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Título do projeto: A leitura crítica como dispositivo analítico na formação dos Jovens e Adultos: Contribuições da Análise Crítica do Discurso

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Cristina dos Santos Lovato

Resumo: O presente projeto de dissertação, está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Currículo, Gestão e Políticas educacionais - GECPOL. Sustenta-se que a leitura é uma atividade essencial para se ter acesso a informações, à cultura, ao conhecimento construído e acumulado historicamente, contribuindo para o sujeito instrumentalizar-se à participação democrática, cidadã e a transformação social.  A problemática consiste em entender como a leitura crítica, enquanto dispositivo analítico, atua na formação dos jovens e adultos.  Essa questão se justifica pela necessidade de refletirmos acerca da importância da leitura crítica na formação dos jovens e adultos, uma vez que essa atividade está na base da construção do conhecimento de todas as disciplinas do currículo integrado. O propósito central deste estudo é investigar o funcionamento discursivo da leitura em uma perspectiva crítica e sua relação com a formação crítica dos Jovens e Adultos do Curso Técnico em Gastronomia integrado a EPT no instituto Federal Farroupilha, no campus de São Borja. Os objetivos específicos visam: Relacionar as perspectivas/concepções de leituras existentes com as concepções de leituras dos professores, analisando como tais produzem sentidos para as práticas pedagógicas desenvolvidas; Analisar os Gêneros Discursivos “notícia” e “Charge”,  e sua relação com o conceito de poder, identificando o seu potencial de disseminar sentidos ideológicos, ou de desconstruí-los; Compreender o conceito e significado da ACD e investigar as suas contribuições como campo teórico e Metodológico para as práticas de leitura crítica em sala de aula; Construir um curso MOOC, como produto Educacional, com objetivo de contribuir para que os Jovens e Adultos tenham o acesso a esse conhecimento e aos instrumentos teórico-metodológicos básicos da ACD, com vistas a sua emancipação intelectual. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa bibliográfica, sendo sua abordagem de cunho qualitativo. Também, por meio da pesquisa de campo, serão aplicados questionários abertos aos Professores e estudantes, além da observação livre. A análise dos dados coletados terá a fundamentação teórica e metodológica da Análise Crítica do Discurso. Esta pesquisa está embasada teoricamente em alguns autores como: Coracini (2001,2005), Fairclough (2016), Foucault (1971), Freire (1984, 2011, 2017, 2013), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Pacheco (2010), Ramos (2008,2010), Saviani (1989), Wittgenstein (1996). Verificou-se, como resultados parciais, através do estado do conhecimento e da pesquisa bibliográfica que a leitura, se realizada numa perspectiva crítica, considerada como um dispositivo analítico, é fundamental na formação dos Jovens e adultos da EPT, evidenciando-se para tal intento, as contribuições significativas da Análise Crítica do Discurso.

Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso; EJA/EPT; Leitura Crítica.

Data da qualificação: 06 de Julho de 2023

Horário: 15h


Local: IFFar/ Campus São Borja

Convite Qualificação Rozilene

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  • 26/06/23
  • 09h29

Título da Dissertação: PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFFAR: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES

Produto Educacional: Guia de possibilidades para atualização, monitoramento e avaliação do Programa Permanência e Êxito do IFFar

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731789

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Renato Xavier Coutinho

Resumo: Historicamente, a evasão escolar está no rol dos problemas enfrentados pela educação brasileira. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa realidade não é diferente, além de que vários estudos têm apontado os principais fatores que levam a esse abandono estudantil. Nesse sentido, com vistas à superação ou à mitigação das causas que levam à evasão e à retenção, desde o ano de 2013, a partir de um trabalho de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), junto a alguns Institutos Federais de Educação (IFs), que culminou na expedição do Acórdão nº 506/2013, várias ações estão sendo realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), principalmente, junto aos IFs, no sentido de fortalecimento da relação estudante - escola, garantindo a permanência e o êxito desses jovens durante o seu percurso formativo. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa se insere nas discussões acerca do fortalecimento da EPT e visa o estudo dos Planos Estratégicos de Permanência e Êxito elaborados pelos IFs, com foco no Programa de Permanência e Êxito (PPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), tendo por objetivo analisar as ações com enfoque à sua construção e implementação. A pesquisa é de caráter qualitativa e quantitativa, com a investigação documental e bibliográfica, que resultou na elaboração de dois manuscritos. No primeiro, objetivou-se uma breve apresentação dos Planos Estratégicos elaborados e implementados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil, buscando relacionar o que fora recomendado pela SETEC e o efetivamente construído. Desse estudo, concluiu-se que a maioria dos IFs aprovou e publicou seus planos ou programas estratégicos, mais precisamente 28 deles, com a maioria desses finalizados até o ano de 2016. Confirmou-se, ainda, que a maioria dos planos ou programas aprovados seguiu estritamente as instruções recomendadas pela SETEC, por meio do Documento Orientador, o que resultou em planos ou programas extensos e pouco exequíveis. Já o segundo manuscrito tratou especificamente sobre o PPE do IFFar, com vistas a analisar as potencialidades e fragilidades a partir da sua construção e implementação. Como conclusões dessa escrita, identificou-se que dentre as potencialidades se destacam a articulação, a sensibilização e a eficiência Institucionais acerca da efetivação do programa à época e que, dentre as fragilidades, essas em maior número, evidencia-se a inexistência de: conceituações e entendimentos institucionais básicos; metas ou resultados esperados; prazos de revisão e atualização e, ainda, métodos de monitoramento e avaliação das ações propostas. Disso, concluiu-se, por fim, que o PPE necessita de revisão e atualização. A partir da análise dos dados coletados e dos resultados obtidos pelos manuscritos, foi elaborado um produto educacional, cuja proposta é um Guia de possibilidades para a atualização do PPE, com ênfase no monitoramento e na avaliação. Como considerações finais, o presente estudo ressalta a importância de existência e manutenção de Planos ou Programas Institucionais que visem à permanência e ao êxito dos estudantes, com vistas ao fortalecimento das Instituições e da Rede EPT.

Palavras-chave: Educação Profissional. Permanência e Êxito. Avaliação e Monitoramento.

Data da defesa: 27 de junho de 2023

Horário: 09h


Local: Auditório, IFFar - Reitoria (Santa Maria)

Convite Defesa Eleandro

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  • 20/06/23
  • 09h42

Título do projeto: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO EJA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, IMPLEMENTAÇÃO E RELAÇÃO COM A PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFFAR- CAMPUS SÃO BORJA

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dra. Carolina Salbego Lisowski

Resumo: O desenvolvimento do ser humano tem na educação seu alicerce. Nesse sentido, a Assistência Estudantil tem um papel muito importante dentro do Instituto Federal Farroupilha, considerando sua missão de contribuir para a formação omnilateral, ciente de que sua finalidade visa minimizar as desigualdades sociais, e, assim, democratizar o ensino na Educação Profissional e Tecnológica garantindo a permanência e o êxito dos discentes. Neste sentido, pretende-se propor um projeto de pesquisa, que tem por objetivo avaliar a percepção dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) quanto ao auxílio permanência da Assistência Estudantil do IFFAR - Campus São Borja, enquanto possibilidade de contribuição para a formação da cidadania e a sua permanência e êxito escolar. A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia que servirá para trilhar esse caminho, será de cunho qualitativo, com fins exploratórios/descritivos, além dos dados coletados junto à CAE e o setor de Registros Acadêmicos (SRA), através da análise documental. A Fundamentação teórica trará  conceitos sobre: EJA/EPT, cidadania, educação e comunicação embasada nas Lei  11.892, CF/88 e em autores como FREIRE, CIAVATTA,CARVALHO, HABERMAS, ANASTASIOU dentre outros. Possibilitando a reflexão e aproximação da educação, cidadania, comunicação e do auxílio permanência. Para organizar as informações e compreendê-las, pretendemos utilizar Bardin (2016). Ao final pretende-se desenvolver um produto no intuito de aprimorar e desenvolver a interface comunicativa entre a Coordenação da Assistência Estudantil (CAE) e o seu público-alvo visando garantir a eficiência e a eficácia da Assistência Estudantil em sua atividade fim, tendo a escuta dos discentes para a sua proposição.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Cidadania; Inclusão Social.

Data da qualificação: 16 de junho de 2023

Horário: 16h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Viviani

 

 

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  • 24/05/23
  • 09h10

No dia 19 de maio de 2023 ocorreu no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari a qualificação de três projetos de pesquisa de estudantes vinculados ao programa. Os mesmos estão centrados na linha de pesquisa 2 intitulada “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica".

Os trabalhos qualificados foram os seguintes:

  • Memórias e Percursos Formativos das Mulheres Negras do IFFAR, da mestranda Aline Santana Leal orientado pela professora  Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani;
  • Memórias e percepções relacionadas à Educação Ambiental: um estudo de caso sobre as famílias dos alunos do curso técnico em Agropecuária do IFFAR - Campus Santo Augusto, do mestrando  Marciano Percincula orientado pela professora  Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e coorientado pela professora Dra. Neiva Maria Frizon Auler;
  • A reforma do Ensino Médio e a sua BNCC: Destrinchando os interesses que as embasam, da mestranda Joice Pereira Soares, orientado pela professora Dra. Letícia Ramalho Brittes e coorientado pela professora Dra. Laila Azize Souto Ahmad 

A coordenação e os docentes do curso parabenizam aos mestrandos que qualificaram seus projetos e desejam sucesso em suas caminhadas de pesquisa.

 

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qualijoice

qualimarciano

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  • 22/05/23
  • 08h18

Título do projeto: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E CONTROLE DOS BENS PATRIMONIAIS PARA CONTRIBUIR NA QUALIDADE DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O presente projeto de pesquisa surge a partir da minha experiência na instituição, no setor de controle de bens móveis pertencentes ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Alegrete. Como forma de melhor compreender a Instituição e sua função social, contextualizamos a respeito do início da proposta de uma educação profissionalizante e para o mundo do trabalho, e suas transformações no decorrer do tempo, com seu surgimento através das Escolas de Aprendizes Artífices, Escolas Agrícolas, CEFETs, e atualmente os Institutos Federais. Abordamos a importância dos Institutos Federais e a Educação Profissional e Tecnológica, e sua capacidade de transformar a realidade de sua região, agindo com objetivo de formar um indivíduo capaz de atuar para o desenvolvimento social em prol da coletividade, contribuindo dessa forma com a formação de pessoas, conscientes de sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e igualitária. Essa pesquisa tem por objetivo buscar através da análise  das ações relativas à administração dos materiais permanentes no IFFar Campus Alegrete, alternativas para contribuir para uma melhor gestão deste referido material. Em relação a metodologia, está fundamentada na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para coleta de dados  utilizaremos   a pesquisa documental e aplicação de questionário aos participantes do processo, como tratamento dos dados se utilizará a Análise Textual Discursiva, como conclusão da pesquisa, será elaborado um produto educacional, nesse caso a intenção é desenvolver uma cartilha com informações relativas aos procedimentos que devem ser adotados para gerência e controle eficiente dos bens, que venha a auxiliar o setor do patrimônio e também os responsáveis por materiais e demais usuários em suas atividades no controle e uso desse material.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Bens patrimoniais; Bens materiais móveis;

Data da qualificação: 02 de junho de 2023

Horário: 14h


Local: Auditório da Reitoria

Convite Qualificação Ronimar

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  • 18/05/23
  • 15h49

Título do projeto: Organização e Memórias: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual de uma instituição pública federal do sul do país.

Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos



Banca: Dra. Rúbia Emmel e Drª Roberta Pasqualli

Resumo: A escola é o lugar não só de práticas de ensino/ aprendizagem, mas de disputas ideológicas, de disciplina dos corpos e sujeitos, de jogos de poder, de construção dialógica do conhecimento, de tessitura de afetos e de produção de significados. Ela tem marcas históricas, políticas, econômicas e culturais. Justamente por isso, a escola não é um espaço neutro e, portanto, não pode produzir sujeitos neutros (BORTOLINI,2011). Dentro desse contexto, nosso trabalho intitulado “Organização e memórias: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade sexual de uma Instituição pública federal do sul do país" tem como objetivo principal conhecer as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos diferentes campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha. Pensando em assegurar que essas temáticas sejam abordadas, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), criou o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS), como possibilidade de desenvolver ações, proporcionar diálogo e oferecer um ambiente mais inclusivo e igualitário (IFFar, 2016).  Falar sobre temas como: gênero e diversidade sexual, nos espaços escolares  é fundamental, precisamos avançar  a passos largos sobre esse assunto, porque essas temáticas estão em todos os lugares.  Os Institutos Federais primam em proporcionar esses espaços, trazendo uma reflexão da importância dessas temáticas. O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) é o protagonista  dessa pesquisa e tenho como problema de pesquisa a seguinte questão: Como é que estão sendo desenvolvidas essas ações pelo NUGEDIS? Será que os projetos desenvolvidos por cada Campus estão sendo visualizados pelos demais Campus e pelas demais comunidades estudantis? Nessa linha temos como objetivo geral: Conhecer as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos diferentes campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha.  Trata-se de uma pesquisa de natureza de uma abordagem qualitativa e descritiva. O embasamento teórico será realizado por meio do levantamento bibliográfico e análise documental,com a aplicação de entrevista e /ou questionário e fundamentada em autores como: CIAVATTA, RAMOS, FRIGOTTO,MANACORDA,ZABALA e outros. Para análise dos dados, utilizar-se-á técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como produto educacional, pretende-se elaborar um e-book sobre o marco legal da criação do NUGEDIS no IFFar bem como as ações planejadas  e executadas desde o seu surgimento em 2016 até o presente momento.  

Palavras-chave: Diversidade Sexual; Gênero; Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica. 

Data da qualificação: 31 de maio de 2023

Horário: 9 horas


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Katia

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  • 18/05/23
  • 09h31

Título da Dissertação: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO DOS ESTUDANTES
A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio

Produto Educacional: Oficina de Produção Textual

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728879

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Dra. Ana Marli Bulegon

Resumo: Esta dissertação, intitulada: “A importância do trabalho com a escrita para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes - A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio”, tem como objetivo descrever a pesquisa para a compreensão das principais dificuldades que os estudantes do ensino médio relatam ao escrever textos argumentativos, relacionando a importância da produção textual ao desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes. Além da análise de dados, registro e formulação de hipóteses, a dissertação registra ainda a produção de aplicação de material em forma de oficina de texto - produto educacional - que contribuiu para sanar as dificuldades advindas da análise dos questionários aplicados aos estudantes. Todo o trabalho desenvolvido têm como fundamental objetivo contribuir para que os jovens participem efetivamente na sociedade, fomentando assim a construção de uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple a omnilateralidade dos sujeitos. A pesquisa qualitativa analisa os dados coletados entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escola Pública Estadual no Município de Jaguari -RS. A coleta de dados deu-se por meio de visita inicial à turma pesquisada, seguida da aplicação de um questionário no Google Forms a todos os estudantes que concordaram em fazê-lo. Os dados obtidos foram analisados sob a forma de Análise Crítica de Discurso, com registro descritivo detalhado de todas as informações que forem relevantes à pesquisa. Após a análise dos dados coletados, como forma de contribuição com os sujeitos pesquisados, a elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional tem como objetivo contribuir para esclarecer questões pertinentes à temática da escrita, promovendo a inserção dos jovens na sociedade contemporânea, facilitando que os mesmos expressem seus argumentos em textos descritivos de forma clara e coesa. Ao final da pesquisa, almeja-se esclarecer a importância de que os estudos gramaticais que são ofertados aos estudantes sirvam para a real inserção profissional no mundo do trabalho e participação efetiva na sociedade. A pesquisa será ainda de grande valia na própria formação pessoal e profissional da pesquisadora, pois auxiliará a compreender as reais necessidades dos estudantes na aplicabilidade dos conhecimentos da Língua Portuguesa na escrita.

Palavras-chave: Escrita; Argumentação; Inserção Social

Data da defesa: 26 de maio de 2023

Horário: 16h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa Divane

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  • 12/05/23
  • 11h06

Título do projeto: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EAD DO IFFAR: desafios e potencialidades para implementação do currículo integrado

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia



Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher, Dra. Patrícia Grasel da Silva 

Resumo: Este projeto de pesquisa intitulado “Formação pedagógica para educação profissional e tecnológica – EAD do IFFar: desafios e potencialidades para implementação do currículo integrado”, é oriundo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de Currículo Integrado dos professores formadores do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EAD do IFFar, bem como construir indicativos para ações coletivas ao longo do processo de pesquisa para compreender e desenvolver currículo integrado. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado dos professores formadores e da gestão do curso de Formação Pedagógica EAD? Trata-se de um estudo de característica qualitativa, cuja produção dos dados será a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os Gestores e professores formadores. Nas quais o foco de análise dedica-se a compreensão das concepções do currículo integrado, evidenciando os desafios e as potencialidades para essa implementação. Para análise dos dados recorremos a Análise Textual Discursiva (ATD), que cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador. Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso de formação pedagógica e realizamos questionários e entrevistas. Nas analises iniciais, definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas na seleção dos excertos selecionados da entrevista e que reforçavam o referencial teórico (com as concepções da pesquisadora sobre o currículo integrado no contexto estudado). As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas, ou seja, foram produzidos novos entendimentos sobre o currículo integrado. Como resultado da pesquisa final, para o produto educacional pretende-se criar um curso online de fácil acesso que contenha estudos sobre o Currículo Integrado de modo a facilitar e subsidiar a compreensão do que é visando privilegiar a Formação Pedagógica e a importância no contexto da educação na EPT/EAD.     

Palavras-chave: Formação Pedagógica; EaD; Currículo Integrado

Data da qualificação: 24 de maio de 2023

Horário: 08:30h


Local: videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Luciana

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  • 10/05/23
  • 09h47

Título do projeto:
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUA BNCC: DESTRINCHANDO OS INTERESSES QUE AS EMBASAM

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Coorientador(a): Dra. Laila Azize Souto Ahmad 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino

Resumo: O presente projeto de dissertação, está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica  - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Currículo, Gestão e Políticas educacionais -  GECPOL.  No ano de 2016, o Brasil passou por uma ruptura democrática, ainda no mesmo ano, foram apresentadas mudanças muito significativas nas políticas educacionais, em especial no Ensino Médio. Frente ao contexto,  a problemática da pesquisa é: Como essa reforma tão profunda no Ensino Médio poderá repercutir na educação brasileira? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa é analisar os textos e os documentos que regulamentam o Novo Ensino Médio, bem como as alterações da BNCC buscando desvendar as intencionalidades ocultas em suas produções. Especificamente, objetiva-se  1. Compreender o contexto histórico que deu espaço para que essa Reforma fosse aprovada, bem como,  os interesses aos quais servem as profundas mudanças que foram tão rapidamente estabelecidas. 2. Conhecer os possíveis impactos que essas mudanças trarão para a educação dos jovens brasileiros. 3. Comparar os documentos do Novo Ensino Médio aos documentos norteadores dos Institutos Federais, ver o que se perde com a Reforma. 4. Elaborar, como produto educacional, um Manual com a intenção de difundir as descobertas feitas pela pesquisa para o público geral, de maneira simplificada e objetiva. A Metodologia que embasa a pesquisa é a Análise de Discurso da escola francesa, já que se busca, por meio de pesquisa bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, desnudar as intencionalidades dos textos legais que implementam os novos documentos.

Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; BNCC; Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Educação Integral

Data da qualificação: 19 de maio de 2023

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Joice Soares

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  • 02/05/23
  • 15h35

Título do projeto: MEMÓRIAS E PERCEPÇÕES RELACIONADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFFAR - CAMPUS SANTO AUGUSTO

Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Caroline Côrtes Lacerda e Dr.  Edward Frederico Castro Pessano

Resumo: A Educação Ambiental caracteriza-se por ser um processo educativo que visa à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Com a crescente preocupação com a crise ambiental, a Educação Ambiental tornou-se um tema fundamental no contexto educacional. No Brasil, a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, determina a incorporação de práticas e valores relativos à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável em todos os níveis de ensino. Essa lei estabelece diretrizes para o ensino do tema em questão, preferencialmente de forma integrada e interdisciplinar. O presente estudo tem como objetivo principal investigar as concepções de Educação Ambiental expressas através de memórias e percepções de um grupo de sujeitos - estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto e seus familiares, buscando identificar características das abordagens conservadora, pragmática e crítica. A presente investigação terá como alicerce teórico os estudos de Philippe Pomier Layrargues e Gustavo Ferreira da Costa Lima, que procederam à categorização do campo da Educação Ambiental no Brasil em três macrotendências, visando evidenciar as diferentes abordagens e perspectivas teóricas que envolvem a questão ambiental (Layrargues e Lima, 2011). Portanto, surge a indagação: Como os alunos e os familiares do curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto percebem as questões ambientais entre ser humano e ambiente e quais concepções de educação ambiental possuem? A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa seguindo procedimentos de um estudo de caso. Para a coleta de dados serão aplicados questionário as famílias dos alunos e, posteriormente, entrevista semiestruturada. Os dados coletados serão analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como produto educacional, pretende-se elaborar um curso de extensão para as famílias participantes da pesquisa, buscando promover a reflexão sobre questões ambientais na comunidade e o papel dos técnicos em agropecuária neste processo.

Palavras-chave: EBPT; Educação Ambiental; Macrotendências

Data da qualificação: 19 de maio de 2023

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Marciano23

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  • 02/05/23
  • 10h56
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