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Evento contará com a participação de docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do programa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) promove, no dia 31 de março, o Seminário Nacional de Autoavaliação do programa. O evento será realizado on-line, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Cefor no YouTube.

A programação prevê a apresentação e discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do programa, com a participação dos coordenadores locais, docentes, discentes e egressos. Está programada ainda a participação de professores convidados nas discussões: Dra. Denise B. C. Leite (UFRGS), Dr. Robert Verhine (UFBA) e Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da Capes).

O objetivo principal da autoavaliação consiste em estabelecer um processo avaliativo que, além de verificar o atendimento aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contribua para o fortalecimento do programa como rede. O evento tem como público-alvo docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do ProfEPT. Não há necessidade de inscrição prévia e será feito o registro de frequência durante o seminário para certificação.

O Sistema de Autoavaliação do ProfEPT, coordenado pelo Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (NAPE), foi construído a partir da identificação de simetrias que constituem a especificidade de um mestrado em rede na articulação com os critérios de avaliação da Capes. De acordo com a coordenação do programa, "a perspectiva é de uma avaliação eminentemente democrática e participativa, em que toda a comunidade do ProfEPT participe ativamente".

"Para tanto, ao longo de 2020, foram desencadeados vários processos: iniciamos com o período de sensibilização nas 40 Instituições Associadas (IAs) ao Programa, envolvendo coordenadores locais, docentes, discentes e egressos na participação do processo; aplicamos instrumentos de autoavaliação por meio do Observatório do ProfEPT e realizamos os Seminários de Autoavaliação Locais, nos quais as IAs tiveram a possibilidade de discutir sobre seus resultados", explica Danielle Piontkovsky, coordenadora nacional do programa. Os dados obtidos nesse processo foram sistematizados pelo NAPE, apontando os pontos fortes e as fragilidades no âmbito do ProfEPT como um todo, para o estabelecimento do Planejamento Estratégico e da definição de metas que visem o avanço das ações.

Programação:
9h30min – Abertura Oficial
10h – Mesa 1: Discussões sobre a Avaliação da Pós-Graduação no Brasil
Temáticas e participações especiais:
- Avaliação Institucional Participativa em Rede – Profa. Dra. Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS)
- Proposta de Reformulação da Autoavaliação pela CAPES – Prof. Dr. Robert Verhine (UFBA)
14h30 – Mesa 2: Apresentação e Discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do Programa
Participação especial: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da CAPES)

Transmissão: Canal do Cefor no YouTube
Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/19801-profept-realiza-seminario-nacional-de-autoavaliacao

 

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  • 23/03/21
  • 16h44

Foram divulgadas hoje, 16 de março de 2021, as notas finais dos(as) candidatos(as) que participaram da fase de avaliação e validação dos documentos comprobatórios do Histórico Profissional e Acadêmico, que não foram eliminados(as), e após a análise dos recursos.

Com isso, temos a classificação final de todos(as) os(as) candidatos(as), sendo divulgada também a lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as), ou seja, aqueles(as) que se classificaram dentro do número de vagas disponíveis em cada Instituição Associada, por modalidade e cota (quando havia), conforme Anexo 2 do Edital ProfEPT 01/2020 retificado, e que estão aptos(as) para realizar a matrícula.

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão convocados(as) por e-mail ou telefone (cadastrados no Sistema de Inscrições individual) a partir de amanhã, dia 17, para realizarem as matrículas em suas Instituições Associadas, sendo que a documentação necessária encontra-se no Anexo 3 do Edital ProfEPT 01/2020 retificado. As Instituições Associadas serão responsáveis por todo o processo de matrícula, remoto e/ou presencial, conforme regulamentação e normativas vigentes para o período de pandemia da Covid-19.

Os(as) candidatos(as) com o resultado de classificados(as) poderão ser convocados(as) para matrícula caso ocorra desistência ou impedimento por parte dos aprovados(as).

Resultado final e classificação dos(as) candidatos(as)

A Comissão Organizadora do ENA 2020 parabeniza todos(as) os(as) aprovados(as)!

 

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16450-divulgadas-as-notas-finais-dos-as-candidatos-as-apos-os-recursos-e-as-listas-dos-as-candidatos-as-aprovados-as

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  • 18/03/21
  • 13h57

Durante os dias 12 a 14 de maio ocorrerá o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, um evento científico organizado pelo IFC, IFSC, IFRS, IFPR, IFar, IFSul, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).

 As inscrições para participação no evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de maio de 2021. Já o prazo para submissão de trabalhos completos para as comunicações orais segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Haverá ainda, após o término do evento, a seleção de trabalhos que serão publicados em periódicos dos IFs do Sul do Brasil.

Também estão abertas até 28 de fevereiro de 2021, as inscrições de resumos para a participação da mostra de Produtos Educacionais.  A seguir encaminhamos a programação simplificada do evento:

Dia 12/05/2021

9h - Abertura Oficial

9h30min - Apresentação Cultural

10h - Conferência de Abertura - Os desafios do ProfEPT frente às políticas atuais de EPT - Profª. Drª. Marise Nogueira Ramos

Intervalo para almoço

14h - Palestra - As políticas de diversidade e a cultura na EPT - Profª. Me. Mônica Luiza Simião Pinto

16h30min - Comunicações Orais

 

Dia 13/05/2021

8h30min - Comunicações Orais

11h - Palestra - Formação de professores em EPT e o currículo integrado - Profª. Drª. Acácia Zeneida Kuenzer

Intervalo para almoço

14h - Palestra - Tecnologias da Informação em EPT e a concepção de ensino médio Integrado - Prof. Dr. Gabriel Grabowski

16h30min - Comunicações Orais

 

Dia 14/05/2021

8h30min - Comunicações Orais

10h15min – Apresentação Cultural

10h30min - Conferência de Encerramento - Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto

12h30min - Encerramento

 

Maiores informações em: https://www.even3.com.br/sept2021

Página no facebook: https://www.facebook.com/sept2021/

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  • 08/03/21
  • 13h25

Título da Dissertação: A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS ASSISTENCIAIS NA CONTENÇÃO À DESISTÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Produto Educacional: Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586257

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz,  e Dr. Celso Ilgo Henz

Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Jaguari, sobre a permanência escolar dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada ao Ensino Médio, do Curso Técnico em Agropecuária, e sua relação com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O interesse pela pesquisa partiu do conhecimento do acentuado número de desistências no decorrer do curso, verificado pelo trabalho na operação de sistemas governamentais de controle de alunos, executado junto à Coordenação de Registros Acadêmicos do Campus. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso, por meio de levantamento de dados. A organização do caminho metodológico envolveu, além da busca de dados empíricos nas plataformas governamentais e arquivos de controles internos na linha temporal de 2009 a 2018, a aproximação com os sujeitos da pesquisa, por meio de encontros virtuais com alunos dos terceiros anos, das turmas A, B, C e E, que recebem auxílios por meio das Políticas Públicas Assistenciais de Permanência e Êxito implantadas na Instituição. Para a dinâmica dos encontros foi usada a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativos-formativos (HENZ, 2014; RAMOS, 2017), com o auxílio da plataforma Google Meet. Dos encontros, durante os diálogos informais, emergiram falas de extrema importância, o que possibilitou estabelecer três categorias: Auto(trans)formação, Valorização do IFFAR e Relevância dos Auxílios para a Permanência e Êxito. A partir da análise dos dados foi possível concluir que, com relação ao número de desistências, percebe-se, no período analisado, uma tendência de diminuição dos percentuais a partir de 2014, ano de implantação do Programa de Permanência e Êxito (PPE). Pela análise dos dados referentes ao PPE, buscamos conhecer qual o sentido/significado que os estudantes atribuem para a sua auto(trans)formação acadêmica. Com a coleta de dados e a dinâmica dos movimentos dos encontros foram oportunizados momentos de reflexão sobre a temática da pesquisa que, não só contribuíram para a análise da efetividade das políticas públicas de permanência e êxito e da auto(trans)formação dos coautores, como foram norteadores para a construção do Produto Educacional (PE), elaborado em forma de cartilha informativa sob o título: “Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha”, nas versões acadêmica e aluno, com informações e orientações pertinentes aos auxílios dos Programas de Permanência e Êxito ofertados pelo Campus São Vicente do Sul. 

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Desistência Escolar; Política de Assistência Estudantil; Auto(trans)formação acadêmica.

Data da defesa: 26 de fevereiro de 2021

Horário: 10h

Local: Videoconferência

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  • 11/02/21
  • 14h58

Durante os dias 12 a 14 de maio ocorrerá o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, um evento científico organizado pelo IFC, IFSC, IFRS, IFPR, IFar, IFSul, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).

 As inscrições para participação no evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de maio de 2021. Já o prazo para submissão de trabalhos completos para as comunicações orais segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Haverá ainda, após o término do evento, a seleção de trabalhos que serão publicados em periódicos dos IFs do Sul do Brasil.

Também estão abertas até 28 de fevereiro de 2021, as inscrições de resumos para a participação da mostra de Produtos Educacionais. 

Maiores informações em: https://www.even3.com.br/sept2021

Página no facebook: https://www.facebook.com/sept2021/

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  • 04/02/21
  • 14h39

Para acessar as informações referentes ao 001/2020 do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020, use o link abaixo: 

https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20

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  • 03/02/21
  • 11h48

Foi publicada, nesta sexta-feira (22), retificação do Edital ProfEPT 01/2020, que retoma o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Considerando o cenário de pandemia ocasionado pela Covid-19 que ainda se mantém, em especial na disseminação de casos pelo Brasil, e a análise da pesquisa realizada junto aos candidatos em outubro passado, a Comissão Organizadora estabeleceu algumas mudanças no processo de seleção.

Tendo em vista o compromisso de realização do exame de acesso, bem como da preservação da saúde dos agentes envolvidos buscando evitar a transmissão do vírus, a comissão oportunizará o ingresso para os candidatos anteriormente inscritos na seleção, ou seja, não serão aceitas novas inscrições. Além disso, foi definido um novo modelo de avaliação, denominado “Histórico Profissional e Acadêmico”, em que os candidatos poderão apresentar atividades e práticas profissionais, assim como produções e participações acadêmicas relevantes ao ProfEPT.
A retificação prevê ainda a possibilidade de desistência do candidato quanto à participação no processo seletivo, sendo permitido o cancelamento da inscrição, e para os candidatos pagantes, a solicitação do reembolso da taxa de inscrição.
No dia 25/01/2021 (próxima segunda-feira) às 18h30min via canal do YouTube do IFES acontece uma "Live" que será realizada com os candidatos para divulgação e esclarecimentos quanto a nova proposta do edital.
Para acessar e participar da Live o Link é o seguinte: https://youtu.be/azGUkkKSaQY
O edital retificado pode ser acessado no seguinte link https://ifes.edu.br/noticias/19709-retificacao-de-edital-retoma-processo-seletivo-para-o-profept

 

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  • 22/01/21
  • 11h22

Título da Dissertação: O uso de MOOC como auxilio aos processos de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos do IFFAR.

Produto Educacional: Guia de Referência para criar MOOCs

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585715

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: INTRODUÇÃO: Face aos desafios dos processos de ensino e aprendizagem, buscou-se através desta pesquisa explorar estratégias e ferramentas tecnológicas para auxiliar esses processos,  a fim de possibilitar também a elaboração de um produto educacional, o qual será disponibilizado em formato digital aos docentes do Instituto Federal Farroupilha.
Desse modo, identificou-se que um curso aberto, online e massivo é uma proposta pedagógica de ensino híbrido, ou seja, um regime misto de ensino, caracterizado pela mescla de momentos presenciais à momentos on-line. A utilização de MOOCs em sala de aula é uma possibilidade de combinar o ensino presencial ao ensino online, visando motivar os alunos na busca por mais informações e conhecimentos, tornando as aulas mais atrativas e produtivas, sendo  utilizado para auxiliar na formação dos saberes.
OBJETIVO GERAL: Elaborar um guia de desenvolvimento de MOOCs, através da metodologia ADDIE, cuja finalidade é contribuir com o processo de ensino e aprendizagem significativo para os cursos técnicos do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:
a) Estudar preceitos didático-pedagógicos que possam servir de base para o desenvolvimento de MOOCs;
b) Fortalecer o uso da metodologia ADDIE na construção de MOOCS (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação)  através da ferramenta Digital Storytelling;
c) Propor a utilização de MOOCs nas atividades de aulas dos cursos técnicos do IFFAR, em consonância a proposta de ensino híbrido;
d) Desenvolver um guia didático para a criação de MOOCs, o qual será disponibilizado aos docentes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha;
METODOLOGIA: inicialmente, para o desenvolvimento desta dissertação, foi realizada ampla pesquisa nos  seguintes bancos de dados: Periódicos Capes e  Google Acadêmico. A pesquisa resultou na análise de diversos artigos científicos, dissertações e teses, cujo objetivo foi embasar o referencial teórico deste trabalho.
Após a construção do referencial teórico foi possível compreender a importância do modelo ADDIE para o desenvolvimento e elaboração de materiais didáticos. Através do estudo sistemático dessa metodologia, foi possível elaborar o produto educacional: um guia didático para criação de MOOCs através da metodologia Digital Storytelling integrada ao modelo ADDIE.
RESULTADOS: pode-se concluir que os MOOCs são uma possibilidade didático-pedagógica para complementação e a formação nas mais diversas áreas do conhecimento e nos mais diversos níveis de escolaridade, os quais são capazes de provocar transformações no perfil e no trabalho docente, bem como na gerência das instituições educacionais.
Portanto, percebe-se que MOOCs são uma inovação para o ensino, pois estimulam as instituições de ensino a repensarem o processo de elaboração do currículo para modelos educacionais mais abertos e flexíveis. Nesse sentido , a utilização da narrativa em ambientes educacionais mostra-se como uma tendência no ensino, principalmente por conta de seu cenário de imersão.
O modelo ADDIE ainda ressalta a importância do trabalho e da nova postura desejada dos professores que atuam com o uso de tecnologia, de maneira geral. Com isso, acredita-se que o Guia de referência será uma ferramenta importante que irá auxiliar e incentivar os professores na criação de histórias digitais em formato MOOC.

Palavras-chave: Ensino Integrado. Aprendizagem. Massive Open Online Courses

Data da defesa: 01 de fevereiro de 2021

Horário: 10h

 

Transmissão: https://youtu.be/UeJoNiUJW0w

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  • 20/01/21
  • 16h13

A egressa Thamille Pereira dos Santos que foi orientada pela professora Fernanda de Camargo Machado, foi aceita para cursar doutorado neste ano de 2021 junto ao programa de Pós Graduação em Educação da UNISINOS, conforme as informações que seguem:

 
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS -  Doutorado em Educação. Linha de pesquisa: Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. O Programa de Pós-graduação em Educação mantém a excelência acadêmica, reconhecida pela CAPES, por 13 anos (2 triênios com nota 6) e 1 triênio (nota 7) e 1 quadriênio (nota 7).
 
Desejamos sucesso a egressa nesta nova etapa da sua formação!

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  • 13/01/21
  • 20h42
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