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Título do projeto: Diversidade sexual e de gênero nos cursos integrados da EPT: abordagens e práticas educativas

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dr. Gustavo de Oliveira Duarte

Resumo: Este estudo se aproxima das temáticas gênero e diversidade, suas abordagens e desafios, levando a refletir sobre as singularidades que permeiam o contexto da vivência dos alunos dos cursos integrados da EPT e suas implicações na sociedade. Pretende-se responder ao questionamento: “Como as questões de gênero e diversidade estão sendo abordadas nos cursos integrados do IFFarroupilha?” Visando como objetivo geral analisar de que modo as questões de gênero e diversidade estão sendo abordadas nos cursos integrados da EPT. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivos específicos: mapear a produção científica sobre gênero e currículo integrado na EPT; compreender como e se têm sido abordadas as questões de gênero e diversidade nos cursos integrados do IFFarroupilha; conhecer as representações estudantis dos cursos  integrados sobre gênero e diversidade na EPT; Elaborar uma ferramenta de apoio a partir dos interesses e as necessidades apontadas pelos próprios estudantes da EPT, de forma que esse instrumento venha a ser utilizado para embasamento de ações educativas. Trabalharemos sobre os pressupostos de uma metodologia de cunho qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos dados (BARDIN, 2011) será realizada através da análise de conteúdo. Assim, pretende-se refletir sobre as questões de gênero e diversidade, possibilitando ampliar as reflexões acerca da ligação de fatores que se entrelaçam na constituição do respeito das diversidades de gênero.

Palavras-chave: Gênero. Diversidade. Currículo Integrado.

Data da qualificação: 24 de abril de 2024

Horário: 14h


Local: Auditório, Reitoria - IFFar

 

Convite Qualificação Lilian T5

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  • 17/04/24
  • 10h51

Título da Dissertação: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL - UM ESTUDO DE CASO

Produto Educacional: Instituto Federal Farroupilha e o Ensino Médio Integrado

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744375

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Carla Beatriz Spohr

Resumo: O presente estudo está vinculado à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Jaguari. O objetivo geral foi investigar as potencialidades e desafios do Ensino Médio Integrado (EMI) para Formação Integral dos estudantes do curso de Informática do IFFar campus Avançado Uruguaiana. Para tal, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como procedimentos de coleta de dados um questionário destinado aos estudantes do 3° ano do curso de Informática do campus. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2006) e revelaram desafios e potencialidades do EMI para a Formação Integral a partir de seis principais pontos: como desafios a) Romper com a concepção de profissionalização, b) A integração dos conteúdos gerais e específicos, e c) O trabalho enquanto princípio educativo; e como potencialidades a) A Prática Profissional Integrada, b) A disciplina de sociologia, e c) Os Projetos de Ensino, pesquisa e extensão e Atividades Extracurriculares. A culminância deste estudo resultou no vídeo “O Instituto Federal Farroupilha e o Ensino Médio Integrado”, um produto educacional que caminha para a defesa da proposta de formação integral e integrada, fortalecendo a educação pública e de qualidade desenvolvida pelos Institutos Federais.

Palavras-chave: Formação Integral; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 30 de abril de 2024

Horário: 08h30


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Vanessa T5

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  • 15/04/24
  • 09h38

ComunicadoProfept

Como é do conhecimento de todos (as), o SINASEFE, a partir de sessão sindical com TAEs e Docentes do IFFar, deliberou pela greve a partir do dia 03 de abril de 2024 por tempo indeterminado.

No dia 08 de abril de 2024, a Comissão Acadêmica Local do ProfEPT esteve reunida para deliberar sobre o posicionamento do programa diante do contexto que envolve a greve.  Neste sentido, foram deliberadas as seguintes decisões:

1. A Comissão Acadêmica Local, formada pelos docentes do programa, apoia a greve dos servidores técnico administrativos e docentes do IFFar por entender que o movimento é justo e as causas pelas quais estão em luta são necessárias. Neste sentido, serão respeitadas  as decisões e  opção pela greve daqueles docentes que assim entenderem, considerando que a greve é um direito do trabalhador em qualquer espaço de atuação profissional. No entanto, mesmo em greve nos campus, possuímos atividades essenciais no programa que, de acordo com os docentes, serão realizadas.  

2. Considerando ser um programa stricto sensu, regulamentado pelas normas da CAPES, com prazos a serem cumpridos em termos de calendário, especialmente no que se refere à qualificação e às defesas de dissertação, foi deliberado que serão mantidas as atividades essenciais para que os estudantes não sejam prejudicados e o programa possa ser bem avaliado, considerando a quadrienal que se aproxima.

3. Foram consideradas atividades essenciais neste momento as seguintes:

  • Seguimento da disciplina de Bases Conceituais para a EPT, que iniciou no dia 04 de abril para a turma ingressante em 2024.
  • Manutenção das bancas já agendadas e aberturas dos processos de qualificação dos estudantes ingressantes na turma 2023.
  • Manutenção das bancas já agendadas e aberturas de processos de defesa de dissertação e produtos educacionais dos estudantes ingressantes na turma 2022(cujo prazo para defesa é 30 de abril de 2024);
  • Manutenção da oferta das disciplinas eletivas cuja oferta abrange não apenas estudantes locais, mas em todo o Brasil, para todas as IAs.

 

4. A manutenção das orientações, ficará a cargo de  orientadores(as) e mestrandos(as), e dependerão de acordo estabelecido entre os mesmos, mantendo-se  entendimento de que os estudantes não sejam prejudicados e possam cumprir com a finalização dos seus processos de qualificação e defesa de dissertação e produto educacional.

5. A Comissão Acadêmica Local permanece em diálogo constante e entende que o cenário local pode se modificar na medida em que as negociações advindas a partir do SINASEFE e do comando de greve forem  evoluindo.



Comissão Acadêmica Local do ProfEPT – IFFar

Jaguari, 10 de abril de 2024

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  • 10/04/24
  • 10h22

Título do projeto: CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE AGRICULTURA DO IFFAR CAMPUS JAGUARI / RS

Orientador: Dra. Laila Azize Souto Ahmad

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Gabriel dos Santos Kehler

Resumo: O presente projeto de pesquisa  está vinculado a linha de pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado Profissional em Educacão Profissional e Tecnológica - PROFEPT, articulando-se  ao macroprojeto “Organizações dos Espaços Pedagógicos da EPT” e ao Grupo de Pesquisa Currículo, Gestão democrática e Políticas Educacionais para EPT – GECPOL. Esse projeto tem como objetivo geral analisar as concepções do currículo integrado nos documentos legais da EPT, PPC e no contexto da  prática docente no Curso Técnico Integrado de Agricultura no Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. Especificamente, objetiva-se: a) investigar as políticas de  EPT que tratam do currículo integrado, buscando visualizar seus impactos no documento legal do Curso- o PPC do curso Técnico Integrado de Agricultura; b) analisar as micro e macro relações entre a legislação do currículo integrado e seu desenvolvimento nas práticas docentes; c) compreender como essas políticas e o PPC influenciam/impactam o contexto da prática docente em relação ao currículo integrado no curso de Técnico Integrado de Agricultura; d) elaborar um guia de orientação como produto educacional. A metodologia tem como abordagem qualitativa, e o método de Estudo de um caso. Os intrumentos para a produção de dados serão os documentos legais que tratam do currículo integrado, especificamente o Decreto nº 5.154/2004; a Resolução CONSUP nº 28/2019; e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari/Rs. Para produção de dados no contexto da prática utilizar-se-á entrevistas semiestruturadas com os professores do Ensino Médio Integrado em Agricultura, da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e os professores da área técnica que essas disciplinas se integram,  tendo como lócus da pesquisa o Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. A Análise de dados ocorrerá a partir de dois tipos: Análise documental nos documentos legais (Decreto nº 5.154/2004, Resolução CONSUP nº 28/2019 e PPC do Curso), buscando compreender o contexto de influência e produção de texto. Já no contexto da prática será utilizada a Análise de conteúdo (Bardin, 2016) através das entrevistas semiestruturadas. Considera-se até o momento que os documentos legais da EPT analisados ora orientam para a possibilidade da integração, trazendo elementos constituintes para uma formação humana, ora para a continuidade do dualismo histórico entre Educação Básica e Educação Profissional, visualizados através dos estudos dos contextos de influência e produção de texto da abordagem do ciclo de políticas. 

Palavras-chave: Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Abordagem do Ciclo de Políticas.

Data da qualificação: 26 de abril de 2024

Horário: 13h 30min

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Arieli T6

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  • 10/04/24
  • 09h41

Título da Dissertação: ABELHAS SEM FERRÃO DO RIO GRANDE DO SUL: ASPECTOS TÉCNICOS E IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E AMBIENTAL

Produto Educacional: Curso “Abelhas sem Ferrão no Rio Grande do Sul: Aspectos Técnicos e Importância Econômica e Ambiental”

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Renata Gomes de Abreu Freitas

Resumo: A atividade conhecida como meliponicultura tem em sua essência a utilização de Abelhas Nativas sem Ferrão (ASFs) para produção do mel e outros produtos, e está entre alternativas de incremento de renda e alimentação de pequenos produtores rurais, além de melhorar a polinização das plantas, processo indispensável para agricultura, potencializar a manutenção das espécies nativas e despertar a consciência ambiental da população. Partindo da ideia de que os temas ambientais devem fazer parte de forma mais concreta da formação na EBPT, com a necessidade de integrar os saberes ambientais presentes nas comunidades, a presente pesquisa objetivou analisar o conhecimento de estudantes e agricultores sobre as espécies de Abelhas Nativas sem Ferrão (ASFs) e articular os mesmos com o itinerário formativo do Técnico Integrado em Agropecuária, considerando os aspectos biológicos, econômicos, culturais, sociais e ambientais. Os dados para a presente pesquisa foram construídos por uma pesquisa bibliográfica, pela análise do itinerário formativo do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto, e uma entrevista semiestruturada direcionada aos estudantes do curso e agricultores criadores de ASFs, as quais serviram para compor a materialidade analítica. As entrevistas foram analisadas por meio da ATD (Análise Textual Descritiva). originando categorias de análise. Os resultados desse diálogo apontaram fragilidades na abordagem da temática no percurso formativo dos estudantes, pouco conhecimento deles em relação as ASFs. As informações auxiliaram na elaboração de material formativo direcionada para estudantes, docentes e agricultores, objetivando a ampliação do conhecimento dessas espécies, aliado a preservação ambiental.

Palavras-chave: Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASFs); Formação Profissional; Práticas Educativas Sustentáveis; Saberes Ambientais.

Data da defesa: 25 de abril de 2024

Horário: 10h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Evandro T4

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  • 08/04/24
  • 11h39

Título do projeto: MEMÓRIAS E SABERES: ENTENDIMENTOS AGROECOLÓGICOS DOS ALUNOS DO EIXO DE RECURSOS NATURAIS DO IFFAR SÃO VICENTE DO SUL E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani



Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dr. Celso Silva Gonçalves

Resumo: A agroecologia é uma ciência que vai muito além da simples produção de alimentos, podendo ser concebida como uma concepção de vida, a qual abrange aspectos produtivos, sociais e humanos, estando correlacionada com a formação integral que os Institutos Federais de Educação (IFEs) preconizam. Sob essa ótica, e indo de encontro ao atual modelo agrário produtivo, que está pautado apenas na geração e acumulação de renda, é que se desenvolve essa pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação profissional e Tecnológica (PROFEPT), pois entende-se que o agronegócio além de ser altamente danoso ao meio ambiente também gera exclusão e exploração de grande parte dos indivíduos envolvidos, enquanto a agroecologia, pelo contrário, busca respeitar os recursos naturais bem como valorizar a pessoa que está no campo. Centrada na linha de pesquisas Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, este projeto tem cunho qualitativo e está desenhado em forma de pesquisa-ação, com objetivo geral de investigar as memórias relacionadas a agroecologia dos alunos dos Cursos do Eixo de Recursos Naturais do Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul, analisando como se relacionam com os propósitos da EPT e como objetivos específicos: Desenvolver, aplicar e avaliar o Produto Educacional em forma de horta agroecológica, junto a alunos dos Cursos do Eixo de Recursos Naturais; Registrar as memórias e entendimentos expressos pelos alunos ao longo do trabalho na horta com princípios agroecológicos; Aplicar registro de História Oral dos alunos em relação a Agroecologia, estabelecendo relações com os propósitos da EPT e as questões neoliberais. O público-alvo constitui-se por alunos maiores de 18 anos, filhos de pequenos agricultores/as, devidamente matriculados em um dos cursos do Eixo de Recursos Naturais do IFFAR- SVS. Para o tratamento dos dados será utilizado a metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Como resultado parcial, apresenta-se o estado do conhecimento elaborado a partir de pesquisa bibliográfica desenvolvida junto ao Banco de Teses e Dissertações da Capes, o qual aponta uma lacuna de pesquisas acadêmicas em relação a temática de memórias agroecológicas na EPT.

Palavras-chave: Agroecologia; Memórias; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da qualificação: 24 de abril de 2024

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

 

Convite Qualificação João T6

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  • 08/04/24
  • 09h58

Título do projeto: A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno

Banca: Dr. Marcelo Fischborn, Dra. Ana Sara Castaman

Resumo: Entender o contexto da Educação Profissional e Tecnológica no ambiente de trabalho dos profissionais que nela atuam é importante para que estes profissionais possam se integrar e melhor contribuir para o processo educativo, e assim, ter melhores condições de atingir as finalidades da instituição em que atuam. É por isso que esta proposta de pesquisa pretende enfatizar a importância de pesquisar a percepção dos Técnicos Administrativos em Educação, mais precisamente, os profissionais de engenharia do Instituto Federal Farroupilha, sobre sua atuação profissional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.
Muitos trabalhos já abordaram a temática de como os técnicos administrativos percebem seu trabalho e como este contribui com os objetivos da instituição. Este trabalho analisa a perspectiva de um grupo de técnicos bem específico, os profissionais de engenharia, o que até o momento não se observou. Isso se mostra compatível com o mestrado profissional que tem o objetivo de trazer melhorias no ambiente de trabalho, ou seja, da instituição, por isso a análise procura relacionar a atuação profissional com a educação profissional e tecnológica.
Este trabalho também pretende analisar de que forma os participantes da pesquisa contribuem para o ensino, já que o entendimento dentro da educação profissional e tecnológica em nossa instituição, entende que toda a comunidade acadêmica, professores, técnicos, funcionários, são profissionais de educação e, de alguma forma, contribuem para o processo educativo.
Ao analisar a perspectiva destes profissionais, se pretende elaborar uma devolutiva para que sirva de instrumento de compreensão sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Esta devolutiva se caracterizará como mídia digital em formato de vídeo, para que possa ser consultada futuramente e que seja de fácil acesso, como em plataformas de compartilhamento de vídeos.

Palavras-chave: Técnicos administrativos em educação; Estranhamento; Profissionais de engenharia.

Data da qualificação: 18 de abril de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Convite Qualificação Cedenir T6

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  • 05/04/24
  • 10h00

No dia 21 de março de 2024 a Comissão Acadêmica Local do Profept - Instituto Federal Farroupilha esteve reunida com o objetivo de discutir sobre demandas e necessidades do programa e também planejar atividades referentes ao ano de 2024.
Assim, o dia foi organizado em dois momentos, sendo que no primeiro momento, no turno da manhã, os docentes participaram de uma mesa redonda intitulada “Caminhos e possibilidades para a internacionalização da pesquisa e da pós graduação no ProfEPT - IFFar”. Esta atividade contou com a participação e contribuições das seguintes pessoas Dra. Cristine Roberta Piassetta Xavier, Docente do ProfEPT e membro do GT nacional sobre internacionalização do ProfEPT, do polo do IFPR. Também da Dra. Pollyana dos Santos, Coordenadora Geral do ProfEPT, do polo do IFES. Finalmente da Mestre e Doutoranda Fernanda Lopes Silva Ziegler, representante do IFFar, reitoria. As palestrantes apresentaram conceitos e possiilidades para a realização da internacionalização no ProfEPT do IFFar provocando reflexões e a perspectiva de tomada de atitudes no contexto do programa sobre esta temática importante para a consolidação do programa.
No segundo momento, no turno da tarde, do mesmo dia os docentes do programa estiveram reunidos com o objetivo de planejar as ações para o programa para o ano de 2024, considerando que o programa deverá passar por uma nova avaliação quadrienal e também o planejamento para recepção a nova turma que ingressa no ano de 2024.
A seguir alguns registros fotográficos da atividade realizada.

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  • 01/04/24
  • 16h07

E essa semana a aula inaugural nacional do ProfEPT para a turma ingressante em 2024. Não percam!
PROGRAMAÇÃO:
ABERTURA - 14h30 (horário de Brasília)
PALESTRA: Educação e juventude(s) no contexto das mudanças no mundo do trabalho e das reformas educacionais – Prof.ª Dr.ª Mônica Ribeiro da Silva (UFPR)
Assista pelo Canal do Cefor no YouTube: https://www.youtube.com/@IfesCefor

 

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  • 01/04/24
  • 15h42

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) tem a satisfação de anunciar o resultado do Processo Seletivo para a Turma 2024, conforme edital publicado em 15 de março de 2024.

Após um criterioso processo de seleção, que envolveu análise curricular e prova escrita, é com grande alegria que informamos os nomes dos candidatos aprovados para ingresso no curso. A lista completa pode ser consultada no link do edital: Resultado do Processo Seletivo.

É importante ressaltar que todos os candidatos selecionados foram contatados via e-mail, utilizando as informações fornecidas durante o processo de inscrição, para confirmação de sua vaga, e neste contato foram encaminhadas orientações para confirmação e realização da matricula.

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  • 18/03/24
  • 14h29
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