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O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, teve no período de 16 de junho a 14 de julho a qualificação de mais cinco projetos de dissertação e também de mais uma defesa de dissertação e de produto educacional, vinculados ao programa.
No dia 27 de junho aconteceu a defesa de dissertação e de produto educacional do mestrando Eleandro Soares Rodrigues, da turma 2021, o qual defendeu a dissertação intitulada “Programa Permanência e Êxito do IFFar: uma análise das ações” e o Produto Educacional “Guia de possibilidades para atualização, monitoramento e avaliação do Programa Permanência e Êxito do IFFar”. O trabalho foi orientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e o produto educacional pode ser acessado no portal Educapes no seguinte link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731789
Os trabalhos qualificados são de mestrandos que ingressaram no programa no ano de 2022, e estão listados a seguir:
No dia 16 de junho o trabalho “Percepção dos alunos do EJA sobre a importância das políticas de assistência estudantil, implementação e relação com a permanência e êxito no IFFar- Campus São Borja” de autoria da mestranda Viviani Aparecida Sasso Saraiva e orientado pelo Professor Dr. Ricardo Antônio Rodrigues. O trabalho está vinculado a linha 01 do programa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
No dia 07 de julho o trabalho “A leitura crítica como dispositivo analítico na formação dos Jovens e Adultos: Contribuições da Análise Crítica do Discurso” de autoria da mestranda Rozilene Vizzotto, orientado pela Professora Dra. Letícia Ramalho Brittes e coorientado pela Professora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves. O trabalho está vinculado a linha 02 do programa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.
No dia 12 de julho o trabalho “Responsabilidade ambiental na formação acadêmica: práticas educativas de um núcleo ambiental em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia” de autoria do mestrando Newton del Cueto Gonçalves, orientado pela Professora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves.
No dia 14 de julho o trabalho “Educação Empreendedora: desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica” de autoria do mestrando Alessandro Vasconcelos de Souza, orientado pela Professora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves.
Também neste mesmo dia, foi qualificado o trabalho intitulado “O sentido e o papel da tecnologia na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica” de autoria da mestranda Carine Fraga Sisti, orientado pelo Professor Dr. Ricardo Antônio Rodrigues.
Os três últimos trabalhos mencionados estão concentrados na linha de Pesquisa 01 Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
A coordenação e os docentes do curso parabenizam aos mestrandos que qualificaram seus projetos e desejam sucesso em suas caminhadas de pesquisa. Também desejam muito sucesso a mais nova mestra em Educação Profissional e Tecnológica formada no IFFar – campus Jaguari.
(Fotos extraídas das redes sociais dos mestandos e de seus orientadores).

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  • 14/07/23
  • 16h26

Título da Dissertação: BIBLIOTECA DIGITAL COMO MEMÓRIA E SUPORTE AO CICLO DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO

Produto Educacional: Biblioteca Virtual do Observatório do Currículo Integrado

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734082

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumo:
A utilização de tecnologias é intensificada cada vez mais na sociedade. As bibliotecas digitais são utilizadas por alunos, professores e a sociedade em geral, pois os livros podem ser acessados com facilidade em qualquer lugar do mundo. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição de uma biblioteca digital como memória e suporte ao Ciclo de Estudos sobre Currículo Integrado. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos foi feito um estudo de caso. Como pano de fundo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, seguida de um questionário aos participantes do CECI (alunos e professores). A pesquisa bibliográfica foi feita para compreender a evolução das bibliotecas desde seus primórdios até os dias atuais, analisar os referenciais teóricos que embasam o Currículo integrado, entender o que é o CECI, como organizar a memória do CECI e como a criação de uma biblioteca digital pode contribuir para memória e dar suporte ao Ciclo de Estudos sobre o Currículo Integrado. Além disso, foi realizado um questionário no Google Forms com participantes do CECI para entender as contribuições da Biblioteca Virtual do Observatório do Currículo Integrado, para os estudos coletivos do grupo. Como ferramenta metodológica para a construção e análise dos dados nos aproximamos da Análise Textual Discursiva. Tivemos um ótimo retorno do grupo destacando que uma biblioteca digital vai ser muito importante, pois disponibilizou diversos materiais em um mesmo local o que facilitou o estudo e a pesquisa, organizou diversos textos e autores que discutem o tema com o uso de diferentes mídias o que torna a pesquisa e o estudo coletivo mais dialógico com a comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Palavras-chave: Biblioteca Digital; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo Integrado.

Data da defesa: 04 de agosto de 2023

Horário: 13:30h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Lurdes

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  • 13/07/23
  • 15h50

O Professor Rafael Bueno, docente permanente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar, está participando do CERME 13 (13° Congresso Europeu de Pesquisa em Educação Matemática).
Na ocasião o Professor apresenta dois trabalhos. Um produzido com a Professora Ana Henriques, da Universidade de Lisboa, e outro com os Professores Diego Lieban, do IFRS, e Zsolt Lavicza, da Universidade Johannes Kepler (Áustria).
A Comissão Acadêmica Local do ProfEPT parabeniza ao professor Rafael pelos trabalhos desenvolvidos e apresentados e por estar representando o ProfEPT e o IFFar em tão importante evento internacional.

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  • 11/07/23
  • 13h55

Título do projeto: O SENTIDO E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dra. Raquel Folmer Corrêa

Resumo: O presente projeto caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado a ser desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo tem como objetivo investigar os sentidos da dimensão tecnológica no trabalho pedagógico dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, problematizando a tecnologia dentro de uma lógica produtora de autonomia e criticidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, onde se pretende buscar e identificar a efetiva relação entre tecnologia e o trabalho como Princípio Educativo nos Institutos Federais. Para tanto, o referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Vieira Pinto, Morin, Gramsci, Frigotto e Saviani, com os quais a pesquisa busca ressignificar e problematizar o conceito de Tecnologia e trabalho como princípio educativo. Desejamos despertar nos docentes uma reflexão acerca da formação omnilateral, provocando um repensar sobre as suas práticas, possibilitando ao aluno tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologia; Formação Omnilateral; Trabalho como Princípio Educativo.

Data da qualificação: 14 de julho de 2023

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Carine

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  • 07/07/23
  • 10h58

Título do projeto: Educação Empreendedora: desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Jalva Lilia Rabelo de Sousa e Dra. Suzy Elizabeth Bandeira Pinheiro

Resumo: Este projeto de dissertação está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tem como objetivo investigar a concepção de empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelos professores dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), analisando os documentos orientadores, as práticas educativas e o componente curricular de empreendedorismo nos Projetos Pedagógicos. Busca-se compreender as concepções de mundo do trabalho e educação profissional e tecnológica atuais, identificar as práticas educativas e percepções dos professores de empreendedorismo sobre a formação dos estudantes, além de desenvolver e validar um produto educacional que integre o ensino de empreendedorismo ao mundo do trabalho e aos princípios da EPT. Os principais autores que embasam essa pesquisa são: Frigotto (2009), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Ramos (2014, 2017), Pacheco (2010), Freire (1997), Nóvoa (2009), Becker (1994), Dolabela (1999, 2003) e Dornelas (2016). A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando questionários, entrevistas e análise documental dos Projetos Pedagógicos. A análise de conteúdo será aplicada aos dados coletados, seguindo critérios de inclusão e exclusão para garantir a representatividade e confiabilidade. Os resultados esperados contribuirão para a reflexão sobre a concepção de empreendedorismo na EPT, promovendo uma formação mais abrangente e contextualizada aos estudantes. Além disso, o produto educacional desenvolvido poderá auxiliar os docentes na articulação entre o ensino de empreendedorismo e os fundamentos da EPT. Essa pesquisa, de caráter descritivo e estudo de caso, visa compreender os desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado e no ensino de empreendedorismo, relacionando-os com a estrutura curricular dos cursos investigados no IFFar.

Palavras-chave: Práticas educativas; Ensino integrado; Empreendedorismo; Educação Profissional e Tecnológica

Data da qualificação: 14 de julho de 2023

Horário: 10h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Alessandro

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  • 07/07/23
  • 08h51

Título do projeto:  RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA:
práticas educativas de um núcleo ambiental em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves



Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Maria Cristina Pansera de Araujo

Resumo:
Os Institutos Federais de Educação pautam sua organização nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e dentre eles a integração e transversalidade do currículo e tem a missão de  “promover a educação profissional, científica e tecnológica, pública, por meio do  ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação integral do cidadão e no  desenvolvimento sustentável” e entre seus valores está o de Responsabilidade  Social e Ambiental. O tema da pesquisa proposta é a educação ambiental, com foco específico nas ações desenvolvidas nos campi pelo NUGEA do IFFar que tem por objetivo “instigar a discussão da responsabilidade ambiental por toda a comunidade do IFFar buscando agregar estes princípios na formação acadêmica”. Esta pesquisa desenvolve-se no âmbito do curso de mestrado ProfPET - polo do IFFar, na Linha de Pesquisa de Práticas Educativas em EPT e visa refletir sobre como as práticas desenvolvidas no espaço destes núcleos impactam a formação dos discentes e docentes no espaço da EPT, seja na sala de aula ou fora dela. Para tanto, contempla os seguintes referenciais teóricos: FREIRE (1996), FRIGOTTO (2005,2018), KRENAK (2020) e ZABALA (1998). A coleta de dados será feita a partir da análise dos documentos orientadores e organizadores sobre a Educação Ambiental na instituição e também por meio de entrevistas a serem realizadas com os presidentes dos NUGEAS do IFFar. Para análise dos dados pretende-se fazer uso da análise de conteúdo de BARDIN (1977). Como produto educacional pretende-se desenvolver uma oficina com estudantes e servidores do IFFar que explore conceitos e práticas relacionadas à Educação Ambiental.

Palavras-chave: Ensino integrado; Educação Ambiental; NUGEA; Institutos Federais de Educação; Práticas Educativas.

Data da qualificação: 12 de julho  de 2023

Horário: 14h


Local: LIFE do Instituto Federal Farroupilha-SB

Convite Qualificação Newton

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  • 05/07/23
  • 08h32

Título do projeto: A leitura crítica como dispositivo analítico na formação dos Jovens e Adultos: Contribuições da Análise Crítica do Discurso

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Cristina dos Santos Lovato

Resumo: O presente projeto de dissertação, está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Currículo, Gestão e Políticas educacionais - GECPOL. Sustenta-se que a leitura é uma atividade essencial para se ter acesso a informações, à cultura, ao conhecimento construído e acumulado historicamente, contribuindo para o sujeito instrumentalizar-se à participação democrática, cidadã e a transformação social.  A problemática consiste em entender como a leitura crítica, enquanto dispositivo analítico, atua na formação dos jovens e adultos.  Essa questão se justifica pela necessidade de refletirmos acerca da importância da leitura crítica na formação dos jovens e adultos, uma vez que essa atividade está na base da construção do conhecimento de todas as disciplinas do currículo integrado. O propósito central deste estudo é investigar o funcionamento discursivo da leitura em uma perspectiva crítica e sua relação com a formação crítica dos Jovens e Adultos do Curso Técnico em Gastronomia integrado a EPT no instituto Federal Farroupilha, no campus de São Borja. Os objetivos específicos visam: Relacionar as perspectivas/concepções de leituras existentes com as concepções de leituras dos professores, analisando como tais produzem sentidos para as práticas pedagógicas desenvolvidas; Analisar os Gêneros Discursivos “notícia” e “Charge”,  e sua relação com o conceito de poder, identificando o seu potencial de disseminar sentidos ideológicos, ou de desconstruí-los; Compreender o conceito e significado da ACD e investigar as suas contribuições como campo teórico e Metodológico para as práticas de leitura crítica em sala de aula; Construir um curso MOOC, como produto Educacional, com objetivo de contribuir para que os Jovens e Adultos tenham o acesso a esse conhecimento e aos instrumentos teórico-metodológicos básicos da ACD, com vistas a sua emancipação intelectual. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa bibliográfica, sendo sua abordagem de cunho qualitativo. Também, por meio da pesquisa de campo, serão aplicados questionários abertos aos Professores e estudantes, além da observação livre. A análise dos dados coletados terá a fundamentação teórica e metodológica da Análise Crítica do Discurso. Esta pesquisa está embasada teoricamente em alguns autores como: Coracini (2001,2005), Fairclough (2016), Foucault (1971), Freire (1984, 2011, 2017, 2013), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Pacheco (2010), Ramos (2008,2010), Saviani (1989), Wittgenstein (1996). Verificou-se, como resultados parciais, através do estado do conhecimento e da pesquisa bibliográfica que a leitura, se realizada numa perspectiva crítica, considerada como um dispositivo analítico, é fundamental na formação dos Jovens e adultos da EPT, evidenciando-se para tal intento, as contribuições significativas da Análise Crítica do Discurso.

Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso; EJA/EPT; Leitura Crítica.

Data da qualificação: 06 de Julho de 2023

Horário: 15h


Local: IFFar/ Campus São Borja

Convite Qualificação Rozilene

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  • 26/06/23
  • 09h29

Título da Dissertação: PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFFAR: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES

Produto Educacional: Guia de possibilidades para atualização, monitoramento e avaliação do Programa Permanência e Êxito do IFFar

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731789

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Renato Xavier Coutinho

Resumo: Historicamente, a evasão escolar está no rol dos problemas enfrentados pela educação brasileira. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa realidade não é diferente, além de que vários estudos têm apontado os principais fatores que levam a esse abandono estudantil. Nesse sentido, com vistas à superação ou à mitigação das causas que levam à evasão e à retenção, desde o ano de 2013, a partir de um trabalho de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), junto a alguns Institutos Federais de Educação (IFs), que culminou na expedição do Acórdão nº 506/2013, várias ações estão sendo realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), principalmente, junto aos IFs, no sentido de fortalecimento da relação estudante - escola, garantindo a permanência e o êxito desses jovens durante o seu percurso formativo. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa se insere nas discussões acerca do fortalecimento da EPT e visa o estudo dos Planos Estratégicos de Permanência e Êxito elaborados pelos IFs, com foco no Programa de Permanência e Êxito (PPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), tendo por objetivo analisar as ações com enfoque à sua construção e implementação. A pesquisa é de caráter qualitativa e quantitativa, com a investigação documental e bibliográfica, que resultou na elaboração de dois manuscritos. No primeiro, objetivou-se uma breve apresentação dos Planos Estratégicos elaborados e implementados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil, buscando relacionar o que fora recomendado pela SETEC e o efetivamente construído. Desse estudo, concluiu-se que a maioria dos IFs aprovou e publicou seus planos ou programas estratégicos, mais precisamente 28 deles, com a maioria desses finalizados até o ano de 2016. Confirmou-se, ainda, que a maioria dos planos ou programas aprovados seguiu estritamente as instruções recomendadas pela SETEC, por meio do Documento Orientador, o que resultou em planos ou programas extensos e pouco exequíveis. Já o segundo manuscrito tratou especificamente sobre o PPE do IFFar, com vistas a analisar as potencialidades e fragilidades a partir da sua construção e implementação. Como conclusões dessa escrita, identificou-se que dentre as potencialidades se destacam a articulação, a sensibilização e a eficiência Institucionais acerca da efetivação do programa à época e que, dentre as fragilidades, essas em maior número, evidencia-se a inexistência de: conceituações e entendimentos institucionais básicos; metas ou resultados esperados; prazos de revisão e atualização e, ainda, métodos de monitoramento e avaliação das ações propostas. Disso, concluiu-se, por fim, que o PPE necessita de revisão e atualização. A partir da análise dos dados coletados e dos resultados obtidos pelos manuscritos, foi elaborado um produto educacional, cuja proposta é um Guia de possibilidades para a atualização do PPE, com ênfase no monitoramento e na avaliação. Como considerações finais, o presente estudo ressalta a importância de existência e manutenção de Planos ou Programas Institucionais que visem à permanência e ao êxito dos estudantes, com vistas ao fortalecimento das Instituições e da Rede EPT.

Palavras-chave: Educação Profissional. Permanência e Êxito. Avaliação e Monitoramento.

Data da defesa: 27 de junho de 2023

Horário: 09h


Local: Auditório, IFFar - Reitoria (Santa Maria)

Convite Defesa Eleandro

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  • 20/06/23
  • 09h42

Título do projeto: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO EJA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, IMPLEMENTAÇÃO E RELAÇÃO COM A PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFFAR- CAMPUS SÃO BORJA

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dra. Carolina Salbego Lisowski

Resumo: O desenvolvimento do ser humano tem na educação seu alicerce. Nesse sentido, a Assistência Estudantil tem um papel muito importante dentro do Instituto Federal Farroupilha, considerando sua missão de contribuir para a formação omnilateral, ciente de que sua finalidade visa minimizar as desigualdades sociais, e, assim, democratizar o ensino na Educação Profissional e Tecnológica garantindo a permanência e o êxito dos discentes. Neste sentido, pretende-se propor um projeto de pesquisa, que tem por objetivo avaliar a percepção dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) quanto ao auxílio permanência da Assistência Estudantil do IFFAR - Campus São Borja, enquanto possibilidade de contribuição para a formação da cidadania e a sua permanência e êxito escolar. A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia que servirá para trilhar esse caminho, será de cunho qualitativo, com fins exploratórios/descritivos, além dos dados coletados junto à CAE e o setor de Registros Acadêmicos (SRA), através da análise documental. A Fundamentação teórica trará  conceitos sobre: EJA/EPT, cidadania, educação e comunicação embasada nas Lei  11.892, CF/88 e em autores como FREIRE, CIAVATTA,CARVALHO, HABERMAS, ANASTASIOU dentre outros. Possibilitando a reflexão e aproximação da educação, cidadania, comunicação e do auxílio permanência. Para organizar as informações e compreendê-las, pretendemos utilizar Bardin (2016). Ao final pretende-se desenvolver um produto no intuito de aprimorar e desenvolver a interface comunicativa entre a Coordenação da Assistência Estudantil (CAE) e o seu público-alvo visando garantir a eficiência e a eficácia da Assistência Estudantil em sua atividade fim, tendo a escuta dos discentes para a sua proposição.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Cidadania; Inclusão Social.

Data da qualificação: 16 de junho de 2023

Horário: 16h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Viviani

 

 

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  • 24/05/23
  • 09h10

No dia 19 de maio de 2023 ocorreu no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari a qualificação de três projetos de pesquisa de estudantes vinculados ao programa. Os mesmos estão centrados na linha de pesquisa 2 intitulada “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica".

Os trabalhos qualificados foram os seguintes:

  • Memórias e Percursos Formativos das Mulheres Negras do IFFAR, da mestranda Aline Santana Leal orientado pela professora  Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani;
  • Memórias e percepções relacionadas à Educação Ambiental: um estudo de caso sobre as famílias dos alunos do curso técnico em Agropecuária do IFFAR - Campus Santo Augusto, do mestrando  Marciano Percincula orientado pela professora  Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e coorientado pela professora Dra. Neiva Maria Frizon Auler;
  • A reforma do Ensino Médio e a sua BNCC: Destrinchando os interesses que as embasam, da mestranda Joice Pereira Soares, orientado pela professora Dra. Letícia Ramalho Brittes e coorientado pela professora Dra. Laila Azize Souto Ahmad 

A coordenação e os docentes do curso parabenizam aos mestrandos que qualificaram seus projetos e desejam sucesso em suas caminhadas de pesquisa.

 

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  • 22/05/23
  • 08h18
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