Todas as Noticias
Título da Dissertação: Reforma de Ensino Médio: Condições de Produção da desigualdade
Produto Educacional: Reforma de Ensino Médio: Condições de Produção da desigualdade
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748099
Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino e Dra. Taniamara Vizzotto Chaves (Suplente)
Resumo: O presente projeto de dissertação, está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Currículo, Gestão e Políticas educacionais - GECPOL. No ano de 2016, o Brasil passou por uma ruptura democrática, ainda no mesmo ano, foram apresentadas mudanças muito significativas nas políticas educacionais, em especial no Ensino Médio. Frente ao contexto, a problemática da pesquisa encontrou-se no seguinte questionamento: Como essa reforma tão profunda no Ensino Médio poderá repercutir na educação brasileira? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi desvendar os textos e os documentos que regulamentam o Novo Ensino Médio buscando analisar as intencionalidades ocultas em suas produções. Especificamente, objetivou-se compreender o contexto histórico que deu espaço para que essa Reforma fosse aprovada; desvendar os interesses aos quais serviram as profundas mudanças que foram tão rapidamente estabelecidas; conhecer os possíveis impactos que essas mudanças trarão para a educação dos jovens brasileiros; Elaborar, como produto educacional, um vídeo educativo com a intenção de difundir, de uma maneira mais sucinta, as descobertas feitas no decorrer da pesquisa para o público geral,A Metodologia que embasou a pesquisa foi a Análise de Discurso da escola francesa, já que se buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, desnudar as intencionalidades dos textos legais que implementam os novos documentos. Identificou-se, por fim, que as políticas reformistas pós-golpe de 2016, foram elaboradas com intenção de satisfazer aos anseios dos detentores do capital, fomentam uma educação não emancipatória e tendem a aprofundar as desigualdades sociais.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; BNCC; Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Educação Integral
Data da defesa: 26 de junho de 2024
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 14/06/24
- 10h08
Título do projeto: ORGANIZAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO DO IFFAR
Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Eliziane da Silva Dávila, Dra. Maria Cristina Pansera de Araujo
Resumo: A severidade e sequências de eventos climáticos e catástrofes ambientais em diferentes países, colocaram holofotes sobre a necessidade imediata de conservar o planeta em que vivemos e dependemos inteiramente, através de medidas consistentes e organizadas. Diante deste cenário é imprescindível incluir e envolver todas as esferas da sociedade nesta tarefa urgente, através de ações pedagógicas que promovam o pensar ecológico. A educação é a mola propulsora para o pensamento crítico e mudança de praxes.Esse trabalho tem como objetivo geral analisar como se organiza a temática educação ambiental no curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar. Como objetivos específicos de nosso trabalho destacamos 1) Identificar a temática ambiental nos componentes curriculares dos cursos Técnicos em Agropecuária integrado do IFFar; 2) Reconhecer nas dissertações do Observatório ProfEPT, os trabalhos que apresentam a temática educação ambiental; 3) Identificar projetos de educação ambiental em andamento nos cursos Técnicos em Agropecuária e possíveis fragilidades na realização dos mesmos; 4) Reconhecer como os temas referentes a EA são abordados pelos docentes dos componentes curriculares ligados à área; 5) Elaborar um produto educacional que esteja relacionado com a EPT e a educação ambiental.A pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT.A investigação é de cunho qualitativo e será desenvolvida através de análise documental e bibliográfica, com realização de questionários com os docentes de disciplinas que abordam os assuntos referentes à EA nos cursos Técnicos em Agropecuária integrado ao Ensino Médio dos campis que contenham esse curso no IFFar. Através do método interpretativo das informações obtidas se utilizará de relatos de experiência baseado em Bardin. Sabe-se que o processo de investigação é mutável e pode deparar-se com problemas não esperados de antemão, desta maneira, é possível que o produto educacional mude ao longo da pesquisa, em um primeiro momento, espera-se produzir um e-book que trata acerca da relevância da educação ambiental dentro do curso Técnico em Agropecuária integrado, com sugestões de abordagens que promovam ações que contribuam com a preservação ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental; Técnico em agropecuária; Educação profissional e tecnológica;
Data da qualificação: 28 de junho de 2024
Horário: 09h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 13/06/24
- 11h04
Título do projeto: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: ENTRELAÇANDO FORMAÇÃO, SABERES E VIVÊNCIAS
Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Joze Medianeira dos Santos de Andrade
Resumo: A relação entre educação e trabalho depende da formação docente como fator de submissão ou transformação da realidade. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), exige um processo formativo, saberes e práticas docentes que possibilitem o desenvolvimento profissional docente e a construção da identidade docente nesta modalidade de ensino, alinhando-se ao ideal de formação humana integral e refletindo na práxis pedagógica. Assim, o presente projeto de pesquisa, vinculado na linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dentro do Macroprojeto 03 - Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); tem como objetivo investigar as contribuições dos saberes docentes e processos formativos para o desenvolvimento profissional docente (DPD) na Educação Profissional e Tecnológica em uma escola da rede pública estadual e qual seu impacto na práxis pedagógica em cursos técnicos de nível médio subsequente. Especificamente, mapear a produção científica sobre o tema, investigar saberes docentes nas práticas pedagógicas, identificar as concepções docentes sobre EPT e contribuir para o desenvolvimento profissional docente via um Produto Educacional. A pesquisa qualitativa, tipo Estudo de Caso, utilizará questionário e rodas de conversa aplicados junto aos professores dos Cursos Técnicos do Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, em Santiago-RS, para coleta de dados, que serão analisados utilizando a Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2011). O produto educacional que se pretende elaborar é um Guia Didático contendo um roteiro formativo para docentes baseado na metodologia de rodas de conversa.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Desenvolvimento Profissional Docente; Saberes Docentes; Práxis pedagógica; Produto Educacional.
Data da qualificação: 04 de julho de 2024
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 12/06/24
- 11h11
Título do projeto: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA NO IFFAR CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dr. Ascísio dos Reis Pereira
Resumo: Este projeto faz parte da linha 2- Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica-EPT, no curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, Macroprojeto 6- Organização de espaços pedagógicos na EPT, a pesquisa busca compreender como a inserção da curricularização da extensão tem se efetivado nos cursos de Administração e Gestão Pública no Instituto Federal Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus São Vicente do Sul- IFFar Campus SVS. A referida implementação da Curricularização é determinada no Plano Nacional de Educação (PNE-2014-2024), meta 12.7, a qual deverá ocorrer até 2024. A concretização deverá efetivar-se através da inclusão na matriz curricular dos cursos de graduação, em um percentual de 10% dos créditos destinados a curricularização. Propomos como objetivo geral: analisar como está sendo implementada a curricularização da extensão nos cursos de Administração e Gestão Pública no IFFar campus SVS no contexto das Diretrizes do PNE 2014/2024-Meta 12.7. Deste modo, o presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso. Os participantes da pesquisa serão os coordenadores e docentes dos cursos de Administração e Gestão Pública e o instrumento de busca de dados será a aplicação de um questionário aberto e semi estruturado, os resultados serão analisados através de Análise Textual Discursiva-ATD . Assim, pretende-se com a pesquisa identificar os êxitos e os desafios encontrados na implementação da Curricularização da Extensão nos cursos de Administração e Gestão Pública do IFFar Campus SVS, bem como, a articulação entre o ensino e a pesquisa. A intenção do produto final no formato de cartilha, com dados emergidos dos questionários, sobre a implementação da Curricularização, as “boas práticas” e também com a finalidade de colaborar com futuras sugestões de melhorias neste processo.
Palavras-chave: Curricularização da extensão; EPT; ProfEPT; IFFar SVS
Data da qualificação: 27 de junho de 2024
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 11/06/24
- 16h03
Título do projeto: LETRAMENTO DIGITAL POR MEIO DO TRABALHO PEDAGÓGICO CRÍTICO NO CURSO TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL
Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dr. Mauricio Ramos Lutz, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: O aprimoramento do letramento digital por meio do trabalho pedagógico crítico, no contexto da formação integrada, propõe-se em proporcionar o desenvolvimento de habilidades de compreensão, utilização, avaliação crítica e responsável das tecnologias digitais disponíveis na cibercultura. Esta pesquisa visa compreender a relação entre o trabalho pedagógico crítico e o desenvolvimento do letramento digital, em meio às possibilidades e desafios presentes na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. A pesquisa contará com uma abordagem metodológica qualitativa, caracterizada como pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória para o desenvolvimento de um estudo de caso. A mostra será composta pelos professores do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio (SER), em que a coleta dos dados se dará através de entrevistas semiestruturadas vídeo gravadas e posteriormente transcritas, em que analisaremos as concepções docentes em relação às contribuições do letramento digital crítico em seu trabalho pedagógico desenvolvido no percurso histórico do curso. A análise dos dados será conduzida com base na Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa pretende contribuir para a valorização da organização de memórias do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, buscando compreender através da perspectiva histórica do trabalho pedagógico destes docentes, a relação do letramento digital na construção de uma formação humana integrada voltada ao mundo do trabalho. Como produto educacional avalia-se a possibilidade do desenvolvimento de um Guia Educacional em formato de e-book, buscando promover o desenvolvimento do trabalho pedagógico crítico relacionado ao Letramento Digital na formação integrada voltada ao mundo do trabalho. Espera-se que a experiência e o conhecimento dos componentes da banca de qualificação possam contribuir para o enriquecimento do trabalho desenvolvido como um todo, apresentando sugestões e possibilidades que valorizem o trabalho de pesquisa e seu desenvolvimento produtivo.
Palavras-chave: Letramento Digital; Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos ; Trabalho Pedagógico Crítico.
Data da qualificação: 13 de junho de 2024
Horário: 9h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 14/05/24
- 15h59
Título do projeto: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NA EPT: TRAJETÓRIAS DISCENTES E PERCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Orientador: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Antônio Carlos Minussi Righes (Suplente)
Resumo: O presente trabalho será desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Jaguari, dentro da Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, guardando relações com o Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. A pesquisa tem por objetivo geral investigar como os discentes do curso de Bacharelado em Administração do IFFar - campus São Vicente do Sul, oriundos do Curso Técnico Integrado em Administração, percebem o impacto da educação integral e da verticalização do ensino em suas trajetórias de vida. Para tal será realizada uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, o local de investigação será o IFFar, mais precisamente o campus São Vicente do Sul, e os sujeitos da pesquisa serão os discentes regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Administração, do referido campus, que tenham previamente se formado no curso Técnico Integrado em Administração. A coleta de dados será realizada primeiramente por meio de formulário online e, após, por meio da realização de entrevista narrativa com discentes selecionados. Os resultados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Espera-se ainda esclarecer, com o auxílio de autores como Pacheco (2011), Ramos (2010), Ciavatta (2014), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) entre outros, os conceitos de verticalização e currículo integrado e suas correlações dentro do itinerário formativo dos discentes. Por fim, pretende-se a publicação, como produto educacional, de vídeos de curta duração que demonstrem os resultados obtidos por alunos que tenham a trajetória acadêmica e pessoal marcadas pela verticalização do ensino.
Palavras-chave: Verticalização; Currículo Integrado; Trajetória Acadêmica.
Data da qualificação: 29 de maio de 2024
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 14/05/24
- 13h58
Título do projeto: CONSTITUIÇÃO DO IFRS – CAMPUS VACARIA: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS MEMORIAIS DE SERVIDORES
Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Raquel Folmer Corrêa
Resumo: Este projeto será desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, entre 2024 e 2025. Abordará a seguinte temática: Constituição do IFRS – Campus Vacaria: contribuições das narrativas memoriais de servidores. Esse tema situa-se na Linha de Pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, e no Macroprojeto 4, História e Memórias no contexto da EPT. Procurar-se-á responder ao seguinte problema de pesquisa: Como se constituiu a trajetória histórica do IFRS – Campus Vacaria a partir das narrativas memoriais de servidores? Os participantes serão os servidores que presenciaram o início da trajetória do Campus Vacaria (2014-2016) e que continuam a atuar nessa unidade institucional no tempo em que se dará a pesquisa (2024 e 2025). O objetivo geral do trabalho consistirá em analisar a trajetória histórica do IFRS – Campus Vacaria por meio das narrativas memoriais de servidores que participaram do início do percurso dessa unidade institucional. A coleta de dados desta investigação, um estudo de caso com abordagem qualitativa, dar-se-á por meio de pesquisa bibliográfica e documental e, essencialmente, por meio de entrevista semiestruturada, fundamentando-se nas contribuições de Minayo (2013), de Lüdke e André (1986) e de Gil (2017). Para a análise dos dados coletados a partir das entrevistas, será utilizado o método da Análise Textual Discursiva (ATD), de acordo com Moraes e Galiazzi (2016). A fim de fundamentar os assuntos referentes às Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, entre outros, serão trazidos para as interlocuções teóricas autores como: Saviani (2007), Ciavatta (2014), Pacheco (2011 e 2020), Ramos (2010), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Ao final da pesquisa, pretende-se elaborar um produto educacional, no formato de documentário, que permita publicizar as narrativas memoriais dos participantes da pesquisa a fim de valorizar o percurso até o momento e fortalecer a identidade do IFRS – Campus Vacaria, que completará, em 2025, 10 anos de história.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Narrativas Memoriais; IFRS – Campus Vacaria.
Data da qualificação: 28 de maio de 2024
Horário: 15h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 14/05/24
- 09h05
Título da Dissertação: "TRAJETOS FORMATIVOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: A ATUAÇÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS - PORTUGUÊS NA EPT"
Produto Educacional: "O Tradutor Intérprete de Libras-Português e a sua Ética Profissional".
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746536
Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Profa. Dra. Tânia Micheline Miorando
Resumo: O tradutor intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Português (TILSP) faz mediação da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. O TILSP media o acesso à informação e à participação social dos surdos, contribuindo de maneira significativa para a inclusão e a acessibilidade em diferentes contextos, incluindo o ensino. O TILSP não se limita a simplesmente traduzir palavras de um idioma para outro, mas também transmitir emoções, intenções e nuances culturais presentes na comunicação. Este estudo, intitulado “Trajetos formativos e práticas educativas: a atuação dos intérpretes de Libras - Português na EPT”, pesquisa sobre os trajetos formativos, saberes, dificuldades e potencialidades dos tradutores intérpretes de Libras-Português (TILSP) e suas implicações na prática profissional dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo central da pesquisa é investigar os trajetos formativos e as práticas profissionais dos TILSP, analisando como esses aspectos influenciam na inclusão de alunos surdos perante as dificuldades e potencialidades da profissão. Os objetivos específicos são: mapear os trajetos formativos dos TILSP que atuam na EPT, analisar a produção científica sobre sua atuação, explorar as dificuldades e potencialidades enfrentadas por esses profissionais em salas de aula e desenvolver um produto educacional para aprimorar sua atuação institucional. Este estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na Linha de pesquisa 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com a coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas, permitindo uma análise detalhada das experiências e percepções dos participantes. A análise de conteúdo será utilizada para tratamentos dos dados. Ao final da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional que possa ser utilizado para a formação contínua dos TILSP, baseado nas dificuldades e necessidades identificadas durante a pesquisa, com o intuito de elevar a qualidade da inclusão de alunos surdos e melhorar a prática profissional dos TILSP na EPT. Os resultados obtidos objetivam a melhoria da prática profissional dos TILSP, a qualidade da educação inclusiva para estudantes surdos na EPT visando a melhoria das práticas educacionais inclusivas. O produto que foi desenvolvido, o curso MOOC, intitulado “O Tradutor Intérprete de Libras-Português e a sua Ética Profissional”.
Palavras-chave: Trajetos formativos. Tradutores Intérpretes de Libras – Português. Práticas educativas. Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Data da defesa: 23 de maio de 2024
Horário: 14 h
Local: Auditório - Reitoria IFFar
Publicado em Notícias
- 13/05/24
- 13h36
Título da Dissertação: MEMÓRIAS E PERCEPÇÕES RELACIONADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFFAR - CAMPUS SANTO AUGUSTO
Produto Educacional: CARTILHA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexões e memórias na Educação Profissional e Tecnológica
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746230
Orientador(a): Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Edward Frederico Castro Pessano
Resumo: A Educação Ambiental caracteriza-se por ser um processo educativo que visa à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Com a crescente preocupação com a crise ambiental, a Educação Ambiental tornou-se um tema fundamental no contexto educacional. No Brasil, a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, determina a incorporação de práticas e valores relativos à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável em todos os níveis de ensino. Essa lei estabelece diretrizes para o ensino do tema em questão, preferencialmente de forma integrada e interdisciplinar. O presente estudo, desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológico, dentro da linha de pesquisa e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT tem como objetivo principal investigar as concepções de Educação Ambiental expressas através de memórias e percepções de um grupo de sujeitos - estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto e seus familiares, buscando identificar características das abordagens conservadora, pragmática e crítica. A presente investigação terá como alicerce teórico os estudos de Philippe Pomier Layrargues e Gustavo Ferreira da Costa Lima, que procederam à categorização do campo da Educação Ambiental no Brasil em três macrotendências, visando evidenciar as diferentes abordagens e perspectivas teóricas que envolvem a questão ambiental (Layrargues e Lima, 2011). Portanto, surge a indagação: Como os alunos e os familiares do curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto percebem as questões ambientais entre ser humano e ambiente e quais concepções de Educação Ambiental possuem? A investigação tem como metodologia a abordagem qualitativa seguindo procedimentos de um estudo de caso. Para a coleta de dados foram aplicados questionário para as famílias dos alunos e, posteriormente, entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como produto educacional, foi elaborada uma cartilha para a comunidade escolar, buscando promover a reflexão sobre questões ambientais e trazendo memórias das famílias participantes no projeto.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Macrotendências; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da defesa: 28/05/2024
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 13/05/24
- 09h54
Título do projeto: PROTAGONISMO FEMININO NA DITADURA MILITAR DO BRASIL: uma análise sobre o assunto no currículo de história dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Cristina dos Santos Lovato
Resumo: Este estudo propõe uma análise sobre o protagonismo feminino na ditadura militar do Brasil no currículo de história dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal
Farroupilha – Campus Jaguari. Especialmente, objetiva analisar a visibilidade oportunizada às mulheres em aulas de história sobre o assunto ditadura militar do Brasil nos cursos de Ensino Médio Integrado em Administração, Agricultura e Sistemas de Energia Renovável, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari. A fim de realizar a análise proposta, este trabalho possui como objetivos específicos: identificar quais personagens femininas possuem destaque no currículo de história desses cursos; comparar a importância ofertada à participação feminina com relação aos homens; indagar se o gênero interferiu na forma como vivenciaram a ditadura militar; realizar um levantamento das personalidades que se destacaram no período e que não foram contempladas no currículo; e elaborar uma página no Instagram que oportunize visibilidade às mulheres do período estudado. Esta será uma pesquisa de cunho qualitativo, sustentada no método de Análise de Discurso Crítica de Fairclough (ADC). Pretende-se analisar criticamente o discurso presente em alguns documentos institucionais, como: os projetos pedagógicos dos cursos anteriormente citados; as ementas destes cursos com ênfase na disciplina de história; e nos livros didáticos utilizados pelos alunos nesta disciplina. Esse conjunto de textos irá compor o corpus desta pesquisa. Desse modo, o estudo estará focado em analisar a(s) posição(ões) sujeito atribuída(s) às mulheres nas abordagens sobre ditadura militar do Brasil. Os sujeitos desta pesquisa definem-se nas práticas discursivas presentes nos recortes discursivos gerados a partir dos documentos selecionados para o estudo. Por fim, entendemos que memória e história andam juntas, precisamos rememorar a ditadura militar para não dar espaço a disseminação de discursos negacionistas ou romantizados sobre o período. A ênfase em gênero pretende que as mulheres recebam a visibilidade histórica a qual tiveram negada. Entendendo que são assuntos indispensáveis para uma formação omnilateral dos sujeitos.
Palavras-chave: Mulheres. Currículo. Educação Profissional e Tecnológica.
Data da qualificação: 24 de maio de 2024
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Publicado em Notícias
- 10/05/24
- 15h04
Redes Sociais