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Título do projeto: Docência na EBPT: Saberes Docentes e Significações na Educação Prisional

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pesquisa será desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tem como objetivo geral: conhecer quais são e como se constituem as representações e os saberes docentes de professores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBPT) atuantes em contextos prisionais. Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza explicativa. A amostra populacional será composta por um número entre cinco e dez colaboradores, que sejam docentes vinculados aos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, que atuem, ou tenham ministrado cursos de EBPT no sistema prisional do RS. A coleta dos dados que embasarão o estudo se dará através da realização de entrevistas semiestruturadas. O processo de análise dos dados coletados será realizado por meio da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin. Ao final do estudo, vislumbra-se a elaboração, como produto educacional, de um curso, na modalidade de educação à distância, para formação continuada de docentes que trabalham ou que pretendam trabalhar com Educação Profissional e Tecnológica em contextos prisionais.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Docência; Educação Prisional;

Data da qualificação: 16 de dezembro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/Hqgy-GFqNQ4

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  • 03/12/20
  • 11h07

Título do projeto: VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EPT: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Rogério Costa Würdig 

Resumo: Nesta pesquisa, cujo tema é violência de gênero na EPT, pretende-se responder ao questionamento “Como os Nugedis problematizam a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul do País?”. Portanto, objetivamos conhecer a atuação dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual no que tange ao desenvolvimento de ações com vistas a prevenir/erradicar/minimizar a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul País. De forma mais específica, temos por objetivos: conhecer as representações de gênero e de violência de gênero dos membros dos Nugedis; Identificar desafios e potencialidades para a execução das atividades dos Nugedis na EPT; Pesquisar as ações/acolhidas desenvolvidas pelos Nugedis e a relação delas com a EPT; e, por fim a construção de um Produto Educacional a partir das demandas apontadas pelos colaboradores. A metodologia aplicada é qualitativa, por ser a mais apropriada para os estudos sociais. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semiestruturadas que serão gravadas e transcritas para serem analisadas através do método de Análise de Conteúdo. Com os conhecimentos gerados neste estudo, pretendemos elaborar um curso de formação permanente/continuada possibilitando a disseminação do conhecimento acerca de gênero e violência de gênero, para que futuramente servidores/as e alunos/as que tenham interesse consigam acessá-lo através de uma plataforma digital.

Palavras-chave: Gênero. Educação Profissional e Tecnológica. NUGEDIS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual).

Data da qualificação: 16 de dezembro de 2020

Horário: 10h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/Wwe1XC9PLBA

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  • 03/12/20
  • 10h36

A obra, organizada por dois professores do IFFar, traz textos de pesquisadores de todo o país.

Capturar

O livro “Caminhos possíveis à inclusão V: gêneros, (trans)gêneros e educação – alguns enfrentamentos”, recém publicado, traz 12 textos de autoria de pesquisadores de todo o país. Entre os organizadores da obra, estão dois professores do IFFar: Vantoir Roberto Brancher e Eliane Quincozes Porto. Junto com Tábata dos Santos Fioravanti, discente do Profept, eles assinam o capítulo 7, “O Nugedis como possibilidade de espaço e de enfrentamento ao preconceito de gênero: discutindo violências e subjetividades”. Nele, os autores discutem a criação do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do IFFar como "possibilidade de um espaço democrático para a abordagem de temas antes vistos como tabus, bem como de acolhimento e orientação frente aos desafios que se apresentam” – conforme introdução do livro.

Faça o download gratuito do livro

Fonte: https://iffarroupilha.edu.br/component/k2/item/19623-Livro%20gratuito%20traz%20cap%C3%ADtulo%20sobre%20Nugedis

 

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  • 03/12/20
  • 09h41

Título do projeto: CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: Construindo estratégias para uma cultura da alteridade na Educação Profissional e Tecnológica

Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Ascísio dos Reis Pereira

Resumo: Esta pesquisa  tem como objetivo geral identificar as práticas utilizadas no atendimento das ocorrências de cyberbullying no contexto escolar e propor estratégias de prevenção e enfrentamento dentro do IFFar. Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa. A amostra populacional será composta por 03 (três) equipes de Assistência Estudantil e 06 (seis) Coordenações dos Cursos de Ensino Médio Integrado do IFFar Campus Alegrete, São Borja e Uruguaiana. A obtenção inicial dos dados se deu através de entrevista online semiestruturada, devido a Pandemia de COVID-19, que exige distanciamento social. O processo de análise dos dados foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva – ATD na perspectiva de Morais e Galiazzi. As primeiras impressões corroboram com a necessidade de formação por parte dos docentes ao que tange a temática do cyberbullying em contextos educativos. A partir dos resultados finais da pesquisa pretende-se elaborar um produto educacional, o qual será, possivelmente, no formato de um curso de capacitação sobre cyberbullying.

Palavras-chave: Cyberbullying; Currículo Integrado; Formação Profissional

Data da qualificação: 15 de dezembro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/0lZwTacsXtk

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  • 02/12/20
  • 18h08

Título do projeto: Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal Farroupilha: percepções dos estudantes do Proeja

Orientador: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O presente projeto de pesquisa busca investigar a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) para a permanência escolar dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa. A Política de Assistência Estudantil (PAE) abrange projetos, programas e ações que buscam proporcionar igualdade de condições aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica e que se materializam por meio dos serviços de saúde, moradia estudantil, alimentação, auxílios financeiros, pedagógico e cultural. A pesquisa terá uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso e como instrumento para levantamento de dados a observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. A pesquisa documental será feita mediante extração do sistema de bolsas da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), bem como de arquivos passivos e ativos existentes no campus Santa Rosa. Com os dados apurados pretende-se levantar o perfil do estudante do Proeja e identificar as ações desenvolvidas pela assistência estudantil para este grupo de alunos. Após, realizar-se-á uma entrevista semiestrutura com os alunos do segundo e terceiros anos, buscando compreender os sentidos atribuídos à PAE. Após os dados levantados e analisados pretende-se identificar a percepção do aluno do Proeja quanto à contribuição ou não da política de assistência estudantil para sua permanência escolar. Como produto educacional será desenvolvido “Rodas de Conversa” com os estudantes do Proeja, visando estabelecer um espaço de diálogo e reflexão sobre PAE.

Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil; Proeja; Permanência escolar

Data da qualificação: 10 de dezembro 2020

Horário: 09h

Local: Videoconferência

 

Transmissão: https://youtu.be/Q-0p2PxYjuk

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  • 02/12/20
  • 17h29

Título da Dissertação: Uma proposta para integração entre a Matemática e as disciplinas profissionalizantes do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja

Produto Educacional: Sequência didática interdisciplinar Matemática na cozinha: integração curricular para o Proeja a partir dos Momentos Pedagógicos  

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584474

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes,  e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pesquisa intitulada “Uma proposta para integração entre a Matemática e as disciplinas profissionalizantes do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja” foi desenvolvida no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus de São Borja. Trata-se de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFFar - Polo de Jaguari, motivada pela necessidade de investigar as concepções e as práticas relativas ao currículo integrado desenvolvidas no espaço de um dos Cursos de Proeja da instituição. A abordagem utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo por se tratar de um ambiente educacional. As fontes de coleta de dados foram documentos (Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja) e sujeitos (estudantes e docentes do curso mencionado). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados roteiros para análise textual, questionário com os estudantes, entrevista semiestruturada e encontros de formação com os professores. Na pesquisa foram coletadas informações importantes a respeito da prática docente constituída sob a perspectiva do currículo integrado, dificuldades encontradas para a construção do ensino e da aprendizagem de forma interdisciplinar e a possibilidade de integração de conhecimentos entre a matemática e a prática desenvolvida no curso. Os encontros possibilitaram debates e reflexões sobre formas de planejamento e possibilidades de articulação entre conhecimentos. Durante esse processo evidenciou-se à necessidade de construção coletiva do planejamento e a promoção da docência compartilhada levando em consideração a problematização, a contextualização e a interdisciplinaridade dos conhecimentos a fim de proporcionar ao estudante um ambiente de aprendizagem que favoreça a dialogicidade sobre temas básicos e o mundo do trabalho com vistas a formação humana integral. O produto educacional desenvolvido a partir da pesquisa foi uma sequência didática interdisciplinar, organizada com base na metodologia dos 3MP, construída e avaliada com o auxílio dos professores. Esta será um recurso pedagógico para uma intervenção futura, que concentra esforços no sentido de proporcionar aos professores ideias para se realizar a integração dos conhecimentos, podendo ser aplicada na Prática Profissional Integrada (PPI) possibilitando formas mais eficientes de minimizar as dificuldades apresentadas pelos estudantes do Proeja, tanto no que se refere à compreensão dos saberes da matemática, quanto dos saberes inerentes aos componentes curriculares da área profissionalizante.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Proeja; Três Momentos Pedagógicos; Educação Matemática; Sequência didática Interdisciplinar.

Data da defesa: 09 de dezembro de 2020

Horário: 14h30min


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/D8188aIg4dU

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  • 02/12/20
  • 14h09

Convidamos para o I SEMINÁRIO DA REDE GAÚCHA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica: desafios e perspectivas.


Dias 18/11/2020, 26/11/2020 e 03/12/2020.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/MU2BkRtHC1SwAwMx7

 

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  • 05/11/20
  • 13h47

Título do projeto: CONTRIBUIÇÕES DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA CONCRETIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Banca: Dra. Neiva Maria Frizon Auler, Dr. Ascísio dos Reis Pereira

Resumo: A pesquisa investiga sobre as possíveis contribuições da curricularização da extensão para a formação integral na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Com isso, o problema de pesquisa é: “Como a curricularização da extensão pode contribuir para a concretização da formação integral na EPT?” A coleta de dados dár-se-a primeiramente através de pesquisa bibliográfica e, em um segundo momento, através da análise de três projetos de extensão do IFFar Campus FW, seguido de entrevista semi-estruturada com coordenadores/coordenadoras desses projetos. Para análise dos dados produzidos optou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) com o objetivo de compreender as diferentes concepções de extensão, formação integral e currículo integrado presentes na legislação, nos documentos formais da instituição, que dão as diretrizes para a curricularização da extensão, e em projetos de extensão propostos no Campus do IFFar/FW. Como produto educacional será elaborado um site, que visa sistematizar e compartilhar reflexões sobre a pesquisa desenvolvida com a comunidade acadêmica e comunidade externa, buscando uma maior participação nas decisões e estruturação dos projetos de extensão.

Palavras-chave: Extensão universitária; Formação integral; Curricularização da extensão

Data da qualificação: 30 de outubro de 2020

Horário: 14h00min

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/anpKxAIN9i4

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  • 22/10/20
  • 16h29

Título do projeto: Trajetória do Instituto Federal Farroupilha campus SVS: uma análise a partir do curso técnico em agropecuária

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica- EPT desde a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul – EAF SVS, até o Instituto Federal Farroupilha campus São Vicente do Sul - IFFAR campus SVS a partir do curso técnico em agropecuária. Busca realizar um resgate histórico no decorrer do período de 1995 a 2009, identificar ex-gestores, desafios e fatos marcantes; egressos, atuais servidores, reconhecer a trajetória formativa pessoal e profissional. No referencial teórico será contextualizado o histórico da EPT, das Escolas Agrotécnicas Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs até a institucionalidade IFFar assim como do curso técnico em agropecuária. Tais temas são de suma importância para entender e valorizar a história e trajetória sexagenária do campus como instituição de ensino na formação de estudantes e profissionais em nível regional, suas mudanças e seu crescimento na oferta de cursos e vagas. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa do tipo estudo de caso histórico-organizacional. A coleta de dados será através de fontes documentais nos setores da instituição, entrevista semiestruturada com ex-gestores do período proposto e questionário com egressos que hoje fazem parte do quadro de pessoal do campus. Na verificação dos dados coletados será utilizada a abordagem da análise textual discursiva-ATD. Com base nos resultados obtidos será proposto um produto educacional que permita maior visibilidade histórica e reconhecimento da instituição como pública, gratuita e de qualidade para formação de técnicos e cidadãos.

Palavras-chave:  Instituto Federal Farroupilha; Técnico em agropecuária; Trajetória

Data da qualificação: 29 de outubro de 2020

Horário: 14h

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/JPCoyQH0EkM

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  • 22/10/20
  • 11h07

Título do projeto: DESAFIOS E DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO
MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Rita de Cássia Pistóia Mariani

Resumo: Diante da percepção de um número significativo de discentes que ingressam no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Curso em Eventos e em Informática, que enfrentam dificuldades e desafios no processo de ensino-aprendizagem de matemática, busca-se com este trabalho investigar e refletir sobre quais são as causas que podem estar contribuindo para acentuar está problemática, visando refletir sobre os fatores que podem colaborar para a reprovação na respectiva disciplina e por consequência levar a evasão e/ou transferência institucional. Pretende-se atingir este objetivo por meio de estudos bibliográficos em livros e artigos científicos; por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos supracitados e ainda por meio da técnica de roda de conversa, promovendo um diálogo entre docentes e lideranças representativas dos discentes do 1º ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados será por meio do método de triangulação, considerando ser uma combinação de metodologias diferentes para analisar o mesmo fenômeno. Com base, nesta análise pretende-se desenvolver um produto educacional que oportunize demonstrar que é possível que ocorra a compreensão de conhecimentos relacionados a disciplina de matemática, sendo menos desafiador e minimizando as adversidades.

Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino-aprendizagem; Desafios e dificuldades

Data da qualificação: 28 de outubro de 2020

Horário: 15h e 30 min

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/G0BGjxJzVHU

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  • 22/10/20
  • 10h12
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