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Título do projeto: ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O COMPONENTE CURRICULAR DE INFORMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Orientador: Dra. Laila Azize Souto Ahmad

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Joze Medianeira Dos Santos De Andrade

Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROfEPT, a linha de pesquisa 2 – Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, articulado ao macroprojeto “Organizações dos Espaços Pedagógicos da EPT” e ao Grupo de Pesquisa Currículo, Gestão Democrática e Políticas Educacionais da EPT – GECPOL. Esse projeto tem como objetivo geral investigar os conhecimentos construídos no componente curricular de informática nos cursos de Ensino Médio Integrado no Campus Jaguari, visando o processo de integração com outras áreas do conhecimento e a constituição do pensamento computacional. Especificamente, objetiva-se: a) analisar os conhecimentos da área de informática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados de Administração, b) Energias Renováveis e Agricultura do Campus Jaguari; c) entrevistar docentes da área de informática acerca dos conhecimentos produzidos nos componentes curriculares dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; d) discutir sobre os conhecimentos computacionais, cultura digital, pensamento computacional, mundo digital com os docentes da área de informática e elaborar um produto educacional com foco no pensamento computacional. Como referencial teórico o projeto se embasa nas bases conceituais e epistemológicas da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar, o Campus Jaguari, concepções sobre ensino médio integrado, tecnologia, pensamento computacional e algumas diretrizes da EPT. A abordagem da metodologia de pesquisa é qualitativa, os instrumentos de produção dos dados, serão entrevistas semiestruturadas com os professores de informática do Campus Jaguari e a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados de Administração, Energias Renováveis e Agricultura do Campus Jaguari, buscando compreender o contexto de influência e geração de conhecimentos. Será utilizada Análise de conteúdo com objetivo de organizar os dados, selecionar as informações de maior relevância e estabelecer critérios para a análise.

Palavras-chave: informática. Conhecimentos. Computacionais.

Data da qualificação: 16 de abril de 2025

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Fábio T7

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  • 02/04/25
  • 08h28

Título do projeto: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA-EPT) NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JAGUARI, PERMANÊNCIA E ÊXITO

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Raquel Folmer Corrêa

Resumo: Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com foco na linha de pesquisa sobre práticas educativas em EPT. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é investigar os fatores que impactam a permanência e o êxito dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT) no Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari. A pesquisa busca compreender os desafios e as condições que afetam a trajetória dos alunos da EJA, identificando as práticas pedagógicas que promovem o sucesso acadêmico e a continuidade dos estudos. A metodologia utilizada será qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com estudantes, professores e gestores, além da análise de registros institucionais e relatórios acadêmicos. Também será realizada a observação das atividades pedagógicas voltadas para os alunos da EJA. A análise se concentrará, entre outros aspectos, no apoio institucional, nas metodologias de ensino, no perfil dos alunos e nos desafios enfrentados, como a conciliação entre os estudos e as responsabilidades familiares e profissionais. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para o aprimoramento das práticas pedagógicas na EJA, promovendo maior inclusão educacional e estratégias que favoreçam a permanência e o êxito dos alunos nessa modalidade de ensino.

Palavras-chave: Permanência; Êxito; EJA; Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Data da qualificação: 14 de abril de 2025

Horário: 15h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Debora T7

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  • 31/03/25
  • 13h32

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – IFFar, observando o Edital 01/2024 do Exame Nacional de Acesso (ENA), torna pública a relação dos(as) candidatas(as) suplentes, chamados(as):

 Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1: GIOVANA DAMIAN BARBARÁ DA SILVA;

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2: MARCOS CÉZAR WOLLMANN SANTOS.

 

Os(as) candidatos(as) chamados(as) foram comunicados através do e-mail informado na inscrição do ENA.

 

Comissão Organizadora Local ENA ProfEPT
Portaria 268/2024

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  • 27/03/25
  • 08h22

Título da Dissertação:  ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA FORMAÇÃO INTEGRAL NO CURSO DE AGRICULTURA DO IFFAR- PANAMBI

Produto Educacional: ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA DO IFFAR

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Andrea Milán Vasques

Resumo: Esta dissertação é um pré-requisito para obtenção do título de mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - Campus Jaguari. Esse estudo está inserido na linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Nos Institutos Federais(IFs), a EPT é ofertada através de seus cursos que são estabelecidos junto às demandas da sociedade em que os circundam. Esses possuem em seus objetivos e finalidades o desenvolvimento de atividades educacionais que visam à qualificação profissional com excelência e buscam a formação omnilateral e integral dos estudantes. No processo formativo, um dos momentos essenciais para o desenvolvimento dos educandos ocorre por meio do estágio curricular obrigatório, que se efetiva entre a instituição de ensino e as empresas, constitui-se como um instrumento de integração entre a educação e o trabalho, destacando este como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Nestes espaços não formais de educação, o estudante realiza a prática profissional, desenvolvendo assim suas formações técnicas, e fortalecendo a sua formação integral. Diante desse contexto, torna-se essencial compreender o processo de estágio, e analisar de que maneira esses ambientes podem contribuir para a formação integral dos educandos ao longo de sua trajetória educativa. Desta forma, esta dissertação apresenta como objetivo geral compreender os limites e possibilidades do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) na formação integral dos estudantes do curso Técnico em Agricultura (TAG). Para atingir o objetivo geral, conduzimos nosso estudo através dos objetivos específicos, onde: analisamos os documentos que normatizam e regulamentam o processo de estágio no Curso TAG do IFFar; conhecemos o processo prático dos estágios nas empresas através das narrativas dos supervisores; verificamos a percepção dos estagiários sobre a contribuição do estágio na sua formação técnica e omnilateral  para o mundo do trabalho e por fim desenvolvemos um guia como produto educacional gerado a partir dos dados adquiridos desta dissertação. A metodologia utilizada foi uma abordagem quali-quantitativa e exploratória, onde utilizamos para o embasamento da investigação: referenciais bibliográficos, documentação e legislações.Foram utilizados dois tipos de ferramentas: um questionário com perguntas fechadas, elaboradas a partir da escala de Likert e perguntas abertas que foram aplicadas aos estagiários do curso TAG que realizaram ECSO entre o segundo semestre de 2022 e o segundo semestre de 2024, e com os supervisores realizamos entrevistas com questões semiestruturadas. Os dados coletados tanto dos estagiários como dos supervisores, foram analisadas com base no modo da análise de conteúdo de Bardin (2016). A pesquisa revelou que o processo de estágio acontece de forma que as práticas de ensino/aprendizagem são desenvolvidas voltadas ao academicismo, não existindo entre os investigados conhecimento dos objetivos da formação integral. Dessa forma, elaboramos o guia informativo com propósito de contribuir na formação dos sujeitos envolvidos no processo de ECSO. Concluímos que esse estudo, proporcionou informações e conhecimentos do curso TAG, do estágio, da formação integral, e com isso, colaborando para maior integração com os locais que proporcionam esses estágios, reforçando e consolidando os propósitos dos IFs na EPT.

Palavras-chave: EPT; Estágio Curricular Obrigatório; Formação integral

Data da defesa: 11 de abril de 2025

Horário: 9h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Léo T6

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  • 26/03/25
  • 14h43

CONFIRMAÇÃO DE VAGAS DO PROFEPT – IFFAR

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – IFFar, observando o  Edital 01/2025 do Exame Nacional de Acesso (ENA), torna pública a relação das confirmações de vaga dos(as) candidatas(as) aprovados(as):

Aqui estão os dados formatados como planilha:

Nome

Reserva de Vaga

Situação

Vanessa Moletta Pazza

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Cristiane Ávila da Silva Bonatto

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Gláucia Carla Bruning Misievicz

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Jean Marco Vargas Lopes

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Werner Sonza Raymann

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Vera Conceição Machado Lopes

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1 - PPI

Indeferida

Giovani da Silva Costa

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Indeferida

Ana Maria Cezar Figueira

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Anelise Cecília Wiethan

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Ana Paula Nunes Milani

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Gerson Luís Adams Júnior

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Kerulen Rutiele Ribeiro Ruviaro

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Reginaldo Teixeira Alessi

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Sabrina Tascheto Tamiosso

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Brenda Balk de Almeida

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Rodrigo da Rosa Becker

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Roberto Leal Schneider

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Larissa Nunes Peixoto

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Lázaro Souza Santos

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Tuany Pohl

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Márcia Gabrielle Guimarães Lopes

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Itamar Ganchoroski Barcelos

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Os(as) candidatos(as) com as confirmações de vagas indeferidas, receberam mais informações e esclarecimentos via e-mail.

Os(as) candidatos(as) com vagas confirmadas receberão novas orientações sobre as próximas etapas do ingresso, conforme o cronograma enviado anteriormente.


Comissão Organizadora Local ENA ProfEPT

Portaria 268/2024

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  • 26/03/25
  • 09h48

Título da Dissertação: Práticas educativas transformadoras: promovendo a Educação Financeira em uma turma da EJA/EPT

Produto Educacional: Educação Financeira na EJA/EPT: orientações sobre Renda Extra, Planejamento Financeiro e Investimentos

Orientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A Educação Financeira é uma temática interdisciplinar que envolve consumo consciente, inclusão financeira, Matemática Financeira e desenvolvimento de habilidades práticas e comportamentais. Esses conhecimentos são especialmente úteis para estudantes da EJA/EPT, favorecendo mudanças positivas em suas vidas. Nesse contexto, esta pesquisa analisou a implementação de uma proposta de Educação Financeira em uma turma do curso Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio, na modalidade EJA/EPT do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), considerando que esse público, em geral, trabalha e é responsável por seu sustento. O estudo teve como objetivos compreender o perfil e as necessidades dos estudantes, implementar uma proposta pedagógica sobre o tema, verificar sua contribuição para trabalhadores-estudantes e elaborar uma cartilha educativa baseada nas vivências dos participantes. A pesquisa reforça que a gestão financeira pessoal está mais ligada ao comportamento e à organização do que apenas à escolaridade ou habilidades matemáticas, tornando essencial a abordagem educativa. Utilizando um estudo de caso qualitativo, aplicaram-se questionários e realizou-se uma Roda de Conversa. A observação participante permitiu identificar desafios enfrentados pelos estudantes, como endividamento, falta de planejamento e dificuldades na compreensão de conceitos econômicos básicos. A proposta pedagógica enfatizou o diálogo, a escuta ativa e a troca de experiências, resultando em um aprendizado significativo e aplicável à realidade dos participantes. Os resultados evidenciaram que a Educação Financeira é essencial na EPT, pois alinha o aprendizado técnico e profissional às realidades socioeconômicas dos estudantes. A maioria dos participantes tem responsabilidades familiares e busca melhores condições financeiras, o que reforça a importância do tema. Além dos aspectos matemáticos, destacou-se a influência de fatores psicológicos, sociais e emocionais na tomada de decisões financeiras. Como produto da pesquisa, foi elaborada uma cartilha educativa sobre Educação Financeira, servindo como recurso para ampliar o conhecimento e promover a autonomia financeira dos estudantes da EJA/EPT. Além disso, ressaltou-se a necessidade de incorporar a Educação Financeira de forma mais sistemática nos currículos da EPT, proporcionando um aprendizado contínuo e estruturado sobre finanças pessoais. Recomenda-se a criação de espaços de fala e escuta nos cursos da EPT, promovendo práticas educativas voltadas ao consumo consciente, planejamento financeiro e estratégias para evitar o endividamento. Também é fundamental considerar as particularidades socioeconômicas e culturais dos estudantes para que os temas abordados sejam relevantes e aplicáveis às suas realidades. A Educação Financeira desempenha um papel importante na formação cidadã, ampliando as oportunidades sociais e promovendo maior equilíbrio financeiro.

Palavras-chave: Educação Financeira; EJA/EPT; Prática Educativa

Data da defesa: 03 de abril 2025

Horário: 15h30min


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

COnvite Defesa Arioane T6

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  • 14/03/25
  • 14h06

Título do projeto: Tecnologias Digitais e formação docente: as práticas educativas e a inserção das tecnologias na sala de aula 

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno

Resumo: A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Jaguari. O avanço das tecnologias digitais tem impactado significativamente o campo educacional, exigindo que os docentes desenvolvam novas competências para integrar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas. A pesquisa busca analisar como os professores do curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis integrado ao Ensino Médio do IFFar – Campus Jaguari utilizam essas tecnologias no ensino e na aprendizagem. A pesquisa se justifica pelo impacto crescente da tecnologia na educação e pela necessidade de preparar os estudantes para um mundo do trabalho que exige domínio sobre ferramentas digitais. A formação docente, nesse contexto, torna-se essencial para garantir o uso eficaz das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem. No entanto, os professores enfrentam desafios como a falta de formação específica, a necessidade de planejamento pedagógico adequado e o suporte institucional. A fundamentação teórica abrange a história dos Institutos Federais, a educação profissional e tecnológica, e o modelo TPACK, que trata da interseção entre conhecimento pedagógico, tecnológico e de conteúdo. O estudo adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, empregando revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo a interpretação das percepções docentes sobre o uso das tecnologias no ensino. Como produto educacional, será desenvolvido um curso no âmbito do Programa Institucional de Desenvolvimento (PIDes), intitulado "Educação e Tecnologia: superando barreiras e ampliando horizontes", estruturado em módulos interativos. O curso proporcionará um espaço para a troca de experiências, reflexões e desenvolvimento de estratégias práticas para a integração eficaz das tecnologias no ensino. Espera-se que os resultados da pesquisa fortaleçam a formação continuada dos docentes e impulsionem a implementação de abordagens inovadoras que aprimorem o ensino na era digital.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo;  Formação Docente; Educação Profissional; Práticas Pedagógicas.

Data da qualificação: 28 de março de 2025

Horário: 10h30min


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Fernanda T7

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  • 14/03/25
  • 09h56

Título da Dissertação: PROTAGONISMO FEMININO NA DITADURA MILITAR DO BRASIL: uma análise sobre o assunto no currículo de história dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari

Produto Educacional: Protagonismo Feminino na Ditadura Militar do Brasil

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Cristina dos Santos Lovato

Resumo: Este estudo apresenta uma análise sobre o protagonismo feminino na ditadura militar do Brasil no currículo de história dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari. Especialmente, objetiva analisar a visibilidade oportunizada às mulheres em aulas de história sobre o assunto ditadura militar do Brasil nos cursos de Ensino Médio Integrado em Administração, Agricultura e Sistemas de Energia Renovável, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari. A fim de realizar a análise proposta, este trabalho possui como objetivos específicos: identificar quais personagens femininas possuem destaque no currículo de história desses cursos; comparar a importância ofertada à participação feminina com relação aos homens; indagar se o gênero interferiu na forma como vivenciaram a ditadura militar; realizar um levantamento de mulheres que se destacaram no período e que não foram contempladas no currículo; e elaborar uma página no Instagram que oportunize visibilidade às mulheres do período estudado. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, sustentada no método de Análise de Discurso Crítica de Fairclough (ADC) que analisa criticamente o discurso nos livros didáticos utilizados pelos alunos na disciplina de história. Desse modo, o estudo é focado em analisar a(s) posição(ões) sujeito atribuída(s) às mulheres nas abordagens sobre ditadura militar do Brasil. Os sujeitos desta pesquisa definem-se nas práticas discursivas presentes nos recortes discursivos gerados a partir dos documentos selecionados para o estudo. Entendemos que memória e história andam juntas, portanto, precisamos rememorar a ditadura militar para não dar espaço a disseminação de discursos negacionistas ou romantizados sobre o período. A ênfase em gênero pretende que as mulheres recebam a visibilidade histórica a qual tiveram negada. Entendendo que são assuntos indispensáveis para uma formação omnilateral dos sujeitos. Por fim, constatamos que apenas cinco mulheres foram citadas no capítulo que aborda o tema, são elas: Criméia Alice Schmidt de Almeida, Marlene de Souza Soares, Nara Leão, Elis Regina e Gal Costa. Evidenciamos que além de numericamente, os homens também ganharam maior destaque nas descrições, espaços, diversidade nos perfis, e tiveram seus feitos mais valorizados. Trouxemos histórias de militantes, mulheres pretas, indígenas, mães, esposas, imprensa e apoiadoras do regime. Afirmamos que o gênero interferiu na forma como as pessoas vivenciaram a ditadura militar, tanto na forma com que são descritas no livro didático, quanto nas suas experiências no período da ditadura. E, finalmente, elaboramos um produto educacional para ofertar visibilidade as mulheres, reconhecendo a contribuição delas na história. 

Palavras-chave: Mulheres; Ditadura Militar; Currículo; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 21 de março de 2025

Horário: 9h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa Thaís T6

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  • 13/03/25
  • 14h01

Título da Dissertação: ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO CURSO DE EDIFICAÇÕES: CURRÍCULO INTEGRADO EM ATIVIDADE NO LABORATÓRIO

Produto Educacional: Laboratório Virtual do Curso Técnico em Edificações (LABVEDI)

Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: No curso Técnico em Edificações, os estudantes são formados para atuar como profissionais autônomos, em empresas privadas ou no serviço público. Existe um histórico no Campus Panambi com o curso nas modalidades EJA-EPT e subsequente. A partir da criação do Técnico Integrado ao ensino médio e início das aulas no ano de 2024, surge uma necessidade de uma releitura dos modelos pedagógicos e do desenvolvimento do Currículo Integrado (CI) nesse espaço pedagógico que perpassa o laboratório de edificações. Não obstante, o direcionamento educacional apenas com o intuito de dar soluções técnicas para o mercado não contribui para uma vida digna para todos e todas na sociedade, muito menos, proporciona uma formação integral, que relacione trabalho, cultura, ciência e tecnologia, como é proposta pela Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, propomos um laboratório virtual, denominado Laboratório Virtual do Curso Técnico em Edificações (LABVEDI) como complemento das atividades práticas, com materiais que possibilitam estratégias baseadas na Equação Civilizatória – EC, (Bazzo, 2020). Nesse sentido, esse trabalho visa analisar as concepções docentes sobre o Currículo Integrado vinculadas a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) subjacentes nas atividades de laboratório do Curso de Edificações para potencializar o pensamento crítico. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes do Curso de Edificações do campus Panambi, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Rio Grande do Sul. A análise ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva. Dessa forma, a partir dos assuntos emergentes e do estudo do Currículo Integrado, construiu-se um produto educacional com a finalidade de provocar reflexões críticas dos discentes sobre os conhecimentos técnicos do curso para proporcionar uma formação integral e integrada propositiva de uma maior justiça social e dignidade humana. Esta pesquisa foi realizada no programa de pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT.

Palavras-chave: Currículo Integrado. CTS. Espaços Pedagógicos. EPT. Técnico em Edificações.

Data da defesa: 20 de março de 2025

Horário: 9h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Ígor T6

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  • 12/03/25
  • 09h21

 

Edital de Sorteio – Nº 02/2025

 

Edital de sorteio para seleção de servidores para atuar como fiscais na aplicação de prova do processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – Turma 2025 – edital 01/2024

Comunicado

Informamos que houve um equívoco e o Edital de Sorteio de Fiscais 02/2025 foi retificado e, as inscrições realizadas, no link anterior, foram desconsideradas.

Edital Retificado
Anexo I
Anexo II

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  • 28/01/25
  • 16h18
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