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Título da Dissertação: Memórias e Percursos Formativos das Mulheres Negras do IFFAR 

Produto Educacional: MULHERES PRETAS EMPODERADAS, EMPODERAM OUTRAS

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746346

Orientador(a): Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. André Luis Pereira

Resumo: A Constituição Federal (1988) destaca no Art. 5º que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...” mas na prática estamos muito longe da institucionalização deste direito, a escravidão e os traços da descolonização assombram a população negra com um racismo, velado e historicamente estruturado na sociedade ainda nos dias atuais. A representatividade negra, tenta ocupar seu espaço, principalmente com a criação da Lei de Cotas, a mulher negra sai da senzala e ocupa um lugar na casa grande, em uma metáfora real. O ingresso de mulheres negras através de cotas ao mestrado, do ProfEPT em 2020, traz a reflexão da importância da presença da mulher negra no campo educacional como resgate da sua identidade cultural. Frente a este protagonismo em ascensão, apresenta-se esta pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica a qual investigou as memórias e os percursos formativos das mulheres negras do IFFar, bem como suas percepções em relação às ações afirmativas na EPT e sobre o lugar que ocupam enquanto representatividade. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, seguindo os procedimentos de estudo de caso com registro de História Oral Temática, através de entrevistas semi-estruturadas com dados categorizados pela Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A fundamentação teórica explorou os conceitos: Racismo, EPT e Políticas Afirmativas (Leis 10.639/03 e 11.645/08), fundamentada em autores como CIAVATTA, RAMOS, FRIGOTTO, GOMES, ALMEIDA, GONZALEZ, RIBEIRO, CARNEIRO entre outros, trazendo uma reflexão sobre a representatividade da mulher negra na EPT. O produto educacional construído e validado se expressa através de uma Série de Podcast intitulado: MULHERES PRETAS EMPODERADAS, EMPODERAM OUTRAS! a qual compartilha aspectos teóricos e legais, e memórias das mulheres negras do IFFAR. Como resultados apurou-se: a continuidade da invisibilidade da mulher negra dentro das instituições, comprovada na inexistência de dados sobre o quantitativo de servidoras autodeclaradas negras. A ausência desses  dados relativos quanto a cor e raça, omitem a presença das mulheres negras e pardas nessas instituições, sendo uma importante demanda para ser encaminhada a coordenação de ações afirmativas. O silenciamento no debate sobre as questões raciais no campo da EPT evidenciam o racismo estrutural dentro das instituições do IFFAR.

Palavras-chave: Racismo,  Representatividade, Protagonismo negro.

Data da defesa: 24 de maio de 2024

Horário: 09h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa Aline T5

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  • 10/05/24
  • 13h33

Título da Dissertação: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO EJA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E SUA RELAÇÃO COM A PERMANÊNCIA E O ÊXITO NO IFFAR- CAMPUS SÃO BORJA

Produto Educacional: Roteiro para Grupo Focal - Diálogos construtivos e saberes, a partir do Auxílio Permanência da Assistência Estudantil enquanto práxis da cidadania.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746343

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Drª  Carolina Salbego Lisowski

Resumo: A Assistência Estudantil tem um papel muito importante dentro do Instituto Federal Farroupilha, considerando sua missão de contribuir para a formação omnilateral, ciente de que sua finalidade visa minimizar as desigualdades sociais, e, assim, democratizar o ensino na Educação Profissional e Tecnológica, garantindo a permanência e o êxito dos discentes. O interesse surgiu a partir de observações feitas como servidora no cargo de Assistente de Alunos na referida instituição e por acreditar que a educação transforma vidas. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), quanto ao auxílio-permanência da Assistência Estudantil do IFFAR - Campus São Borja, enquanto possibilidade de contribuição para a formação da cidadania e a sua permanência e êxito escolar. A partir do problema: Será que os discentes do EJA/EPT têm a percepção do auxílio-permanência da Assistência Estudantil do IFFAR - Campus São Borja, enquanto possibilidade de contribuição para a formação da cidadania e a sua permanência e êxito escolar? Para alcançarmos o objetivo proposto e responder ao problema, a metodologia que utilizamos é de cunho qualitativo, com fins Concluímos que os alunos da EJA/EPT utilizam o celular como meio de comunicação, mas nem todos sabem utilizá-lo. O acesso à internet aparece como empecilho, pois não são todos que o possuem. Observamos um percentual de 50% (cinquenta) que está há mais de 15 (quinze) anos longe da escola, em maioria pertencente ao público feminino. Outro dado significativo é a necessidade de uma comunicação mais próxima dos alunos, estratégia que pode favorecer as soluções de alguns problemas apontados por eles, exploratórios/descritivos. Coletamos dados junto à Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) e ao setor de Registros Acadêmicos (SRA) através da análise documental. Ainda, aplicamos um questionário contendo doze questões abertas e fechadas, bem como utilizamos a técnica de entrevista com grupo focal para reunir e analisar as informações. Com base na análise dos dados obtidos, desenvolvemos um Produto Educacional, onde optou-se pelo Grupo Focal a partir das demandas dos alunos. O intuito é auxiliar a CAE, a gestão e profissionais envolvidos com a educação de jovens e adultos, além de colaborar com medidas mais assertivas no que se refere à comunicação e que contribua para a permanência e êxito escolar. Como resultado dessa pesquisa, os alunos pontuaram a necessidade de uma maior comunicação entre a Assistência Estudantil e as turmas.

Palavras-chave: Cidadania; Tecnologia; EJA; Permanência e Êxito.

Data da defesa: 23 de maio de 2024

Horário: 16h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Viviani T5

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  • 10/05/24
  • 10h22

Título da Dissertação: Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica - caminhos (re)construídos

Produto Educacional: Aprender a Reaprender - Recuperação da Aprendizagem de Matemática

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746275

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: Esta pesquisa está  inserida na linha  Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica  (ProfEPT). Apresentamos como questão de pesquisa: Quais são os desafios e estratégias docentes encontrados na recuperação de aprendizagem no ensino da Matemática no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi? Nessa perspectiva,  o objetivo geral foi analisar os  desafios e estratégias docentes na recuperação de aprendizagem no ensino da Matemática no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi, no Estado do Rio Grande do Sul. Os  objetivos específicos foram os seguintes: (a) Resgatar historicamente as concepções de avaliação na legislação brasileira; (b) Verificar as diretrizes referentes à avaliação nos documentos do IFFAR; (c) Comparar a avaliação na formação acadêmica e a influência na docência pelos professores de Matemática dos cursos integrados; (d) Reconhecer as concepções dos professores de Matemática do IFFar – Campus Panambi, sobre recuperação da aprendizagem e e) Elaborar um Ebook com  os desafios e estratégias relevantes para a recuperação da aprendizagem no ensino de Matemática. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, com enfoque em estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Matemática dos cursos técnicos integrados do IFFar - Campus Panambi.As entrevistas realizadas com os professores foram  transcritas e os dados foram analisados pelo método de análise textual discursiva (ATD). Assim, resultou em três categorias distintas: " As Experiências nas Avaliações e Processos de Recuperação na formação acadêmica de Matemática", "Estratégias Essenciais de Avaliação e Recuperação de Aprendizagem" e "Desafios na Implementação de Atividades de Recuperação de Aprendizagem no IFFar - campus Panambi". Essas categorias foram desdobradas em subcategorias, derivadas dos relatos dos participantes, e  foram analisadas juntamente com as fontes bibliográficas pertinentes. O e-Book foi elaborado a partir dos resultados da pesquisa que abordou conceitos fundamentais sobre recuperação da aprendizagem em Matemática, discussões gerais que respondem aos objetivos da pesquisa e embasamento legal. Conclui-se que os professores do IFFar - campus Panambi predominantemente utilizam avaliações finais ao término de cada semestre, com a  implementação de trabalhos ao longo do período letivo. Quanto à recuperação da aprendizagem, destacam-se abordagens como atendimento individualizado, monitoria por alunos da própria instituição e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem propostas no ensino da Matemática. Sendo assim, essas estratégias evidenciam uma preocupação em promover uma prática pedagógica mais inclusiva e adaptada às necessidades individuais dos estudantes. O e-book foi avaliado pelos participantes da pesquisa e considerado, de maneira geral, de fácil compreensão, atrativo e a linguagem usada no material está de acordo com a finalidade e objetivo do mesmo.

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem matemática. Ensino médio integrado. Recuperação da aprendizagem. ProfEPT.

Data da defesa: 23 de Maio de 2024

Horário: 14h e 30 min  

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Valeria T5

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  • 09/05/24
  • 08h45

Título da Dissertação: LEITURA CRÍTICA NA EJA/EPT: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Produto Educacional: LEITURA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DA EJA/EPT: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746249

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dra. Cristina dos Santos Lovato 

Resumo: A presente dissertação está vinculada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, ao Grupo de Pesquisa e Estudos em “Gestão Educacional, Currículo e Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica – GECPOL, ao Grupo de Pesquisa “Emancipação sem fronteiras: formação inicial e continuada de professores” e ao Grupo de Pesquisa  “Observatório do Proeja na Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica”. Sustenta-se que a leitura é uma atividade essencial para se ter acesso a informações, à cultura, ao conhecimento construído e acumulado historicamente, contribuindo para o sujeito instrumentalizar-se à participação democrática, cidadã e à transformação social. A problemática consiste em entender como a leitura crítica atua na formação dos Jovens e Adultos.  Essa questão se justifica pela necessidade de refletirmos acerca da importância da leitura crítica na formação dos jovens e adultos, uma vez que essa atividade está na base da construção do conhecimento de todas as disciplinas do currículo. O propósito central deste estudo é investigar os efeitos discursivos da leitura em uma perspectiva crítica e sua relação com a formação dos Jovens e Adultos do Curso Técnico em Gastronomia integrado a EPT no Instituto Federal Farroupilha, no Campus de São Borja. Os objetivos específicos visam: relacionar as perspectivas/concepções de leituras existentes com as concepções de leituras dos professores e dos estudantes, analisando como estes produzem sentidos para as práticas pedagógicas desenvolvidas; compreender o conceito e significado da ADC e investigar as suas contribuições como campo teórico e metodológico para as práticas de leitura crítica em sala de aula; construir uma Cartilha formativa, como produto educacional, com objetivo de contribuir para que os jovens e adultos tenham acesso a esse conhecimento e aos instrumentos teórico-metodológicos básicos da ADC, com vistas a sua emancipação intelectual. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa bibliográfica, sendo sua abordagem de cunho qualitativo. Também, por meio da pesquisa de campo, foram aplicados questionários abertos aos professores e estudantes, além da observação livre das aulas. A análise dos dados coletados teve a fundamentação teórica e metodológica da Análise de Discurso Crítica. Esta pesquisa está embasada teoricamente em alguns autores como: Coracini (2001, 2005), Fairclough (2016), Foucault (1971), Freire (1984, 2011, 2017, 2013), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Pacheco (2010), Ramalho (2012), Ramos (2008, 2010), Saviani (1989), Wittgenstein (1996). Verificou-se, como resultados, através do estado do conhecimento, da pesquisa bibliográfica, e da pesquisa de campo, que a leitura, se realizada numa perspectiva crítica, é fundamental na formação e emancipação intelectual dos Jovens e Adultos da EPT, evidenciando-se para tal intento as contribuições significativas da Análise de Discurso Crítica.

Palavras-chave: Análise de Discurso Crítica; EJA/EPT; Leitura Crítica; Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos.

Data da defesa: 23 de maio de 2024

Horário: 10h 30min


Local: Videoconferência

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Convite Defesa Rozilene T5

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  • 08/05/24
  • 13h40

Título do projeto: VAMOS FALAR SOBRE DROGAS? Reflexões sobre a necessidade da abordagem da temática drogas no Curso Técnico em Informática na Educação Profissional e Tecnológica

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Roberta Pasqualli, Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: É inegável que existe uma correlação direta entre o aumento da população carcerária e questões como o tráfico de drogas e a baixa escolarização. Neste sentido, acredita-se que a educação formal desempenha um papel fundamental no combate ao tráfico de drogas. Além disso, a inserção do tema drogas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indica que existe um reconhecimento oficial da importância da temática no contexto educacional brasileiro. Contudo, não basta que esteja apenas nos documentos oficiais, é necessário que ele seja efetivamente integrado ao currículo em ação. Desse modo, constituiu-se o presente projeto de pesquisa intitulado “VAMOS FALAR SOBRE DROGAS? Reflexões sobre a necessidade da abordagem da temática drogas no Curso Técnico em Informática na Educação Profissional e Tecnológica”, que se insere na linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dentro do Macroprojeto 03 Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). E, tem como objetivo analisar e compreender as concepções que perpassam as práticas pedagógicas referentes a temática drogas desenvolvidas no Curso Técnico em Informática do Instituto Estadual Professor Isaías no Município de Santiago/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem no estudo de caso, comumente utilizado para investigar fenômenos complexos em contextos específicos, pois envolve uma investigação detalhada e aprofundada de um caso específico, onde os sujeitos da pesquisa serão os professores do 1º, 2º e 3º Módulo, bem como os alunos do 1º Módulo do Curso Técnico em Informática. A coleta de dados se dará por meio de uma entrevista com os professores, bem como de uma roda de conversa com os alunos,  tendo como procedimento para análise dos dados a perspectiva de análise de discurso fundamentada nos princípios teóricos de Michel Foucault, visto que suas ideias sobre poder, saber e discurso foram fundamentais para moldar a maneira como os estudiosos da análise de discurso abordam seus objetos de estudo. Neste contexto, foram estabelecidas três categorias de análise metodológica do discurso com base nos conceitos foucaultianos, quais sejam, Formações Discursivas, Dispositivos de Poder-Saber e Regimes de Verdade. Além disso, pretende-se elaborar juntamente com os alunos do 1º Módulo do Curso Técnico em Informática um produto educacional, a partir das necessidades apontadas pelos sujeitos da pesquisa, na forma de uma página na internet que poderá ser uma plataforma digital projetada para fornecer conteúdo educacional, recursos, ferramentas interativas e oportunidades de aprendizagem online sobre a temática drogas, para toda a comunidade escolar, bem como para a sociedade de um modo geral.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Drogas; Práticas Educativas em EPT; Análise de Discurso em Foucault.

Data da qualificação: 17 de maio de 2024

Horário: 10h

Local: Videoconferência

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Convite Qualificação Maria T6

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  • 08/05/24
  • 09h37

Título do projeto: O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – CAMPUS ALEGRETE: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? DESAFIOS NA EPT.

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Carmen Rejane Flores

Resumo: O presente projeto está sendo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional, Macroprojeto 6 – Organização de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e visa analisar o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete, uma instituição que possui organização e orçamento próprios, com autonomia para gerenciar seus processos da forma que melhor venha a atender seu público alvo. As condições de acesso e a burocratização envolvidas nas etapas do processo seletivo da instituição podem estar contribuindo para a exclusão dos estudantes, o que caracteriza o problema de pesquisa. Atualmente os processos seletivos da instituição ocorrem separadamente para as diversas modalidades de ensino que compreendem desde Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação.

Palavras-chave: Processo Seletivo; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado.

Data da qualificação: 16 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

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Convite Qualificação Keli T6

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  • 07/05/24
  • 10h23

Título do projeto: CONCEPÇÕES E MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT DO POLO IFFAR, CAMPUS JAGUARI/RS 

Orientadora: Dra. Laila Azize Souto Ahmad

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Joze Medianeira dos Santos de Andrade

Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do Polo IFFar, Campus Jaguari, RS, à linha de pesquisa 2 - Memórias e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao Grupo de Pesquisa em Políticas, Currículo e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica - GECPLO. Tendo como objetivo geral analisar as concepções e memórias de formação humana integral e emancipação pressupostos da EPT, a partir de um estudo com egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT do Polo IFFar, Campus Jaguari, RS. Especificamente objetiva-se a) Compreender as contribuições do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Polo IFFar, Campus Jaguari, RS para a vida dos egressos; b) Conhecer as memórias dos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Polo IFFar, Campus Jaguari, RS; c) Elaborar, aplicar, e validar um e-book como produto educacional. O trabalho se sustenta teoricamente a partir dos estudos acerca da Educação Profissional e Tecnológica - EPT no Brasil, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar, do Campus Jaguari, dos mestrados profissionais, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, e em especial do conceito de Memória, e das concepções de  formação humana integral e emancipação, a partir de alguns autores, como Ramos (2014), Pacheco (2015), (2011), e (2020), Freire (2023), Marx (2013), Le Goff (2003), Ciavatta (2005), e (2016), entre outros. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa será o estudo de caso, e como instrumento para produção de dados as entrevistas semiestruturadas realizadas com os egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, e como forma de análise a análise de conteúdo, como considerações será apresentado os dados do obtidos na pesquisa do estado da arte, no qual foram seguidos os procedimentos recomendados pela autora Romanowski (2002), sendo encontrado uma lacuna teórica para este estudo, na qual a temática do projeto de pesquisa se relaciona. Os resultados, que espera-se do exame de qualificação, é que através de suas experiências, e conhecimentos, os componentes da banca examinadora contribuam positivamente, com o desenvolvimento da pesquisa a ser desenvolvida. 

Palavras-chave: Memórias. Formação humana integral e emancipação. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT.

Data da qualificação: 16 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

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COnvite Qualificação Luize T6

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  • 07/05/24
  • 09h17

Título do projeto: Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais: reflexões sobre práticas educativas em uma turma da EJA/EPT

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A  presente pesquisa é vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), desenvolvido no IFFar - Campus Jaguari/RS, investiga o uso da Resolução de Problemas e das Tecnologias Digitais para melhorar a aprendizagem de Geometria em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à EPT. A motivação para esta pesquisa surgiu da necessidade de abordagens alternativas no ensino de Matemática, após experiências como bolsista e estagiário em escolas de Educação Básica, onde muitos estudantes enfrentavam dificuldades em aplicar os conceitos matemáticos em suas vidas diárias. Por meio de revisão bibliográfica e experiências anteriores, foram identificadas a Resolução de Problemas (RP) e as Tecnologias Digitais como possíveis soluções para essa questão. Durante o mestrado, serão aprofundados os conhecimentos sobre a importância da integração entre trabalho, ciência e cultura na formação integral dos estudantes. Esta compreensão inspirou o interesse em aplicar a RP e as Tecnologias Digitais na aprendizagem de Geometria, visando superar obstáculos e promover a emancipação humana dos alunos do EJA/EPT. Os objetivos desta pesquisa incluem a identificação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes do EJA/EPT na aprendizagem de Geometria, a análise da percepção dos alunos sobre o uso dessas metodologias, a contribuição para o aprimoramento das práticas pedagógicas no contexto do EJA/EPT e o desenvolvimento, aplicação e avaliação de atividades que integram a aprendizagem de Geometria com as Tecnologias Digitais e a RP, visando a formação integral e a atuação cidadã dos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, que será desenvolvida no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Os participantes incluem estudantes e um professor do Curso Técnico em Eletromecânica, integrado ao Ensino Médio, modalidade EJA/EPT. Utilizando pesquisa bibliográfica, observação participante e questionários como instrumentos, os dados serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa segue os princípios éticos, obtendo consentimento dos participantes e identificando possíveis riscos, visando contribuir para o aprimoramento das competências em Geometria e abordagens pedagógicas na comunidade educacional. Desta forma, esta pesquisa busca não apenas melhorar o ensino de Geometria, mas também promover uma abordagem pedagógica mais inclusiva e eficaz para os estudantes do EJA/EPT, integrando a tecnologia e a RP como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento educacional e humano.

Palavras-chave: Aprendizagem de Geometria; Tecnologias digitais; EJA/EPT.

Data da qualificação: 10 de maio de 2024

Horário: 15h

Local: Videoconferência

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Convite Qualificação Willian T6

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  • 30/04/24
  • 09h00

Título do projeto: Entre Memórias e Fatos: Olhares Sobre a Implementação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja.

Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dr. Diogo Franco Rios

Resumo: Esta pesquisa será desenvolvida junto ao Mestrado em Educação Profissional PROFept-IFFar- Campus Jaguari, dentro da Linha de Pesquisa de Memórias e Organização da Educação Profissional e Tecnológica, Macro Projeto 4, História e Memória no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Seu objetivo é investigar quais são as memórias e quais foram os desafios enfrentados pelos primeiros servidores do IFFar/SB, bem como quais compreensões eles possuem sobre a missão institucional entre os anos de 2010 e 2011. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada em forma de estudo de caso, que irá se desdobrar em análise documental, bibliográfica e registro da história oral. Como produto educacional, pretende-se elaborar um documentário composto pelos documentos, entrevistas, mensagens de antigos servidores e demais memórias levantadas por meio da pesquisa, o qual será aplicado e avaliado pela comunidade escolar do IFFar Campus São Borja.

Palavras-chave: Memória; História; Implementação de Campus

Data da qualificação: 10 de maio de 2024

Horário: 13h30min

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Marcelo T6

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  • 29/04/24
  • 15h25

Título do projeto: Práticas educativas transformadoras: promovendo a Educação Financeira em uma turma da EJA/EPT

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A Educação Financeira visa capacitar indivíduos com o conhecimento, as ferramentas e as habilidades comportamentais necessárias para garantir a segurança e a liberdade financeiras, que permitem a conquista de sonhos e objetivos ao longo da vida. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo principal implementar a Educação Financeira entre estudantes de uma turma da EJA/EPT, de nível médio, uma vez que, em geral, esse público trabalha e é responsável por seu sustento financeiro. Em específico, busca-se conscientizar esses estudantes da importância de se fazer e manter um Planejamento Financeiro, por meio do qual são abordados temas como consumo consciente, poupança, investimentos e, em especial, a influência de habilidades comportamentais como autodisciplina, prudência e organização ao se lidar com o dinheiro. A relevância das habilidades comportamentais para os indivíduos serem bem-sucedidos financeiramente parte das concepções de autores como Kiyosaki (2017), Stanley e Danko (1999), Eker (2010) e Housel (2021), entre outros, que atribuem o alcance de objetivos financeiros mais ao comportamento e organização pessoal do que ao quociente de inteligência e/ou a diplomas universitários. Diante disso, para conduzir essa pesquisa, será adotada a metodologia do Estudo de Caso de Observação, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, em que a unidade-caso se refere à turma de educandos da EJA/EPT, de nível médio. A coleta de dados será realizada por meio de questionários de sondagem e avaliação e das respostas à atividade educativa de Planejamento Financeiro. Contudo, também poderão ser observadas/relatadas, pelo método da observação participante, as conversas resultantes das interações durante a realização da atividade. Por conseguinte, o produto educacional dessa pesquisa, direcionado aos educandos da EJA/EPT, será o desenvolvimento de uma planilha para Planejamento Financeiro, o qual é essencial para um gerenciamento eficaz das finanças pessoais. Nesse sentido, busca-se promover o que, atualmente, vem sendo denominado de “saúde financeira” das pessoas, dado que ter as finanças equilibradas, que permitem assumir gastos essenciais e não essenciais, além de estar preparado para imprevistos, contribui para o aumento do bem-estar dos indivíduos.

Palavras-chave: Educação Financeira; EJA/EPT; Planejamento Financeiro; Habilidades Comportamentais; Estudo de Caso.

Data da qualificação: 10 de maio de 2024

Horário: 09h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Arioane T6

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  • 29/04/24
  • 11h26
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