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Título do projeto: Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais: reflexões sobre práticas educativas em uma turma da EJA/EPT

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A  presente pesquisa é vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), desenvolvido no IFFar - Campus Jaguari/RS, investiga o uso da Resolução de Problemas e das Tecnologias Digitais para melhorar a aprendizagem de Geometria em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à EPT. A motivação para esta pesquisa surgiu da necessidade de abordagens alternativas no ensino de Matemática, após experiências como bolsista e estagiário em escolas de Educação Básica, onde muitos estudantes enfrentavam dificuldades em aplicar os conceitos matemáticos em suas vidas diárias. Por meio de revisão bibliográfica e experiências anteriores, foram identificadas a Resolução de Problemas (RP) e as Tecnologias Digitais como possíveis soluções para essa questão. Durante o mestrado, serão aprofundados os conhecimentos sobre a importância da integração entre trabalho, ciência e cultura na formação integral dos estudantes. Esta compreensão inspirou o interesse em aplicar a RP e as Tecnologias Digitais na aprendizagem de Geometria, visando superar obstáculos e promover a emancipação humana dos alunos do EJA/EPT. Os objetivos desta pesquisa incluem a identificação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes do EJA/EPT na aprendizagem de Geometria, a análise da percepção dos alunos sobre o uso dessas metodologias, a contribuição para o aprimoramento das práticas pedagógicas no contexto do EJA/EPT e o desenvolvimento, aplicação e avaliação de atividades que integram a aprendizagem de Geometria com as Tecnologias Digitais e a RP, visando a formação integral e a atuação cidadã dos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, que será desenvolvida no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Os participantes incluem estudantes e um professor do Curso Técnico em Eletromecânica, integrado ao Ensino Médio, modalidade EJA/EPT. Utilizando pesquisa bibliográfica, observação participante e questionários como instrumentos, os dados serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa segue os princípios éticos, obtendo consentimento dos participantes e identificando possíveis riscos, visando contribuir para o aprimoramento das competências em Geometria e abordagens pedagógicas na comunidade educacional. Desta forma, esta pesquisa busca não apenas melhorar o ensino de Geometria, mas também promover uma abordagem pedagógica mais inclusiva e eficaz para os estudantes do EJA/EPT, integrando a tecnologia e a RP como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento educacional e humano.

Palavras-chave: Aprendizagem de Geometria; Tecnologias digitais; EJA/EPT.

Data da qualificação: 10 de maio de 2024

Horário: 15h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Willian T6

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  • 30/04/24
  • 09h00

Título do projeto: Entre Memórias e Fatos: Olhares Sobre a Implementação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja.

Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dr. Diogo Franco Rios

Resumo: Esta pesquisa será desenvolvida junto ao Mestrado em Educação Profissional PROFept-IFFar- Campus Jaguari, dentro da Linha de Pesquisa de Memórias e Organização da Educação Profissional e Tecnológica, Macro Projeto 4, História e Memória no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Seu objetivo é investigar quais são as memórias e quais foram os desafios enfrentados pelos primeiros servidores do IFFar/SB, bem como quais compreensões eles possuem sobre a missão institucional entre os anos de 2010 e 2011. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada em forma de estudo de caso, que irá se desdobrar em análise documental, bibliográfica e registro da história oral. Como produto educacional, pretende-se elaborar um documentário composto pelos documentos, entrevistas, mensagens de antigos servidores e demais memórias levantadas por meio da pesquisa, o qual será aplicado e avaliado pela comunidade escolar do IFFar Campus São Borja.

Palavras-chave: Memória; História; Implementação de Campus

Data da qualificação: 10 de maio de 2024

Horário: 13h30min

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Marcelo T6

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  • 29/04/24
  • 15h25

Título do projeto: Práticas educativas transformadoras: promovendo a Educação Financeira em uma turma da EJA/EPT

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A Educação Financeira visa capacitar indivíduos com o conhecimento, as ferramentas e as habilidades comportamentais necessárias para garantir a segurança e a liberdade financeiras, que permitem a conquista de sonhos e objetivos ao longo da vida. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo principal implementar a Educação Financeira entre estudantes de uma turma da EJA/EPT, de nível médio, uma vez que, em geral, esse público trabalha e é responsável por seu sustento financeiro. Em específico, busca-se conscientizar esses estudantes da importância de se fazer e manter um Planejamento Financeiro, por meio do qual são abordados temas como consumo consciente, poupança, investimentos e, em especial, a influência de habilidades comportamentais como autodisciplina, prudência e organização ao se lidar com o dinheiro. A relevância das habilidades comportamentais para os indivíduos serem bem-sucedidos financeiramente parte das concepções de autores como Kiyosaki (2017), Stanley e Danko (1999), Eker (2010) e Housel (2021), entre outros, que atribuem o alcance de objetivos financeiros mais ao comportamento e organização pessoal do que ao quociente de inteligência e/ou a diplomas universitários. Diante disso, para conduzir essa pesquisa, será adotada a metodologia do Estudo de Caso de Observação, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, em que a unidade-caso se refere à turma de educandos da EJA/EPT, de nível médio. A coleta de dados será realizada por meio de questionários de sondagem e avaliação e das respostas à atividade educativa de Planejamento Financeiro. Contudo, também poderão ser observadas/relatadas, pelo método da observação participante, as conversas resultantes das interações durante a realização da atividade. Por conseguinte, o produto educacional dessa pesquisa, direcionado aos educandos da EJA/EPT, será o desenvolvimento de uma planilha para Planejamento Financeiro, o qual é essencial para um gerenciamento eficaz das finanças pessoais. Nesse sentido, busca-se promover o que, atualmente, vem sendo denominado de “saúde financeira” das pessoas, dado que ter as finanças equilibradas, que permitem assumir gastos essenciais e não essenciais, além de estar preparado para imprevistos, contribui para o aumento do bem-estar dos indivíduos.

Palavras-chave: Educação Financeira; EJA/EPT; Planejamento Financeiro; Habilidades Comportamentais; Estudo de Caso.

Data da qualificação: 10 de maio de 2024

Horário: 09h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Arioane T6

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  • 29/04/24
  • 11h26

Título do projeto: A biblioteca como espaço educativo na educação profissional e tecnológica: ações de incentivo à leitura

Orientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dra. Renata Braz Gonçalves,  Dr. Vantoir Roberto Brancher(Suplente)

Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dentro da Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, tem como objetivo investigar as ações de incentivo à leitura realizadas no âmbito das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, com vistas a favorecer e ampliar a comunidade leitora, contribuindo, assim, na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado. A motivação surgiu a partir do trabalho como bibliotecária no campus e por entender que a biblioteca além de comportar o acervo da instituição é um espaço a ser explorado para práticas educativas. A pesquisa é de natureza qualitativa. Para coleta e análise de dados será realizado uma pesquisa documental, a qual visa averiguar no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, as diretrizes educacionais relacionadas à biblioteca, livros e incentivo à leitura, além de analisar nos PPC’s dos cursos do referido campus a abordagem referente à biblioteca e incentivo à leitura. Para complementar a investigação será realizada uma entrevista semiestruturada com os bibliotecários de cada Campus do Instituto Federal Farroupilha, a qual oportunizará identificar quais ações foram realizadas nas bibliotecas do IFFar que contribuíram para formação de novos leitores e/ou auxiliar no fortalecimento dessa prática. Além disso, será aplicado um questionário com os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, considerando importante compreender quem são os alunos que validarão o produto educacional. Como produto educacional pretende-se elaborar um Podcast com a apresentação da pesquisa e diálogos sobre leitura com a participação de convidados. 

Palavras-chave: biblioteca; incentivo à leitura; ensino médio integrado.

Data da qualificação: 08 de maio de 2024

Horário: 15h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Michele T6

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  • 29/04/24
  • 09h02

Título do projeto: ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO CURSO DE EDIFICAÇÕES: FORMAÇÃO INTEGRADA EM ATIVIDADE NO LABORATÓRIO

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues 

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Prof. Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: No curso técnico em Edificações, os alunos estudam materiais que são aplicados em construções com várias finalidades e se dedicam ao estudo do gerenciamento dessas construções, seus impactos e vida útil das edificações. Entretanto, o direcionamento apenas com o intuito de dar soluções técnicas para o mercado não proporciona uma formação humana integral, como é proposta pela Educação Profissional e Tecnológica. Nesse sentido, esse trabalho visa analisar as concepções docentes sobre o currículo integrado presente nas atividades de laboratório do Curso de Edificações para potencializar o pensamento crítico. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes do Curso de Edificações dos campi Panambi (IFFar, Rio Grande do Sul) e São Carlos (IFSC, Santa Catarina) e as respostas analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dessa forma, a partir dos assuntos emergentes e do estudo do Currículo Integrado, produziremos um produto educacional com a finalidade de provocar reflexões críticas dos discentes sobre os conhecimentos técnicos do curso para proporcionar uma maior dignidade humana.

Palavras-chave: Formação Integrada; Espaços Pedagógicos; Atividades de Laboratório; 

Data da qualificação: 09 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Campus Panambi

Convite Qualificação Igor T6

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  • 26/04/24
  • 15h30

Título do projeto: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e as empresas parceiras: uma contribuição na formação dos Técnicos em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha

Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Andrea Milán Vasques

Resumo: Esse projeto de pesquisa tem como título “Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios (ECSO) e as empresas parceiras: uma contribuição na formação dos Técnicos em Agricultura (TAG) do Instituto Federal Farroupilha(IFFar). O estudo está inserido na linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A Práxis do estágio na formação do estudante se faz articulada com as empresas, sustentada no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais (PROFEPT, 2023).Com isso, esse projeto tem como objetivo geral compreender o processo de ECSO que ocorre nas empresas concedentes e verificar se o mesmo proporciona formação integral ao educando do curso TAG. Para atingir o objetivo deste estudo, foram definidos os objetivos específicos:1º)Analisar os documentos que amparam e regulamentam o processo de estágio no Curso TAG do IFFar; 2º) Conhecer o processo prático dos estágios nas empresas concedentes através das narrativas dos supervisores; 3º)Verificar a percepção dos estagiários sobre a contribuição do estágio na sua formação técnica e omnilateral  para o mundo do trabalho; 4º)Elaborar uma cartilha educacional. A pesquisa adotará uma abordagem quali-quantitativa e exploratória, o embasamento da investigação utilizará referenciais bibliográficos, documentação e legislações. Serão utilizados dois tipos de ferramentas: os questionários elaborados a partir da escala de Likert que será utilizada com os estagiários do curso do TAG que realizaram ou realizarão o ECSO entre o segundo semestre de 2022 e o segundo semestre de 2024. E as entrevistas com questões semiestruturadas ou questionários com os supervisores das empresas concedentes, vinculados aos estagiários do curso TAG. A partir da coleta de dados, os resultados das análises serão baseados na análise de conteúdo (Bardin,2016). Pretende-se elaborar uma cartilha como produto educacional que contribuirá na formação dos sujeitos envolvidos no processo de ECSO, bem como para uma relação mais efetiva junto às empresas parceiras, estagiários e ao curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório; Formação integral.

Data da qualificação: 09 de maio de 2024

Horário: 09h

Local: Sala de reunião - Campus Panambi

Convite Qualificação Leo T6

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  • 26/04/24
  • 13h21

Título da Dissertação: ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO
NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO SUL DO PAÍS

Produto Educacional: “Todas as cores do arco-íris: Gênero e Diversidade sexual”

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744817

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Gustavo de Oliveira Duarte

Resumo: Esse trabalho trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este trabalho intitulado “Organização e memórias: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade sexual de uma Instituição pública federal do sul do país" teve o intuito de conhecer as ações desenvolvidas
pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos diferentes campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Falar sobre temas como: gênero e diversidade sexual, nos espaços escolares é fundamental, precisamos avançar a passos largos sobre esse assunto, porque essas temáticas estão em todos os lugares. Os Institutos Federais primam em proporcionar esses espaços, trazendo uma reflexão da importância dessas temáticas. O NUGEDIS é o protagonista dessa pesquisa, portanto objetivou-se relatar através de memórias coletivas os seguintes questionamentos: analisamos os documentos das políticas institucionais de criação do NUGEDIS do IFFAR; Relatamos o surgimento do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual em outras Instituições de ensino EPT; Identificamos as ações
desenvolvidas sobre as temáticas de gênero e diversidade sexual nos diferentes campi e por fim Elaboramos, organizamos e publicamos o produto educacional, referente ao tema que fundamentou a dissertação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, embasada em levantamento bibliográfico e análise documental, seguida de aplicação de entrevistas gravadas e transcritas. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como produto educacional, foi confeccionada uma cartilha com o marco legal da criação do NUGEDIS no IFFAR, abrangendo as ações planejadas e executadas em alguns campi que compõem o IFFAR. A pesquisa identificou a importância do núcleo perante as diferentes abordagens, dessas temáticas especificamente as causas de gênero e diversidade sexual.

Palavras-chave: Gênero, Diversidade Sexual, EPT.

Data da defesa: 07 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

convite Defesa Katia T5

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  • 23/04/24
  • 10h25

Título do projeto: O SETOR DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO ÀS APRENDIZAGENS NA EPT

Orientador: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Jane Teresinha Donini Rodrigues

Resumo: O Setor de Assessoria Pedagógica está presente nos campi do Instituto Federal, com atribuições diretamente relacionadas aos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem desenvolvidos na instituição. É nesse contexto que o presente projeto de pesquisa se insere, tendo como objetivo geral analisar as práticas de mediação às aprendizagens desenvolvidas pelos Setores de Assessoria Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, junto às/aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados de nível médio. A investigação se dará a partir de uma abordagem qualitativa, na elaboração do referencial teórico e na realização das entrevistas com as/os profissionais que atuam no SAP (Setor de Assessoria Pedagógica), nos diferentes campi do IFFar. O processo de coleta e de análise das informações seguirá os procedimentos metodológicos trabalhados por Szymanski (2011). Este estudo abordará conceitos que envolvem os processos de mediação e desenvolvimento cognitivo a partir da teoria histórico-cultural de Lev Semionovich Vygotsky. A pesquisa está inserida na linha 1 (Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica) do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Como elemento essencial do mestrado profissional, será elaborado um produto educacional, considerando os resultados da pesquisa e a importância do compartilhamento de saberes e práticas educativas na EPT.

Palavras-chave: Assessoria Pedagógica; Mediação; Ensino Médio Integrado

Data da qualificação: 03 de maio de 2024

Horário: 9h30min


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Lisangela T6

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  • 22/04/24
  • 16h30

Título do projeto: O Autorreconhecimento do Técnico-Administrativo em Educação na Formação Integrada do Instituto Federal Farroupilha

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dr. Ricardo Machado Ellensohn e Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR - campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais foram criados com o objetivo de promover a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva, integral e emancipatória. Através desses preceitos, encontra-se a visão omnilateral do indivíduo, em que busca humanizá-lo em suas multidimensões e possibilidades. Dentro desse espectro se encontram os Técnico-Administrativos em Educação no IFFar, trabalhadores na educação e coparticipes da formação humana integral. Porém, a concepção de trabalho nesse escopo ainda se faz necessária para o entendimento do que seja o currículo integrado, a educação integral, a politecnia e qual o seu papel dentro desse processo educativo. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma os TAEs do Campus São Vicente do Sul se reconhecem como trabalhadores na educação do IFFar. A proposta de investigação será uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, coletando dados através de pesquisa semiestruturada via formulário digital com perguntas abertas e fechadas e ainda roda de conversa semiestruturada com as mesmas perguntas abertas e fechadas para a complementação das respostas do formulário. A análise desses dados será realizada sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Espera-se que a partir dos resultados seja possível entender se há e como está o autorreconhecimento dos TAEs como um trabalhador na educação integral.

Palavras-chave: Técnico-Administrativo em Educação; Autorreconhecimento; Educação Integral; Memórias da EPT.

Data da qualificação: 02 de maio de 2024

Horário: 15h

Local: Auditório, IFFar - Reitoria

Convite Qualificação Leonardo T6

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  • 22/04/24
  • 09h04

Título da Dissertação: AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO-EJA/EPT DO CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E NO PÓS-PANDEMIA

Produto Educacional: GUIA INFORMATIVO: Permanência e Êxito no IFFar, campus Júlio de Castilhos-Ações durante a pandemia e pós-pandemia

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe um novo cenário para a educação, desse modo, as instituições educacionais foram obrigadas a substituírem o ensino presencial pelo ensino remoto emergencial. Esse novo paradigma trouxe muitas inquietações e dificuldades e percebeu-se um elevado índice de evasão. Dessa forma, a presente pesquisa pretendeu reconhecer as ações de permanência e êxito durante o ensino remoto no Curso Técnico em Comércio-EJA/EPT do campus Júlio de Castilhos, verificar o número de estudantes que permaneceram no curso durante esse período, pesquisar as dificuldades que estes encontraram durante o ensino remoto, identificar as estratégias utilizadas pela instituição para permanência e o êxito e comprovar se as estratégias foram eficazes para a permanência e o êxito dos estudantes durante a pandemia. As informações servirão para aprimorar o programa e também para a elaboração de um guia com as ações práticas que podem ser mantidas no ensino presencial. O encaminhamento metodológico foi de cunho qualitativo. Inicialmente, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica e, como forma de coleta de dados, foi aplicado um questionário para traçar o perfil dos estudantes que frequentavam o curso, também um questionário para as turmas que vivenciaram o ensino remoto nos anos de 2020 e 2021 e, por fim, um questionário para os grupos que vivenciaram o ensino remoto e retornaram ao ensino presencial em 2022. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Reflexiva e em suma, os resultados das entrevistas demonstraram que as principais categorias que emergiram acerca da permanência e êxito durante e após a pandemia foram Diferenças entre Ensino Remoto e Ensino Presencial; Ações no Ensino Remoto, Ações desejadas no Presencial e Contribuições para a permanência e êxito. Desse modo, conclui-se que as ações de permanência e êxito foram importantes durante o ensino remoto e que muitas poderiam continuar no ensino presencial, entre elas, uma abordagem híbrida na educação, que combine o melhor dos dois mundos: a flexibilidade e acessibilidade do ensino remoto com a interação e a experiência do ensino presencial.

Palavras-chave: Pandemia. Ensino Remoto. Permanência e Êxito. Curso Técnico em Comércio.

Data da defesa: 30 de abril de 2024

Horário: 13h e 30 min


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Convite Defesa Rosane T4

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  • 19/04/24
  • 13h52
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