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No dia 17 de novembro de 2022, às 14h aconteceu a primeira defesa de dissertação da quarta turma (ingresso em 2021) junto ao ProfEPT - Polo do IFFar. O mestrando Leandro Ferreira Paz defendeu a dissertação intitulada “Processos de Ensino e de Aprendizagem Mediados por Inteligência Artificial”. Na ocasião o mestrando também apresentou o produto educacional “IF ROBOT”, desenvolvido como requisito para o título de mestre em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e coorientada pelo Dr. Fábio Diniz Rossi, ambos docentes do quadro permanente do programa no IFFar. O produto educacional desenvolvido pelo mestrando Leandro encontra-se acessível no link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717458 para quem desejar acessar o mesmo e conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo mestrando. A coordenação e a Comissão Acadêmica Local parabeniza ao Leandro e seus orientadores pelo brilhante trabalho desenvolvido e deseja que o mesmo tenha muito sucesso na sua caminhada como mestre em Educação Profissional e Tecnológica.
Publicado em Notícias
- 18/11/22
- 10h37
As inscrições para o Exame Nacional de Acesso - ENA 2023 se encerram no dia 22 de novembro de 2022, o IFFar oferta 28 vagas, distribuídas conforme a tabela abaixo:
Para inscrições, edital e cronograma acesse este link: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16468-ena23.
O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica que oferta um curso de mestrado profissional em rede, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica na área de Ensino, sendo o mesmo, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação.
O programa é estruturado em 2 linhas de pesquisas, a saber: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Tem duração de até 24 meses, organizados em 4 semestres, sendo os 2 primeiros com aulas presenciais quinzenais no IFFar -campus Jaguari, nas quintas(tarde e noite) e sextas(manhã e tarde). Para mais informações acesse: https://www.iffarroupilha.edu.br/profept-iffar.
Publicado em Notícias
- 17/11/22
- 14h16
Título da Dissertação: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MEDIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Produto Educacional: IF ROBOT
https://sites.google.com/view/chatbot-educacional/home
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717458
Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Coorientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. Sérgio da Costa Nunes
Resumo: No mundo globalizado, a presença da tecnologia impacta muitos aspectos da vida humana. Quando se trata de educação, percebe-se uma evolução constante nos processos e métodos que mudam de forma disruptiva a maneira como se ensina e como se aprende. Esses movimentos envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como a Inteligência Artificial que proporciona uma educação mais personalizada, inclusiva, interativa e flexível. Na formação integral, a Inteligência Artificial se torna fundamental para que estudantes se apropriem dos conhecimentos em atividades de pesquisa, assim como no mundo do trabalho e no social. A concepção de Inteligência Artificial no meio educacional levanta a necessidade de aproximação da escola com os avanços das tecnologias e estas adaptarem-se ao ambiente em que o estudante está inserido. Nessa linha de pensamento, algumas pesquisas em Inteligência Artificial na educação abordam aprendizagem adaptativa, tutores inteligentes, ferramentas de diagnóstico, sistemas de recomendação, classificação de estilos de aprendizagem, mundos virtuais, gamificação, mineração de dados aplicada à escola e chatbot (assistente virtual, agente conversacional). Chatbot ou chatterbot ou agente de conversação é um programa de Inteligência Artificial criado para conversar com seres humanos usando linguagem natural por meio de texto ou voz, estabelecendo-se uma interação humano-computador. Na academia, dados apontam que agentes conversacionais na educação contribuem para a construção do conhecimento, desenvolvimento cognitivo e maior envolvimento dos alunos, no entanto, o uso de qualquer Inteligência Artificial como ferramenta pedagógica desprovida de qualquer pedagogia tende a sucumbir, cair em desuso e no esquecimento. Portanto, esta pesquisa pretende se apropriar dos conceitos socioconstrutivistas de Lev Semionovitch Vygotsky. Três pilares sustentam seu trabalho: os processos mentais do sujeito surgem dos processos sociais; instrumentos e signos interligam a compreensão dos processos mentais do sujeito. O terceiro é o método genético-experimental para analisar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O objetivo dessa pesquisa é analisar se os princípios da Inteligência Artificial à luz da teoria socioconstrutivista possibilitam a efetiva customização do processo de ensino e aprendizagem. O enfoque desta pesquisa é quali-quantitativa de natureza aplicada, com procedimentos experimentais e de pesquisa-ação, tendo como coleta
de dados quantitativos o System Usability Scale (SUS), e a entrevista semiestruturada para coleta de dados qualitativos. A análise reflexiva foi o método utilizado na análise. Como resultado emergiram as categorias automatização de processos, interessante e tranquilo, aprendizado e mediação. E por fim, a pesquisa resultou também na elaboração do produto educacional: um assistente virtual denominado IF Robot; um chatbot para atuar como instrumento mediador de práticas educativas elaboradas pelo professor tornando o ensino mais dinâmico.
Palavras-chave: Zona de Desenvolvimento Proximal;Inteligência Artificial;Chatbot.
Data da defesa: 17 de novembro de 2022
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Publicado em Notícias
- 11/11/22
- 10h36
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está com inscrições abertas até 22 de novembro.
O IFFar oferta 28 vagas, distribuídas conforme a tabela abaixo:
Acesse: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16468-ena23
Publicado em Notícias
- 08/11/22
- 08h06
No dia 04 de novembro de 2022 os estudantes ingressantes da turma 5 do programa de mestrado em Rede ProfPET tiveram as últimas atividades relacionadas aos componentes curriculares presenciais no campus de Jaguari.
Foram concluídas as disciplinas de:
- Práticas Educativas em EPT referente a linha 01, ministrada pelos docentes Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Neiva Maria Frizon Auler e Vantoir Roberto Brancher e,
- Organização e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica referente a linha 02, ministrada pelas docentes Laila Azize Souto Ahmad, Letícia Ramalho Brittes e Vanessa de Cássia Pistóia Mariani.
Na ocasião, a turma aproveitou também para confraternizar e produzir registros fotográficos dos espaços de convivência do campus.
Os estudantes seguem cursando os componentes curriculares de Redação de Projeto Projeto de Pesquisa(orientações) e também as eletivas cursadas em formato a distância até o final do segundo semestre de 2022.
A seguir alguns registros da atividade realizada.
https://iffarroupilha.edu.br/noticias-profept?start=90#sigProIdd973a6da2e
Publicado em Notícias
- 07/11/22
- 15h17
No dia 21 de outubro de 2022 o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede promoveu o I Encontro de estudantes das turmas 4 e 5 e egressos(as) - Profept/IFFar.
O objetivo do encontro foi promover um momento de partilha de experiências e integração entre as turmas que ingressaram junto ao programa nos anos de 2021 e de 2022.
Durante a atividade contou-se com a participação das egressas da turma 01, ingressantes em 2017 Roziclei de Siqueira Camargo e Marilia Sagrilo Vione Garcia e, a egressa da turma 02, ingressante em 2018, Fernanda Ramos de Souza que compartilharam com o grupo sobre expectativas, desafios, vivências e perspectivas a partir do mestrado realizado e concluído.
A atividade também contou com a participação de alguns docentes do programa e teve o apoio da direção do campus de Jaguari e da coordenação e secretaria do programa de mestrado que conduziram os trabalhos na ocasião.
A seguir alguns registros da atividade realizada.
https://iffarroupilha.edu.br/noticias-profept?start=90#sigProId874344a951
Publicado em Notícias
- 25/10/22
- 11h01
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está ofertando 1.006 vagas para todo o Brasil, para iniciar o curso em 2023. O edital do processo seletivo já está publicado, e as inscrições começam no dia 17 de outubro e vão até 22 de novembro deste ano. A seleção será feita por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), marcado para fevereiro de 2023.
O IFFar oferta 28 vagas, distribuídas conforme a tabela abaixo:
A prova vai abranger as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa; e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições.
O ProfEPT é coordenado pelo Ifes e conta com mais 39 instituições associadas em todo o País. Existem vagas reservadas a servidores ativos do quadro permanente da Rede Federal e vagas abertas à ampla concorrência. O objetivo do mestrado é proporcionar formação, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento acadêmico.
São duas linhas de pesquisa:
Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera também as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.
Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.
Acesse o edital do ProfEPT.
Publicado em Notícias
- 19/10/22
- 14h25
EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16468-ena23
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lança hoje, dia 10-10-2022, o Edital ProfEPT Nº 02/2022 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2023.
Nesse contexto, a Comissão Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 1006 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.
ATIVIDADE | DATAS* |
Data de publicação do Edital | 10/10/22 |
Inscrições | 17/10 a 22/11/2022 |
Período de solicitação de isenções | 17/10 a 24/10/2022 |
Resultado das solicitações de isenções | 25/10/22 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenções | 26 e 27/10/2022 |
Resultado final das solicitações de isenções | 28/10/22 |
Data limite para pagamento da inscrição | 23/11/22 |
Divulgação das inscrições homologadas | 29/11/22 |
Recursos ao resultado das inscrições homologadas | 30/11 e 01/12/2022 |
Resultado final das inscrições homologadas | 06/12/22 |
Resultado das solicitações de condições especiais | 25/11/22 |
Recurso ao resultado de condições especiais | 28 e 29/11/2022 |
Resultado final de condições especiais | 02/12/22 |
Divulgação do local de realização do ENA | 06/02/23 |
Realização do Exame Nacional de Acesso | 12/02/23 |
Divulgação do gabarito | 13/02/23 |
Recursos ao gabarito | 14 a 15/02/2023 |
Divulgação do gabarito Final | 27/02/23 |
Divulgação da nota individual | 28/02/23 |
Recursos à nota individual | 01 e 02/03/2023 |
Resultado Final | 08/03/23 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** | 09/03 a 17/03/2023 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo | A partir de 20/03/2023 |
EDITAL
Edital - (formato .pdf - tamanho 664 kb) - divulgado em 10/10/2022
Edital - (formato .pdf - tamanho 1,34 mb) - retificado em 21/10/2022
Edital - (formato .pdf - tamanho 685 kb) - retificado em 26/10/2022
Edital em Libras - divulgado em 10/10/2022
BIBLIOGRAFIA ENA 2023
Acesse o conteúdo aqui.
INSCRIÇÃO
Inscreva-se aqui.
Publicado em Editais
- 10/10/22
- 11h46
Título do projeto: CONECTANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS COM A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Orientadora: Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Manuela Finokiet
Resumo: A atividade conhecida como meliponicultura tem em sua essência a utilização de Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASF’s) para produção do mel e outros produtos e, está entre alternativas de incremento de renda e alimentação de pequenos produtores rurais, além de melhorar a polinização das plantas, processo indispensável para agricultura, potencializar a manutenção das espécies nativas e despertar a consciência ambiental da população. Partindo da ideia de que os temas ambientais devem fazer parte de forma mais concreta da formação na EBPT, com a necessidade de integrar os saberes ambientais presentes nas comunidades, a presente pesquisa objetiva analisar uma prática educativa que articule o conhecimento sobre as espécies de Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASF’s) com o itinerário formativo do Técnico Integrado em Agropecuária, considerando os aspectos biológicos, econômicos, culturais, sociais e ambientais. Os dados para a presente pesquisa serão construídos através de uma pesquisa bibliográfica, uma análise do itinerário formativo do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto e uma entrevista semiestruturada direcionada aos estudantes do curso e agricultores criadores de ASF’s que servirá para compor a materialidade analítica. As mesmas serão alisadas por meio da ATD (Análise Textual Descritiva) onde serão constituídas categorias de análise. Os resultados desse diálogo fornecerão informações para a constituição de uma prática educativa (produto educacional) direcionada para estudantes, docentes, e agricultores, objetivando a ampliação do conhecimento dessas espécies, aliado a preservação ambiental.
Palavras-chave: Abelhas Nativas Sem Ferrão; Formação Profissional; Práticas Educativas Sustentáveis.
Data da qualificação: 13 de outubro de 2022
Horário: 9h
Local: Auditório da Reitoria do IFFar
Publicado em Notícias
- 03/10/22
- 08h38
Título do projeto: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO DOS ESTUDANTES. A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio.
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Coorientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dr.ª Ana Marli Bulegon
Resumo: Este projeto de pesquisa, denominado “A importância do trabalho com a escrita para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes - A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio”, tem como objetivo pesquisar e compreender quais as principais dificuldades que os estudantes do ensino médio relatam ao escrever textos argumentativos, relacionando a importância da produção textual ao desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes. Além da análise de dados, registro e formulação de hipóteses, o presente projeto pretende ainda produzir material em forma de oficina de texto, que contribua para sanar as dificuldades advindas da análise dos questionários aplicados aos estudantes. Todo o trabalho desenvolvido têm como fundamental objetivo contribuir para que os jovens participem efetivamente na sociedade, fomentando assim a construção de uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple a omnilateralidade dos sujeitos. O projeto propõe uma pesquisa qualitativa, que deverá analisar os dados coletados entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escola Pública Estadual no Município de Jaguari -RS. A coleta de dados será feita por meio de visita inicial à turma pesquisada, seguida da aplicação de um questionário no Google Forms a todos os estudantes que concordarem em fazê-lo. Os dados obtidos serão analisados sob a forma de Análise Crítica de Discurso, com registro descritivo detalhado de todas as informações que forem relevantes à pesquisa. Espera-se, após a análise dos dados coletados, contribuir com os sujeitos pesquisados, elaborando um produto educacional que contribua para esclarecer questões pertinentes à temática da escrita, promovendo a inserção dos jovens na sociedade contemporânea, facilitando que os mesmos expressem seus argumentos em textos descritivos de forma clara e coesa. Ao final desta pesquisa, almeja-se esclarecer a importância de que os estudos gramaticais que são ofertados aos estudantes sirvam para a real inserção profissional no mundo do trabalho e participação efetiva na sociedade. A pesquisa será ainda de grande valia na própria formação pessoal e profissional da pesquisadora, pois auxiliará a compreender as reais necessidades dos estudantes na aplicabilidade dos conhecimentos da Língua Portuguesa na escrita.
Palavras-chave: Escrita - Argumentação - Inserção Social
Data da qualificação: 30 de setembro de 2022
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 21/09/22
- 08h13
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