Página inicial > Alegrete > IFFar - Campus Alegrete participa de comemoração do centenário de Paulo Freire em Manoel Viana
Notícias Alegrete

Publicado em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 16h38 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

As professoras Calinca Pergher e Joseane Erbice participaram, representando o IFFar - Campus Alegrete, na tarde de ontem, 27, da reunião de organização do evento "Círculo de Cultura: Centenário de Paulo Freire", em Manoel Viana. O evento, organizado pelo Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto do município, acontece no dia 26 de novembro, às 19h, no Centro de Cultura, com transmissão online.

O objetivo do evento, segundo os organizadores, é a celebração do aniversário do Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido” e de tantas outras obras, em Manoel Viana, mas com a ideia de alcançar outras cidades e estados por meio das ferramentas tecnológicas. Paulo Freire, se estivesse vivo, teria completado 100 anos no dia 19 de setembro de 2021.

WhatsApp Image 2021-10-28 at 16.07.26.jpeg

Na ocasião estiveram presentes o professor Jorge Sitó e o professor Airton Ferreira da Silva, ambos da Organização Café com Paulo Freire, de Alegrete; a professora Calinca Jordânia Pergher, Coordenadora do grupo de pesquisa GEPGE, juntamente com a professora Joseane Erbice dos Santos, do Projeto de Extensão "Assessoramento Técnico-pedagógico à Secretaria Municipal de Educação de Manoel Viana-4ª Edição", do IFFar - Campus Alegrete, a Secretária de Educação Ana Migotto, a Diretora de Ensino Queli Corcini, a Supervisora Escolar Vanessa Caldas e o professor e vereador vianense Éden Caldas, que integra o Café com Paulo Freire da vizinha cidade.

Diversos educadores da região e do País, e universidades, tais como UERGS, UFSM, UNIPAMPA e IFFAR, serão convidados a participar das falas sobre o tema do livro "Medo e Ousadia: o cotidiano do professor", de Freire, sob a mediação do educador Jorge Sitó, ex-Diretor da Uergs, ex-Secretário de Educação de Alegrete, mestrando em Educação e atualmente professor da rede estadual, e da educadora Calinca Pergher, doutora em educação pela UFRGS e professora do IFFar - Campus Alegrete.