Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional da Mulher: segunda entrevista retrata professora do Campus Alegrete
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 07 de Março de 2024, 10h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, conversamos com algumas mulheres que atuam ou estudam no IFFar. No segundo texto da série, a retratada é a professora de português e espanhol do Campus Alegrete Itagira Munhôs Martins.

Itagira Munhôs Martins é docente de português e espanhol no Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete há 18 anos. Ela defende o papel fundamental da educação na transformação de jovens em mulheres empoderadas e conscientes dos seus direitos.

“Foi o acesso à educação que trouxe esta filha de peões de estância, mãe de cinco filhos, até o IFFar”, lembra a professora Itagira Martins, ao descrever sua própria trajetória. O IFFar é, para ela, uma instituição “em que o livre fazer docente encontra espaço para ajudar a transformar jovens em grandes mulheres empoderadas e conscientes dos seus direitos”.

A professora de Letras do Campus Alegrete, reconhecendo o papel da educação, principalmente em relação à formação das mulheres mais jovens, diz não abrir mão de trabalhar com o ensino médio, preferindo, inclusive, os primeiros anos. “Muitas das jovens que aqui chegam, trazem na bagagem a pobreza, a privação, o abuso, que as leva a desconhecer o seu poder interior”, reflete.

Itagira Martins relaciona seu papel junto às alunas do IFFar com a sua própria história. Ela atribui à sua mãe a oportunidade que teve para estudar e se tornar docente. “Ao ser ferramenta de transformação para essas meninas, sinto que sou também aquela mulher que ousou enfrentar o marido, lá no início dos anos 70, exigindo morar na cidade para que sua filha caçula tivesse melhor sorte que as outras”, rememora. “Minha mãe, semi analfabeta, deu-me vida duas vezes - a segunda, quando me presenteou com a escola”.

Itagira Martins.jpeg

Foto: Itagira Munhôs Martins,professora do IFFar – Campus Alegrete.

Para a professora do Campus Alegrete, a educação é fonte libertadora, mas ainda há o que ser feito quando se trata de igualdade de direitos da mulher. “Muitas amarras foram rompidas pela educação, porém muito falta para que se conquiste a plena liberdade social e emocional, principalmente em se tratando da mulher no espaço de luta pessoal em busca de crescimento”.

“A mulher há muito deixou de fazer educação apenas no seio do seu lar. Ela é partícipe fundamental na construção da humanidade e deve estar onde quiser”, defende a professora Itagira Martins. Ela reconhece, no entanto, que existem desafios enormes para a mulher em nossa sociedade, “em que as raízes do patriarcado permanecem tão profundas e difíceis de serem cortadas”.

Em razão desses desafios, Itagira Margins diz que “a figura feminina é resistência constante”. E cita alguns desses desafios: “tem que resistir, para manter-se solteira, se quiser; tem que resistir para ser mãe e para não querer ser mãe; tem que resistir para mostrar a diferente orientação sexual que segue, caso seja diferente da maioria; e ainda tem que resistir para ser reconhecida como força e competência laboral”.

Dia Internacional da Mulher – em alusão à data, durante o mês de março, o IFFar publica uma série de pequenos perfis de mulheres que atuam ou estudam na instituição. No primeiro texto da série, conversamos com a vigilante patrimonial do Campus Panambi Regina Heusner. Confira o texto completo neste link. Acompanhe nosso site e redes sociais durante o mês de março para conhecer mais mulheres do IFFar.

Secom e Ascom - Campus Alegrete