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Título da Dissertação: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EAD DO IFFAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO INTEGRADO
Produto Educacional: Curso de Formação MOOC sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740211
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Patrícia Grasel da Silva
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica – EAD do IFFar: desafios e potencialidades para desenvolvimento do currículo integrado”, é oriundo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de Currículo Integrado dos professores formadores do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EAD do IFFar. Está inserida na linha de Pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 5 – Organização do currículo integrado na EPT. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado possuem os professores formadores do curso da Formação Pedagógica EAD? Trata-se de um estudo de característica qualitativa, cuja produção dos dados utilizou-se a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os professores formadores. Para análise dos dados recorremos a Análise Textual Discursiva (ATD), que cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador. Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso de formação pedagógica e realizamos as entrevistas. Nas análises iniciais, definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas na seleção dos excertos selecionados da entrevista e que reforçavam o referencial teórico (com as concepções da pesquisadora sobre o currículo integrado no contexto estudado). As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas, ou seja, foram produzidos novos entendimentos sobre o Currículo Integrado. Com isto contribuir com a formação de professores e como produto educacional foi desenvolvido um curso de formação MOOC sobre o Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica no ambiente virtual da plataforma de modo a facilitar e subsidiar a compreensão do que é visando privilegiar a Formação Pedagógica e a importância no contexto da educação na EPT/EAD.
Palavras-chave: Formação Pedagógica; EAD; Currículo Integrado.
Data da defesa: 21 de dezembro de 2023
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Santo Augusto
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 06/12/23
- 13h04
Título da Dissertação: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
Produto Educacional: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740207
Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Elenise Felzke Schonardie
Resumo: A pesquisa desenvolvida visa colaborar com os conhecimentos a respeito das formas alternativas de resolução de conflitos junto do ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha, por meio da criação de uma Cartilha específica e informativa das formas alternativas de resolução de conflitos, um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. O trabalho busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar? A delimitação e organização dos estudos se dá a partir da mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos. O estudo pautou-se da teoria de Luis Alberto Warat e debruçou-se sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O contorno da pesquisa está baseado na linha de pesquisa Prática Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o trabalho de pesquisa como para elaboração do produto educacional foi de abordagem qualitativa, aplicada com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa se deu através de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da referida cartilha com produção textual apresentada como produto educacional, contribuindo então para a capacitação permanente da comunidade acadêmica do referido Instituto.
Palavras-chave: Conflitos; Formas alternativas; IFFar; Qualificação permanente.
Data da defesa: 15 de dezembro de 2023
Horário: 13:30h
Local: Videoconferência
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- 05/12/23
- 08h25
Título da Dissertação: CONTRIBUIÇÕES, HISTORICIDADE E MEMÓRIAS DO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
Produto Educacional: Linha do Tempo do Campus São Vicente do Sul - IFFAR
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740180
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: O Campus São Vicente do Sul, em sua trajetória de constituição formativa e educacional, viveu inúmeras etapas, as quais foram demarcadas com significativas transformações estruturais e legais. Essas mudanças, desde a sua origem, sempre estiveram ligadas à qualidade do ensino ofertado e ao empenho de toda a comunidade escolar, tornando- se, assim, uma instituição referência para a região. Relembrar e reviver o passado é buscar resgatar as memórias, a história, os fatos marcantes e relevantes, de maneira que, trazer para o presente, tem uma importância muito maior, para se ter um futuro com melhores condições de vida. Nesse sentido, é preciso escutar, dialogar, buscar dados com as pessoas partícipes dessa história, com a comunidade do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS) e demais sujeitos, pois a história institucional está ligada à vida, às relações e aos trajetos formativos dos sujeitos, das pessoas que passaram pela instituição. Nesse sentido, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: como o Instituto Federal Farroupilha - campus SVS na sua constituição histórica, tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico local e regional? Como objetivo geral: Analisar a trajetória do Campus Iffar – SVS, suas diferentes fases e transformações e suas contribuições para a comunidade local e regional. Para obtenção dos dados utilizou-se questionários e para análise dos dados Análise Textual Discursiva (ATD).
Palavras-chave: Memória Institucional; Educação Profissional; Desenvolvimento Regional
Data da defesa: 15 de dezembro de 2023
Horário: 9h
Local: Videoconferência
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- 04/12/23
- 11h21
Título da Dissertação: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Produto Educacional: A UTILIZAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740161
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Lenir Basso Zanon
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, no macroprojeto organização do currículo integrado na EPT, e teve como objetivo: compreender de que forma ocorrem os processos de educação em saúde no ensino médio integrado à luz das ações desenvolvidas nos campi com moradia estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Farroupilha. A temática escolhida foi influenciada por minhas vivências profissional e acadêmica, previamente decorrentes da formação e atuação como Enfermeiro Especialista em Saúde da Família e posteriormente da atuação como Técnico Administrativo em Educação, colaborando na formação de Enfermeiros. Corroborou para isso também, a relação intrínseca entre educação e saúde, onde a ausência de uma implica na inobservância da outra, discussão proposta à reflexão neste pesquisa. Assim, procurou-se fazer uma aproximação neste estudo das bases teóricas do ensino médio integrado, e da educação em saúde, tendo em vista salientar a inter-relação existente entre as mesmas. A metodologia de abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso, compreendeu o cenário investigativo dos campi com moradia estudantil do IFFar, contemplando como sujeitos, os profissionais da assistência estudantil e os professores do ensino médio integrado (EMI). A coleta de dados fundamentou-se na análise documental de documentos públicos do EMI, e num questionário semiestruturado, formato online, no Google Forms, direcionado aos participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi. Os aspectos éticos nortearam-se pelas resoluções: nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e nº 510, de 07 de abril de 2016. A pesquisa apontou a existência de um grande aparato de atenção à saúde dos discentes no IFFar, com dispositivos legais delimitados a partir da Política de Atenção à Saúde dos Discentes, do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projetos Pedagógicos de Curso, além da diversidade de profissionais da saúde e a presença de setores específicos para atenção em saúde. Além disso, foi possível identificar diversas ações exitosas relacionadas à educação em saúde, embora as mesmas em maioria estejam associadas a iniciativas individuais ou setoriais, o que sinaliza a necessidade de aperfeiçoamento dos processos interdisciplinares e intersetoriais, para que de fato a transversalidade do tema saúde ocorra. Outrossim, destaca-se a necessária continuidade das ações voltadas ao fortalecimento das premissas do ensino médio integrado, bem como o fomento ao desenvolvimento de planejamentos de educação em saúde de forma longitudinal, que integrem os sujeitos de forma interdisciplinar e intersetorial, tanto quanto promovam a Política de Atenção à Saúde dos Discentes.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Ensino Médio Integrado; Saúde na Escola.
Data da defesa: 14 de dezembro de 2023
Horário: 14h
Local: Videoconferência
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- 01/12/23
- 16h30
Título da Dissertação: COVID-19 E O RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS: PROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Produto Educacional: COVID 19: Práticas de Prevenção
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740157
Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Haury Temp e Dr. Renato Xavier Coutinho
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica sendo realizado com o objetivo de identificar o conhecimento dos estudantes dos 3º anos dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Alimentos, Agropecuária e Manutenção e Suporte de Informática do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, sobre os protocolos de prevenção ao contágio pela COVID-19. Desenvolvido por meio de uma intervenção didática durante as aulas remotas da disciplina de educação física. A pesquisa é caracterizada como quantitativa e qualitativa, sendo que na primeira etapa foi encaminhado via e-mail questionário embasado nos protocolos de biossegurança do Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle do novo coronavírus do IFFAR, e na segunda etapa a partir das respostas dos alunos ao questionário, a pesquisadora realizou a intervenção durante os momentos síncronos das aulas, promovendo uma reflexão sobre os impactos provocados pela pandemia causada pelo novo coronavírus nos contextos familiar, educacional, da saúde, da sociedade e do trabalho. Os participantes compartilharam suas percepções e experiências a partir da criação de orientações em forma de materiais criativos que foram apresentados na terceira etapa do estudo, reforçando os cuidados preventivos e estimulando o protagonismo dos alunos na divulgação das orientações para a prevenção da COVID 19, colaborando para a construção de um ambiente acolhedor e seguro para o retorno às atividades presenciais. A partir da análise dos dados coletados quantitativos e qualitativos conclui-se que os estudantes são conhecedores dos protocolos de biossegurança. A pesquisa resultou no desenvolvimento de uma sequência didática para prevenção da COVID 19.
Palavras-chave: COVID-19; Retorno Presencial; Protocolos de Biossegurança; Práticas Educativas
Data da defesa: 14 de dezembro de 2023
Horário: 13:30
Local: Videoconferência
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- 01/12/23
- 08h07
Título da Dissertação: PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA ESTUDANTES SURDOS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA EPT.
Produto Educacional: Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740066
Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Liliane Ferrari Giordani e Dra. Tânia Micheline Miorando (Suplente)
Resumo: As práticas educativas voltadas para o ensino de estudantes surdos em ambientes inclusivos na educação básica profissional representam um campo de estudo relativamente recente e ainda pouco explorado nos contextos educacionais dos Institutos Federais. Dada à importância das práticas educativas como agentes de mudança significativa tanto para os educadores quanto para os educandos, surgiu a presente proposta de investigação intitulada “Processos e práticas educativas para estudantes surdos nos cursos técnicos integrados na EPT”. Este estudo tem como intuito compreender as práticas educativas oferecidas aos estudantes surdos e suas possíveis repercussões no processo de inclusão, considerando o ensino e a aprendizagem na educação básica, como ensino integrado nos Cursos Técnicos oferecidos pelos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas educativas destinadas aos estudantes surdos nos cursos de ensino integrado no Instituto Federal Farroupilha, localizado no estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos incluem mapear as principais práticas educacionais disponibilizadas e identificar os desafios enfrentados por docentes e discentes, visando fornecer uma análise reflexiva das relações que se estabelecem nos espaços educacionais investigados. Este estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na Linha de pesquisa 1 : Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no macroprojeto 02 - inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT e 03- Práticas Educativas no Currículo Integrado. Culminará na criação de um recurso educacional que possa auxiliar como formação permanente e contínua como Produto Educacional. Esse recurso será desenvolvido a partir das narrativas que destacam as dificuldades e necessidades apontadas pelos participantes durante a pesquisa, com o propósito de contribuir na qualidade do processo de ensino para estudantes surdos em ambientes inclusivos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa adotará a abordagem de base qualitativa. A coleta de dados foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas, permitindo uma exploração aprofundada das experiências e percepções durante o percurso da pesquisa. Em relação às bases epistemológicas da EPT, são apresentados conceitos para a formação integral, omnilateral e humanizadora, que se configuram com a visão filosófica na educação profissional EPT . No contexto das práticas educativas, buscou-se abordagens pedagógicas que visem a uma educação inclusiva, crítica, libertadora e transformadora, independentemente das diferenças. Os resultados obtidos constituem se nos dados apurados no decorrer da pesquisa, bem como na validação do produto educacional ofertado a partir das narrativas apontadas pelos participantes, com vistas a contribuir na qualidade da formação ofertada no processo de ensino para os estudantes surdos em contexto de inclusão na EPT.
Palavras-chave: Práticas Educativas; Inclusão e estudantes surdos; Ensino Integrado na EPT.
Data da defesa: 12 de dezembro de 2023
Horário: 09h
Local: Auditório Reitoria- Santa Maria
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- 29/11/23
- 09h22
Título da Dissertação: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Produto Educacional: Desafios e possibilidades do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739957
Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. Alex Sandro Gomes Leão
Resumo: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. Diante do exposto, problematizamos: As Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino Híbrido contribuem para a construção dos saberes matemáticos necessários à formação no Ensino Médio Integrado? De que forma? O estudo teve como objetivo investigar as contribuições das metodologias ativas aliadas ao ensino híbrido para a aprendizagem da matemática no Ensino Médio Integrado com os docentes do campus São Borja. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas produzidas pelos docentes, onde se buscou identificar os conhecimentos prévios dos docentes sobre essas práticas, com intuito de promover a integração e inovação em suas atividades pedagógicas, a fim de instigá-los a descobrir novas possibilidades de ensino mais eficazes. Para tanto, o referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa estabelece diálogos apresentados pelos entrevistados, com o propósito de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Matemática. No entanto, para contribuir com a pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional no formato de um Curso de formação para fomentar os processos de formação continuada dos professores. Com a analise dessa pesquisa deseja-se despertar a inquietude dos docentes na necessidade de repensar novas práticas e assim sinalizar que o ensino híbrido pode abrir inúmeras oportunidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino híbrido; Metodologias Ativas,; Ensino da Matemática.
Data da defesa: 11 de dezembro de 2023
Horário: 14h
Local: IFFar, campus São Borja, sala 402
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- 24/11/23
- 08h30
EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lança hoje, dia 23-11-2023, o Edital ProfEPT Nº 02/2023 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2024.
Nesse contexto, a Comissão Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 654 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.
ATIVIDADE |
DATAS* |
Data de publicação do Edital |
23/11/2023 |
Inscrições |
27/11/23 a 09/01/2024 |
Período de solicitação de isenções |
27/11 a 01/12/2023 |
Resultado das solicitações de isenções |
05/12/2023 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenções |
06 e 07/12/2023 |
Resultado final das solicitações de isenções |
11/12/2023 |
Data limite para pagamento da inscrição |
10/01/2024 |
Divulgação das inscrições homologadas |
12/01/2024 |
Recursos ao resultado das inscrições homologadas |
15 e 16/01/2024 |
Resultado final das inscrições homologadas |
19/01/2024 |
Resultado das solicitações de condições especiais |
19/01/2024 |
Recurso ao resultado de condições especiais |
22 e 23/01/2024 |
Resultado final de condições especiais |
26/01/2024 |
Divulgação do local de realização do ENA |
19/02/2024 |
Realização do Exame Nacional de Acesso |
25/02/2024 |
Divulgação do gabarito |
26/02/2024 |
Recursos ao gabarito |
27 a 29/02/2024 |
Divulgação do gabarito Final |
05/03/2024 |
Divulgação da nota individual |
06/03/2024 |
Recursos à nota individual |
07 e 08/03/2024 |
Resultado Final |
13/03/2024 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
14/03 a 28/03/2024 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
A partir de 2 abril de 2024 |
*Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
**A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
RESULTADOS
Resultado Final das Inscrições Homologadas - (formato .PDF - Tamanho 570 kb) - divulgado em 19/01/2024
Resultado Parcial das Inscrições Homologadas - (formato .PDF - Tamanho 570 kb) - divulgado em 12/01/2024
EDITAL
Edital - (formato .pdf - tamanho 1503 kb ) - retificado em 04/01/2023
Edital - (formato .pdf - tamanho 819 kb) - retificado em 28/11/2023
Edital - (formato .pdf - tamanho 776 kb) - divulgado em 23/11/2023
Edital em libras - divulgado em 05/12/2023
BIBLIOGRAFIA ENA 2024
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INSCRIÇÕES
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- 23/11/23
- 13h16
Título da Dissertação: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EPT: Processos de Ensino e Aprendizagem dos Estudantes com Deficiência Intelectual
Produto Educacional: Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739894
Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desempenha um papel fundamental na promoção de oportunidades avançadas para estudantes com Deficiência Intelectual (DI), permitindo-lhes adquirir habilidades práticas e técnicas que os capacitam a se tornarem membros produtivos da sociedade. Reconhecendo a importância de adotar as práticas educativas para atender essa população, este estudo responde à pergunta central: “Quais são as práticas educativas necessárias para a aprendizagem dos alunos com DI durante a formação na EPT?”. Para tanto, objetivou-se conhecer as práticas educativas organizadas no curso técnico integrado EPT para os estudantes com DI. De forma mais específica, identificar as possíveis adaptações (curriculares/pedagógica) sistematizadas aos estudantes com DI; conhecer a perspectiva docente quanto aos desafios enfrentados para formação dos estudantes com DI; mapear as principais práticas educativas implementadas aos estudantes com DI; e, por fim, a construção de um Produto Educacional a partir das demandas/lacunas resultantes da investigação. Os percursos metodológicos que fundamentam esse estudo se estruturaram a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa na perspectiva de Triviños (1987). A construção dos dados’ se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas dos professores participantes. Como forma de contribuir com o processo de formação dos docentes e, consequentemente, melhorar a educação dos estudantes com DI, desenvolvemos o produto educacional: “Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual”. Este recurso está disponível em um ambiente virtual destinado aos professores da EPT, link https://ead.iffarroupilha.edu.br/enrol/index.php?id=691. As análises das entrevistas revelaram que os professores reconhecem a importância das práticas educativas adaptadas, envolvendo a modificação de materiais e estratégias pedagógicas. Essas adaptações abrangem desde a divisão de atividades em etapas, o uso de recursos online até a criação de atividades lúdicas, além da redução da carga de conteúdos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e agradável. No entanto, as narrativas dos professores também destacam desafios, como a necessidade de aprimorar suas habilidades de ensino, a carência de formação específica, a complexidade de integrar práticas experimentais e a dificuldade em explicar conteúdos complexos de maneira acessível. Isso enfatiza a importância de apoio contínuo e a necessidade de processos de formação e desenvolvimento profissional para garantir o sucesso educacional dos estudantes com DI na EPT.
Palavras-chave: Práticas Educativas; Educação Profissional; Deficiência Intelectual
Data da defesa: 07 de dezembro de 2023
Horário: 14h
Local: Auditório IFFar - Santa Maria
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- 22/11/23
- 08h26
Título da Dissertação: O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O PAPEL DOS DIRIGENTES EM CONTEXTOS DESAFIADORES
Produto Educacional: Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades
Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos
Coorientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: A presente dissertação, intitulada O Desenvolvimento do Processo Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica: O Papel dos Dirigentes em Contextos Desafiadores, teve o propósito de contextualizar a atuação dos dirigentes educacionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), frente aos desafios pedagógicos impostos pela pandemia da Covid-19, com foco no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. Está inserida na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT. Objetivou-se compreender quais os desafios e as ações pedagógicas empreendidas pelos dirigentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) neste contexto inédito. Nosso intuito foi conhecer as ações pedagógicas que viabilizaram o ensino no período da pandemia, verificar o impacto causado na gestão educacional, conhecer as políticas de gestão construídas e adotadas pelos dirigentes educacionais com vistas à promoção da qualidade do ensino ofertado e a permanência dos estudantes. A finalidade dessa pesquisa foi contribuir com a construção da memória do IFFar, possibilitando conhecer a história desta Instituição, durante a pandemia da Covid-19, a partir das vivências de seus dirigentes, assim como contribuir com a disseminação do conhecimento sobre gestão educacional em contextos desafiadores. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, qualitativa e de estudo de caso, em que o percurso investigativo abarcou diversas dimensões, desde o levantamento bibliográfico e documental até a coleta de dados por meio de entrevistas ou questionários que foram obtidos pelo método da análise de conteúdo com base nos estudos de Bardin (2002). O universo da pesquisa foi composto pelos dirigentes do IFFar, na perspectiva do reitor, do pró-reitor de ensino, dos diretores gerais e diretores de ensino. Entendeu-se que dessa forma conseguimos captar as percepções e os processos decisórios de todos os sujeitos envolvidos nas atribuições de dirigentes. Ainda, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, elaborou-se o produto educacional decorrente desta pesquisa, que foi o desenvolvimento de um e-book, intitulado Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades. Assim, os dados coletados permitiram compreender que a transposição do modelo educacional presencial para espaços virtuais revelou a fragilidade do sistema educacional e da condição humana, uma vez que tanto os estudantes quanto os professores não estavam preparados para o uso de plataformas virtuais como recurso central no processo de construção do conhecimento. Contudo, eles também evidenciaram que o Ensino Remoto (ER) foi a alternativa viável no contexto de crise, demandando esforços e investimentos a fim de manter as condições mínimas de ensino.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Dirigentes. Ensino Remoto. Pandemia. Isolamento Social.
Data da defesa: 29 de novembro de 2023
Horário: 14h
Local: IFFar - Campus Santo Augusto
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 16/11/23
- 10h02
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