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Título do projeto: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MULTILETRAMENTOS NA EPT: CONTRIBUIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO

Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dra. Ivelã Pereira

Resumo:
A atual proposta para o ensino integrado torna-se um desafio às escolas de educação profissional e tecnológica por buscar oferecer uma educação que tenha como resultado a formação integral de sujeitos, os capacitando para a atuação crítica e colaborativa em diferentes contextos da sociedade. Com foco nessa perspectiva de formação, as práticas de ensino devem considerar o contexto social do aluno, suas experiências e conhecimentos de mundo e relacioná-las às aprendizagens que serão desenvolvidas pelo professor,algo que pode ser facilitado utilizando atividades voltadas ao multiletramento. Nesse sentido, o seguinte projeto de pesquisa tem por objetivo investigar se, e de que forma, tais práticas são desenvolvidas dentro do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica Farroupilha (IFFar), por professores da área técnica do Ensino Médio Integrado ao Curso técnico em Administração e como as mesmas podem auxiliar na efetivação do currículo integrado e na formação integral dos discentes. A partir dos resultados encontrados na pesquisa, pretende-se construir um produto educacional focado na socialização de boas práticas educativas desenvolvidas pelos professores participantes da pesquisa e objetivando um espaço para o debate, atualização, capacitação e formação continuada do corpo docente dentro do IFFar-RS. Para tanto, as etapas desenvolvidas neste trabalho envolvem a análise da literatura sobre o tema em questão, assim como dos documentos que versam sobre as diretrizes para o ensino na EPT, entrevistas e possível observação das práticas docentes dos entrevistados. A análise dos resultados obtidos nessas etapas se dará por meio de revisão sistemática da literatura e análise textual discursiva (ATD). Por meio dos resultados preliminares da revisão de literatura, foi possível perceber a pertinência desta pesquisa, visto o pequeno número de trabalhos relacionados à temática em que são analisadas as práticas docentes no ensino integrado a cursos técnicos dos IFs. Como investigação piloto, elaborou-se um questionário utilizando como recurso o google forms que foi enviado a quatro docentes, cabe salientar que o questionário trouxe uma nova perspectiva sobre a metodologia de coleta de dados e também demonstrou que as questões desenvolvidas são capazes de auxiliar a perceber o uso, ou não, de atividades voltadas aos multiletramentos.



Palavras-chave: Multiletramentos; Práticas Educativas; Ensino integrado

Data da qualificação: 22 de dezembro de 2022

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Convite Qualificação Juliana

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  • 16/12/22
  • 10h22

Título do projeto: AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO-EJA/EPT DO CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS DURANTE O ENSINO REMOTO

Orientador: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio



Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe um novo cenário para a educação, desse modo, as instituições educacionais foram obrigadas a substituírem o ensino presencial pelo ensino remoto. Esse novo paradigma trouxe muitas inquietações e dificuldades e percebeu-se um elevado índice de evasão. Dessa forma, a presente pesquisa pretende estudar as estratégias de permanência e êxito durante o ensino remoto no Curso Técnico em Comércio-EJA/EPT do campus Júlio de Castilhos e mapear o número de estudantes que permaneceram no curso, além de pesquisar as dificuldades que estes encontraram durante o período remoto. A identificação das estratégias eficazes para a permanência e o êxito servirá para aprimorar o programa e também para a elaboração de um guia com as ações práticas que podem ser mantidas no ensino presencial. O encaminhamento metodológico foi de cunho quantitativo e qualitativo. Inicialmente, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica e como forma de coleta de dados serão aplicados questionários para as turmas de 2020 e 2021 que já concluíram o curso. Além disso, será realizada entrevista semiestruturada para as turmas que ainda permanecem na instituição e para a análise dos dados será utilizada a Análise Reflexiva.

Palavras-chave: Ensino Remoto. Permanência e Êxito. Curso Técnico em Comércio.

Data da qualificação: 21 de dezembro de 2022

Horário: 14h

Local: Videoconferência

Convite Qualificação Rosane

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  • 16/12/22
  • 07h58

Título da Dissertação: TRANSPOSIÇÃO DE SABERES: DO APRENDIZADO DA FÍSICA NO CURSO TÉCNICO ÀS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES
Produto Educacional: LEIS DE NEWTON E TRÂNSITO: conhecimento e segurança pela vida

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718071

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos e Dra. Ana Marli Bulegon

Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa que objetivou investigar de que maneira os estudantes do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável integrado ao Ensino Médio realizam a transposição dos saberes adquiridos na disciplina de Física nas suas vivências. Para tanto, com o propósito de explorar os conceitos que auxiliam os estudantes da Educação Básica no processo de ensino-aprendizagem da Física, foram utilizados autores tais como Terrazan (1999), Moreira (2000) e Ausubel (2003), por razões de identificação com a forma da abordagem dos conceitos teóricos pelos mesmos. O trabalho fundamenta-se, ainda, em documentos oficiais e em desdobramentos de políticas educacionais a eles relacionados, como os livros didáticos e também em sistemas de avaliação do ensino. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com análise de questionários respondidos pelos sujeitos da pesquisa (estudantes), utilizando-se esses dados para uma posterior análise de conteúdo. Procurando sistematizar as diferentes percepções que emergiram a partir da investigação, pode-se perceber a evolução das compreensões em relação às competências teóricas abordadas, respeitando os limites e o tempo de aprendizagem de cada sujeito, pois é fato que as pessoas aprendem de modos e em tempos diferentes. Da análise realizada e como resposta ao questionamento inicial, pode-se registrar que os estudantes, em sua maioria, conseguem realizar a transposição dos saberes da disciplina de Física para a sua realidade fora do espaço escolar. Porém, nessa transposição, utilizam muito mais o senso comum do que o conhecimento científico propriamente dito. Como resultado desta pesquisa produziu-se uma Sequência Didática com conceitos elaborados para trabalhar um objeto de conhecimento específico no Ensino Médio – as Leis de Newton. Espera-se que a sua contribuição seja válida para outros pesquisadores no desenvolvimento de suas práticas e que promova uma conscientização dos elementos envolvidos em discussões críticas sobre o tema.

Palavras-chave: Ensino de Física; Transposição do Saber; Sequência Didática.

Data da defesa: 19 de dezembro de 2022

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/-2-UhkD3BJ8

Convite Defesa Rozemara

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  • 07/12/22
  • 16h43

Entre os dias 06 e 09 de dezembro representantes docentes do Profept - IFFar participam do VII Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. O evento está sendo organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Colégio Pedro II (CP-II) e Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), com apoio do Conif, do Comitê Gestor e da Comissão Acadêmica Nacional do ProfEPT e será realizado nas dependências do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo debater, refletir e aprofundar questões relacionadas à organização e ao funcionamento do programa em rede, da qual participam 40 instituições de ensino de Educação Profissional e Tecnológica do país. Participam do evento 7 representantes do IFFar.

 

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  • 07/12/22
  • 15h27

Título da Dissertação: Princípios da Agroecologia: sinalizando caminhos para a construção de práticas educativas no Ensino Médio Integrado

Produto Educacional: Agroecologia: construindo redes de saberes

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718062

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Manuela Finokiet

Resumo: A concepção de Educação Profissional presente nos Institutos Federais de Educação está centrada em uma formação humana, que contemple todas as dimensões da vida, articule trabalho, ciência e cultura e estimule o senso crítico dos estudantes para que se tornem cidadãos atuantes no processo de transformação da sociedade. A agroecologia tem feito parte das discussões sobre como melhorar a sustentabilidade no meio rural e modificar nossas ações na direção de uma relação mais harmônica entre meio ambiente, sociedade e economia. Acreditando que as temáticas que perpassam a agroecologia devem estar presentes para uma formação integral dos sujeitos foi desenvolvido o presente trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como práticas educativas construídas a partir dos princípios da agroecologia podem contribuir com a formação nos cursos de Ensino Médio Integrado dos IFEs. O percurso metodológico da pesquisa contemplou as etapas de mapeamento de produções acadêmicas sobre os temas propostos; análise dos PPCs dos Cursos Técnico Integrado em Agricultura e Técnico Integrado em Agropecuária do IFFar; realização de entrevistas semi-estruturadas com egressos, educadores e agricultores relacionados à Escola Família da Região Sul; acompanhamento e observação das atividades da EFASUL e visita à Escola. Os dados obtidos a partir da análise dos PPCs e da transcrição das entrevistas foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Como resultados foram apresentadas as percepções sobre os itinerários formativos dos cursos, discussões sobre as diferenças existentes entre as formas de se fazer/pensar a agricultura (agriculturas de base agroecológica em oposição ao agronegócio); o papel da educação para o conhecimento dessas diferenças, formação da identidade dos jovens do campo, reconhecimento, valorização e preservação dos conhecimentos tradicionais (memória biocultural), incluindo a preservação das sementes crioulas e as relações de todos esses pontos com o ensino integrado. Ademais, foram apresentados os relatos das experiências desenvolvidas junto à EFASUL, discorrendo sobre o processo de práxis na Escola e como essas experiências poderiam ser aproveitadas no contexto dos IFEs.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Práticas educativas; Agroecologia

Data da defesa: 16 de dezembro de 2022

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Reitoria

Transmissão: https://youtu.be/7fCGjLg_njI

Convite Defesa Carla T3

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  • 06/12/22
  • 16h35

As inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) foram prorrogadas até 6 de dezembro. O IFFar oferece 28 vagas no Campus Jaguari.

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O ProfEPT é um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Oferece um curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do Ministério da Educação.

O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

O ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Instituto Federal Farroupilha oferece 28 vagas no Campus Jaguari. De acordo com edital que rege a seleção, as disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do mestrado serão ofertadas na modalidade presencial, podendo ter carga horária de até 30% a distância. As disciplinas eletivas serão ministradas 100% a distância.

As inscrições para o Processo Seletivo podem ser realizadas até 6 de dezembro, pela internet, através do Sistema de Inscrição. As regras estão dispostas no edital de seleção, disponível neste link.

O ingresso se dá através do Exame Nacional de Acesso, que consiste em uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha e será aplicada no dia 12 de fevereiro de 2023. A bibliografia também está disponível no edital de seleção. Parte das vagas são reservadas a servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Fonte: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/28871-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-mestrado-do-profept-s%C3%A3o-prorrogadas

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  • 05/12/22
  • 14h57

Informamos que houve prorrogação do período de inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2023, conforme o edital retificado em 22/11/2022, segue abaixo as novas datas e prazos:

Inscrições 17/10 a 06/12/2022

Período de solicitação de isenções 17/10 a 24/10/2022

Resultado das solicitações de isenções 26/10/2022

Recursos ao resultado das solicitações de isenções 26 a 28/10/2022

Resultado final das solicitações de isenções 31/10/2022

Data limite para pagamento da inscrição 07/12/2022

Divulgação das inscrições homologadas 09/12/2022

Recursos ao resultado das inscrições homologadas 12 e 13/12/2022

Resultado final das inscrições homologadas 16/12/2022

Resultado das solicitações de condições especiais 09/12/2022

Recurso ao resultado de condições especiais 12 e 13/12/2022

Resultado final de condições especiais 16/12/2022

Para mais informações acesse: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16468-ena23

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  • 23/11/22
  • 10h36

No dia 17 de novembro de 2022, às 14h aconteceu a primeira defesa de dissertação da quarta turma (ingresso em 2021) junto ao ProfEPT - Polo do IFFar. O mestrando Leandro Ferreira Paz defendeu a dissertação intitulada “Processos de Ensino e de Aprendizagem Mediados por Inteligência Artificial”. Na ocasião o mestrando também apresentou o produto educacional “IF ROBOT”, desenvolvido como requisito para o título de mestre em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e coorientada pelo Dr. Fábio Diniz Rossi, ambos docentes do quadro permanente do programa no IFFar. O produto educacional desenvolvido pelo mestrando Leandro encontra-se acessível no link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717458 para quem desejar acessar o mesmo e conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo mestrando. A coordenação e a Comissão Acadêmica Local parabeniza ao Leandro e seus orientadores pelo brilhante trabalho desenvolvido e deseja que o mesmo tenha muito sucesso na sua caminhada como mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

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  • 18/11/22
  • 10h37

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso - ENA 2023 se encerram no dia 22 de novembro de 2022, o IFFar oferta 28 vagas, distribuídas conforme a tabela abaixo: 

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Para inscrições, edital e cronograma acesse este link: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16468-ena23.

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica que oferta um curso de mestrado profissional em rede, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica na  área de Ensino, sendo o mesmo, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação.

O programa é estruturado em 2 linhas de pesquisas, a saber: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Tem duração de até 24 meses, organizados em 4 semestres, sendo os 2 primeiros com aulas presenciais quinzenais no IFFar -campus  Jaguari, nas quintas(tarde e noite) e sextas(manhã e tarde). Para mais informações acesse: https://www.iffarroupilha.edu.br/profept-iffar.

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  • 17/11/22
  • 14h16

Título da Dissertação: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MEDIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Produto Educacional: IF ROBOT

https://sites.google.com/view/chatbot-educacional/home

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717458

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Coorientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: No mundo globalizado, a presença da tecnologia impacta muitos aspectos da vida humana. Quando se trata de educação, percebe-se uma evolução constante nos processos e métodos que mudam de forma disruptiva a maneira como se ensina e como se aprende. Esses movimentos envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como a Inteligência Artificial que proporciona uma educação mais personalizada, inclusiva, interativa e flexível. Na formação integral, a Inteligência Artificial se torna fundamental para que estudantes se apropriem dos conhecimentos em atividades de pesquisa, assim como no mundo do trabalho e no social. A concepção de Inteligência Artificial no meio educacional levanta a necessidade de aproximação da escola com os avanços das tecnologias e estas adaptarem-se ao ambiente em que o estudante está inserido. Nessa linha de pensamento, algumas pesquisas em Inteligência Artificial na educação abordam aprendizagem adaptativa, tutores inteligentes, ferramentas de diagnóstico, sistemas de recomendação, classificação de estilos de aprendizagem, mundos virtuais, gamificação, mineração de dados aplicada à escola e chatbot (assistente virtual, agente conversacional). Chatbot ou chatterbot ou agente de conversação é um programa de Inteligência Artificial criado para conversar com seres humanos usando linguagem natural por meio de texto ou voz, estabelecendo-se uma interação humano-computador. Na academia, dados apontam que agentes conversacionais na educação contribuem para a construção do conhecimento, desenvolvimento cognitivo e maior envolvimento dos alunos, no entanto, o uso de qualquer Inteligência Artificial como ferramenta pedagógica desprovida de qualquer pedagogia tende a sucumbir, cair em desuso e no esquecimento. Portanto, esta pesquisa pretende se apropriar dos conceitos socioconstrutivistas de Lev Semionovitch Vygotsky. Três pilares sustentam seu trabalho: os processos mentais do sujeito surgem dos processos sociais; instrumentos e signos interligam a compreensão dos processos mentais do sujeito. O terceiro é o método genético-experimental para analisar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O objetivo dessa pesquisa é analisar se os princípios da Inteligência Artificial à luz da teoria socioconstrutivista possibilitam a efetiva customização do processo de ensino e aprendizagem. O enfoque desta pesquisa é quali-quantitativa de natureza aplicada, com procedimentos experimentais e de pesquisa-ação, tendo como coleta
de dados quantitativos o System Usability Scale (SUS), e a entrevista semiestruturada para coleta de dados qualitativos. A análise reflexiva foi o método utilizado na análise. Como resultado emergiram as categorias automatização de processos, interessante e tranquilo, aprendizado e mediação. E por fim, a pesquisa resultou também na elaboração do produto educacional: um assistente virtual denominado IF Robot; um chatbot para atuar como instrumento mediador de práticas educativas elaboradas pelo professor tornando o ensino mais dinâmico.

Palavras-chave: Zona de Desenvolvimento Proximal;Inteligência Artificial;Chatbot.

Data da defesa: 17 de novembro de 2022

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Convite defesa Leandro T4

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  • 11/11/22
  • 10h36
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