Página inicial > Alegrete > IFFar - Campus Alegrete produz álcool etílico glicerinado 80%
Notícias Alegrete

IFFar - Campus Alegrete produz álcool etílico glicerinado 80%

Publicado em Quinta, 16 de Abril de 2020, 22h41 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

Diante do cenário global da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), e o aumento da procura por antissépticos como álcool gel 70%, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Alegrete iniciou neste mês a produção de uma formulação antisséptica alternativa: álcool etílico glicerinado 80%.

produção alcool glicerinado Alegrete 1

Uma vez que a produção de álcool gel 70% exige insumos como o Carbopol, componente que se encontra em falta no mercado devido a grande demanda mundial, a produção de álcool etílico glicerinado 80% é uma boa formulação antisséptica alternativa. Este, embora seja mais líquido, possui o mesmo efeito antisséptico do álcool gel 70%, porém com matéria-prima de mais fácil acesso e de menor custo.

O álcool etílico glicerinado 80% é uma formulação antisséptica para mãos recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo a produção regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no país.

O álcool glicerinado tem na sua formulação etanol (álcool etílico), propanotriol (glicerina), peróxido de hidrogênio e água. A glicerina funciona como hidratante para as mãos, uma vez que a alta concentração de etanol resseca a pele, além de fazer com que o álcool permaneça por mais tempo na pele.

Nesta semana foi concluída a primeira etapa de produção, utilizando todos os insumos necessários disponíveis nos laboratórios do Campus. Nos próximos dias será realizada a rotulagem dos frascos e a distribuição dos produtos para uso no sistema público de saúde.

produção alcool glicerinado Alegrete 2.jpg

A produção voluntária foi realizada por servidores do IFFar no Laboratório de Química do Campus, contando com a colaboração da Farmácia Manipulato de Alegrete, que doou a glicerina, e também de um grupo de servidores que contribuíram para compra dos frascos para envase do produto.

produção alcool glicerinado Alegrete 4.jpeg

produção alcool glicerinado Alegrete 3.jpeg

Considerando que a produção inicial foi pequena, em função da quantidade reduzida de insumos na Instituição, o IFFar está buscando recursos através de chamamento realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Santa Maria para a produção relacionada ao enfrentamento da pandemia de COVID-19. Angariados os recursos e os insumos, o IFFar - Campus Alegrete ampliará a produção do álcool glicerinado visando colaborar com a sociedade enquanto Instituição Federal de Ensino, no cumprimento de sua função social.

Assunto(s):