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Professores vão atuar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Há uma vaga para o IFFar.

topo Site profept 2019 inscricoes

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou nesta terça-feira (4) edital que visa ao credenciamento de docentes permanentes, a fim de completar o quadro de vagas por Instituição Associada. Há uma vaga para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Podem participar do credenciamento docentes doutores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE e que apresentem produção científica intelectual nos últimos três anos (Área de Ensino da Capes e suas linhas de pesquisa correlatas à EPT).

O edital e os formulários para inscrição podem ser acessados nesta página

Período de Inscrições - de 04/05/2021 a 17/05/2021
Resultado parcial - 24/05/21
Recursos - 25/05/21
Resultado final - 31/05/21

Fonte: IFFAR

Publicado em Editais

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  • 05/05/21
  • 09h54

Professores vão atuar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Há uma vaga para o IFFar.

topo Site profept 2019 inscricoes

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou nesta terça-feira (4) edital que visa ao credenciamento de docentes permanentes, a fim de completar o quadro de vagas por Instituição Associada. Há uma vaga para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Podem participar do credenciamento docentes doutores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE e que apresentem produção científica intelectual nos últimos três anos (Área de Ensino da Capes e suas linhas de pesquisa correlatas à EPT).

O edital e os formulários para inscrição podem ser acessados nesta página

Período de Inscrições - de 04/05/2021 a 17/05/2021
Resultado parcial - 24/05/21
Recursos - 25/05/21
Resultado final - 31/05/21

Fonte: IFFAR

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  • 05/05/21
  • 09h54

Mais informações sobre o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica:

- o ensalamento para as sessões de comunicações orais;
- as orientações para a apresentação das sessões de comunicações orais;
- links de acesso para as conferências e palestras;
- data e horário da abertura da mostra de Produtos Virtuais;
- data e horário e link para acesso ao lançamento de livros.

Acesse: https://www.even3.com.br/sept2021/

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  • 03/05/21
  • 15h44

Título da Dissertação: O Trabalho como Princípio Educativo no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná - Campus Foz do Iguaçu

Produto Educacional: Proposta de Formação inicial e continuada para a Educação Profissional e Tecnológica

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598157

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dra. Silvana Aparecida de Souza

Resumo: O Trabalho como Princípio Educativo é uma das categorias centrais da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais. Nessa direção, apoiamo-nos em Saviani (2007) ao afirmar que o vínculo Educação e Trabalho é ontológico-histórico, somente o homem trabalha e educa. Ramos (2008) colabora com essa discussão nos apontando que os educandos devem compreender que somos seres de trabalho e que todos devemos atuar no mundo do trabalho com uma consciência emancipatória. Entretanto, o que se observa de forma empírica é que a compreensão do Trabalho como Princípio Educativo não se efetiva com facilidade na proposta do EMI. A presente pesquisa busca compreender melhor essa relação entre trabalho e educação. Para tanto, a investigação foi realizada no Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu e centrou-se em Identificar o entendimento que os professores e os estudantes, especialmente os docentes, possuem da categoria Trabalho como Princípio Educativo na perspectivada da proposta do EMI. A pesquisa tem caráter qualitativo com o enfoque crítico-participativo e uma visão histórico-estrutural pautada no método dialético. A investigação se desenvolveu por meio da pesquisa participante pelo fato do pesquisador trabalhar na instituição investigada. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas. Para a análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Após o levantamento e análise dos dados foi possível identificar que a grande maioria dos professores e estudantes da instituição investigada, tem o entendimento de que a EPT, o EMI e a premissa do Trabalho como Princípio Educativo são conceitos voltados para a preparação para o mercado de trabalho. Esse entendimento da EPT como fator de inserção no mercado de trabalho está enraizada na educação brasileira e é disseminada pela ideologia capitalista, entretanto, superar essa visão pragmática e utilitarista é imperativo para se construir uma educação emancipatória e integral. Esta possibilidade se encontra na categoria da contradição e se materializa nos IFs na proposta do EMI. Nessa direção, verificou-se a necessidade de propiciar um espaço formativo para os docentes que discutam a relação entre trabalho e educação, concepções de EMI e EPT e uma formação político-pedagógica nesse horizonte. Ao percorrer o percurso teórico, identificou-se que a Pedagogia Histórico-Crítica se configura enquanto uma teoria contra-hegemônica em relação as pedagogias tradicionais e, portanto, se configura como uma alternativa teórico-metodológica para orientar a prática educativa na proposta do EMI. Assim sendo, após o percurso teórico e metodológico percorrido foi desenvolvido e ofertado como um dos resultados da pesquisa, uma proposta de formação em EPT para os docentes da instituição investigada. Na busca de contribuir na construção de práticas educativas que permitam aos estudantes uma leitura de mundo mais ampla sobre o mundo do trabalho questionando suas relações de exploração é que se coloca essa pesquisa.


Palavras-chave: Palavras-Chave: Trabalho como Princípio Educativo;  Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Pedagogia Histórico-crítica.

Data da defesa: 29 de abril de 2021

Horário: 10h

Local:  https://meet.google.com/mnx-sjms-xbx

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  • 20/04/21
  • 10h28

Foi publicada hoje, no site https://www.even3.com.br/sept2021/, a listagem com os nomes dos artigos aprovados para publicação nos anais e apresentação no I SEPT 2021.

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  • 12/04/21
  • 15h20

Informamos que o resumo dos produtos educacionais  aceitos para apresentação na  mostra do I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica  encontra-se disponível em: https://mostraeptsul.wordpress.com/

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  • 12/04/21
  • 15h18

A recepção dos(as) novos(as) discentes e a abertura do ano letivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Polo do IFFar acontecerá nos dias 08 e 09 de abril de 2021, conforme a programação a seguir:

 

PROGRAMAÇÃO PARA RECEPÇÃO AOS ESTUDANTES  DA TURMA 4 DO PROFEPT: PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021.

 

Dia 

Turno/horário

Atividade

Responsáveis

08/04

Tarde 

13h às 14h15min

Recepção com apresentação dos estudantes e docentes

Corpo docente do ProfEPT IFFar

Tarde 

14h30min às 17h

Aula inaugural do ProfEPT

Palestra: Prof. Dra.  Acácia Kuenzer

Título: A reforma trabalhista e seus impactos na precarização do trabalho em geral, bem como do trabalho docente.

Link para acesso: https://www.youtube.com/channel/UCt1DN_d0P-x1UR2PAwkQbvA

Coordenação Nacional do ProfEPT

Noite 

18h30min em diante

Aula disciplina: Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica

Docentes responsáveis pela disciplina

09/04

Manhã

08h15min às 11h30min

Apresentação do Curso, Linhas de pesquisa, matriz curricular.

Informações gerais sobre a instituição e o campus

Reitora e Pró-reitor de Pós-Graduação.

Direções Campus Jaguari

Coordenação Curso ProfEPT

Secretaria Curso ProfEPT

Tarde

13h às 17h

Aula disciplina: Seminário de Pesquisa

Docentes responsáveis pela disciplina

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  • 05/04/21
  • 15h18

Título do projeto: A IMPORTÂNCIA SOCIAL DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

Orientador: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dra. Vidica Bianchi

Resumo: RESUMO
O atual contexto socioeconômico brasileiro tem aflorado as desigualdades sociais e os problemas ambientais. Nesse ínterim, encontram-se aqueles que vivem de trabalhos informais e que necessitam da coleta do lixo para a sua sobrevivência e de sua família, os catadores de recicláveis. O presente projeto versa sobre a importância social dos trabalhadores de materiais recicláveis: desafios e perspectivas profissionais. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo visa entender de que forma os trabalhadores de materiais recicláveis podem conquistar melhorias em suas atividades laborais visando a constituição de uma identidade profissional e valorização social. Este trabalho assenta a sua justificativa na possibilidade desses profissionais se constituírem auxiliares no processo de conscientização ambiental da sociedade, principalmente se problematizarmos, nos diferentes espaços sociais, inclusive na Educação Profissional, a relação da Educação e Trabalho e Educação Ambiental. Como autores de referência nos amparamos Frigotto (2001), Antunes (1995, 1999), Leff (2006)  e os documentos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Ambiental do Município de Santa Maria/RS. Para conseguir alcançar os resultados almejados, a pesquisa pauta-se em uma metodologia de cunho qualitativo, na forma de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados são questionários a serem aplicados junto a duas empresas e/ou associações de catadores de recicláveis da cidade de Santa Maria/RS. Após a coleta e análise dos dados será elaborado o produto educacional. A proposta do produto educacional deverá ser uma cartilha, contendo falas de alguns catadores e com conteúdo informativo sobre locais e formas de reciclagem.


Palavras-chave: Palavras chaves: Trabalhadores; Materiais Recicláveis; Educação Ambiental.

Data da qualificação: 08 de abril de 2021

Horário: 17:30h


Local: Videoconferência: meet.google.com/wsn-prbf-qsd

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  • 05/04/21
  • 14h04

A discente Ana Paula Alves e o docente Vantoir Roberto Brancher, com a temática: Representações docentes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica:as narrativas de professoras não licenciadas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na revista Pesquisa e Debate em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Resumo:
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mobiliza um expressivo número de professores, caracterizados pelo saber técnico e científico, são eles: bacharéis e tecnólogos. Este estudo buscou compreender as representações docentes de professoras não licenciadas através de suas narrativas de formação. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, com sete professoras bacharéis e tecnólogas. Constatamos que as representações docentes permeiam a busca pelo conhecimento pedagógico, a experiência e a docência como espaço de conquista das mulheres.

Palavras-chave:Representações docentes. Professoras não licenciadas. Narrativas.

Para acessar o artigo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31685/22146 

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  • 31/03/21
  • 16h05

Segunda chamada para a cota: PcD - Pessoas com Deficiência do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020: 

Polo IFFAR – CAMPUS JAGUARI

Candidato chamado:
CHARLES GOIABEIRA DE AMORIM

Seguindo o resultado oficial: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2020/Resultado_Final/ProfEPT_-_Ampla_Concorr%C3%AAncia_-_Resultado_final_e_classifica%C3%A7%C3%A3o_dos_candidatos_2.pdf.pdf

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  • 31/03/21
  • 15h54
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