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Título da Dissertação: A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Produto Educacional: Cartilha Pedagógica da EPT
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705424
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes e Dr. Gabriel dos Santos Kehler
Resumo: Devido às dificuldades encontradas em sala de aula quanto às metodologias de ensino mais apropriadas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este trabalho propugna reflexões pedagógicas sobre a real importância da Didática na determinação das abordagens metodológicas, considerando subsidiariamente a influência simultânea das múltiplas variáveis explícitas ou subjacentes à referida relação, as quais costumam ser consideradas imprescindíveis para o êxito da empreitada educativa, investigando prioritariamente a relevância da Didática como instrumento para a formação omnilateral do aluno na EPT. Metodologicamente este trabalho consubstancia-se a partir do levantamento bibliográfico das obras aqui referenciadas que expressam as inúmeras concepções de vários autores sobre o tema “Didática”. Foi utilizado o instrumento qualitativo de coleta de dados bibliográficos, e após a compilação das obras referidas, realizou-se a análise interpretativa de seus principais conceitos e suas relações com os objetivos desse trabalho. A pesquisa bibliográfica efetuou-se a partir de livros e artigos científicos, enquanto a análise qualitativa de dados efetivou-se mediante o método dialético, pelo fato desta abordagem fornecer as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Este trabalho também contém os principais conceitos orientadores das práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da materialização de um produto educacional no formato de cartilha pedagógica, voltado principalmente para os estudantes da EPT. O referido produto educacional foi fundamentado nos conceitos de: ensino (médio) integrado, interdisciplinaridade, omnilateralidade, politecnia, trabalho como princípio educativo, ensino pela pesquisa e outras concepções importantes abordadas na área da Educação. Assim, esta escrita evidencia a imprescindibilidade da constante reflexão didática sobre as metodologias e abordagens adotadas para a eficácia na relação de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: didática; omnilateralidade; politecnia
Data da defesa: 04 de agosto de 2022
Horário: 10h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 22/07/22
- 10h29
O ProfEPT publica hoje Edital que visa o credenciamento de docentes permanentes no Programa. O edital servirá para completar o quadro de vagas de professores por Instituição Associada e apresenta 60 vagas distribuídas por vinte e oito instituições.
O Programa tem buscado cumprir a meta de propiciar formação de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros e, para isso, torna-se necessário completar o seu quadro de vagas docentes, garantindo, inclusive, a ampliação de vagas de orientação para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA).
Data de publicação do Edital | 04/07/2022 |
Período de Inscrições | 04/07/2022 a 05/08/2022 |
Resultado Parcial | 17/08/2022 |
Recursos | 18/08/2022 |
Resultado final | 23/08/2022 |
* período alterado a partir da Retificação do Edital publicada em 27/07/2022
EDITAL, ANEXOS e RESULTADOS
Edital (formato .pdf - tamanho 841kb) - divulgado em 04/07/2022
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 272kb) retificado em 27/07/2022
Anexo 2 - Formulário de inscrição (formato .docx - tamanho 203kb)
Anexo 3 - Declaração (formato .docx - tamanho 192kb)
Anexo 4 - Formulário de pontuação (formato .docx - tamanho 196kb)
Anexo 5 - Carta de anuência (formato .docx - tamanho 188kb)
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 574kb)
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16466-docente22s
Publicado em Editais
- 04/07/22
- 11h05
O ProfEPT publica hoje Edital que visa o credenciamento de docentes permanentes no Programa. O edital servirá para completar o quadro de vagas de professores por Instituição Associada e apresenta 60 vagas distribuídas por vinte e oito instituições.
O Programa tem buscado cumprir a meta de propiciar formação de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros e, para isso, torna-se necessário completar o seu quadro de vagas docentes, garantindo, inclusive, a ampliação de vagas de orientação para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA).
Data de publicação do Edital | 04/07/2022 |
Período de Inscrições | 04/07/2022 a 05/08/2022 |
Resultado Parcial | 17/08/2022 |
Recursos | 18/08/2022 |
Resultado final | 23/08/2022 |
* período alterado a partir da Retificação do Edital publicada em 27/07/2022
EDITAL, ANEXOS e RESULTADOS
Edital (formato .pdf - tamanho 841kb) - divulgado em 04/07/2022
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 272kb) retificado em 27/07/2022
Anexo 2 - Formulário de inscrição (formato .docx - tamanho 203kb)
Anexo 3 - Declaração (formato .docx - tamanho 192kb)
Anexo 4 - Formulário de pontuação (formato .docx - tamanho 196kb)
Anexo 5 - Carta de anuência (formato .docx - tamanho 188kb)
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 574kb)
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16466-docente22s
Publicado em Editais
- 04/07/22
- 10h19
Título da Dissertação: ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.
Produto Educacional: GUIA DIDÁTICO PRÁTICAS INICIAIS DE ROBÓTICA COM ARDUINO APLICADA A ELETRODINÂMICA
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704762
Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. Sergio da Costa Nunes
Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca investigar a utilização da robótica educacional com as TIC (tecnologia de informação e comunicação) e a plataforma Arduino, através do desenvolvimento do produto educacional: Guia Didático Práticas Iniciais de Robótica com Arduino Aplicada a Eletrodinâmica com o propósito de estimular o ensino e a aprendizagem de conteúdos sobre eletrodinâmica pertencentes à disciplina de física do 3° ano do ensino médio integrado do IFFAR. Este trabalho também busca ressaltar a importância de relacionar a teoria com a prática em sala de aula de forma interconectada e próxima do cotidiano do aluno pertencente ao ensino médio integrado através do uso em sala de aula das TIC (celular, computador, software de simulação computacional, entre outros). Para viabilizar esta condição, foi desenvolvido um Guia didático sobre o uso da robótica educacional que será avaliado por professores de física do ensino médio integrado do IFFar campus Jaguari e Santa Rosa para avaliar sua usabilidade. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, através de pesquisa-ação, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário desenvolvido na plataforma Google Forms. Com a posterior análise e interpretação dos dados utilizando o método de análise: System Usability Scale (SUS) para mensurar a usabilidade e aceitabilidade do Guia Didático por parte dos Docentes em física.
Palavras-chave: Robótica educacional; Eletrodinâmica; Guia didático.
Data da defesa: 08 de julho de 2022
Horário: 14:00
Local: Auditório da Reitoria
Publicado em Notícias
- 24/06/22
- 13h16
Título da Dissertação: PERSPECTIVA DA CERTIFICAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA EM UMA UNIDADE MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Produto Educacional: Curso de Formação Continuada de Extensão - Auxiliar de Cozinha
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704747
Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dr. Fábio Diniz Rossi e Dr.Gustavo Pinto da Silva
Resumo: O Sistema de Ensino do Exército Brasileiro possui diversas especializações, as quais objetivam formar e aperfeiçoar recursos humanos que atuarão na própria instituição. Dessa forma, desenvolver uma proposta de Curso de Formação Continuada de Extensão, na modalidade de educação profissional, em parceria do Exército Brasileiro com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul-RS – configura-se como uma excelente oportunidade de formação e desenvolvimento dos alunos. Os integrantes do serviço militar, por ter um caráter obrigatório, apresentam-se como um extrato fiel da sociedade, por se tratar de um público muito heterogêneo, seja pelo aspecto social, cultural ou mesmo financeiro. As políticas de qualificação desenvolvidas pelo Exército associadas ao Instituto Federal Farroupilha podem auxiliar na compreensão dos conhecimentos sistematizados historicamente, na integração da teoria com a prática, e na inserção desses militares no mundo do trabalho após o serviço militar. Neste cenário, a pesquisa tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um curso profissionalizante de extensão IFFar e Exército Brasileiro, detectando os fatores que influenciam no interesse dos alunos pelos cursos profissionalizantes, o perfil dos jovens alistados e dos que prestam Serviço Militar Obrigatório, a importância dos cursos de capacitação para a vida profissional dos alunos e analisar o processo de construção dos cursos profissionalizantes, apontando aspectos positivos e negativos a partir das percepções dos alunos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso no 9º Batalhão Logístico em Santiago-RS, com os militares ingressantes da turma de 2021 que realizaram um curso profissionalizante, com o tema Curso de Formação Continuada de Extensão – Auxiliar de Cozinha. Perante os resultados conclui-se que o interesse pelos cursos não se resume ao diploma, e sim ao papel que essa oportunidade de qualificação representa para o ingresso no mundo do trabalho, praticamente 60% dos jovens, que ingressam no exército todos os anos na região deste estudo, não concluíram o Ensino Médio. Neste sentido, a importância está em ampliar as possibilidades de crescimento intelectual, social e mesmo financeira com novas oportunidades de formação. Como aspecto positivo encontramos a possibilidade de que ao concluírem seu tempo de serviço militar eles possam retornar a sociedade mais qualificados, com a realização de cursos de extensão, com vistas ao desenvolvimento integral do ser humano, resolução de problemas concretos, geração de idéias e oportunidades de capacitação, de modo que os conteúdos e experiências vivenciados tenham relevância em seu cotidiano, expandindo-se inevitavelmente para suas vidas.
Palavras-chave: Sistema de Ensino do Exército Brasileiro; Formação Profissional; Curso de Formação Continuada de Extensão.
Data da defesa: 08 de julho de 2022
Horário: 09h
Local: Auditório da Reitoria do IFFar - Santa Maria
Publicado em Notícias
- 24/06/22
- 09h01
Título do projeto: PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFFAR: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES
Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Historicamente, a evasão escolar está no rol dos problemas enfrentados pela educação brasileira. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa realidade não é diferente e vários estudos têm apontado os principais fatores que levam a esse abandono estudantil. Nesse sentido, com vistas à superação ou mitigação das causas que levam à evasão e retenção, desde o ano de 2013, a partir de um trabalho de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), junto à alguns Institutos Federai de Educação (IFs), que culminou na expedição do Acórdão nº 506/2013, várias ações estão sendo realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), principalmente, junto aos IFs, no sentido de fortalecimento da relação estudante - escola, garantindo a permanência e o êxito desses jovens durante o seu percurso formativo. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa se insere nas discussões acerca do fortalecimento da EPT e visa o estudo do Planos Estratégicos de Permanência e Êxito elaborados pelos IFs, com foco no Programa de Permanência e Êxito (PPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), tendo por objetivo, analisar as ações propostas pelo PPE com enfoque à sua implementação e aplicação prática. A pesquisa é de carater qualitativa e quantitativa com a investigação documental e bibliográfica. Para a análise dos dados se utilizará a Matriz Analítica, adaptada de Minuzzi e Coutinho (2020) e a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). A partir da análise dos dados coletados e dos resultados obtidos, será elaborado um produto educacional, cuja proposta é a construção de uma minuta atualizada do documento do PPE do IFFar, incluindo-se a proposição de mecanismos e/ou ferramentas para o monitoramento e avaliação das ações contidas no programa, com vistas à sua continuidade e fortalecimento.
Palavras-chave: Educação Profissional; Permanência e Êxito; Avaliação e Monitoramento
Data da qualificação: 07 de julho de 2022
Horário: 09h
Local: Reitoria do IFFar - Santa Maria
Publicado em Notícias
- 23/06/22
- 13h10
Título do projeto: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EPT: Processos de Ensino e Aprendizagem dos Estudantes com Deficiência Intelectual
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes
Resumo: Este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: quais são as práticas educativas necessárias para a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual (DI) durante a formação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste sentido delineou-se o seguinte objetivo geral: conhecer as práticas educativas organizadas no curso técnico integrado EPT para os estudantes com deficiência intelectual. E como objetivos específicos: identificar as possíveis adaptações (curriculares/pedagógica) sistematizadas aos estudantes com DI; conhecer a perspectiva docente quanto aos desafios enfrentados para formação dos estudantes com DI; mapear as principais práticas educativas implementadas aos estudantes com DI; construção de um Produto educacional a partir das demandas/lacunas resultantes da investigação. A metodologia dessa investigação tem caráter qualitativo, em razão de viabilizar a reflexão acerca do processo pedagógico para a EPT dos estudantes com DI. Para a realização da pesquisa serão adotadas entrevistas semiestruturadas, as quais serão gravadas e transcritas e analisadas através do método Análise de Conteúdo. As repercussões consequentes desta pesquisa, além de nos proporcionar o conhecimento científico, viabilizarão a construção de um produto educacional, sendo este um curso de formação continuada que será disponibilizado em uma plataforma digital aos professores da EPT que manifestarem interesse em participar.
Palavras-chave: Práticas Educativas; Educação Profissional; Deficiência Intelectual
Data da qualificação: 06 de julho de 2022
Horário: 14h
Local: Diretoria de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha.
https://www.youtube.com/watch?v=56KsM5vTHow
Publicado em Notícias
- 23/06/22
- 11h40
Título do projeto: Práticas Educativas para estudantes Surdos: possibilidades de inclusão na EPT.
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Liliane Ferrari Giordani
Resumo: As práticas educativas direcionadas ao ensino de estudantes surdos em espaços de inclusão na educação básica profissional é um campo de estudo relativamente recente e ainda pouco explorado nos espaços de educação dos Institutos Federais. Considerando a importância das práticas educativas como capacidade de proporcionar mudanças significativas no processo de quem ensina e de quem aprende, surgiu a presente proposta de investigação. Esta proposta visa conhecer as práticas educativas ofertadas aos estudantes surdos, e quais as possíveis repercussões em seu processo de inclusão, diante ao ensino e aprendizagem na educação básica, em Cursos Técnicos oferecidos por Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas educativas ministradas aos estudantes surdos nos cursos de ensino integrado no Instituto Federal Farroupilha, situado no estado do Rio Grande do Sul. E como objetivos específicos em mapear as principais práticas educativas ofertadas, e identificar os possíveis desafios encontrados entre docentes e discentes a fim de proporcionar uma análise reflexiva das compatibilidades de representações relacionais que se constituem nos espaços educacionais investigados. Este estudo está vinculado à linha de pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. E traz como proposta final a criação de um produto educacional, a partir das narrativas das dificuldades/necessidades apontadas pelos colaboradores no decorrer da pesquisa, com vistas a contribuir na qualidade ofertada no processo de ensino para os estudantes surdos em contexto de inclusão na EBPT. A investigação terá como encaminhamento metodológico a abordagem de base qualitativa, e terá como base na condução investigativa de coleta de dados a análise de conteúdo, a partir de entrevista semiestruturada.
Palavras-chave: Práticas Educativas; Educação de Surdo; Inclusão na EPT.
Data da qualificação: 06 de julho de 2022
Horário: 09h
Local: Diretoria de Educação a Distância da Pró Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha- Santa Maria
Publicado em Notícias
- 23/06/22
- 08h33
Defesa de dissertação de mestrado sobre leitura no currículo integrado aconteceu no ProfEPT do IFFar
No dia 15 de junho de 2022, às 14h aconteceu no Campus Jaguari mais uma defesa de dissertação junto ao ProfEPT - Polo do IFFar. A mestranda Karina da Silva Leal Machado defendeu a dissertação intitulada “Leitura no currículo integrado: potencialidades para a formação crítico-reflexiva dos estudantes”. Na ocasião a mestranda também apresentou o produto educacional “Acolhida literária: Guia de Incentivo ao hábito da leitura para Estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado do IFFAR - Campus Frederico Westphalen”, desenvolvido como requisito para o título de mestre em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Letícia Brittes e coorientada pela Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, ambas docentes do quadro permanente do programa no IFFar. O produto educacional desenvolvido pela mestranda Karina encontra-se acessível no link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703757para quem desejar acessar o mesmo e conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela mestranda. A coordenação e a Comissão Acadêmica Local parabeniza a Karina e suas orientadoras pelo brilhante trabalho desenvolvido e deseja que a mesma tenha muito sucesso na sua caminhada como mestra em Educação Profissional e Tecnológica.
Publicado em Notícias
- 20/06/22
- 14h56
Ainda que estejamos num momento desafiador pelo pouco incentivo e os cortes que atingiram diretamente as Universidades Públicas e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - ProfEPT tem buscado cumprir as metas propostas no seu planejamento estratégico. Uma destas metas é a ampliação das vagas para ingresso discente buscando popularizar cada vez mais os conhecimentos relacionados à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e também possibilitar maior acesso de pessoas a qualificação em cursos de Pós-Graduação, gratuitos e de qualidade. Assim, a partir do desenvolvimento de estratégias e atividades qualificadas e, mediante os resultados exitosos da primeira quadrienal (2017-2020) a Comissão Acadêmica Local do ProfEPT - polo do IFFar lotado junto ao Campus Jaguari pleiteou e aprovou junto a Comissão Acadêmica Nacional a ampliação do número de docentes com a consequente ampliação de discentes. Nos próximos dias teremos a divulgação de um novo edital de credenciamento docente com mais 2 vagas, totalizando assim 14 docentes vinculados ao programa. Com isso, no próximo Exame Nacional de Acesso – ENA serão ofertadas mais 4 vagas para discentes, totalizando 28 vagas divididas em 14 destinadas à ampla concorrência e 14 aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Publicado em Notícias
- 15/06/22
- 11h45
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