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Título do projeto: Biblioteca: Autonomia no hábito de pesquisa dos estudantes do IFFar - Campus Santa Rosa

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: A biblioteca, enquanto espaço pedagógico não formal, exerce papel significativo no apoio ao processo de ensino e aprendizagem nos Institutos Federais. No entanto, observou-se, nos últimos anos, uma diminuição no uso desse ambiente por parte dos estudantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Santa Rosa, o que motivou a formulação da presente investigação. Diante desse cenário, o estudo propõe-se a analisar de que forma os recursos disponibilizados pela biblioteca contribuem para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, especialmente no que diz respeito à formação do hábito de pesquisar. Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserindo-se na Linha 2 – Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos, e articulando-se ao Macroprojeto 6: categoria de pesquisa e desenvolvimento. Tem como objetivo geral analisar como os recursos da biblioteca contribuem para a autonomia no hábito de pesquisa dos estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, egressos de cursos técnicos integrados do IFFar – Campus Santa Rosa. O aporte teórico que fundamenta a investigação contempla autores como Pacheco (2015), Frigotto (2009) e Ramos (2008), ao abordarem a historicidade e a constituição dos Institutos Federais; bem como Marques (2001), Freire (2019) e Demo (2005), ao tratarem da importância do hábito de pesquisa e da construção da autonomia no processo educativo. A metodologia adotada é qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Como instrumento de dados será utilizada a entrevista semiestruturada, tendo como técnica de análise dos dados identificados a Análise Textual Discursiva (ATD), embasada nos estudos de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultado, espera-se não apenas compreender o papel da biblioteca na formação dos estudantes com trajetória acadêmica verticalizada, mas também desenvolver um produto educacional fundamentado nos dados emergidos das entrevistas, buscando valorizar a utilização dos recursos da biblioteca no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Institutos Federais; Biblioteca; Autonomia; Hábito de pesquisa.

Data da qualificação: 09 de maio de 2025

Horário: 09h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Evandro T7

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  • 25/04/25
  • 15h35

Na tarde do dia 24 de maio, os mestrandos do ProfEPT IFFAR participaram de uma pequena visita técnica junto ao setor de Produção do Campus Jaguari, buscando conhecer a diversidade de setores que compõe as unidades do IFFAR e reconhecer a importância destes espaços formativos junto ao processo de formação integral dos estudantes.

A visita foi organizada e conduzida pela equipe da DEPEP do Campus Jaguari, coordenada pela Professora Dr. Tatiana Rodrigues. Ao logo das visitações foram exploradas temáticas relacionadas as questões formativas, sociais, culturais, econômicas e sociais pertencentes as instituições e ao público da Educação Profissional e Tecnológica.

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  • 25/04/25
  • 08h02

O IFFar – Campus Jaguari deu início ao ano letivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) com uma programação especial de recepção à 8ª turma do curso. As atividades, realizadas nos dias 10 e 11 de abril, contaram com a presença de autoridades institucionais, docentes, coordenação e dos novos mestrandos, reforçando o compromisso da instituição com a formação crítica e integral dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

iffar acolhimento ProfEPT 22042025
Nova turma do Mestrado ProfEPT durante atividade de acolhimento no IFFar – Campus Jaguari. Foto: Divulgação

A recepção oficial aconteceu na tarde do dia 10 de abril e reuniu membros da Direção-Geral, das direções sistêmicas do campus, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, além da coordenação do curso e dos docentes das linhas de pesquisa. Em um ambiente acolhedor, os novos mestrandos puderam conhecer a estrutura do curso, os grupos de pesquisa, os docentes e os espaços do campus. A noite contou com a aula inaugural, ministrada pela professora Mariglei Severo Maraschin, docente do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, vinculado à UFSM, que abordou o tema “Educação Profissional e Tecnológica e os desafios do pesquisador”.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, o ProfEPT tem como missão formar, em nível de pós-graduação, profissionais da EPT que atuem em espaços formais e não formais, com foco no trabalho como princípio educativo. “Esse programa fomenta a formação de trabalhadores em EPT que formam outros trabalhadores, buscando um mundo do trabalho mais justo, coerente e próspero para a coletividade”, afirmou. A coordenadora destaca ainda que, ao longo das oito turmas do curso, mais de 110 dissertações e produtos educacionais foram desenvolvidos a partir de demandas locais e regionais, impactando positivamente os territórios de atuação dos mestrandos.

Vanessa também ressalta os diferenciais do programa: “O ProfEPT é um programa em rede, com atuação conjunta de 40 instituições federais, o que garante um suporte colaborativo na organização curricular e nas práticas pedagógicas. Além disso, o curso promove um espaço dialógico e reflexivo, pautado na formação integral dos sujeitos”, explica.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professora Thirssa Helena Grando, enfatiza a relevância institucional do programa. “O ProfEPT representa um avanço significativo para o IFFar, pois promove a qualificação dos servidores e contribui diretamente para os indicadores institucionais, como o Índice Geral de Cursos (IGC), além de apresentar excelente taxa de conclusão e baixíssima evasão”, afirma.

A programação de acolhimento seguiu no dia 11, com a apresentação das linhas de pesquisa e dos grupos de pesquisa, visita ao campus e confraternização entre os participantes. A programação de acolhimento seguiu no dia 11, com a apresentação das linhas de pesquisa e dos grupos de pesquisa, visita ao campus e confraternização entre os participantes. A recepção aos novos discentes do ProfEPT terá continuidade nos dias 24 de abril e 8 de maio, com novas atividades voltadas à integração e ao fortalecimento do vínculo acadêmico.

Confira a programação completa do acolhimento no anexo.

Fonte: Secom

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  • 23/04/25
  • 14h26

Título do projeto: TRABALHO PEDAGÓGICO NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA EVASÃO E PERMANÊNCIA

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: Este estudo visa analisar as concepções de trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Iffar, campus Alegrete para entender as possíveis implicações na evasão ou permanência dos estudantes. A pesquisa está vinculada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, no Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Apresenta como questão de pesquisa: Quais concepções docentes de trabalho pedagógico interferem na evasão ou permanência no Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - campus Alegrete? Assim, o objetivo geral é analisar como as concepções dos docentes sobre o trabalho pedagógico, desenvolvido no Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - campus Alegrete,  interferem na evasão ou permanência dos discentes do curso. Trata-se de pesquisa orientada pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório. Quanto aos procedimentos metodológicos, serão adotados a pesquisa bibliográfica e a análise documental e pesquisa de campo. Para obtenção dos dados realizaremos entrevistas com professores da Licenciatura em Matemática. Para análise dos dados a Análise Textual Discursiva. Como resultados esperamos desencadear um processo reflexivo que possibilite qualificar a formação de professores e, por conseguinte, estanque a evasão do curso.

Palavras-chave: Evasão e Permanência; Trabalho Pedagógico; Licenciatura;

Data da qualificação: 08 de maio de 2025

Horário: 14h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

convite QUalificação Mariele T7

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  • 23/04/25
  • 14h19

O IFFar – Campus Jaguari deu início ao ano letivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) com uma programação especial de recepção à 8ª turma do curso. As atividades, realizadas nos dias 10 e 11 de abril, contaram com a presença de autoridades institucionais, docentes, coordenação e dos novos mestrandos, reforçando o compromisso da instituição com a formação crítica e integral dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

iffar acolhimento ProfEPT 22042025
Nova turma do Mestrado ProfEPT durante atividade de acolhimento no IFFar – Campus Jaguari. Foto: Divulgação

A recepção oficial aconteceu na tarde do dia 10 de abril e reuniu membros da Direção-Geral, das direções sistêmicas do campus, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, além da coordenação do curso e dos docentes das linhas de pesquisa. Em um ambiente acolhedor, os novos mestrandos puderam conhecer a estrutura do curso, os grupos de pesquisa, os docentes e os espaços do campus. A noite contou com a aula inaugural, ministrada pela professora Mariglei Severo Maraschin, docente do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, vinculado à UFSM, que abordou o tema “Educação Profissional e Tecnológica e os desafios do pesquisador”.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, o ProfEPT tem como missão formar, em nível de pós-graduação, profissionais da EPT que atuem em espaços formais e não formais, com foco no trabalho como princípio educativo. “Esse programa fomenta a formação de trabalhadores em EPT que formam outros trabalhadores, buscando um mundo do trabalho mais justo, coerente e próspero para a coletividade”, afirmou. A coordenadora destaca ainda que, ao longo das oito turmas do curso, mais de 110 dissertações e produtos educacionais foram desenvolvidos a partir de demandas locais e regionais, impactando positivamente os territórios de atuação dos mestrandos.

Vanessa também ressalta os diferenciais do programa: “O ProfEPT é um programa em rede, com atuação conjunta de 40 instituições federais, o que garante um suporte colaborativo na organização curricular e nas práticas pedagógicas. Além disso, o curso promove um espaço dialógico e reflexivo, pautado na formação integral dos sujeitos”, explica.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professora Thirssa Helena Grando, enfatiza a relevância institucional do programa. “O ProfEPT representa um avanço significativo para o IFFar, pois promove a qualificação dos servidores e contribui diretamente para os indicadores institucionais, como o Índice Geral de Cursos (IGC), além de apresentar excelente taxa de conclusão e baixíssima evasão”, afirma.

A programação de acolhimento seguiu no dia 11, com a apresentação das linhas de pesquisa e dos grupos de pesquisa, visita ao campus e confraternização entre os participantes. A programação de acolhimento seguiu no dia 11, com a apresentação das linhas de pesquisa e dos grupos de pesquisa, visita ao campus e confraternização entre os participantes. A recepção aos novos discentes do ProfEPT terá continuidade nos dias 24 de abril e 8 de maio, com novas atividades voltadas à integração e ao fortalecimento do vínculo acadêmico.

Confira a programação completa do acolhimento no anexo.

Secom

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  • 22/04/25
  • 10h57

Título da Dissertação: O SETOR DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO ÀS APRENDIZAGENS NA EPT

Produto Educacional: APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO E O SETOR DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Jane Teresinha Donini Rodrigues

Resumo: O Setor de Assessoria Pedagógica está presente nos campi do Instituto Federal Farroupilha, com atribuições diretamente relacionadas aos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem. É nesse contexto que a presente pesquisa se insere, tendo como objetivo compreender e analisar as práticas de mediação às aprendizagens desenvolvidas pelos Setores de Assessoria Pedagógica do IF Farroupilha, junto aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, a investigação compreende a elaboração do referencial teórico, a realização de entrevistas com Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) atuantes no SAP e a análise dos dados coletados. O processo de coleta e de análise das informações foi orientado pelos procedimentos metodológicos trabalhados por Szymanski (2018). Este estudo aborda conceitos que envolvem os processos de mediação e desenvolvimento cognitivo a partir da teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Como elemento essencial do mestrado profissional, foi elaborado o produto educacional textual denominado artigo, considerando os resultados da pesquisa e a importância do compartilhamento de saberes e práticas educativas na EPT. Os resultados demonstraram que o SAP executa práticas diversas que englobam a mediação, o assessoramento e acompanhamento ao trabalho docente, discente, à gestão e às famílias, voltadas a assegurar o desenvolvimento das políticas institucionais, contribuindo para as aprendizagens dos estudantes dos cursos técnicos integrados. Ainda que não expressas diretamente, essas práticas revelam proximidades com a teoria de Vygotsky, com pressupostos teóricos que embasam a criação dos Institutos Federais e com a proposta pedagógica do IFFar. No entanto, a pesquisa também aponta desafios significativos para otimizar suas funções e priorizar o desenvolvimento educacional dos estudantes, demandando a transição para uma forma menos atrelada ao burocrático, ampliação da parceria com as gestões, docentes e demais profissionais, atuação na formação continuada e fortalecimento da identidade pedagógica do setor. Esta pesquisa está vinculada a linha 1 -Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica,  Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT.

Palavras-chave: Assessoria Pedagógica; Mediação; Práticas Educativas; Ensino Médio Integrado.

Data da defesa: 08 de maio de 2025

Horário: 14h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Convite Defesa Lisangela T6

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  • 17/04/25
  • 10h00

Título do projeto: A ATUAÇÃO DOS SERVIDORES AGENTES DE CONTRATAÇÃO DO IFFAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): O AUTORRECONHECIMENTO DA SUA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos 

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dr. Renato Xavier Coutinho

Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica  (ProfEPT) na Linha de Pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”, articulado ao macroprojeto “Organização de espaços pedagógicos na EPT”. O projeto tem como objetivo geral analisar se os servidores agentes de contratação do IFFar se consideram parte da formação integral dos estudantes. A pesquisa busca identificar se os agentes de contratação do IFFar conhecem os conceitos básicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como elementos componentes da cultura organizacional; avaliar se os agentes de contratação do IFFar consideram suas atividades essenciais na construção de uma educação de qualidade e se sentem motivados, valorizados e capacitados para a função; investigar se os conceitos básicos da EPT são percebidos e compreendidos pelos agentes de contratação do IFFar e verificar se os agentes de contratação do IFFar se consideram parte do processo educacional da instituição. A proposta de investigação será uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, os dados serão coletados através de questionário semiestruturado, prosseguindo com uma roda de conversa.  A análise desses dados será realizada sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Os agentes de contratação do IFFar realizam atividades totalmente administrativas, sem contato com os estudantes em sua execução. Assim, pretende-se, a partir dos resultados obtidos, entender se há e como está o autorreconhecimento dos agentes de contratação como parte da formação integral do estudante

Palavras-chave: Agentes de Contratação; Licitações; Educação Profissional e Tecnológica; Formação Integral; Instituto Federal Farroupilha.

Data da qualificação: 08 de maio de 2025

Horário: 9h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Julien T7

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  • 16/04/25
  • 15h48

Título da Dissertação: O Papel da Biblioteca na Construção do Pensamento Crítico sob a Perspectiva Docente: Um Estudo de Caso

Produto Educacional: Desenvolvendo o Pensamento Crítico com Atividades de Pesquisa na Escola

Orientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dr. Algacir José Rigon

Resumo: Esta pesquisa, realizada no âmbito do ProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, na linha de pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado, tem como objetivo geral investigar o papel da biblioteca na construção do pensamento crítico de estudantes do ensino médio integrado, sob a perspectiva docente e como objetivos específicos investigar as intervenções pedagógicas docentes na promoção do pensamento crítico, compreender as concepções docentes sobre a utilização da biblioteca como recurso educacional e desenvolver um e-book como material de apoio docente, com orientações de condução de atividades de pesquisa escolar voltadas ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. O pensamento crítico pode ser entendido como a capacidade de analisar, avaliar e sintetizar informações de maneira reflexiva e fundamentada, promovendo tomadas de decisão bem embasadas. O trabalho foi conduzido em uma escola de educação profissional localizada em um município da região da Campanha, no estado do Rio Grande do Sul, que oferece o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando como amostra um grupo de docentes dessa instituição. O instrumento de construção dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a análise dos dados seguiu os princípios da análise textual discursiva. Como produto educacional, foi desenvolvido um e-book de orientação de atividades de pesquisa escolar voltadas ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Os resultados revelaram que, embora os docentes reconheçam o valor da biblioteca no desenvolvimento do pensamento crítico, seu uso ainda é limitado, geralmente restrito a simples consulta de materiais. Essa limitação também se deve à infraestrutura insuficiente da biblioteca da escola pesquisada, que dificulta seu uso pleno para atividades de reflexão crítica e de competência informacional. No entanto, os professores demonstraram interesse em explorar mais suas potencialidades. O e-book foi bem avaliado como sendo um recurso capaz de apoiar atividades pedagógicas mais eficientes na promoção do pensamento crítico. 

Palavras-chave: Biblioteca; Competência Informacional; Docentes; Educação Profissional e Tecnológica; Pensamento Crítico

Data da defesa: 24 de abril de 2025

Horário: 14h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Paulo T6

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  • 09/04/25
  • 08h51

Título da Dissertação: ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA: OLHARES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, CAMPUS SÃO BORJA

Produto Educacional: ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA: OLHARES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, CAMPUS SÃO BORJA

Orientador(a): Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dr. Diogo Franco Rios

Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Profissional (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Jaguari, inserida na Linha de Pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica", vinculada ao Macroprojeto 4: "História e Memória no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica". O objetivo foi investigar as memórias e os desafios enfrentados pelos primeiros servidores que atuaram na implementação do Campus São Borja do IFFar, entre os anos de 2010 e 2011. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de caso, cujos desdobramentos incluem reflexões sobre a evidência oral disponibilizada por meio das entrevistas realizadas, bem como análise documental e bibliográfica. Os entrevistados expuseram seus pontos de vista sobre aspectos inerentes à dinâmica de implementação do campus, permitindo identificar um sentimento de pertencimento e a importância das ações coletivas na superação dos obstáculos. Também foram destacados sentimentos de orgulho, superação e vínculos afetivos, além da aprendizagem proporcionada por situações de improviso. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa no jornal de maior circulação da cidade, em arquivos públicos e particulares, além de uma análise da legislação necessária para a execução do projeto, evidenciando a interação entre os Poderes Legislativo e Executivo para a efetivação da instalação do campus. Como produto educacional, foi elaborado um video na forma de documentário composto por documentos, registros da história oral, notícias e outros vestígios históricos desse período, o qual será aplicado e avaliado pela comunidade escolar do IFFar – Campus São Borja.

Palavras-chave: Palavras-chave:  memória; institutos federais; história oral.

Data da defesa: 24 de abril de 2025

Horário: 9h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Marcelo T6

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  • 08/04/25
  • 15h39

Título da Dissertação: O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Produto Educacional: O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dr. Marcelo Fischborn, Dra. Ana Sara Castaman

Resumo: A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa 1 – Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, articulada com o macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. O objetivo geral foi analisar a percepção dos profissionais de engenharia do IFFar em relação ao seu trabalho no contexto da EPT e contribuir para potencializar possíveis conexões entre o trabalho desses profissionais e o processo educativo nesta modalidade de ensino. Os objetivos específicos foram: a) Analisar os entendimentos dos profissionais de engenharia sobre a sua atuação profissional no IFFar; b) Construir compreensões sobre os aspectos que evidenciam os conhecimentos dos profissionais de engenharia no contexto da EPT; c) Elaborar uma devolutiva aos participantes da pesquisa para que sirva de instrumento de compreensão sobre a sua atuação profissional no contexto da EPT; d) Analisar as impressões dos participantes sobre a devolutiva, melhorando-a e tornando-a um instrumento de consulta futura que sirva de entendimento sobre o papel de seu trabalho no âmbito do IFFar. Estes dois últimos objetivos dizem respeito ao produto educacional, o qual será apresentado em formato de vídeo buscando uma reflexão sobre o trabalho do profissional de engenharia na instituição. Quanto à metodologia, a abordagem é qualitativa e o procedimento é estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os profissionais de engenharia do IFFar, sendo 10 o número total de participantes. A análise dos dados se deu através da análise textual discursiva (ATD). A análise e discussão dos dados revelou que, dos dois aspectos de estranhamento no trabalho definidos por Marx (2004), em um deles, dentro do trabalho, não se observou o estranhamento, o que não ocorreu no segundo aspecto, no produto do trabalho.

Palavras-chave: Técnicos administrativos em educação; estranhamento; profissionais de engenharia.

Data da defesa: 23 de abril de 2025

Horário: 14h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Cedenir T6

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  • 04/04/25
  • 15h46
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