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Título da Dissertação: ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JAGUARI
Produto Educacional: Guia de Práticas de Educação em Saúde
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570223
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Raquel Folmer Corrêa e Dra. Camila Silveira Sfreddo
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma dissertação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo avaliar o impacto das ações de educação em saúde da Assistência Estudantil na formação omnilateral e na permanência e êxito dos discentes no IFFAR - Campus Jaguari. Participaram da pesquisa os discentes do primeiro e terceiro anos do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, os docentes do curso e os profissionais da Assistência Estudantil. A coleta de dados foi realizada através de questionários confeccionados na ferramenta Formulários do site Google. Como técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, resultando em cinco categorias denominadas “Envolvimento da comunidade escolar”, “Saúde como fundamento na qualidade de vida”, “A influência na permanência e êxito escolar”, “Questões de saúde e currículo integrado” e “Perspectivas da prática educativa em saúde”. Com os resultados obtidos, parece relevante articular formas de integrar o trabalho em saúde desenvolvido nos IFs, visando qualificar a atenção em saúde. Do mesmo modo, avaliar as ações e serviços é um passo importante no trabalho educativo. Consideramos que a pesquisa obteve resultados satisfatórios, ao possibilitar a compreensão das percepções da comunidade acadêmica. Ao qualificar o trabalho de educação em saúde, esperamos que os estudantes conquistem a emancipação e tomada de consciência sobre a influência dos hábitos de saúde na formação integral. Assim, propusemos um produto educacional para auxiliar o desenvolvimento de ações de educação em saúde.
Palavras-chave: Educação em saúde; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Formação Integral; Saúde escolar.
Data da defesa: 15 de junho de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência: https://stream.meet.google.com/stream/17a78c63-8197-4269-a91e-169ffd220eca
Publicado em Notícias
- 02/06/20
- 08h28
Hoje (20/05/2020) é dia de ficar ligado(a) no canal da WebTV do IFFar no YouTube!
Às 16h, a egresa da primeira turma do ProfEPT Thamille Pereira dos Santos irá fazer um bate-papo ao vivo sobre altas habilidades/superdotação.
Será disponibilizado um link para inscrição durante a transmissão no YouTube, o que gerará uma certificação para os participantes.
Acompanhe a live neste link: https://bit.ly/2TkP1DF.
Se você já está curioso(a), confere o material que disponibilizamos sobre o tema na notícia: https://bit.ly/3dW0xgQ.
Publicado em Notícias
- 20/05/20
- 11h51
Memorando Circular ProfEPT Nº 05/2020 com orientações acerca da aplicação dos Produtos Educacionais e do prazo de conclusão dos mestrados profissionais, considerando o definido pela Portaria CAPES Nº 55/2020:
Memorando Circular ProfEPT Nº 05/2020
Publicado em Notícias
- 14/05/20
- 17h07
Portaria MEC Nº 473, de 12 de maio de 2020, que prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343.
Nesse contexto, a autorização para a "substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino," procede até 16 de junho de 2020.
Publicado em Notícias
- 14/05/20
- 16h59
Título da Dissertação: CAE na rede: construindo um aplicativo para os estudantes do ensino médio integrado
Produto Educacional: Aplicativo CAE na rede
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569213
Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dr. Fábio Diniz Rossi e Dr. Eugênio de Oliveira Simonetto
Resumo: A educação que historicamente é marcada pelo dualismo, vem se modificando e buscando desenvolver ações que superem essa questão, possibilitando que todos possam ter acesso a uma formação integral. Nesse processo de democratização da educação, as políticas de assistência estudantil assumem importante papel para que os alunos tenham mais condições para acessar e permanecer na instituição de ensino, com o suporte necessário para se desenvolver integralmente. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar a efetividade de um aplicativo como ferramenta para facilitar o acesso aos documentos da assistência estudantil desenvolvidas no IFFar campus São Vicente do Sul. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, que resultou em dois artigos. No primeiro, buscou-se identificar as percepções dos alunos em relação às políticas de assistência estudantil desenvolvidas no campus e quais os seus impactos para a permanência dos alunos na instituição. Já no segundo artigo, avaliou-se o produto educacional, o aplicativo CAE na rede como uma ferramenta facilitadora para acesso aos documentos das políticas de assistência estudantil do campus. Diante dos resultados identificou-se no primeiro momento uma contradição, onde os alunos afirmam conhecer as políticas de assistência estudantil desenvolvidas no campus, mas não conhecem seu conceito e tudo que englobam. As políticas que os alunos mais utilizam ou já utilizaram são alimentação, moradia, saúde e atendimentos pedagógicos. Para acessar os documentos das políticas desenvolvidas no campus, os meios mais utilizados pelos alunos são site institucional, trocas entre colegas, reuniões de acolhimento e murais. Entretanto, para os estudantes essas formas de acesso são parcialmente satisfatórios. Já no segundo momento, após o uso do aplicativo CAE na rede, os discentes puderam avaliar esse produto educacional, onde apontaram estar bem organizado, sendo que usariam com frequência e recomendariam seu uso para colegas e nas reuniões de acolhimento. Após a navegação, afirmaram conhecer parcialmente o que são as políticas de assistência estudantil e tudo que elas envolvem, continuam apontando essas políticas como importantes para a permanência dos alunos na instituição. Além disso, para os alunos o aplicativo cumpre sua função de facilitar o acesso aos documentos das políticas de assistência estudantil, tornando a pesquisa mais fácil e prática, sendo uma ferramenta que auxilia principalmente os alunos que estão ingressando na instituição. Diante disso, percebe-se a importância de estudos sobre as políticas de assistência estudantil no ensino médio integrado, pois essa é uma modalidade que exige que os alunos fiquem em turno integral na instituição e que torna essencial, ações e estratégias que proporcionem condições para que os alunos possam permanecer e se desenvolver integralmente. Ressalta-se a necessidade de ampliação dos espaços para o diálogo sobre o tema, em busca do reconhecimento dessas políticas como um direito social, que visa à democratização do ensino e a redução das desigualdades sociais.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Assistência Estudantil; Permanência.
Data da defesa: 29 de maio de 2020
Horário: 10h
Local: via Videoconferência
Publicado em Notícias
- 14/05/20
- 08h58
O Professor Fábio Rossi, docente do quadro permanente do PROFEPT, foi contemplado em dois projetos no edital CONIF n°01/2020 – Enfrentamento à Covid-19 em âmbito nacional, cada um com valor de R$ 125.000,00, isso revela a qualidade do trabalho e da pesquisa do docente, um orgulho para o nosso curso. Mesmo distantes, continuaremos juntos!
Para mais informações acesse: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3454-resultado-preliminar-edital-conif-n-01-2020-enfrentamento-a-covid-19?Itemid=609
Publicado em Notícias
- 13/05/20
- 13h42
Haja vista a necessidade premente de consolidarmos estudos e pesquisas no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) os professores Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA) e Vantoir Roberto Brancher (IFFar), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) organizam o dossiê História, memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. O mesmo tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas que tenham como foco:
- História e memória da EPT;
- Formação e práticas docentes na EPT;
- Ensino-aprendizagem na EPT.
Maiores informações e submissões no site da revista: http://www.periodicos.ufc.br/labor/announcement/view/169.
Publicado em Notícias
- 12/05/20
- 13h44
“Temas em Educação Profissional e Tecnológica” é o título da publicação lançada nesta semana em evento no Instituto Federal Fluminense (IFF). A obra, organizada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), Francisco das Chagas Silva Souza, e pelo professor da mesma instituição Albino Oliveira Nunes, trata de temas gerais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
“Há uma importância acadêmica (dar visibilidade a um campo da ciência que ainda é pouco pesquisado se comparado a outras áreas da educação) e também política, visto que estamos passando por uma série de reformas e a EPT vem sofrendo rebatimentos e correndo o risco de se voltar apenas à formação para o mercado ao invés de se preocupar com a formação ampla do trabalhador”, afirmou Francisco.
Composta por 15 capítulos, a maioria dos textos da coletânea foi escrita por docentes e mestrandos do ProfEPT e tem como escopo ampliar os debates sobre a modalidade de ensino. Os artigos versam sobre questões como políticas e financiamento relativos à educação profissional brasileira, formação de professores, currículo integrado e inovação em sala de aula, dentre outros.
O prefácio do livro coube à Miguel Arroyo, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O educador é uma referência quando o assunto é currículo e defensor de que a escola deve formar cidadãos.
Lançamentos – A publicação foi lançada dia 21 de agosto de 2019 em evento promovido pelo IFF, com palestra da professora Giselle Rôças que expôs o tema “Os Desafios da Pesquisa e da Pós-Graduação para os Institutos Federais”. A obra também foi lançada na reunião de gestores nacionais e coordenadores locais do ProfEPT, que foi realizada de 27 a 30 de agosto de 2019 no Instituto Federal de Brasília (IFB), e também durante o V Colóquio Nacional de Educação Profissional.
Clique para download
Notícia em: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/2918-livro-traz-abordagem-ampla-e-aprofundada-sobre-educacao-profissional-no-brasil?Itemid=609
Publicado em Notícias
- 06/05/20
- 15h09
Título da Dissertação: A importância da extensão para a educação de jovens e adultos no ensino profissional e tecnológico
Produto Educacional: Website do Curso Técnico em Estética Integrado a EJA/EPT (Proeja) do IFFar Campus Santo Ângelo
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568725
Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho e Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: A presente pesquisa buscou ressaltar a importância das ações de extensão vinculadas ao ensino e a pesquisa para a formação integral dos estudantes de um curso técnico em estética que atrela a educação de jovens e adultos (EJA) ao ensino profissional e tecnológico (EPT) através do programa Proeja. Ela foi desenvolvida durante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha-Campus Jaguari. Inicialmente, constatou-se através do levantamento de estudos anteriores, que não existiam pesquisas que atrelassem a EJA, a EPT e a extensão, em um curso técnico em estética, para a formação de profissionais e cidadãos responsáveis, éticos e autônomos. Posteriormente, realizou-se uma revisão bibliográfica para aprofundar os conhecimentos relevantes à pesquisa, que culminou com o desenvolvimento de um produto educacional tecnológico. Este trabalho teve como objetivos a criação e avaliação de um produto educacional tecnológico que contribuísse para que as atividades de extensão do curso fossem organizadas, divulgadas e realizadas na comunidade; a investigação da aceitação dos estudantes frente a esse dispositivo tecnológico; a aceitação da comunidade com relação a ele e a comparação de atividades agendadas através dele e por outros meios. Para isso, desenvolveu-se um website na plataforma WordPress, registrado sob o endereço eletrônico www.esteticaiffarroupilha.com.br. Ele abrange informações sobre o curso, instituição de ensino e ações de extensão, apresentadas através do portfólio digital que expõem as principais atividades possíveis de serem desenvolvidas pelos estudantes durante suas formações e uma linha do tempo das ações já realizadas. O website permite que os estudantes manifestem interesse para participar das atividades programadas e o contato da população para esclarecer dúvidas ou propor eventos de extensão com os professores e estudantes do curso. Após sua ampla divulgação em redes sociais, jornais, rádio, site institucional, e-mail e telefonemas, a avaliação e análise dos dados foi realizada pela metodologia quantitativa. As primeiras avaliações foram através de questionários respondidos anonimamente por uma requerente de atividade e seis servidores ligados direta ou indiretamente com a oferta de atividades de extensão e obteve resultados positivos quanto a efetividade do produto educacional para a divulgação e realização de ações de extensão na comunidade. A terceira avaliação constatou que, entre os meses de novembro de 2019 e março de 2020, realizaram-se quatro atividades através do contato pelo website, duas, através da proposição de servidores da instituição para divulgação de cursos e uma, por convite pessoal da prefeitura municipal. A quarta e quinta avaliação concluíram que a aceitação do website pelos estudantes e comunidade foram satisfatórias tendo em vista o seu pouco tempo de uso, mas que a adaptação à esta tecnologia acontecerá de maneira contínua. Assim, concluiu-se com esta pesquisa que as ações de extensão aliadas ao ensino e a pesquisa são fundamentais para a formação contextualizada, coletiva, interdisciplinar, social, profissional e consciente dos estudantes e que o produto educacional desenvolvido contribuiu para a divulgação do curso e ações de extensão, importantes na emancipação humana e percepção real de mundo para a transformação da sociedade.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino Profissional e Tecnológico; Estética; Extensão.
Data da defesa: 14 de maio de 2020
Horário: 14h
Local: webconferência
Publicado em Notícias
- 27/04/20
- 11h46
A coordenação do programa suspendeu o calendário do processo seletivo em função da pandemia do novo coronavírus.
A Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulgou um comunicado sobre a suspensão da prova de seleção, prevista para o dia 17 de maio. De acordo com a nota, a nova data para a prova e o cronograma atualizado serão divulgados com, no mínimo, quarenta dias de antecedência.
Confira comunicado na íntegra:
A Coordenação Nacional do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Edital 01/2020 –, com base no cenário nacional em virtude da Pandemia do Covid-19, consultou as Instituições Associadas ao Programa para analisar as situações de isolamento e restrições dos estados e municípios nos quais ocorrerão a prova do ENA. Com base no retorno dessa consulta, na atual situação do país, e de acordo com parecer jurídico, esta Coordenação comunica aos candidatos/as inscritos/as no ENA 2020 (Edital ProfEPT 01/2020) que o Cronograma está SUSPENSO, portanto, a Prova não ocorrerá no dia 17 de maio de 2020.
A Coordenação Nacional informa ainda que será necessário aguardar a definição do cenário nacional, pois o ProfEPT tem abrangência em todos os estados do país e a Prova do ENA deve ser realizada de forma isonômica e simultânea. Sendo assim, uma nova data para a Prova e o Cronograma atualizado serão divulgados com, no mínimo, quarenta dias de antecedência. Ressalta-se que os demais itens do Edital, tais como referências, modo de avaliação, vagas, dentre outros, estão mantidos.
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16431-enasuspenso2020
Publicado em Notícias
- 24/04/20
- 18h28
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