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Os professores do IFFar Vantoir Roberto Brancher e Sandra Bazana Nonenmacher credenciados junto ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – Polo IFFar, campus Jaguari, juntamente com a servidora da UFSM Keiciane Canabarro Drehmer-Marques organizaram duas obras em formato de livros que tratam sobre a formação docente e as práticas e metodologias no ensino de ciências.

Um dos livros tem como título “ Formação de professores no ensino de ciências” e o outro “Práticas e metodologias no ensino de ciências” e foram organizados a partir das contribuições de um grupo de pesquisadores que discutem sobre o ensino de ciências no Brasil.
livrosprof

Alguns discentes e docentes credenciados junto ao  ProfETP- polo IFFar também contribuíram com o encaminhamento de artigos para os livros, são eles: Willian da Silva Medeiros, Vantoir Roberto Brancher, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Neiva Maria Frizon Auler e Taniamara Vizzotto Chaves vinculados a linha 01 do programa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e, Catiane Mazocco Paniz,  Maria Rosângela Silveira Ramos e Adão Caron Cambraia vinculados à linha 02 do programa “ Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”.

Os links da editora para acesso aos livros são os seguintes:
https://editorametrics.com.br/livro/formacao-de-professores-no-ensino-de-ciencias

https://editorametrics.com.br/livro/praticas-e-metodologias-no-ensino-de-ciencias

 

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  • 16/07/21
  • 16h34

No dia 15 de julho de 2021 o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do IFFar realizou duas atividades formativas.

No turno da tarde aconteceu uma primeira atividade formativa destinada especificamente aos discentes da Turma 3 ingressantes no ano de 2019. 

Esta atividade teve como objetivo o compartilhamento de vivências, de necessidades e de conhecimentos relacionados à construção das pesquisas e dos produtos educacionais dos mestrandos, considerando o momento e o contexto histórico e social vivenciado. Foi organizada e conduzida em formato de roda de conversa, pelos próprios estudantes da turma, em parceria com a coordenação e docentes do programa.
ciclo1

No turno da noite aconteceu a segunda atividade formativa denominada  “A docência e a pesquisa em composição: rizomas de um processo educacional”, ministrada pela Dra. Fernanda Monteiro Rigue.

ciclo2

A atividade formativa é parte do “Ciclo de estudos formativos no espaço do Mestrado Profissional ProfEPT”, oferecido aos discentes, docentes e egressos do curso.

Trata-se de um projeto de ensino desenvolvido no âmbito do programa com o objetivo de promover um espaço de reflexão para aprofundar as discussões desenvolvidas no espaço de componentes curriculares ofertados no curso e qualificar a formação de todos os envolvidos.

As atividades desenvolvidas no Ciclo de Estudos têm periodicidade mensal e iniciaram no mês de junho de 2021.

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  • 16/07/21
  • 15h05

A Egressa do PROFEPT/JAGUARI, Tauane Carolina Parodi Be, juntamente com o Docente Vantoir Roberto Brancher do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Campus Jaguari e a Docente Eliane Quincozes Porto, lotada no Campus Júlio de Castilhos publicaram artigo intitulado “Trajetos formativos de professores de gastronomia da EBPTT: ressignificando percursos”. No escrito, os autores problematizam os processos identitários e a construção dos trajetos formativos do grupo de professores. O texto foi publicado na revista: Interfaces da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba, que apresenta no atual Qualis a segunda maior avaliação possível  (2013- 2016), a previsão de que nos próximos meses a revista passe a ter o maior Qualis da Área, qual seja, Qualis A1. O artigo pode ser consultado junto ao link https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4508

O qualis das revistas científicas pode ser acessado em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

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  • 24/06/21
  • 11h59

O Egresso Celso Augusto de Oliveira Cristófoli da Silva e a Docente Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher irão ministrar a Atividade Formativa "Reflexões sobre o trabalho como princípio educativo e o currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica".

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Para assistir acesse: https://youtu.be/TXD8qd_O7zg

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  • 23/06/21
  • 11h43

Nos dias 10 e 11 de junho de 2021, o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do IFFar realizou uma atividade formativa denominada “Análise Textual Discursiva (ATD): conversa sobre a teoria e a prática”.

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A atividade foi realizada em parceria com docentes e discentes do Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): Profa. Dra. Maria do Carmo Galiazzi, Prof. Dr. Valmir Heckler e Prof. Me. Willian Rubira da Silva.

A atividade formativa é parte do “Ciclo de estudos formativos no espaço do Mestrado Profissional ProfEPT”, oferecido aos discentes, docentes e egressos do curso.

Trata-se de um projeto de ensino desenvolvido no âmbito do programa com o objetivo de promover um espaço de reflexão para aprofundar as discussões desenvolvidas no espaço de componentes curriculares ofertados no curso e qualificar a formação de todos os envolvidos.

 

Fonte: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/item/21982-PROFEPT%20realiza%20atividade%20formativa%20em%20parceria%20com%20a%20FURG

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  • 14/06/21
  • 13h38

Título da Dissertação: PROFESSORAS NÃO LICENCIADAS EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO RS: PERSPECTIVAS EM FORMAÇÃO DOCENTE

Produto Educacional: CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE PARA PROFESSORAS NÃO LICENCIADAS NA PLATAFORMA MOODLE

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598192

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia,  e Dra. Valeska Maria Fortes de Oliveira

Resumo: A formação docente se relaciona diretamente ao desenvolvimento das condições que permeiam o trabalho do professor, nos vários contextos que este se inclui. Nesse sentido, o presente estudo evidenciou a figura da professora não licenciada (bacharéis e tecnólogas) atuante em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio Grande do Sul (RS), partindo do seguinte questionamento: como ocorre a construção da identidade docente de professoras não licenciadas? Para tanto, a pesquisa considerou os seguintes objetivos específicos: mapear as produções científicas que discutissem a formação docente de professores não licenciados na EPT (Educação Profissional e Tecnológica); compreender as representações da docência de professoras não licenciadas atuantes na EPT; conhecer os trajetos formativos e os saberes destas docentes; analisar as possíveis influências da formação pedagógica em sua práxis docente e implementar um curso de formação permanente em ambiente virtual com base em suas demandas formativas. Assim, com base nas discussões de Josso (2002; 2004), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Moura (2008), Oliveira (2000; 2004; 2006; 2009) entre outros buscamos conhecer os aspectos relacionados à constituição da(s) identidade(s) docente(s) na EPT. Trata-se de um estudo, de abordagem qualitativa que procurou promover a produção de significados (TRIVIÑOS, 1987) por intermédio da realização de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos foi fundamentada na teoria de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), elencando categorias que auxiliaram a leitura analítica das narrativas produzidas. Porquanto, como forma de contribuir com o panorama da formação de professores na EPT foi desenvolvido como produto educacional um curso de formação permanente na esfera virtual. Além disso, constatamos que as professoras não licenciadas atribuem amplo sentido aos saberes consolidados pela experiência, que buscam o equilíbrio entre o conhecimento técnico e o conhecimento pedagógico e que por meio da autoformação redefinem o seu papel diante dos processos de formação docente. Por fim, o estudo tem a intenção de contribuir com o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, sendo espaço de diálogo acerca da docência na/para EPT.

Palavras-chave: Professoras não licenciadas; Educação Profissional e Tecnológica; Formação de professores. Identidade docente. 

Data da defesa: 24 de maio de 2021

Horário: 14h

Local: https://youtu.be/Xoindh39nNE

Convite Ana Paula

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  • 11/05/21
  • 13h46

No dia 11/05/2021 o Servidor do Campus Jaguari Prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher e a mestranda do Profept Ana Paula da Costa Alves, ministrarão Palestra na 3ª Semana de Capacitação de Servidores do IFRS – Campus Erechim que acontecerá entre os dias 10 e 13 de maio de 2021. A fala se vincula a Mesa Redonda intitulada: “Problematizando as ações de formação permanente na contemporaneidade”.

Interessados poderão participar pelo link:  Https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/dde-erechim

 

formação permanente

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  • 10/05/21
  • 18h10

No dia 11/05/2021 o Servidor do Campus Jaguari Vantoir Roberto Brancher e a mestranda do Profept Ana Paula da Costa Alves, ministrarão Palestra na 3ª Semana de Capacitação de Servidores do IFRS – Campus Erechim que acontecerá entre os dias 10 e 13 de maio de 2021. A fala se vincula a Mesa Redonda intitulada: “Problematizando as ações de formação permanente na contemporaneidade”. Interessados poderão participar pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/dde-erechim.

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  • 10/05/21
  • 15h51

Professores vão atuar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Há uma vaga para o IFFar.

topo Site profept 2019 inscricoes

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou nesta terça-feira (4) edital que visa ao credenciamento de docentes permanentes, a fim de completar o quadro de vagas por Instituição Associada. Há uma vaga para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Podem participar do credenciamento docentes doutores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE e que apresentem produção científica intelectual nos últimos três anos (Área de Ensino da Capes e suas linhas de pesquisa correlatas à EPT).

O edital e os formulários para inscrição podem ser acessados nesta página

Período de Inscrições - de 04/05/2021 a 17/05/2021
Resultado parcial - 24/05/21
Recursos - 25/05/21
Resultado final - 31/05/21

Fonte: IFFAR

Publicado em Editais

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  • 05/05/21
  • 09h54
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