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Egressos são chamados a participar a partir de 20 de julho; docentes e discentes, a partir de 1º de agosto.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) acaba de lançar o seu Sistema de Autoavaliação e divulgar os prazos para que egressos, discentes, docentes e coordenadores do mestrado respondam às questões propostas. As avaliações vão embasar o Planejamento Estratégico do programa, cuja criação é importante para nortear os próximos passos e para o atendimento às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A partir de 20 de julho, os egressos do ProfEPT já poderão acessar a ferramenta e participar da autoavaliação. Em 1º de agosto, será a vez dos docentes, discentes e coordenadores locais. O prazo para todos vai até 30 de agosto. A previsão é que, em setembro, sejam realizados seminários locais de análise dos dados e autoavaliação; e em novembro, um seminário nacional.

O Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (Nape), que coordena o processo, explica que a avaliação será quantitativa e qualitativa. Os resultados deverão contribuir, além da elaboração do planejamento, para a consolidação do programa como produtor de conhecimento na área de ensino e EPT; para o desenvolvimento de processos simétricos entre as instituições associadas, com vistas ao fortalecimento da rede; para verificar o cumprimento das regulamentações; e para tornar públicos os resultados do programa.

A autoavaliação será disponibilizada no Observatório do ProfEPT a partir de 20 de julho.

 

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16436-autoavaliacao20

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  • 14/07/20
  • 10h38

Título da Dissertação: Uso do Design Thinking para o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica - EPT

Produto Educacional: Guia Didático do Design Thinking: uma metodologia ativa para estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo em sala de aula.

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572344

 

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

 

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dr. Sérgio da Costa Nunes

 

Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – IFFAR, aborda o uso do Design Thinking como metodologia ativa para o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica – EPT.  O objetivo deste trabalho foi elaborar um produto educacional para impulsionar o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica através do uso do Design Thinking. Intitulado “Guia Didático do Design Thinking”, o produto educacional visa oferecer aos docentes da rede federal um recurso pedagógico para o ensino de empreendedorismo e inovação que estimule aprendizagens ativas e colaborativas; o desenvolvimento integral do ser humano por meio da interdisciplinaridade e integração entre teoria e prática, resolução de problemas concretos, geração de ideias e projetos inovadores com potencial empreendedor, bem como maior protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, de modo que os conteúdos e experiências sejam significativas na vida real dos mesmos.  A metodologia desta dissertação é de natureza qualitativa e foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e análise documental de onze Projetos Pedagógicos dos Cursos técnicos do Instituto Federal Farroupilha.

 

Palavras-chave: Empreendedorismo; Inovação; Design Thinking

 

Data da defesa: 17 de julho de 2020

 

Horário: 09h

 

Local: Videoconferência


Link da transmissão: https://youtu.be/o-CenCoybk4

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  • 13/07/20
  • 15h08

Título da Dissertação: COMISSÃO DISCIPLINAR DISCENTE: FORMAÇÃO DE SERVIDORES E CONSTRUÇÃO DE SABERES COM UMA ABORDAGEM EDUCATIVA NO IFFAR

Produto Educacional: Guia de Orientação para a Formação das Comissões Disciplinares Discentes do IFFar

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571249

 

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

 

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e  Drª. Carolina Salbego Lisowski

 

Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de ensino técnico pluricurriculares e multicampi, que visam formar sujeitos não só para o mundo do trabalho, mas também para a cidadania, para a vida e atuação em sociedade. Recebem anualmente uma diversidade de sujeitos, adolescentes e adultos, que convivem e estão inseridos em diversos espaços dentro destas instituições, as quais necessitam se organizar por meio de regras de funcionamento e convivência para que possam abrigar a diversidade de opiniões, vivências e conhecimentos socializados em seus espaços de formação. Como em qualquer espaço social, dentro destas instituições, existem casos de conflitos e também de indisciplina envolvendo tanto adolescentes quanto adultos. Em determinados casos, considerando-se a natureza e a gravidade dos conflitos, abre-se um Processo Administrativo Disciplinar conduzido por uma Comissão Disciplinar. A Comissão Disciplinar é geralmente composta por representantes dos diferentes segmentos das instituições e tem como função apurar e analisar os fatos apresentados no decorrer do processo. Para dar conta dos processos instaurados, dada à natureza desses, a Comissão Disciplinar necessita lançar mão de diferentes saberes que auxiliam na condução e na tomada de decisões visando a um trabalho mais efetivo e adequado. Dentre estes saberes, estão aqueles relacionados às questões técnicas e legais, no entanto, haja vistas a diversidade de formação dos componentes das Comissões Disciplinares acredita-se que eles necessitem de formação e de orientações especificas no que concerne às questões técnicas e legais. Neste sentido é que se constitui esta pesquisa de mestrado no âmbito do Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, tendo como tema “A Comissão Disciplinar discente do Instituto Federal Farroupilha”. O objetivo geral da pesquisa é “Proporcionar espaços de formação permanente para as comissões disciplinares discentes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) com vistas a qualificação do  Processo Disciplinar Discente” com uma abordagem educativa enquanto instituição de ensino. Para dar conta do objetivo proposto como procedimento metodológico foi utilizada uma pesquisa-ação com abordagem exploratória estruturada em etapas, a partir do caminho investigativo orientado pela pesquisa qualitativa, com amplo levantamento bibliográfico e documental e mapeamento das percepções e das práticas dos membros das comissões disciplinares do IFFar sobre o trabalho desenvolvido dentro destes espaços. Como resultados da pesquisa tem-se que a maioria dos pesquisados considera importante ter estes espaços de formação permanentes que proporcionem a troca de ideias e a construção de saberes. Conclui-se que é preciso pensar a formação dos membros a partir de um conjunto de saberes que os capacite a atuação numa perspectiva educativa, pois relacionado a isso tudo, está o trabalho pedagógico norteador das comissões, para que o aluno tenha uma educação cidadã com consciência de seus atos e de suas consequências, pois à escola cabe também o papel de formar cidadãos. Como produto educacional constituiu-se um “Guia de Orientação para a Formação das Comissões Disciplinares Discentes do IFFar”, construído a partir de uma Formação Presencial para as Comissões Disciplinares Discentes do IFFar e de um conjunto de perguntas/dúvidas recorrentes aos processos disciplinares discentes.

 

Palavras-chave: Adolescente. Conflitos. Comissão Disciplinar Discente. Formação.

 

Data da defesa: 02 de julho de 2020

 

Horário: 15h


Local: de forma on-line

Para assistir acesse: https://youtu.be/s7UixHFso3Y

 

Convite Alessandra

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  • 24/06/20
  • 16h04

Título da Dissertação: ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO: INTEGRANDO CONHECIMENTOS BÁSICOS E TÉCNICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Produto Educacional: Sequência Didática: contextualizada e integrada com o tema alimentação no Curso Técnico Integrado em Alimentos

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571623

 

Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho

 

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dr. Paulo Roberto Cecconi Deon e Dra. Simone Lara

 

Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, teve como tema “Alimentos e Alimentação: Integrando Conhecimentos Básicos e Técnicos no Ensino Médio Integrado”. Seu objetivo foi investigar o impacto de uma proposta didática contextualizada e integrada desenvolvida com os estudantes do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo pesquisa-ação. O estudo ocorreu em duas etapas: 1) Aplicação de um questionário de frequência alimentar (QFA), quantitativo, auto aplicado, e em versão eletrônica para identificar os hábitos alimentares dos estudantes; 2) Intervenção pedagógica, onde foi desenvolvida a proposta didática, a qual se configura como o produto educacional desta dissertação. A prática educativa abordou a relação existente entre as disciplinas do núcleo básico e as técnicas do curso, relacionando-as com o tema alimentação. As atividades basearam-se na Metodologia da Problematização com base no arco de Maguerez, como norteador da pesquisa, onde foram divididas em cinco etapas: 1) Observação da realidade; 2) Identificação dos Problemas - Pontos chaves; 3) Teorização; 4) Hipóteses de solução; 5) Aplicação à realidade. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Educação Física, onde os alunos foram divididos em cinco grupos, por áreas de conhecimentos Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Área Técnica, tendo cada grupo que pesquisar no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), internet, na própria instituição, podendo os professores auxiliarem em dúvidas e questionamentos feitos pelos alunos. A coleta de dados desta etapa se deu a partir da observação da pesquisadora e registros no diário de campo. A partir dos resultados observou-se que a ingestão energética diária dos macronutrientes encontrou-se dentro das recomendações nutricionais preconizadas pelas DRIs (Dietary Reference Intakes), e o consumo dos alimentos de acordo com o grau de processamento, apresentou resultados relevantes, pois teve uma ingestão baixa de alimentos processados e um aumento do consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Sobre o desenvolvimento da proposta didática integrada e contextualizada ocorreu de forma satisfatória, pois os alunos conseguiram relacionar o tema alimentação com as disciplinas básicas e técnicas do curso, onde eles puderam ter uma compreensão diferenciada do conhecimento, vivenciando a integração das disciplinas básicas e técnicas. Acredita-se que a inserção de práticas integradas como possibilidade do desenvolvimento do currículo integrado, para que o aluno possa estabelecer-se como aquele que constrói a própria aprendizagem e passe a ver o professor como o mediador desse processo é fundamental, pois através desta pesquisa notou-se a contribuição para a formação de um sujeito crítico, reflexivo e capaz de transformar a sua realidade.

 

Palavras-chave: Alimentação; Ensino Médio Integrado; Integração; Contextualização. 

 

Data da defesa: 24 de junho de 2020

 

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Link transmissão: https://stream.meet.google.com/stream/4d69ffb1-a532-4476-b27e-e0b32fad15a1 

 

COnvite Maiara

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  • 19/06/20
  • 13h19

Publicação de artigo na Revista Insignare Scientia, v. 03, n.01, 2020

Título do Artigo

Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma atividade experimental

Autoras discentes: 

  • Josiana Rita Bazana e Mirian Marciane Barth

Autoras docentes: 

  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher; Taniamara Vizzotto Chaves; Marcele Homrich Ravasio

Resumo

Este artigo é resultado de uma atividade proposta na disciplina de Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O estudo, que tem abordagem qualitativa, foi realizado a partir da observação de uma aula de um Curso de Licenciatura em Química, realizada no laboratório de química. As análises e reflexões sobre a observação abordaram a forma como as atividades experimentais foram realizadas, indicando a importância de se discutir o enfoque pedagógico da experimentação nos cursos de formação de professores, considerando a necessidade de problematização e contextualização de tais atividades. A observação revelou a existência de uma dicotomia entre teoria e prática, tendo em vista que os experimentos realizados se apoiavam na comprovação da teoria por meio da prática. Esta dicotomia também é identificada na matriz curricular do curso, que separa as disciplinas entre teóricas e experimentais. Este estudo abordou ainda os paradigmas educacionais associados a prática educativa observada, sendo estes o paradigma tradicional e o paradigma da complexidade ou emergente. Espera-se que esta pesquisa instigue os profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas educativas, superando a mera transmissão do conhecimento, com o intuito de formar profissionais críticos e autônomos.

Palavras chave

Experimentação, Formação de Professores, Paradigma Educacional

Link para acesso ao texto

https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11116

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  • 18/06/20
  • 10h09

Título da Dissertação: ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JAGUARI
Produto Educacional: Guia de Práticas de Educação em Saúde
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570223

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Raquel Folmer Corrêa e Dra. Camila Silveira Sfreddo

Resumo: O presente trabalho trata-se de uma dissertação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo avaliar o impacto das ações de educação em saúde da Assistência Estudantil na formação omnilateral e na permanência e êxito dos discentes no IFFAR - Campus Jaguari. Participaram da pesquisa os discentes do primeiro e terceiro anos do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, os docentes do curso e os profissionais da Assistência Estudantil. A coleta de dados foi realizada através de questionários confeccionados na ferramenta Formulários do site Google. Como técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, resultando em cinco categorias denominadas “Envolvimento da comunidade escolar”, “Saúde como fundamento na qualidade de vida”, “A influência na permanência e êxito escolar”, “Questões de saúde e currículo integrado” e “Perspectivas da prática educativa em saúde”. Com os resultados obtidos, parece relevante articular formas de integrar o trabalho em saúde desenvolvido nos IFs, visando qualificar a atenção em saúde. Do mesmo modo, avaliar as ações e serviços é um passo importante no trabalho educativo. Consideramos que a pesquisa obteve resultados satisfatórios, ao possibilitar a compreensão das percepções da comunidade acadêmica. Ao qualificar o trabalho de educação em saúde, esperamos que os estudantes conquistem a emancipação e tomada de consciência sobre a influência dos hábitos de saúde na formação integral. Assim, propusemos um produto educacional para auxiliar o desenvolvimento de ações de educação em saúde.

Palavras-chave: Educação em saúde; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Formação Integral; Saúde escolar.

Data da defesa: 15 de junho de 2020

Horário: 14h

Local: Videoconferência: https://stream.meet.google.com/stream/17a78c63-8197-4269-a91e-169ffd220eca 

Convite Fernanda T2

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  • 02/06/20
  • 08h28

 Hoje (20/05/2020) é dia de ficar ligado(a) no canal da WebTV do IFFar no YouTube!

Às 16h, a egresa da primeira turma do ProfEPT Thamille Pereira dos Santos irá fazer um bate-papo ao vivo sobre altas habilidades/superdotação.
Será disponibilizado um link para inscrição durante a transmissão no YouTube, o que gerará uma certificação para os participantes.
Acompanhe a live neste link: https://bit.ly/2TkP1DF.
Se você já está curioso(a), confere o material que disponibilizamos sobre o tema na notícia: https://bit.ly/3dW0xgQ.

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Leia mais em: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/17435-iffar-promove-bate-papo-ao-vivo-sobre-altas-habilidades-superdota%C3%A7%C3%A3o

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  • 20/05/20
  • 11h51

Memorando Circular ProfEPT Nº 05/2020 com orientações acerca da aplicação dos Produtos Educacionais e do prazo de conclusão dos mestrados profissionais, considerando o definido pela Portaria CAPES Nº 55/2020:

Memorando Circular ProfEPT Nº 05/2020

Portaria CAPES Nº 55/2020

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  • 14/05/20
  • 17h07

Portaria MEC Nº 473, de 12 de maio de 2020, que prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343. 

Nesse contexto,  a autorização para a "substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino," procede até 16 de junho de 2020

Portaria MEC Nº 473, de 12 de maio de 2020

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  • 14/05/20
  • 16h59
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