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O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) tem a satisfação de anunciar o resultado do Processo Seletivo para a Turma 2024, conforme edital publicado em 15 de março de 2024.

Após um criterioso processo de seleção, que envolveu análise curricular e prova escrita, é com grande alegria que informamos os nomes dos candidatos aprovados para ingresso no curso. A lista completa pode ser consultada no link do edital: Resultado do Processo Seletivo.

É importante ressaltar que todos os candidatos selecionados foram contatados via e-mail, utilizando as informações fornecidas durante o processo de inscrição, para confirmação de sua vaga, e neste contato foram encaminhadas orientações para confirmação e realização da matricula.

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  • 18/03/24
  • 14h29

Título da Dissertação: Computação Desplugada: estimulando a aprendizagem em cursos de Tecnologia da Informação

Produto Educacional: Atividades desplugadas – Técnico em Informática

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743058

Orientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz
Coorientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. José Carlos Pinto Leivas

Resumo: A dificuldade dos alunos em avançar na aprendizagem de conceitos abstratos em componentes curriculares que envolvam lógica de programação é uma preocupação notória para professores. Lidar de maneira linear e procedural com elementos abstratos, que frequentemente extrapolam a representação para além da unidimensionalidade conceitual, é um desafio que não é naturalmente perceptível para os alunos. Baseado em experiências pessoais bem-sucedidas, em que a inserção de jogos específicos demonstrou impacto positivo na aprendizagem de tópico específico, surge a dúvida sobre o potencial de elementos lúdico-pedagógicos nesse processo. Portanto, este trabalho propõe uma análise do impacto da inserção da “Computação Desplugada” no processo de aprendizagem de tópicos de lógica de programação. O estudo visa a utilização de instrumentos lúdico-pedagógicos para tornar tangíveis conceitos abstratos; conduzindo atividades e dinâmicas em um grupo de alunos matriculados no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha. O objetivo é investigar aspectos qualitativos e quantitativos da aprendizagem durante e após o processo, buscando responder à pergunta de pesquisa “Qual o impacto de atividades, na forma de Computação Desplugada, na aprendizagem de alunos de componentes curriculares que envolvem lógica de programação?” O estudo foi conduzido como uma pesquisa-ação, utilizando análise de conteúdo para avaliar as experiências relatadas por professores dá área de tecnologia da informação e alunos de unidade do Instituto Federal Farroupilha. A aplicação das dinâmicas será em observância à conceitos de teóricos como Piaget, Wallon, Vygotsky e Moreira. Concluiu-se pela efetividade nos resultados de ações envolvendo Computação Desplugada, aplicadas moderadamente, tanto pela percepção dos alunos como do professor envolvido. Como Produto Educacional (PE), foi elaborado um material didático digital, na forma de livro digital (E-Book), aderente ao plano de ensino dos componentes curriculares para ser utilizado como apoio ao processo de aprendizagem. 

Palavras-chave: Computação Desplugada; Lógica de Programação; Processo Ensino e Aprendizagem.

Data da defesa: 03 de maio de 2024

Horário: 15h

Local: IFFar – Campus Alegrete

COnvite Defesa Rogerio T5

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  • 15/03/24
  • 16h33

Título do projeto: O PAPEL DA BIBLIOTECA NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOB A PERSPECTIVA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO

Orientador: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno

Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dr. Algacir José Rigon

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente. Entre os objetivos deste estudo está a valorização da biblioteca como recurso educacional e a investigação das estratégias pedagógicas dos professores com relação ao desenvolvimento do pensamento crítico. Foi definida como objeto de estudo uma escola estadual de educação profissional localizada no estado do Rio Grande do Sul, que oferece o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. A metodologia adotada será a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, utilizando como amostra um grupo de docentes dessa instituição de ensino. O instrumento de coleta de dados utilizado será a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos na coleta serão analisados por meio da análise textual discursiva. Como produto educacional, será desenvolvido um guia de ação pedagógica destinado aos docentes, com o objetivo de subsidiar atividades de pesquisa escolar orientadas para o desenvolvimento da competência informacional e para a construção do pensamento crítico.

Palavras-chave: Biblioteca; Pensamento Crítico; Perspectiva Docente.

Data da qualificação: 26 de abril de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
COnvite Qualificação Paulo T6

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  • 15/03/24
  • 16h08

Título da Dissertação: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E CONTROLE DOS BENS PATRIMONIAIS PARA CONTRIBUIR NA QUALIDADE DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS

Produto Educacional: GUIA PRÁTICO PARA O CONTROLE DE MATERIAIS: COMO CUIDAR DO PATRIMÔNIO

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742922

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A presente pesquisa é vinculada ao programa de mestrado ProfEPT, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, desenvolvido no IFFAR Campus Jaguari-RS, busca a reflexão sobre a importância dos bens móveis pertencentes ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Alegrete, no desenvolvimento das atividades educacionais. Como forma de melhor compreender a Instituição e sua função social, contextualiza-se a trajetória da proposta de uma educação profissionalizante e para o mundo do trabalho e suas transformações, seu surgimento através das Escolas de Aprendizes Artífices, Escolas Agrícolas, CEFETs, e atualmente os Institutos Federais. Aborda a importância dos Institutos Federais e a Educação Profissional e Tecnológica, sua capacidade de transformar a realidade de sua região, formando um indivíduo capaz de atuar para o desenvolvimento omnilateral da sociedade, contribuindo com a formação de pessoas conscientes de sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e igualitária. Nesse sentido a problemática da pesquisa é: Como melhorar a gestão e controle dos bens patrimoniais móveis permanentes no IFFar - Campus Alegrete? O objetivo geral foi analisar os processos desenvolvidos na gestão patrimonial do IFFar - Campus Alegrete, a fim de contribuir com a organização e melhoria do gerenciamento patrimonial no espaço educativo institucional, desta forma buscar através da análise das ações relativas à administração dos materiais permanentes no IFFar Campus Alegrete. Os objetivos específicos foram: Verificar os procedimentos e normas existentes em relação aos bens patrimoniais; investigar os procedimentos atualmente adotados por servidores responsáveis por bens; analisar procedimentos executados pelo setor responsável; identificar os desafios do setor de patrimônio e dos detentores de bens no processo do controle patrimonial, e desenvolver um produto educacional com orientações sobre procedimentos legais de controle, formas práticas de gestão, controle e uso do material, e do risco de responder legalmente pelo uso inadequado do material ou sua falta. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. Coleta de dados com pesquisa documental e questionário. Para análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), chegando a duas categorias emergentes: (a) A importância dos bens patrimoniais para o desenvolvimento das atividades educativas, e (b) Desafios para aprimorar o processo e contribuir na qualidade das atividades de ensino. Relacionado à primeira categoria os participantes consideraram os bens patrimoniais fundamentais para o desenvolvimento das atividades educacionais, e referente à segunda categoria emergiram muitas necessidades de ações para serem implementadas na busca de um controle mais eficiente. Dentre essas ações, as mais mencionadas foram referente à disponibilização de informação, capacitação, e atualização de sistema e normas relacionadas ao patrimônio. Como produto educacional, foi desenvolvido um guia prático com informações relativas aos procedimentos que devem ser adotados para gerência e controle dos bens, objetivando auxiliar o setor do patrimônio e os responsáveis por materiais e demais usuários em suas atividades no controle e uso desse material.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Bens patrimoniais móveis; Gestão e organização nos Institutos Federais.

Data da defesa: 11 de abril de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.


Convite Defesa Ronimar T4

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  • 12/03/24
  • 15h31

Título da Dissertação: Verticalização do ensino: concepções e memórias de estudantes egressos do IFFar Campus Santa Rosa

Produto Educacional: Construindo caminhos no IFFar Campus Santa Rosa: da formação técnica em Móveis e em Edificações ao ensino superior de Arquitetura e Urbanismo

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742921



Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: O presente estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserido na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e pertencente ao Macroprojeto 6 - Organização de Espaços Pedagógicos na EPT. Teve como objetivo analisar as concepções e memórias dos estudantes egressos do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFar-SR provenientes do Curso Técnico Integrado em Edificações e do Curso Técnico Integrado em Móveis da Instituição quanto a sua experiência formativa e inserção no mundo do trabalho dentro da perspectiva da verticalização do ensino. Nosso propósito foi resgatar a trajetória de criação do IFFar-SR, caracterizar os cursos envolvidos na pesquisa com base em seus cenários formativos e eixos tecnológicos, e compreender as concepções de verticalização do ensino nos IFs e sua relevância na formação integral dos educandos. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de estudo de caso utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise dos dados obtidos por meio da Análise Textual Discursiva, com base nos estudos de Moraes e Galiazzi (2016). Como principais resultados da pesquisa observamos a importância da infraestrutura disponível às atividades educacionais, a contribuição relevante das ações assistenciais e de inclusão implementadas, e a aprovação, por parte dos egressos, da estrutura educacional oferecida. Mas também, a existência de questões a serem discutidas e aperfeiçoadas com relação a conteúdos e metodologias adotadas. Percebemos a verticalização do ensino como sendo um diferencial na formação acadêmica dos educandos e na sua posterior inserção no mundo do trabalho, sem, entretanto, ter consciência de que ainda há muito o que evoluir. A partir dos dados obtidos com a pesquisa, elaboramos como produto educacional o ebook intitulado “ Construindo caminhos no IFFar Campus Santa Rosa: da formação técnica em Móveis e em Edificações ao ensino superior de Arquitetura e Urbanismo”, visando uma maior divulgação e conhecimento das oportunidades formativas oferecidas pelo IFFar-SR na busca pela constante melhoria na educação profissional e tecnológica ofertada.

Palavras-chave: Verticalização do ensino. Memórias. Experiência formativa.

Data da defesa: 27 de março de 2024

Horário: 14h30min

Local: Laboratório Interdisciplinar de Formação Educacional, IFFar - Campus São Vicente do Sul

Convite Defesa Joice D

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  • 12/03/24
  • 11h46

Título do projeto:
A POLÍTICA DE VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL: EXIGÊNCIAS, COMPLEXIDADES E ADOECIMENTO MENTAL

Orientador: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva



Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Karla Aparecida Zucoloto

Resumo: Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia foram criados para promoverem uma inovação na educação brasileira, dando oportunidades para as classes sociais menos abastadas de terem acesso a um ensino público de qualidade desde o ensino médio até o ensino superior e/ou a pós-graduação em locais próximos da sua residência. Sua estrutura  multicampi e o ensino verticalizado possibilitam que isso ocorra, mas por se tratar de algo novo no meio educacional, a atuação docente em diferentes níveis de ensino pode produzir uma sobrecarga de trabalho, incluindo agendas ocultas, que impedem a mensuração do tempo dedicado pelo professor. Isso exige do profissional um período maior de atividade laboral, impedindo-o  de ter qualidade de vida, tempo para o lazer e convívio em família, e gera  sofrimento e até mesmo  adoecimento mental, como a Síndrome de Burnout. Sendo assim, o presente trabalho objetiva conhecer as consequências da política de verticalização do ensino em função da intensificação do trabalho docente e suas implicações quanto ao grau de sobrecarga de trabalho, de desgaste emocional e de adoecimento mental dos professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, em especial aqueles vinculados ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, realizar-se-á uma pesquisa por meio de questionários com alguns docentes que atuam junto ao ProfEPT nos  três IF’s do Rio Grande do Sul. 

Palavras-chave: Ensino Verticalizado;  Intensificação do Trabalho Docente; Síndrome do Esgotamento Profissional - Burnout

Data da qualificação: 15 de março de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Convite Qualificação Mônica T5

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  • 28/02/24
  • 15h17

Título da Dissertação: A ORGANIZAÇÃO NA OFERTA E DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA AOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO SUL DO PAÍS

Produto Educacional: Organização e Memórias da Distribuição de Kits de Alimentos a Estudantes do Instituto Federal Farroupilha Durante a Pandemia da Covid-19.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742571

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Maristela Borin Busnello

Resumo: A garantia da alimentação como um direito, previsto no artigo 6º pela Constituição Federal, é assegurar a universalidade do atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar aos estudantes da educação básica. Em abril de 2020, logo após ter iniciado o isolamento social decorrente da pandemia da covid-19, a Lei nº 13.987 autorizou, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios aos alunos que estavam afastados devido à suspensão das aulas. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) proporcionou, aos discentes dos cursos médios integrados e beneficiados através de edital, doações de Kits de Alimentos adquiridos pelo Programa Nacional da Assistência Estudantil. Portanto, objetivou-se analisar como aconteceu a organização e a distribuição dos kits de alimentos pelo IFFar durante esse momento de adversidades, às famílias dos discentes do ensino médio integrado. De forma mais específica os seguintes objetivos conduziram o nosso trabalho: Analisamos os documentos que ampararam e regulamentaram a distribuição dos kits de alimentos durante a pandemia, pelo IFFar; Verificamos como ocorreu a organização e a distribuição dos kits de alimentos durante a pandemia da Covid-19 na percepção das nutricionistas do IFFar; Verificamos a importância da distribuição dos kits de alimentos para as famílias e discentes no tempo da pandemia e por fim  construímos o produto educacional, referente ao tema que embasou a dissertação. A metodologia aplicada caracterizou-se como qualitativa, por ser a mais apropriada para os estudos sociais. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas gravadas, transcritas e analisadas através do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Com os conhecimentos gerados neste estudo, elaboramos uma cartilha sobre “A organização e memórias da distribuição de kits de alimentos a estudantes do IFFar durante a pandemia da covid-19”, com a intenção de contribuir com a construção da memória dessa instituição, possibilitando conhecer a história de como aconteceu a oferta da alimentação escolar nesse momento de adversidades.
 

Palavras-chave: Kits de Alimentos; Pandemia; Educação Integrada

Data da defesa: 12 de março de 2024

Horário: 19h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Tânia T5

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  • 28/02/24
  • 10h28

O ProfEPT oferta 654 vagas, em 39 institutos federaisinstituições associadas de todo o Brasil.

As inscrições para o ProfEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica até o dia 9 de janeiro e o pagamento da taxa de inscrição para o dia 10 de janeiro de 2024. Este ano, são ofertadas 654 vagas, distribuídas entre 39 instituições associadas de todo o Brasil. As vagas são destinadas à ampla concorrência e aos servidores do quadro permanente ativo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Colégio Pedro II.

A inscrição será feita pela internet, no endereço https://profept.selecao.net.br/index/abertos/. A taxa de inscrição é de R$ 150. É possível pedir a gratuidade da taxa até o dia 1° de dezembro. Têm o direito à gratuidade os candidatos que preencherem os requisitos previstos no edital, dentre os quais está ser inscrito no CadÚnico.

A seleção será feita por meio de uma prova, marcada para 25 de fevereiro. Acesse a página do edital para ver todas as informações.

O ProfEPT
O curso tem como objetivo proporcionar formação na área, visando tanto à produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos. Isso é feito por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

São duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Acesse o Edital
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  • 04/01/24
  • 12h02

No período de 23 de novembro  a 21 de dezembro de 2023, o ProfEPT do IFFar teve a realização de 10 bancas de trabalhos de conclusão de curso. Neste período, foram apresentados relatórios de dissertação e produtos educacionais desenvolvidos por mestrandos ingressantes no programa no ano de 2021 e de 2022.

Dos trabalhos apresentados, 6 estão centrados na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT e 4 na linha de pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos na EPT.

Esse é um momento importante  para o programa pois representa a finalização de um ciclo onde a grande maioria da turma 2021 apresenta seus trabalhos e em que o primeiro trabalho da turma 2022 é apresentado.

A seguir estão listados os trabalhos apresentados, com título da dissertação e do produto educacional destacando seus autores e orientadores.

Também são apresentados alguns registros fotográficos dos momentos das bancas, os quais foram extraídos das redes sociais dos mestrandos e docentes.

  • Mestranda Luciana Paslauski Knebel, orientador  Dr. Adão Caron Cambraia

Título da Dissertação: Formação pedagógica para educação profissional e tecnológica - EAD do IFFar: desafios e potencialidades para o desenvolvimento do currículo integrado

Produto Educacional: Curso de Formação MOOC sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica

 

  • Mestranda Carina Deolinda da Silva Lopes, orientadora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Título da Dissertação: A qualificação permanente para as formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Produto Educacional:  A qualificação permanente para as formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

 

  • Mestrando Sebastião Saraiva Neto,  orientadora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientadora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos.

Título da Dissertação:Contribuições, historicidade e memórias do Campus São Vicente do Sul.

Produto Educacional: Linha do Tempo do Campus São Vicente do Sul - IFFAR

 

  • Mestrando Jonatan Jean Silveira da Silva, orientadora  Dra. Catiane Mazocco Paniz e coorientadora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Título da Dissertação: Estratégias educativas em saúde no Instituto federal Farroupilha: desafios e possibilidades a partir do ensino médio integrado.

Produto Educacional: A utilização dos três momentos pedagógicos na educação em saúde: um guia didático para o ensino médio integrado.

 

  • Mestranda Rosinara Ribeiro dos Santos Cornelio, orientadora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Título da Dissertação: COVID-19 e o retorno às atividades escolares presenciais: protocolos e orientações na percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado.

Produto Educacional: COVID 19: Práticas de Prevenção

 

  • Mestranda Susi Mara da Silva Alves, orientador Dr. Vantoir Roberto Brancher

Título da Dissertação: Processos e práticas educativas para estudantes surdos nos cursos técnicos integrados na EPT

Produto Educacional: Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo

 

  • Mestranda Adriana Andrade Bastos, orientadora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Título da Dissertação: Desafios e possibilidades do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica

Produto Educacional: Desafios e possibilidades do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica

 

  • Mestranda Eliane Teresinha Sousa, orientador  Dr. Vantoir Roberto Brancher

Título da Dissertação: Práticas educativas na EPT: Processos de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual.

Produto Educacional: Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual

 

  • Mestranda Verlaine Denise Brasil Gerlach, orientadora Dra. Daniela Copetti Santos e Coorientadora Dra. Letícia Ramalho Brittes

Título da Dissertação: O desenvolvimento do processo pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica: o papel dos dirigentes em contextos desafiadores.

Produto Educacional: Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades

 

  • Mestrando Cristian Ericksson  Colovini, orientador Dr. Vantoir Roberto Brancher

Título da dissertação: Docência na Educação Profissional: saberes docentes e significações na educação prisional 

Produto educacional: Curso Educação Profissional em Contextos Prisionais

 

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  • 21/12/23
  • 15h49

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) iniciou o Processo Seletivo para o Curso de Mestrado Profissional. As inscrições vão de 27 de novembro a 4 de janeiro de 2024.

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O curso de mestrado do ProfEPT é oferecido por diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFFar oferece 24 vagas no Campus Jaguari, sendo que 50% delas são reservadas para servidores de Institutos Federais.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através do site do ProfEPT, de 27 de novembro a 4 de janeiro de 2024. A taxa de inscrição tem o valor de R$150,00. A seleção se dá por meio de uma prova, denominada Exame Nacional de Acesso. Ela será aplicada presencialmente no dia 25 de fevereiro de 2024 nas instituições que oferecem vagas, como o IFFar – Campus Jaguari. A bibliografia da prova está disponível neste link.

De acordo com o Edital de Seleção, o ProfEPT é um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, reconhecido pela Capes/MEC. Visa a produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

As pesquisas desenvolvidas no curso de mestrado do ProfEPT devem estar em consonância com uma de suas duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica; e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.

As informações completas estão disponíveis Edital ProfEPT nº 02/2023.

Fonte: Secom

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  • 15/12/23
  • 09h09
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