Curricularização da extensão
A Curricularização da Extensão consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos de Graduação, indissociáveis do ensino e da pesquisa, devendo envolver disciplinas e profissionalidades diversas, com a intenção de promover impactos na formação do discente e na transformação social.
As atividades de extensão serão desenvolvidas por meio de programas e projetos orientados por docentes e com possível colaboração de técnicos administrativos em educação do IFFar, junto à comunidade interna e externa aos campi, nas regiões onde eles atuam.
Os programas e projetos devem considerar a extensão como um processo que integra questões educativas, culturais, políticas, sociais, científicas e tecnológicas que a partir da utilização de uma metodologia ativa, com base em conteúdos disciplinares, interdisciplinares e/ou transdisciplinares, onde o estudante é o principal sujeito da ação, ou seja, deixa de ser mero expectador do conhecimento trabalhado pelo professor para se tornar protagonista do processo.
O resultado dessas ações extensionistas é sempre promover a interação dialógica e transformadora entre a instituição e a comunidade local, considerando as características da territorialidade.
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“Repensar a extensão universitária significa, sobretudo, repensar a sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem e o conceito de laboratório. Significa impregnar esses ambientes (ou processos) com a cultura da transdisciplinaridade”. (FOLLMAN, 2014, p. 37)
Anexos:
- Apresentação: Curricularização da Extensão no IFPA / Pró-reitor de Extensão Fabrício Alho (431 Downloads)
- Apresentação: Caminhos da Curricularização da Extensão no IFFar / Prof. Marlova Giuliani Garcia (2263 Downloads)
- Portaria nº 0413/2020 - Reconstituição do GT Curricularização da Extensão e Pesquisa do IFFar (397 Downloads)
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