Página inicial > Projeto de iniciação tecnológica aprovado com apoio da SETEC coordenado por professor vinculado ao ProfEPT - IFFar tem suas atividades iniciadas em março de 2022
Notícias

Publicado em Sexta, 25 de Março de 2022, 08h18 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

O projeto de iniciação tecnológica “Pro Robótica: pensamento computacional na Educação Básica”, desenvolvido pelo IFFar Campus Santo Augusto, sob a coordenação do professor do Dr. Adão Caron Cambraia,  foi aprovado na Chamada Pública IFES nº 01/2021 com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC e tem  como objetivo desenvolver  a iniciação tecnológica, por meio de oficinas, através  da programação aplicada para estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental.

O projeto tem abrangência de alguns municípios da região noroeste e norte do estado do Rio Grande do Sul, tais como Nova Ramada, Santo Augusto e Passo Fundo.  O projeto terá duração de 12 meses.

A equipe do projeto iniciou o ano de 2022 realizando reuniões com os Secretários de Educação dos municípios envolvidos no sentido de organizar e planejar as atividades a serem desenvolvidas e nas realizou nas últimas também realizou a apresentação da proposta para os estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das escolas públicas participantes.

Ao todo serão pelo menos 30 escolas de Ensino Fundamental envolvidas no projeto, sendo que serão  desenvolvidas com os estudantes participantes do projeto atividades desplugadas (sem uso do computador), atividades de programação e práticas de criação e montagem de robôs. Segundo o professor Adão “cada aluno será capaz de produzir seu próprio robô durante as oficinas do projeto.

A seguir algumas fotos de atividades já desenvolvidas pelo projeto.
Adão1

Adão11