Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Todas as Noticias
Início do conteúdo da página

Todas as Noticias

Título da Dissertação: ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO: INTEGRANDO CONHECIMENTOS BÁSICOS E TÉCNICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Produto Educacional: Sequência Didática: contextualizada e integrada com o tema alimentação no Curso Técnico Integrado em Alimentos

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571623

 

Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho

 

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dr. Paulo Roberto Cecconi Deon e Dra. Simone Lara

 

Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, teve como tema “Alimentos e Alimentação: Integrando Conhecimentos Básicos e Técnicos no Ensino Médio Integrado”. Seu objetivo foi investigar o impacto de uma proposta didática contextualizada e integrada desenvolvida com os estudantes do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo pesquisa-ação. O estudo ocorreu em duas etapas: 1) Aplicação de um questionário de frequência alimentar (QFA), quantitativo, auto aplicado, e em versão eletrônica para identificar os hábitos alimentares dos estudantes; 2) Intervenção pedagógica, onde foi desenvolvida a proposta didática, a qual se configura como o produto educacional desta dissertação. A prática educativa abordou a relação existente entre as disciplinas do núcleo básico e as técnicas do curso, relacionando-as com o tema alimentação. As atividades basearam-se na Metodologia da Problematização com base no arco de Maguerez, como norteador da pesquisa, onde foram divididas em cinco etapas: 1) Observação da realidade; 2) Identificação dos Problemas - Pontos chaves; 3) Teorização; 4) Hipóteses de solução; 5) Aplicação à realidade. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Educação Física, onde os alunos foram divididos em cinco grupos, por áreas de conhecimentos Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Área Técnica, tendo cada grupo que pesquisar no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), internet, na própria instituição, podendo os professores auxiliarem em dúvidas e questionamentos feitos pelos alunos. A coleta de dados desta etapa se deu a partir da observação da pesquisadora e registros no diário de campo. A partir dos resultados observou-se que a ingestão energética diária dos macronutrientes encontrou-se dentro das recomendações nutricionais preconizadas pelas DRIs (Dietary Reference Intakes), e o consumo dos alimentos de acordo com o grau de processamento, apresentou resultados relevantes, pois teve uma ingestão baixa de alimentos processados e um aumento do consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Sobre o desenvolvimento da proposta didática integrada e contextualizada ocorreu de forma satisfatória, pois os alunos conseguiram relacionar o tema alimentação com as disciplinas básicas e técnicas do curso, onde eles puderam ter uma compreensão diferenciada do conhecimento, vivenciando a integração das disciplinas básicas e técnicas. Acredita-se que a inserção de práticas integradas como possibilidade do desenvolvimento do currículo integrado, para que o aluno possa estabelecer-se como aquele que constrói a própria aprendizagem e passe a ver o professor como o mediador desse processo é fundamental, pois através desta pesquisa notou-se a contribuição para a formação de um sujeito crítico, reflexivo e capaz de transformar a sua realidade.

 

Palavras-chave: Alimentação; Ensino Médio Integrado; Integração; Contextualização. 

 

Data da defesa: 24 de junho de 2020

 

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Link transmissão: https://stream.meet.google.com/stream/4d69ffb1-a532-4476-b27e-e0b32fad15a1 

 

COnvite Maiara

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 19/06/20
  • 13h19

Publicação de artigo na Revista Insignare Scientia, v. 03, n.01, 2020

Título do Artigo

Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma atividade experimental

Autoras discentes: 

  • Josiana Rita Bazana e Mirian Marciane Barth

Autoras docentes: 

  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher; Taniamara Vizzotto Chaves; Marcele Homrich Ravasio

Resumo

Este artigo é resultado de uma atividade proposta na disciplina de Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O estudo, que tem abordagem qualitativa, foi realizado a partir da observação de uma aula de um Curso de Licenciatura em Química, realizada no laboratório de química. As análises e reflexões sobre a observação abordaram a forma como as atividades experimentais foram realizadas, indicando a importância de se discutir o enfoque pedagógico da experimentação nos cursos de formação de professores, considerando a necessidade de problematização e contextualização de tais atividades. A observação revelou a existência de uma dicotomia entre teoria e prática, tendo em vista que os experimentos realizados se apoiavam na comprovação da teoria por meio da prática. Esta dicotomia também é identificada na matriz curricular do curso, que separa as disciplinas entre teóricas e experimentais. Este estudo abordou ainda os paradigmas educacionais associados a prática educativa observada, sendo estes o paradigma tradicional e o paradigma da complexidade ou emergente. Espera-se que esta pesquisa instigue os profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas educativas, superando a mera transmissão do conhecimento, com o intuito de formar profissionais críticos e autônomos.

Palavras chave

Experimentação, Formação de Professores, Paradigma Educacional

Link para acesso ao texto

https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11116

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 18/06/20
  • 10h09

Título da Dissertação: ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JAGUARI
Produto Educacional: Guia de Práticas de Educação em Saúde
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570223

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Raquel Folmer Corrêa e Dra. Camila Silveira Sfreddo

Resumo: O presente trabalho trata-se de uma dissertação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo avaliar o impacto das ações de educação em saúde da Assistência Estudantil na formação omnilateral e na permanência e êxito dos discentes no IFFAR - Campus Jaguari. Participaram da pesquisa os discentes do primeiro e terceiro anos do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, os docentes do curso e os profissionais da Assistência Estudantil. A coleta de dados foi realizada através de questionários confeccionados na ferramenta Formulários do site Google. Como técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, resultando em cinco categorias denominadas “Envolvimento da comunidade escolar”, “Saúde como fundamento na qualidade de vida”, “A influência na permanência e êxito escolar”, “Questões de saúde e currículo integrado” e “Perspectivas da prática educativa em saúde”. Com os resultados obtidos, parece relevante articular formas de integrar o trabalho em saúde desenvolvido nos IFs, visando qualificar a atenção em saúde. Do mesmo modo, avaliar as ações e serviços é um passo importante no trabalho educativo. Consideramos que a pesquisa obteve resultados satisfatórios, ao possibilitar a compreensão das percepções da comunidade acadêmica. Ao qualificar o trabalho de educação em saúde, esperamos que os estudantes conquistem a emancipação e tomada de consciência sobre a influência dos hábitos de saúde na formação integral. Assim, propusemos um produto educacional para auxiliar o desenvolvimento de ações de educação em saúde.

Palavras-chave: Educação em saúde; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Formação Integral; Saúde escolar.

Data da defesa: 15 de junho de 2020

Horário: 14h

Local: Videoconferência: https://stream.meet.google.com/stream/17a78c63-8197-4269-a91e-169ffd220eca 

Convite Fernanda T2

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 02/06/20
  • 08h28

 Hoje (20/05/2020) é dia de ficar ligado(a) no canal da WebTV do IFFar no YouTube!

Às 16h, a egresa da primeira turma do ProfEPT Thamille Pereira dos Santos irá fazer um bate-papo ao vivo sobre altas habilidades/superdotação.
Será disponibilizado um link para inscrição durante a transmissão no YouTube, o que gerará uma certificação para os participantes.
Acompanhe a live neste link: https://bit.ly/2TkP1DF.
Se você já está curioso(a), confere o material que disponibilizamos sobre o tema na notícia: https://bit.ly/3dW0xgQ.

99155112 2957207771064704 5002420444842688512 n

Leia mais em: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/17435-iffar-promove-bate-papo-ao-vivo-sobre-altas-habilidades-superdota%C3%A7%C3%A3o

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 20/05/20
  • 11h51

Memorando Circular ProfEPT Nº 05/2020 com orientações acerca da aplicação dos Produtos Educacionais e do prazo de conclusão dos mestrados profissionais, considerando o definido pela Portaria CAPES Nº 55/2020:

Memorando Circular ProfEPT Nº 05/2020

Portaria CAPES Nº 55/2020

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 14/05/20
  • 17h07

Portaria MEC Nº 473, de 12 de maio de 2020, que prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343. 

Nesse contexto,  a autorização para a "substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino," procede até 16 de junho de 2020

Portaria MEC Nº 473, de 12 de maio de 2020

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 14/05/20
  • 16h59

Título da Dissertação: CAE na rede: construindo um aplicativo para os estudantes do ensino médio integrado

Produto Educacional: Aplicativo CAE na rede

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569213

Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dr. Fábio Diniz Rossi e Dr. Eugênio de Oliveira Simonetto

Resumo: A educação que historicamente é marcada pelo dualismo, vem se modificando e buscando desenvolver ações que superem essa questão, possibilitando que todos possam ter acesso a uma formação integral. Nesse processo de democratização da educação, as políticas de assistência estudantil assumem importante papel para que os alunos tenham mais condições para acessar e permanecer na instituição de ensino, com o suporte necessário para se desenvolver integralmente. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar a efetividade de um aplicativo como ferramenta para facilitar o acesso aos documentos da assistência estudantil desenvolvidas no IFFar campus São Vicente do Sul. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, que resultou em dois artigos. No primeiro, buscou-se identificar as percepções dos alunos em relação às políticas de assistência estudantil desenvolvidas no campus e quais os seus impactos para a permanência dos alunos na instituição. Já no segundo artigo, avaliou-se o produto educacional, o aplicativo CAE na rede como uma ferramenta facilitadora para acesso aos documentos das políticas de assistência estudantil do campus. Diante dos resultados identificou-se no primeiro momento uma contradição, onde os alunos afirmam conhecer as políticas de assistência estudantil desenvolvidas no campus, mas não conhecem seu conceito e tudo que englobam. As políticas que os alunos mais utilizam ou já utilizaram são alimentação, moradia, saúde e atendimentos pedagógicos. Para acessar os documentos das políticas desenvolvidas no campus, os meios mais utilizados pelos alunos são site institucional, trocas entre colegas, reuniões de acolhimento e murais. Entretanto, para os estudantes essas formas de acesso são parcialmente satisfatórios. Já no segundo momento, após o uso do aplicativo CAE na rede, os discentes puderam avaliar esse produto educacional, onde apontaram estar bem organizado, sendo que usariam com frequência e recomendariam seu uso para colegas e nas reuniões de acolhimento. Após a navegação, afirmaram conhecer parcialmente o que são as políticas de assistência estudantil e tudo que elas envolvem, continuam apontando essas políticas como importantes para a permanência dos alunos na instituição. Além disso, para os alunos o aplicativo cumpre sua função de facilitar o acesso aos documentos das políticas de assistência estudantil, tornando a pesquisa mais fácil e prática, sendo uma ferramenta que auxilia principalmente os alunos que estão ingressando na instituição. Diante disso, percebe-se a importância de estudos sobre as políticas de assistência estudantil no ensino médio integrado, pois essa é uma modalidade que exige que os alunos fiquem em turno integral na instituição e que torna essencial, ações e estratégias que proporcionem condições para que os alunos possam permanecer e se desenvolver integralmente. Ressalta-se a necessidade de ampliação dos espaços para o diálogo sobre o tema, em busca do reconhecimento dessas políticas como um direito social, que visa à democratização do ensino e a redução das desigualdades sociais. 

Palavras-chave: Políticas Públicas; Assistência Estudantil; Permanência.

Data da defesa: 29 de maio de 2020

Horário: 10h

Local: via Videoconferência

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 14/05/20
  • 08h58

O Professor Fábio Rossi, docente do quadro permanente do PROFEPT, foi contemplado em dois projetos no edital CONIF n°01/2020 – Enfrentamento à Covid-19 em âmbito nacional, cada um com valor de R$ 125.000,00, isso revela a qualidade do trabalho e da pesquisa do docente, um orgulho para o nosso curso. Mesmo distantes, continuaremos juntos!

Para mais informações acesse: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3454-resultado-preliminar-edital-conif-n-01-2020-enfrentamento-a-covid-19?Itemid=609

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 13/05/20
  • 13h42

Haja vista a necessidade premente de consolidarmos estudos e pesquisas no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) os professores Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA) e Vantoir Roberto Brancher (IFFar), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) organizam o dossiê História, memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. O mesmo tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas que tenham como foco:
- História e memória da EPT;
- Formação e práticas docentes na EPT;
- Ensino-aprendizagem na EPT.

Maiores informações e submissões no site da revista: http://www.periodicos.ufc.br/labor/announcement/view/169.

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 12/05/20
  • 13h44

“Temas em Educação Profissional e Tecnológica” é o título da publicação lançada nesta semana em evento no Instituto Federal Fluminense (IFF). A obra, organizada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), Francisco das Chagas Silva Souza, e pelo professor da mesma instituição Albino Oliveira Nunes, trata de temas gerais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

“Há uma importância acadêmica (dar visibilidade a um campo da ciência que ainda é pouco pesquisado se comparado a outras áreas da educação) e também política, visto que estamos passando por uma série de reformas e a EPT vem sofrendo rebatimentos e correndo o risco de se voltar apenas à formação para o mercado ao invés de se preocupar com a formação ampla do trabalhador”, afirmou Francisco.

Composta por 15 capítulos, a maioria dos textos da coletânea foi escrita por docentes e mestrandos do ProfEPT e tem como escopo ampliar os debates sobre a modalidade de ensino. Os artigos versam sobre questões como políticas e financiamento relativos à educação profissional brasileira, formação de professores, currículo integrado e inovação em sala de aula, dentre outros.

O prefácio do livro coube à Miguel Arroyo, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O educador é uma referência quando o assunto é currículo e defensor de que a escola deve formar cidadãos.

Lançamentos – A publicação foi lançada dia 21 de agosto de 2019 em evento promovido pelo IFF, com palestra da professora Giselle Rôças que expôs o tema “Os Desafios da Pesquisa e da Pós-Graduação para os Institutos Federais”. A obra também foi lançada na reunião de gestores nacionais e coordenadores locais do ProfEPT, que foi realizada de 27 a 30 de agosto de 2019 no Instituto Federal de Brasília (IFB), e também durante o V Colóquio Nacional de Educação Profissional.

Clique para download

Notícia em: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/2918-livro-traz-abordagem-ampla-e-aprofundada-sobre-educacao-profissional-no-brasil?Itemid=609

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 06/05/20
  • 15h09
Fim do conteúdo da página