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Título da Dissertação: Representações de inclusão na EPT: um estudo a partir da perspectiva dos estudantes com deficiência em um Instituto Federal do RS
Produto Educacional: Manual de inclusão em sala de aula
Orientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Christian Caldeira Santos
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), inserida no Macroprojeto 2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Nesse contexto, a presente dissertação teve como objetivo analisar as limitações de acessibilidade enfrentadas por estudantes com deficiência no ensino médio integrado de uma unidade do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, realizada com 10 estudantes com deficiência, maiores de 18 anos, que ingressaram na instituição por meio do sistema de cotas entre os anos de 2023 e 2025. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, posteriormente analisadas com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram duas categorias principais de barreiras: pedagógicas e estruturais. As limitações pedagógicas dizem respeito à falta de adaptações metodológicas, ausência de formação específica por parte dos docentes, dificuldades de organização dos estudos e práticas avaliativas inadequadas, como seminários e provas orais sem adaptação. Já as barreiras estruturais referem-se à falta de acessibilidade arquitetônica e sensorial, como ruídos excessivos, iluminação intensa e espaços pouco adaptados para estudantes com mobilidade reduzida. Destaca-se o papel central do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, apontado pelos participantes como o principal suporte institucional para mediação com professores, organização dos estudos e apoio emocional. Também foi identificado o uso frequente de Tecnologias Assistivas, ainda que seu potencial esteja limitado pela ausência de formação docente para integrá-las de forma efetiva ao cotidiano escolar. Como produto educacional, foi elaborado um “Manual de Inclusão em Sala de Aula”, com orientações práticas para professores do ensino médio integrado, visando promover práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas. O material foi validado por docentes da instituição e recebeu avaliações positivas quanto à sua aplicabilidade, clareza e relevância. Conclui-se que, embora existam esforços institucionais pela inclusão, persistem lacunas que dificultam a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes com deficiência. A superação dessas barreiras exige ações articuladas, formação continuada de docentes, fortalecimento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, adequações físicas e uso efetivo de Tecnologias Assistivas.
Palavras-chave: Inclusão educacional; Acessibilidade; Pessoas com deficiência; Ensino médio integrado; Práticas educativas.
Data da defesa: 25 de setembro de 2025
Horário: 15h30min
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 09/09/25
- 09h18
Já está disponível o Boletim Informativo nº 10 do ProfEPT – IFFar, edição de agosto/2025.
Nesta edição, você confere destaques como: participação no VIII Seminário Nacional do ProfEPT, defesas de dissertações e produtos educacionais, qualificações de projetos, homenagem à professora Maria Rosângela, bolsa Carrefour, defesas de pré-projetos e muito mais sobre as ações do programa.
Confira a íntegra do boletim no link: https://abre.ai/boletimprofept10
Publicado em Notícias
- 15/08/25
- 15h20
Título da Dissertação: A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA
Produto Educacional: Calendário Literário
Orientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Renata Braz Gonçalves
Resumo: A motivação para a realização deste trabalho surgiu da atividade profissional como bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar); bem como, por entender que a biblioteca além de comportar o acervo da instituição é um espaço a ser explorado para práticas educativas. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e encontra-se vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. De modo amplo, a pesquisa tem como objetivo investigar as ações de incentivo à leitura realizadas no âmbito das Bibliotecas do IFFar, com vistas a favorecer e ampliar a comunidade leitora, contribuindo, assim, na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado. Já em termos de objetivos específicos, procurou-se: identificar em distintas bases de dados a produção científica sobre as ações e práticas de incentivo à leitura realizadas em bibliotecas da rede EPT direcionadas para os estudantes do ensino médio integrado; investigar nos Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFar o que consta sobre bibliotecas, livros e incentivo à leitura; compreender como os bibliotecários percebem o seu papel e o papel da biblioteca no processo de formação integral dos estudantes do ensino médio, em especial no que tange o incentivo à leitura; mapear as ações e práticas educativas realizadas nas bibliotecas do IFFar que visam incentivar o hábito da leitura; e, por fim, desenvolver um produto educacional elaborado a partir dos dados adquiridos nesta dissertação. A pesquisa é de natureza qualitativa e apresenta como percurso metodológico a coleta e análise de dados em documentos, bases de dados e realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa documental verificou-se que o PDI concebe a biblioteca como um espaço físico, ignorando seu potencial formativo. A pesquisa bibliográfica realizada em bases de dados específicas permitiu identificar o que já foi produzido, evitando assim, a duplicação de pesquisas. Por fim, para complementar a investigação foi realizada uma entrevista semiestruturada com os bibliotecários de cada Campus do Instituto Federal Farroupilha, a partir da qual foram identificadas as ações realizadas nas bibliotecas do IFFar que contribuíram para formação de novos leitores e que auxiliaram no fortalecimento dessa prática. Os resultados apresentados mostram que as bibliotecas do IFFar são espaços educativos e culturais essenciais para a formação completa dos estudantes do Ensino Médio Integrado. As entrevistas revelaram que a maioria dos bibliotecários atuam como mediadores e curadores da informação, mas é necessário organizar as ações e práticas de incentivo à leitura ao longo do ano. Com base nisso, foi elaborado um calendário literário com propostas de temáticas e atividades, que visa auxiliar os profissionais que atuam na biblioteca a planear tais práticas.
Palavras-chave: Biblioteca; Leitura; Práticas educativas; Ensino médio integrado; Educação profissional e tecnológica.
Data da defesa: 01 de agosto de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
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- 23/07/25
- 09h39
Título da Dissertação: O currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise a partir da abordagem do ciclo de políticas no Curso Técnico Integrado de Agricultura do IFFar Campus Jaguari/RS.
Produto Educacional: Refletindo sobre o currículo integrado na prática docente
Orientador(a): Dra. Laila Azize Souto Ahmad
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Gabriel dos Santos Kehler
Resumo: A presente dissertação de mestrado está vinculada a Linha de pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado Profissional em Educacão Profissional e Tecnológica - PROFEPT, articulando-se ao macroprojeto “Organizações dos Espaços Pedagógicos da EPT” e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Educacional, Currículo e Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica– GECPOL. Essa dissertação tem como objetivo geral analisar as concepções do currículo integrado nos documentos legais da EPT, PPC e no contexto da prática docente no Curso Técnico Integrado de Agricultura no Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. Especificamente, objetivou-se: a) investigar as políticas de EPT que tratam do currículo integrado, buscando visualizar seus efeitos no documento legal do Curso- o PPC do curso Técnico Integrado de Agricultura; b) analisar as micro e macro relações entre a legislação do currículo integrado e seu desenvolvimento nas práticas docentes; c) compreender como essas políticas e o PPC influenciam o contexto da prática docente em relação ao currículo integrado no curso de Técnico Integrado de Agricultura; d) elaborar um guia de orientação como produto educacional. A metodologia teve como abordagem qualitativa, e o método de Estudo de caso. Os instrumentos para a produção de dados foram os documentos legais que tratam do currículo integrado, especificamente o Decreto nº 5.154/2004; a Resolução CONSUP nº 28/2019; e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari/RS. Para produção de dados no contexto da prática utilizou-se entrevistas semiestruturadas com os professores do Ensino Médio Integrado em Agricultura, da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e os professores da área técnica que essas disciplinas se integram, tendo como locus da pesquisa o Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. A análise de dados ocorreu a partir de dois tipos: Análise documental nos documentos legais (Decreto nº 5.154/2004, Resolução CONSUP nº 28/2019 e PPC do Curso), buscando analisar o contexto de influência e produção de texto. Já no contexto da prática foi utilizada a Análise do Discurso sob inspiração nos trabalhos foucaultianos, através das entrevistas semiestruturadas. Considera-se que os documentos legais da EPT analisados ora orientam para a possibilidade da integração, trazendo elementos constituintes para uma formação humana, ora para a continuidade do dualismo histórico entre Educação Básica e Educação Profissional, visualizados a partir dos estudos dos contextos de influência e produção de texto da abordagem do ciclo de políticas. No contexto da prática, os discursos foram no sentido da valorização do currículo integrado, porém reconheceu-se por parte dos entrevistados a impossibilidade do desenvolvimento de tal perspectiva curricular em suas práticas docentes, atralados a diversas questões. A partir dessas análises foi confeccionado, aplicado e avaliado um guia de orientação, que servisse como ferramenta de reflexão em torno do currículo integrado.
Palavras-chave: Abordagem do Ciclo de Políticas; Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da defesa: 10 de julho de 2025
Horário: 09h30min
Local: Videoconferência
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- 27/06/25
- 10h03
Título da Dissertação: Verticalização do Ensino e a Intensificação do Trabalho Docente nos Institutos Federais de Ensino da Região Sul: Exigências, Complexidades e Adoecimento Mental
Produto Educacional: Ensino Verticalizado na EBTT: Guia Instrucional Sobre Desafios e Práticas na Docência Integrada
Orientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Coorientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Karla Aparecida Zucoloto
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dentro da Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. Sabe-se que os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia foram criados para promover inovação na educação brasileira, dando oportunidades para as classes sociais menos abastadas de terem acesso ao ensino público de qualidade desde a educação básica até o ensino superior e/ou a pós-graduação em locais próximos da sua residência. Sua estrutura multicampi e o ensino verticalizado possibilitam que isso ocorra, mas por se tratar de algo novo no meio educacional, a atuação docente em diferentes níveis de ensino pode produzir uma sobrecarga de trabalho, incluindo agendas ocultas, que impedem a mensuração do tempo dedicado pelo professor. Isso exige do profissional um período maior de atividade laboral, podendo impedi-lo de ter qualidade de vida, tempo para o lazer e convívio em família, ou gerar sofrimento e, até mesmo, adoecimento mental. Sendo assim, o presente trabalho buscou conhecer as consequências da política de verticalização do ensino diante da intensificação do trabalho e suas implicações na qualidade de vida dos professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, em especial aqueles vinculados ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, foi realizada uma pesquisa através da aplicação de questionários a docentes que atuam no âmbito do ProfEPT, nos três Institutos Federais localizados no estado do Rio Grande do Sul: IFFar, IFSul e IFRS. Os dados obtidos foram analisados seguindo o método de Análise de Conteúdo de Bardin, percebendo-se que o modelo de ensino verticalizado dos Institutos Federais é valorizado pelos docentes por promover a continuidade na formação dos estudantes. No entanto, na percepção desses participantes muitos docentes ingressam nos IFs sem conhecimento prévio sobre essa política, o que evidencia uma lacuna na sua formação inicial e continuada. Embora a amostragem seja restrita, a maioria dos docentes respondentes demonstrou boa saúde emocional, motivação, satisfação profissional e empatia no trabalho com os alunos. A pesquisa indicou a necessidade de maior divulgação do modelo verticalizado e de investigações mais aprofundadas sobre os impactos das demandas institucionais na saúde e no bem-estar dos professores. Baseando-se nesses resultados, elaborou-se como produto educacional um guia instrucional voltado para informar acerca da verticalização do ensino e dos desafios da docência por ele implicados.
Palavras-chave: Verticalização do Ensino; Intensificação do Trabalho Docente; Saúde Mental; Qualidade de Vida no trabalho.
Data da defesa: 26 de junho de 2025
Horário: 15h
Local: Videoconferência
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Publicado em Notícias
- 06/06/25
- 14h01
Docentes do IFFar participaram, entre os dias 28 e 30 de maio, do VIII Seminário Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), realizado no Campus Tijuca II do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Publicado em Notícias IF Farroupilha
- 06/06/25
- 12h03
Título do projeto: A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA GESTÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Cláudia Schiedeck Soares de Souza
Resumo: O presente trabalho analisa a trajetória histórica da desigualdade de gênero no mercado do trabalho, com ênfase nos principais obstáculos ou desafios enfrentados pelas mulheres, como preconceito estrutural, a sobrecarga da dupla jornada de trabalho e a persistente desigualdade salarial em relação aos homens. No contexto do Instituto Federal Farroupilha, observa-se desafios relacionados à equidade de gênero e à inclusão de mulheres em posições de liderança. A presença e participação feminina em cargos de gestão podem desempenhar um papel crucial na criação de ambientes mais inclusivos e na formulação de políticas que promovam a equidade. A pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na linha de pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo geral da pesquisa é analisar como acontece a representatividade feminina na gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, identificando os desafios e oportunidades para a equidade de gênero e o impacto dessa representatividade na administração pública e na cultura institucional. A metodologia qualitativa proposta para esta pesquisa está alicerçada em uma abordagem exploratória e descritiva, com foco na compreensão das relações de gênero em um ambiente educacional, no que tange à organização da representatividade feminina na gestão. O estudo será realizado no âmbito do Instituto Federal Farroupilha, tendo como universo mulheres servidoras da instituição, com amostragem intencional voltada às gestoras que ocupam ou ocuparam cargos como reitoras ou pró-reitoras. O instrumento utilizado para coleta de dados será através de questionário semiestruturada, cuja análise será conduzida com base na análise foucaultiana. A pesquisa busca identificar os desafios e oportunidades enfrentados pelas mulheres em posições de liderança, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficientes que promovam a equidade de gênero na gestão do Instituto Federal Farroupilha, estimulando, assim, um ambiente institucional mais justo e representativo.
Palavras-chave: Representatividade Feminina; Gestão Educacional; Equidade de Gênero.
Data da qualificação: 18 de junho de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 03/06/25
- 08h13
No dia 29 de maio de 2025, durante a programação do VIII Seminário Nacional do ProfEPT, realizado no Colégio Pedro II, Rio de Janeiro/RJ, a professora Taniamara Vizzotto Chaves, docente do Instituto Federal Farroupilha, coordenadora adjunta e integrante da Comissão Acadêmica Local do ProfEPT/IFFar, representou o polo em uma importante mesa-redonda intitulada:"As bases conceituais da EPT como referência para as Linhas de Pesquisa, Macroprojetos e Disciplinas".
O debate, realizado das 10h20 às 12h, contou também com a participação da Profª Drª Roberta Pasqualli (IFSC), Profª Drª Luciana Loponte (IFSul) e Profº Dr. Marcelo Rythowem (IFTO), sob mediação da Profª Drª Viviane Grimm (IFC).
Na ocasião, foram discutidos os fundamentos teórico-conceituais que sustentam o ProfEPT enquanto programa de pós-graduação em rede, com ênfase na coerência entre as linhas de pesquisa, macroprojetos institucionais e as disciplinas ofertadas. A professora Taniamara contribuiu com a perspectiva do IFFar e com reflexões a partir da sua trajetória no programa, destacando a importância da articulação entre prática docente, pesquisa e desenvolvimento de produtos educacionais na EPT.
A participação da docente reafirma o protagonismo do IFFar no cenário nacional da pós-graduação voltada à Educação Profissional e Tecnológica e evidencia o compromisso com a consolidação dos princípios que norteiam o ProfEPT em seus diversos polos.
Publicado em Notícias
- 30/05/25
- 07h52
Entre os dias 28 e 30 de maio de 2025, docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Polo IFFar participaram do VIII Seminário Nacional do ProfEPT, realizado no Colégio Pedro II- Campus Tijuca II, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O evento é promovido anualmente pela coordenação nacional do programa e reúne representantes de todos os polos da rede, com o objetivo de discutir avanços, desafios e ações estratégicas para o fortalecimento do ProfEPT em todo o país.
O Instituto Federal Farroupilha foi representado pelos(as) docentes Adão, Daniela, Maurício, Ricardo, Taniamara e Vanessa, que participaram de mesas temáticas, discussões por componentes curriculares e momentos de socialização das práticas desenvolvidas nas diferentes instituições associadas (IAs)
Durante o evento, temas como: produção técnica e tecnológica, avaliação quadrienal da CAPES e impactos sociais do programa foram debatidos, fortalecendo o alinhamento entre as IAs e a consolidação do mestrado em rede como referência na formação de profissionais que atuam na Educação Profissional e Tecnológica.
Publicado em Notícias
- 30/05/25
- 07h49
Evento acontecerá entre os dias 28 a 30 de maio e será sediado no Colégio Pedro II
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realiza, de 28 a 30 de maio, a oitava edição do seu seminário nacional. O evento é organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em conjunto com as instituições associadas ao programa, e será realizado no Campus Tijuca II do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
O seminário tem o objetivo de garantir unidade ao mestrado em rede, visando propiciar aprofundamentos teóricos de bases conceituais que sustentam o programa, bem como facilitar o planejamento conjunto de componentes curriculares. Os seminários nacionais foram concebidos como proposta de articulação, alinhamento conceitual e planejamento em rede e vem se consolidando como um espaço de formação contínua dos docentes, sobretudo considerando a interação entre os professores do Programa de todas as 40 instituições associadas.
O evento reunirá os membros do comitê gestor, da comissão acadêmica nacional e da comissão organizadora do ENA; 40 coordenadores locais do ProfEPT nas instituições associadas; da equipe de apoio do ProfEPT; e, docentes permanentes que compõem o Programa. A programação prevê reuniões de trabalho, além de conferências, palestras e mesas-redondas com temas pertinentes às pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos no ProfEPT.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
28/05/2025 - Quarta-feira
Local: Teatro Libâneo Guedes - Campus Tijuca II
12h às 14h – Credenciamento
14h30 – Cerimônia de Abertura
15h30 às 16h – Apresentação Cultural
16h30 às 18h30 – Conferência de Abertura - Profº. Dr. Luiz Antônio Cunha
Mediação : Profº Dr. Davi Silva da Costa (IFBA)
29/05/2025 - Quinta-feira
Local: Teatro Libâneo Guedes - Campus Tijuca II
8h30 às 10h – Palestra: “O ProfEPT no cenário da Pós-Graduação stricto sensu: desafios e perspectivas”
Convidada: Profª. Drª. Pollyana dos Santos - Coordenadora Geral do ProfEPT (IFES)
10h às 10h20 – Intervalo
10h20 às 12h – Mesa-redonda: "As bases conceituais da EPT como referência para as Linhas de Pesquisa, Macroprojetos e Disciplinas"
Convidados(as): Profª. Drª. Roberta Pasqualli (IFSC), Profª. Drª. Taniamara Vizzotto Chaves (IFFAR), Profª. Drª Luciana Loponte (IFSul) e Profº. Dr. Marcelo Rythowem (IFTO)
Mediação: Profª. Drª Viviane Grimm (IFC)
14h às 16h30 - Reuniões de Grupos de Trabalho de Disciplinas Obrigatórias
16h45 às 18h- Mesa-redonda: "A aderência das disciplinas eletivas com as Bases Conceituais, Linhas de Pesquisa e Macrocroprojetos"
Convidadas: Profª. Drª. Maria Adélia da Costa (CEFET-MG) e Profª. Drª. Maria Cristina Caminha de Castilhas França (IFRS)
Mediação: Profª. Drª. Clarice Monteiro Escott (IFRS)
30/05/2025- Sexta-feira
Local: Teatro Libâneo Guedes - Campus Tijuca II
8h30 às 10h30 – “Planejamento Estratégico em Foco: Desafios e Perspectivas para o ProfEPT no Ciclo Avaliativo 2025-2028 da Capes”
Convidados(as): Profº. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (IFG), Profª. Drª. Clarice Monteiro Escott (IFRS) e Profº. Dr. Airton José Vinholi Júnior (IMS)
11h às 12h30 – Palestra de encerramento: “Formação humana integral e os desafios da pesquisa em educação profissional e tecnológica” - Prof.ª Dr.ª Marise Ramos
Mediação: Profª. Drª. Michele Waltz Comarú (IFRJ)
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16511-viiiseminarioprofept
Publicado em Notícias
- 22/05/25
- 09h22





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