Pró-Reitor(a) de Extensão

Visualizações : 62
por ascom

OFÍCIO N° 307/2022/PRESI/IPEA

Brasília, 10 de junho de 2022.

A Sua Magnificência a Senhora

Nídia Heringer

Reitora

Alameda Santiago do Chile,195-Nossa Sra. das Dores

97050-685 - Santa Maria/RS

Assunto: Pesquisa “Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional 2021".

Magnífica Reitora,

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) convida sua instituição a participar da Pesquisa “Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional 2021” (COBRADI 2021). A Pesquisa COBRADI mede a Cooperação Prestada pelo Governo Brasileiro a outros países, com foco na contribuição do Brasil para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. A Pesquisa tem como objetivos específicos a qualificação das atividades de cooperação do Brasil, a mensuração do gasto brasileiro nessas atividades e a estimativa de contribuição para o progresso dos ODS.

O IPEA realiza a pesquisa COBRADI desde 2010, consolidando dados da Cooperação Prestada do Brasil entre os anos de 2005 e 2020 em sete relatórios distintos, que ajudaram o Governo Brasileiro no planejamento de suas ações externas. Entre 2019 e 2020 a Pesquisa COBRADI se tornou a fonte oficial de informações sobre as contribuições brasileiras para o progresso dos ODS em outros países. Em 2021 a Pesquisa COBRADI 2019-2020 ajustou a metodologia empregada e compartilhou os resultados com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), constituindo o primeiro informe sobre os gastos brasileiros externos com ODS. A OCDE é atualmente o Secretariado da metodologia de quantificação dos ODS, chamada Quantificação Total do Apoio Oficial ao Desenvolvimento Sustentável (TOSSD, em inglês). De modo semelhante, os dados da Pesquisa COBRADI são igualmente compartilhados com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, em inglês), para compor as estimativas de Cooperação Sul-Sul.

Para a presente edição da Pesquisa COBRADI estão sendo solicitados dados de mais de 200 instituições, abrangendo os três poderes do Governo Federal Brasileiro, bem como o Poder Executivo das 27 Unidades da Federação. O período de coleta e processamento de dados ocorrerá entre junho e outubro de 2022, meses em que as instituições poderão se inteirar sobre a metodologia, as ferramentas da pesquisa, além de outros materiais e dados que estão no novo sítio eletrônico da Pesquisa COBRADI (Página Principal (ipea.gov.br)). A equipe da Pesquisa COBRADI estará de prontidão ao longo do processo de coleta de dados para apoiar as instituições em relação a dúvidas, por meio de canal único: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os dois principais recursos da pesquisa, cujo acesso é inteiramente online, são:

O Formulário de Coleta de Dados é totalmente automatizado, orientando a inclusão das atividades de cooperação internacional por parte de cada instituição. Como ferramentas de apoio, a equipe da pesquisa também desenvolveu um guia específico e um vídeo tutorial online (Metodologia e Ferramentas (ipea.gov.br)), contendo as principais informações sobre a pesquisa e o passo-a-passo para o preenchimento do formulário. Uma vez preenchidos, os formulários devem ser enviados por correio eletrônico para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

É muito importante poder contar com as informações relativas à sua instituição, pelo que agradecemos desde logo a atenção dispensada a esta iniciativa. A expectativa de divulgação dos resultados preliminares da pesquisa é dezembro de 2022, em evento para o qual desde já contamos com a participação de sua instituição.

Respeitosamente,

ERIK ALENCAR DE FIGUEIREDO