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Título do projeto: Ensino de Gastronomia na EBPTT: saberes docentes para além das panelas

 

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

 

Banca: Dra. Neiva Maria Frizon Auler,  e Dr. Denirio Itamar Lopes Marques

 

Resumo: Com o objetivo de compreender a docência em gastronomia na Educação Profissional e Tecnológica, no sentido de analisar as repercussões dessas concepções nas atividades pedagógicas, elaborou-se a presente investigação. Diante desse propósito, se problematiza: Quais os saberes docentes, modelos pedagógicos e trajetos formativos, que tem alicerçado os fazeres dos docentes gastrônomos atuantes na rede EBPTT? Como objetivos específicos, buscou-se analisar os modelos pedagógicos que subsidiam o ensino da gastronomia, bem como verificar os saberes docentes desses professores, além de compreender o trajeto formativo de docentes dessa área, mapeando, se possível as necessidades de formação permanente destes. A partir desse mapeamento, programou-se, no intuito de oportunizar a consolidação de um Produto Educacional, colaborando com eventuais necessidades formativas dos docentes gastrônomos, um Espaço de Virtual de formação permanente para professores da área. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa, na qual a construção dos dados ocorreu em dois momentos: um primeiro por meio de entrevistas semiestruturadas e um segundo através de narrativas escritas, obtidas por meio do ambiente virtual de formação permanente de professores. Concluiu-se, por fim, que os saberes dos colaboradores desse estudo se dividem em dois grandes blocos: aqueles anteriores à inserção na docência, destacando-se os obtidos na experiência do mundo do trabalho, bem como durante a vida discente, principalmente no âmbito da influência dos ex-professores, e os saberes adquiridos a partir da inserção na docência, constituídos das experiências vividas e construídas nas rotinas docentes. Quanto aos modelos pedagógicos, que subsidiam a atuação de professores gastrônomos, destacam-se três principais pontos: aproximação do paradigma da interlocução (ou pedagogia relacional/construtivista); organizam-se como uma resposta às vivências particulares de cada docente e, na maioria das vezes, materializa-se como aulas expositivas dialogadas, evidenciando reduzida diversidade metodológica no processo de ensino/aprendizagem na área. Além disso, foram encontradas percepções descontextualizadas, acerca da relação entre teoria/prática no ensino em gastronomia, além de alguns discursos afastados do real objetivo da EBPTT. Em relação aos trajetos formativos desses professores, concluímos que se trata de caminhos construídos ao longo do tempo, oriundos das experiências e vivências singulares. Entretanto, percebeu-se uma característica de atuação docente pautada em uma jurisprudência particular, repercutindo em um status de isolamento pedagógico, característica que procuramos superar com a proposta de discutir o saber da ação pedagógica da área, através do produto educacional, originado a partir desse estudo.


Palavras-chave: Gastronomia. Trajetos formativos. Saberes docentes. Educação Profissional e Tecnológica.

 

Data da defesa: 05 de agosto de 2019

 

Horário: 09h


Local: CTISM- Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

 https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/vantoir

 

Produto Educacional:

Formação Permanente para Professores de Gastronomia da EBPTT

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433018

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  • 01/08/19
  • 08h28

Título do projeto: A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA PARA CONHECER E AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA GESTÃO DAS AÇÕES DO PNAES: PERCEPÇÕES DAS LIDERANÇAS ESTUDANTIS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFFAR/CAMPUS ALEGRETE

 

Orientador: Dr.ª Fernanda de Camargo Machado

 

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dra. Daniela de Oliveira Pires

 

Resumo: Essa dissertação de Mestrado discorre sobre a participação de estudantes da educação profissional e tecnológica, em especial cursos técnicos integrados, na gestão democrática das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Buscou investigar como a participação dos estudantes pode ser incentivada para a melhoria da gestão das ações do PNAES, a partir da percepção das lideranças estudantis dos Cursos Técnicos Integrados do IFFar/Campus Alegrete. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma roda de conversa com alguns líderes e vice-líderes das turmas dos Cursos Técnicos Integrados do IFFar/Campus Alegrete. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo e evidenciou os seguintes resultados: a) o PNAES é percebido pelos líderes que participaram como um conjunto de ações que envolvem genericamente, necessidades básicas de alimentação e moradia; b) na percepção dos líderes, há pouca participação estudantil nos debates e decisões que dizem respeito às ações do PNAES, embora tenham sido apontados, em fase inicial, a realização de levantamentos e pesquisas que consideram as opiniões dos estudantes; e c) os líderes demonstraram interesse em dialogar e participar das decisões relacionadas à gestão das ações do PNAES, reconhecendo que o protagonismo estudantil é fundamental nesse processo. Com base nesses resultados, foi elaborado, como produto educacional, um roteiro para roda de conversa voltado aos encontros entre as lideranças estudantis e os estudantes, no intuito de conhecer e potencializar a participação dos estudantes dos cursos técnicos integrados na gestão das ações do PNAES no IFFar/Campus Alegrete.


Palavras-chave: Palavras-Chave: Gestão democrática. PNAES. Participação. Estudantes. Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 02 de agosto de 2019

 

Horário: 14h

 

Local: Auditório, IFFar - Reitoria

 

Produto Educacional:

Roda de Conversa: Uma estratégia para a participação dos estudantes na gestão democrática do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433385

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  • 01/08/19
  • 08h24

Título do projeto: O Ensino Médio Integrado e as Propostas Pedagógicas dos Cursos Técnicos nos Institutos Federais da Região Sul: caminhos para a concretização do currículo integrado

 

Orientador: Dr.ª Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

 

Banca: Dr.ª Marcele Homrich Ravasio ,  e Dr.ª Maria Cristina Pansera-de-Araújo

 

Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, teve como tema “O Ensino Médio Integrado: as propostas pedagógicas dos cursos técnicos nos Institutos Federais da região Sul”. Seu objetivo foi realizar, através de pesquisa documental, um estudo dos Projetos Pedagógicos de Curso e de suas propostas para o currículo integrado em seis Institutos Federais, buscando responder ao seguinte problema: Os projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais da Região Sul possibilitam a concretização do currículo integrado? A investigação, de caráter qualitativo, fez uso de pesquisa documental, valendo-se dela como instrumento de coleta de dados. Para análise e interpretação das informações coletadas, foi utilizada a metodologia de Análise Textual Discursiva. A partir das percepções que emergiram durante o estudo de projetos pedagógicos do Curso Técnico em Agropecuária,  ficou evidente a excessiva ênfase dada à formação profissional, com vistas a atender aos interesses do mercado, e uma confusão de concepções incompatível com a formação integral, deixando claro que, ou não há um real interesse em efetivar o Currículo Integrado, ou não há uma compreensão consistente sobre o que ele significa por parte daqueles que estão trabalhando na elaboração de tais documentos. Com base nesta última suposição, foi organizado como Produto Educacional resultante desta pesquisa um “Guia para elaboração de Projetos Pedagógicos para o Ensino Médio Integrado”, instrumento a ser utilizado como subsídio para auxiliar docentes e assessores do ensino na apropriação dos conceitos e concepções que fundamentam essa modalidade.

 

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Projetos Pedagógicos. Currículo Integrado. Institutos Federais.

 

 

 

Data da defesa: 11 de julho de 2019

 

Horário: 13h30min


Local: Auditório, IFFar - Campus Panambi

 

Produto Educacional:

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432965

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  • 01/08/19
  • 08h21

Título do projeto: FATORES DE RISCO PARA O ADOECIMENTO LABORAL NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – CAMPUS JAGUARI

 

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

 

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dra. Patrícia Bitencourt Toscani Greco

 

Resumo: O trabalho trata-se de uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de compreender, analisar e explicitar quais fatores os docentes definem como determinantes para o adoecimento no ambiente de trabalho, a fim de promover estratégias de proteção à saúde laboral, corroborando para a integralidade do processo de ensino/aprendizagem. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas aos docentes do IFFar Campus Jaguari respeitando os preceitos éticos das legislações vigentes. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, onde foi possível identificar que na percepção dos educadores, o trabalho pode levar ao adoecimento laboral e o bem-estar docente impacta no sucesso do ensino/aprendizagem. Dessa forma, os entrevistados acreditam que fatores como: o estresse, o excesso de trabalho, as relações interpessoais, as cobranças e autocobrança, a desvalorização perante sociedade e governamental podem desencadear patologias no âmbito psicológico, podendo somatizar-se. Frente a essas considerações e as demandas apresentadas pelos docentes ouvidos, verifiquei ao que me cabe enquanto profissional de saúde, intervir na questão relacional no sentido de melhorá-la, sem a pretensão de ingerência nos diferentes setores e serviços. Assim, o ponto que me permite agir é a qualificação dos processos das relações interpessoais. Nesse sentido, foi desenvolvido um produto educacional que tem como título “Valorizando o melhor de cada colega”, tal atividade é uma proposta de intervenção a ser desenvolvida em espaços ocupacionais, onde a dinâmica de trabalho é permeada por relações, no intuito de (re) construir um espaço de encontro, diálogo, reflexão e motivação para o pertencimento e a realização profissional na instituição. O docente precisa cuidar de si primeiro, antes de poder levar essa experiência ao educando, espera-se dele, que não apenas conheça o seu ofício, mas conheça a possibilidade de escolher sempre entre múltiplas possibilidades aquilo que for mais adequado para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.


Palavras-chave: Saúde laboral docente. Ensino/aprendizagem. Formação Integral. Cuidado.

 

Data da defesa: 10 de julho de 2019

 

Horário: 8h


Local: Centro de Referência em Santiago

Produto Educacional: 

Valorizando o melhor de cada colega - Proposta de intervenção

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432983

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  • 01/08/19
  • 08h16

Título do projeto: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ÉTICA EM EPT PARA O APRIMORAMENTO DO SUJEITO MORAL

 

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

 

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dr. Marcos Alexandre Alves

 

Resumo: A presente pesquisa objetivou refletir acerca da importância do ensino de ética na Educação Profissional e Tecnológica como condição de possibilidade para o aprimoramento do sujeito moral. Objetivou, ainda, identificar os desafios para o aprimoramento da reflexão como condição para a ação ética por parte dos discentes nas instituições de educação profissional e tecnológica das cidades de Jaguari e São Vicente do Sul. No que se refere à metodologia, usou-se a abordagem qualitativa. A técnica metodológica foi a de grupos focais e, para a análise de resultados, optou-se pela análise de conteúdo. Primeiramente, realizou-se o levantamento bibliográfico sobre o conteúdo. Em seguida, deu-se início aos preparativos dos grupos, onde foram feitos convites aos estudantes das instituições das duas cidades e, ainda, a apresentação da proposta aos sujeitos da pesquisa. A terceira fase consistiu no desenvolvimento dos trabalhos dos grupos, que consistiu em três encontros com cada grupo. Esses encontros versaram na aplicação das dinâmicas e foram conduzidos por questionamentos previamente estabelecidos. Com bases nessas análises, constatou-se que as instituições proporcionam espaços de reflexão sobre diversos assuntos, tanto em sala de aula quanto fora, mas que os estudantes acreditam não serem suficientes para o desenvolvimento consciente. Ainda, entendem que, em uma das instituições, os estudantes ingressantes possuem uma imaturidade maior, talvez pela falta de autonomia oferecida a eles. Verificou-se que os espaços destinados à reflexão são necessários para o desenvolvimento da maturidade e da consciência cidadã. Portanto, afirma-se a necessidade de maiores espaços de reflexão, tanto em sala de aula quanto fora, para que seja possível colaborar com a democracia e o desenvolvimento de cidadãos conscientes de seu papel em sociedade, estimulando atividades dentro e fora de sala de aula que tematizem e problematizem a formação da consciência moral.

Palavras-chave: Estudantes. Consciência cidadã. Reflexão.

Data da defesa: 10 de julho de 2018

Horário: 10h

Local: Centro de Referência de Santiago do Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari

 

Produto Educacional:

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO GRUPO FOCAL

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432914

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  • 31/07/19
  • 16h57

Título do projeto: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURSO TÉCNICO DO EXÉRCITO BRASILEIRO NO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS

 

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

 

Banca: Dr.Ricardo Antônio Rodrigues, Dr. João Flavio Cogo Carvalho e Dr. Celso Silva Gonçalves

 

Resumo:O trabalho vai abordar o processo de construção de um curso técnico do Exército Brasileiro no município de Santiago/RS. Neste sentido, compõem a dissertação dois artigos, um aplicativo e o produto educacional. O primeiro artigo analisa o Ensino por Competências e princípios do Ensino Integrado na formação dos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. O segundo manuscrito verifica a eficácia do uso de modelos no processo de ensino, assim como a unidade entre Teoria e Prática, o emprego da Interdisciplinaridade no ensino de assuntos técnicos complexos e identifica o perfil dos jovens alistados e dos que prestam o Serviço Militar Obrigatório. O aplicativo “Formas de ingresso no Exército Brasileiro” foi desenvolvido para esclarecimento dos jovens nesta faixa etária. A demanda surgiu durante a visita dos alunos do ensino médio ao 9º Batalhão Logístico que apresentavam muitas duvidas sobre como poderiam entrar na carreira militar. O produto educacional da dissertação foi a proposta de Prática de Ensino Projeto Interdisciplinar. Para isso utilizou-se da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a observação participante. Como resultado identificou-se a necessidade do emprego dos princípios do Ensino Integrado para que o aluno receba uma formação mais completa do que a proporcionada pelo Ensino por Competências. Neste contexto, observa-se que a expansão da rede de ensino dos Institutos Federais vem contribuindo no sentido de diminuir o problema da não conclusão do ensino médio no país. Acerca da escolaridade dos jovens alistados para prestar o Serviço Militar Obrigatório no 9º Batalhão Logístico, verifica que de uma forma geral é próxima a do nível nacional e que os jovens selecionados para o serviço militar não são os que apresentam menor escolaridade. O principal problema apresentado por este universo foi a não conclusão do ensino médio que se dá geralmente em mais de 50% dos casos. Em relação ao aproveitamento dos alunos no curso notou-se que as médias das notas dos alunos do NPOR e desvios padrão das disciplinas apontam para o sucesso do emprego de modelos e simuladores para melhorar a aprendizagem. Os alunos concordaram que eles serviram para melhorar a compreensão dos assuntos, demonstrando a efetividade dos modelos que foram construídos com este fim. O emprego da interdisciplinaridade desfragmentou o ensino e foi fundamental para a aprendizagem de assuntos técnicos complexos. A prática de ensino Projeto Interdisciplinar foi desenvolvida como proposta de ensino eixada com o Ensino Profissional e Tecnológico. Portanto, a partir dos dados obtidos pode-se inferir que os princípios do Ensino Integrado auxiliaram o NPOR a proporcionar aos alunos conhecimentos além do domínio da técnica, conciliando aspectos teóricos das disciplinas com os práticos, melhorando a aprendizagem e fazendo com que o curso/produto da dissertação atingisse seu objetivo.


Palavras-chave: Ensino Profissional Militar; Ensino Integrado; Interdisciplinaridade, Modelos

 

Data da defesa: 27 de junho de 2019

 

Horário: 14h


Local:  Laboratório de Matemática - IFFar - Campus São Vicente

 

Produto Educacional:

Formas de Ingresso no Exército Brasileiro

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433053

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  • 31/07/19
  • 16h55

Título do projeto: PROJETO CINE CAMPUS: O CINEMA DENTRO DO IFFAR SÃO BORJA PROMOVENDO A EDUCAÇÃO, O DEBATE E A INTEGRAÇÃO ENTRE SERVIDORES E ALUNOS

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dr. Ricardo Antônio Rodrigues, Drª. Janine Bochi do Amaral e Dr. Miro Luiz dos Santos Bacin

Resumo: Este estudo buscou apresentar os procedimentos técnicos e pedagógicos necessários à implantação do Projeto Cine Campus, que exibe filmes e depois realiza um debate com a plateia, e como a sua utilização junto com a metodologia de andaimes pode contribuir para potencializar a compreensão de filmes no ambiente escolar. Para tanto foram produzidos dois artigos onde, no primeiro, se analisou o processo de implantação do projeto no IFFar Campus São Borja, identificou-se o histórico do projeto relacionando suas ações com a tríade Ensino-Pesquisa-Extensão, e no segundo, avaliou-se os resultados do uso de uma adaptação da metodologia de andaimes, originalmente criada para compreensão de textos, para a compreensão de filmes, e relacionou-se a abordagem humanista do projeto com a falta de participação da plateia nos debates e a necessidade do uso de recompensas extrínsecas. Foi feito uso de pesquisa bibliográfica e dos relatórios das edições passadas do projeto, dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados pelos alunos do ensino médio integrado que versavam sobre o projeto, entrevistas com coordenadores e questionários aplicados ao público. Ao fim, demonstrou-se que o uso da metodologia de andaimes gerou efeitos que incrementaram a experiência de assistir e debater o filme e aumentaram a assimilação das informações, conforme os resultados obtidos nos questionários. Com base neste trabalho foram produzidos dois produtos educacionais, o primeiro, um manual de como realizar um projeto semelhante ao cine campus em qualquer instituição de ensino, com o passo a passo da infraestrutura ao regramento do projeto, o segundo, um aplicativo com dois “Quizzes” sobre cinema e acesso ao site do projeto. Concluiu-se, assim, que o projeto Cine Campus, aliado à Andaimagem, pode gerar benefícios aos alunos instigando-os tanto na produção para pesquisa e ensino, quanto na sua relação com a extensão, que remete à natureza do projeto. Por outro lado, amplia o lastro cinematográfico da plateia e facilita a compreensão dos filmes, dando a esta meios para que decifre os filmes e os entenda melhor. Ao mesmo tempo, se cria para a comunidade onde não existam salas de cinema, um local para a exibição de filmes e celebração da sétima arte.

Palavras-chave: Cinema. Debate. Andaimagem. Ensino Médio Integrado.

Data da defesa: 25 de junho de 2019

Horário da Defesa: 14h

Local: Laboratório de matemática, IFFar - Campus São Vicente do Sul

Produto Educacional:
UM CINEMA NA ESCOLA. Manual Prático para a criação de um projeto de extensão de cinema na escola.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432904

 

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  • 31/07/19
  • 16h53

Título do projeto: PROJETOS QUE COLOCAM EM RISCO A INTEGRAÇÃO CURRICULAR: UM DESAFIO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

 Orientador: Dr.ª Letícia Ramalho Brittes

 Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dr. Gabriel dos Santos Kehler

 Resumo: Nesse trabalho busca-se fazer uma retomada histórica, com base em pesquisas bibliográficas, sobre o processo de desenvolvimento da educação técnica e tecnológica no Brasil, entendendo, dessa forma, como se deu o processo de construção da rede federal de educação profissional e tecnológica a partir de 2008. Será analisado também, como o novo ensino médio, a BNCC e o projeto escola sem partido se apresentam na práxis dos docentes do Campus Santo Ângelo, do Iffarroupilha, e quais as possíveis relações que são estabelecidas com o entendimento de integração curricular desses sujeitos. A partir do desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas será analisado como os docentes do referido Campus posicionam-se frente aos projetos escola sem partido, a BNCC e o novo ensino médio, bem como será analisado se esses docentes possuem um acúmulo sobre esses temas que norteiam a educação na atualidade.

Palavras-chave: Educação emancipatória; Escola sem partido; Novo ensino médio.

 Data da defesa: 07 de junho de 2019

 Horário: 14h

 Local: Reitoria do IF Farroupilha

Produto Educacional:

Base nacional comum curricular, novo ensino médio e escola sem partido.
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432210

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  • 31/07/19
  • 16h23

A cerimônia será realizada no Campus Cariacica e também será transmitida pela internet.

Na segunda-feira (5), o Campus Cariacica recebe a aula inaugural das turmas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept). A cerimônia terá início às 14 horas e será transmitida pela internet.

O mestrado é ofertado em Rede Nacional por 40 instituições federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A aula inaugural contará com mesa de abertura e a palestra com a professora Maria Ciavatta, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o tema "Desafios da educação profissional no século XXI : um olhar histórico para compreender o presente".

A cerimônia será realizada no auditório do Ifes – Campus Cariacica, localizado à Rodovia Governador José Sete, nº 184, Itacibá, Cariacica - ES.


PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira – 05/08/2019
14h - Mesa de abertura 
14h30m - Coordenação nacional 
15h às 17h - Palestra "Desafios da educação profissional no século XXI : um olhar histórico para compreender o presente"

A aula será transmitida online pelo endereço: www.youtube.com/user/CanalCeadIfes/live

Informações sobre o mestrado: profept.ifes.edu.br.

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  • 31/07/19
  • 09h47

Na quinta, 11/07, três acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) passaram pelo processo de banca de avaliação – qualificação ou defesa de dissertação de Mestrado.  

Os trabalhos tiveram orientação da professora Sandra Nonenmacher e as defesas foram realizadas no auditório do Campus Panambi, com participação de professoras externas.

Todos os trabalhos foram bastante elogiados, demonstrando a dedicação das alunas e a qualidade do Mestrado Profissional (Profept). Confira abaixo o título dos trabalhos e suas autoras.

 

Banca 1 -  Qualificação

Mestranda: Josiana Rita Bazana

Título: O estágio curricular supervisionado em um curso técnico integrado ao ensino médio

 

Banca 2 - Qualificação

Mestranda: Fabiane do Amaral Pacheco

Título: Saúde mental e o contexto escolar: percepções de um estudo de caso na educação profissional

 

Banca 3 – Defesa

Mestranda: Cintia Beatriz Diehl Güntzel dos Santos

Título: O ensino médio integrado e as propostas pedagógicas dos cursos técnicos nos Institutos Federais da Região Sul: caminhos para a concretização do currículo integrado

Publicado em Notícias Panambi

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  • 12/07/19
  • 14h39
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