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ProfEPT divulga bibligrafia do ENA

O Exame Nacional de Acesso versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme as referências indicadas a seguir:

1. BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v.55 nº 45, 2017. p.101–126. Disponível em:https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747

 
2. CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e Aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://191.52.0.34/index.php/metapre/article/view/3983


3
. DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383


4
. ESCURRA, Maria Fernanda. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas. n 22. Ano XI., 2016. Disponível em: http://www.verinotio.org/conteudo/0.2349637776938861.pdf


5
. LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, 2017, p. 847 – 856. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362

 
6. MACEDO, Roberto Sidnei, SÁ, Silvia Michele Macedo de. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n.1, p.324-336, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/macedo-sa.pdf


7
. MACHADO, L. R. de S. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167

 
8. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423


9
. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936

 
10. TRENTIN SILVEIRA, R. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação & Realidade, v. 43, n. 1, 4, 2018, p. 97–11. Disponível em:https://doi.org/10.1590/2175-623664512

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16481-bibliografia24

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  • 06/10/23
  • 13h21

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, realizou na tarde do dia 05 de outubro de 2023, de forma remota,  o II Seminário Local de Autoavaliação.

O Seminário de Autoavaliação é parte de um processo referente a avaliação do quadriênio  2020-2024, e tem por objetivo fomentar a implementação do sistema de autoavaliação do ProfEPT, com vistas à identificação de simetrias que constituem a especificidade de um Mestrado em Rede, de modo a qualificar a formação do discente, o trabalho docente e a produção científica e a atender aos critérios de avaliação da CAPES.

O processo de autoavaliação do ProfEPT está organizado em algumas etapas, a saber:

  1. Mapeamento de concepções, práticas e necessidades de todos os envolvidos no processo de autoavaliação (docentes, discentes, egressos e a coordenação local), por meio de questionários, realizados na plataforma do Observatório do ProfPET. Essa etapa foi realizada no período de 18 a 30 de outubro e teve participação de 95 pessoas vinculadas ao programa.
  2. Realização do  Seminário local de autoavaliação com base nos dados coletados junto a plataforma do observatório, mediante a resposta aos questionários. Esta etapa foi realizada na tarde de 05 de outubro e teve a participação de 60 pessoas vinculadas ao programa. Esta ação contou também com a participação de gestores do IFFar, docentes, discentes e egressos, além da coordenação e secretaria do curso.
  3.  Elaboração do relatório de autoavaliação, que será realizada pela coordenação local do programa com base nos dados coletados no observatório e também das discussões realizadas no seminário de autoavaliação. Este relatório será encaminhado à coordenação nacional do ProfEPT e instrumentaliza a mesma para a realização do seminário nacional de autoavaliação que acontece ainda em 2023 com a participação das 40 Instituições de Ensino que compõem o ProfEPT.
  4. Realização de Seminário nacional de autoavaliação, ainda no ano de 2023 para discussões e encaminhamentos relativos ao programa em nível nacional. Esta ação é coordenada pelo NAPE - Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT e permitirá  a organização de planejamento estratégico do programa para o programa no próximo quadriênio.

Durante o II Seminário local de autoavaliação foram trabalhadas e exploradas dimensões que são avaliadas pela CAPES, a saber: Programa, Formação e Inserção Social, sendo que os diferentes sujeitos envolvidos no processo avaliaram indicadores e aspectos dentro destas três dimensões e, mediante estas avaliações também foram constituídas sugestões e propostas para qualificação e melhoria do programa em nível local e nacional.

A Coordenação Acadêmica Local agradece aos participantes do Seminário com a certeza que juntos estamos fazendo o programa crescer. 

A seguir um  registro fotográfico da atividade desenvolvida .

 

iiSemauto

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  • 06/10/23
  • 13h18

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado profissional em rede de Jaguari, teve no mês de agosto de 2023 a qualificação de mais seis  projetos de dissertação vinculados ao programa, conforme descrito a seguir.

Dia 30/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Pensamento Computacional e aprendizagem significativa aplicada à disciplina de Física”, de autoria do mestrando Felippe Flain Pires Santos, orientado pelo professor Dr. Mauricio Ramos Lutz e Coorientado pelo professor Dr. Fábio Rossi.

Dia 24/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “ O bem-estar e o mal-estar Docente: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na EBPT”, de autoria do mestrando Carlos Roberto Pereira da Costa, orientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientado pela Dra. professora Maria Rosângela Silveira Ramos.

Dia 18/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “ O que é ser negro no Brasil? Reflexões sobre os critérios de acesso à política de cotas”,  de autoria da mestranda Darlene Honório Medeiros, orientada pelo professor Dr. Vantoir Roberto Brancher e Coorientado pela professora Dra. Neiva Maria Frizon Auler.

Dia 18/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos”,  de autoria da mestranda Valéria Soares Rodrigues, orientada pela professora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos e Coorientado pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz.

Dia 17/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Dificuldades e potencialidades da atuação do tradutor intérprete de Libras - Português nos cursos técnicos integrados na EPT”, de autoria da mestranda Nicole Hack, orientada pelo professor Dr. Vantoir Roberto Brancher.

Dia 17/08 - qualificação do projeto de pesquisa intitulado “Contribuições da coordenação de registros acadêmicos na formação em educação profissional e tecnológica”, de autoria da mestranda Raquel Pereira Martins, orientada pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientado pela Dra. professora Maria Rosângela Silveira Ramos.

Dos trabalhos qualificados, três pertencem a linha de pesquisa 1 “Práticas Educativas em EPT” e outros três a linha de pesquisa 2 “Organização e memórias dos espaços pedagógicos na EPT”

A coordenação e os docentes do curso parabenizam aos mestrandos que qualificaram seus projetos e desejam sucesso em suas caminhadas de pesquisa. 

A seguir alguns registros fotográficos encaminhados pelos mestrandos ou extraídos das redes sociais.

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  • 31/08/23
  • 08h15

Título do projeto: Pensamento Computacional e aprendizagem significativa aplicada à disciplina de Física.

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Coorientador(a): Dr. Fabio Diniz Rossi

Banca: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno, Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFFar), linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Ele foi desenvolvido com a intenção de aliar a tecnologia com a prática educativa com o propósito de auxiliar os estudantes e docentes em sala de aula no processo da prática educativa relacionado ao ensino da Física. Visando esse objetivo, a pesquisa traz como problema: como podemos articular o pensamento computacional e a aprendizagem significativa ao ensino da disciplina de Física? Tentando responder esse questionamento surgiu esse trabalho. A proposta é desenvolver uma ferramenta utilizando o APP Inventor, aplicativo desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que seu público-alvo são os docentes da disciplina de Física do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. Ela será aplicada por meio de formulários desenvolvidos na ferramenta Google Forms. O produto educacional será um aplicativo desenvolvido pelo APP Inventor visando auxiliar os docentes da disciplina em sala de aula utilizando o pensamento computacional e o método da aprendizagem significativa para ensino da disciplina em questão.

Palavras-chave: Pensamento computacional; ensino de Física; aprendizagem significativa.

Data da qualificação: 30 de agosto de 2023

Horário: 15h

Local: Videoconferência

 * A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Felippe

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  • 15/08/23
  • 16h45

Título do projeto: O bem-estar e o mal-estar Docente: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na EBPT. 

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dra. Daniela Copetti Santos, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Juliano de Melo da Rosa

Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são instituições de educação pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, Tem como base de sua expansão atender as regiões mais necessitadas, partindo do diálogo com a comunidade local para atender as demandas necessárias, visando a verticalidade de ensino. Essa caracterização possibilita um ensino diferenciado e de qualidade para os discentes ao mesmo tempo que demanda um preparo qualificado do servidor docente, que vai atuar tanto no ensino médio, subsequente, EJA/EPT e superior. Essa demanda do ensino, somada ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão, bem como das relações intra e interpessoais em todos os segmentos na instituição, coloca o servidor docente, muitas vezes, no final de uma jornada de trabalho, em processo de exaustão física e mental, e em alguns casos, levando ao adoecimento e a solicitação para o afastamento. Neste sentido, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar os aspectos referentes ao bem-estar e ao mal-estar docente dos servidores docentes do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos. Esta pesquisa será realizada a partir do curso de mestrado PROFEPT, polo do IFFar, na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços na Educação Profissional e Tecnológica. A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa com o uso de questionários e entrevistas e   a análise dos dados será realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais autores que embasam essa pesquisa são:  Esteve (1999), Jesus (2007), Pereira (2016), Tenroller ( 2015) e Marchesi (2008). O produto educacional, resultado da investigação, será uma formação para os servidores docentes propondo  ações  relacionais mais compassivas , conscientizando os aspectos positivos da sua subjetividade  e o bem-estar. As ações desenvolvidas pelo professor quando no seu estado de equilíbrio físico e mental, contribuem na educação em EPT, afirmando o trabalho como princípio educativo. 

Palavras-chave: Bem-estar docente; Mal-estar docente; Educação Profissional e Tecnológica.  

Data da qualificação: 24 de agosto de 2023

Horário: 09:00h

Local: Auditório , Reitoria IFFar

Convite Qualificação Carlos T5

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  • 15/08/23
  • 08h10

Título do projeto: Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo:
Esse projeto de pesquisa está inserido na linha “organização e memórias de espaços pedagógicos em Educação Profissional e tecnológica”, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica  (ProfEPT), que traz como questão de pesquisa: Quais são os êxitos e desafios docentes encontrados na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi? e dentro desta perspectiva,  tem por objetivo geral analisar os  êxitos e desafios docentes na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi, no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos, propostos são os seguintes: (a) Resgatar historicamente as concepções de avaliação na legislação brasileira; (b) Analisar as diretrizes referentes à avaliação nos documentos do IFFAR; (c) comparar a avaliação na formação acadêmica e na docência; (d) Reconhecer as concepções dos professores de matemática do IFFAR – campus Panambi, sobre recuperação da aprendizagem. Para atendimento desses objetivos, a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com a coleta de dados, a partir de entrevistas presenciais com professores, que posteriormente serão analisadas e discutidas com teóricos clássicos da educação e com recentes estudos publicados na área, ou seja, que são consideradas como exemplos ao longo do tempo, sobre aprendizagem matemática, avaliação e recuperação da aprendizagem, também se utilizados de documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e pelos institutos federais. A partir das análises, será desenvolvido um produto educacional que consiste em um ebook com o objetivo de que o professor ou a própria instituição possa divulgar para a comunidade acadêmica a relevância da recuperação da aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação.;Aprendizagem matemática; Recuperação de aprendizagem; ProfEPT.

Data da qualificação: 18 de Agosto de 2023

Horário: 14:30


Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Valéria

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  • 09/08/23
  • 15h59

Título do projeto: O QUE É SER NEGRO NO BRASIL?: REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ACESSO À POLÍTICA DE COTAS.

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Maria Rita Py Dutra e Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva (Suplente)

Resumo: A política de cotas raciais existe no Brasil desde 2012, através dela, é garantido o acesso de negros e indígenas a diversos níveis e modalidades de ensino. Entretanto, muito se questiona a respeito da sua aplicabilidade e dos critérios utilizados para determinar quem tem ou não direito às cotas. Foram criadas comissões nos espaços de ensino a fim de avaliar se aqueles que se apresentam como candidatos às vagas por cotas estão dentro dos critérios estabelecidos para acessá-las.  Nos Institutos Federais, existem as Comissões de Verificação (Heteroidentificação) de Candidatos Autodeclarados Pretos/Pardos nos Processos Seletivos. Este estudo visa responder: Quais são os trajetos formativos e representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT? O objetivo é conhecer os trajetos formativos e as representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT. Para dar consistência à presente pesquisa, de forma mais específica, busca-se também realizar um mapeamento da produção científica  acerca da política de cotas, referente ao conceito do que é ser negro no Brasil e comissões de verificação (heteroidentificação) na EPT; conhecer os trajetos formativos dos membros da comissão de verificação (heteroidentificação) na EPT; pesquisar os critérios utilizados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) para determinar se um candidato tem ou não tem direito a vaga por cota racial na EPT; identificar desafios e potencialidades vivenciados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) em implementar a lei de cotas raciais e construir um Produto Educacional a partir das demandas apontadas no intuito de qualificar os processos inclusivos para o público das cotas raciais. A pesquisa será qualitativa e faz parte da Linha de Pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Será desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas a serem realizadas após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) adotando o formato snowball.

Palavras-chave: Ações Afirmativas; Comitê de Heteroidentificação; Cotas étnico-raciais.

Data da qualificação: 18 de agosto de 2023

Horário: 14h

Local: Dead IFFAR

Convite Qualificação Darlene 2

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  • 08/08/23
  • 16h14

Título do projeto: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DA ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS – PORTUGUÊS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA EPT

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Tania Micheline Miorando

Resumo: Este estudo busca discutir quais são e como se constituem os trajetos formativos, os saberes, as dificuldades e potencialidades dos tradutores intérpretes de Libras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e quais são as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Esta pesquisa visa aprofundar o conhecimento sobre a profissão e a inclusão do aluno surdo, observando as potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos tradutores intérpretes de Libras – Português  (TILSP) em sua atuação profissional. Desse modo, tem por objetivo geral investigar os  trajetos formativos, saberes, dificuldades e potencialidades dos TILSP na EPT, assim  como as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Nesse  sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos: conhecer os trajetos formativos dos TILSP que atuam na EPT; mapear a produção científica sobre a atuação dos TILSP na EPT; investigar as dificuldades e potencialidades enfrentadas pelos TILSP na sala de aula inclusiva; elaborar um produto educacional para qualificar a atuação dos TILSP na instituição. A metodologia na pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos  dados será realizada por meio da análise de conteúdo. Por fim, espera-se contribuir para  o aprimoramento da atuação dos TILSP, promovendo uma melhor compreensão dos fatores que influenciam seu desempenho e a inclusão de alunos surdos na Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Trajetos formativos;saberes;Tradutores Intérpretes de Libras português;Práticas educativas.

Data da qualificação: 17 de agosto de 2023

Horário: 14h

Local: Diretoria de Educação a Distância da Pró Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha - Santa Maria RS
Convite Qualificação Nicole

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  • 08/08/23
  • 11h14

Título do projeto: CONTRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dr. Edward Frederico Castro Pessano

Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR - campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais foram criados como proposta do governo federal de qualificar o trabalho, bem como fomentar a ciência e tecnologia no país, comprometidos com a educação omnilateral, portanto, todos os profissionais nesse contexto estão envolvidos no processo educativo. Nesse viés, destaca-se a atuação dos técnicos administrativos em educação vinculados à Coordenação de Registros Acadêmicos, setor de grande importância, pois é a porta de entrada dos discentes, apoio na atuação de docentes e o contato de egressos. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido por esses profissionais emerge como ferramenta para contribuir na educação em EPT e afirmar o trabalho como princípio educativo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância do setor de Coordenação de Registros Acadêmicos para o processo educativo na Educação Profissional e Tecnológica. A fundamentação teórica apresenta autores como Pacheco, Frigotto, Ciavatta, Ramos e Grinspun que retratam as políticas públicas em EPT, o trabalho como princípio educativo e os técnicos administrativos em educação, seguindo sobre o setor Coordenação de Registros Acadêmicos na EPT. A proposta da investigação terá enfoque de pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, coletando dados através de entrevistas semiestruturadas e análise desses dados será realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Como requisito para conclusão do curso é proposto como produto educacional um ciclo de palestras com temas elencados durante a pesquisa.

Palavras-chave: Formação em Educação Profissional e Tecnológica; Técnicos Administrativos em Educação; Coordenação de Registros Acadêmicos; Trabalho como princípio educativo.

Data da qualificação: 17 de agosto de 2023

Horário: 9h


Local: Auditório da Reitoria IFFAR- Santa Maria

Convite Qualificação Raquel

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  • 07/08/23
  • 11h10

Entre os dias 2 a 4 de agosto, na UFSM em Santa Maria, aconteceu a  VIII Escola de Inverno de Educação Matemática.

Onde tivemos a representação do curso no evento por meio do Prof. Dr. Maurício Lutz (IFFar), juntamente com o Prof. Dr. José Carlos Leivas (UFN), integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), proferiram a mesa responda intitulada: Bate-papo geométrico: possibilidade e reflexões, mediada pela Prof. Dra. Carmen Mathias.

Também foi ofertado pelo GEPGEO o minicurso: Geometria em Ação: desenvolvendo a aprendizagem de conceitos geométricos por meio de um jogo, momento em que foi apresentado o jogo "Geometria em Ação" para professores e graduandos de licenciatura em Matemática.
A oficina foi ministrada por Laura Castro, Maurício Lutz, Cristian Martins e Lucas Link, sob orientação do Prof. Leivas.

 

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  • 07/08/23
  • 10h19
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