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O lançamento do Observatório do Currículo Integrado será amanhã, dia 15/09, às 15h20min, no evento online transmitido no link:
Serão todos(as) bem-vindos(as)!

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  • 15/09/22
  • 09h32

Título da Dissertação: Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal Farroupilha: percepções dos estudantes do Proeja

Produto Educacional: Roda de conversa como estratégia para reflexão da PAE do IFFar.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716057

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Mariglei Severo Maraschin 

Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) para a permanência escolar dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa. Para este alcance buscou-se traçar o perfil socioeconômico e estudantil desses alunos. Além disso, buscou-se identificar os programas e ações da Política de Assistência Estudantil (PAE) e se essa contribui ou não para o êxito e permanência e êxito dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do estudo de caso e como instrumento para levantamento de dados a observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontaram que os estudantes do curso de Técnico em Alimentos apresentam diferentes percepções sobre a PAE. No entanto, consideram os programas e ações da PAE importantes para a permanência e êxito. Contudo apontam dificuldades para acessar a PAE.  Para além da PAE, identificou-se que a permanência e êxito estão vinculados a fatores extras e intraescolares. Nesse sentido identificou-se que o apoio familiar, identificação com o curso, atuação docente, a busca pelo crescimento pessoal e/ou profissional e a expectativa de melhoria nas condições de vida, são fatores que contribuem para a permanência e êxito escolar. Além da pesquisa empírica, as pesquisas bibliográficas e documentais também viabilizaram esta pesquisa. Como contributo à produção de conhecimento e ao exercício da atividade profissional de sujeitos inseridos no campo da EJA/EPT, o produto educacional resultante deste estudo trata-se de um roteiro de rodas de conversa sobre a PAE. Objetivou-se com o produto fornecer uma estratégia metodológica que leve em consideração a proposta formativa e a realidade político-social dos estudantes da EJA/EPT, e que promova um espaço de diálogo e reflexão. Por fim, busca-se contribuir com estratégias que possam colaborar com a permanência e êxito dos estudantes por meio do acesso aos programas e ações da PAE.

Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil; PROEJA; Permanência e êxito escolar.

Data da defesa: 21 de setembro de 2022

Horário: 14h

Local: via plataforma meet

Convite Defesa Márcio

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  • 12/09/22
  • 10h40

ProfEPT divulga bibligrafia do ENA

A Coordenação Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) informa que o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Programa ocorrerá no modelo presencial, no formato de prova, no início de 2023, com ingresso dos aprovados ainda no primeiro semestre. A prova versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas a seguir:

1) CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187 – 205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>

2) DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 6 – 19. Disponível em: <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383>

3) GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22. Disponível em: <https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/227>

4) KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reunião Científica Regional da ANPED – XI ANPED SUL. Curitiba/PR, 2016. p. 1 – 22.  Disponível em: <http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educaçao-e-Trabalho.pdf>

5) LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, p. 847 – 856, 2017. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362>

6) MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. Disponível em: <https://gepel.furg.br/images/MANACORDA_MARX_E_A_PEDAGOGIA_MODERNA.pdf>

7) MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view>

8) MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume III. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura>

9) PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, Outubro de 2013.  Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191>

10) RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf>

Em breve será divulgado o Edital oficial que regulamentará o certame.

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  • 06/09/22
  • 12h50

Título do projeto: MEMÓRIA, CULTURA E IDENTIDADE AFRO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS DESENVOLVIDAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher, Dra. Jana Rossato Gonçalves

Resumo: Apesar de o Brasil possuir a segunda maior população negra do mundo (SILVA; APARECIDA, 2012, p. 45), ainda assim, os negros ainda não possuem a valorização, o respeito e o reconhecimento que merecem, o que se estende a diversas situações e setores. A falta de acesso a uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem impacto direto sobre a renda das classes menos favorecidas, o que é agravado no caso dos negros, em função de preconceitos
estruturantes (ARROYO, 2019). Visando diminuir a desigualdade no acesso ao emprego e à escolarização no Brasil, o Movimento Negro tem obtido várias conquistas ao longo das últimas décadas, dentre elas é possível destacar a criação de políticas públicas com ações afirmativas, tais como a implementação da Lei nº 12.711/2012. Conhecida como a lei de cotas, a referida lei foi criada com a finalidade de viabilizar e garantir o acesso de grupos minoritários ao sistema de ensino superior. Diante disso, pode-se dizer que houve um aumento significativo nos índices de ingresso de alunos negros nas instituições federais. Contudo, esses índices ainda são muito baixos quando se tem em conta que mais da metade da população brasileira é afrodescendente (ASSUMPÇÃO, 2015), números que tendem a ser ainda mais baixos em estados que foram colonizados majoritariamente por imigrantes europeus, como o Rio Grande do Sul (RS), por exemplo. Levando em consideração esse cenário, este trabalho tem como intuito verificar quais são as ações afirmativas desenvolvidas em dois campi dos Institutos Federais do RS voltadas à população negra e em que medida essas ações são conhecidas e difundidas entre os estudantes, professores e técnicos administrativos dessas instituições. Para tanto, o grupo amostral será composto por sujeitos pertencentes aos três segmentos mencionados (discente, docente e técnico administrativo). Os formulários, por sua vez, serão elaborados via Google Docs e conterão um total de 20 questões, todas disponibilizadas no formato de múltipla escolha. Em alguns casos, também será disponibilizado um espaço para que os participantes possam escrever livremente. A coleta de dados ocorrerá de forma remota e assíncrona. Quanto
aos dados gerados por meio dos formulários, esses serão analisados a partir da combinação de métodos de abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa mista e exploratória (BONI; QUARESMA, 2005; SEVERINO 2007; GIL, 2008; YIN, 2010). Este trabalho justifica-se mediante a necessidade de se propor alternativas que auxiliem na diminuição de barreiras de acesso à educação, principalmente em se tratando de sujeitos que correm maior risco de marginalização ou de exclusão (NUNES, 2021). Por fim, espera-se que os resultados provenientes desta pesquisa possam apontar caminhos para o enfrentamento e a prevenção da privação do acesso à educação e auxiliem no desenvolvimento de estratégias voltadas a uma
educação mais inclusiva, democrática e equitativa.

Palavras-chave: Identidade e cultura Afro no RS; Lei de Cotas raciais; Ensino Profissional e Tecnológico.

Data da qualificação: 14 de setembro 2022

Horário: 10:00

Local: Videoconferência

Convite Qualificação Charles2

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  • 02/09/22
  • 09h07

A docente do ProfEPT Taniamara Vizzotto Chaves, juntamente com os docentes Fabrício Silva Barbosa e Jairo de Oliveira do campus São Borja, publicaram o artigo intitulado: A formação do turismólogo no Instituto Federal Farroupilha na perspectiva do currículo integrado e da verticalização, na Revista: Educação Temática Digital, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, que possui Qualis A1.

No artigo os autores apresentam uma análise sobre o projeto pedagógico do curso de Gestão de Turismo do IFFar na perspectiva da integração do currículo.

Acesse o artigo:   https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8663476

Resumo: 

O crescimento da atividade turística em diversas localidades impulsiona a busca pela formação com foco na atuação nos diversos setores oferecidos no mercado de trabalho. Nesse sentido, no campo dos estudos formais, o Brasil, atualmente, possui uma grande oferta de cursos de nível superior que contribuem para a formação de turismólogos, incluindo aqueles ofertados nos Institutos Federais de Educação. Entende-se que o ensino no espaço dos Institutos Federais de Educação, pautada nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possibilita a formação de um egresso cujo perfil profissional tenha presente também elementos da EPT. Assim, este artigo tem por objetivo identificar as concepções de currículo integrado presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Farroupilha, documento este que norteia a estrutura e as práticas pedagógicas desenvolvidas. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Os resultados da análise sinalizam que na estrutura do PPC o discurso apresentado mostra consonância e aproximação com os princípios da EPT. Entretanto, ao buscarmos os objetivos do curso e o perfil profissional do egresso dispostos no mesmo documento, os elementos encontrados foram considerados insignificantes mediante ao proposto. Também fica evidente a maior preocupação com as questões relacionadas com a proposição de metodologias com vistas ao desenvolvimento da integração curricular do que propriamente a reflexão sobre o que é a integração curricular. Ou seja, a dualidade entre a educação para o fazer e a educação para o pensar.

cover issue 1974 pt BR

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  • 24/08/22
  • 15h04

Título do projeto: As Práticas Educativas em Saúde no Instituto Federal Farroupilha: desafios e possibilidades a partir do ensino médio integrado 

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: Esta pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, e objetiva analisar as estratégias metodológicas utilizadas pelas equipes de assistência estudantil e professores, das disciplinas de biologia e de língua portuguesa e literatura brasileira, para implementar ações de educação em saúde junto aos terceiros anos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha. A temática escolhida tem influência de minhas vivências  profissional e acadêmica, tendo atuado como Enfermeiro Especialista em Saúde da Família e agora atuando como Técnico Administrativo em Educação, colaborando na formação de Enfermeiros. Corrobora também para à escolha, a relação intrínseca entre educação e saúde, onde a ausência de uma implica na inobservância da outra, discussão proposta à reflexão neste projeto. Assim, procura-se fazer uma aproximação neste estudo das bases teóricas do ensino médio integrado, e da educação em saúde, tendo em vista salientar a inter-relação existente entre os mesmos. A metodologia de abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso, compreende o cenário investigativo dos campi do IFFar, contemplando como sujeitos, os coordenadores da assistência estudantil e professores das disciplinas de biologia e de língua portuguesa e literatura brasileira, dos terceiros anos do ensino médio integrado (EMI). A coleta de dados fundamenta-se na análise documental de documentos públicos do EMI, e no questionário semiestruturado, formato online, no Google Forms. A análise dos dados será à luz da   Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi. Os aspectos éticos norteiam-se pelas resoluções: nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e nº 510, de 07 de abril de 2016. Com os resultados da investigação propor-se-á um produto educacional que auxilie as práticas educativas em saúde no IFFar.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Ensino Médio Integrado; Saúde na Escola.

Data da qualificação: 26 de agosto de 2022

Horário: 14h

Local: auditório da reitoria do IFFar 

Convite qualificação Jonatan

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  • 18/08/22
  • 16h44

Título do projeto: Contribuições, Historicidade e Memórias do Campus São Vicente do Sul

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O presente trabalho está inserido na Linha de pesquisa Organização e Memórias de espaços pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. O campus São Vicente do Sul acolhe em seus diversos cursos alunos de toda região e do país, e que muitos deles não conhecem a trajetória da instituição ao longo de sua existência, a pesquisa parte do princípio de que podemos melhorar aquilo que já existe em termos de informação da instituição, partindo do pressuposto de agregar informações a respeito do campus de forma clara e objetiva, através de um produto educacional ser criado, utilizando recursos a serem disponibilizados na página do campus. A informação é de extrema importância para que se possa viver e construir uma trajetória profissional e de vida, diante disso, essas informações devem estar disponibilizadas de forma que o acesso seja de fácil visualização e intuitiva, considerando que a tecnologia está presente na vida de todos. Nesse sentido, a presente pesquisa de cunho qualitativo, vai buscar ouvir os diferentes atores que passaram pelo campus, sejam eles alunos, servidores, professores e a comunidade local, para que relatem suas experiências enquanto estiveram na instituição ou tiveram alguma outra forma de contato através de projetos de extensão ou cursos oferecidos. Para a realização da pesquisa serão utilizadas entrevistas com os sujeitos participantes e a análise dos dados será realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD).

Palavras-chave: Memória Institucional; Educação Profissional; Desenvolvimento Regional

Data da qualificação: 26 de agosto de 2022

Horário: 09h

Local: Auditório , IFFar - Reitoria

Convite Qualificação Sebastião

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  • 18/08/22
  • 10h26

Programa oferta vagas em Mestrado Profissional no IFFar desde 2017.

Anexos:

profeptlogo05042022.png

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou neste mês de agosto a segunda edição do boletim que tem como objetivo compartilhar as principais ações desenvolvidas pelo Profept no IFFar. De iniciativa da coordenação e da secretaria do programa, com apoio de docentes e discentes, a periodicidade do informativo é quadrimestral. 

O Profept desenvolve suas atividades de forma semipresencial e oferta o curso de Mestrado Profissional, o primeiro realizado em rede pelos institutos federais, com vagas tanto para servidores quanto para a comunidade em geral. Conforme a coordenação do Profept no IFFar, desde 2017, o programa já teve 120 discentes ingressantes. Hoje, são 62 egressos e 53 com o curso em andamento.

Neste boletim, foram destacadas as seguintes informações relativas ao programa:

  • Ampliação de vagas docentes para atuação no ProfEPT.
  • Defesas de dissertações e qualificações de projetos.
  • Orientações para composição das bancas de qualificações e defesas de dissertações e produtos educacionais.
  • Depoimento - Como o mestrado fez a diferença na minha vida profissional.
  • Discentes da turma ingressante em 2022 apresentarão seus pré-projetos.
  • Coordenadora do polo de Jaguari participará de atividades de planejamento do programa em Vitória no Espírito Santo.
  • Docentes vinculados ao programa.
  • Nossos contatos e localização.

O arquivo está disponível no anexo desta notícia.

Confira a página do Profept no IFFar.

Secom, com informações enviadas pela coordenação do Profept.

Fonte: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/27633-profept-divulga-atividades-por-meio-de-boletim

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  • 18/08/22
  • 07h47

Título do projeto: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Alex Sandro Gomes Leão

Resumo:
Este estudo tem como objetivo refletir sobre os desafios e potencialidades encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido e metodologias ativas no ensino da Matemática em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha IFFar – Campus São Borja. Esta pesquisa busca identificar os conhecimentos prévios dos docentes sobre as TDIC no intuito de promover a integração e inovação em suas práticas pedagógicas a fim de instigá-los a buscar novas alternativas de ensino mais eficazes. O referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa estabelece diálogos apresentados pelos entrevistados, com o propósito de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Matemática. A pesquisa poderá sinalizar que o ensino híbrido pode abrir múltiplas possibilidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno se tornar protagonista do seu processo de aprendizagem.



Palavras-chave: Ensino híbrido; Metodologias Ativas; Ensino da Matemática.

Data da qualificação: 19 de agosto de 2022

Horário: 14h


Local: IFFar - Campus São Borja

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  • 10/08/22
  • 16h45

Título do projeto: A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONVÍVIO EMPÁTICO E RESPEITOSO 

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Carolina Salbego Lisowski

Resumo: Sendo o ambiente escolar um lugar de socialização, onde acontece o desenvolvimento de sentimentos, afetos e emoções, emergem diferentes formas de conflitos entre seus personagens. O trabalho com o uso da Comunicação Não Violenta e o auxílio da metodologia dos Círculos de Construção de Paz para aprimorar a comunicação empática por meio do diálogo, facilitar a integração social, firmar vínculos entre os envolvidos no ambiente escolar, promovendo um reflexo na aprendizagem. Busca-se investigar como a utilização da Comunicação Não Violenta pode ser uma estratégia para o convívio empático e harmonioso na prevenção de conflitos na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari/RS; compreender como a Comunicação Não Violenta pode colaborar nas ações de uma cultura de paz nos ambientes escolares; avaliar de que forma a Metodologia dos Círculos de Construção de Paz pode ser uma contribuição para o convívio harmonioso e empático, numa visão diferenciada na solução de conflitos; proporcionar aos servidores, professores e estudantes do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari/RS, a vivência da Comunicação Não Violenta e os Círculos de Construção de Paz como uma ferramenta na formação omnilateral, através de formações continuadas e grupos de estudos; produzir um guia em conjunto com o grupo de estudos/trabalho/encontros, visando uma educação pautada em valores, educação para paz a partir da Comunicação Não Violenta e dos Círculos de Construção de Paz. Tendo como problema de pesquisa “Como a comunidade escolar (professores, servidores, estudantes) fazendo uso da CNV podem tornar suas relações interpessoais mais empáticas, respeitosas para o convívio no cotidiano?”. Para o presente estudo a metodologia utilizada será a qualitativa, através da técnica de grupo focal.

Palavras-chave: Comunicação Não Violenta; EPT; Vivências

Data da qualificação: 17 de agosto de 2022

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

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  • 10/08/22
  • 16h14
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