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Título da Dissertação: PROFESSORAS NÃO LICENCIADAS EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO RS: PERSPECTIVAS EM FORMAÇÃO DOCENTE

Produto Educacional: CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE PARA PROFESSORAS NÃO LICENCIADAS NA PLATAFORMA MOODLE

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598192

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia,  e Dra. Valeska Maria Fortes de Oliveira

Resumo: A formação docente se relaciona diretamente ao desenvolvimento das condições que permeiam o trabalho do professor, nos vários contextos que este se inclui. Nesse sentido, o presente estudo evidenciou a figura da professora não licenciada (bacharéis e tecnólogas) atuante em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio Grande do Sul (RS), partindo do seguinte questionamento: como ocorre a construção da identidade docente de professoras não licenciadas? Para tanto, a pesquisa considerou os seguintes objetivos específicos: mapear as produções científicas que discutissem a formação docente de professores não licenciados na EPT (Educação Profissional e Tecnológica); compreender as representações da docência de professoras não licenciadas atuantes na EPT; conhecer os trajetos formativos e os saberes destas docentes; analisar as possíveis influências da formação pedagógica em sua práxis docente e implementar um curso de formação permanente em ambiente virtual com base em suas demandas formativas. Assim, com base nas discussões de Josso (2002; 2004), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Moura (2008), Oliveira (2000; 2004; 2006; 2009) entre outros buscamos conhecer os aspectos relacionados à constituição da(s) identidade(s) docente(s) na EPT. Trata-se de um estudo, de abordagem qualitativa que procurou promover a produção de significados (TRIVIÑOS, 1987) por intermédio da realização de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos foi fundamentada na teoria de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), elencando categorias que auxiliaram a leitura analítica das narrativas produzidas. Porquanto, como forma de contribuir com o panorama da formação de professores na EPT foi desenvolvido como produto educacional um curso de formação permanente na esfera virtual. Além disso, constatamos que as professoras não licenciadas atribuem amplo sentido aos saberes consolidados pela experiência, que buscam o equilíbrio entre o conhecimento técnico e o conhecimento pedagógico e que por meio da autoformação redefinem o seu papel diante dos processos de formação docente. Por fim, o estudo tem a intenção de contribuir com o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, sendo espaço de diálogo acerca da docência na/para EPT.

Palavras-chave: Professoras não licenciadas; Educação Profissional e Tecnológica; Formação de professores. Identidade docente. 

Data da defesa: 24 de maio de 2021

Horário: 14h

Local: https://youtu.be/Xoindh39nNE

Convite Ana Paula

Publicado em Notícias

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  • 11/05/21
  • 13h46

No dia 11/05/2021 o Servidor do Campus Jaguari Prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher e a mestranda do Profept Ana Paula da Costa Alves, ministrarão Palestra na 3ª Semana de Capacitação de Servidores do IFRS – Campus Erechim que acontecerá entre os dias 10 e 13 de maio de 2021. A fala se vincula a Mesa Redonda intitulada: “Problematizando as ações de formação permanente na contemporaneidade”.

Interessados poderão participar pelo link:  Https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/dde-erechim

 

formação permanente

Publicado em Notícias Jaguari

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  • 10/05/21
  • 18h10

No dia 11/05/2021 o Servidor do Campus Jaguari Vantoir Roberto Brancher e a mestranda do Profept Ana Paula da Costa Alves, ministrarão Palestra na 3ª Semana de Capacitação de Servidores do IFRS – Campus Erechim que acontecerá entre os dias 10 e 13 de maio de 2021. A fala se vincula a Mesa Redonda intitulada: “Problematizando as ações de formação permanente na contemporaneidade”. Interessados poderão participar pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/dde-erechim.

1404b864 6067 48d2 86c7 0d50cbf0c83f

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  • 10/05/21
  • 15h51

Professores vão atuar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Há uma vaga para o IFFar.

topo Site profept 2019 inscricoes

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou nesta terça-feira (4) edital que visa ao credenciamento de docentes permanentes, a fim de completar o quadro de vagas por Instituição Associada. Há uma vaga para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Podem participar do credenciamento docentes doutores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE e que apresentem produção científica intelectual nos últimos três anos (Área de Ensino da Capes e suas linhas de pesquisa correlatas à EPT).

O edital e os formulários para inscrição podem ser acessados nesta página

Período de Inscrições - de 04/05/2021 a 17/05/2021
Resultado parcial - 24/05/21
Recursos - 25/05/21
Resultado final - 31/05/21

Fonte: IFFAR

Publicado em Editais

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  • 05/05/21
  • 09h54

Professores vão atuar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Há uma vaga para o IFFar.

topo Site profept 2019 inscricoes

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou nesta terça-feira (4) edital que visa ao credenciamento de docentes permanentes, a fim de completar o quadro de vagas por Instituição Associada. Há uma vaga para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Podem participar do credenciamento docentes doutores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE e que apresentem produção científica intelectual nos últimos três anos (Área de Ensino da Capes e suas linhas de pesquisa correlatas à EPT).

O edital e os formulários para inscrição podem ser acessados nesta página

Período de Inscrições - de 04/05/2021 a 17/05/2021
Resultado parcial - 24/05/21
Recursos - 25/05/21
Resultado final - 31/05/21

Fonte: IFFAR

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  • 05/05/21
  • 09h54

Mais informações sobre o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica:

- o ensalamento para as sessões de comunicações orais;
- as orientações para a apresentação das sessões de comunicações orais;
- links de acesso para as conferências e palestras;
- data e horário da abertura da mostra de Produtos Virtuais;
- data e horário e link para acesso ao lançamento de livros.

Acesse: https://www.even3.com.br/sept2021/

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  • 03/05/21
  • 15h44

Título da Dissertação: O Trabalho como Princípio Educativo no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná - Campus Foz do Iguaçu

Produto Educacional: Proposta de Formação inicial e continuada para a Educação Profissional e Tecnológica

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598157

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dra. Silvana Aparecida de Souza

Resumo: O Trabalho como Princípio Educativo é uma das categorias centrais da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais. Nessa direção, apoiamo-nos em Saviani (2007) ao afirmar que o vínculo Educação e Trabalho é ontológico-histórico, somente o homem trabalha e educa. Ramos (2008) colabora com essa discussão nos apontando que os educandos devem compreender que somos seres de trabalho e que todos devemos atuar no mundo do trabalho com uma consciência emancipatória. Entretanto, o que se observa de forma empírica é que a compreensão do Trabalho como Princípio Educativo não se efetiva com facilidade na proposta do EMI. A presente pesquisa busca compreender melhor essa relação entre trabalho e educação. Para tanto, a investigação foi realizada no Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu e centrou-se em Identificar o entendimento que os professores e os estudantes, especialmente os docentes, possuem da categoria Trabalho como Princípio Educativo na perspectivada da proposta do EMI. A pesquisa tem caráter qualitativo com o enfoque crítico-participativo e uma visão histórico-estrutural pautada no método dialético. A investigação se desenvolveu por meio da pesquisa participante pelo fato do pesquisador trabalhar na instituição investigada. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas. Para a análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Após o levantamento e análise dos dados foi possível identificar que a grande maioria dos professores e estudantes da instituição investigada, tem o entendimento de que a EPT, o EMI e a premissa do Trabalho como Princípio Educativo são conceitos voltados para a preparação para o mercado de trabalho. Esse entendimento da EPT como fator de inserção no mercado de trabalho está enraizada na educação brasileira e é disseminada pela ideologia capitalista, entretanto, superar essa visão pragmática e utilitarista é imperativo para se construir uma educação emancipatória e integral. Esta possibilidade se encontra na categoria da contradição e se materializa nos IFs na proposta do EMI. Nessa direção, verificou-se a necessidade de propiciar um espaço formativo para os docentes que discutam a relação entre trabalho e educação, concepções de EMI e EPT e uma formação político-pedagógica nesse horizonte. Ao percorrer o percurso teórico, identificou-se que a Pedagogia Histórico-Crítica se configura enquanto uma teoria contra-hegemônica em relação as pedagogias tradicionais e, portanto, se configura como uma alternativa teórico-metodológica para orientar a prática educativa na proposta do EMI. Assim sendo, após o percurso teórico e metodológico percorrido foi desenvolvido e ofertado como um dos resultados da pesquisa, uma proposta de formação em EPT para os docentes da instituição investigada. Na busca de contribuir na construção de práticas educativas que permitam aos estudantes uma leitura de mundo mais ampla sobre o mundo do trabalho questionando suas relações de exploração é que se coloca essa pesquisa.


Palavras-chave: Palavras-Chave: Trabalho como Princípio Educativo;  Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Pedagogia Histórico-crítica.

Data da defesa: 29 de abril de 2021

Horário: 10h

Local:  https://meet.google.com/mnx-sjms-xbx

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  • 20/04/21
  • 10h28

Foi publicada hoje, no site https://www.even3.com.br/sept2021/, a listagem com os nomes dos artigos aprovados para publicação nos anais e apresentação no I SEPT 2021.

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  • 12/04/21
  • 15h20

Informamos que o resumo dos produtos educacionais  aceitos para apresentação na  mostra do I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica  encontra-se disponível em: https://mostraeptsul.wordpress.com/

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  • 12/04/21
  • 15h18

A recepção dos(as) novos(as) discentes e a abertura do ano letivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Polo do IFFar acontecerá nos dias 08 e 09 de abril de 2021, conforme a programação a seguir:

 

PROGRAMAÇÃO PARA RECEPÇÃO AOS ESTUDANTES  DA TURMA 4 DO PROFEPT: PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021.

 

Dia 

Turno/horário

Atividade

Responsáveis

08/04

Tarde 

13h às 14h15min

Recepção com apresentação dos estudantes e docentes

Corpo docente do ProfEPT IFFar

Tarde 

14h30min às 17h

Aula inaugural do ProfEPT

Palestra: Prof. Dra.  Acácia Kuenzer

Título: A reforma trabalhista e seus impactos na precarização do trabalho em geral, bem como do trabalho docente.

Link para acesso: https://www.youtube.com/channel/UCt1DN_d0P-x1UR2PAwkQbvA

Coordenação Nacional do ProfEPT

Noite 

18h30min em diante

Aula disciplina: Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica

Docentes responsáveis pela disciplina

09/04

Manhã

08h15min às 11h30min

Apresentação do Curso, Linhas de pesquisa, matriz curricular.

Informações gerais sobre a instituição e o campus

Reitora e Pró-reitor de Pós-Graduação.

Direções Campus Jaguari

Coordenação Curso ProfEPT

Secretaria Curso ProfEPT

Tarde

13h às 17h

Aula disciplina: Seminário de Pesquisa

Docentes responsáveis pela disciplina

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  • 05/04/21
  • 15h18
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