Página inicial > Alegrete > Nota Pública: Contingenciamento da Matriz Orçamentária do IFFar - Campus Alegrete.
Notícias Alegrete

Publicado em Quinta, 06 de Junho de 2019, 13h37 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete recebeu com muita preocupação a confirmação do contingenciamento de 30% da Matriz Orçamentária, excetuando-se os valores da Assistência Estudantil. Ocorre que como os recursos destinados a alimentação, bolsas, manutenção da moradia estudantil não sofrerão o contingenciamento, o valor total de bloqueio do recurso livre de custeio aumenta para 41,54%.

Importante registrar que, nos últimos anos, já havíamos sofrido um corte de aproximadamente 50% do orçamento de custeio da Instituição e, os cortes possíveis de serem feitos sem comprometer completamente algumas ações, já foram realizados gradativamente, ou seja, já estamos no limite, sem margem para mais cortes.

O Orçamento do Custeio do IFFAR Campus Alegrete para o ano de 2019 era de R$5.507.735,68(cinco milhões quinhentos e sete mil setecentos e trinta e cinco reais e sessenta e oito centavos), sendo que com o contingenciamento de R$2.282.839,87(dois milhões duzentos e oitenta e dois reais e oitenta e sete centavos), chegamos ao curtíssimo orçamento de R$3.224.895.81(três milhões duzentos e vinte e quatro mil oitocentos e noventa e cinco reais e oitenta e um centavos). O menor orçamento dos últimos dez anos!

Logo após a confirmação do contingenciamento do orçamento, a Direção do Campus Alegrete foi a Brasília buscar alternativas junta a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, que se comprometeram em buscar alterativa para sanar o problema junto ao Poder Executivo Federal.

Na oportunidade, foi apresentado um relatório detalhado a cada parlamentar, mostrando a amarga realidade que atravessará o Campus Alegrete, caso seja confirmado o contingenciamento.

Para agravar a situação, no final de junho, o Campus Alegrete receberá um moderno prédio de salas de aulas, que não terá como ser utilizado em função da restrição orçamentária.

O gráfico anexo facilita a visualização da realidade vivida pelo IFFar Campus Alegrete nos últimos anos, senão vejamos:

Importante registrar que conforme já fora registrado em outras oportunidades, com o orçamento liberado com contingenciamento, as atividades de ensino, pesquisa e extensão serão mantidas até setembro de 2019.

Frente aos fatos, na última reunião do Colégio de Dirigentes do IFFar, foram decididas as seguintes estratégias para minimizar o problema e tentar aumentar em um mês as atividades normais do Campus Alegrete, conforme segue:

• Reuniões e atividades institucionais que envolvam mais de uma unidade de ensino deverão ser realizadas por meio do uso de tecnologias a distância;
  • Serão suspensos deslocamentos com viaturas oficiais;
  • Será suspensa a concessão de diárias, exceto para atividades finalísticas;
  • Será realizado estudo de redimensionamento da força de trabalho dos contratos de serviços terceirizados;
  • Serão suspensas as despesas com capacitação de servidores;
  • Serão suspensos todos os eventos institucionais;
  • Será suspensa a oferta de novos cursos;
  • Será adotado turno único de trabalho, de seis horas ininterruptas, no período do recesso de julho (15/07 a 26/07);
  • Será mantida toda a destinação de recursos planejada para a Assistência Estudantil e projetos/atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme projeção de liberação orçamentária e disponibilidade do IFFar;
  • Deverão ser empregados esforços para intensificar medidas de economia de energia elétrica: não utilização de ar-condicionado, uso consciente de iluminação, otimização de configuração de computadores, etc.

Por derradeiro, caso ocorra a liberação total ou parcial do orçamento contingenciado, a direção do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete informará à comunidade alegretense e região.