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Título do projeto: COVID-19 E O RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS: PROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES
Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Haury Temp, Dr. Gustavo Pinto da Silva
Resumo:
Quando os primeiros casos de uma pneumonia misteriosa, acometeu moradores da cidade chinesa de Wuhan e em 31 de dezembro de 2019 foram notificados, ninguém imaginou que o mundo estava prestes a enfrentar a maior pandemia da história, responsável por 14,9 milhões de óbitos em todo o mundo, dos quais mais de 600.000 foram no Brasil. Com o avanço das pesquisas sobre a doença, vacinas foram criadas e grande parte da população imunizada, tornou-se possível a abertura das escolas e o retorno às atividades presenciais, mesmo diante do surgimento de novas cepas do coronavírus causando novas contaminações. Diante deste cenário, constatou-se a necessidade de realizar um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de identificar o conhecimento dos estudantes do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, sobre os protocolos de prevenção ao contágio pela COVID-19 e a partir das constatações sugerir aos alunos a elaboração de orientações em forma de materiais criativos que contribuirão para reforçar os cuidados preventivos e ao mesmo tempo estimular o protagonismo dos alunos na divulgação das medidas de prevenção à COVID 19, promovendo uma reflexão sobre os impactos provocados pela pandemia causada pelo novo coronavírus no contexto familiar, educacional, social e do trabalho. Onde pretende-se, através da criação de uma cartilha com orientações e cuidados preventivos, como produto educacional, colaborar para a construção de um ambiente acolhedor e seguro para o retorno às atividades presenciais, contribuindo para a formação integral dos alunos.
Palavras-chave: COVID 19; Retorno presencial; Protocolos de prevenção.
Data da qualificação: 06/07/2022
Horário: 09h
Local: Auditório da Reitoria
Publicado em Notícias
- 05/08/22
- 08h37
A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada pelo participante exclusivamente no site do evento, na opção "Inscrição". Inscrições prorrogadas até o dia 10 de agosto de 2022.
Para mais informações acesse: https://virtual.unijui.edu.br/Portal/Eventos/XXIIEnaced/submissao-de-trabalhos
APRESENTAÇÃO
Durante os dias 13, 14 e 15 de setembro serão realizados o XXII Encontro Nacional de Educação, II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica. A realização destes quatro eventos, de modo colaborativo, marcarão os 27 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (Unijuí), na articulação e interação com diversos cursos de pós-graduação e instituições parceiras: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UPF), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS); Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); Universidade do Minho (UMinho - Portugal); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade de Cruz Alta (Unicruz); Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT - Campus IFFAR; IFSUL; IFRS).
Os eventos apresentam como temática central: Temas Urgentes na Educação Contemporânea, por meio da qual é pretendida a constituição de um espaço para problematizar questões sociocientíficas, a imediatez de informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação e a constituição do conhecimento de professor no mundo contemporâneo. Estará em debate uma educação inclusiva, equitativa, respeitosa e de qualidade em todos os níveis de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem aos sujeitos visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, que promovam a participação responsável e criativa na sociedade em que atuam.
Assim, o evento como um todo, contribui com a tarefa de compreender a atual conjuntura educativa e apresenta alternativas e perspectivas para o âmbito da educação, oportunizando momentos de diálogo e reflexão sobre um programa que se preocupa com uma educação de qualidade e que percebe a urgência do desenvolvimento de uma formação cidadã das novas gerações.
Fonte: https://virtual.unijui.edu.br/Portal/Eventos/XXIIEnaced
Publicado em Notícias
- 02/08/22
- 14h24
Título do projeto: Representações sobre a homofobia: Uma análise das concepções na EBPTT
Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos
Coorientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Gustavo de Oliveira Duarte
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório na linha de organização e memórias de espaços pedagógicos em educação profissional e tecnológica do Mestrado em Educação Profissional Técnica e Tecnológica – ProfEPT e busca saber quais são as representações e ações acerca da população LGBTQIA+ instituídas em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do RS. Nessa pesquisa abordaremos aspectos subjetivos do comportamento humano, nesse caso, as relações sociais dos LGBTQIA+, sob a perspectiva de como é sua ambientação numa Instituição de Ensino do RS. Como metodologia faremos um estudo de caráter exploratório valendo-se de entrevistas semiestruturadas com os presidentes dos NUGEDIS e 2 (dois) discentes de 9 (nove) campus do Instituto Federal Farroupilha, e, utilizando da Análise de Conteúdo de Bardin pretendemos descobrir quais as representações construídas e ações executadas na Instituição com relação às pessoas LGBTQIA+; identificando os documentos em relação ao NUGEDIS e outras ações institucionais para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; analisar as concepções existentes nos documentos institucionais em relação ao público LGBTQIA+ e as possíveis ações a fim de erradicar os preconceitos com as pessoas LGBTQIA+; compreender o papel do NUGEDIS para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; conhecer o trajeto formativo dessas pessoas na Instituição a ser pesquisada e compreender como tem ocorrido o acolhimento/atendimento para essa população; elaborar um produto educacional visando a
participação desta comunidade nos diversos níveis do ensino, garantindo-lhes que todos os direitos por eles adquiridos sejam respeitados, e que conscientize a comunidade escolar para o respeito às diferenças.
Palavras-chave: Diversidade; Educação; Homoafetividade.
Data da qualificação: 12 de agosto de 2022
Horário: 10h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 02/08/22
- 10h01
Título da Dissertação: A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Produto Educacional: Cartilha Pedagógica da EPT
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705424
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes e Dr. Gabriel dos Santos Kehler
Resumo: Devido às dificuldades encontradas em sala de aula quanto às metodologias de ensino mais apropriadas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este trabalho propugna reflexões pedagógicas sobre a real importância da Didática na determinação das abordagens metodológicas, considerando subsidiariamente a influência simultânea das múltiplas variáveis explícitas ou subjacentes à referida relação, as quais costumam ser consideradas imprescindíveis para o êxito da empreitada educativa, investigando prioritariamente a relevância da Didática como instrumento para a formação omnilateral do aluno na EPT. Metodologicamente este trabalho consubstancia-se a partir do levantamento bibliográfico das obras aqui referenciadas que expressam as inúmeras concepções de vários autores sobre o tema “Didática”. Foi utilizado o instrumento qualitativo de coleta de dados bibliográficos, e após a compilação das obras referidas, realizou-se a análise interpretativa de seus principais conceitos e suas relações com os objetivos desse trabalho. A pesquisa bibliográfica efetuou-se a partir de livros e artigos científicos, enquanto a análise qualitativa de dados efetivou-se mediante o método dialético, pelo fato desta abordagem fornecer as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Este trabalho também contém os principais conceitos orientadores das práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da materialização de um produto educacional no formato de cartilha pedagógica, voltado principalmente para os estudantes da EPT. O referido produto educacional foi fundamentado nos conceitos de: ensino (médio) integrado, interdisciplinaridade, omnilateralidade, politecnia, trabalho como princípio educativo, ensino pela pesquisa e outras concepções importantes abordadas na área da Educação. Assim, esta escrita evidencia a imprescindibilidade da constante reflexão didática sobre as metodologias e abordagens adotadas para a eficácia na relação de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: didática; omnilateralidade; politecnia
Data da defesa: 04 de agosto de 2022
Horário: 10h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 22/07/22
- 10h29
O ProfEPT publica hoje Edital que visa o credenciamento de docentes permanentes no Programa. O edital servirá para completar o quadro de vagas de professores por Instituição Associada e apresenta 60 vagas distribuídas por vinte e oito instituições.
O Programa tem buscado cumprir a meta de propiciar formação de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros e, para isso, torna-se necessário completar o seu quadro de vagas docentes, garantindo, inclusive, a ampliação de vagas de orientação para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA).
Data de publicação do Edital | 04/07/2022 |
Período de Inscrições | 04/07/2022 a 05/08/2022 |
Resultado Parcial | 17/08/2022 |
Recursos | 18/08/2022 |
Resultado final | 23/08/2022 |
* período alterado a partir da Retificação do Edital publicada em 27/07/2022
EDITAL, ANEXOS e RESULTADOS
Edital (formato .pdf - tamanho 841kb) - divulgado em 04/07/2022
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 272kb) retificado em 27/07/2022
Anexo 2 - Formulário de inscrição (formato .docx - tamanho 203kb)
Anexo 3 - Declaração (formato .docx - tamanho 192kb)
Anexo 4 - Formulário de pontuação (formato .docx - tamanho 196kb)
Anexo 5 - Carta de anuência (formato .docx - tamanho 188kb)
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 574kb)
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16466-docente22s
Publicado em Editais
- 04/07/22
- 11h05
O ProfEPT publica hoje Edital que visa o credenciamento de docentes permanentes no Programa. O edital servirá para completar o quadro de vagas de professores por Instituição Associada e apresenta 60 vagas distribuídas por vinte e oito instituições.
O Programa tem buscado cumprir a meta de propiciar formação de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros e, para isso, torna-se necessário completar o seu quadro de vagas docentes, garantindo, inclusive, a ampliação de vagas de orientação para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA).
Data de publicação do Edital | 04/07/2022 |
Período de Inscrições | 04/07/2022 a 05/08/2022 |
Resultado Parcial | 17/08/2022 |
Recursos | 18/08/2022 |
Resultado final | 23/08/2022 |
* período alterado a partir da Retificação do Edital publicada em 27/07/2022
EDITAL, ANEXOS e RESULTADOS
Edital (formato .pdf - tamanho 841kb) - divulgado em 04/07/2022
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 272kb) retificado em 27/07/2022
Anexo 2 - Formulário de inscrição (formato .docx - tamanho 203kb)
Anexo 3 - Declaração (formato .docx - tamanho 192kb)
Anexo 4 - Formulário de pontuação (formato .docx - tamanho 196kb)
Anexo 5 - Carta de anuência (formato .docx - tamanho 188kb)
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 574kb)
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16466-docente22s
Publicado em Editais
- 04/07/22
- 10h19
Título da Dissertação: ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.
Produto Educacional: GUIA DIDÁTICO PRÁTICAS INICIAIS DE ROBÓTICA COM ARDUINO APLICADA A ELETRODINÂMICA
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704762
Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. Sergio da Costa Nunes
Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca investigar a utilização da robótica educacional com as TIC (tecnologia de informação e comunicação) e a plataforma Arduino, através do desenvolvimento do produto educacional: Guia Didático Práticas Iniciais de Robótica com Arduino Aplicada a Eletrodinâmica com o propósito de estimular o ensino e a aprendizagem de conteúdos sobre eletrodinâmica pertencentes à disciplina de física do 3° ano do ensino médio integrado do IFFAR. Este trabalho também busca ressaltar a importância de relacionar a teoria com a prática em sala de aula de forma interconectada e próxima do cotidiano do aluno pertencente ao ensino médio integrado através do uso em sala de aula das TIC (celular, computador, software de simulação computacional, entre outros). Para viabilizar esta condição, foi desenvolvido um Guia didático sobre o uso da robótica educacional que será avaliado por professores de física do ensino médio integrado do IFFar campus Jaguari e Santa Rosa para avaliar sua usabilidade. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, através de pesquisa-ação, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário desenvolvido na plataforma Google Forms. Com a posterior análise e interpretação dos dados utilizando o método de análise: System Usability Scale (SUS) para mensurar a usabilidade e aceitabilidade do Guia Didático por parte dos Docentes em física.
Palavras-chave: Robótica educacional; Eletrodinâmica; Guia didático.
Data da defesa: 08 de julho de 2022
Horário: 14:00
Local: Auditório da Reitoria
Publicado em Notícias
- 24/06/22
- 13h16
Título da Dissertação: PERSPECTIVA DA CERTIFICAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA EM UMA UNIDADE MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Produto Educacional: Curso de Formação Continuada de Extensão - Auxiliar de Cozinha
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704747
Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dr. Fábio Diniz Rossi e Dr.Gustavo Pinto da Silva
Resumo: O Sistema de Ensino do Exército Brasileiro possui diversas especializações, as quais objetivam formar e aperfeiçoar recursos humanos que atuarão na própria instituição. Dessa forma, desenvolver uma proposta de Curso de Formação Continuada de Extensão, na modalidade de educação profissional, em parceria do Exército Brasileiro com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul-RS – configura-se como uma excelente oportunidade de formação e desenvolvimento dos alunos. Os integrantes do serviço militar, por ter um caráter obrigatório, apresentam-se como um extrato fiel da sociedade, por se tratar de um público muito heterogêneo, seja pelo aspecto social, cultural ou mesmo financeiro. As políticas de qualificação desenvolvidas pelo Exército associadas ao Instituto Federal Farroupilha podem auxiliar na compreensão dos conhecimentos sistematizados historicamente, na integração da teoria com a prática, e na inserção desses militares no mundo do trabalho após o serviço militar. Neste cenário, a pesquisa tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um curso profissionalizante de extensão IFFar e Exército Brasileiro, detectando os fatores que influenciam no interesse dos alunos pelos cursos profissionalizantes, o perfil dos jovens alistados e dos que prestam Serviço Militar Obrigatório, a importância dos cursos de capacitação para a vida profissional dos alunos e analisar o processo de construção dos cursos profissionalizantes, apontando aspectos positivos e negativos a partir das percepções dos alunos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso no 9º Batalhão Logístico em Santiago-RS, com os militares ingressantes da turma de 2021 que realizaram um curso profissionalizante, com o tema Curso de Formação Continuada de Extensão – Auxiliar de Cozinha. Perante os resultados conclui-se que o interesse pelos cursos não se resume ao diploma, e sim ao papel que essa oportunidade de qualificação representa para o ingresso no mundo do trabalho, praticamente 60% dos jovens, que ingressam no exército todos os anos na região deste estudo, não concluíram o Ensino Médio. Neste sentido, a importância está em ampliar as possibilidades de crescimento intelectual, social e mesmo financeira com novas oportunidades de formação. Como aspecto positivo encontramos a possibilidade de que ao concluírem seu tempo de serviço militar eles possam retornar a sociedade mais qualificados, com a realização de cursos de extensão, com vistas ao desenvolvimento integral do ser humano, resolução de problemas concretos, geração de idéias e oportunidades de capacitação, de modo que os conteúdos e experiências vivenciados tenham relevância em seu cotidiano, expandindo-se inevitavelmente para suas vidas.
Palavras-chave: Sistema de Ensino do Exército Brasileiro; Formação Profissional; Curso de Formação Continuada de Extensão.
Data da defesa: 08 de julho de 2022
Horário: 09h
Local: Auditório da Reitoria do IFFar - Santa Maria
Publicado em Notícias
- 24/06/22
- 09h01
Título do projeto: PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFFAR: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES
Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Historicamente, a evasão escolar está no rol dos problemas enfrentados pela educação brasileira. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa realidade não é diferente e vários estudos têm apontado os principais fatores que levam a esse abandono estudantil. Nesse sentido, com vistas à superação ou mitigação das causas que levam à evasão e retenção, desde o ano de 2013, a partir de um trabalho de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), junto à alguns Institutos Federai de Educação (IFs), que culminou na expedição do Acórdão nº 506/2013, várias ações estão sendo realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), principalmente, junto aos IFs, no sentido de fortalecimento da relação estudante - escola, garantindo a permanência e o êxito desses jovens durante o seu percurso formativo. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa se insere nas discussões acerca do fortalecimento da EPT e visa o estudo do Planos Estratégicos de Permanência e Êxito elaborados pelos IFs, com foco no Programa de Permanência e Êxito (PPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), tendo por objetivo, analisar as ações propostas pelo PPE com enfoque à sua implementação e aplicação prática. A pesquisa é de carater qualitativa e quantitativa com a investigação documental e bibliográfica. Para a análise dos dados se utilizará a Matriz Analítica, adaptada de Minuzzi e Coutinho (2020) e a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). A partir da análise dos dados coletados e dos resultados obtidos, será elaborado um produto educacional, cuja proposta é a construção de uma minuta atualizada do documento do PPE do IFFar, incluindo-se a proposição de mecanismos e/ou ferramentas para o monitoramento e avaliação das ações contidas no programa, com vistas à sua continuidade e fortalecimento.
Palavras-chave: Educação Profissional; Permanência e Êxito; Avaliação e Monitoramento
Data da qualificação: 07 de julho de 2022
Horário: 09h
Local: Reitoria do IFFar - Santa Maria
Publicado em Notícias
- 23/06/22
- 13h10
Título do projeto: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EPT: Processos de Ensino e Aprendizagem dos Estudantes com Deficiência Intelectual
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes
Resumo: Este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: quais são as práticas educativas necessárias para a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual (DI) durante a formação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste sentido delineou-se o seguinte objetivo geral: conhecer as práticas educativas organizadas no curso técnico integrado EPT para os estudantes com deficiência intelectual. E como objetivos específicos: identificar as possíveis adaptações (curriculares/pedagógica) sistematizadas aos estudantes com DI; conhecer a perspectiva docente quanto aos desafios enfrentados para formação dos estudantes com DI; mapear as principais práticas educativas implementadas aos estudantes com DI; construção de um Produto educacional a partir das demandas/lacunas resultantes da investigação. A metodologia dessa investigação tem caráter qualitativo, em razão de viabilizar a reflexão acerca do processo pedagógico para a EPT dos estudantes com DI. Para a realização da pesquisa serão adotadas entrevistas semiestruturadas, as quais serão gravadas e transcritas e analisadas através do método Análise de Conteúdo. As repercussões consequentes desta pesquisa, além de nos proporcionar o conhecimento científico, viabilizarão a construção de um produto educacional, sendo este um curso de formação continuada que será disponibilizado em uma plataforma digital aos professores da EPT que manifestarem interesse em participar.
Palavras-chave: Práticas Educativas; Educação Profissional; Deficiência Intelectual
Data da qualificação: 06 de julho de 2022
Horário: 14h
Local: Diretoria de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha.
https://www.youtube.com/watch?v=56KsM5vTHow
Publicado em Notícias
- 23/06/22
- 11h40
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