Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Todas as Noticias
Início do conteúdo da página

Todas as Noticias

Título da Dissertação: EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95/2016: AMEAÇAS E DESAFIOS AOS INSTITUTOS FEDERAIS

Produto Educacional: EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95/2016 - Perguntas e Respostas

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566203

 

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dra. Andressa Aita Ivo

 

Resumo: Este trabalho buscou investigar os efeitos do congelamento dos gastos públicos, via Emenda Constitucional nº 95/2016, no ensino médio integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A metodologia empregada contemplou uma análise crítica do discurso (ACD) com o objetivo de captar aspectos que vão além do que está escrito ou foi dito, focando na identificação de concepções de gestão pública presentes nos discursos, analisando como essas teorias aparecem no cotidiano dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para se chegar aos resultados necessários foi realizado um panorama da EPT no Brasil com o intuito de contextualizar as concepções de gestão pública, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo. O estudo contemplou ainda uma análise do impacto na oferta de bolsas de ensino, pesquisa e extensão e os desafios de manter a estrutura física e os serviços necessários para garantir um Ensino de qualidade. Por fim, foi elaborado um produto educacional que visa atender à necessidade de apresentar informações sobre a Emenda Constitucional nº 95/2016, uma vez que os entrevistados apresentaram muitas dúvidas acerca do assunto. Concluiu-se com esta pesquisa que a Emenda Constitucional nº 95/2016 compromete de maneira significativa a manutenção do projeto educacional ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

Palavras-chave: Gestão pública; Emenda constitucional nº 95/2016; Gerencialismo; Ensino médio integrado; Análise crítica do discurso.

 

Data da defesa: 17 de abril de 2020

 

Horário: 09h


Local: WEBConferência

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 06/04/20
  • 08h36

Comissão do Exame Nacional de Acesso (ENA) divilugou lista das inscrições homologadas

Acesse o link: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16429-homologocao2020

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 03/04/20
  • 09h28

Memorando Circular Nº 04/2020 com Deliberações do Comitê Gestor acerca do Calendário Acadêmico
ProfEPT 2020-1: 

 

Memorando Circular Nº 04/2020

 

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 01/04/20
  • 16h07

O servidor do Campus Alegrete, Fábio Diniz Rossi, é o primeiro docente do IFFar a ser aprovado como bolsista de Produtividade em Pesquisa - nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fábio foi aprovado na chamada nº 06/2019, que tem como objetivo valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

Além de exercer o cargo de docente na área de Informática no Campus Alegrete, Fábio atua como professor e orientador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e como avaliador de cursos superiores do INEP/MEC. O professor também é líder do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada.

Seus interesses de pesquisa incluem atualmente cloud computing, gerência de recursos computacionais, virtualização e técnicas de economia de energia.

DSC 0245 593x395 equal

 

Fonte: IFFAR

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 20/03/20
  • 08h08

O período de inscrições, que se encerra nesta quarta-feira (18), está mantido.



A Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulgou comunicado sobre as inscrições e a data de aplicação da prova de seleção. O período de inscrições, que se encerra nesta quarta-feira (18), está mantido. No entanto, está em análise a possibilidade de mudança da data de realização da prova.

Confira a nota abaixo:

NOTA ENA 2020 - ProfEPT

Em virtude dos últimos acontecimentos que se configuram como estado de emergência da saúde pública no Brasil, e de importância internacional, decorrentes do Coronavírus (COVID-19), a Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), informa a manutenção do período de inscrições conforme Edital ProfEPT nº 01/2020. Tendo em vista o cenário atual, será avaliada uma eventual mudança da data de realização da Prova.

Esclarecemos aos candidatos(as) do ENA 2020 a preocupação da Comissão com a saúde e o bem-estar de todos(as), bem como a adoção de medidas cautelosas para evitar o risco de aumento do número de casos de infecção pelo Coronavírus.

Pedimos que acompanhem as próximas notícias na Área do Candidato e no Site do ProfEPT.

 

Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/19200-profept-divulga-comunicado-sobre-processo-seletivo-do-mestrado

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 18/03/20
  • 08h04

 A professora do ProfEPT Taniamara Vizzotto Chaves ministrou palestra na abertura do ano letivo intitulada: Interdisciplinaridade e Educação Profissional e Tecnológica: elementos para reflexão, no Campus Avançado do IFFar em Uruguaiana, no dia 11 de fevereiro de 2020, com público de 40 pessoas. 

2tanimara

1tanimara

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 16/03/20
  • 09h43

Nos próximos dias será lançada a terceira edição do livro: Formação, saberes e representações:  História de Vida de Helena Ferrari Teixeira. A obra, de autoria do Professor Vantoir Roberto Brancher docente atuante no PROFEPT em breve será disponibilizado em dois formatos impresso e ebook, essa última para download de forma gratuita. A obra, é fruto da pesquisa de mestrado do professor, revisada e sistematizada após esgotamento das duas primeiras edições. Segundo o professor “na obra é apresentado a história de vida e os saberes de uma professora/vereadora que atuou arduamente por uma sociedade mais justa e igualitária na década de 40 em Santa Maria. Numa época em as mulheres recentemente tinham conquistado o direito ao voto, Helena já militava e desbrava espaços ditos masculinos na cidade”. O livro  poderá ser adquirido no site da editora https://aeditora.com.br/ ou também feito o Dowload no site do grupo de pesquisa https://magma872.webnode.com/.

capa nova

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 03/03/20
  • 15h01

Título da Dissertação: REFLEXÃO CONCEITUAL ACERCA DO CONSELHO DE CLASSE NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA 
Produto Educacional: Conselho de classe - vamos conversar

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dr. Fabio Diniz Rossi, e Dra. Elaine Maria Dias de Oliveira

Resumo: A presente Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha investigou o Conselho de Classe. Incialmente trabalhamos com referencial de Educação e Trabalho, para compreender o universo da Educação Profissional e Tecnológica. Na sequência estudamos a origem e história dos Conselhos de Classe no Brasil. Seguindo nossa jornada investigativa, trabalhando com a gestão democrática e os documentos que balizam os Conselhos de Classe nos Cursos de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Farroupilha – IFFar, bem como análise dos Projetos Pedagógicos de Curso; A investigação emerge do desejo de compreender o Conselho de Classe como espaço de construção estratégica de reflexões, teorias e práticas que visam qualificar o processo de avaliação da aprendizagem. A revisão de literatura destaca que a avaliação tem sido um espaço de tensões e merece atenção de pesquisadores em educação e ensino, em especial, o espaço institucional dos Conselhos de Classe. Desse modo, a pesquisa busca referencial teórico e documental que defina o papel educativo e pedagógico do Conselho de Classe como avaliação do processo avaliativo e todos os demais aspectos que compõem o processo de ensino. A metodologia da pesquisa, de cunho qualitativo, de cunho bibliográfico e documental. Após análise dos dados, através da análise hermenêutica, surge a proposta de um produto educacional na forma de livro, visando compartilhar os estudos realizados e ressignificar do papel do Conselho de Classe através da possibilidade de desenvolvimento de um Conselho de Classe Participativo, que efetive a realização da gestão democrática.

Palavras-chave: Conselho de classe; Avaliação; Ensino – Aprendizagem.

Data da defesa: 27 de fevereiro de 2020

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 12/02/20
  • 13h53

Título da Dissertação: 
ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFFAR CAMPUS ALEGRETE

Produto Educacional: APROFUNDAMENTO DAS TEMÁTICAS CURRICULO INTEGRADO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ITINERÁRIO FORMATIVO DAS LICENCIATURAS DO IFFAR

 

 Orientador: Dr.ª Neiva Maria Frizon Auler

 

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Mariglei  Severo Maraschin 

 

Resumo: A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) trouxe significativas mudanças para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A partir da promulgação da Lei 11.892/2008, desenhou-se um novo cenário, onde surge a obrigatoriedade de destinar 20% de vagas para a formação de professores. Graduações em Licenciatura estão presentes em 8 (oito) dos 11 (onze) campi do Instituto Federal Farrroupilha, sendo Biologia, Matemática e Química os cursos ofertados em maior proporção. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o número de egressos que efetivamente atuam na docência, analisar a contribuição dos cursos de licenciatura na formação docente e, como se deu a inserção dos mesmos no ambiente educaional. A pesquisa é um recorte de um projeto maior que objetiva pesquisar a atuação profissional dos egressos das licenciaturas a nível de IFFAr. O recorte focou os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Matemática do Campus Alegrete-IFFar, entre os anos de 2010 a 2014. O estudo foi composto inicialmente por pesquisa quantitativa, efetuando um mapeamento dos concluintes dos cursos de licenciatura do IFFar Alegrete. A partir dos resultados dessa etapa, a pesquisa prosseguiu com enfoque qualitativo, mediante um questionário complementado por meio de uma entrevista com 12 (doze) egressos atuantes na docência. Como resultados verificou-se que, nos cursos de licenciatura no Campus Alegrete, no período estudado, menos de 21,8% dos concluintes lecionam dentro da sua área de formação, com mais de 70% dos egressos fora da atividade de docência. PIBID, estágios curriculares, atividades de laboratório foram apontados como pontos positivos da formação. Por outro lado, as fragilidades apontadas foram a pouca regência em sala de aula, tardia oferta de Libras na grade curricular e pouca importância para Educação Especial. Por conseguinte, os redimensionamentos necessários foram elencados a partir da discussão estabelecida a respeito da oferta das disciplinas de Libras, bem como do acesso ao conteúdo da educação especial, juntamente com mais tempo para as práticas de estágio curricular obrigatório (ou optativo) e práticas de laboratório, as quais também foram destacadas como fundamentais no processo formativo. Outro fato observado foi o distanciamento existente entre a matriz curricular dos cursos de licenciatura do IFFar Campus Alegrete e a Educação Profissional e Tecnológica, considerando que os Institutos Federais são instituições voltadas para a oferta dessa modalidade de ensino. São necessárias pesquisas e trabalhos que busquem aprofundar o estudo dos currículos destes cursos, para que possam contribuir para a concretização da EPT no contexto da formação de professores. O resultante deste processo, além da própria pesquisa e elaboração científica, foi a construção de um produto educacional denominado “Aprofundamento das temáticas Currículo Integrado e Educação Profissional e Tecnológica no itinerário formativo das licenciaturas do IFFar”, o qual busca instrumentalizar a discussão a respeito destes conceitos, compreensão dos princípios orientadores da EPT, bem como o papel e os desafios dos Instituto Federais no contexto social (e regional) em que está inserido.


Palavras-chave: Formação de professores; Cursos de Licenciatura; Educação profissional e tecnológica; Egressos; Campus Alegrete.

Data da defesa: 28 de fevereiro de 2020

 

Horário: 14h


Local: Reitoria IFFar

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 10/02/20
  • 14h26

EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS

Para acompanhar os demais editais que saírão acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20

Foi publicado, na data de hoje (18), o Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT para o período letivo de 2020. São 913 vagas distribuídas em todos os estados do Brasil.

As inscrições ocorrerão de 13/02 a 18/03/2020 e a prova será no dia 17 de maio de 2020, contando com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Recursos ao Edital deverão ser enviados até o dia 19/12/19 para o e-mail do Programa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Edital em Libras também será publicado em breve.

ATIVIDADE DATAS
Data de publicação do Edital 18/12/2019
Recursos ao Edital 19/12/2019
Resultado dos recursos ao Edital 20/12/2019
Inscrições 13/02/2020 a 18/03/2020
Período de solicitação de isenção 13/02/2020 a 21/02/2020
Resultado das solicitações de isenção 28/02/2020
Recursos ao resultado das solicitações de isenção 02/03/2020
Resultado final das solicitações de isenção 09/03/2020
Data limite para pagamento da inscrição 19/03/2020
Divulgação das inscrições homologadas 26/03/2020
Recursos ao resultado das inscrições homologadas 27/03/2020
Resultado final das inscrições homologadas 02/04/2020
Resultado das solicitações de condições especiais 10/04/2020
Recurso ao resultado de condições especiais 13/04/2020
Resultado final de condições especiais 17/04/2020
Divulgação do local de realização do ENA 11/05/2020
Realização do Exame Nacional de Acesso 17/05/2020
Divulgação do gabarito 18/05/2020
Recursos ao gabarito 19/05/2020
Divulgação do gabarito Final 05/06/2020
Divulgação da nota individual 15/06/2020
Recursos à nota individual 16/06/2020
Resultado final 24/06/2020
Matrículas* Julho e Agosto de 2020
Início do semestre letivo* Agosto de 2020

 

EDITAL

Edital (formato .pdf - tamanho 608 KB) - divulgado em 18/12/2019

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 18/12/19
  • 09h47
Fim do conteúdo da página