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Título da Dissertação: A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS ASSISTENCIAIS NA CONTENÇÃO À DESISTÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Produto Educacional: Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586257

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz,  e Dr. Celso Ilgo Henz

Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Jaguari, sobre a permanência escolar dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada ao Ensino Médio, do Curso Técnico em Agropecuária, e sua relação com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O interesse pela pesquisa partiu do conhecimento do acentuado número de desistências no decorrer do curso, verificado pelo trabalho na operação de sistemas governamentais de controle de alunos, executado junto à Coordenação de Registros Acadêmicos do Campus. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso, por meio de levantamento de dados. A organização do caminho metodológico envolveu, além da busca de dados empíricos nas plataformas governamentais e arquivos de controles internos na linha temporal de 2009 a 2018, a aproximação com os sujeitos da pesquisa, por meio de encontros virtuais com alunos dos terceiros anos, das turmas A, B, C e E, que recebem auxílios por meio das Políticas Públicas Assistenciais de Permanência e Êxito implantadas na Instituição. Para a dinâmica dos encontros foi usada a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativos-formativos (HENZ, 2014; RAMOS, 2017), com o auxílio da plataforma Google Meet. Dos encontros, durante os diálogos informais, emergiram falas de extrema importância, o que possibilitou estabelecer três categorias: Auto(trans)formação, Valorização do IFFAR e Relevância dos Auxílios para a Permanência e Êxito. A partir da análise dos dados foi possível concluir que, com relação ao número de desistências, percebe-se, no período analisado, uma tendência de diminuição dos percentuais a partir de 2014, ano de implantação do Programa de Permanência e Êxito (PPE). Pela análise dos dados referentes ao PPE, buscamos conhecer qual o sentido/significado que os estudantes atribuem para a sua auto(trans)formação acadêmica. Com a coleta de dados e a dinâmica dos movimentos dos encontros foram oportunizados momentos de reflexão sobre a temática da pesquisa que, não só contribuíram para a análise da efetividade das políticas públicas de permanência e êxito e da auto(trans)formação dos coautores, como foram norteadores para a construção do Produto Educacional (PE), elaborado em forma de cartilha informativa sob o título: “Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha”, nas versões acadêmica e aluno, com informações e orientações pertinentes aos auxílios dos Programas de Permanência e Êxito ofertados pelo Campus São Vicente do Sul. 

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Desistência Escolar; Política de Assistência Estudantil; Auto(trans)formação acadêmica.

Data da defesa: 26 de fevereiro de 2021

Horário: 10h

Local: Videoconferência

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  • 11/02/21
  • 14h58

Durante os dias 12 a 14 de maio ocorrerá o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, um evento científico organizado pelo IFC, IFSC, IFRS, IFPR, IFar, IFSul, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).

 As inscrições para participação no evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de maio de 2021. Já o prazo para submissão de trabalhos completos para as comunicações orais segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Haverá ainda, após o término do evento, a seleção de trabalhos que serão publicados em periódicos dos IFs do Sul do Brasil.

Também estão abertas até 28 de fevereiro de 2021, as inscrições de resumos para a participação da mostra de Produtos Educacionais. 

Maiores informações em: https://www.even3.com.br/sept2021

Página no facebook: https://www.facebook.com/sept2021/

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  • 04/02/21
  • 14h39

Para acessar as informações referentes ao 001/2020 do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020, use o link abaixo: 

https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20

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  • 03/02/21
  • 11h48

Foi publicada, nesta sexta-feira (22), retificação do Edital ProfEPT 01/2020, que retoma o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Considerando o cenário de pandemia ocasionado pela Covid-19 que ainda se mantém, em especial na disseminação de casos pelo Brasil, e a análise da pesquisa realizada junto aos candidatos em outubro passado, a Comissão Organizadora estabeleceu algumas mudanças no processo de seleção.

Tendo em vista o compromisso de realização do exame de acesso, bem como da preservação da saúde dos agentes envolvidos buscando evitar a transmissão do vírus, a comissão oportunizará o ingresso para os candidatos anteriormente inscritos na seleção, ou seja, não serão aceitas novas inscrições. Além disso, foi definido um novo modelo de avaliação, denominado “Histórico Profissional e Acadêmico”, em que os candidatos poderão apresentar atividades e práticas profissionais, assim como produções e participações acadêmicas relevantes ao ProfEPT.
A retificação prevê ainda a possibilidade de desistência do candidato quanto à participação no processo seletivo, sendo permitido o cancelamento da inscrição, e para os candidatos pagantes, a solicitação do reembolso da taxa de inscrição.
No dia 25/01/2021 (próxima segunda-feira) às 18h30min via canal do YouTube do IFES acontece uma "Live" que será realizada com os candidatos para divulgação e esclarecimentos quanto a nova proposta do edital.
Para acessar e participar da Live o Link é o seguinte: https://youtu.be/azGUkkKSaQY
O edital retificado pode ser acessado no seguinte link https://ifes.edu.br/noticias/19709-retificacao-de-edital-retoma-processo-seletivo-para-o-profept

 

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  • 22/01/21
  • 11h22

Título da Dissertação: O uso de MOOC como auxilio aos processos de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos do IFFAR.

Produto Educacional: Guia de Referência para criar MOOCs

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585715

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: INTRODUÇÃO: Face aos desafios dos processos de ensino e aprendizagem, buscou-se através desta pesquisa explorar estratégias e ferramentas tecnológicas para auxiliar esses processos,  a fim de possibilitar também a elaboração de um produto educacional, o qual será disponibilizado em formato digital aos docentes do Instituto Federal Farroupilha.
Desse modo, identificou-se que um curso aberto, online e massivo é uma proposta pedagógica de ensino híbrido, ou seja, um regime misto de ensino, caracterizado pela mescla de momentos presenciais à momentos on-line. A utilização de MOOCs em sala de aula é uma possibilidade de combinar o ensino presencial ao ensino online, visando motivar os alunos na busca por mais informações e conhecimentos, tornando as aulas mais atrativas e produtivas, sendo  utilizado para auxiliar na formação dos saberes.
OBJETIVO GERAL: Elaborar um guia de desenvolvimento de MOOCs, através da metodologia ADDIE, cuja finalidade é contribuir com o processo de ensino e aprendizagem significativo para os cursos técnicos do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:
a) Estudar preceitos didático-pedagógicos que possam servir de base para o desenvolvimento de MOOCs;
b) Fortalecer o uso da metodologia ADDIE na construção de MOOCS (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação)  através da ferramenta Digital Storytelling;
c) Propor a utilização de MOOCs nas atividades de aulas dos cursos técnicos do IFFAR, em consonância a proposta de ensino híbrido;
d) Desenvolver um guia didático para a criação de MOOCs, o qual será disponibilizado aos docentes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha;
METODOLOGIA: inicialmente, para o desenvolvimento desta dissertação, foi realizada ampla pesquisa nos  seguintes bancos de dados: Periódicos Capes e  Google Acadêmico. A pesquisa resultou na análise de diversos artigos científicos, dissertações e teses, cujo objetivo foi embasar o referencial teórico deste trabalho.
Após a construção do referencial teórico foi possível compreender a importância do modelo ADDIE para o desenvolvimento e elaboração de materiais didáticos. Através do estudo sistemático dessa metodologia, foi possível elaborar o produto educacional: um guia didático para criação de MOOCs através da metodologia Digital Storytelling integrada ao modelo ADDIE.
RESULTADOS: pode-se concluir que os MOOCs são uma possibilidade didático-pedagógica para complementação e a formação nas mais diversas áreas do conhecimento e nos mais diversos níveis de escolaridade, os quais são capazes de provocar transformações no perfil e no trabalho docente, bem como na gerência das instituições educacionais.
Portanto, percebe-se que MOOCs são uma inovação para o ensino, pois estimulam as instituições de ensino a repensarem o processo de elaboração do currículo para modelos educacionais mais abertos e flexíveis. Nesse sentido , a utilização da narrativa em ambientes educacionais mostra-se como uma tendência no ensino, principalmente por conta de seu cenário de imersão.
O modelo ADDIE ainda ressalta a importância do trabalho e da nova postura desejada dos professores que atuam com o uso de tecnologia, de maneira geral. Com isso, acredita-se que o Guia de referência será uma ferramenta importante que irá auxiliar e incentivar os professores na criação de histórias digitais em formato MOOC.

Palavras-chave: Ensino Integrado. Aprendizagem. Massive Open Online Courses

Data da defesa: 01 de fevereiro de 2021

Horário: 10h

 

Transmissão: https://youtu.be/UeJoNiUJW0w

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  • 20/01/21
  • 16h13

A egressa Thamille Pereira dos Santos que foi orientada pela professora Fernanda de Camargo Machado, foi aceita para cursar doutorado neste ano de 2021 junto ao programa de Pós Graduação em Educação da UNISINOS, conforme as informações que seguem:

 
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS -  Doutorado em Educação. Linha de pesquisa: Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. O Programa de Pós-graduação em Educação mantém a excelência acadêmica, reconhecida pela CAPES, por 13 anos (2 triênios com nota 6) e 1 triênio (nota 7) e 1 quadriênio (nota 7).
 
Desejamos sucesso a egressa nesta nova etapa da sua formação!

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  • 13/01/21
  • 20h42

Título da Dissertação: Política de Cotas: um olhar sobre os formandos/egressos do Instituto Federal Farroupilha

Produto Educacional: Você conhece a Política de Cotas do Instituto Federal Farroupilha?

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585138

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher,  e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A Política de Cotas trouxe significativas mudanças no cenário do acesso à educação pública de ensino técnico e superior. Nesse contexto, a presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, teve por objetivo conhecer a trajetória acadêmica e as expectativas dos alunos formandos/egressos que ingressaram pelo Sistema de Cotas no Instituto Federal Farroupilha. A investigação foi conduzida por uma abordagem quantitativa-qualitativa, por meio da análise de documentos, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Inicialmente foi realizada a Análise Documental dos editais de ingresso referente às turmas participantes da pesquisa. Logo após, procedeu-se a Análise Descritiva dos dados dos questionários, seguida da interpretação e discussão dos dados das entrevistas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram um índice superior ao mínimo de 50% (cinquenta por cento) de vagas  destinadas às cotas, nos editais analisados; interesse da maioria em continuar os estudos, a fim de conquistar uma maior qualificação; oportunidade de acesso a uma Instituição Federal de Ensino por meio das cotas, para muitos que de outra forma não conseguiriam; sentimento de satisfação e orgulho de ter realizado o curso no IFFar. Também foram relatadas algumas dificuldades enfrentadas pelos participantes da pesquisa no transcorrer do itinerário acadêmico, além do papel relevante dos auxílios financeiros recebidos e do essencial apoio dos professores para que a caminhada no IFFar fosse concluída com sucesso. Ademais, observou-se uma necessidade de interação cada vez maior com os alunos recém chegados, a fim de acolhê-los e orientá-los, assim como o apoio da família e da instituição que foi determinante na persistência para concluir o curso com êxito. Considerou-se bastante relevante a necessidade de implantação de ações que visem o acompanhamento dos cotistas durante seu itinerário na instituição e a criação de políticas públicas voltadas aos trabalhadores que estudam, a fim de possibilitar a sua permanência. Percebeu-se que a qualificação conferida pelo IFFar representa, para a maioria, a perspectiva de crescimento pessoal para além da formação profissional, o que contribui para o acesso a melhores oportunidades. A partir dos resultados, foi desenvolvido um produto educacional com o intuito de divulgar a Política de Cotas do IFFar e ampliar o diálogo com a comunidade, avançando em aspectos considerados frágeis.  Por haver uma carência de pesquisas relacionadas a esse tema em Institutos Federais, acredita-se que conhecer a trajetória acadêmica e as expectativas dos formandos cotistas foi de grande importância a fim de contribuir com o êxito da Política de Cotas da instituição.

Palavras-chave: Política de Cotas; Lei N°12.711/2012; Inserção profissional; Educação profissional; Instituto Federal.

Data da defesa: 20 de janeiro de 2021

Horário: 14h


Local: Videoconferência

 

Transmissão: https://youtu.be/IwPgH1F0y6g

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  • 07/01/21
  • 09h56

A professora Catiane Mazocco Paniz e a egressa Gisiê Balsamo publicaram o artigo intitulado: Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso de Agropecuária: um estudo específico em um Campus do Instituto Federal Farroupilha, na Revista: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO, UFMS. 

Mais informações sobre o artigo:

LINK PARA ACESSO AO TRABALHO:

https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10780

Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado do curso de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus Jaguari. Tendo em vista o discurso machista e preconceituoso referente às mulheres no decorrer da história e a consequente construção da desigualdade de gênero, estabeleceu-se culturalmente o curso de agropecuária como masculino. Assim, este trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e teve como instrumento para a coleta de dados questionários semiabertos e a consulta de documentos da Instituição. Os questionários foram enviados por e-mail para as alunas dos segundos e terceiros anos, ex-alunas e professoras do curso de agropecuária do Ensino Médio Integrado do campus “A” do IFFar. O objetivo foi compreender como elas vêm vivenciando esta experiência dentro de um curso considerado socialmente para homens. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual do Discurso (ATD). Com a pesquisa concluiu-se que apesar do aumento do número de mulheres matriculadas no curso e das políticas públicas em favor delas, ainda existe o preconceito de gênero na agropecuária. Acredita-se que ainda há a necessidade de reflexão acerca do assunto e a consequente desnaturalização de conceitos e costumes ainda hoje enraizados na sociedade.

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  • 07/01/21
  • 08h55

TÍTULO DO ARTIGO: A ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores: Odair José Kunzler, Marcele Homrich Ravasio, Sandra Bazana Nonenmacher, Taniamara Vizzotto Chaves
 

RESUMO

O emprego de recursos tecnológicos em sala de aula pressupõe o caminho inverso de suas concepções. Oriundos de avanços científicos que se propagam dos bancos escolares e universitários para fora dos muros dessas instituições, encontrando espaço cada vez maior em um mundo que se constitui de tecnologias, agora são estas que se voltam às instituições de ensino, fomentando práticas educativas que visam facilitar os processos que permeiam a educação. O presente artigo apresenta análise de uma Oficina de Robótica em uma escola pública, atividade de extensão da disciplina de Matemática, que objetiva integrar conhecimentos teóricos multidisciplinares à prática da criação de robôs e, por consequência, despertar nos discentes o interesse pelas ciências envolvidas nesse processo. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é avaliar, através de uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, a repercussão que a oficina de robótica tem assumido no processo de ensino e aprendizagem dos alunos participantes. Como resultado, é possível identificar que os participantes da oficina têm apresentado avanços na assimilação de conteúdos relacionados à Matemática, assumindo postura diferenciada em relação àqueles que não participam da mesma atividade.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO. MATEMÁTICA. ROBÓTICA.

 

Revista Brasileira de Educação profissional e tecnológica, volume 01, número 20 ( 2021)

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  • 05/01/21
  • 17h39
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