Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Todas as Noticias
Início do conteúdo da página

Todas as Noticias

Estão abertas as inscrições para participação como ouvinte nas atividades do II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT.
O evento organizado em parceria entre o Mestrado ProfEPT do IFFar e a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT acontecerá nos dias 03, 09 e 11 de novembro de 2021, de forma online, no turno da noite, a partir das 19 horas.
As inscrições serão realizadas por atividade e devem ser feitas no seguinte endereço eletrônico: http://bookline.iffarroupilha.edu.br/site/iisregept
Foi publicada também hoje a listagem de trabalhos aceitos para apresentação no mesmo Seminário que acontecerá na noite de 11 de novembro de 2021.
A programação do evento e a listagem de trabalhos aprovados organizados por salas de discussão pode ser acessada no site do evento
https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio

Aguardamos a todos!

evento

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 15/10/21
  • 13h08

Título da Dissertação: Trajetória da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul ao Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul: uma análise a partir do Curso Técnico em Agropecuária.

Produto Educacional: Recortes da Trajetória do IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602837

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientadora: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desde a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul (EAF SVS), até o Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul (IFFar-Campus SVS) a partir do Curso Técnico em Agropecuária. Buscou-se a realização de um resgate histórico no decorrer do período de 1995 a 2009, identificando na concepção de ex-gestores os desafios e fatos marcantes; e junto aos egressos, atuais servidores do IFFar-Campus SVS, a importância da instituição em sua trajetória formativa pessoal e profissional. No referencial teórico foi contextualizada historicamente a EPT, as EAFs, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) até a atual institucionalidade IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa do tipo Estudo de Caso histórico-organizacional. A coleta de dados realizou-se através de fontes documentais, de entrevista semiestruturada com ex-gestores e de um questionário on-line com egressos do Curso que hoje fazem parte do quadro de pessoal do IFFar-Campus SVS. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, conforme requisito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), foi elaborado o Produto Educacional, uma Cartilha Virtual destinada e validada com os alunos ingressantes dos primeiros anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar-Campus SVS intitulada: “Recortes da trajetória do IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado”, objetivando a visibilidade histórica e sexagenária, o reconhecimento da instituição em âmbito local e regional e a constituição do Curso na formação de técnicos e cidadãos através de um ensino público, gratuito e de qualidade. 

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal Farroupilha; Técnico em Agropecuária; Trajetória.

Data da defesa: 19 de outubro de 2021

Horário: 9h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/fKaoT5jGPQc

Convite Mariseti

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 01/10/21
  • 08h21

Título da Dissertação: A CONSCIÊNCIA DO DOCENTE QUE ATUA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO E SUAS BASES LEGAIS E CONCEITUAIS

Produto Educacional: Formação Continuada para servidores do IFFar – Currículo integrado e educação integral na EPT

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602789

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho,  e Dra. Ana Sara Castaman

Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção e a consciência dos docentes do Instituto Federal Farroupilha sobre o currículo integrado, suas bases legais e conceituais. No referencial teórico do presente estudo, foram apresentadas diretrizes curriculares, legislações, Projetos Pedagógicos de Cursos e alguns autores estudiosos dos temas currículo integrado, formação integral e omnilateral. Tais temas são importantes para os educadores que trabalham em instituições que objetivam esse tipo de ensino. É de grande relevância que os docentes detenham o conhecimento acerca do currículo integrado e educação omnilateral, e disponham de devida formação para obter sucesso na aplicabilidade dos princípios em suas atividades. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo foi realizada a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para os docentes do Instituto Federal Farroupilha. Na análise dos resultados foram obtidos dados que possibilitaram averiguar o conhecimento e apropriação de conceitos chaves sobre o tema educação integral, currículo integrado e formação omnilateral dos participantes, possibilitando compreender a relação entre esses aspectos e as suas práxis.  Com base nos resultados obtidos foi proposto um produto educacional, visando minimizar distanciamentos e interpretações equivocadas entre a compreensão dos participantes e o que está nas bases legais e conceituais de currículo integrado.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Educação integral; Educação omnilateral.

Data da defesa: 11 de outubro de 2021

Horário: 09h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/DOJ65FqmNPo

Convite Taigra

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 28/09/21
  • 14h38

Foram prorrogadas as inscrições para envio de trabalhos para o II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica: ciência, cultura e tecnologia. As inscrições foram prorrogadas até o dia 15/09/2021.

Maiores informações sobre as inscrições podem ser encontradas no site:
https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio

Aguardamos o envio do seu trabalho!

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 31/08/21
  • 14h48

Título da Dissertação: Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica 

Produto Educacional: Será o Fim da Picada? Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica 

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601742

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dra Renata Hernandez Lindemann

Resumo: Com elementos identificados na pesquisa, buscou-se sinalizar caminhos para superar configurações curriculares fragmentadas e unicamente disciplinares. Mediante a temática extinção das abelhas, presente nas comunidades de origem dos estudantes, foram analisados elementos para currículo voltado para cursos de nível médio/integrados dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. A temática pesquisada foi elencada a partir de grande exposição na mídia local quanto à mortandade de abelhas em apiários. Assim, surge a questão de pesquisa: “O que aconteceria se as abelhas fossem extintas?”. Tal questionamento originou o problema de pesquisa: Quais possibilidades, limites e desafios, em um processo educativo, no âmbito da educação profissional e tecnológica, são estruturados em torno da temática polinização feita pelas abelhas e consequências de sua possível extinção? Essa questão, por sua vez, justifica que o objetivo principal desta pesquisa esteja pautado em “Investigar compreensões de estudantes sobre o fenômeno do desaparecimento das abelhas, sobre possíveis impactos desse desaparecimento no meio natural, em suas vidas, no âmbito de um Curso Técnico Integrado em Agropecuária da Educação Profissional e Tecnológica”. A metodologia contou com investigação através de questionário, análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Análise Textual Discursiva (ATD) nos discursos produzidos pelos estudantes no questionário investigativo. Os resultados encontrados podem ser sintetizados nas categorias: 1 - Produtos utilizados na agricultura são os responsáveis pela morte das abelhas; 2 - Sem abelhas a polinização (reprodução) das plantas ficará prejudicada; 3 - O que a mídia silencia: a relação entre o modelo de agricultura proposto pelo “agro” e a extinção das abelhas; 4 - Situação limite: o agronegócio como única forma possível de agricultura; 5 - Inédito viável: a agroecologia. Dessa maneira, esta pesquisa propiciou subsídios para o desenvolvimento de um produto educacional no formato de uma proposta pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Currículo Integrado; Mortandade de abelhas; Polinização

Data da defesa: 26 de Agosto de 2021

Horário: 14h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/m3bW7jIKRgU

Convite Cilene

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 18/08/21
  • 14h41

Na noite do dia 10/08/2020 ocorreu a mesa intitulada “Narrativas de diversidade e perspectivas de inclusão". O encontro é organizado pela professora Raquel Folmer Corrêa vinculada ao Programa de pós graduação em Docência na educação básica - IFRS. Participaram da atividade as Mestrandas Mariela Aurora Dos Santos Sasso, Tabata Fioravante, as Servidoras Eliane Quincozes Porto e Izabel Espindola Barbosa, e da Psicóloga Paula Biazus.
As atividades ocorreram as 19:00 e poderão ser acessadas pelo link: https://drive.google.com/file/d/1jv1pJfnZff4DstJWy1EBcPG1PTVLXaVG/view?usp=sharing

WhatsApp Image 2021 08 11 at 08.44.53

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 11/08/21
  • 16h29

Nos dias 29 e 30 de julho os discentes da turma 2020 ingressantes em 2021 juntamente com os docentes do Programa estiveram reunidos para a apresentação dos pré-projetos de pesquisa.

Os pré-projetos contemplam o processo inicial da escrita dos mestrandos que, ao ingressarem no primeiro semestre do Curso, fazem as definições dos temas de pesquisa e, a partir da participação nas disciplinas do primeiro semestre do curso constroem juntamente com seus orientadores a primeira ideia de projeto a ser desenvolvido durante os dois anos do mestrado.

Os pré-projetos são socializados com os colegas e com os docentes do curso com o objetivo de adequação dos temas e dos referenciais teóricos e metodológicos a serem utilizados pelos mestrandos em suas pesquisas.

profjul21

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 30/07/21
  • 13h50

Os professores do IFFar Vantoir Roberto Brancher e Sandra Bazana Nonenmacher credenciados junto ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – Polo IFFar, campus Jaguari, juntamente com a servidora da UFSM Keiciane Canabarro Drehmer-Marques organizaram duas obras em formato de livros que tratam sobre a formação docente e as práticas e metodologias no ensino de ciências.

Um dos livros tem como título “ Formação de professores no ensino de ciências” e o outro “Práticas e metodologias no ensino de ciências” e foram organizados a partir das contribuições de um grupo de pesquisadores que discutem sobre o ensino de ciências no Brasil.
livrosprof

Alguns discentes e docentes credenciados junto ao  ProfETP- polo IFFar também contribuíram com o encaminhamento de artigos para os livros, são eles: Willian da Silva Medeiros, Vantoir Roberto Brancher, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Neiva Maria Frizon Auler e Taniamara Vizzotto Chaves vinculados a linha 01 do programa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e, Catiane Mazocco Paniz,  Maria Rosângela Silveira Ramos e Adão Caron Cambraia vinculados à linha 02 do programa “ Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”.

Os links da editora para acesso aos livros são os seguintes:
https://editorametrics.com.br/livro/formacao-de-professores-no-ensino-de-ciencias

https://editorametrics.com.br/livro/praticas-e-metodologias-no-ensino-de-ciencias

 

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 16/07/21
  • 16h34

No dia 15 de julho de 2021 o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do IFFar realizou duas atividades formativas.

No turno da tarde aconteceu uma primeira atividade formativa destinada especificamente aos discentes da Turma 3 ingressantes no ano de 2019. 

Esta atividade teve como objetivo o compartilhamento de vivências, de necessidades e de conhecimentos relacionados à construção das pesquisas e dos produtos educacionais dos mestrandos, considerando o momento e o contexto histórico e social vivenciado. Foi organizada e conduzida em formato de roda de conversa, pelos próprios estudantes da turma, em parceria com a coordenação e docentes do programa.
ciclo1

No turno da noite aconteceu a segunda atividade formativa denominada  “A docência e a pesquisa em composição: rizomas de um processo educacional”, ministrada pela Dra. Fernanda Monteiro Rigue.

ciclo2

A atividade formativa é parte do “Ciclo de estudos formativos no espaço do Mestrado Profissional ProfEPT”, oferecido aos discentes, docentes e egressos do curso.

Trata-se de um projeto de ensino desenvolvido no âmbito do programa com o objetivo de promover um espaço de reflexão para aprofundar as discussões desenvolvidas no espaço de componentes curriculares ofertados no curso e qualificar a formação de todos os envolvidos.

As atividades desenvolvidas no Ciclo de Estudos têm periodicidade mensal e iniciaram no mês de junho de 2021.

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 16/07/21
  • 15h05
Fim do conteúdo da página