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Título do projeto: FATORES DE RISCO PARA O ADOECIMENTO LABORAL NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – CAMPUS JAGUARI

 

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

 

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dra. Patrícia Bitencourt Toscani Greco

 

Resumo: O trabalho trata-se de uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de compreender, analisar e explicitar quais fatores os docentes definem como determinantes para o adoecimento no ambiente de trabalho, a fim de promover estratégias de proteção à saúde laboral, corroborando para a integralidade do processo de ensino/aprendizagem. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas aos docentes do IFFar Campus Jaguari respeitando os preceitos éticos das legislações vigentes. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, onde foi possível identificar que na percepção dos educadores, o trabalho pode levar ao adoecimento laboral e o bem-estar docente impacta no sucesso do ensino/aprendizagem. Dessa forma, os entrevistados acreditam que fatores como: o estresse, o excesso de trabalho, as relações interpessoais, as cobranças e autocobrança, a desvalorização perante sociedade e governamental podem desencadear patologias no âmbito psicológico, podendo somatizar-se. Frente a essas considerações e as demandas apresentadas pelos docentes ouvidos, verifiquei ao que me cabe enquanto profissional de saúde, intervir na questão relacional no sentido de melhorá-la, sem a pretensão de ingerência nos diferentes setores e serviços. Assim, o ponto que me permite agir é a qualificação dos processos das relações interpessoais. Nesse sentido, foi desenvolvido um produto educacional que tem como título “Valorizando o melhor de cada colega”, tal atividade é uma proposta de intervenção a ser desenvolvida em espaços ocupacionais, onde a dinâmica de trabalho é permeada por relações, no intuito de (re) construir um espaço de encontro, diálogo, reflexão e motivação para o pertencimento e a realização profissional na instituição. O docente precisa cuidar de si primeiro, antes de poder levar essa experiência ao educando, espera-se dele, que não apenas conheça o seu ofício, mas conheça a possibilidade de escolher sempre entre múltiplas possibilidades aquilo que for mais adequado para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.


Palavras-chave: Saúde laboral docente. Ensino/aprendizagem. Formação Integral. Cuidado.

 

Data da defesa: 10 de julho de 2019

 

Horário: 8h


Local: Centro de Referência em Santiago

Produto Educacional: 

Valorizando o melhor de cada colega - Proposta de intervenção

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432983

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  • 01/08/19
  • 08h16

Título do projeto: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ÉTICA EM EPT PARA O APRIMORAMENTO DO SUJEITO MORAL

 

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

 

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dr. Marcos Alexandre Alves

 

Resumo: A presente pesquisa objetivou refletir acerca da importância do ensino de ética na Educação Profissional e Tecnológica como condição de possibilidade para o aprimoramento do sujeito moral. Objetivou, ainda, identificar os desafios para o aprimoramento da reflexão como condição para a ação ética por parte dos discentes nas instituições de educação profissional e tecnológica das cidades de Jaguari e São Vicente do Sul. No que se refere à metodologia, usou-se a abordagem qualitativa. A técnica metodológica foi a de grupos focais e, para a análise de resultados, optou-se pela análise de conteúdo. Primeiramente, realizou-se o levantamento bibliográfico sobre o conteúdo. Em seguida, deu-se início aos preparativos dos grupos, onde foram feitos convites aos estudantes das instituições das duas cidades e, ainda, a apresentação da proposta aos sujeitos da pesquisa. A terceira fase consistiu no desenvolvimento dos trabalhos dos grupos, que consistiu em três encontros com cada grupo. Esses encontros versaram na aplicação das dinâmicas e foram conduzidos por questionamentos previamente estabelecidos. Com bases nessas análises, constatou-se que as instituições proporcionam espaços de reflexão sobre diversos assuntos, tanto em sala de aula quanto fora, mas que os estudantes acreditam não serem suficientes para o desenvolvimento consciente. Ainda, entendem que, em uma das instituições, os estudantes ingressantes possuem uma imaturidade maior, talvez pela falta de autonomia oferecida a eles. Verificou-se que os espaços destinados à reflexão são necessários para o desenvolvimento da maturidade e da consciência cidadã. Portanto, afirma-se a necessidade de maiores espaços de reflexão, tanto em sala de aula quanto fora, para que seja possível colaborar com a democracia e o desenvolvimento de cidadãos conscientes de seu papel em sociedade, estimulando atividades dentro e fora de sala de aula que tematizem e problematizem a formação da consciência moral.

Palavras-chave: Estudantes. Consciência cidadã. Reflexão.

Data da defesa: 10 de julho de 2018

Horário: 10h

Local: Centro de Referência de Santiago do Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari

 

Produto Educacional:

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO GRUPO FOCAL

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432914

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  • 31/07/19
  • 16h57

Título do projeto: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURSO TÉCNICO DO EXÉRCITO BRASILEIRO NO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS

 

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

 

Banca: Dr.Ricardo Antônio Rodrigues, Dr. João Flavio Cogo Carvalho e Dr. Celso Silva Gonçalves

 

Resumo:O trabalho vai abordar o processo de construção de um curso técnico do Exército Brasileiro no município de Santiago/RS. Neste sentido, compõem a dissertação dois artigos, um aplicativo e o produto educacional. O primeiro artigo analisa o Ensino por Competências e princípios do Ensino Integrado na formação dos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. O segundo manuscrito verifica a eficácia do uso de modelos no processo de ensino, assim como a unidade entre Teoria e Prática, o emprego da Interdisciplinaridade no ensino de assuntos técnicos complexos e identifica o perfil dos jovens alistados e dos que prestam o Serviço Militar Obrigatório. O aplicativo “Formas de ingresso no Exército Brasileiro” foi desenvolvido para esclarecimento dos jovens nesta faixa etária. A demanda surgiu durante a visita dos alunos do ensino médio ao 9º Batalhão Logístico que apresentavam muitas duvidas sobre como poderiam entrar na carreira militar. O produto educacional da dissertação foi a proposta de Prática de Ensino Projeto Interdisciplinar. Para isso utilizou-se da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a observação participante. Como resultado identificou-se a necessidade do emprego dos princípios do Ensino Integrado para que o aluno receba uma formação mais completa do que a proporcionada pelo Ensino por Competências. Neste contexto, observa-se que a expansão da rede de ensino dos Institutos Federais vem contribuindo no sentido de diminuir o problema da não conclusão do ensino médio no país. Acerca da escolaridade dos jovens alistados para prestar o Serviço Militar Obrigatório no 9º Batalhão Logístico, verifica que de uma forma geral é próxima a do nível nacional e que os jovens selecionados para o serviço militar não são os que apresentam menor escolaridade. O principal problema apresentado por este universo foi a não conclusão do ensino médio que se dá geralmente em mais de 50% dos casos. Em relação ao aproveitamento dos alunos no curso notou-se que as médias das notas dos alunos do NPOR e desvios padrão das disciplinas apontam para o sucesso do emprego de modelos e simuladores para melhorar a aprendizagem. Os alunos concordaram que eles serviram para melhorar a compreensão dos assuntos, demonstrando a efetividade dos modelos que foram construídos com este fim. O emprego da interdisciplinaridade desfragmentou o ensino e foi fundamental para a aprendizagem de assuntos técnicos complexos. A prática de ensino Projeto Interdisciplinar foi desenvolvida como proposta de ensino eixada com o Ensino Profissional e Tecnológico. Portanto, a partir dos dados obtidos pode-se inferir que os princípios do Ensino Integrado auxiliaram o NPOR a proporcionar aos alunos conhecimentos além do domínio da técnica, conciliando aspectos teóricos das disciplinas com os práticos, melhorando a aprendizagem e fazendo com que o curso/produto da dissertação atingisse seu objetivo.


Palavras-chave: Ensino Profissional Militar; Ensino Integrado; Interdisciplinaridade, Modelos

 

Data da defesa: 27 de junho de 2019

 

Horário: 14h


Local:  Laboratório de Matemática - IFFar - Campus São Vicente

 

Produto Educacional:

Formas de Ingresso no Exército Brasileiro

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433053

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  • 31/07/19
  • 16h55

Título do projeto: PROJETO CINE CAMPUS: O CINEMA DENTRO DO IFFAR SÃO BORJA PROMOVENDO A EDUCAÇÃO, O DEBATE E A INTEGRAÇÃO ENTRE SERVIDORES E ALUNOS

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dr. Ricardo Antônio Rodrigues, Drª. Janine Bochi do Amaral e Dr. Miro Luiz dos Santos Bacin

Resumo: Este estudo buscou apresentar os procedimentos técnicos e pedagógicos necessários à implantação do Projeto Cine Campus, que exibe filmes e depois realiza um debate com a plateia, e como a sua utilização junto com a metodologia de andaimes pode contribuir para potencializar a compreensão de filmes no ambiente escolar. Para tanto foram produzidos dois artigos onde, no primeiro, se analisou o processo de implantação do projeto no IFFar Campus São Borja, identificou-se o histórico do projeto relacionando suas ações com a tríade Ensino-Pesquisa-Extensão, e no segundo, avaliou-se os resultados do uso de uma adaptação da metodologia de andaimes, originalmente criada para compreensão de textos, para a compreensão de filmes, e relacionou-se a abordagem humanista do projeto com a falta de participação da plateia nos debates e a necessidade do uso de recompensas extrínsecas. Foi feito uso de pesquisa bibliográfica e dos relatórios das edições passadas do projeto, dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados pelos alunos do ensino médio integrado que versavam sobre o projeto, entrevistas com coordenadores e questionários aplicados ao público. Ao fim, demonstrou-se que o uso da metodologia de andaimes gerou efeitos que incrementaram a experiência de assistir e debater o filme e aumentaram a assimilação das informações, conforme os resultados obtidos nos questionários. Com base neste trabalho foram produzidos dois produtos educacionais, o primeiro, um manual de como realizar um projeto semelhante ao cine campus em qualquer instituição de ensino, com o passo a passo da infraestrutura ao regramento do projeto, o segundo, um aplicativo com dois “Quizzes” sobre cinema e acesso ao site do projeto. Concluiu-se, assim, que o projeto Cine Campus, aliado à Andaimagem, pode gerar benefícios aos alunos instigando-os tanto na produção para pesquisa e ensino, quanto na sua relação com a extensão, que remete à natureza do projeto. Por outro lado, amplia o lastro cinematográfico da plateia e facilita a compreensão dos filmes, dando a esta meios para que decifre os filmes e os entenda melhor. Ao mesmo tempo, se cria para a comunidade onde não existam salas de cinema, um local para a exibição de filmes e celebração da sétima arte.

Palavras-chave: Cinema. Debate. Andaimagem. Ensino Médio Integrado.

Data da defesa: 25 de junho de 2019

Horário da Defesa: 14h

Local: Laboratório de matemática, IFFar - Campus São Vicente do Sul

Produto Educacional:
UM CINEMA NA ESCOLA. Manual Prático para a criação de um projeto de extensão de cinema na escola.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432904

 

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  • 31/07/19
  • 16h53

Título do projeto: PROJETOS QUE COLOCAM EM RISCO A INTEGRAÇÃO CURRICULAR: UM DESAFIO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

 Orientador: Dr.ª Letícia Ramalho Brittes

 Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dr. Gabriel dos Santos Kehler

 Resumo: Nesse trabalho busca-se fazer uma retomada histórica, com base em pesquisas bibliográficas, sobre o processo de desenvolvimento da educação técnica e tecnológica no Brasil, entendendo, dessa forma, como se deu o processo de construção da rede federal de educação profissional e tecnológica a partir de 2008. Será analisado também, como o novo ensino médio, a BNCC e o projeto escola sem partido se apresentam na práxis dos docentes do Campus Santo Ângelo, do Iffarroupilha, e quais as possíveis relações que são estabelecidas com o entendimento de integração curricular desses sujeitos. A partir do desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas será analisado como os docentes do referido Campus posicionam-se frente aos projetos escola sem partido, a BNCC e o novo ensino médio, bem como será analisado se esses docentes possuem um acúmulo sobre esses temas que norteiam a educação na atualidade.

Palavras-chave: Educação emancipatória; Escola sem partido; Novo ensino médio.

 Data da defesa: 07 de junho de 2019

 Horário: 14h

 Local: Reitoria do IF Farroupilha

Produto Educacional:

Base nacional comum curricular, novo ensino médio e escola sem partido.
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432210

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  • 31/07/19
  • 16h23

A cerimônia será realizada no Campus Cariacica e também será transmitida pela internet.

Na segunda-feira (5), o Campus Cariacica recebe a aula inaugural das turmas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept). A cerimônia terá início às 14 horas e será transmitida pela internet.

O mestrado é ofertado em Rede Nacional por 40 instituições federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A aula inaugural contará com mesa de abertura e a palestra com a professora Maria Ciavatta, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o tema "Desafios da educação profissional no século XXI : um olhar histórico para compreender o presente".

A cerimônia será realizada no auditório do Ifes – Campus Cariacica, localizado à Rodovia Governador José Sete, nº 184, Itacibá, Cariacica - ES.


PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira – 05/08/2019
14h - Mesa de abertura 
14h30m - Coordenação nacional 
15h às 17h - Palestra "Desafios da educação profissional no século XXI : um olhar histórico para compreender o presente"

A aula será transmitida online pelo endereço: www.youtube.com/user/CanalCeadIfes/live

Informações sobre o mestrado: profept.ifes.edu.br.

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  • 31/07/19
  • 09h47

Na quinta, 11/07, três acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) passaram pelo processo de banca de avaliação – qualificação ou defesa de dissertação de Mestrado.  

Os trabalhos tiveram orientação da professora Sandra Nonenmacher e as defesas foram realizadas no auditório do Campus Panambi, com participação de professoras externas.

Todos os trabalhos foram bastante elogiados, demonstrando a dedicação das alunas e a qualidade do Mestrado Profissional (Profept). Confira abaixo o título dos trabalhos e suas autoras.

 

Banca 1 -  Qualificação

Mestranda: Josiana Rita Bazana

Título: O estágio curricular supervisionado em um curso técnico integrado ao ensino médio

 

Banca 2 - Qualificação

Mestranda: Fabiane do Amaral Pacheco

Título: Saúde mental e o contexto escolar: percepções de um estudo de caso na educação profissional

 

Banca 3 – Defesa

Mestranda: Cintia Beatriz Diehl Güntzel dos Santos

Título: O ensino médio integrado e as propostas pedagógicas dos cursos técnicos nos Institutos Federais da Região Sul: caminhos para a concretização do currículo integrado

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  • 12/07/19
  • 14h39
Compartilhamos com alegria a primeira produção na área de Ensino em EPT, coordenada pelo prof. Chagas (IFRN) colega do prof. Dante Moura. Chagas que  é coordenador do ProfEPT no IFRN, liderou um projeto que concorreu a um concurso via edital do Instituto Federal Fluminense, para a publicação de um livro, os temas eram livres. Tivemos a satisfação de conquistar o primeiro lugar em âmbito nacional, o que nos responsabiliza e muito, ao lidarmos com a EPT do ponto de vista teórico e prático. 

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  • 27/06/19
  • 10h27

Obra que compreende algumas questões sobre as pesquisas na modalidade de educação profissional e tecnológica. Os autores se debruçam sobre os saberes e fazeres da investigação científica, em suas nuances socioculturais e metodológicas, compartilhando experiências, desafios e inquietações envoltas nos estudos sistemáticos sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil.

Sinopse:

A obra que se apresenta é, em si mesma, o reflexo da excelência e do compromisso dos profissionais envolvidos com a educação profissional e tecnológica, sobretudo, no âmbito da pesquisa. A identificação adequada dos principais dilemas e as provocações tecidas sobre a metodologia da pesquisa em educação, são elementos sem os quais não são possíveis a profundidade e o mérito da própria pesquisa. No caso em epígrafe, os autores tecem essa rede com maestria e rigor. Tem-se, assim, um trabalho que resulta num subsídio essencial para o desenvolvimento da pesquisa na seara da educação profissional e tecnológica. Se o método é o caminho que guia o pesquisar, de modo seguro, pelas nuances da complexidade epistemológica, eis, nessa obra “Metodologia(s) da Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: dilemas e provocações contemporâneas”, a porta de entrada para a definição do melhor caminho.

Link da publicação da obra: https://aeditora.com.br/produto/metodologiass-da-pesquisa-em-educacao-profissional-e-tecnologica-dilemas-e-provocacoes-contemporaneas/

Livro

LivroComissao

LivroSumario

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  • 27/06/19
  • 10h06
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