Calendário de Eventos

Participe:

XIV Congresso Internacional de Educação Popular do MOBREC/SM

XXIII Seminário Internacional de Educação Popular do MOBREC/SM

Seminário Internacional de Educação Profissional do Instituto Federal Farroupilha

Seminário de Formação Sindical - 2º Núcleo do CPERS Sindicato/SM

“Educação Popular: emancipação, aprendizagens e complexidades.”

Clube Recreativo Dores- Santa Maria/RS - 27 a 30 de maio de 2014

Programação 2014

27 de maio

07h30min – Credenciamento08h30min – Abertura

09h – Mística

09h30min - I Conferência: “Educação Popular: emancipação, aprendizagens e complexidades.” Prof. Dr. Miguel Gonzalez Arroyo (UFMG)

Tarde

13h30min – Apresentação Artístico-cultural: Escola de Educação Infantil Vovô Orion-Itaara/RS e Escola CEDUCA – Camobi/Santa Maria/RS.

14h – Painel: “Para ler a Juventude e os Movimentos Sociais.” – Méd. José Otavio Binato Prof. Dr. Dejalma Cremonese (UFSM), Prof. Me. Mario Augusto Correa San Segundo (IF F)

Coordenador: Prof. Dartagnan Luiz Agostini (CPERS)

Noite

18h30min – Apresentação artístico-cultural: Grupo Marcando Presença- Santa Maria/RS

19h - II Conferência: “O jogo do contrário em avaliação.” – Prof.ª Ma. Jussara Maria Lerch Hoffmann.

28 de maio

08h – Mística

08h30min - III Conferência: “Educação: emergência de muitos paradigmas.” Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP- Instituto Paulo Freire)

Círculos de Debate

Eixo Temático 1 - Escola: espaço de construção e (re) construção da aprendizagem.

Subeixos

1-Educação Infantil - Como o Município está se preparando para isso? Prof.ª Dra. Maria Luiza Flores (FGEI – Fórum Gaúcho de Ed. Infantil, MIEIB- Movimento Interforuns de Ed. Infantil, UFRGS)

2- Inclusão – Prof.ª Dra. Maria Alcione Munhoz (UFSM).

3- Sala de Aula: espaço de maravilhar-se e construir aprendizagem – Profª. Dra. Helenise Sangoi Antunes ( CE-UFSM )

Eixo Temático 2- Cultura e Educação Popular.

Subeixos

4 –Trabalho - Cooperação e Educação Popular – Profª. Ma. Mariglei Severo Maraschin, Profª. Ma. Ana Paula Cristino Zimermmann, Profª.Esp. Josiane Lara Fagundes (Grupo Kairós- CE-UFSM)

5 - Literatura e novas linguagens – Prof.ª Esp. Iolanda Roos dos Santos, Prof. Carlos Rodrigo Bentacurt ( Esc. Est. Profª Maria Rocha )

6 – Relato de boas práticas nas Escolas Públicas

Mediador: Prof. Me. Alcionir Pazatto Almeida ( IF F)

Eixo Temático 3- A contribuição dos Educadores na Construção de uma Cultura de Paz.

Subeixos

7- Desafios na Construção de uma Cultura de Paz: Comunicação não violenta e vínculos de afetividade, a questão da mulher e as práticas restaurativas – Prof.ª Esp. Isabel Cristina Martins Silva (FADISMA/SM).

8 - Cuidado e sustentabilidade – Ma. Greice Kelly Perske da Silva ( Fundação MO’Â)

Noite

18h30min- -Seminário de Formação Sindical - 2º Núcleo do CPERS/Sindicato - Santa Maria :"O Papel do Sindicato na Atualidade" – Prof.ª Dra . Naiara Dal Molin ( UFPel )

29 de maio

08h – Mística

08h30min - IV Conferência: “Intolerância, diversidade e solidariedade na Escola.” – Profª. Dra. Cléo Fante – Presidente do Centro de Estudos do Bullying Escolar (Brasília/DF), Autora do Programa “Educar para a Paz.”

Tarde

13 h30min – Apresentação Artístico-cultural: Colégio Estadual Coronel Pillar.

14 h - Mesa de Debate: Currículo Integrado, prática como componente curricular e projetos Integradores- Profª Ma Daiele Zuqueto Rosa ( Assessora Pedagógica de Ensino do IF F), Prof. Me. Edison Gonzague Brito da Silva ( Diretor de Ensino do IF F), Profª Ma. Cleunice Dornelles Fialho ( Diretora da Esc. Est. Profª Maria Rocha), Prof. Me. Alan Patrick Buzzatti ( Esc. Est.Profª. Edna May Cardoso)

Mediador: Prof. Me. Sidnei Cruz Sobrinho- ( Pro-Reitor de Ensino do IF F).

Noite

18h30min – Apresentação Artístico-cultural: Royale Escola de Dança e Integração Social- Santa Maria/RS

19h – V Conferência: “Reflexões sobre Educação Popular: que a nossa fala seja a nossa prática.” Prof. Dr. Jorge Ferrando ( Universidad de La República-Montevideo/Uruguai)

30 de maio

08 h – Mística

08 h30min – Mesa de Debate: Cultura, Educação Popular, EJA e PROEJA – Prof.ª Dra. Marlene Ribeiro (UFRGS), Prof. Me. Danilo Gandin e Profª. Dra. Hedi Maria Luft ( UNIJUI)

Mediador: Profª Ma. Sylvia Messer ( Coordenadora do PROEJA Campus Panambi- IF F)

Tarde

13h30min- Apresentação Artístico-cultural: Grupo Acorde com Arte – Alto da Boa Vista- Santa Maria/RS

14 h- VI Conferência: “Valor da vida.” Prof. Dr. Pedrinho Arcides Guareschi (UFRGS)

Obs.: Durante o Evento haverá intervenções musicais com o músico popular PLÁ MÚSICO PLÀ de Curitiba- Paraná.
Local Santa Maria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Panambi

Rua Erechim, 860 - Bairro Planalto - CEP 98280-000 - Panambi, RS - Telefone: (55) 3376-8800