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Lista de discentes com matrículas homologadas ENA 21 - PROFEPT - IFFAR:
Discente |
Reserva de Vaga |
ALESSANDRO VASCONCELOS DE SOUZA |
Ampla concorrência |
ALINE SANTANA LEAL |
Ampla concorrência - Negros/pardos |
CARINE FRAGA SISTI |
Ampla concorrência |
CARLOS ROBERTO PEREIRA DA COSTA |
Ampla concorrência |
DARLENE HONÓRIO MEDEIROS |
Ampla concorrência |
JOICE PEREIRA SOARES |
Ampla concorrência |
KATIA GILENE DOS SANTOS MOURA |
Servidor |
LILIAN MORIM PRATES |
Ampla concorrência |
LUCIANA PASLAUSKI KNEBEL |
Servidor |
MARCIANO PERCINCULA |
Servidor |
MAURÍCIO MORAES GONÇALVES |
Ampla concorrência - PcD |
MÔNICA RIBEIRO DE ARAÚJO |
Servidor - PcD |
NEWTON DEL CUETO GONÇALVES |
Servidor |
NICOLE HACK |
Servidor |
RAQUEL PEREIRA MARTINS |
Ampla concorrência - PcD |
ROGERIO MARQUES CRESSERI |
Ampla concorrência |
RONIMAR ROSSO GOMES |
Servidor |
ROZILENE VIZZOTTO |
Ampla concorrência |
TÂNIA TEREZINHA PINHEIRO |
Servidor |
VALERIA SOARES RODRIGUES |
Ampla concorrência |
VANESSA FERREIRA BACKES |
Servidor - Negros/pardos |
VIVIANI APARECIDA SASSO SARAIVA |
Servidor |
Suplentes convocados(as):
Estão convocados(as) os(as) seguintes suplentes para confirmação de matrícula junto ao ProfEPT - IFFar - Jaguari. A secretaria do programa irá contatar os suplentes via e-mail informando as datas e procedimentos para a confirmação da matrícula.
- FELIPPE FLAIN PIRES SANTOS
- JOICE MARIA DULLIUS
Orientações sobre vacinação:
Em razão da pandemia de Covid 19, informamos que todos(as) os(as) servidores(as) e estudantes que acessarem o campus Jaguari deverão utilizar máscara e também apresentar comprovação de vacinação completa.
Conforme a IN nº04/2022 Art. 3º Ao acessar os espaços físicos das unidades do IFFar, os indicados no §2º do Art. 1º, deverão PORTAR cópia do comprovante de vacinação, do atestado médico, do Teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72h , físico ou digital (para quem não cumpriu o cronograma vacinal), podendo este ser solicitado a qualquer tempo.
A comprovação da documentação deverá ser encaminhada com antecedência via formulário eletrônico que será compartilhado com docentes e discentes via e-mail pela secretaria do ProfPET.
Maiores informações acessar o link :
Publicado em Notícias
- 23/03/22
- 10h39
Título do projeto: TRANSPOSIÇÃO DE SABERES: DO APRENDIZADO DA FÍSICA NO CURSO TÉCNICO ÀS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES
Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dra. Ana Marli Bulegon
Resumo: O projeto de pesquisa busca conhecer as possíveis maneiras que os alunos encontram para realizar a transposição dos conteúdos de Física ao longo de suas vivências. O objetivo geral centra-se em: Investigar o processo de ensino e aprendizagem da Física no âmbito de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio a fim de verificar se e como ocorre a transposição dos saberes da disciplina em situações vivenciadas pelos estudantes em contextos distintos do espaço escolar. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) Conhecer, a partir de questionamentos feitos para os estudantes, o que lhes é apresentado como possibilidade de uso da Física na sua futura prática profissional; b) Identificar possíveis contribuições da disciplina de Física nas vivências extracurriculares dos estudantes; c) Identificar percepções dos estudantes a respeito das práticas curriculares do ensino da Física. d) Propor um produto educacional no sentido de consolidar uma proposta educativa capaz de contribuir para a efetividade dos conhecimentos da disciplina de Física. A metodologia da pesquisa é qualitativa, amparada no aspecto exploratório, que traz por finalidade alcançar uma maior familiaridade com um problema, a fim de torná-lo mais explícito. Envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental e aplicação de questionário semiestruturado junto aos sujeitos que compõem o universo da pesquisa, uma vez que os estudantes são fontes essenciais para a coleta de informações. A aplicação do questionário servirá para embasar a necessidade da oferta do produto educacional pedagógico. Como método de tratamento dos dados qualitativos tem-se a análise de conteúdo.
Palavras-chave: Ensino de Física; Transposição do Saber; Sequência Didática.
Data da qualificação: 04 de abril de 2022
Horário: 14h30min
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 22/03/22
- 14h08
A egressa da primeira turma do ProfEPT Naires de Cássia Nunes foi classificada em primeiro lugar no processo seletivo para Oficiais Técnicos Temporários 2021/2022 da Terceira Região Militar, para a área de magistério de matemática.
Naires passou por um processo de estágio de adaptação ao serviço no 29 Batalhão de Infantaria Blindado e está designada para trabalhar no Colégio Militar de Santa Maria.
Conforme nos informou a Naires, ter feito o mestrado junto ao ProfEPT no IFFar foi um dos diferenciais para que ela pudesse ter obtido a sua aprovação.
O ProfEPT do IFFar parabeniza a Naires pela conquista e deseja a ela muito sucesso na sua nova jornada.
* Foto extraída da rede social da egressa.
Publicado em Notícias
- 18/03/22
- 10h35
Título do projeto: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MEDIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi
Coorientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Sérgio da Costa Nunes
Resumo: No mundo globalizado, a presença da tecnologia impacta muitos aspectos da vida humana. Quando se trata de educação, percebe-se uma evolução constante nos processos e métodos que mudam de forma disruptiva a maneira como se ensina e como se aprende. Esses movimentos envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como a Inteligência Artificial que proporciona uma educação mais personalizada, inclusiva, interativa e flexível. Na formação integral, a Inteligência Artificial se torna fundamental para que estudantes se apropriem dos conhecimentos em atividades de pesquisa, assim como no mundo do trabalho e no social. A concepção de Inteligência Artificial no meio educacional levanta a necessidade de aproximação da escola com os avanços das tecnologias e estas adaptarem-se ao ambiente em que o estudante está inserido. Nessa linha de pensamento, algumas pesquisas em Inteligência Artificial na educação abordam aprendizagem adaptativa, tutores inteligentes, ferramentas de diagnóstico, sistemas de recomendação, classificação de estilos de aprendizagem, mundos virtuais, gamificação, mineração de dados aplicada à escola e chatbot (assistente virtual, agente conversacional). Chatbot ou chatterbot ou agente de conversação é um programa de Inteligência Artificial criado para conversar com seres humanos usando linguagem natural por meio de texto ou voz, estabelecendo-se uma interação humano-computador. Na academia, dados apontam que agentes conversacionais na educação contribuem para a construção do conhecimento, desenvolvimento cognitivo e maior envolvimento dos alunos. No entanto, apenas a Inteligência Artificial mediando processos de ensino e de aprendizagem não atesta, por si só, que esses processos alcançarão resultados satisfatórios; as ações dessa mediação devem ser orientadas em alguma teoria de ensino e de aprendizagem. Além disso, o uso de qualquer Inteligência Artificial como ferramenta pedagógica desprovida de qualquer pedagogia tende a sucumbir, cair em desuso e no esquecimento. Portanto, esta pesquisa pretende se apropriar dos conceitos socioconstrutivistas de Lev Semionovitch Vygotsky. Três pilares sustentam seu trabalho: os processos mentais do sujeito surgem dos processos sociais; instrumentos e signos interligam a compreensão dos processos mentais do sujeito. O terceiro é o método genético-experimental para analisar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O enfoque desta pesquisa é quantitativa de natureza aplicada, com procedimentos experimentais, tendo como coleta de dados o System Usability Scale (SUS). Com base nessas concepções, este projeto de pesquisa tem como objetivo averiguar como os processos de ensino e de aprendizagem são mediados por um chatbot, o qual será o produto educacional para atuar como instrumento mediador de práticas educativas elaboradas pelo professor. A finalidade do produto educacional é contribuir para o processo de construção do conhecimento do aluno, além de ser uma ferramenta auxiliar para o docente, tornando o ensino mais dinâmico.
Palavras-chave: Zona de Desenvolvimento Proximal; Inteligência Artificial; Chatbot.
Data da qualificação: 01 de abril de 2022
Horário: 10h
Local: Videoconferência
Publicado em Notícias
- 17/03/22
- 13h34
Título do projeto: Uma análise sobre o Letramento digital a partir da utilização da Taxonomia de Bloom na EPT
Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi
Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Sergio da Costa Nunes
Resumo: A presente dissertação visa realizar uma análise na utilização do Letramento Digital juntamente com a Taxonomia de Bloom, buscando atender as necessidades dos estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Informática, que tem dificuldades com a ambientação das ferramentas utilizadas durante o curso, buscando o crescimento omnilateral do estudante, através de cursos públicos de qualidade. Novos conhecimentos possibilitam libertar pessoas, dando-lhes nova cultura, possibilitando o desenvolvimento intelectual, individual e social. Combater a exclusão digital dos estudantes a partir do letramento digital, permitindo que possam se ambientar com novas ferramentas previamente através de material audiovisual, a classificação biológica como originalmente foi criada para classificação de filos, e utilizada pela Taxonomia de Bloom é capaz de auxiliar o professor e profissionais da educação a diagnosticar e resolver problemas de avaliação e curriculares. Como resultado pretendido o produto educacional que será criado em formato de vídeos, para que os estudantes possam utilizá-los, em auxílio às disciplinas de tecnologia da informação no início de sua trajetória. O processo de análise de dados utilizado é o SUS (SYSTEM USABILITY SCALE).
Palavras-chave: Taxonomia de Bloom; Letramento Digital; PROFEPT.
Data da qualificação: 01 de abril de 2022
Horário: 8h
Local: Videoconferência
Publicado em Notícias
- 16/03/22
- 09h18
Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do IFSC.
Está marcada para o dia 5 de abril a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A aula magna terá o tema "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática" e será proferida pela Profa. Dra. Lucília Machado para as turmas ingressantes. O evento será transmitido a partir das 17h30 pelo Canal do IFSC no Youtube e também é aberto a toda a comunidade acadêmica, egressos e interessados no tema.
Este ano, o ProfEPT ofertou 942 vagas nas 40 instituições associadas ao programa em todo o Brasil. O curso, ofertado pela Rede Federal de forma semipresencial, tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais.
A aula inaugural é o evento, em rede nacional, que marca o início do período letivo para os novos mestrandos.
Aula inaugural nacional do ProfEPT
5 de abril de 2022, às 17h30
On-line, pelo Canal do IFSC no YouTube: https://youtu.be/nAEL09ancss
Fonte: IFES
Publicado em Notícias
- 15/03/22
- 08h02
Título da Dissertação: Contribuições da Curricularização da Extensão à Formação Integral na Educação Profissional e Tecnológica
Produto Educacional: Diálogos sobre extensão, currículo integrado e formação humana em um processo de curricularização da extensão
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699788
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Banca: Dra. Neiva Maria Frizon Auler e Dr. Ascísio dos Reis Pereira
Resumo: O Plano Nacional de Educação - PNE prevê a implementação de ações de extensão em no mínimo 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil, iniciando um movimento nacional de curricularização da extensão. A partir disto, este trabalho busca compreender como esse processo de curricularização vem sendo proposto e implementado em um Campus do Instituto Federal Farroupilha, tendo como base as concepções de extensão, formação integral e currículo integrado constantes em seus documentos formais e na análise de projetos de extensão propostos nesta instituição, visando propor reflexões sobre como a curricularização da extensão pode contribuir para a formação integral na educação profissional e tecnológica. A pesquisa está vinculada à linha de Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, oferecido em rede nacional no pólo do IFFar - Campus Jaguari. De natureza qualitativa, elaborada a partir de pesquisa bibliográfica e documental, com a empregabilidade da Análise Textual Discursiva em projetos e em entrevistas, organizadas de maneira semiestruturada e realizadas com coordenadores/coordenadoras de projetos de extensão, selecionados no campus de Frederico Westphalen/RS. Na análise realizada, ficou evidenciado que o processo de curricularização da extensão, embora já tenha sido previsto inicialmente no PNE 2010, ainda está incipiente e necessita de um compromisso institucional de dialogar, problematizar e construir coletivamente ações que confluam para a concretização de um currículo integrado e, consequentemente, uma formação humana. O processo de curricularização da extensão, tal como a materialização do currículo integrado, são processos que estão em construção, de maneira coletiva e paulatinamente, e ambos têm contribuições mútuas, pois evidenciam e se balizam em preceitos comuns de dialogicidade, interdisciplinaridade, indissociabilidade, inovação, tecnologia social e transformação social. As contribuições de problematizar e buscar construir coletivamente inovações e tecnologias sociais para transformar a sociedade, que podem ser oportunizadas pela curricularização de uma extensão pautadas nessas bases,
em um processo de materialização de um currículo integrado, pode, por outro lado, alimentar-se dos preceitos que o próprio currículo oportuniza, criando uma dialética em busca de um objetivo primário: o da formação humana. Como ponto fundamental para a concretização e materialização desta formação tem-se a problematização e a formação permanente e contínua sobre extensão, currículo integrado e curricularização da extensão. Visando contribuir com este processo de formação, foi construído e publicizado às comunidades acadêmica e externa, um site, sistematizando e compartilhando reflexões sobre a pesquisa desenvolvida.
Palavras-chave: Extensão universitária; Formação integral; Curricularização da extensão.
Data da defesa: 17 de março de 2022
Horário: 09h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/wTPGBGUc6aQ
Publicado em Notícias
- 08/03/22
- 09h18
Título da Dissertação: O ensino de programação na Educação Profissional e Tecnológica: desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor
Produto Educacional: Sequência didática para o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649856
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher e Dr. Denilson Rodrigues da Silva
Resumo: O pensamento computacional é uma habilidade que contribui na formulação, compreensão e resolução de problemas da vida cotidiana. Trata-se, portanto, de uma aptidão importante para todas as pessoas (WING, 2006). Assim, a presente pesquisa traz como problema: de que forma a construção de aplicativos móveis por meio da programação baseada em blocos no App Inventor proporciona o desenvolvimento do pensamento computacional e contribui com a aprendizagem de programação na Educação Profissional e Tecnológica? No intuito de responder a esse questionamento, propomos uma sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos sobre o ensino de programação de aplicativos móveis. A metodologia da pesquisa é qualitativa, assumindo o formato de estudos de caso com grupos de alunos ingressantes dos cursos superiores de Licenciatura em Computação do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto e Campus Santo Ângelo/RS. Os dados da pesquisa foram gerados por meio de questionários de percepção inicial e final e testes na ferramenta CodeMaster dos aplicativos construídos pelos participantes, visando identificar a ocorrência do desenvolvimento do pensamento computacional. O produto educacional resultante da pesquisa é constituído pela sequência didática, dividida em cinco aulas e disponibilizada através de um website, com o intuito de contextualizar o conhecimento à realidade dos educandos, desenvolver habilidades relativas ao pensamento computacional e construir aplicativos móveis no App Inventor. Os resultados dos dois estudos de caso apontam uma maior motivação dos alunos para a aprendizagem de programação e indícios do desenvolvimento do pensamento computacional a partir da resolução dos desafios propostos durante as aulas.
Palavras-chave: Pensamento Computacional; Sequência Didática; Aplicativos Móveis.
Data da defesa: 10 de março de 2022
Horário: 9h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/JXZ3mZTRaps
Publicado em Notícias
- 03/03/22
- 15h26
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou a lista de Aprovados(as) ENA 2021- Ampla Concorrência e Aprovados(as) ENA 2021 - Servidor.
Convocamos também os senhores candidatos Alessandro Vasconcelos de Souza e Rozilene Vizzotto para realizar matrícula no ProfEPT - polo de Jaguari, conforme o cronograma de matriculas a ser divulgado pelo polo. A coordenação local do ENA justifica a ausência do nome dos candidatos na lista de classificados devido a um equívoco na nota no aceite dos recursos. Ou seja, considerando que os recursos dos candidatos foram aceitos, mas as notas não foram alteradas no sistema, sendo que devem ser acrescidos 10 à nota do candidato Alessandro Vasconcelos de Souza, totalizando 67,00, e acrescido 5 a nota de Rozilene Vizzotto, totalizando 64,00.
Acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.
Confira o cronograma da seleção:
ATIVIDADE |
DATAS* |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 02/03/22
- 13h57
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou o Resultado parcial após verificação dos documentos comprobatórios - Ampla Concorrência e o Resultado parcial após verificação dos documentos comprobatórios - Servidor.
Acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.
Confira o cronograma da seleção:
ATIVIDADE |
DATAS* |
Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
13/12/2021 a 10/01/2022 |
|
Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 17/02/22
- 07h40
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