Página inicial > Alegrete > IF Farroupilha - Campus Alegrete conquista o título de Cabanha do Ano na 74ª Exposição de Alegrete
Notícias Alegrete

Publicado em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 08h12 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Tradicional colaborador na Exposição Agropecuária de Alegrete, o Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete, participou em seu terceiro ano consecutivo como expositor de animais. Nesse ano, levou ao público mais de 50 animais entre aves, coelhos, peixes, ovinos e bovinos.

Na exposição de aves, o IFFar estreou levando ao certame as raças Plymouth Rock Barrada e Brahman Dark. Oportunamente, incentivado pelos bons resultados nesse ano, o campus investiu em exemplares das raças New Hampshire e Orpington Amarela, sendo esses últimos cortesia da Granja Sidelina, do criador André Machado Schmitz, atual ganhadora do título de “A Granja do Ano - 2016” na 73ª Exposição Agropecuária de Alegrete. Essa retribuição do renomado criatório objetivou manter o entusiasmo e a permanente dedicação da Prof.ª Aline Bosak dos Santos, que conduz a criação no campus junto com aos estudantes.

Os coelhos das raças Nova Zelândia Branco, Nova Zelândia Vermelho, Nova Zelândia Preto, Chinchila e Califórnia expostos pelo IFFar, foram uma atração à parte. Bem preparados e dóceis, chamaram a atenção do público que visitou o pavilhão de pequenos animais.

Quanto aos ovinos, o IFFar participou com um total de 10 animais sendo 8 ovinos da raça Texel e dois da raça Crioula. Na oportunidade, o grupo consolidou suas parcerias de sucesso com as Cabanhas parceiras que oportunizam animais de alto valor genético para manutenção dos programas de seleção desenvolvidos no Instituto. Bem assim, o Professor Emmanuel Veiga de Camargo, Coordenador de Produção do IFFar, agradeceu às Cabanhas Águas Férreas, Santa Camila, Dona Rosa, Fortes Lima, Cia Azul e São Fernando. Além de participar como expositor de ovinos, o IFFar mediante o seu Grupo de Pesquisa em Ovinocultura (GEPEOC), representados pelos Professores Emmanuel e Otacílio Motta, junto com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos (A.R.C.O.), protagonizaram no dia 14 de outubro o lançamento oficial da “Atividade Leiteira Ovina” na fronteira Oeste do estado. Dentro dessa temática, “o IFFar objetiva servir como centro de referência no estado para explorações dessa natureza” destacou o Professor Emmanuel. Entre as conquistas nos certames de julgamento da 74ª Exposição Agropecuária de Alegrete, destacou-se o Grande campeonato de fêmeas da raça Crioula, o título de reservada de grande campeã da raça Crioula e o título de Trio Grande Campeão Texel SO rústicos. Nas fêmeas Texel RGB a galpão, o IFFar obteve a conquista do título de terceira melhor fêmea da raça.

Entre os bovinos, o IFFar apresentou duas fêmeas Girolando, quatro animais Gir Leiteiro, duas fêmeas Holandesas e um macho Braford. Entre as premiações, destacou-se a obtenção do grande campeonato da raça Holandesa com o exemplar “IFFCA Clara 503 Duffy” e o título de reservada de grande campeã Holandesa como a fêmea “IFFCA Coroa 504 Duffy”. De maneira semelhante, na raça Girolando, o IFFar consagrou-se campeão obtendo o grande campeonato com a fêmea “Estimada das Nogueiras” e o título de reservada de grande campeã com o exemplar “IFFAR Atena Ivete Snowrusch 001”. Já na raça Gir Leiteiro, conquistou o título de grande campeã com a fêmea “Graça das Nogueiras” e o título de reservado de grande campeã com a fêmea “Galáxia das Nogueiras”. Ainda, entre os machos Gir Leiteiro, o IFFar obteve o título de grande campeão com “Giruá das Nogueiras”. O Professor Emmanuel ressaltou que “esses excelentes resultados somente foram possíveis graças as parcerias firmadas e entre o IFFar e a Associação dos Criadores de Gado Holandes do Rio Grande do Sul (Gadolando), Núcleo Gaúcho de Gir Leiteiro (NGCGL), Associação Brasileira de Criadores de Girolando, Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (AGCZ), Fazenda das Nogueiras, Embryo Sul, Supra Nutrição Animal, Cabanha Esperança e Associação Brasileira de Hereford e Braford”.

O Instituto Federal Farroupilha participou ainda com uma mostra de Aquicultura levando ao público várias espécies de peixes e um modelo de exploração conhecido como Aquaponia. Nesse sistema, recém chegado ao Brasil, os peixes fertilizam a água para as plantas que, por sua vez, limpam a água para os peixes. Esse é o funcionamento básico da Aquaponia - a produção integrada de peixes e vegetais em sistema de recirculação de água.

Por fim, pela exitosa participação do IFFar na 73ª Exposição Agropecuária de Alegrete, o Sindicato Rural acabou por gratificar a Instituição com o título de “Cabanha do Ano - 2016”. O Prof. Rodrigo Ferreira Machado, Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do Campus Alegrete do IFFar enfatizou que “a conquista chancela o principal objetivo da participação na Exposição que é socializar com a comunidade os resultados das atividades desenvolvidas pelos estudantes ao longo do ano no campus e contribuir com o crescimento dos arranjos produtivos locais”.

Texto: Emmanuel Camargo e Nathã Carvalho