Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > XVII Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire
Início do conteúdo da página

Calendário de Eventos

XVII Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire
Sexta-feira, 22. Maio 2015, 08:00
Visualizações : 69
por admin

Nesta sexta-feira (22) teve início o XVII Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, cujo tema é "Educar com seriedade sim, mas com alegria! As classes populares na Escola Pública". O evento acontece na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) até amanhã. O Instituto Federal Farroupilha é apoiador e co-organizador do Fórum, contando com a participação de diversos servidores e alunos no evento.

O pró-reitor de Ensino do IF Farroupilha, professor Sidinei Cruz Sobrinho, representando reitora, professora Carla Comerlato Jardim, ressaltou a importância da parceria entre as instituições na promoção da educação com qualidade. Destacou ainda a importância do Fórum e a contribuição dos debates para que "não apenas a Pátria, mas também e sobretudo, a nossa Prática seja Educadora."

O Fórum de Estudos e Leitoras de Paulo Freire também contou com a presença do reitor da UFSM, Paulo Burmann.

Saiba mais sobre o Fórum

A escolha da temática partiu dos apontamentos do "XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire - ética, criatividade e boniteza em Paulo Freire", realizado em 2014 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Santo Ângelo. O grande questionamento que levou a escolha do tema para o Fórum foi: "por que as crianças e adolescentes deixam de gostar da escola (ou das aulas)?". Ainda então apontou-se questões que poderiam ajudar a compreender esta realidade: a escola pública em descompasso com a realidade das classes populares, leitura de mundo e leitura da palavra, cultura do silenciamento, formação de professores, etc.

Acreditando que a alegria, a amorosidade e o reconhecimento do(a) outro(a) permeiam a atividade educativa e são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma práxis contextualizada, dialógico-reflexiva e humanizadora, implica, necessariamente, intencionalidade, diretividade, rigorosidade, compromisso, competência e seriedade no trabalho docente que é desenvolvido com as classes populares na escola pública. Trata-se de uma relação de responsabilidades e de reciprocidades, onde cada sujeito faz a sua parte para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma emancipatória, com seriedade e alegria.

Diante disso o Fórum tem como objetivo oportunizar um espaço de aprofundamento, reflexão crítica e (con)vivência, a partir do diálogo com diferentes pesquisas, experiências educativas e pedagógicas vivenciadas com as classes populares na escola pública ou em movimentos e organizações sociais, tendo como base a perspectiva freireana de que o ato de educar pode ser alegre, sem perder a seriedade e comprometimento necessários para uma educação crítica e libertadora, a serviço da (re)humanização de homens e mulheres.

Com informações da Pró-reitoria de Ensino e do site do Fórum

Fim do conteúdo da página