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Título do projeto: CONTRIBUIÇÕES DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA CONCRETIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Banca: Dra. Neiva Maria Frizon Auler, Dr. Ascísio dos Reis Pereira

Resumo: A pesquisa investiga sobre as possíveis contribuições da curricularização da extensão para a formação integral na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Com isso, o problema de pesquisa é: “Como a curricularização da extensão pode contribuir para a concretização da formação integral na EPT?” A coleta de dados dár-se-a primeiramente através de pesquisa bibliográfica e, em um segundo momento, através da análise de três projetos de extensão do IFFar Campus FW, seguido de entrevista semi-estruturada com coordenadores/coordenadoras desses projetos. Para análise dos dados produzidos optou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) com o objetivo de compreender as diferentes concepções de extensão, formação integral e currículo integrado presentes na legislação, nos documentos formais da instituição, que dão as diretrizes para a curricularização da extensão, e em projetos de extensão propostos no Campus do IFFar/FW. Como produto educacional será elaborado um site, que visa sistematizar e compartilhar reflexões sobre a pesquisa desenvolvida com a comunidade acadêmica e comunidade externa, buscando uma maior participação nas decisões e estruturação dos projetos de extensão.

Palavras-chave: Extensão universitária; Formação integral; Curricularização da extensão

Data da qualificação: 30 de outubro de 2020

Horário: 14h00min

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/anpKxAIN9i4

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  • 22/10/20
  • 16h29

Título do projeto: Trajetória do Instituto Federal Farroupilha campus SVS: uma análise a partir do curso técnico em agropecuária

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica- EPT desde a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul – EAF SVS, até o Instituto Federal Farroupilha campus São Vicente do Sul - IFFAR campus SVS a partir do curso técnico em agropecuária. Busca realizar um resgate histórico no decorrer do período de 1995 a 2009, identificar ex-gestores, desafios e fatos marcantes; egressos, atuais servidores, reconhecer a trajetória formativa pessoal e profissional. No referencial teórico será contextualizado o histórico da EPT, das Escolas Agrotécnicas Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs até a institucionalidade IFFar assim como do curso técnico em agropecuária. Tais temas são de suma importância para entender e valorizar a história e trajetória sexagenária do campus como instituição de ensino na formação de estudantes e profissionais em nível regional, suas mudanças e seu crescimento na oferta de cursos e vagas. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa do tipo estudo de caso histórico-organizacional. A coleta de dados será através de fontes documentais nos setores da instituição, entrevista semiestruturada com ex-gestores do período proposto e questionário com egressos que hoje fazem parte do quadro de pessoal do campus. Na verificação dos dados coletados será utilizada a abordagem da análise textual discursiva-ATD. Com base nos resultados obtidos será proposto um produto educacional que permita maior visibilidade histórica e reconhecimento da instituição como pública, gratuita e de qualidade para formação de técnicos e cidadãos.

Palavras-chave:  Instituto Federal Farroupilha; Técnico em agropecuária; Trajetória

Data da qualificação: 29 de outubro de 2020

Horário: 14h

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/JPCoyQH0EkM

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  • 22/10/20
  • 11h07

Título do projeto: DESAFIOS E DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO
MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Rita de Cássia Pistóia Mariani

Resumo: Diante da percepção de um número significativo de discentes que ingressam no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Curso em Eventos e em Informática, que enfrentam dificuldades e desafios no processo de ensino-aprendizagem de matemática, busca-se com este trabalho investigar e refletir sobre quais são as causas que podem estar contribuindo para acentuar está problemática, visando refletir sobre os fatores que podem colaborar para a reprovação na respectiva disciplina e por consequência levar a evasão e/ou transferência institucional. Pretende-se atingir este objetivo por meio de estudos bibliográficos em livros e artigos científicos; por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos supracitados e ainda por meio da técnica de roda de conversa, promovendo um diálogo entre docentes e lideranças representativas dos discentes do 1º ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados será por meio do método de triangulação, considerando ser uma combinação de metodologias diferentes para analisar o mesmo fenômeno. Com base, nesta análise pretende-se desenvolver um produto educacional que oportunize demonstrar que é possível que ocorra a compreensão de conhecimentos relacionados a disciplina de matemática, sendo menos desafiador e minimizando as adversidades.

Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino-aprendizagem; Desafios e dificuldades

Data da qualificação: 28 de outubro de 2020

Horário: 15h e 30 min

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/G0BGjxJzVHU

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  • 22/10/20
  • 10h12

Título do projeto: PROEJA EM COMÉRCIO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: Assumindo um compromisso com a construção de uma nação democrática e atendendo aos programas governamentais de formação profissional e combate às desigualdades estruturais, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam cursos profissionalizantes nas modalidades de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A formação de trabalhadores e cidadãos no Brasil é marcada pela dualidade estrutural. Divisão entre Capital e Trabalho. Perseguir um modelo de sociedade com um sistema educacional mais acessível e igualitário à educação básica, pública, gratuita, unitária, omnilateral e de qualidade, propondo uma ruptura entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática, é passo importante para a formação de sujeitos éticos, autônomos, críticos, com maior autoestima, preparados para o mundo do trabalho. Consideramos que a educação profissional deva seguir caminho contrário do discurso hegemônico de que a escola pública deve ofertar formação profissional para o pobre de forma a prepará-lo para o trabalho. O grande desafio é compreender as características de cada sujeito considerando sua identidade única e o que carrega consigo através de sua trajetória de vida, estimulando suas potencialidades e construindo saberes para ampliação de horizontes para que se vislumbre um projeto de vida próprio e próspero, com ética, zelo ao próximo e consciência dos seus direitos e deveres perante a sociedade. Busca-se observar os efeitos na emancipação do cidadão-trabalhador, ao qual percorreram trajetórias formativas na perspectiva da formação integral que emancipa e liberta. Dessa forma, o presente projeto tem como Objetivo Geral: Analisar a trajetória profissional e as mudanças de vida que o curso promoveu aos egressos do PROEJA em Comércio (nível médio) do IFFar – Campus Júlio de Castilhos. Como produto educacional a ideia é elaborar um e-book que conte as histórias de vida de pessoas que fizeram o curso e elevaram suas concepções de vida e de sociedade/mundo. A pesquisa é de caráter qualitativo com uso de investigação bibliográfica, documental e de campo com questionários e entrevistas. A análise dos dados será realizada a luz da análise textual discursiva (ATD).

Palavras-chave: PROEJA; EJA EPT; Mundo do Trabalho.

Data da qualificação: 28 de outubro de 2020

Horário: 13h30min


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/IEGj6iCMUt4

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  • 20/10/20
  • 13h51

Título do projeto: O PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: perspectivas para o pós-pandemia

Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: A evasão e retenção são uma realidade em todas as instituições, independentemente dos níveis de ensino, tendo isso em vista, o presente projeto busca analisar o Programa de Permanência e Êxito (PPE), desenvolvido pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A perquisa está vinculada à linha de , do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar - Campus Jaguari. O objetivo principal deste trabalho é examinar as ações apresentadas no Programa Permanência e Êxito, considerando o retorno às aulas, após um período de pandemia, em que o ensino se dará em um modelo híbrido. A pesquisa será do tipo documental e qualitativa, buscando analisar o atual Plano de Permanência e Êxito, verificando as possibilidades de execução das ações em um modelo à distância e elaboração de propostas de ações que possam ser mais eficientes.

Palavras-chave: Permanência e êxito; educação profissional e tecnológica; evasão
escolar.

Data da qualificação: 27 de outubro de 2020

Horário: 14h

Local: Videoconferência

 

Transmissão: https://youtu.be/uzSvQo1OXXQ

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  • 20/10/20
  • 09h19

Título do projeto: OS CONCEITOS DA ONTOLOGIA, DA OMNILATERALIDADE E DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma reflexão a partir do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dr. Celso Ingo Henz

Resumo: A presente pesquisa busca compreender como os principais conceitos das teorias da educação básica, profissional e tecnológica, que trazem o trabalho como um princípio educativo, se relacionam com os conceitos que definem a cultura organizacional da instituição. Busca compreender, através de um estudo de caso e de uma pesquisa qualitativa, como os conceitos que embasam o tema da educação básica, profissional e tecnologia se apresentam e são assimilados pelos profissionais da educação que atuam na instituição, no sentido de tornarem-se componentes da cultura organizacional institucional. Os resultados finais devem demonstrar como os principais conceitos e fundamentos da educação básica, profissional e tecnológica se relacionam com a cultura organizacional da instituição, e como ela é entendida e assimilada. A pesquisa deverá, em seu final, desenvolver um produto educacional, de caráter pedagógico auxiliar, que poderá ser apresentado aos novos  profissionais de educação que ingressarem na instituição, assim como também poderá ser utilizado pelos servidores que nela já atuam, quando participantes de projetos de reciclagem profissional.

Palavras-chave: Educação Básica, Profissional e Tecnológica. Ensino Integrado. Cultura Organizacional.

Data da qualificação: 23 de outubro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/iuiEC1mLPQs

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  • 19/10/20
  • 10h22

Título do projeto: O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Dr. Denilson Rodrigues da Silva

Resumo: O pensamento computacional é uma habilidade capaz de auxiliar na formulação, compreensão e resolução de problemas da vida cotidiana. Trata-se, portanto, de uma aptidão importante para todas as pessoas (WING, 2006). Assim, a pesquisa traz como problema: o desenvolvimento de aplicativos móveis por meio da programação baseada em blocos com App Inventor proporciona a construção do pensamento computacional e colabora com a aprendizagem de programação na educação profissional e tecnológica? No intuito de desenvolver o pensamento computacional, propomos uma sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV et al., 2011) sobre o ensino de programação de aplicativos móveis. A metodologia da pesquisa é quali-quantitativa, assumindo o formato de um estudo de caso com um grupo de 20 alunos do Curso Superior de Licenciatura em Computação do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo/RS. Os dados da pesquisa serão gerados por meio de questionários e testes para entender se ocorre ou não o desenvolvimento do pensamento computacional. Utiliza-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) como procedimento de tratamento dos dados. O produto educacional será constituído pela sequência didática com o intuito de contextualizar o conhecimento à realidade dos alunos e de construir aplicativos móveis que serão, posteriormente, avaliados através da ferramenta web CodeMaster para entender as habilidades desenvolvidas do pensamento computacional.

Palavras-chave: Pensamento Computacional; Sequência Didática; Aplicativos Móveis.

Data da qualificação: 23 de outubro de 2020

Horário: 9h


Local: Videoconferência

 

Transmissão: https://youtu.be/mXs3o8x0A88

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  • 16/10/20
  • 09h38

Título do projeto: O PAPEL SOCIAL  DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO  IFFAR-CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL: UM OLHAR SOBRE O PROEJA 

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: O presente estudo tem como proposta analisar o papel das políticas públicas educacionais implantadas no Instituto Federal Farroupilha, campus São Vicente do Sul, especialmente o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).  A ideia é de compreender o papel social desse programa na comunidade local e regional, identificando, descrevendo e analisando alguns aspectos das políticas públicas implantadas com olhar especial sobre o PROEJA na perspectiva dos ex alunos do PROEJA-Técnico em Agroindústria, a partir de uma metodologia de abordagem qualitativa. Busca-se, ainda, compreender a partir da caracterização das experiências dos ex alunos, os significados por eles atribuídos  referente a sua participação no PROEJA por meio de suas atividades relacionadas ao programa. Os sujeitos pesquisados serão os ex alunos do curso Técnico em Agroindústria (PROEJA) nos anos de 2017 a 2019. Para se atingir os objetivos propostos, a metodologia a ser empregada para a coleta de dados consistirá na realização de entrevistas semiestruturadas e da análise documental. O levantamento de dados será apresentado de maneira quanti-qualitativa e com análise textual dos mesmos. Como metodologia analítica das informações será utilizada a Análise Textual Discursiva. Espera-se, com a realização da pesquisa, delinear a efetividade na execução do programa e reconhecer as necessidades de adequação ou possíveis mudanças na sua realização.

Palavras-chave: Ensino Integrado; Educação Profissional; PROEJA.   

Data da qualificação: 21 de outubro de 2020

Horário: 14h

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/dX1ExI4oiZc

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  • 15/10/20
  • 10h37

Título do projeto: A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Gabriel dos Santos Kehler

Resumo: Devido às dificuldades encontradas em sala de aula quanto às metodologias de ensino mais apropriadas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem, este trabalho busca questionar a real importância da didática sobre a determinação das abordagens metodológicas na EPT, considerando subsidiariamente a influência simultânea de outras variáveis que costumam ser consideradas imprescindíveis para o sucesso da atividade educativa. Também objetiva investigar a relevância da didática como instrumento para a formação omnilateral do aluno na EPT. Pretende-se atingir este objetivo através do levantamento bibliográfico das obras afins que expressam as múltiplas concepções de vários autores sobre o tema “Didática”. Este projeto utilizará o instrumento qualitativo de coleta de dados bibliográficos, e após a realização do levantamento das obras, será feita a análise interpretativa dos conceitos tratados e suas relações de pertinência com o sujeito e o objeto do conhecimento. Esta pesquisa bibliográfica será desenvolvida a partir de um material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. A análise qualitativa de dados será efetivada mediante o método dialético, pelo fato de fornecer as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Este projeto também abrigará os principais conceitos orientadores das práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da materialização de um produto educacional no formato de cartilha pedagógica, voltado principalmente para os professores que lecionam na EPT. O referido produto educacional será fundamentado nos conceitos de: ensino (médio) integrado, interdisciplinaridade, omnilateralidade, politecnia, trabalho como princípio educativo, ensino pela pesquisa e outros conceitos significativos muito usados na área da Educação. Assim, este projeto evidenciará a imprescindibilidade da reflexão didática sobre as metodologias docentes para a eficácia na relação de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: didática; educação; ensino-aprendizagem.

Data da qualificação: 28 de setembro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/61hXm4pyAPE

Convite Carlos

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  • 25/09/20
  • 13h49

Título da Dissertação: CURRÍCULO INTEGRADO E AS PRODUÇÕES DISCURSIVAS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Produto Educacional: Proposta de formação permanente com ênfase nas associações entre teoria e prática apresentadas pelos PPCs dos cursos de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal Farroupilha

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574949

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dr. Joacir Marques da Costa

Resumo: Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, e, conforme seu regulamento, integra-se à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, além de alinhar-se ao Macroprojeto 5, o qual trata da organização do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo investigar como a relação entre teoria e prática é apresentada nos projetos pedagógicos de dois cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha – Campus Avançado de Uruguaiana: Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O instrumento de geração de dados foi a leitura e organização das produções discursivas registradas nos documentos que integram os Processos de Criação e de Reformulação dos referidos cursos, e nos seus Projetos Pedagógicos de Curso. Para a análise dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise Crítica de Discurso, durante a qual percebemos que, dentre os principais resultados obtidos, a questão que mais nos preocupou foi a fragilidade no entendimento dos princípios de integração curricular. O fato de resumir as diversas formas de integração em realização de Práticas Profissionais Integradas, sendo que uma grande parte dos documentos em análise se preocupa com a correta execução dessa metodologia, resulta na burocratização do processo de ensino aprendizagem. Essa e as demais discussões dos resultados revelaram as limitações dos documentos analisados (PPCs) e inspiraram o desenvolvimento do Produto Educacional intitulado Proposta de formação permanente com ênfase nas associações entre teoria e prática apresentadas pelos PPCs dos cursos de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal Farroupilha. Trata-se de um projeto pioneiro nos Institutos Federais, cujo objetivo geral é compreender os fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica necessários para concretização do currículo integrado. Nossa expectativa é de que esse curso de formação permanente impulsione a autorreflexão sobre o trabalho dos participantes, em especial dos professores e, consequentemente, desperte o interesse pelas práticas pedagógicas integradoras, incentivando esforços coletivos para proporcionar aos educandos o direito a um ensino com foco na formação humana integral e assim fortalecendo os objetivos institucionais. Acreditamos que os próprios Projetos Pedagógicos de Curso devam estimular o processo de integração entre as disciplinas do ensino básico e de formação profissional, ou seja, tornar indissociáveis a teoria e a prática, e apontar as possibilidades de integração, de acordo com as especificidades de cada curso. Referimo-nos aqui à qualificação de cada PPC e sua implementação na prática, tornando-o uma base sólida e confiável para o trabalho docente diário.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Currículo Integrado. Ensino Médio. Análise Crítica de Discurso

Data da defesa: 24 de setembro de 2020

Horário: 15h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/adSg85AwoOs

Convite Ingrid

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  • 18/09/20
  • 11h09
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