Todas as Noticias
A recepção dos(as) novos(as) discentes e a abertura do ano letivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Polo do IFFar acontecerá nos dias 08 e 09 de abril de 2021, conforme a programação a seguir:
PROGRAMAÇÃO PARA RECEPÇÃO AOS ESTUDANTES DA TURMA 4 DO PROFEPT: PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021.
Dia |
Turno/horário |
Atividade |
Responsáveis |
08/04 |
Tarde 13h às 14h15min |
Recepção com apresentação dos estudantes e docentes |
Corpo docente do ProfEPT IFFar |
Tarde 14h30min às 17h |
Aula inaugural do ProfEPT Palestra: Prof. Dra. Acácia Kuenzer Título: A reforma trabalhista e seus impactos na precarização do trabalho em geral, bem como do trabalho docente. Link para acesso: https://www.youtube.com/channel/UCt1DN_d0P-x1UR2PAwkQbvA |
Coordenação Nacional do ProfEPT |
|
Noite 18h30min em diante |
Aula disciplina: Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica |
Docentes responsáveis pela disciplina |
|
09/04 |
Manhã 08h15min às 11h30min |
Apresentação do Curso, Linhas de pesquisa, matriz curricular. Informações gerais sobre a instituição e o campus |
Reitora e Pró-reitor de Pós-Graduação. Direções Campus Jaguari Coordenação Curso ProfEPT Secretaria Curso ProfEPT |
Tarde 13h às 17h |
Aula disciplina: Seminário de Pesquisa |
Docentes responsáveis pela disciplina |
Publicado em Notícias
- 05/04/21
- 15h18
Título do projeto: A IMPORTÂNCIA SOCIAL DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS
Orientador: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dra. Vidica Bianchi
Resumo: RESUMO
O atual contexto socioeconômico brasileiro tem aflorado as desigualdades sociais e os problemas ambientais. Nesse ínterim, encontram-se aqueles que vivem de trabalhos informais e que necessitam da coleta do lixo para a sua sobrevivência e de sua família, os catadores de recicláveis. O presente projeto versa sobre a importância social dos trabalhadores de materiais recicláveis: desafios e perspectivas profissionais. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo visa entender de que forma os trabalhadores de materiais recicláveis podem conquistar melhorias em suas atividades laborais visando a constituição de uma identidade profissional e valorização social. Este trabalho assenta a sua justificativa na possibilidade desses profissionais se constituírem auxiliares no processo de conscientização ambiental da sociedade, principalmente se problematizarmos, nos diferentes espaços sociais, inclusive na Educação Profissional, a relação da Educação e Trabalho e Educação Ambiental. Como autores de referência nos amparamos Frigotto (2001), Antunes (1995, 1999), Leff (2006) e os documentos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Ambiental do Município de Santa Maria/RS. Para conseguir alcançar os resultados almejados, a pesquisa pauta-se em uma metodologia de cunho qualitativo, na forma de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados são questionários a serem aplicados junto a duas empresas e/ou associações de catadores de recicláveis da cidade de Santa Maria/RS. Após a coleta e análise dos dados será elaborado o produto educacional. A proposta do produto educacional deverá ser uma cartilha, contendo falas de alguns catadores e com conteúdo informativo sobre locais e formas de reciclagem.
Palavras-chave: Palavras chaves: Trabalhadores; Materiais Recicláveis; Educação Ambiental.
Data da qualificação: 08 de abril de 2021
Horário: 17:30h
Local: Videoconferência:
Publicado em Notícias
- 05/04/21
- 14h04
A discente Ana Paula Alves e o docente Vantoir Roberto Brancher, com a temática: Representações docentes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica:as narrativas de professoras não licenciadas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na revista Pesquisa e Debate em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Resumo:
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mobiliza um expressivo número de professores, caracterizados pelo saber técnico e científico, são eles: bacharéis e tecnólogos. Este estudo buscou compreender as representações docentes de professoras não licenciadas através de suas narrativas de formação. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, com sete professoras bacharéis e tecnólogas. Constatamos que as representações docentes permeiam a busca pelo conhecimento pedagógico, a experiência e a docência como espaço de conquista das mulheres.
Palavras-chave:Representações docentes. Professoras não licenciadas. Narrativas.
Para acessar o artigo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31685/22146
Publicado em Notícias
- 31/03/21
- 16h05
Segunda chamada para a cota: PcD - Pessoas com Deficiência do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020:
Polo IFFAR – CAMPUS JAGUARI
Candidato chamado:
CHARLES GOIABEIRA DE AMORIM
Seguindo o resultado oficial: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2020/Resultado_Final/ProfEPT_-_Ampla_Concorr%C3%AAncia_-_Resultado_final_e_classifica%C3%A7%C3%A3o_dos_candidatos_2.pdf.pdf
Publicado em Notícias
- 31/03/21
- 15h54
Evento contará com a participação de docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do programa.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) promove, no dia 31 de março, o Seminário Nacional de Autoavaliação do programa. O evento será realizado on-line, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Cefor no YouTube.
A programação prevê a apresentação e discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do programa, com a participação dos coordenadores locais, docentes, discentes e egressos. Está programada ainda a participação de professores convidados nas discussões: Dra. Denise B. C. Leite (UFRGS), Dr. Robert Verhine (UFBA) e Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da Capes).
O objetivo principal da autoavaliação consiste em estabelecer um processo avaliativo que, além de verificar o atendimento aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contribua para o fortalecimento do programa como rede. O evento tem como público-alvo docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do ProfEPT. Não há necessidade de inscrição prévia e será feito o registro de frequência durante o seminário para certificação.
O Sistema de Autoavaliação do ProfEPT, coordenado pelo Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (NAPE), foi construído a partir da identificação de simetrias que constituem a especificidade de um mestrado em rede na articulação com os critérios de avaliação da Capes. De acordo com a coordenação do programa, "a perspectiva é de uma avaliação eminentemente democrática e participativa, em que toda a comunidade do ProfEPT participe ativamente".
"Para tanto, ao longo de 2020, foram desencadeados vários processos: iniciamos com o período de sensibilização nas 40 Instituições Associadas (IAs) ao Programa, envolvendo coordenadores locais, docentes, discentes e egressos na participação do processo; aplicamos instrumentos de autoavaliação por meio do Observatório do ProfEPT e realizamos os Seminários de Autoavaliação Locais, nos quais as IAs tiveram a possibilidade de discutir sobre seus resultados", explica Danielle Piontkovsky, coordenadora nacional do programa. Os dados obtidos nesse processo foram sistematizados pelo NAPE, apontando os pontos fortes e as fragilidades no âmbito do ProfEPT como um todo, para o estabelecimento do Planejamento Estratégico e da definição de metas que visem o avanço das ações.
Programação:
9h30min – Abertura Oficial
10h – Mesa 1: Discussões sobre a Avaliação da Pós-Graduação no Brasil
Temáticas e participações especiais:
- Avaliação Institucional Participativa em Rede – Profa. Dra. Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS)
- Proposta de Reformulação da Autoavaliação pela CAPES – Prof. Dr. Robert Verhine (UFBA)
14h30 – Mesa 2: Apresentação e Discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do Programa
Participação especial: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da CAPES)
Transmissão: Canal do Cefor no YouTube
Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/19801-profept-realiza-seminario-nacional-de-autoavaliacao
Publicado em Notícias
- 23/03/21
- 16h44
Foram divulgadas hoje, 16 de março de 2021, as notas finais dos(as) candidatos(as) que participaram da fase de avaliação e validação dos documentos comprobatórios do Histórico Profissional e Acadêmico, que não foram eliminados(as), e após a análise dos recursos.
Com isso, temos a classificação final de todos(as) os(as) candidatos(as), sendo divulgada também a lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as), ou seja, aqueles(as) que se classificaram dentro do número de vagas disponíveis em cada Instituição Associada, por modalidade e cota (quando havia), conforme Anexo 2 do Edital ProfEPT 01/2020 retificado, e que estão aptos(as) para realizar a matrícula.
Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão convocados(as) por e-mail ou telefone (cadastrados no Sistema de Inscrições individual) a partir de amanhã, dia 17, para realizarem as matrículas em suas Instituições Associadas, sendo que a documentação necessária encontra-se no Anexo 3 do Edital ProfEPT 01/2020 retificado. As Instituições Associadas serão responsáveis por todo o processo de matrícula, remoto e/ou presencial, conforme regulamentação e normativas vigentes para o período de pandemia da Covid-19.
Os(as) candidatos(as) com o resultado de classificados(as) poderão ser convocados(as) para matrícula caso ocorra desistência ou impedimento por parte dos aprovados(as).
Resultado final e classificação dos(as) candidatos(as)
A Comissão Organizadora do ENA 2020 parabeniza todos(as) os(as) aprovados(as)!
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16450-divulgadas-as-notas-finais-dos-as-candidatos-as-apos-os-recursos-e-as-listas-dos-as-candidatos-as-aprovados-as
Publicado em Notícias
- 18/03/21
- 13h57
Durante os dias 12 a 14 de maio ocorrerá o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, um evento científico organizado pelo IFC, IFSC, IFRS, IFPR, IFar, IFSul, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).
As inscrições para participação no evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de maio de 2021. Já o prazo para submissão de trabalhos completos para as comunicações orais segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Haverá ainda, após o término do evento, a seleção de trabalhos que serão publicados em periódicos dos IFs do Sul do Brasil.
Também estão abertas até 28 de fevereiro de 2021, as inscrições de resumos para a participação da mostra de Produtos Educacionais. A seguir encaminhamos a programação simplificada do evento:
Dia 12/05/2021
9h - Abertura Oficial
9h30min - Apresentação Cultural
10h - Conferência de Abertura - Os desafios do ProfEPT frente às políticas atuais de EPT - Profª. Drª. Marise Nogueira Ramos
Intervalo para almoço
14h - Palestra - As políticas de diversidade e a cultura na EPT - Profª. Me. Mônica Luiza Simião Pinto
16h30min - Comunicações Orais
Dia 13/05/2021
8h30min - Comunicações Orais
11h - Palestra - Formação de professores em EPT e o currículo integrado - Profª. Drª. Acácia Zeneida Kuenzer
Intervalo para almoço
14h - Palestra - Tecnologias da Informação em EPT e a concepção de ensino médio Integrado - Prof. Dr. Gabriel Grabowski
16h30min - Comunicações Orais
Dia 14/05/2021
8h30min - Comunicações Orais
10h15min – Apresentação Cultural
10h30min - Conferência de Encerramento - Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto
12h30min - Encerramento
Maiores informações em: https://www.even3.com.br/sept2021
Página no facebook: https://www.facebook.com/sept2021/
Publicado em Notícias
- 08/03/21
- 13h25
Título da Dissertação: A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS ASSISTENCIAIS NA CONTENÇÃO À DESISTÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS
Produto Educacional: Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586257
Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, e Dr. Celso Ilgo Henz
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Jaguari, sobre a permanência escolar dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada ao Ensino Médio, do Curso Técnico em Agropecuária, e sua relação com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O interesse pela pesquisa partiu do conhecimento do acentuado número de desistências no decorrer do curso, verificado pelo trabalho na operação de sistemas governamentais de controle de alunos, executado junto à Coordenação de Registros Acadêmicos do Campus. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso, por meio de levantamento de dados. A organização do caminho metodológico envolveu, além da busca de dados empíricos nas plataformas governamentais e arquivos de controles internos na linha temporal de 2009 a 2018, a aproximação com os sujeitos da pesquisa, por meio de encontros virtuais com alunos dos terceiros anos, das turmas A, B, C e E, que recebem auxílios por meio das Políticas Públicas Assistenciais de Permanência e Êxito implantadas na Instituição. Para a dinâmica dos encontros foi usada a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativos-formativos (HENZ, 2014; RAMOS, 2017), com o auxílio da plataforma Google Meet. Dos encontros, durante os diálogos informais, emergiram falas de extrema importância, o que possibilitou estabelecer três categorias: Auto(trans)formação, Valorização do IFFAR e Relevância dos Auxílios para a Permanência e Êxito. A partir da análise dos dados foi possível concluir que, com relação ao número de desistências, percebe-se, no período analisado, uma tendência de diminuição dos percentuais a partir de 2014, ano de implantação do Programa de Permanência e Êxito (PPE). Pela análise dos dados referentes ao PPE, buscamos conhecer qual o sentido/significado que os estudantes atribuem para a sua auto(trans)formação acadêmica. Com a coleta de dados e a dinâmica dos movimentos dos encontros foram oportunizados momentos de reflexão sobre a temática da pesquisa que, não só contribuíram para a análise da efetividade das políticas públicas de permanência e êxito e da auto(trans)formação dos coautores, como foram norteadores para a construção do Produto Educacional (PE), elaborado em forma de cartilha informativa sob o título: “Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha”, nas versões acadêmica e aluno, com informações e orientações pertinentes aos auxílios dos Programas de Permanência e Êxito ofertados pelo Campus São Vicente do Sul.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Desistência Escolar; Política de Assistência Estudantil; Auto(trans)formação acadêmica.
Data da defesa: 26 de fevereiro de 2021
Horário: 10h
Local: Videoconferência
Publicado em Notícias
- 11/02/21
- 14h58
Durante os dias 12 a 14 de maio ocorrerá o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, um evento científico organizado pelo IFC, IFSC, IFRS, IFPR, IFar, IFSul, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).
As inscrições para participação no evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de maio de 2021. Já o prazo para submissão de trabalhos completos para as comunicações orais segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Haverá ainda, após o término do evento, a seleção de trabalhos que serão publicados em periódicos dos IFs do Sul do Brasil.
Também estão abertas até 28 de fevereiro de 2021, as inscrições de resumos para a participação da mostra de Produtos Educacionais.
Maiores informações em: https://www.even3.com.br/sept2021
Página no facebook: https://www.facebook.com/sept2021/
Publicado em Notícias
- 04/02/21
- 14h39
Para acessar as informações referentes ao 001/2020 do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020, use o link abaixo:
Publicado em Notícias
- 03/02/21
- 11h48
Redes Sociais