Página inicial > Alegrete > Campus Alegrete leva a ovinocultura leiteira até a Exposição Agropecuária de Alegrete
Notícias Alegrete

Publicado em Terça, 18 de Outubro de 2016, 14h47 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Foi realizado durante a Expofeira de Alegrete (RS) o lançamento da atividade da ovinocultura leiteira na região, projeto encampado pelo curso de Zootecnia do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, onde além da disciplina de ovinocultura de leite já existe toda a estrutura de produção do leite ovino. Otacílio Motta, professor da disciplina, ressalta que o interesse na produção de ovinos leiteiros surgiu a partir de viagem de estudos feita à Casa da Ovelha em Bento Gonçalves, “naquele momento nos estimulamos a implantar o projeto no Campus de Alegrete” diz o professor.

Participaram do lançamento a superintendente suplente do Serviço de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, Magali Moura, que falou sobre o registro e o trabalho da ARCO e também sobre os aspectos e mercado da ovinocultura de carne, lã, peles e leite.

O produtor de Santana do Livramento, Luis Carlos da Rosa Soares, relatou o seu trabalho com as ovelhas Lacaune, falando sobre a produtividade do leite ovino e as oportunidades de mercado. “Temos muitos desafios ainda na produção de leite ovino, mas temos que reconhecer que é um ótimo negócio e que tem um mercado interessante e em crescimento” diz Soares apontando a grande oportunidade de geração de trabalho e renda que a produção de leite ovino pode trazer.

O professor Otacílio falou ainda do termo de cooperação técnica assinado com a Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e ARCO, com o objetivo assegurar o fomento à pecuária ovina leiteira no RS, visando garantir o melhoramento genético e o aumento da produtividade do rebanho ovino leiteiro com a geração de emprego e renda, através da melhoria socioeconômica da cadeia produtiva.

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - ARCO