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A egresa da primeira turma do Profpet-IFFar Fernanda Martini de Andrade, com o trabalho intitulado: INOVAÇÃO EM NUTRIÇÃO: APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DE REFEIÇÕES DE ESCOLARES, obtve o 1º (primeiro) lugar na categoria: Inovação, na XI Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT), promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Mais informações sobre o trabalho: 

INOVAÇÃO EM NUTRIÇÃO: APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DE REFEIÇÕES DE ESCOLARES

Este trabalho apresenta o produto educacional desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação de caráter exploratório realizada no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – Campus Jaguari, que investigou a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE no Instituto Federal Farroupilha. A partir dos resultados da pesquisa, foi desenvolvido um aplicativo para smartphone, na plataforma MIT App Inventor, para ser utilizado na aplicação dos testes de aceitabilidade da alimentação escolar, conforme prevê a legislação que rege o Programa. Concluiu-se que o aplicativo pode ser uma ferramenta muito útil e dinâmica na aplicação dos testes de aceitabilidade da alimentação escolar, facilitando o desenvolvimento desta ação e pode contribuir para aumentar o interesse dos alunos no tema educação alimentar e nutricional no contexto escolar.

Produto Educacional: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433543

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  • 16/12/20
  • 08h34

A Professora Taniamara Vizzotto Chaves publicou o artigo intitulado: UM ESTUDO SOBRE O IMAGINÁRIO E AS CONCEPÇÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE, na Revista: Vivências, URI. 

Mais detalhes do artigo:

Autoras:
  • Taniamara  Vizzotto Chaves
  • Alana Pereira Gimenez
  • Dariane Andrade Valle
  • Lucillana de Moraes Silveira 
LINK PARA ACESSO AO TRABALHO:
 
Resumo:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo desenvolvida junto à disciplina de Física Nuclear e de Partículas do curso de Licenciatura em Física de um Instituto Federal de Educação localizado no Rio Grande do Sul (RS). A atividade teve como objetivo verificar e mapear as concepções presentes no imaginário social sobre os termos/conceitos Radiação e Radioatividade. Como ferramenta de coleta de informações foi organizado um questionário que foi aplicado com sujeitos de diferentes níveis de escolarização e diversas faixas etárias. Após a aplicação, os dados foram tabulados e sistematizados a luz do referencial teórico adotado na disciplina. Os resultados obtidos evidenciam a confusão e o uso indistinto entre os termos Radiação e Radioatividade. Muitas informações transparecem ser advindas de meios de comunicação ou de vivências cotidianas. O grau de escolarização dos participantes não é um fator preponderante para o entendimento e a diferenciação dos termos reforçando a concepção de que a escola não trabalha com estes temas, necessitando assim discussões sobre a reorganização do currículo de forma a sanar essas lacunas de entendimento; além de propiciar aos educandos um olhar crítico e autônomo sobre os acontecimentos da sociedade promovendo uma efetiva alfabetização científica.

 

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  • 16/12/20
  • 08h17

A professora Taniamara Vizzotto Chaves publicou o artigo intitulado: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS RELATIVAS AO CURRÍCULO INTEGRADO NAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Revista: Contexto e Educação, UNIJUI. 

Mais informações sobre o artigo:

Autoras:
Taniamara  Vizzotto Chaves
Maria Teresinha Verle Kaefer
Daiane Rosa Chuquel
LINK PARA ACESSO AO TRABALHO:
 
Resumo: 
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos junto a um projeto de pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender as concepções de currículo integrado presentes em cursos de Licenciatura de um Instituto Federal de Educação situado no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa apresenta natureza qualitativa, sendo as fontes de coleta de dados documentos pertencentes a dois cursos da área de Ciências da Natureza desta instituição. Foram também realizadas entrevistas com docentes que ministram as disciplinas de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) nos cursos mencionados. Como resultados têm-se que as PeCC se constituem como um dos principais espaços onde a articulação e a integração de conhecimentos pode ser realizada nas Licenciaturas desta instituição, entretanto, ainda são poucas as experiências de integração desenvolvidas nestes espaços, visto que existem dificuldades diversas, entre as quais, relacionadas com a estrutura organizacional dos cursos e da instituição. Algumas experiências de integração que acontecem nas PeCC estão associadas a aproximações teóricas e afinidades entre os docentes e entre as ementas das componentes envolvidas. Neste sentido, os professores desenvolvem o trabalho conforme compreensões individuais, o que sinaliza para a falta de unidade de ação e compreensão coletiva sobre o trabalho a ser desenvolvido. 

 

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  • 16/12/20
  • 08h11

Título do projeto: Robótica Educacional: Uma Possibilidade de Aperfeiçoamento dos Processos de Ensino e Aprendizagem de Física no 3° ano do Ensino Médio integrado.

Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Guilherme da Cunha Rodrigues

Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca investigar a utilização da robótica educacional relacionado ao uso da TIC (tecnologia de informação e comunicação) juntamente com o Arduino, através do desenvolvimento de um guia sobre uma sequência didática voltada para o uso da robótica educacional em sala de aula como possibilidade de aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos sobre eletrodinâmica e eletromagnetismo pertencentes à disciplina de física do 3° ano do ensino médio integrado do IFFAR campus Jaguari-RS. Este trabalho também busca ressaltar a importância de relacionar a teoria com a prática de forma interconectada e próxima do cotidiano do aluno pertencente ao ensino médio integrado através do uso das TICs (celular, computador, software entre outros). Para viabilizar esta condição, será planejado o desenvolvimento deste Guia sobre o uso da robótica educacional que será disponibilizado para professores e alunos do ensino médio integrado. A pesquisa terá uma abordagem metodológica qualitativa, através de pesquisa-ação, utilizando como instrumento para coleta de dados, o questionário semiestruturado. Com os dados devidamente coletados e analisados, pretende-se identificar a percepção dos professores e alunos, sobre os eventuais potenciais e empecilhos da utilização do guia sobre robótica como recurso didático tanto para o ensino quanto para aprendizagem relacionados a conteúdos de física. Também, pretende-se explorar o ponto de vista dos envolvidos, sobre outras possíveis aplicações da robótica educacional voltada para o ensino médio integrado e até mesmo sua possível curricularização ao ensino médio integrado. 


Palavras-chave: Robótica;Ensino;Física

Data da qualificação: 21 de dezembro de 2020

Horário: 13:30h

Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/LizBJ8VLa2I

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  • 11/12/20
  • 14h27

Na manhã de 02/12/2020, reuniu-se virtualmente a comissão acadêmica local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede – PROFEPT polo Câmpus Jaguari para deliberar dentre outros assuntos da Pauta teve-se a eleição da Coordenação Local haja vista que o então Coordenador Professor Ricardo Antonio Rodrigues no dia 04/12/2020 foi empossado Diretor Geral do Campus Jaguari. Por unanimidade foi eleita a Professora Taniamara Vizotto Chaves – Campus São Borja como Coordenadora geral e como Coordenadora Adjunta a Professora Marcele Ravasio – Campus Santo Angelo.
Desejamos sucesso nas novas atividades aos professores e suas equipes.

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  • 08/12/20
  • 14h39

Título do projeto: Diálogos sobre agroecologia e sementes crioulas: contribuição de espaços de educação não-formal ao currículo integrado

Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Manuela Finokiet

Resumo: Compreender a proposta do ensino integrado requer pensar itinerários formativos que nos aproximem de uma leitura ampla da realidade. Os temas ambientais se enquadram nessa perspectiva, uma vez que se relacionam aos diversos contextos nos quais podem estar inseridos os estudantes, além de serem altamente complexos, demandando uma abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar saberes sobre agroecologia e sementes crioulas presentes em espaços não formais de educação e que possam contribuir para formação integral de estudantes do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica Farroupilha (IFFAr). A partir da pesquisa pretende-se construir alternativas para que os saberes sobre agroecologia e sobre sementes crioulas estejam mais presentes na organização pedagógico-curricular de cursos técnicos voltados às áreas rurais, como é o caso do Curso Técnico Integrado em Agropecuária e do Curso Técnico Integrado em Agricultura.  As etapas envolvem o aprofundamento teórico, análise do itinerário formativo (análise documental) dos cursos mencionados e a aproximação com os coletivos que trabalham ou pesquisam agroecologia e/ou sementes crioulas (educação-não formal). A análise dos resultados obtidos por meio dessas etapas se dará por meio da análise textual discursiva (ATD). Resultados iniciais sugerem que as menções e aproximações aos princípios da agroecologia dentro da estrutura pedagógico-curricular dos cursos analisados ainda é incipiente. Considera-se a necessidade de oportunizar espaços no currículo para que os alunos discutam sobre as possibilidades de modelos agrícolas sustentáveis e que permitam uma ruptura com a fragmentação associada ao modelo de agricultura industrial, reconhecendo a importância desse diálogo de saberes, fundamentais para a soberania alimentar das comunidades.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Educação não-formal; Compartilhamento de Saberes Agroecológicos.

Data da qualificação: 21 de dezembro de 2020

Horário: 16h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/q12Oznf48Os

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  • 03/12/20
  • 16h03

Título do projeto: Docência na EBPT: Saberes Docentes e Significações na Educação Prisional

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A pesquisa será desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tem como objetivo geral: conhecer quais são e como se constituem as representações e os saberes docentes de professores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBPT) atuantes em contextos prisionais. Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza explicativa. A amostra populacional será composta por um número entre cinco e dez colaboradores, que sejam docentes vinculados aos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, que atuem, ou tenham ministrado cursos de EBPT no sistema prisional do RS. A coleta dos dados que embasarão o estudo se dará através da realização de entrevistas semiestruturadas. O processo de análise dos dados coletados será realizado por meio da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin. Ao final do estudo, vislumbra-se a elaboração, como produto educacional, de um curso, na modalidade de educação à distância, para formação continuada de docentes que trabalham ou que pretendam trabalhar com Educação Profissional e Tecnológica em contextos prisionais.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Docência; Educação Prisional;

Data da qualificação: 16 de dezembro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/Hqgy-GFqNQ4

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  • 03/12/20
  • 11h07

Título do projeto: VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EPT: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Rogério Costa Würdig 

Resumo: Nesta pesquisa, cujo tema é violência de gênero na EPT, pretende-se responder ao questionamento “Como os Nugedis problematizam a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul do País?”. Portanto, objetivamos conhecer a atuação dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual no que tange ao desenvolvimento de ações com vistas a prevenir/erradicar/minimizar a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul País. De forma mais específica, temos por objetivos: conhecer as representações de gênero e de violência de gênero dos membros dos Nugedis; Identificar desafios e potencialidades para a execução das atividades dos Nugedis na EPT; Pesquisar as ações/acolhidas desenvolvidas pelos Nugedis e a relação delas com a EPT; e, por fim a construção de um Produto Educacional a partir das demandas apontadas pelos colaboradores. A metodologia aplicada é qualitativa, por ser a mais apropriada para os estudos sociais. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semiestruturadas que serão gravadas e transcritas para serem analisadas através do método de Análise de Conteúdo. Com os conhecimentos gerados neste estudo, pretendemos elaborar um curso de formação permanente/continuada possibilitando a disseminação do conhecimento acerca de gênero e violência de gênero, para que futuramente servidores/as e alunos/as que tenham interesse consigam acessá-lo através de uma plataforma digital.

Palavras-chave: Gênero. Educação Profissional e Tecnológica. NUGEDIS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual).

Data da qualificação: 16 de dezembro de 2020

Horário: 10h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/Wwe1XC9PLBA

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  • 03/12/20
  • 10h36

A obra, organizada por dois professores do IFFar, traz textos de pesquisadores de todo o país.

Capturar

O livro “Caminhos possíveis à inclusão V: gêneros, (trans)gêneros e educação – alguns enfrentamentos”, recém publicado, traz 12 textos de autoria de pesquisadores de todo o país. Entre os organizadores da obra, estão dois professores do IFFar: Vantoir Roberto Brancher e Eliane Quincozes Porto. Junto com Tábata dos Santos Fioravanti, discente do Profept, eles assinam o capítulo 7, “O Nugedis como possibilidade de espaço e de enfrentamento ao preconceito de gênero: discutindo violências e subjetividades”. Nele, os autores discutem a criação do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do IFFar como "possibilidade de um espaço democrático para a abordagem de temas antes vistos como tabus, bem como de acolhimento e orientação frente aos desafios que se apresentam” – conforme introdução do livro.

Faça o download gratuito do livro

Fonte: https://iffarroupilha.edu.br/component/k2/item/19623-Livro%20gratuito%20traz%20cap%C3%ADtulo%20sobre%20Nugedis

 

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  • 03/12/20
  • 09h41

Título do projeto: CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: Construindo estratégias para uma cultura da alteridade na Educação Profissional e Tecnológica

Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Ascísio dos Reis Pereira

Resumo: Esta pesquisa  tem como objetivo geral identificar as práticas utilizadas no atendimento das ocorrências de cyberbullying no contexto escolar e propor estratégias de prevenção e enfrentamento dentro do IFFar. Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa. A amostra populacional será composta por 03 (três) equipes de Assistência Estudantil e 06 (seis) Coordenações dos Cursos de Ensino Médio Integrado do IFFar Campus Alegrete, São Borja e Uruguaiana. A obtenção inicial dos dados se deu através de entrevista online semiestruturada, devido a Pandemia de COVID-19, que exige distanciamento social. O processo de análise dos dados foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva – ATD na perspectiva de Morais e Galiazzi. As primeiras impressões corroboram com a necessidade de formação por parte dos docentes ao que tange a temática do cyberbullying em contextos educativos. A partir dos resultados finais da pesquisa pretende-se elaborar um produto educacional, o qual será, possivelmente, no formato de um curso de capacitação sobre cyberbullying.

Palavras-chave: Cyberbullying; Currículo Integrado; Formação Profissional

Data da qualificação: 15 de dezembro de 2020

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Transmissão: https://youtu.be/0lZwTacsXtk

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  • 02/12/20
  • 18h08
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