender as demandas necessárias, visando a verticalidade de ensino. Essa caracterização possibilita um ensino diferenciado e de qualidade para os discentes ao mesmo tempo que demanda um preparo qualificado do servidor docente, que vai atuar tanto no ensino médio, subsequente, EJA/EPT e superior. Essa demanda do ensino, somada ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão, bem como das relações intra e interpessoais em todos os segmentos na instituição, coloca o servidor docente, muitas vezes, no final de uma jornada de trabalho, em processo de exaustão física e mental, e em alguns casos, levando ao adoecimento e a solicitação para o afastamento. Neste sentido, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar os aspectos referentes ao bem-estar e ao mal-estar docente dos servidores docentes do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos. Esta pesquisa será realizada a partir do curso de mestrado PROFEPT, polo do IFFar, na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços na Educação Profissional e Tecnológica. A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa com o uso de questionários e entrevistas e a análise dos dados será realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais autores que embasam essa pesquisa são: Esteve (1999), Jesus (2007), Pereira (2016), Tenroller ( 2015) e Marchesi (2008). O produto educacional, resultado da investigação, será uma formação para os servidores docentes propondo ações relacionais mais compassivas , conscientizando os aspectos positivos da sua subjetividade e o bem-estar. As ações desenvolvidas pelo professor quando no seu estado de equilíbrio físico e mental, contribuem na educação em EPT, afirmando o trabalho como princípio educativo.
Palavras-chave: Bem-estar docente; Mal-estar docente; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da qualificação: 24 de agosto de 2023
Horário: 09:00h
Local: Auditório , Reitoria IFFar
Publicado em Notícias
- 15/08/23
- 08h10
Título do projeto: Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos
Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel
Resumo:
Esse projeto de pesquisa está inserido na linha “organização e memórias de espaços pedagógicos em Educação Profissional e tecnológica”, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que traz como questão de pesquisa: Quais são os êxitos e desafios docentes encontrados na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi? e dentro desta perspectiva, tem por objetivo geral analisar os êxitos e desafios docentes na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi, no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos, propostos são os seguintes: (a) Resgatar historicamente as concepções de avaliação na legislação brasileira; (b) Analisar as diretrizes referentes à avaliação nos documentos do IFFAR; (c) comparar a avaliação na formação acadêmica e na docência; (d) Reconhecer as concepções dos professores de matemática do IFFAR – campus Panambi, sobre recuperação da aprendizagem. Para atendimento desses objetivos, a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com a coleta de dados, a partir de entrevistas presenciais com professores, que posteriormente serão analisadas e discutidas com teóricos clássicos da educação e com recentes estudos publicados na área, ou seja, que são consideradas como exemplos ao longo do tempo, sobre aprendizagem matemática, avaliação e recuperação da aprendizagem, também se utilizados de documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e pelos institutos federais. A partir das análises, será desenvolvido um produto educacional que consiste em um ebook com o objetivo de que o professor ou a própria instituição possa divulgar para a comunidade acadêmica a relevância da recuperação da aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação.;Aprendizagem matemática; Recuperação de aprendizagem; ProfEPT.
Data da qualificação: 18 de Agosto de 2023
Horário: 14:30
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 09/08/23
- 15h59
Título do projeto: O QUE É SER NEGRO NO BRASIL?: REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ACESSO À POLÍTICA DE COTAS.
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Maria Rita Py Dutra e Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva (Suplente)
Resumo: A política de cotas raciais existe no Brasil desde 2012, através dela, é garantido o acesso de negros e indígenas a diversos níveis e modalidades de ensino. Entretanto, muito se questiona a respeito da sua aplicabilidade e dos critérios utilizados para determinar quem tem ou não direito às cotas. Foram criadas comissões nos espaços de ensino a fim de avaliar se aqueles que se apresentam como candidatos às vagas por cotas estão dentro dos critérios estabelecidos para acessá-las. Nos Institutos Federais, existem as Comissões de Verificação (Heteroidentificação) de Candidatos Autodeclarados Pretos/Pardos nos Processos Seletivos. Este estudo visa responder: Quais são os trajetos formativos e representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT? O objetivo é conhecer os trajetos formativos e as representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT. Para dar consistência à presente pesquisa, de forma mais específica, busca-se também realizar um mapeamento da produção científica acerca da política de cotas, referente ao conceito do que é ser negro no Brasil e comissões de verificação (heteroidentificação) na EPT; conhecer os trajetos formativos dos membros da comissão de verificação (heteroidentificação) na EPT; pesquisar os critérios utilizados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) para determinar se um candidato tem ou não tem direito a vaga por cota racial na EPT; identificar desafios e potencialidades vivenciados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) em implementar a lei de cotas raciais e construir um Produto Educacional a partir das demandas apontadas no intuito de qualificar os processos inclusivos para o público das cotas raciais. A pesquisa será qualitativa e faz parte da Linha de Pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Será desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas a serem realizadas após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) adotando o formato snowball.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Comitê de Heteroidentificação; Cotas étnico-raciais.
Data da qualificação: 18 de agosto de 2023
Horário: 14h
Local: Dead IFFAR
Publicado em Notícias
- 08/08/23
- 16h14
Título do projeto: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DA ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS – PORTUGUÊS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA EPT
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Tania Micheline Miorando
Resumo: Este estudo busca discutir quais são e como se constituem os trajetos formativos, os saberes, as dificuldades e potencialidades dos tradutores intérpretes de Libras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e quais são as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Esta pesquisa visa aprofundar o conhecimento sobre a profissão e a inclusão do aluno surdo, observando as potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos tradutores intérpretes de Libras – Português (TILSP) em sua atuação profissional. Desse modo, tem por objetivo geral investigar os trajetos formativos, saberes, dificuldades e potencialidades dos TILSP na EPT, assim como as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos: conhecer os trajetos formativos dos TILSP que atuam na EPT; mapear a produção científica sobre a atuação dos TILSP na EPT; investigar as dificuldades e potencialidades enfrentadas pelos TILSP na sala de aula inclusiva; elaborar um produto educacional para qualificar a atuação dos TILSP na instituição. A metodologia na pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo. Por fim, espera-se contribuir para o aprimoramento da atuação dos TILSP, promovendo uma melhor compreensão dos fatores que influenciam seu desempenho e a inclusão de alunos surdos na Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-chave: Trajetos formativos;saberes;Tradutores Intérpretes de Libras português;Práticas educativas.
Data da qualificação: 17 de agosto de 2023
Horário: 14h
Local: Diretoria de Educação a Distância da Pró Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha - Santa Maria RS
Publicado em Notícias
- 08/08/23
- 11h14
Título do projeto: CONTRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dr. Edward Frederico Castro Pessano
Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR - campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais foram criados como proposta do governo federal de qualificar o trabalho, bem como fomentar a ciência e tecnologia no país, comprometidos com a educação omnilateral, portanto, todos os profissionais nesse contexto estão envolvidos no processo educativo. Nesse viés, destaca-se a atuação dos técnicos administrativos em educação vinculados à Coordenação de Registros Acadêmicos, setor de grande importância, pois é a porta de entrada dos discentes, apoio na atuação de docentes e o contato de egressos. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido por esses profissionais emerge como ferramenta para contribuir na educação em EPT e afirmar o trabalho como princípio educativo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância do setor de Coordenação de Registros Acadêmicos para o processo educativo na Educação Profissional e Tecnológica. A fundamentação teórica apresenta autores como Pacheco, Frigotto, Ciavatta, Ramos e Grinspun que retratam as políticas públicas em EPT, o trabalho como princípio educativo e os técnicos administrativos em educação, seguindo sobre o setor Coordenação de Registros Acadêmicos na EPT. A proposta da investigação terá enfoque de pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, coletando dados através de entrevistas semiestruturadas e análise desses dados será realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Como requisito para conclusão do curso é proposto como produto educacional um ciclo de palestras com temas elencados durante a pesquisa.
Palavras-chave: Formação em Educação Profissional e Tecnológica; Técnicos Administrativos em Educação; Coordenação de Registros Acadêmicos; Trabalho como princípio educativo.
Data da qualificação: 17 de agosto de 2023
Horário: 9h
Local: Auditório da Reitoria IFFAR- Santa Maria
Publicado em Notícias
- 07/08/23
- 11h10
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