Página inicial > Alegrete > Servidor do Campus Alegrete ministra oficina sobre confecção de Bonecas Abayomi
Notícias Alegrete

Servidor do Campus Alegrete ministra oficina sobre confecção de Bonecas Abayomi

Publicado em Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 15h57 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

No inicio do mês de novembro, o servidor Aires Dornelles foi convidado, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e indígena, do Campus Alegrete, para ministrar a oficina sobre "Bonecas Abayomi", na Escola Waldemar Borges, em Alegrete. A oficina foi a primeira a acontecer de forma presencial após a pandemia.

O convite foi realizado pela Vice-diretora da Escola, Prof.ª Elenice Alves, e a oficina foi destinada aos alunos do 5° ano da Prof.ª Arminda Oribes. A atividade foi um sucesso!

O IFFar - Campus Alegrete agradece o convite e fica à disposição para novas parcerias!

WhatsApp Image 2022-12-02 at 15.09.57 (3).jpeg

História das Bonecas Abayomi

As Bonecas Abayomi são um símbolo de resistência, tradição e poder das mulheres negras, desde a época da escravidão. Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.