Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Dúvidas Frequentes
Início do conteúdo da página
Estude no IF Farroupilha

Dúvidas Frequentes

Publicado em Quinta, 11 de Agosto de 2016, 19h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar cobra alguma mensalidade dos cursos?

Não. Todos os cursos são isentos de taxas. O Instituto Federal Farroupilha oferta educação pública, gratuita e de qualidade.

Pretendo concorrer a uma das vagas ofertadas nos Processos Seletivos. Qual o primeiro passo?

Antes de efetuar a inscrição, o candidato dever ler o Edital de Abertura da Seleção. Esse documento regulamenta todo o certame, contendo todas as informações necessárias ao candidato para participar do Processo Seletivo. Depois de se inscrever, deve acompanhar as publicações sobre a seleção como: manual do candidato e editais subsequentes conforme o cronograma do edital de abertura.

São exigidos documentos de identificação para a inscrição no Processo Seletivo?

O candidato deve ter obrigatoriamente o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Registro Geral (RG) para realizar sua inscrição.

Em caso do processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, é necessário também o número de inscrição do ENEM.

Se você ainda não possui um dos documentos, providencie-o mais breve possível.

Caso eu não possua CPF, posso utilizar de outra pessoa?

Não é possível utilizar documentos de terceiros. Os documentos devem ser obrigatoriamente do candidato.

Qual é o procedimento para a inscrição?

Para a realização da inscrição ao Processo Seletivo, o candidato deverá acessar o endereço www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo, selecionar a opção “Inscreva-se”. Em seguida, deverá preencher o formulário de inscrição, inserindo seus dados corretamente, e aguardar o recebimento de um e-mail de confirmação da inscrição. Ressaltamos que a homologação da inscrição ocorrerá somente ao final do período de inscrições, uma vez que é permitida a realização de mais de uma inscrição, sendo homologada somente a última inscrição realizada pelo candidato. O candidato poderá consultar sua inscrição por meio da opção “Consultar Inscrição”, informando seu CPF e data de nascimento. A inscrição é de inteira responsabilidade do Candidato, não cabendo alegação de equívoco.

Como saber a forma de ensino na qual devo me inscrever?

Cursos Técnicos de Nível Médio

São oferecidos nas formas de ensino:

  • Integrado: o estudante faz o Ensino Médio mais um curso técnico no IFFar, com uma só matrícula. Para participar, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o Ensino Fundamental ou estudos equivalentes.
  • Concomitante: o estudante faz um curso técnico no IFFar enquanto cursa o Ensino Médio em outra escola. Assim, o aluno terá duas matrículas: uma no IF Farroupilha e outra na escola de Ensino Médio. Para participar do processo seletivo, o aluno poderá estar concluindo o Ensino Fundamental. Porém, até a matrícula no IFFar, deve comprovar a conclusão do Ensino Fundamental e a matrícula no primeiro ano do Ensino Médio.
  • Subsequente: para inscrever-se nesta modalidade de curso técnico, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou estudos equivalentes e ter realizado o ENEM no ano do processo seletivo ou nos dois últimos anos. Também deve ficar atento ao Edital publicado pelo Instituto Federal Farroupilha, acompanhar os requisitos para a inscrição e os prazos previstos no Edital.

Cursos Superiores

A seleção para os cursos superiores, desde 2015, é 100% via Sisu. Então, o candidato que desejar pleitear uma vaga em um curso superior deverá realizar o ENEM e inscrever-se a partir do edital do Sisu, publicado pelo INEP.

Posso fazer a prova em município diferente do Campus para o qual estou me candidatando?

Sim. Neste processo seletivo, o candidato pode inscrever-se para realizar a prova no campus mais próximo da cidade onde resida, embora o curso para onde pleiteie a vaga seja em outro município.

O que é a confirmação de vaga?

A realização da confirmação de vaga é imprescindível para que o candidato confirme o interesse em preencher a vaga para a qual foi selecionado. Esse período antecede a matrícula e não a substitui, uma vez que a matrícula deve ser realizada em período posterior, conforme cronograma do Processo Seletivo do qual você está participando. Fique atento ao edital do seu Processo Seletivo para informar-se sobre prazos e documentos necessários para cada etapa.

Quais documentos são necessários para a confirmação de vaga?

Para confirmar os documentos necessários para efetuar a confirmação de vaga, você deve consultar o Edital e o Manual do Candidato do Processo Seletivo do qual você está participando.

Quais documentos são necessários para a pré-matrícula ou confirmação de vaga?

Para confirmar os documentos necessários para efetuar a pré-matrícula ou confirmação de vaga, você deve consultar o Edital do Processo Seletivo do qual você está participando.

Quais documentos são necessários para efetuar a matrícula?

Para confirmar os documentos necessários para efetuar a matrícula no Instituto Federal Farroupilha, você deve consultar o edital do Processo Seletivo do qual você está participando.

Posso realizar mais de uma inscrição?

Sim. O candidato poderá se inscrever para cursos de nível médio diferentes. Contudo, apenas valerá a última inscrição realizada pelo candidato, ou seja, o candidato pode concorrer apenas em um curso do mesmo nível. Quanto à homologação, esta só ocorrerá no final do processo de inscrições, visto que não há taxa de pagamento. Por isso, fique atento à inscrição e, se possível, imprima o comprovante da última inscrição realizada.

Consultei minha inscrição e consta como "não homologada", o que devo fazer?

As inscrições serão homologadas apenas no final do período de inscrições, quando será publicada a Listagem final de inscrições homologadas, de acordo com o cronograma do Edital que rege a seleção.No entanto, em caso de um mesmo candidato realizar mais de uma inscrição, somente será homologada a última inscrição realizada.

Qual é o valor da inscrição para os Processos Seletivos do IFFar?

A inscrição é gratuita para todos os processos seletivos.

Fiz minha inscrição em um curso, porém decidi que quero fazer outro curso diferente. O que faço?

Nesse caso, o candidato deverá efetuar uma nova inscrição, dentro do período de inscrições, conforme o cronograma da seleção, sendo que somente a última inscrição realizada pelo candidato será homologada.

Preenchi o formulário de inscrição com dados errados. O que fazer?

O candidato tem a responsabilidade de conferir seus dados antes de finalizar a inscrição. Em caso de inscrição efetuada com dados incorretos, o candidato deverá fazer uma nova inscrição (dentro do período de inscrições, conforme o cronograma da seleção) e ignorar a anterior, pois somente a última inscrição será homologada.

Como faço para ter acesso às listas com os locais de prova e à lista de aprovados?

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo serão publicadas no endereço www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo, nas datas constantes no cronograma disponível no Edital e no Manual do Candidato. É responsabilidade do candidato acompanhar essas informações e estar atento aos prazos de interposição de recursos, em cada uma das fases.

Quais os conteúdos da prova?

Você pode acessar os conteúdos das provas no Edital de abertura ou seleção e no Manual do Candidato referente à forma e ao nível de ensino que você escolheu. Além disso, no site do IFFar, você encontra os arquivos de provas anteriores (veja o link Provas Anteriores no menu da esquerda).

O IFFar possui atendimento diferenciado para candidatos com necessidades especiais?

Sim. O candidato com necessidades especiais que necessite de equipamentos, atendimento diferenciado e ou tempo adicional para realização da prova deverá solicitar atendimento especial ao preencher o formulário de inscrições. Mais informações encontram-se disponíveis no Edital e no Manual do Candidato ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O que devo levar no dia da prova?

Caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente; documento de identificação com foto. Mais informações estão disponíveis no Manual do Candidato.

Como faço para ingressar no IFFar através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)?

O Instituto Federal Farroupilha utiliza a nota do ENEM para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio Subsequente e Cursos Superiores. Para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio Subsequente, o candidato deve inscrever-se a partir do edital de abertura, publicado no site institucional do IFFar. Para ingresso nos Cursos Superiores, o candidato deve atentar para o edital publicado pelo INEP, referente ao Sisu.

Possuo deficiência, posso participar do processo seletivo?

Sim. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência em todos os Cursos do IFFar, conforme previsto no Decreto n° 3298/1999.

O candidato que fez apenas uma parte do Ensino Fundamental em escola particular pode concorrer para as vagas de escola pública?

Não. Apenas candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular devem inscrever-se na Ampla Concorrência.

O candidato que cursou parcial ou integralmente qualquer série(s) do Ensino Fundamental em escola particular, com bolsa de estudo, pode concorrer às vagas de escola pública?

Não. Apenas candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular com bolsa ou não devem inscrever-se na Ampla Concorrência.

Quais os campi do Instituto Federal Farroupilha que têm moradia estudantil? Qual é o procedimento para concorrer às vagas?

Os campi do IFFar que fornecem a opção de moradia estudantil são: Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, São Borja e São Vicente do Sul. O estudante interessado em concorrer a uma vaga na moradia estudantil deve ficar atento à publicação do Edital de moradia estudantil e inscrever-se na seleção. Geralmente, este Edital é publicado durante o período de matrículas.

Como saber se fui classificado?

Todas as chamadas dos candidatos classificados serão sempre disponibilizadas no endereço eletrônico do IFFar, sendo responsabilidade do candidato manter-se informado.

Como os candidatos são classificados?

A classificação dos candidatos será realizada pela ordem decrescente da nota obtida pela média aritmética simples das notas do candidato nas provas do ENEM, incluindo a redação, no caso dos cursos técnicos subsequentes e cursos superiores.

A classificação dos candidatos dos cursos técnicos integrados se dá pela ordem decrescente da nota obtida na prova do processo seletivo. Demais informações constam no manual do candidato de cada uma das seleções. No caso dos cursos superiores, o edital que rege a seleção é o edital referente ao Sisu, publicado pelo INEP ao final do ano.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Alameda Santiago do Chile, 195 - Nossa Sra. das Dores - CEP 97050-685 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800