Página inicial > Alegrete > NOTA - Transporte IFFar - Campus Alegrete
Notícias Alegrete

NOTA - Transporte IFFar - Campus Alegrete

Publicado em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 18h28 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Com objetivo de dar ciência à comunidade acadêmica quanto ao transporte para o IFFar - Campus Alegrete, vimos prestar alguns esclarecimentos aos usuários do transporte coletivo do município de Alegrete até a Instituição.

A empresa Expresso Fronteira D'Oeste foi a vencedora do processo licitatório realizado pela Prefeitura de Alegrete, no mês de dezembro de 2021, que contempla as linhas para o Campus Alegrete. Conforme informado pela Prefeitura de Alegrete, a assinatura do contrato está prevista para o mês de abril de 2022.

Desta forma, considerando o início do ano letivo 2022 no mês de fevereiro, a Direção do Campus reuniu-se com a Prefeitura Municipal para buscar uma alternativa visando a prestação do serviço até a assinatura do contrato pela empresa.

Após as tratativas, a Prefeitura deu andamento a um processo de dispensa de licitação para realização de contratação emergencial, visando a realização do transporte antes da assinatura do contrato (abril/2022).

Desde o primeiro contato com a empresa Expresso Fronteira D'Oeste, a Direção do Campus passou o quantitativo estimado de usuários, entre alunos, servidores e funcionários terceirizados. A empresa então, mobilizou-se para aquisição de veículos apropriados para fazer o trajeto. No entanto, conforme informado pela empresa, houve atraso na chegada dos novos veículos e a mesma foi ajustando-se com a frota que possui disponibilidade.

Na última quarta-feira, 16 de fevereiro, iniciaram as atividades letivas, com acolhidas em formato gradual dos estudantes, em função da situação pandêmica. Passados os dias, observou-se que foram ocorrendo situações desconfortáveis devido a lotação de veículos, utilização de veículos impróprios e até mesmo problemas mecânicos em um dos carros da empresa, na última sexta-feira (18/02).

Preocupados com a situação, no final da manhã da sexta-feira (18/02) a Direção do Campus reuniu-se com o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana e a empresa Expresso Fronteira D'Oeste, onde foi colocado por parte da empresa as dificuldades enfrentadas quanto à entrega dos novos veículos, sendo prevista para esta semana. Com isso, objetivando a segurança e bem-estar dos usuários, foi sugerido por parte da Direção do Campus Alegrete, que dentro das possibilidades da empresa, fosse realizada a locação de alguns veículos.

Assim, desde a última segunda-feira, 21/02, a empresa está utilizando 2 veículos adicionais. Salienta-se que estes veículos serão utilizados até a chegada das novas aquisições feitas pela empresa.
Quanto ao valor da passagem, atualmente é de R$7,00, valor definido no processo de dispensa de licitação. Após a assinatura do contrato, no mês de abril, o valor da passagem será de R$3,69, conforme valor licitado, e R$1,85 para estudantes (meia passagem). Os valores estão sujeitos a reajustes pela Prefeitura de Alegrete.

TRANSPORTE PÚBLICO ROTAS

Em anexo as rotas completas.

Anexos: