Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Eventos Institucionais > LIVE - Protagonismo surdo: trajetórias, desafios e perspectivas
Início do conteúdo da página

Calendário de Eventos

LIVE - Protagonismo surdo: trajetórias, desafios e perspectivas
Segunda-feira, 27. Setembro 2021, 19:30
Visualizações : 145
por ascom_san
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Na segunda-feira, dia 27 de setembro, às 19h30, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do Campus Santo Ângelo e do Campus Frederico Westphalen, em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Santo Ângelo, irão promover a atividade “Protagonismo surdo: trajetórias, desafios e perspectivas”. A atividade será realizada em alusão ao Dia Nacional dos(as) Surdos(as), celebrado no dia 26 de setembro.

242241168 575914066865321 2782083394593106437 n 2

A atividade integra o projeto de ensino “Conhecendo os Núcleos Inclusivos no IFFar”, idealizado pelo NAPNE - Campus Santo Ângelo. Participam da atividade o estudante do curso de Licenciatura em Computação do Campus Santo Ângelo, Vinicius Krieger, a acadêmica do curso de Licenciatura em Letras/Libras, bacharel em Design e representante da comunidade surda, Taís Dutra de Oliveira, o estudante do curso técnico integrado em Informática do Campus Frederico Westphalen, André Gabriel Rockenbach, a presidente do NAPNE – Campus Frederico Westphalen, Renata Zachi, e a presidente do NAPNE – Campus Santo Ângelo, Cláudia Mendes de Oliveira. A live irá contar com a interpretação em Libras das servidoras Liciara Zwan, Mariele Coutinho, Angélica Pozzer e Ângela Padilha.

A atividade é aberta ao público e terá certificação de 2 horas. A transmissão será feita pelo canal do YouTube do Campus Frederico Westphalen.

No dia 22 de setembro, às 19h30, foi realizada outra atividade do projeto, também alusiva à data. O “Aulão de Libras: conhecendo um pouco mais sobre a educação de surdos” contou com a participação do estudante do curso técnico integrado em Informática do Campus Frederico Westphalen, André Gabriel Rockenbach, da presidente do NAPNE – Campus Frederico Westphalen, Renata Zachi, e da presidente do NAPNE – Campus Santo Ângelo, Cláudia Mendes de Oliveira. A atividade foi transmitida pelo canal do YouTube do Campus Frederico Westphalen e pode ser conferida na íntegra aqui. A live contou com a interpretação em Libras das servidoras Angélica Pozzer e Ângela Padilha.   

Dia Nacional dos(as) Surdos(as) - O dia 26 de setembro foi escolhido como Dia Nacional dos(as) Surdos(as) por ser a data de fundação da primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, em 1857. Trata-se de uma data para reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi oficializada pelo decreto-lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008. Muitas conquistas já foram alcançadas, como o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. O IFFar tem atualmente 15 estudantes surdos(as) e 16 tradutoras intérpretes de Libras. 

Secom

Local https://youtu.be/bxJg5-ydorQ
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Alameda Santiago do Chile, 195 - Nossa Sra. das Dores - CEP 97050-685 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800