Todas as Noticias
Título da Dissertação: TRAJETOS FORMATIVOS E SABERES DOCENTES: RESSIGNIFICANDO A DOCÊNCIA DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Produto Educacional: O professor de biologia e a Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ambiente virtual para (re)construção coletiva de saberes
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700568
Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender os trajetos formativos e os saberes que orientam a prática pedagógica de professores de Biologia da Educação Profissional Técnica de nível Médio - EPTNM atuantes em um instituto federal de educação no estado do Rio Grande do Sul. Com base nisso, buscamos investigar as formas como a mobilização destes saberes repercutem nas práticas destes profissionais. Diante desse propósito, problematizamos: Quais são e como se constituem os trajetos formativos e os saberes docentes de professores de Biologia na EPTNM e quais as repercussões da mobilização destes em suas práticas pedagógicas? De modo específico objetivamos: investigar como a produção acadêmica em nível de pós-graduação tem trabalhado os saberes docentes enquanto elementos dos processos de formação do professor de Biologia; compreender os trajetos formativos e a constituição dos saberes docentes de professores de Biologia na EPTNM; conhecer práticas pedagógicas e saberes mobilizados por docentes de Biologia no contexto da EPTNM; construir um espaço virtual de formação permanente para professores de Biologia da EPTNM. Os percursos metodológicos que fundamentam esse estudo se estruturaram a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa na perspectiva de Triviños (1987). A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas digitalmente em áudio e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas produzidas pelos professores. Como contribuição com o cenário da docência de Biologia na EPTNM, foi desenvolvido um produto educacional no formato de ambiente virtual para fomentar os processos de formação permanente de professores. Das análises das entrevistas emergem indícios de que que os saberes que nutrem as práticas dos professores entrevistados se constituem ao longo dos trajetos de vida desses profissionais, tendo a influência dos seus educadores ao longo das formações básica e superior e suas experiências em sala de aula como elementos substanciais na constituição de seus saberes. As narrativas docentes também indicam que as suas ações no EMI são permeadas por particularidades que distinguem este lócus de atuação dos demais espaços educativos, o que evidencia a necessidade de processos formativos que contemplem as particularidades da atuação nesta singularidade educativa.
Palavras-chave: Educação Profissional. Ensino de Biologia. Saberes docentes.
Data da defesa: 31 de março de 2022
Horário: 14h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/TNS9N1mZipg
Publicado em Notícias
- 24/03/22
- 17h01
No dia 22 de março de 2022 a professora Taniamara Vizzotto Chaves, docente e atual coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT - do IFFar esteve realizando a aula inaugural junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - campus Cerro Largo.
O tema da aula inaugural foi “Paulo Freire: referência para a educação e o ensino de ciências”. Participaram da atividade estudantes e docentes vinculados ao programa da UFFS.
A professora Taniamara faz parte do projeto “Café Paulo Freire” desenvolvido na cidade de São Borja, RS e vinculado ao Café Paulo Freire Nacional, que trata-se de um espaço não formal de educação que objetiva discutir, estudar e aprofundar as obras de Paulo Freire, bem como divulgar o seu legado. O Café Paulo Freire de São Borja constitui-se como um projeto de extensão desenvolvido com pessoas da comunidade local e regional, dentre eles professores das Redes Públicas com o apoio do IFFar.
As obras de Freire também vêm sendo estudadas e utilizadas no espaço do ProfEPT por alguns docentes, sendo estas articuladas a outras obras e autores vinculados à Educação Profissional e Tecnológica utilizados no programa.
Publicado em Notícias
- 24/03/22
- 13h13
O projeto de pesquisa “Concepções epistemológicas e práticas de pesquisas presentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul” foi um dos selecionados na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes (Universal 2021), que tem a finalidade de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.
O objetivo do projeto é analisar concepções epistemológicas e práticas de pesquisas institucionalizadas nos IFs do Rio Grande do Sul, na área de ciências humanas, em programas de iniciação científica e tecnológica, de incentivo à pesquisa e inovação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o projeto tem o propósito de produzir dados que possam contribuir para qualificar o processo de produção da pesquisa que ocorre nos IFs do Estado.
O projeto terá duração de 3 anos, será coordenado pelo professor Josimar de Aparecido Vieira (IFRS - campus Sertão), contemplando pesquisadores de quatro instituições, dentre elas os três IFs do estado do Rio Grande do Sul.
O IFFar será representado pelo professor Dr. Vantoir Roberto Brancher vinculado ao programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT - campus Jaguari.
Além desses pesquisadores, o projeto contará com um estudante bolsista de Iniciação Científica que será escolhido dentre as instituições parceiras do projeto.
Publicado em Notícias
- 24/03/22
- 07h27
Lista de discentes com matrículas homologadas ENA 21 - PROFEPT - IFFAR:
Discente |
Reserva de Vaga |
ALESSANDRO VASCONCELOS DE SOUZA |
Ampla concorrência |
ALINE SANTANA LEAL |
Ampla concorrência - Negros/pardos |
CARINE FRAGA SISTI |
Ampla concorrência |
CARLOS ROBERTO PEREIRA DA COSTA |
Ampla concorrência |
DARLENE HONÓRIO MEDEIROS |
Ampla concorrência |
JOICE PEREIRA SOARES |
Ampla concorrência |
KATIA GILENE DOS SANTOS MOURA |
Servidor |
LILIAN MORIM PRATES |
Ampla concorrência |
LUCIANA PASLAUSKI KNEBEL |
Servidor |
MARCIANO PERCINCULA |
Servidor |
MAURÍCIO MORAES GONÇALVES |
Ampla concorrência - PcD |
MÔNICA RIBEIRO DE ARAÚJO |
Servidor - PcD |
NEWTON DEL CUETO GONÇALVES |
Servidor |
NICOLE HACK |
Servidor |
RAQUEL PEREIRA MARTINS |
Ampla concorrência - PcD |
ROGERIO MARQUES CRESSERI |
Ampla concorrência |
RONIMAR ROSSO GOMES |
Servidor |
ROZILENE VIZZOTTO |
Ampla concorrência |
TÂNIA TEREZINHA PINHEIRO |
Servidor |
VALERIA SOARES RODRIGUES |
Ampla concorrência |
VANESSA FERREIRA BACKES |
Servidor - Negros/pardos |
VIVIANI APARECIDA SASSO SARAIVA |
Servidor |
Suplentes convocados(as):
Estão convocados(as) os(as) seguintes suplentes para confirmação de matrícula junto ao ProfEPT - IFFar - Jaguari. A secretaria do programa irá contatar os suplentes via e-mail informando as datas e procedimentos para a confirmação da matrícula.
- FELIPPE FLAIN PIRES SANTOS
- JOICE MARIA DULLIUS
Orientações sobre vacinação:
Em razão da pandemia de Covid 19, informamos que todos(as) os(as) servidores(as) e estudantes que acessarem o campus Jaguari deverão utilizar máscara e também apresentar comprovação de vacinação completa.
Conforme a IN nº04/2022 Art. 3º Ao acessar os espaços físicos das unidades do IFFar, os indicados no §2º do Art. 1º, deverão PORTAR cópia do comprovante de vacinação, do atestado médico, do Teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72h , físico ou digital (para quem não cumpriu o cronograma vacinal), podendo este ser solicitado a qualquer tempo.
A comprovação da documentação deverá ser encaminhada com antecedência via formulário eletrônico que será compartilhado com docentes e discentes via e-mail pela secretaria do ProfPET.
Maiores informações acessar o link :
Publicado em Notícias
- 23/03/22
- 10h39
Título do projeto: TRANSPOSIÇÃO DE SABERES: DO APRENDIZADO DA FÍSICA NO CURSO TÉCNICO ÀS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES
Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dra. Ana Marli Bulegon
Resumo: O projeto de pesquisa busca conhecer as possíveis maneiras que os alunos encontram para realizar a transposição dos conteúdos de Física ao longo de suas vivências. O objetivo geral centra-se em: Investigar o processo de ensino e aprendizagem da Física no âmbito de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio a fim de verificar se e como ocorre a transposição dos saberes da disciplina em situações vivenciadas pelos estudantes em contextos distintos do espaço escolar. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) Conhecer, a partir de questionamentos feitos para os estudantes, o que lhes é apresentado como possibilidade de uso da Física na sua futura prática profissional; b) Identificar possíveis contribuições da disciplina de Física nas vivências extracurriculares dos estudantes; c) Identificar percepções dos estudantes a respeito das práticas curriculares do ensino da Física. d) Propor um produto educacional no sentido de consolidar uma proposta educativa capaz de contribuir para a efetividade dos conhecimentos da disciplina de Física. A metodologia da pesquisa é qualitativa, amparada no aspecto exploratório, que traz por finalidade alcançar uma maior familiaridade com um problema, a fim de torná-lo mais explícito. Envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental e aplicação de questionário semiestruturado junto aos sujeitos que compõem o universo da pesquisa, uma vez que os estudantes são fontes essenciais para a coleta de informações. A aplicação do questionário servirá para embasar a necessidade da oferta do produto educacional pedagógico. Como método de tratamento dos dados qualitativos tem-se a análise de conteúdo.
Palavras-chave: Ensino de Física; Transposição do Saber; Sequência Didática.
Data da qualificação: 04 de abril de 2022
Horário: 14h30min
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 22/03/22
- 14h08
A egressa da primeira turma do ProfEPT Naires de Cássia Nunes foi classificada em primeiro lugar no processo seletivo para Oficiais Técnicos Temporários 2021/2022 da Terceira Região Militar, para a área de magistério de matemática.
Naires passou por um processo de estágio de adaptação ao serviço no 29 Batalhão de Infantaria Blindado e está designada para trabalhar no Colégio Militar de Santa Maria.
Conforme nos informou a Naires, ter feito o mestrado junto ao ProfEPT no IFFar foi um dos diferenciais para que ela pudesse ter obtido a sua aprovação.
O ProfEPT do IFFar parabeniza a Naires pela conquista e deseja a ela muito sucesso na sua nova jornada.
* Foto extraída da rede social da egressa.
Publicado em Notícias
- 18/03/22
- 10h35
Título do projeto: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MEDIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi
Coorientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Sérgio da Costa Nunes
Resumo: No mundo globalizado, a presença da tecnologia impacta muitos aspectos da vida humana. Quando se trata de educação, percebe-se uma evolução constante nos processos e métodos que mudam de forma disruptiva a maneira como se ensina e como se aprende. Esses movimentos envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como a Inteligência Artificial que proporciona uma educação mais personalizada, inclusiva, interativa e flexível. Na formação integral, a Inteligência Artificial se torna fundamental para que estudantes se apropriem dos conhecimentos em atividades de pesquisa, assim como no mundo do trabalho e no social. A concepção de Inteligência Artificial no meio educacional levanta a necessidade de aproximação da escola com os avanços das tecnologias e estas adaptarem-se ao ambiente em que o estudante está inserido. Nessa linha de pensamento, algumas pesquisas em Inteligência Artificial na educação abordam aprendizagem adaptativa, tutores inteligentes, ferramentas de diagnóstico, sistemas de recomendação, classificação de estilos de aprendizagem, mundos virtuais, gamificação, mineração de dados aplicada à escola e chatbot (assistente virtual, agente conversacional). Chatbot ou chatterbot ou agente de conversação é um programa de Inteligência Artificial criado para conversar com seres humanos usando linguagem natural por meio de texto ou voz, estabelecendo-se uma interação humano-computador. Na academia, dados apontam que agentes conversacionais na educação contribuem para a construção do conhecimento, desenvolvimento cognitivo e maior envolvimento dos alunos. No entanto, apenas a Inteligência Artificial mediando processos de ensino e de aprendizagem não atesta, por si só, que esses processos alcançarão resultados satisfatórios; as ações dessa mediação devem ser orientadas em alguma teoria de ensino e de aprendizagem. Além disso, o uso de qualquer Inteligência Artificial como ferramenta pedagógica desprovida de qualquer pedagogia tende a sucumbir, cair em desuso e no esquecimento. Portanto, esta pesquisa pretende se apropriar dos conceitos socioconstrutivistas de Lev Semionovitch Vygotsky. Três pilares sustentam seu trabalho: os processos mentais do sujeito surgem dos processos sociais; instrumentos e signos interligam a compreensão dos processos mentais do sujeito. O terceiro é o método genético-experimental para analisar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O enfoque desta pesquisa é quantitativa de natureza aplicada, com procedimentos experimentais, tendo como coleta de dados o System Usability Scale (SUS). Com base nessas concepções, este projeto de pesquisa tem como objetivo averiguar como os processos de ensino e de aprendizagem são mediados por um chatbot, o qual será o produto educacional para atuar como instrumento mediador de práticas educativas elaboradas pelo professor. A finalidade do produto educacional é contribuir para o processo de construção do conhecimento do aluno, além de ser uma ferramenta auxiliar para o docente, tornando o ensino mais dinâmico.
Palavras-chave: Zona de Desenvolvimento Proximal; Inteligência Artificial; Chatbot.
Data da qualificação: 01 de abril de 2022
Horário: 10h
Local: Videoconferência
Publicado em Notícias
- 17/03/22
- 13h34
Título do projeto: Uma análise sobre o Letramento digital a partir da utilização da Taxonomia de Bloom na EPT
Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi
Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Sergio da Costa Nunes
Resumo: A presente dissertação visa realizar uma análise na utilização do Letramento Digital juntamente com a Taxonomia de Bloom, buscando atender as necessidades dos estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Informática, que tem dificuldades com a ambientação das ferramentas utilizadas durante o curso, buscando o crescimento omnilateral do estudante, através de cursos públicos de qualidade. Novos conhecimentos possibilitam libertar pessoas, dando-lhes nova cultura, possibilitando o desenvolvimento intelectual, individual e social. Combater a exclusão digital dos estudantes a partir do letramento digital, permitindo que possam se ambientar com novas ferramentas previamente através de material audiovisual, a classificação biológica como originalmente foi criada para classificação de filos, e utilizada pela Taxonomia de Bloom é capaz de auxiliar o professor e profissionais da educação a diagnosticar e resolver problemas de avaliação e curriculares. Como resultado pretendido o produto educacional que será criado em formato de vídeos, para que os estudantes possam utilizá-los, em auxílio às disciplinas de tecnologia da informação no início de sua trajetória. O processo de análise de dados utilizado é o SUS (SYSTEM USABILITY SCALE).
Palavras-chave: Taxonomia de Bloom; Letramento Digital; PROFEPT.
Data da qualificação: 01 de abril de 2022
Horário: 8h
Local: Videoconferência
Publicado em Notícias
- 16/03/22
- 09h18
Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do IFSC.
Está marcada para o dia 5 de abril a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A aula magna terá o tema "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática" e será proferida pela Profa. Dra. Lucília Machado para as turmas ingressantes. O evento será transmitido a partir das 17h30 pelo Canal do IFSC no Youtube e também é aberto a toda a comunidade acadêmica, egressos e interessados no tema.
Este ano, o ProfEPT ofertou 942 vagas nas 40 instituições associadas ao programa em todo o Brasil. O curso, ofertado pela Rede Federal de forma semipresencial, tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais.
A aula inaugural é o evento, em rede nacional, que marca o início do período letivo para os novos mestrandos.
Aula inaugural nacional do ProfEPT
5 de abril de 2022, às 17h30
On-line, pelo Canal do IFSC no YouTube: https://youtu.be/nAEL09ancss
Fonte: IFES
Publicado em Notícias
- 15/03/22
- 08h02
Título da Dissertação: Contribuições da Curricularização da Extensão à Formação Integral na Educação Profissional e Tecnológica
Produto Educacional: Diálogos sobre extensão, currículo integrado e formação humana em um processo de curricularização da extensão
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699788
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Banca: Dra. Neiva Maria Frizon Auler e Dr. Ascísio dos Reis Pereira
Resumo: O Plano Nacional de Educação - PNE prevê a implementação de ações de extensão em no mínimo 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil, iniciando um movimento nacional de curricularização da extensão. A partir disto, este trabalho busca compreender como esse processo de curricularização vem sendo proposto e implementado em um Campus do Instituto Federal Farroupilha, tendo como base as concepções de extensão, formação integral e currículo integrado constantes em seus documentos formais e na análise de projetos de extensão propostos nesta instituição, visando propor reflexões sobre como a curricularização da extensão pode contribuir para a formação integral na educação profissional e tecnológica. A pesquisa está vinculada à linha de Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, oferecido em rede nacional no pólo do IFFar - Campus Jaguari. De natureza qualitativa, elaborada a partir de pesquisa bibliográfica e documental, com a empregabilidade da Análise Textual Discursiva em projetos e em entrevistas, organizadas de maneira semiestruturada e realizadas com coordenadores/coordenadoras de projetos de extensão, selecionados no campus de Frederico Westphalen/RS. Na análise realizada, ficou evidenciado que o processo de curricularização da extensão, embora já tenha sido previsto inicialmente no PNE 2010, ainda está incipiente e necessita de um compromisso institucional de dialogar, problematizar e construir coletivamente ações que confluam para a concretização de um currículo integrado e, consequentemente, uma formação humana. O processo de curricularização da extensão, tal como a materialização do currículo integrado, são processos que estão em construção, de maneira coletiva e paulatinamente, e ambos têm contribuições mútuas, pois evidenciam e se balizam em preceitos comuns de dialogicidade, interdisciplinaridade, indissociabilidade, inovação, tecnologia social e transformação social. As contribuições de problematizar e buscar construir coletivamente inovações e tecnologias sociais para transformar a sociedade, que podem ser oportunizadas pela curricularização de uma extensão pautadas nessas bases,
em um processo de materialização de um currículo integrado, pode, por outro lado, alimentar-se dos preceitos que o próprio currículo oportuniza, criando uma dialética em busca de um objetivo primário: o da formação humana. Como ponto fundamental para a concretização e materialização desta formação tem-se a problematização e a formação permanente e contínua sobre extensão, currículo integrado e curricularização da extensão. Visando contribuir com este processo de formação, foi construído e publicizado às comunidades acadêmica e externa, um site, sistematizando e compartilhando reflexões sobre a pesquisa desenvolvida.
Palavras-chave: Extensão universitária; Formação integral; Curricularização da extensão.
Data da defesa: 17 de março de 2022
Horário: 09h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/wTPGBGUc6aQ
Publicado em Notícias
- 08/03/22
- 09h18
Redes Sociais