Página inicial > Docente do Profept publica artigo sobre CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE

Docente do Profept publica artigo sobre CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE

Publicado em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 08h17 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

A Professora Taniamara Vizzotto Chaves publicou o artigo intitulado: UM ESTUDO SOBRE O IMAGINÁRIO E AS CONCEPÇÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE, na Revista: Vivências, URI.

Mais detalhes do artigo:

Autoras:
  • Taniamara  Vizzotto Chaves
  • Alana Pereira Gimenez
  • Dariane Andrade Valle
  • Lucillana de Moraes Silveira
LINK PARA ACESSO AO TRABALHO:

Resumo:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo desenvolvida junto à disciplina de Física Nuclear e de Partículas do curso de Licenciatura em Física de um Instituto Federal de Educação localizado no Rio Grande do Sul (RS). A atividade teve como objetivo verificar e mapear as concepções presentes no imaginário social sobre os termos/conceitos Radiação e Radioatividade. Como ferramenta de coleta de informações foi organizado um questionário que foi aplicado com sujeitos de diferentes níveis de escolarização e diversas faixas etárias. Após a aplicação, os dados foram tabulados e sistematizados a luz do referencial teórico adotado na disciplina. Os resultados obtidos evidenciam a confusão e o uso indistinto entre os termos Radiação e Radioatividade. Muitas informações transparecem ser advindas de meios de comunicação ou de vivências cotidianas. O grau de escolarização dos participantes não é um fator preponderante para o entendimento e a diferenciação dos termos reforçando a concepção de que a escola não trabalha com estes temas, necessitando assim discussões sobre a reorganização do currículo de forma a sanar essas lacunas de entendimento; além de propiciar aos educandos um olhar crítico e autônomo sobre os acontecimentos da sociedade promovendo uma efetiva alfabetização científica.

Assunto(s):