Página inicial > Alegrete > Comunidade acadêmica retorna às atividades presenciais no Campus Alegrete
Notícias Alegrete

Comunidade acadêmica retorna às atividades presenciais no Campus Alegrete

Publicado em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 13h54 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Após quase dois anos de atividades remotas em virtude da pandemia de Covid-19, os estudantes do IFFar começaram a retornar às atividades presenciais a partir da última quarta-feira, 16.

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica, o Campus Alegrete adotou a forma de retorno escalonada, recebendo os alunos em dias e turnos diferentes, dependendo do curso e do ano em que se encontram. Para o acesso ao campus, todos os alunos, servidores e funcionários terceirizados tiveram que enviar o comprovante vacinal ou teste PCR negativo para Covid-19 (realizado dentro das últimas 72h).

O Campus Alegrete iniciou as atividades de acolhimento com os alunos do terceiro ano do ensino médio dos cursos de Agropecuária e Informática, na manhã do dia 16. Já no dia 17, foram recepcionados os estudantes do segundo ano (incluindo o curso de Química) e, no dia 18, a acolhida foi para os bixos do primeiro ano. Os alunos do curso de Zootecnia, por ser um curso diurno, foram acolhidos pela equipe diretiva e professores, na segunda-feira (21), no turno da manhã. No turno da noite, receberam as boas-vindas as turmas dos cursos superiores noturnos e a turma do proeja.

Em todas as recepções, estiveram presentes as equipes diretiva e de assistência estudantil, além dos professores dos cursos. Os estudantes receberam informações sobre a última atualização do Plano de Contingência para Prevenção e Monitoramento e Controle do novo Coronavírus, que aborda os cuidados necessários e obrigatórios na instituição enquanto durar a pandemia, e fizeram visitação aos laboratórios das áreas técnicas acompanhados dos professores e técnicos administrativos que atuam nas referidas áreas.

WhatsApp Image 2022-02-23 at 13.57.53 (3).jpeg

Para Ana Rita Parizi, Diretora Geral do Campus, “o retorno presencial era fundamental tanto para a aprendizagem dos estudantes, quanto para o trabalho dos docentes”. Ela salienta que a preparação para este momento foi totalmente diferente dos outros anos: “nosso retorno está sendo gradual, pensando em acolhimentos aos estudantes que já estavam conosco antes da pandemia, aqueles que entraram durante a pandemia e não conheciam o Campus e aos novos estudantes que estão ingressando neste ano na instituição”. A diretora ainda salienta que a equipe se preocupa muito com os protocolos sanitários e com a saúde da comunidade acadêmica: "estamos exigindo a comprovação vacinal para Covid-19, a utilização de máscara em todos os espaços do campus, o distanciamento entre as pessoas, disponibilizamos álcool e instalamos pias para higienização das mãos”.

Para os alunos, muita expectativa com o retorno presencial. Eles se mostraram bastante felizes por estarem retornando ao ambiente de estudo e de amizades, sendo um momento muito aguardado por todos.