Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Todas as Noticias
Início do conteúdo da página

Todas as Noticias

Título do projeto: Atividades Desplugadas sobre Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: O projeto de pesquisa surgiu das dificuldades em articular o ensino e a aprendizagem de conhecimentos técnicos de Lógica Booleana no ensino da Disciplina de Hardware I, com turmas do curso Técnico em Informática Integrado do IFFar- Campus São Borja, onde os estudantes apresentam uma resistência para estudos teórico-práticos sobre a temática. Com isso, apresenta-se o problema de pesquisa: De que forma as atividades desplugadas contribuem na construção de conceitos sobre Álgebra Booleana na Educação Profissional e Tecnológica por meio da Pedagogia Histórico Crítica? O objetivo é Identificar as características das atividades desplugadas que podem contribuir para a construção de conceitos de Álgebra Booleana na Educação Profissional e Tecnológica por meio da Pedagogia Histórico-Crítica. Para a produção de dados e entendimento das características das atividades a ser construídas para a turma aplicar-se-á um questionário para uma turma de alunos que cursam a disciplina de Hardware. Com base nesses dados será construído um produto (as atividades), que serão desenvolvidas com essa turma de alunos. Após o desenvolvimento das atividades com o produto construído, utilizaremos Mapas Conceituais para entender as aprendizagens dos alunos. Os Mapas conceituais serão analisados por meio da Análise de Conteúdos, trazendo indícios das características presentes nas atividades desenvolvidas que possibilitaram aprendizagens. 

Palavras-chave: Álgebra Booleana, Computação Desplugada, Pedagogia Histórico-Crítica, EPT

Data da qualificação: 03 de junho de 2022

Horário: 09h

Local: Videoconferência

 

Convite Qualificação Cesar

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 27/05/22
  • 10h36

No dia 28 de abril de 2022  aconteceu o exame de qualificação do projeto de pesquisa da mestranda Denise Belchor de Santis intitulado “Resíduos sólidos no contexto da formação humana integral: aprendizagens no curso Técnico em Cozinha Integrado EJA / EPT (PROEJA)”. O projeto está vinculado à Linha de Pesquisa 2 do programa, “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”.

A mestranda é orientada pela professora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos e coorientada pela professora Dra. Catiane Mazocco Paniz. A banca de avaliação foi composta pelas professoras Dra. Judite Scherer Wenzel da Universidade Federal da Fronteira Sul  e a Dra. Taniamara Vizzotto Chaves do ProfEPT do Instituto Federal Farroupilha.

A coordenação do ProfEPT - polo do IFFar juntamente com a Comissão Acadêmica Local parabeniza a mestranda Denise por esta conquista e deseja a mesma sucesso no desenvolvimento da sua pesquisa.

qualidenise

qualidenise2

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 29/04/22
  • 08h03

Título do projeto: MORADIA ESTUDANTIL IFFar - CAMPUS SVS: MEMÓRIAS E CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: RESUMO
Este trabalho será desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a moradia estudantil beneficia na formação integral dos estudantes. Cabe destacar que o interesse pela temática referente a moradia estudantil (ME) vem ao encontro da minha trajetória profissional e a curiosidade em conhecer a história deste ambiente educacional. A fundamentação teórica do trabalho está apoiada em: Castaman e Rodrigues (2020); Corrêa (2005); Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Pacheco (2010), Saviani (1989); entre outros autores que discorrem sobre a temática da pesquisa. O caminho metodológico da pesquisa será fundamentado na abordagem qualitativa e na modalidade de “Estudo de Caso”, embasada nos autores: Chizzotti (2003); Gil (2002); Minayo (2002); Triviños (1987). O lócus da pesquisa será no IFFar campus São Vicente do Sul. Os sujeitos serão: (a) estudantes-residentes na ME durante o percurso formativo, no período de 2015 a 2021; (b) servidores egressos; (c) servidores lotados na Coordenação de Assistência Estudantil; (d) Coordenador e Diretor da Assistência Estudantil do IFFar. A construção dos dados será por meio da: (a) pesquisa documental; (b) pesquisa bibliográfica; (c) questionário semiestruturado na modalidade online, no formato individual e disponibilizado pelo google forms; (d) roda de conversa através do google meet; (e) relatos para o produto educacional; e (f) organização de fotos, vídeos, áudios para elaboração do produto educacional; com o propósito de buscar informações com os sujeitos participantes. Para a interpretação dos dados coletados, a metodologia a ser utilizada será a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). A partir dos dados coletados e dos resultados alcançados, será elaborado o produto educacional, que venha a contribuir para a sociedade e a comunidade acadêmica. A finalidade desta pesquisa é resgatar as memórias da Moradia Estudantil do referido campus e identificar as contribuições para a formação integral dos estudantes. Pretende-se assim, demonstrar um pouco da história e dar mais ênfase a esse ambiente educacional acolhedor dos estudantes.

Palavras-chave: Moradia Estudantil; Formação Integral; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da qualificação: 29 de abril de 2022

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Margarete

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 19/04/22
  • 14h32

Título do projeto: Resíduos sólidos no contexto da formação humana integral:  aprendizagens no curso Técnico em Cozinha Integrado EJA / EPT (PROEJA)

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Judite Scherer Wenzel

Resumo: O presente trabalho está inserido na Linha de pesquisa Organização e Memórias de espaços pedagógicos em Educação profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e busca investigar as aprendizagens do manejo referentes ao descarte e reciclagem dos resíduos sólidos na cozinha, realizadas pelos estudantes egressos do curso Técnico Integrado em Cozinha da Educação de Jovens e Adultos/ Educação Profissional e Tecnológica (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) - EJA / EPT (Proeja) do Instituto Federal Farroupilha - campus São Borja. Diante da importância das questões ambientais, busca-se conhecer a organização curricular do curso mencionado e verificar em qual momento/etapa de aprendizagem está proposto as orientações sobre o manejo dos resíduos sólidos na cozinha, no que se refere às questões ambientais com vistas à formação humana integral dos discentes. Diante desse propósito, apresentamos como problema de pesquisa: Como as aprendizagens práticas vivenciadas no curso Técnico em Cozinha Integrado EJA / EPT (Proeja), referente aos resíduos sólidos, bem como seu reaproveitamento e cuidados com o meio ambiente, foram experienciadas por estudantes egressos do curso Técnico em Cozinha Integrado EJA / EPT (Proeja)? Os egressos estão aplicando na sua vida ou no seu trabalho as aprendizagens práticas referentes ao manejo adequado dos resíduos sólidos, bem como seu reaproveitamento, com cuidados ao meio ambiente? A metodologia pauta-se nos procedimentos de abordagem qualitativa. A coleta dos dados será por meio de entrevista, realizada pelo pesquisador presencialmente de forma individual e com isso espera-se captar a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, sobre a problemática dos resíduos sólidos. Será utilizada a metodologia da análise Textual Discursiva (ATD), para a interpretação dos dados, proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Ainda, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, será elaborado o produto educacional decorrente desse projeto de pesquisa, cuja proposta é a elaboração de uma sequência didática (SD). A finalidade desta pesquisa é compreender através da investigação, se os estudantes do Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (Proeja) se apropriaram de uma educação humana integral/emancipatória e se são capazes de cuidar do meio ambiente para as próximas gerações.

Palavras-chave: Resíduos sólidos; Educação ambiental; Formação integral

Data da qualificação: 28 de abril de 2022

Horário: 14h

Local: Videoconferência

 

Convite Qualificação Denise

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 19/04/22
  • 10h01

As atividades da quinta turma do Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - polo do IFFar sediado no campus Jaguari iniciaram na semana de 04 a 08 de abril de 2022.
No dia 05 de abril os estudantes ingressantes tiveram a oportunidade de participar da aula inaugural nacional proferida pela Professora Dra. Lucília Machado que abordou o tema "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática".
Nos dias 07 e 08 de abril as atividades foram desenvolvidas de forma presencial onde os estudantes foram recepcionados no campus Jaguari.
Dentro da programação de atividades desenvolvidas foram realizados momentos de acolhida aos estudantes pela coordenadora do curso senhora Taniamara Vizzotto Chaves, pelo secretário do curso senhor Eder Borba, pelo diretor geral do campus Jaguari senhor Ricardo Antonio Rodrigues e sua equipe de gestão.
Estiveram também presentes no ato de recepção e acolhida aos estudantes a Reitora do IFFar, senhora Nídia Heringer, acompanhada da Chefe de Gabinete da reitoria senhora Dalva Pillar, a Coordenadora Geral de Pós-Graduação do IFFar, senhora Caroline Leuchtenberger, representando o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, o Pró-reitor de Ensino e docente do programa senhor Renato Xavier Coutinho.
Também marcaram sua presença na atividade de recepção os diretores gerais dos campi de Santo Augusto, senhora Márcia Fink, de São Borja, senhor Artênio Bernardo Rabuske, de Julio de Castilhos, senhor Rodrigo Carvalho Carlotto e do campus Avançado de Uruguaiana, senhor Jhonathan Alberto dos Santos Silveira.
Ainda dentro das atividades de recepção aos estudantes foi realizado um momento de apresentação dos docentes para o grupo de ingressantes.
Os estudantes também vivenciaram momentos iniciais de formação em duas das três disciplinas previstas para o primeiro semestre do curso, quais sejam, disciplina de Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica e a disciplina de Seminário de Pesquisa.
Dentro da programação da disciplina de Seminário de Pesquisa puderam vivenciar um momento bastante significativo que foi o exame de qualificação da mestranda Verlaine Denise Brasil Gerlach, ingressante na quarta turma do mestrado, que foi orientada pela professora Dra. Daniela Copetti Santos e qualificou o projeto de pesquisa intitulado “Gestão em Tempos de Pandemia: As Vivências dos Dirigentes do Instituto Federal Farroupilha”, vinculado a linha de pesquisa 02 do programa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”.
Ao final dos dois dias de atividades os estudantes foram agraciados com uma confraternização onde puderam partilhar vivências, curiosidades e as primeiras impressões sobre o ingresso no curso.
A turma é composta por estudantes com diversas formações e qualificações, servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, também de de outras redes de ensino federal, municipais, estadual e privada.
Os 24 estudantes da turma são oriundos de municípios da região de abrangência do IFFar, quais sejam: Jaguari, Santiago, São Borja, Uruguaiana, Santa Maria, Santo Augusto, Santa Rosa, Júlio de Castilhos, Panambi e também São Gabriel e Santana do Livramento.
A inserção dos estudantes considerando todos esses municípios de abrangência do IFFar e também fora da sua região de abrangência permite evidenciar sobre a importância e a necessidade do programa para a qualificação profissional e o desenvolvimento regional especialmente dos sujeitos e das redes de ensino envolvidas, o que também pode ser evidenciado pela quantidade de inscrições para o processo seletivo deste ano que atingiu 338 inscritos somente para o polo do IFFar.
Com isso, ao interiorizar a pós-graduação em nível de mestrado o IFFar cumpre com sua missão qualificando profissionais e proporcionando o desenvolvimento da sua região de abrangência, tornando-se referência em Educação Profissional e Tecnológica e em Pesquisa em Ensino para a região Centro Oeste e noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
A seguir temos alguns registros fotográficos dos diferentes momentos realizados nos dois dias de atividades desenvolvidas.

 


View the embedded image gallery online at:
https://iffarroupilha.edu.br/noticias-profept#sigProIdca92c32b3c

 

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 11/04/22
  • 09h50

As atividades letivas de 2022 do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) do IFFar começam nesta terça-feira (5). A aula inaugural, organizada pela coordenação nacional do Profept, ocorre a partir das 17h30, em transmissão aberta ao público.

https://www.youtube.com/watch?v=nAEL09ancss

logo

A aula inagural terá como tema "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática" e será ministrada pela professora Lucília Machado. A transmissão ocorre a partir das 17h30, pelo canal do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no Youtube, através deste link. A aula inaugural é um evento nacional que marca o início do ano letivo para todos os mestrandos.

De acordo com a coordenação do curso no IFFar, neste ano foram ofertadas 24 vagas no Campus Jaguari. No total, o Profept ofertou 942 vagas em todo o Brasil. As informações estão disponíveis no primeiro Boletim Informativo do Profept, criado pela coordenação do curso no IFFar para a divulgação de informações à comunidade acadêmica. O boletim está disponível nos anexos desta notícia.

Profept - O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (Profept) é um curso oferecido em rede por diversos IFs. No IFFar, o Campus Jaguari sedia as atividades presenciais. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Saiba mais na página do Profept.

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 05/04/22
  • 15h51

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) iniciou suas atividades na instituição no segundo semestre de 2017. Até o momento foram quatro turmas ingressantes, sendo que a quinta turma deverá ingressar na primeira semana de abril. A cada novo ingresso temos 24 mestrandos, sendo que deste total 12 são servidores da Rede Federal de Educação e 12 são de ampla concorrência.

Até o início do primeiro semestre de 2022, já são 57 dissertações e produtos educacionais  defendidos, sendo que mais 09 dissertações e produtos deverão ser defendidas até julho de 2022.

As dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no programa têm como foco os problemas e as questões relacionados à Educação Profissional e Tecnológica vivenciados dentro da própria instituição.

Neste sentido, o ProfEPT do IFFar além de atender a comunidade interna (servidores), que se qualifica e melhora sua prática profissional, também contribuiu para o processo de verticalização do ensino na instituição, permitindo que egressos se insiram na pós-graduação, após concluir o ensino superior no IFFar.

Ademais, o ProfEPT também cumpre com a sua missão de ofertar a sociedade regional um espaço para a formação e a qualificação de outros profissionais não vinculados à instituição.

Assim, a sociedade como um todo tem obtido resultados positivos com o programa, e este cumpre com uma das principais premissas dos Institutos Federais que é promover o desenvolvimento regional por meio da educação.

Nesse momento o programa conta com 33 mestrandos matriculados e mais 24 novos discentes que ingressaram em 2022.

Além das dissertações e produtos educacionais, os mestrandos e docentes do ProfEPT IFFar também são incentivados a desenvolverem produções bibliográficas tais como, a produção de capítulos de livros e livros completos, artigos em periódicos acadêmico-científicos e também a participarem de eventos científicos regionais, locais e internacionais.

Também são estabelecidas parcerias com redes de ensino tais como a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica, com o CECI - Ciclos de Estudos sobre Currículo Integrado (Grupo de estudos desenvolvido em parceria entre IFFar e UNIJUÍ) e, mais recentemente integrando também do Observatório do Currículo Integrado do IFFar. Também, têm-se parcerias com grupos de pesquisa de outras instituições para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria institucional e interinstitucional como forma de ampliar a divulgação das pesquisas e oportunidades acadêmicas para os servidores e a comunidade.

Atualmente o ProfEPT IFFar conta com um site próprio. Na página do programa é possível acessar os trabalhos já defendidos, itinerário formativo, linhas de pesquisa, discentes e docentes do programa, calendários do curso, inserção social, documentos e formulários, notícias relacionadas ao programa, contatos, entre outras informações.

Acesse o site do ProfeEPT IFFar: https://www.iffarroupilha.edu.br/profept-iffar

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 28/03/22
  • 16h15

Título do projeto: Gestão em Tempos de Pandemia: As Vivências dos Dirigentes do Instituto Federal Farroupilha

Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos

Coorientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes 

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Pauleany Simões de Morais

Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa que será realizada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), e tem como objetivo compreender quais os desafios e as ações empreendidas pelos seus dirigentes, frente ao contexto de adversidades e isolamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem na forma remota. O interesse que culminou nesta proposta de investigação decorre do fato de a pesquisadora ser servidora pública federal, ocupante do cargo de Administradora e, por ter atuado por mais de sete anos como dirigente de um dos Campi da Instituição foco do estudo, o IFFar. Nosso intuito é conhecer as ações institucionais que viabilizaram o ensino no período de pandemia, verificar o impacto causado na gestão educacional do IFFar, conhecer as políticas de gestão construídas e adotadas pelos dirigentes educacionais durante o ensino remoto, com vistas à promoção da qualidade do ensino ofertado e a permanência dos estudantes. A finalidade desta pesquisa é contribuir com a construção da memória do IFFar, possibilitando conhecer a história desta instituição, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a partir das vivências de seus dirigentes. Por conseguinte, os resultados deste estudo poderão contribuir para uma melhor compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, de modo a orientar ações futuras dirigidas a minimizar os efeitos adversos causados pelo isolamento social prolongado. A metodologia da pesquisa é aplicada, exploratória, qualitativa e de estudo de caso. Desse modo, iremos nos aproximar do mundo do IFFar por meio de três diferentes instrumentos: análise documental, questionários e entrevistas. Entende-se que desta forma conseguiremos captar as percepções de todos os sujeitos envolvidos nas atribuições de dirigentes do IFFar: na perspectiva da reitora, do pró-reitor de ensino, dos diretores gerais e dos diretores de ensino. 

Palavras-chave: Gestão Escolar. Dirigentes. Ensino Remoto Emergencial. Pandemia. Isolamento Social.

Data da qualificação: 08 de abril de 2022

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Verlaine

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 25/03/22
  • 13h23

Os professores Renato Xavier, Ricardo Rodrigues, Sanda Nonemacher, Marcele Ravasio e Fábio Rossi que fazem parte do corpo docente do ProfEPT do IFFar aprovaram projeto na última Chamada Universal do CNPq, recebendo fomento para visita técnica a ser realizada na Escola Básica da Ponte em Portugal. Esta escola garante autonomia aos estudantes e comunidade escolar em decisões que são tomadas de forma colaborativa e democrática sobre os processos educacionais.

Assim, o projeto propõe trazer os saberes implementados na Escola da Ponte e pressupostos teóricos desenvolvidos no Instituto Politécnico do Porto (IPP) na implantação de um projeto piloto nos cursos técnicos integrados oferecidos pelo IFFar, cujas propostas curriculares visam a formação integral do indivíduo, ou seja, superar a dicotomia trabalho manual e trabalho intelectual para agregar o campo intelectual ao trabalho produtivo, formando assim, trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos.

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 25/03/22
  • 10h02
Fim do conteúdo da página