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As atividades letivas de 2022 do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) do IFFar começam nesta terça-feira (5). A aula inaugural, organizada pela coordenação nacional do Profept, ocorre a partir das 17h30, em transmissão aberta ao público.

https://www.youtube.com/watch?v=nAEL09ancss

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A aula inagural terá como tema "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática" e será ministrada pela professora Lucília Machado. A transmissão ocorre a partir das 17h30, pelo canal do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no Youtube, através deste link. A aula inaugural é um evento nacional que marca o início do ano letivo para todos os mestrandos.

De acordo com a coordenação do curso no IFFar, neste ano foram ofertadas 24 vagas no Campus Jaguari. No total, o Profept ofertou 942 vagas em todo o Brasil. As informações estão disponíveis no primeiro Boletim Informativo do Profept, criado pela coordenação do curso no IFFar para a divulgação de informações à comunidade acadêmica. O boletim está disponível nos anexos desta notícia.

Profept - O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (Profept) é um curso oferecido em rede por diversos IFs. No IFFar, o Campus Jaguari sedia as atividades presenciais. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Saiba mais na página do Profept.

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  • 05/04/22
  • 15h51

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) iniciou suas atividades na instituição no segundo semestre de 2017. Até o momento foram quatro turmas ingressantes, sendo que a quinta turma deverá ingressar na primeira semana de abril. A cada novo ingresso temos 24 mestrandos, sendo que deste total 12 são servidores da Rede Federal de Educação e 12 são de ampla concorrência.

Até o início do primeiro semestre de 2022, já são 57 dissertações e produtos educacionais  defendidos, sendo que mais 09 dissertações e produtos deverão ser defendidas até julho de 2022.

As dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no programa têm como foco os problemas e as questões relacionados à Educação Profissional e Tecnológica vivenciados dentro da própria instituição.

Neste sentido, o ProfEPT do IFFar além de atender a comunidade interna (servidores), que se qualifica e melhora sua prática profissional, também contribuiu para o processo de verticalização do ensino na instituição, permitindo que egressos se insiram na pós-graduação, após concluir o ensino superior no IFFar.

Ademais, o ProfEPT também cumpre com a sua missão de ofertar a sociedade regional um espaço para a formação e a qualificação de outros profissionais não vinculados à instituição.

Assim, a sociedade como um todo tem obtido resultados positivos com o programa, e este cumpre com uma das principais premissas dos Institutos Federais que é promover o desenvolvimento regional por meio da educação.

Nesse momento o programa conta com 33 mestrandos matriculados e mais 24 novos discentes que ingressaram em 2022.

Além das dissertações e produtos educacionais, os mestrandos e docentes do ProfEPT IFFar também são incentivados a desenvolverem produções bibliográficas tais como, a produção de capítulos de livros e livros completos, artigos em periódicos acadêmico-científicos e também a participarem de eventos científicos regionais, locais e internacionais.

Também são estabelecidas parcerias com redes de ensino tais como a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica, com o CECI - Ciclos de Estudos sobre Currículo Integrado (Grupo de estudos desenvolvido em parceria entre IFFar e UNIJUÍ) e, mais recentemente integrando também do Observatório do Currículo Integrado do IFFar. Também, têm-se parcerias com grupos de pesquisa de outras instituições para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria institucional e interinstitucional como forma de ampliar a divulgação das pesquisas e oportunidades acadêmicas para os servidores e a comunidade.

Atualmente o ProfEPT IFFar conta com um site próprio. Na página do programa é possível acessar os trabalhos já defendidos, itinerário formativo, linhas de pesquisa, discentes e docentes do programa, calendários do curso, inserção social, documentos e formulários, notícias relacionadas ao programa, contatos, entre outras informações.

Acesse o site do ProfeEPT IFFar: https://www.iffarroupilha.edu.br/profept-iffar

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  • 28/03/22
  • 16h15

Título do projeto: Gestão em Tempos de Pandemia: As Vivências dos Dirigentes do Instituto Federal Farroupilha

Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos

Coorientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes 

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Pauleany Simões de Morais

Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa que será realizada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), e tem como objetivo compreender quais os desafios e as ações empreendidas pelos seus dirigentes, frente ao contexto de adversidades e isolamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem na forma remota. O interesse que culminou nesta proposta de investigação decorre do fato de a pesquisadora ser servidora pública federal, ocupante do cargo de Administradora e, por ter atuado por mais de sete anos como dirigente de um dos Campi da Instituição foco do estudo, o IFFar. Nosso intuito é conhecer as ações institucionais que viabilizaram o ensino no período de pandemia, verificar o impacto causado na gestão educacional do IFFar, conhecer as políticas de gestão construídas e adotadas pelos dirigentes educacionais durante o ensino remoto, com vistas à promoção da qualidade do ensino ofertado e a permanência dos estudantes. A finalidade desta pesquisa é contribuir com a construção da memória do IFFar, possibilitando conhecer a história desta instituição, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a partir das vivências de seus dirigentes. Por conseguinte, os resultados deste estudo poderão contribuir para uma melhor compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, de modo a orientar ações futuras dirigidas a minimizar os efeitos adversos causados pelo isolamento social prolongado. A metodologia da pesquisa é aplicada, exploratória, qualitativa e de estudo de caso. Desse modo, iremos nos aproximar do mundo do IFFar por meio de três diferentes instrumentos: análise documental, questionários e entrevistas. Entende-se que desta forma conseguiremos captar as percepções de todos os sujeitos envolvidos nas atribuições de dirigentes do IFFar: na perspectiva da reitora, do pró-reitor de ensino, dos diretores gerais e dos diretores de ensino. 

Palavras-chave: Gestão Escolar. Dirigentes. Ensino Remoto Emergencial. Pandemia. Isolamento Social.

Data da qualificação: 08 de abril de 2022

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Verlaine

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  • 25/03/22
  • 13h23

Os professores Renato Xavier, Ricardo Rodrigues, Sanda Nonemacher, Marcele Ravasio e Fábio Rossi que fazem parte do corpo docente do ProfEPT do IFFar aprovaram projeto na última Chamada Universal do CNPq, recebendo fomento para visita técnica a ser realizada na Escola Básica da Ponte em Portugal. Esta escola garante autonomia aos estudantes e comunidade escolar em decisões que são tomadas de forma colaborativa e democrática sobre os processos educacionais.

Assim, o projeto propõe trazer os saberes implementados na Escola da Ponte e pressupostos teóricos desenvolvidos no Instituto Politécnico do Porto (IPP) na implantação de um projeto piloto nos cursos técnicos integrados oferecidos pelo IFFar, cujas propostas curriculares visam a formação integral do indivíduo, ou seja, superar a dicotomia trabalho manual e trabalho intelectual para agregar o campo intelectual ao trabalho produtivo, formando assim, trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos.

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  • 25/03/22
  • 10h02

O professor Dr. Fábio Diniz Rossi, vinculado ao ProfEPT do IFFar compõe o ranking internacional de produção científica, sendo considerado referência entre 10 mil pesquisadores do mundo com mais produtividade nos últimos cinco anos.

O ranking da AD Scientific Index baseia-se no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referências para outras pesquisas. O índice usa diferentes parâmetros e apresenta a classificação de cientistas individuais em 12 áreas de conhecimento.

Para compor o ranking, são utilizados dados de produção dos últimos cinco anos  de cada pesquisador, e considera a quantidade de citações dos trabalhos publicados por estes pesquisadores. O número de produções científicas utilizadas como referência para outros autores indica o valor e o alcance dessas produções para a literatura científica.

A página do AD Scientific Index pode ser acessada em:

https://www.adscientificindex.com/about-us/

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  • 25/03/22
  • 10h02

O projeto de iniciação tecnológica “Pro Robótica: pensamento computacional na Educação Básica”, desenvolvido pelo IFFar Campus Santo Augusto, sob a coordenação do professor do Dr. Adão Caron Cambraia,  foi aprovado na Chamada Pública IFES nº 01/2021 com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC e tem  como objetivo desenvolver  a iniciação tecnológica, por meio de oficinas, através  da programação aplicada para estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental.

O projeto tem abrangência de alguns municípios da região noroeste e norte do estado do Rio Grande do Sul, tais como Nova Ramada, Santo Augusto e Passo Fundo.  O projeto terá duração de 12 meses.

A equipe do projeto iniciou o ano de 2022 realizando reuniões com os Secretários de Educação dos municípios envolvidos no sentido de organizar e planejar as atividades a serem desenvolvidas e nas realizou nas últimas também realizou a apresentação da proposta para os estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das escolas públicas participantes.

Ao todo serão pelo menos 30 escolas de Ensino Fundamental envolvidas no projeto, sendo que serão  desenvolvidas com os estudantes participantes do projeto atividades desplugadas (sem uso do computador), atividades de programação e práticas de criação e montagem de robôs. Segundo o professor Adão “cada aluno será capaz de produzir seu próprio robô durante as oficinas do projeto.

A seguir algumas fotos de atividades já desenvolvidas pelo projeto.
Adão1

Adão11

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  • 25/03/22
  • 08h18

Título da Dissertação: TRAJETOS FORMATIVOS E SABERES DOCENTES: RESSIGNIFICANDO A DOCÊNCIA DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Produto Educacional: O professor de biologia e a Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ambiente virtual para (re)construção coletiva de saberes

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700568

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender os trajetos formativos e os saberes que orientam a prática pedagógica de professores de Biologia da Educação Profissional Técnica de nível Médio - EPTNM atuantes em um instituto federal de educação no estado do Rio Grande do Sul. Com base nisso, buscamos investigar as formas como a mobilização destes saberes repercutem nas práticas destes profissionais. Diante desse propósito, problematizamos: Quais são e como se constituem os trajetos formativos e os saberes docentes de professores de Biologia na EPTNM e quais as repercussões da mobilização destes em suas práticas pedagógicas? De modo específico objetivamos: investigar como a produção acadêmica em nível de pós-graduação tem trabalhado os saberes docentes enquanto elementos dos processos de formação do professor de Biologia; compreender os trajetos formativos e a constituição dos saberes docentes de professores de Biologia na EPTNM; conhecer práticas pedagógicas e saberes mobilizados por docentes de Biologia no contexto da EPTNM; construir um espaço virtual de formação permanente para professores de Biologia da EPTNM. Os percursos metodológicos que fundamentam esse estudo se estruturaram a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa na perspectiva de Triviños (1987). A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas digitalmente em áudio e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas produzidas pelos professores. Como contribuição com o cenário da docência de Biologia na EPTNM, foi desenvolvido um produto educacional no formato de ambiente virtual para fomentar os processos de formação permanente de professores. Das análises das entrevistas emergem indícios de que que os saberes que nutrem as práticas dos professores entrevistados se constituem ao longo dos trajetos de vida desses profissionais, tendo a influência dos seus educadores ao longo das formações básica e superior e suas experiências em sala de aula como elementos substanciais na constituição de seus saberes. As narrativas docentes também indicam que as suas ações no EMI são permeadas por particularidades que distinguem este lócus de atuação dos demais espaços educativos, o que evidencia a necessidade de processos formativos que contemplem as particularidades da atuação nesta singularidade educativa.

Palavras-chave: Educação Profissional. Ensino de Biologia. Saberes docentes.

Data da defesa: 31 de março de 2022

Horário: 14h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/TNS9N1mZipg

Convite Defesa Willian

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  • 24/03/22
  • 17h01

No dia 22 de março de 2022 a professora Taniamara Vizzotto Chaves, docente e atual coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica  ProfEPT - do IFFar esteve realizando a aula inaugural junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - campus Cerro Largo.

O tema da aula inaugural foi “Paulo Freire: referência para a educação e o ensino de ciências”. Participaram da atividade estudantes e docentes vinculados ao programa da UFFS.

A professora Taniamara faz parte do projeto “Café Paulo Freire” desenvolvido na cidade de São Borja, RS e vinculado ao Café Paulo Freire Nacional, que trata-se de um espaço não formal de educação que objetiva discutir, estudar e aprofundar  as obras de Paulo Freire, bem como divulgar o seu legado. O Café Paulo Freire de São Borja constitui-se como um projeto de extensão desenvolvido com pessoas da comunidade local e regional, dentre eles professores das Redes Públicas com o apoio do IFFar.

As obras de Freire também vêm sendo estudadas e utilizadas no espaço do ProfEPT por alguns docentes, sendo estas articuladas a outras obras e autores vinculados à Educação Profissional e Tecnológica utilizados no programa.
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  • 24/03/22
  • 13h13

O projeto de pesquisa “Concepções epistemológicas e práticas de pesquisas presentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul”  foi um dos selecionados na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes (Universal 2021), que tem a finalidade de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

O objetivo do projeto é  analisar concepções epistemológicas e práticas de pesquisas institucionalizadas nos IFs do Rio Grande do Sul, na área de ciências humanas, em programas de iniciação científica e tecnológica, de incentivo à pesquisa e inovação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o projeto tem o propósito de produzir dados que possam contribuir para qualificar o processo de produção da pesquisa que ocorre nos IFs do Estado.

O projeto terá duração de 3 anos, será coordenado pelo professor Josimar de Aparecido Vieira (IFRS - campus Sertão), contemplando pesquisadores de quatro instituições, dentre elas os três IFs do estado do Rio Grande do Sul.

O IFFar será representado pelo professor  Dr. Vantoir Roberto Brancher vinculado ao programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica  ProfEPT - campus Jaguari.

Além desses pesquisadores, o projeto contará com um estudante bolsista de Iniciação Científica que será escolhido dentre as instituições parceiras do projeto.

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  • 24/03/22
  • 07h27
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