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Título da Dissertação: Princípios da Agroecologia: sinalizando caminhos para a construção de práticas educativas no Ensino Médio Integrado

Produto Educacional: Agroecologia: construindo redes de saberes

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718062

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Manuela Finokiet

Resumo: A concepção de Educação Profissional presente nos Institutos Federais de Educação está centrada em uma formação humana, que contemple todas as dimensões da vida, articule trabalho, ciência e cultura e estimule o senso crítico dos estudantes para que se tornem cidadãos atuantes no processo de transformação da sociedade. A agroecologia tem feito parte das discussões sobre como melhorar a sustentabilidade no meio rural e modificar nossas ações na direção de uma relação mais harmônica entre meio ambiente, sociedade e economia. Acreditando que as temáticas que perpassam a agroecologia devem estar presentes para uma formação integral dos sujeitos foi desenvolvido o presente trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como práticas educativas construídas a partir dos princípios da agroecologia podem contribuir com a formação nos cursos de Ensino Médio Integrado dos IFEs. O percurso metodológico da pesquisa contemplou as etapas de mapeamento de produções acadêmicas sobre os temas propostos; análise dos PPCs dos Cursos Técnico Integrado em Agricultura e Técnico Integrado em Agropecuária do IFFar; realização de entrevistas semi-estruturadas com egressos, educadores e agricultores relacionados à Escola Família da Região Sul; acompanhamento e observação das atividades da EFASUL e visita à Escola. Os dados obtidos a partir da análise dos PPCs e da transcrição das entrevistas foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Como resultados foram apresentadas as percepções sobre os itinerários formativos dos cursos, discussões sobre as diferenças existentes entre as formas de se fazer/pensar a agricultura (agriculturas de base agroecológica em oposição ao agronegócio); o papel da educação para o conhecimento dessas diferenças, formação da identidade dos jovens do campo, reconhecimento, valorização e preservação dos conhecimentos tradicionais (memória biocultural), incluindo a preservação das sementes crioulas e as relações de todos esses pontos com o ensino integrado. Ademais, foram apresentados os relatos das experiências desenvolvidas junto à EFASUL, discorrendo sobre o processo de práxis na Escola e como essas experiências poderiam ser aproveitadas no contexto dos IFEs.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Práticas educativas; Agroecologia

Data da defesa: 16 de dezembro de 2022

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Reitoria

Transmissão: https://youtu.be/7fCGjLg_njI

Convite Defesa Carla T3

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  • 06/12/22
  • 16h35

As inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) foram prorrogadas até 6 de dezembro. O IFFar oferece 28 vagas no Campus Jaguari.

prorrogaçãoprofept notícia25112022

O ProfEPT é um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Oferece um curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do Ministério da Educação.

O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

O ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Instituto Federal Farroupilha oferece 28 vagas no Campus Jaguari. De acordo com edital que rege a seleção, as disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do mestrado serão ofertadas na modalidade presencial, podendo ter carga horária de até 30% a distância. As disciplinas eletivas serão ministradas 100% a distância.

As inscrições para o Processo Seletivo podem ser realizadas até 6 de dezembro, pela internet, através do Sistema de Inscrição. As regras estão dispostas no edital de seleção, disponível neste link.

O ingresso se dá através do Exame Nacional de Acesso, que consiste em uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha e será aplicada no dia 12 de fevereiro de 2023. A bibliografia também está disponível no edital de seleção. Parte das vagas são reservadas a servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Fonte: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/28871-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-mestrado-do-profept-s%C3%A3o-prorrogadas

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  • 05/12/22
  • 14h57

Informamos que houve prorrogação do período de inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2023, conforme o edital retificado em 22/11/2022, segue abaixo as novas datas e prazos:

Inscrições 17/10 a 06/12/2022

Período de solicitação de isenções 17/10 a 24/10/2022

Resultado das solicitações de isenções 26/10/2022

Recursos ao resultado das solicitações de isenções 26 a 28/10/2022

Resultado final das solicitações de isenções 31/10/2022

Data limite para pagamento da inscrição 07/12/2022

Divulgação das inscrições homologadas 09/12/2022

Recursos ao resultado das inscrições homologadas 12 e 13/12/2022

Resultado final das inscrições homologadas 16/12/2022

Resultado das solicitações de condições especiais 09/12/2022

Recurso ao resultado de condições especiais 12 e 13/12/2022

Resultado final de condições especiais 16/12/2022

Para mais informações acesse: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16468-ena23

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  • 23/11/22
  • 10h36

No dia 17 de novembro de 2022, às 14h aconteceu a primeira defesa de dissertação da quarta turma (ingresso em 2021) junto ao ProfEPT - Polo do IFFar. O mestrando Leandro Ferreira Paz defendeu a dissertação intitulada “Processos de Ensino e de Aprendizagem Mediados por Inteligência Artificial”. Na ocasião o mestrando também apresentou o produto educacional “IF ROBOT”, desenvolvido como requisito para o título de mestre em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e coorientada pelo Dr. Fábio Diniz Rossi, ambos docentes do quadro permanente do programa no IFFar. O produto educacional desenvolvido pelo mestrando Leandro encontra-se acessível no link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717458 para quem desejar acessar o mesmo e conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo mestrando. A coordenação e a Comissão Acadêmica Local parabeniza ao Leandro e seus orientadores pelo brilhante trabalho desenvolvido e deseja que o mesmo tenha muito sucesso na sua caminhada como mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

defesaLeandroT4

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  • 18/11/22
  • 10h37

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso - ENA 2023 se encerram no dia 22 de novembro de 2022, o IFFar oferta 28 vagas, distribuídas conforme a tabela abaixo: 

IffarvagasEna23

Para inscrições, edital e cronograma acesse este link: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16468-ena23.

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica que oferta um curso de mestrado profissional em rede, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica na  área de Ensino, sendo o mesmo, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação.

O programa é estruturado em 2 linhas de pesquisas, a saber: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Tem duração de até 24 meses, organizados em 4 semestres, sendo os 2 primeiros com aulas presenciais quinzenais no IFFar -campus  Jaguari, nas quintas(tarde e noite) e sextas(manhã e tarde). Para mais informações acesse: https://www.iffarroupilha.edu.br/profept-iffar.

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  • 17/11/22
  • 14h16

Título da Dissertação: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MEDIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Produto Educacional: IF ROBOT

https://sites.google.com/view/chatbot-educacional/home

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717458

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Coorientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: No mundo globalizado, a presença da tecnologia impacta muitos aspectos da vida humana. Quando se trata de educação, percebe-se uma evolução constante nos processos e métodos que mudam de forma disruptiva a maneira como se ensina e como se aprende. Esses movimentos envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como a Inteligência Artificial que proporciona uma educação mais personalizada, inclusiva, interativa e flexível. Na formação integral, a Inteligência Artificial se torna fundamental para que estudantes se apropriem dos conhecimentos em atividades de pesquisa, assim como no mundo do trabalho e no social. A concepção de Inteligência Artificial no meio educacional levanta a necessidade de aproximação da escola com os avanços das tecnologias e estas adaptarem-se ao ambiente em que o estudante está inserido. Nessa linha de pensamento, algumas pesquisas em Inteligência Artificial na educação abordam aprendizagem adaptativa, tutores inteligentes, ferramentas de diagnóstico, sistemas de recomendação, classificação de estilos de aprendizagem, mundos virtuais, gamificação, mineração de dados aplicada à escola e chatbot (assistente virtual, agente conversacional). Chatbot ou chatterbot ou agente de conversação é um programa de Inteligência Artificial criado para conversar com seres humanos usando linguagem natural por meio de texto ou voz, estabelecendo-se uma interação humano-computador. Na academia, dados apontam que agentes conversacionais na educação contribuem para a construção do conhecimento, desenvolvimento cognitivo e maior envolvimento dos alunos, no entanto, o uso de qualquer Inteligência Artificial como ferramenta pedagógica desprovida de qualquer pedagogia tende a sucumbir, cair em desuso e no esquecimento. Portanto, esta pesquisa pretende se apropriar dos conceitos socioconstrutivistas de Lev Semionovitch Vygotsky. Três pilares sustentam seu trabalho: os processos mentais do sujeito surgem dos processos sociais; instrumentos e signos interligam a compreensão dos processos mentais do sujeito. O terceiro é o método genético-experimental para analisar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O objetivo dessa pesquisa é analisar se os princípios da Inteligência Artificial à luz da teoria socioconstrutivista possibilitam a efetiva customização do processo de ensino e aprendizagem. O enfoque desta pesquisa é quali-quantitativa de natureza aplicada, com procedimentos experimentais e de pesquisa-ação, tendo como coleta
de dados quantitativos o System Usability Scale (SUS), e a entrevista semiestruturada para coleta de dados qualitativos. A análise reflexiva foi o método utilizado na análise. Como resultado emergiram as categorias automatização de processos, interessante e tranquilo, aprendizado e mediação. E por fim, a pesquisa resultou também na elaboração do produto educacional: um assistente virtual denominado IF Robot; um chatbot para atuar como instrumento mediador de práticas educativas elaboradas pelo professor tornando o ensino mais dinâmico.

Palavras-chave: Zona de Desenvolvimento Proximal;Inteligência Artificial;Chatbot.

Data da defesa: 17 de novembro de 2022

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Convite defesa Leandro T4

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  • 11/11/22
  • 10h36

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está com inscrições abertas até 22 de novembro.

O IFFar oferta 28 vagas, distribuídas conforme a tabela abaixo: 

IffarvagasEna23



Acesse: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16468-ena23

 

ena23

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  • 08/11/22
  • 08h06

No dia 04 de novembro de 2022 os estudantes ingressantes da turma 5 do programa de mestrado em Rede ProfPET tiveram as últimas atividades relacionadas aos componentes curriculares presenciais no campus de Jaguari.

Foram concluídas as disciplinas de:

  • Práticas Educativas em EPT referente a linha 01, ministrada pelos docentes Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Neiva Maria Frizon Auler e Vantoir Roberto Brancher e, 
  • Organização e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica referente a linha 02, ministrada pelas docentes Laila Azize Souto Ahmad, Letícia Ramalho Brittes e Vanessa de Cássia Pistóia Mariani.

Na ocasião, a turma aproveitou também para confraternizar e produzir registros fotográficos dos espaços de convivência do campus.

Os estudantes seguem cursando os componentes curriculares de Redação de Projeto Projeto de Pesquisa(orientações) e também as eletivas cursadas em formato a distância até o final do segundo semestre de 2022.

A seguir alguns registros da atividade realizada.

 

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  • 07/11/22
  • 15h17

No dia 21 de outubro de 2022 o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede promoveu o I Encontro de estudantes das turmas 4 e 5 e egressos(as) - Profept/IFFar.

O objetivo do encontro foi promover um momento de partilha de experiências e integração entre as turmas que ingressaram junto ao programa nos anos de 2021 e de 2022. 

Durante a atividade contou-se com a participação das egressas  da turma 01, ingressantes em 2017 Roziclei de Siqueira Camargo e  Marilia Sagrilo Vione Garcia e, a egressa da turma 02, ingressante em 2018, Fernanda Ramos de Souza que compartilharam com o grupo sobre expectativas, desafios, vivências e perspectivas a partir do mestrado realizado e concluído.

A atividade também contou com a participação de alguns docentes do programa e teve o apoio da direção do campus de Jaguari e da coordenação e secretaria do programa de mestrado que conduziram os trabalhos na ocasião.

A seguir alguns registros da atividade realizada.

 

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  • 25/10/22
  • 11h01

 

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está ofertando 1.006 vagas para todo o Brasil, para iniciar o curso em 2023. O edital do processo seletivo já está publicado, e as inscrições começam no dia 17 de outubro e vão até 22 de novembro deste ano. A seleção será feita por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), marcado para fevereiro de 2023. 

O IFFar oferta 28 vagas, distribuídas conforme a tabela abaixo: 

IffarvagasEna23

A prova vai abranger as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa; e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições.

O ProfEPT é coordenado pelo Ifes e conta com mais 39 instituições associadas em todo o País. Existem vagas reservadas a servidores ativos do quadro permanente da Rede Federal e vagas abertas à ampla concorrência. O objetivo do mestrado é proporcionar formação, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento acadêmico.

São duas linhas de pesquisa:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera também as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

Acesse o edital do ProfEPT. 

CapaEventosEven3 Profept Diploma paisagem 1

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  • 19/10/22
  • 14h25
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