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A recepção dos(as) novos(as) discentes e a abertura do ano letivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Polo do IFFar acontecerá nos dias 08 e 09 de abril de 2021, conforme a programação a seguir:

 

PROGRAMAÇÃO PARA RECEPÇÃO AOS ESTUDANTES  DA TURMA 4 DO PROFEPT: PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021.

 

Dia 

Turno/horário

Atividade

Responsáveis

08/04

Tarde 

13h às 14h15min

Recepção com apresentação dos estudantes e docentes

Corpo docente do ProfEPT IFFar

Tarde 

14h30min às 17h

Aula inaugural do ProfEPT

Palestra: Prof. Dra.  Acácia Kuenzer

Título: A reforma trabalhista e seus impactos na precarização do trabalho em geral, bem como do trabalho docente.

Link para acesso: https://www.youtube.com/channel/UCt1DN_d0P-x1UR2PAwkQbvA

Coordenação Nacional do ProfEPT

Noite 

18h30min em diante

Aula disciplina: Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica

Docentes responsáveis pela disciplina

09/04

Manhã

08h15min às 11h30min

Apresentação do Curso, Linhas de pesquisa, matriz curricular.

Informações gerais sobre a instituição e o campus

Reitora e Pró-reitor de Pós-Graduação.

Direções Campus Jaguari

Coordenação Curso ProfEPT

Secretaria Curso ProfEPT

Tarde

13h às 17h

Aula disciplina: Seminário de Pesquisa

Docentes responsáveis pela disciplina

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  • 05/04/21
  • 15h18

Título do projeto: A IMPORTÂNCIA SOCIAL DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

Orientador: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dra. Vidica Bianchi

Resumo: RESUMO
O atual contexto socioeconômico brasileiro tem aflorado as desigualdades sociais e os problemas ambientais. Nesse ínterim, encontram-se aqueles que vivem de trabalhos informais e que necessitam da coleta do lixo para a sua sobrevivência e de sua família, os catadores de recicláveis. O presente projeto versa sobre a importância social dos trabalhadores de materiais recicláveis: desafios e perspectivas profissionais. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo visa entender de que forma os trabalhadores de materiais recicláveis podem conquistar melhorias em suas atividades laborais visando a constituição de uma identidade profissional e valorização social. Este trabalho assenta a sua justificativa na possibilidade desses profissionais se constituírem auxiliares no processo de conscientização ambiental da sociedade, principalmente se problematizarmos, nos diferentes espaços sociais, inclusive na Educação Profissional, a relação da Educação e Trabalho e Educação Ambiental. Como autores de referência nos amparamos Frigotto (2001), Antunes (1995, 1999), Leff (2006)  e os documentos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Ambiental do Município de Santa Maria/RS. Para conseguir alcançar os resultados almejados, a pesquisa pauta-se em uma metodologia de cunho qualitativo, na forma de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados são questionários a serem aplicados junto a duas empresas e/ou associações de catadores de recicláveis da cidade de Santa Maria/RS. Após a coleta e análise dos dados será elaborado o produto educacional. A proposta do produto educacional deverá ser uma cartilha, contendo falas de alguns catadores e com conteúdo informativo sobre locais e formas de reciclagem.


Palavras-chave: Palavras chaves: Trabalhadores; Materiais Recicláveis; Educação Ambiental.

Data da qualificação: 08 de abril de 2021

Horário: 17:30h


Local: Videoconferência: meet.google.com/wsn-prbf-qsd

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  • 05/04/21
  • 14h04

A discente Ana Paula Alves e o docente Vantoir Roberto Brancher, com a temática: Representações docentes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica:as narrativas de professoras não licenciadas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na revista Pesquisa e Debate em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Resumo:
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mobiliza um expressivo número de professores, caracterizados pelo saber técnico e científico, são eles: bacharéis e tecnólogos. Este estudo buscou compreender as representações docentes de professoras não licenciadas através de suas narrativas de formação. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, com sete professoras bacharéis e tecnólogas. Constatamos que as representações docentes permeiam a busca pelo conhecimento pedagógico, a experiência e a docência como espaço de conquista das mulheres.

Palavras-chave:Representações docentes. Professoras não licenciadas. Narrativas.

Para acessar o artigo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31685/22146 

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  • 31/03/21
  • 16h05

Segunda chamada para a cota: PcD - Pessoas com Deficiência do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020: 

Polo IFFAR – CAMPUS JAGUARI

Candidato chamado:
CHARLES GOIABEIRA DE AMORIM

Seguindo o resultado oficial: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2020/Resultado_Final/ProfEPT_-_Ampla_Concorr%C3%AAncia_-_Resultado_final_e_classifica%C3%A7%C3%A3o_dos_candidatos_2.pdf.pdf

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  • 31/03/21
  • 15h54

Evento contará com a participação de docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do programa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) promove, no dia 31 de março, o Seminário Nacional de Autoavaliação do programa. O evento será realizado on-line, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Cefor no YouTube.

A programação prevê a apresentação e discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do programa, com a participação dos coordenadores locais, docentes, discentes e egressos. Está programada ainda a participação de professores convidados nas discussões: Dra. Denise B. C. Leite (UFRGS), Dr. Robert Verhine (UFBA) e Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da Capes).

O objetivo principal da autoavaliação consiste em estabelecer um processo avaliativo que, além de verificar o atendimento aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contribua para o fortalecimento do programa como rede. O evento tem como público-alvo docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do ProfEPT. Não há necessidade de inscrição prévia e será feito o registro de frequência durante o seminário para certificação.

O Sistema de Autoavaliação do ProfEPT, coordenado pelo Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (NAPE), foi construído a partir da identificação de simetrias que constituem a especificidade de um mestrado em rede na articulação com os critérios de avaliação da Capes. De acordo com a coordenação do programa, "a perspectiva é de uma avaliação eminentemente democrática e participativa, em que toda a comunidade do ProfEPT participe ativamente".

"Para tanto, ao longo de 2020, foram desencadeados vários processos: iniciamos com o período de sensibilização nas 40 Instituições Associadas (IAs) ao Programa, envolvendo coordenadores locais, docentes, discentes e egressos na participação do processo; aplicamos instrumentos de autoavaliação por meio do Observatório do ProfEPT e realizamos os Seminários de Autoavaliação Locais, nos quais as IAs tiveram a possibilidade de discutir sobre seus resultados", explica Danielle Piontkovsky, coordenadora nacional do programa. Os dados obtidos nesse processo foram sistematizados pelo NAPE, apontando os pontos fortes e as fragilidades no âmbito do ProfEPT como um todo, para o estabelecimento do Planejamento Estratégico e da definição de metas que visem o avanço das ações.

Programação:
9h30min – Abertura Oficial
10h – Mesa 1: Discussões sobre a Avaliação da Pós-Graduação no Brasil
Temáticas e participações especiais:
- Avaliação Institucional Participativa em Rede – Profa. Dra. Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS)
- Proposta de Reformulação da Autoavaliação pela CAPES – Prof. Dr. Robert Verhine (UFBA)
14h30 – Mesa 2: Apresentação e Discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do Programa
Participação especial: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da CAPES)

Transmissão: Canal do Cefor no YouTube
Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/19801-profept-realiza-seminario-nacional-de-autoavaliacao

 

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  • 23/03/21
  • 16h44

Foram divulgadas hoje, 16 de março de 2021, as notas finais dos(as) candidatos(as) que participaram da fase de avaliação e validação dos documentos comprobatórios do Histórico Profissional e Acadêmico, que não foram eliminados(as), e após a análise dos recursos.

Com isso, temos a classificação final de todos(as) os(as) candidatos(as), sendo divulgada também a lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as), ou seja, aqueles(as) que se classificaram dentro do número de vagas disponíveis em cada Instituição Associada, por modalidade e cota (quando havia), conforme Anexo 2 do Edital ProfEPT 01/2020 retificado, e que estão aptos(as) para realizar a matrícula.

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão convocados(as) por e-mail ou telefone (cadastrados no Sistema de Inscrições individual) a partir de amanhã, dia 17, para realizarem as matrículas em suas Instituições Associadas, sendo que a documentação necessária encontra-se no Anexo 3 do Edital ProfEPT 01/2020 retificado. As Instituições Associadas serão responsáveis por todo o processo de matrícula, remoto e/ou presencial, conforme regulamentação e normativas vigentes para o período de pandemia da Covid-19.

Os(as) candidatos(as) com o resultado de classificados(as) poderão ser convocados(as) para matrícula caso ocorra desistência ou impedimento por parte dos aprovados(as).

Resultado final e classificação dos(as) candidatos(as)

A Comissão Organizadora do ENA 2020 parabeniza todos(as) os(as) aprovados(as)!

 

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16450-divulgadas-as-notas-finais-dos-as-candidatos-as-apos-os-recursos-e-as-listas-dos-as-candidatos-as-aprovados-as

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  • 18/03/21
  • 13h57

Durante os dias 12 a 14 de maio ocorrerá o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, um evento científico organizado pelo IFC, IFSC, IFRS, IFPR, IFar, IFSul, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).

 As inscrições para participação no evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de maio de 2021. Já o prazo para submissão de trabalhos completos para as comunicações orais segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Haverá ainda, após o término do evento, a seleção de trabalhos que serão publicados em periódicos dos IFs do Sul do Brasil.

Também estão abertas até 28 de fevereiro de 2021, as inscrições de resumos para a participação da mostra de Produtos Educacionais.  A seguir encaminhamos a programação simplificada do evento:

Dia 12/05/2021

9h - Abertura Oficial

9h30min - Apresentação Cultural

10h - Conferência de Abertura - Os desafios do ProfEPT frente às políticas atuais de EPT - Profª. Drª. Marise Nogueira Ramos

Intervalo para almoço

14h - Palestra - As políticas de diversidade e a cultura na EPT - Profª. Me. Mônica Luiza Simião Pinto

16h30min - Comunicações Orais

 

Dia 13/05/2021

8h30min - Comunicações Orais

11h - Palestra - Formação de professores em EPT e o currículo integrado - Profª. Drª. Acácia Zeneida Kuenzer

Intervalo para almoço

14h - Palestra - Tecnologias da Informação em EPT e a concepção de ensino médio Integrado - Prof. Dr. Gabriel Grabowski

16h30min - Comunicações Orais

 

Dia 14/05/2021

8h30min - Comunicações Orais

10h15min – Apresentação Cultural

10h30min - Conferência de Encerramento - Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto

12h30min - Encerramento

 

Maiores informações em: https://www.even3.com.br/sept2021

Página no facebook: https://www.facebook.com/sept2021/

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  • 08/03/21
  • 13h25

Título da Dissertação: A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS ASSISTENCIAIS NA CONTENÇÃO À DESISTÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Produto Educacional: Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586257

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz,  e Dr. Celso Ilgo Henz

Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Jaguari, sobre a permanência escolar dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada ao Ensino Médio, do Curso Técnico em Agropecuária, e sua relação com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O interesse pela pesquisa partiu do conhecimento do acentuado número de desistências no decorrer do curso, verificado pelo trabalho na operação de sistemas governamentais de controle de alunos, executado junto à Coordenação de Registros Acadêmicos do Campus. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso, por meio de levantamento de dados. A organização do caminho metodológico envolveu, além da busca de dados empíricos nas plataformas governamentais e arquivos de controles internos na linha temporal de 2009 a 2018, a aproximação com os sujeitos da pesquisa, por meio de encontros virtuais com alunos dos terceiros anos, das turmas A, B, C e E, que recebem auxílios por meio das Políticas Públicas Assistenciais de Permanência e Êxito implantadas na Instituição. Para a dinâmica dos encontros foi usada a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativos-formativos (HENZ, 2014; RAMOS, 2017), com o auxílio da plataforma Google Meet. Dos encontros, durante os diálogos informais, emergiram falas de extrema importância, o que possibilitou estabelecer três categorias: Auto(trans)formação, Valorização do IFFAR e Relevância dos Auxílios para a Permanência e Êxito. A partir da análise dos dados foi possível concluir que, com relação ao número de desistências, percebe-se, no período analisado, uma tendência de diminuição dos percentuais a partir de 2014, ano de implantação do Programa de Permanência e Êxito (PPE). Pela análise dos dados referentes ao PPE, buscamos conhecer qual o sentido/significado que os estudantes atribuem para a sua auto(trans)formação acadêmica. Com a coleta de dados e a dinâmica dos movimentos dos encontros foram oportunizados momentos de reflexão sobre a temática da pesquisa que, não só contribuíram para a análise da efetividade das políticas públicas de permanência e êxito e da auto(trans)formação dos coautores, como foram norteadores para a construção do Produto Educacional (PE), elaborado em forma de cartilha informativa sob o título: “Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha”, nas versões acadêmica e aluno, com informações e orientações pertinentes aos auxílios dos Programas de Permanência e Êxito ofertados pelo Campus São Vicente do Sul. 

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Desistência Escolar; Política de Assistência Estudantil; Auto(trans)formação acadêmica.

Data da defesa: 26 de fevereiro de 2021

Horário: 10h

Local: Videoconferência

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  • 11/02/21
  • 14h58

Durante os dias 12 a 14 de maio ocorrerá o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, um evento científico organizado pelo IFC, IFSC, IFRS, IFPR, IFar, IFSul, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).

 As inscrições para participação no evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de maio de 2021. Já o prazo para submissão de trabalhos completos para as comunicações orais segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Haverá ainda, após o término do evento, a seleção de trabalhos que serão publicados em periódicos dos IFs do Sul do Brasil.

Também estão abertas até 28 de fevereiro de 2021, as inscrições de resumos para a participação da mostra de Produtos Educacionais. 

Maiores informações em: https://www.even3.com.br/sept2021

Página no facebook: https://www.facebook.com/sept2021/

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  • 04/02/21
  • 14h39

Para acessar as informações referentes ao 001/2020 do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020, use o link abaixo: 

https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20

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  • 03/02/21
  • 11h48
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