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Título da Dissertação: Política de Cotas: um olhar sobre os formandos/egressos do Instituto Federal Farroupilha

Produto Educacional: Você conhece a Política de Cotas do Instituto Federal Farroupilha?

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585138

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher,  e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A Política de Cotas trouxe significativas mudanças no cenário do acesso à educação pública de ensino técnico e superior. Nesse contexto, a presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, teve por objetivo conhecer a trajetória acadêmica e as expectativas dos alunos formandos/egressos que ingressaram pelo Sistema de Cotas no Instituto Federal Farroupilha. A investigação foi conduzida por uma abordagem quantitativa-qualitativa, por meio da análise de documentos, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Inicialmente foi realizada a Análise Documental dos editais de ingresso referente às turmas participantes da pesquisa. Logo após, procedeu-se a Análise Descritiva dos dados dos questionários, seguida da interpretação e discussão dos dados das entrevistas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram um índice superior ao mínimo de 50% (cinquenta por cento) de vagas  destinadas às cotas, nos editais analisados; interesse da maioria em continuar os estudos, a fim de conquistar uma maior qualificação; oportunidade de acesso a uma Instituição Federal de Ensino por meio das cotas, para muitos que de outra forma não conseguiriam; sentimento de satisfação e orgulho de ter realizado o curso no IFFar. Também foram relatadas algumas dificuldades enfrentadas pelos participantes da pesquisa no transcorrer do itinerário acadêmico, além do papel relevante dos auxílios financeiros recebidos e do essencial apoio dos professores para que a caminhada no IFFar fosse concluída com sucesso. Ademais, observou-se uma necessidade de interação cada vez maior com os alunos recém chegados, a fim de acolhê-los e orientá-los, assim como o apoio da família e da instituição que foi determinante na persistência para concluir o curso com êxito. Considerou-se bastante relevante a necessidade de implantação de ações que visem o acompanhamento dos cotistas durante seu itinerário na instituição e a criação de políticas públicas voltadas aos trabalhadores que estudam, a fim de possibilitar a sua permanência. Percebeu-se que a qualificação conferida pelo IFFar representa, para a maioria, a perspectiva de crescimento pessoal para além da formação profissional, o que contribui para o acesso a melhores oportunidades. A partir dos resultados, foi desenvolvido um produto educacional com o intuito de divulgar a Política de Cotas do IFFar e ampliar o diálogo com a comunidade, avançando em aspectos considerados frágeis.  Por haver uma carência de pesquisas relacionadas a esse tema em Institutos Federais, acredita-se que conhecer a trajetória acadêmica e as expectativas dos formandos cotistas foi de grande importância a fim de contribuir com o êxito da Política de Cotas da instituição.

Palavras-chave: Política de Cotas; Lei N°12.711/2012; Inserção profissional; Educação profissional; Instituto Federal.

Data da defesa: 20 de janeiro de 2021

Horário: 14h


Local: Videoconferência

 

Transmissão: https://youtu.be/IwPgH1F0y6g

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  • 07/01/21
  • 09h56

A professora Catiane Mazocco Paniz e a egressa Gisiê Balsamo publicaram o artigo intitulado: Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso de Agropecuária: um estudo específico em um Campus do Instituto Federal Farroupilha, na Revista: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO, UFMS. 

Mais informações sobre o artigo:

LINK PARA ACESSO AO TRABALHO:

https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10780

Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado do curso de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus Jaguari. Tendo em vista o discurso machista e preconceituoso referente às mulheres no decorrer da história e a consequente construção da desigualdade de gênero, estabeleceu-se culturalmente o curso de agropecuária como masculino. Assim, este trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e teve como instrumento para a coleta de dados questionários semiabertos e a consulta de documentos da Instituição. Os questionários foram enviados por e-mail para as alunas dos segundos e terceiros anos, ex-alunas e professoras do curso de agropecuária do Ensino Médio Integrado do campus “A” do IFFar. O objetivo foi compreender como elas vêm vivenciando esta experiência dentro de um curso considerado socialmente para homens. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual do Discurso (ATD). Com a pesquisa concluiu-se que apesar do aumento do número de mulheres matriculadas no curso e das políticas públicas em favor delas, ainda existe o preconceito de gênero na agropecuária. Acredita-se que ainda há a necessidade de reflexão acerca do assunto e a consequente desnaturalização de conceitos e costumes ainda hoje enraizados na sociedade.

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  • 07/01/21
  • 08h55

TÍTULO DO ARTIGO: A ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores: Odair José Kunzler, Marcele Homrich Ravasio, Sandra Bazana Nonenmacher, Taniamara Vizzotto Chaves
 

RESUMO

O emprego de recursos tecnológicos em sala de aula pressupõe o caminho inverso de suas concepções. Oriundos de avanços científicos que se propagam dos bancos escolares e universitários para fora dos muros dessas instituições, encontrando espaço cada vez maior em um mundo que se constitui de tecnologias, agora são estas que se voltam às instituições de ensino, fomentando práticas educativas que visam facilitar os processos que permeiam a educação. O presente artigo apresenta análise de uma Oficina de Robótica em uma escola pública, atividade de extensão da disciplina de Matemática, que objetiva integrar conhecimentos teóricos multidisciplinares à prática da criação de robôs e, por consequência, despertar nos discentes o interesse pelas ciências envolvidas nesse processo. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é avaliar, através de uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, a repercussão que a oficina de robótica tem assumido no processo de ensino e aprendizagem dos alunos participantes. Como resultado, é possível identificar que os participantes da oficina têm apresentado avanços na assimilação de conteúdos relacionados à Matemática, assumindo postura diferenciada em relação àqueles que não participam da mesma atividade.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO. MATEMÁTICA. ROBÓTICA.

 

Revista Brasileira de Educação profissional e tecnológica, volume 01, número 20 ( 2021)

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  • 05/01/21
  • 17h39

O I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica é um evento científico organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb e pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e o Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).

Em 2021, ocorrerá de maneira integrada ao II Seminário Integrado IFC-FURB de Educação, Profissional e Tecnológica (SIPROTEC), ao III Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado (ENTECI) e à I Mostra de Produtos Educacionais da Região Sul.

Os eventos têm como objetivo fomentar a divulgação do conhecimento produzido sobre a temática da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Região Sul, buscando contribuir com a integração de pesquisadores, docentes, estudantes, agentes públicos e demais profissionais interessados na busca por soluções aos desafios da formação profissional na atualidade.

Para informações acesse: https://www.even3.com.br/sept2021/ 

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  • 21/12/20
  • 11h11

A egresa da primeira turma do Profpet-IFFar Fernanda Martini de Andrade, com o trabalho intitulado: INOVAÇÃO EM NUTRIÇÃO: APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DE REFEIÇÕES DE ESCOLARES, obtve o 1º (primeiro) lugar na categoria: Inovação, na XI Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT), promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Mais informações sobre o trabalho: 

INOVAÇÃO EM NUTRIÇÃO: APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DE REFEIÇÕES DE ESCOLARES

Este trabalho apresenta o produto educacional desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação de caráter exploratório realizada no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – Campus Jaguari, que investigou a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE no Instituto Federal Farroupilha. A partir dos resultados da pesquisa, foi desenvolvido um aplicativo para smartphone, na plataforma MIT App Inventor, para ser utilizado na aplicação dos testes de aceitabilidade da alimentação escolar, conforme prevê a legislação que rege o Programa. Concluiu-se que o aplicativo pode ser uma ferramenta muito útil e dinâmica na aplicação dos testes de aceitabilidade da alimentação escolar, facilitando o desenvolvimento desta ação e pode contribuir para aumentar o interesse dos alunos no tema educação alimentar e nutricional no contexto escolar.

Produto Educacional: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433543

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  • 16/12/20
  • 08h34

A Professora Taniamara Vizzotto Chaves publicou o artigo intitulado: UM ESTUDO SOBRE O IMAGINÁRIO E AS CONCEPÇÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE, na Revista: Vivências, URI. 

Mais detalhes do artigo:

Autoras:
  • Taniamara  Vizzotto Chaves
  • Alana Pereira Gimenez
  • Dariane Andrade Valle
  • Lucillana de Moraes Silveira 
LINK PARA ACESSO AO TRABALHO:
 
Resumo:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo desenvolvida junto à disciplina de Física Nuclear e de Partículas do curso de Licenciatura em Física de um Instituto Federal de Educação localizado no Rio Grande do Sul (RS). A atividade teve como objetivo verificar e mapear as concepções presentes no imaginário social sobre os termos/conceitos Radiação e Radioatividade. Como ferramenta de coleta de informações foi organizado um questionário que foi aplicado com sujeitos de diferentes níveis de escolarização e diversas faixas etárias. Após a aplicação, os dados foram tabulados e sistematizados a luz do referencial teórico adotado na disciplina. Os resultados obtidos evidenciam a confusão e o uso indistinto entre os termos Radiação e Radioatividade. Muitas informações transparecem ser advindas de meios de comunicação ou de vivências cotidianas. O grau de escolarização dos participantes não é um fator preponderante para o entendimento e a diferenciação dos termos reforçando a concepção de que a escola não trabalha com estes temas, necessitando assim discussões sobre a reorganização do currículo de forma a sanar essas lacunas de entendimento; além de propiciar aos educandos um olhar crítico e autônomo sobre os acontecimentos da sociedade promovendo uma efetiva alfabetização científica.

 

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  • 16/12/20
  • 08h17

A professora Taniamara Vizzotto Chaves publicou o artigo intitulado: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS RELATIVAS AO CURRÍCULO INTEGRADO NAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Revista: Contexto e Educação, UNIJUI. 

Mais informações sobre o artigo:

Autoras:
Taniamara  Vizzotto Chaves
Maria Teresinha Verle Kaefer
Daiane Rosa Chuquel
LINK PARA ACESSO AO TRABALHO:
 
Resumo: 
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos junto a um projeto de pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender as concepções de currículo integrado presentes em cursos de Licenciatura de um Instituto Federal de Educação situado no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa apresenta natureza qualitativa, sendo as fontes de coleta de dados documentos pertencentes a dois cursos da área de Ciências da Natureza desta instituição. Foram também realizadas entrevistas com docentes que ministram as disciplinas de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) nos cursos mencionados. Como resultados têm-se que as PeCC se constituem como um dos principais espaços onde a articulação e a integração de conhecimentos pode ser realizada nas Licenciaturas desta instituição, entretanto, ainda são poucas as experiências de integração desenvolvidas nestes espaços, visto que existem dificuldades diversas, entre as quais, relacionadas com a estrutura organizacional dos cursos e da instituição. Algumas experiências de integração que acontecem nas PeCC estão associadas a aproximações teóricas e afinidades entre os docentes e entre as ementas das componentes envolvidas. Neste sentido, os professores desenvolvem o trabalho conforme compreensões individuais, o que sinaliza para a falta de unidade de ação e compreensão coletiva sobre o trabalho a ser desenvolvido. 

 

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  • 16/12/20
  • 08h11

Título do projeto: Robótica Educacional: Uma Possibilidade de Aperfeiçoamento dos Processos de Ensino e Aprendizagem de Física no 3° ano do Ensino Médio integrado.

Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Guilherme da Cunha Rodrigues

Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca investigar a utilização da robótica educacional relacionado ao uso da TIC (tecnologia de informação e comunicação) juntamente com o Arduino, através do desenvolvimento de um guia sobre uma sequência didática voltada para o uso da robótica educacional em sala de aula como possibilidade de aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos sobre eletrodinâmica e eletromagnetismo pertencentes à disciplina de física do 3° ano do ensino médio integrado do IFFAR campus Jaguari-RS. Este trabalho também busca ressaltar a importância de relacionar a teoria com a prática de forma interconectada e próxima do cotidiano do aluno pertencente ao ensino médio integrado através do uso das TICs (celular, computador, software entre outros). Para viabilizar esta condição, será planejado o desenvolvimento deste Guia sobre o uso da robótica educacional que será disponibilizado para professores e alunos do ensino médio integrado. A pesquisa terá uma abordagem metodológica qualitativa, através de pesquisa-ação, utilizando como instrumento para coleta de dados, o questionário semiestruturado. Com os dados devidamente coletados e analisados, pretende-se identificar a percepção dos professores e alunos, sobre os eventuais potenciais e empecilhos da utilização do guia sobre robótica como recurso didático tanto para o ensino quanto para aprendizagem relacionados a conteúdos de física. Também, pretende-se explorar o ponto de vista dos envolvidos, sobre outras possíveis aplicações da robótica educacional voltada para o ensino médio integrado e até mesmo sua possível curricularização ao ensino médio integrado. 


Palavras-chave: Robótica;Ensino;Física

Data da qualificação: 21 de dezembro de 2020

Horário: 13:30h

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/LizBJ8VLa2I

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  • 11/12/20
  • 14h27

Na manhã de 02/12/2020, reuniu-se virtualmente a comissão acadêmica local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede – PROFEPT polo Câmpus Jaguari para deliberar dentre outros assuntos da Pauta teve-se a eleição da Coordenação Local haja vista que o então Coordenador Professor Ricardo Antonio Rodrigues no dia 04/12/2020 foi empossado Diretor Geral do Campus Jaguari. Por unanimidade foi eleita a Professora Taniamara Vizotto Chaves – Campus São Borja como Coordenadora geral e como Coordenadora Adjunta a Professora Marcele Ravasio – Campus Santo Angelo.
Desejamos sucesso nas novas atividades aos professores e suas equipes.

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  • 08/12/20
  • 14h39

Título do projeto: Diálogos sobre agroecologia e sementes crioulas: contribuição de espaços de educação não-formal ao currículo integrado

Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Manuela Finokiet

Resumo: Compreender a proposta do ensino integrado requer pensar itinerários formativos que nos aproximem de uma leitura ampla da realidade. Os temas ambientais se enquadram nessa perspectiva, uma vez que se relacionam aos diversos contextos nos quais podem estar inseridos os estudantes, além de serem altamente complexos, demandando uma abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar saberes sobre agroecologia e sementes crioulas presentes em espaços não formais de educação e que possam contribuir para formação integral de estudantes do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica Farroupilha (IFFAr). A partir da pesquisa pretende-se construir alternativas para que os saberes sobre agroecologia e sobre sementes crioulas estejam mais presentes na organização pedagógico-curricular de cursos técnicos voltados às áreas rurais, como é o caso do Curso Técnico Integrado em Agropecuária e do Curso Técnico Integrado em Agricultura.  As etapas envolvem o aprofundamento teórico, análise do itinerário formativo (análise documental) dos cursos mencionados e a aproximação com os coletivos que trabalham ou pesquisam agroecologia e/ou sementes crioulas (educação-não formal). A análise dos resultados obtidos por meio dessas etapas se dará por meio da análise textual discursiva (ATD). Resultados iniciais sugerem que as menções e aproximações aos princípios da agroecologia dentro da estrutura pedagógico-curricular dos cursos analisados ainda é incipiente. Considera-se a necessidade de oportunizar espaços no currículo para que os alunos discutam sobre as possibilidades de modelos agrícolas sustentáveis e que permitam uma ruptura com a fragmentação associada ao modelo de agricultura industrial, reconhecendo a importância desse diálogo de saberes, fundamentais para a soberania alimentar das comunidades.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Educação não-formal; Compartilhamento de Saberes Agroecológicos.

Data da qualificação: 21 de dezembro de 2020

Horário: 16h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/q12Oznf48Os

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  • 03/12/20
  • 16h03
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