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Memorando Circular Nº 04/2020 com Deliberações do Comitê Gestor acerca do Calendário Acadêmico
ProfEPT 2020-1: 

 

Memorando Circular Nº 04/2020

 

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  • 01/04/20
  • 16h07

O servidor do Campus Alegrete, Fábio Diniz Rossi, é o primeiro docente do IFFar a ser aprovado como bolsista de Produtividade em Pesquisa - nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fábio foi aprovado na chamada nº 06/2019, que tem como objetivo valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

Além de exercer o cargo de docente na área de Informática no Campus Alegrete, Fábio atua como professor e orientador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e como avaliador de cursos superiores do INEP/MEC. O professor também é líder do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada.

Seus interesses de pesquisa incluem atualmente cloud computing, gerência de recursos computacionais, virtualização e técnicas de economia de energia.

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Fonte: IFFAR

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  • 20/03/20
  • 08h08

O período de inscrições, que se encerra nesta quarta-feira (18), está mantido.



A Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulgou comunicado sobre as inscrições e a data de aplicação da prova de seleção. O período de inscrições, que se encerra nesta quarta-feira (18), está mantido. No entanto, está em análise a possibilidade de mudança da data de realização da prova.

Confira a nota abaixo:

NOTA ENA 2020 - ProfEPT

Em virtude dos últimos acontecimentos que se configuram como estado de emergência da saúde pública no Brasil, e de importância internacional, decorrentes do Coronavírus (COVID-19), a Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), informa a manutenção do período de inscrições conforme Edital ProfEPT nº 01/2020. Tendo em vista o cenário atual, será avaliada uma eventual mudança da data de realização da Prova.

Esclarecemos aos candidatos(as) do ENA 2020 a preocupação da Comissão com a saúde e o bem-estar de todos(as), bem como a adoção de medidas cautelosas para evitar o risco de aumento do número de casos de infecção pelo Coronavírus.

Pedimos que acompanhem as próximas notícias na Área do Candidato e no Site do ProfEPT.

 

Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/19200-profept-divulga-comunicado-sobre-processo-seletivo-do-mestrado

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  • 18/03/20
  • 08h04

 A professora do ProfEPT Taniamara Vizzotto Chaves ministrou palestra na abertura do ano letivo intitulada: Interdisciplinaridade e Educação Profissional e Tecnológica: elementos para reflexão, no Campus Avançado do IFFar em Uruguaiana, no dia 11 de fevereiro de 2020, com público de 40 pessoas. 

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  • 16/03/20
  • 09h43

Título da Dissertação: Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Produto Educacional: História das mulheres: conquista de direitos.

 

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

 

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos,  e Dra. Nikelen Acosta Witter

 

Resumo: O discurso referente às mulheres no decorrer da história e a consequente construção da desigualdade de gênero na sociedade estabeleceu, culturalmente, o curso de agropecuária como masculino. Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado objetivou entender como vem ocorrendo a inclusão das mulheres no curso de agropecuária do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus São Vicente do Sul. Com a pesquisa concluiu-se que apesar do aumento do número de mulheres matriculadas no curso e das políticas públicas em favor delas, ainda existe o preconceito de gênero na Instituição. Acredita-se que ainda há a necessidade de reflexão acerca do assunto e a consequente desnaturalização de conceitos e costumes ainda hoje enraizados na sociedade. Esta pesquisa qualitativa foi um estudo de caso e teve como instrumento de coleta de dados questionários semiabertos e a consulta de documentos da Instituição. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual do Discurso (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016).

Palavras-chave: Gênero; Mulheres; Agropecuária.

 

Data da defesa: 20 de abril de 2020

 

Horário: 09h


Local: Videoconferência

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  • 13/03/20
  • 10h11

Foi lançada a terceira edição do livro: Formação, saberes e representações:  História de Vida de Helena Ferrari Teixeira. A obra, de autoria do Professor Vantoir Roberto Brancher docente atuante no PROFEPT em breve será disponibilizado em dois formatos impresso e ebook, essa última para download de forma gratuita. A obra, é fruto da pesquisa de mestrado do professor, revisada e sistematizada após esgotamento das duas primeiras edições. Segundo o professor “na obra é apresentado a história de vida e os saberes de uma professora/vereadora que atuou arduamente por uma sociedade mais justa e igualitária na década de 40 em Santa Maria. Numa época em as mulheres recentemente tinham conquistado o direito ao voto, Helena já militava e desbrava espaços ditos masculinos na cidade”. O livro poderá ser adquirido no site da editora ou baixado o ebook gratuitamente: https://aeditora.com.br/produto/e-book-formacao-saberes-e-representacoes-historia-de-vida-de-helena-ferrari-teixeira-3a-edicao/. Ou também feito o Dowload no site do grupo de pesquisa https://magma872.webnode.com/.

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  • 03/03/20
  • 15h01

Título da Dissertação: REFLEXÃO CONCEITUAL ACERCA DO CONSELHO DE CLASSE NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA 
Produto Educacional: Conselho de classe - vamos conversar

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dr. Fabio Diniz Rossi, e Dra. Elaine Maria Dias de Oliveira

Resumo: A presente Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha investigou o Conselho de Classe. Incialmente trabalhamos com referencial de Educação e Trabalho, para compreender o universo da Educação Profissional e Tecnológica. Na sequência estudamos a origem e história dos Conselhos de Classe no Brasil. Seguindo nossa jornada investigativa, trabalhando com a gestão democrática e os documentos que balizam os Conselhos de Classe nos Cursos de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Farroupilha – IFFar, bem como análise dos Projetos Pedagógicos de Curso; A investigação emerge do desejo de compreender o Conselho de Classe como espaço de construção estratégica de reflexões, teorias e práticas que visam qualificar o processo de avaliação da aprendizagem. A revisão de literatura destaca que a avaliação tem sido um espaço de tensões e merece atenção de pesquisadores em educação e ensino, em especial, o espaço institucional dos Conselhos de Classe. Desse modo, a pesquisa busca referencial teórico e documental que defina o papel educativo e pedagógico do Conselho de Classe como avaliação do processo avaliativo e todos os demais aspectos que compõem o processo de ensino. A metodologia da pesquisa, de cunho qualitativo, de cunho bibliográfico e documental. Após análise dos dados, através da análise hermenêutica, surge a proposta de um produto educacional na forma de livro, visando compartilhar os estudos realizados e ressignificar do papel do Conselho de Classe através da possibilidade de desenvolvimento de um Conselho de Classe Participativo, que efetive a realização da gestão democrática.

Palavras-chave: Conselho de classe; Avaliação; Ensino – Aprendizagem.

Data da defesa: 27 de fevereiro de 2020

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

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  • 12/02/20
  • 13h53

Título da Dissertação: 
ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFFAR CAMPUS ALEGRETE

Produto Educacional: APROFUNDAMENTO DAS TEMÁTICAS CURRICULO INTEGRADO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ITINERÁRIO FORMATIVO DAS LICENCIATURAS DO IFFAR

 

 Orientador: Dr.ª Neiva Maria Frizon Auler

 

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Mariglei  Severo Maraschin 

 

Resumo: A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) trouxe significativas mudanças para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A partir da promulgação da Lei 11.892/2008, desenhou-se um novo cenário, onde surge a obrigatoriedade de destinar 20% de vagas para a formação de professores. Graduações em Licenciatura estão presentes em 8 (oito) dos 11 (onze) campi do Instituto Federal Farrroupilha, sendo Biologia, Matemática e Química os cursos ofertados em maior proporção. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o número de egressos que efetivamente atuam na docência, analisar a contribuição dos cursos de licenciatura na formação docente e, como se deu a inserção dos mesmos no ambiente educaional. A pesquisa é um recorte de um projeto maior que objetiva pesquisar a atuação profissional dos egressos das licenciaturas a nível de IFFAr. O recorte focou os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Matemática do Campus Alegrete-IFFar, entre os anos de 2010 a 2014. O estudo foi composto inicialmente por pesquisa quantitativa, efetuando um mapeamento dos concluintes dos cursos de licenciatura do IFFar Alegrete. A partir dos resultados dessa etapa, a pesquisa prosseguiu com enfoque qualitativo, mediante um questionário complementado por meio de uma entrevista com 12 (doze) egressos atuantes na docência. Como resultados verificou-se que, nos cursos de licenciatura no Campus Alegrete, no período estudado, menos de 21,8% dos concluintes lecionam dentro da sua área de formação, com mais de 70% dos egressos fora da atividade de docência. PIBID, estágios curriculares, atividades de laboratório foram apontados como pontos positivos da formação. Por outro lado, as fragilidades apontadas foram a pouca regência em sala de aula, tardia oferta de Libras na grade curricular e pouca importância para Educação Especial. Por conseguinte, os redimensionamentos necessários foram elencados a partir da discussão estabelecida a respeito da oferta das disciplinas de Libras, bem como do acesso ao conteúdo da educação especial, juntamente com mais tempo para as práticas de estágio curricular obrigatório (ou optativo) e práticas de laboratório, as quais também foram destacadas como fundamentais no processo formativo. Outro fato observado foi o distanciamento existente entre a matriz curricular dos cursos de licenciatura do IFFar Campus Alegrete e a Educação Profissional e Tecnológica, considerando que os Institutos Federais são instituições voltadas para a oferta dessa modalidade de ensino. São necessárias pesquisas e trabalhos que busquem aprofundar o estudo dos currículos destes cursos, para que possam contribuir para a concretização da EPT no contexto da formação de professores. O resultante deste processo, além da própria pesquisa e elaboração científica, foi a construção de um produto educacional denominado “Aprofundamento das temáticas Currículo Integrado e Educação Profissional e Tecnológica no itinerário formativo das licenciaturas do IFFar”, o qual busca instrumentalizar a discussão a respeito destes conceitos, compreensão dos princípios orientadores da EPT, bem como o papel e os desafios dos Instituto Federais no contexto social (e regional) em que está inserido.


Palavras-chave: Formação de professores; Cursos de Licenciatura; Educação profissional e tecnológica; Egressos; Campus Alegrete.

Data da defesa: 28 de fevereiro de 2020

 

Horário: 14h


Local: Reitoria IFFar

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  • 10/02/20
  • 14h26

EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS

Para acompanhar os demais editais que saírão acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20

Foi publicado, na data de hoje (18), o Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT para o período letivo de 2020. São 913 vagas distribuídas em todos os estados do Brasil.

As inscrições ocorrerão de 13/02 a 18/03/2020 e a prova será no dia 17 de maio de 2020, contando com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Recursos ao Edital deverão ser enviados até o dia 19/12/19 para o e-mail do Programa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Edital em Libras também será publicado em breve.

ATIVIDADE DATAS
Data de publicação do Edital 18/12/2019
Recursos ao Edital 19/12/2019
Resultado dos recursos ao Edital 20/12/2019
Inscrições 13/02/2020 a 18/03/2020
Período de solicitação de isenção 13/02/2020 a 21/02/2020
Resultado das solicitações de isenção 28/02/2020
Recursos ao resultado das solicitações de isenção 02/03/2020
Resultado final das solicitações de isenção 09/03/2020
Data limite para pagamento da inscrição 19/03/2020
Divulgação das inscrições homologadas 26/03/2020
Recursos ao resultado das inscrições homologadas 27/03/2020
Resultado final das inscrições homologadas 02/04/2020
Resultado das solicitações de condições especiais 10/04/2020
Recurso ao resultado de condições especiais 13/04/2020
Resultado final de condições especiais 17/04/2020
Divulgação do local de realização do ENA 11/05/2020
Realização do Exame Nacional de Acesso 17/05/2020
Divulgação do gabarito 18/05/2020
Recursos ao gabarito 19/05/2020
Divulgação do gabarito Final 05/06/2020
Divulgação da nota individual 15/06/2020
Recursos à nota individual 16/06/2020
Resultado final 24/06/2020
Matrículas* Julho e Agosto de 2020
Início do semestre letivo* Agosto de 2020

 

EDITAL

Edital (formato .pdf - tamanho 608 KB) - divulgado em 18/12/2019

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  • 18/12/19
  • 09h47

Título da Dissertação: SAÚDE MENTAL E O CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Produto Educacional: SITE “SAÚDE MENTAL NO ENSINO INTEGRADO”

Orientador: Dr.ª Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Drª. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Adão Caron Cambraia e Drª. Marta Estela Borgmann

Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, resulta da pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar os possíveis fatores de sofrimento/adoecimento mental relacionados ao contexto escolar de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Participaram deste estudo de caso, estudantes dos cursos Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Campus São Vicente do Sul. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário, aplicado no primeiro semestre do ano letivo de 2019. Para a análise dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, que resultou em duas categorias: “O contexto escolar nos processos de adoecimento” e “Os processos interativos no enfrentamento do sofrimento/adoecimento estudantil”. A primeira categoria permitiu inferir, na percepção dos estudantes, a relação entre contexto escolar e sofrimento/adoecimento, assim como identificar possíveis fatores causadores de prejuízos ao seu bem-estar físico e/ou emocional, a saber: dificuldades de adaptação à instituição, dificuldades de relacionamento, bullying e pressão por bom desempenho escolar. A dificuldade de adaptação à Instituição, neste estudo, motivada pela distância da família e excessiva carga horária e de trabalhos, aponta a relação de características e atividades dos cursos técnicos integrados da EPT com situações de sofrimento ou adoecimento dos estudantes, no entanto, não é possível afirmar que os possíveis fatores são exclusivamente escolares, mas interdependentes e interligados a fatores de outras naturezas. A segunda categoria identificou a importância dos processos de interação dos estudantes com colegas, professores e servidores como formas de enfrentamento das dificuldades relacionadas ao contexto escolar. Por outro lado, a pesquisa identificou que esses espaços de interação são insuficientes na instituição, especialmente os espaços de escuta, assim como as discussões e reflexões em relação à saúde mental dos estudantes. Por isso, foi desenvolvido o produto educacional “Saúde Mental no Ensino Integrado”. Em formato de site, o produto apresentou os resultados da pesquisa e propôs questões problematizadoras aos servidores objetivando contribuir no sentido de estimular reflexões sobre o tema e sobre a atuação dos servidores e da Instituição frente a ele. As contribuições significativas dos servidores validaram a inferência da relação entre o contexto escolar e possíveis prejuízos à sua saúde mental dos estudantes, assim como possíveis causas e ainda apontaram outros aspectos da temática. Desta forma, acreditamos na ampliação dos espaços de interação, reflexão e na escuta dos estudantes como formas de enfrentamento aos problemas relacionados à saúde mental dos estudantes.

Palavras-chave: Saúde mental; Contexto escolar; Educação Profissional e Tecnológica; Interação e Escuta.

Data da defesa: 12 de dezembro de 2019


Horário: 14h


Local: Sala de Reuniões da Direção Geral, IFFar - Campus Panambi
 
Produto Educacional:
 

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  • 03/12/19
  • 14h50
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