Página inicial > Alegrete > Grupo de pesquisas faz nova parceria em prol da diminuição dos custos da pecuária leiteira
Notícias Alegrete

Publicado em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 14h46 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Neste mês de dezembro/2022, o Grupo de Pesquisa e Extensão de Ruminantes (GPER), do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete, consolidou mais um projeto de cooperação técnica. Na ocasião, as tratativas ocorreram com a Empresa ZEBU SISTEMAS ELETRÔNICOS LTDA.

A escalada dos custos de produção na Pecuária Leiteira vêm impactando a rentabilidade. Neste cenário, o insumo que mais tem pesado no caixa do produtor é o volumoso, que registrou elevação de 51% na comparação de maio deste ano com o mesmo mês de 2021. O Coordenador do GPER, Professor Emmanuel V. de Camargo, ressalta que o crescente nível de sofisticação das operações dessa natureza determina maior eficiência no aproveitamento dos recursos existentes nas propriedades.

Objetivando atender essa prerrogativa no Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção de Bovinos Leiteiros (LEPEP Bovinos Leiteiros), o Coordenador do GPER, juntamente com a colaboradora Prof.ª Renata Porto Alegre, constituíram o projeto de implantação de uma “VITRINE TECNOLÓGICA” para disseminação dos avanços da ciência e das novas tecnologias, capacitando estudantes e produtores rurais, mediante a formação profissional continuada no manejo de forragens com sistemas de cercas móveis eletrificadas.

Diante ao desafio de constituir uma rede de apoiadores que detivessem a melhor tecnologia e o mais prestigiado know-how, oportunamente, iniciou-se as tratativas com a empresa ZEBU SISTEMAS ELETRÔNICOS LTDA, que imediatamente se colocou à disposição para integrar o projeto. Reconhecida internacionalmente, a ZEBU trabalha com a linha de segurança das propriedades rurais, fabricando atualmente mais de 20 modelos de eletrificadores de cerca rural e comercializando uma vasta linha de acessórios para complementar a instalação da cerca elétrica. Também produz repelentes ultrassônicos para espantar ratos e morcegos, e comercializa carregadores de baterias e uma ampla linha de cutelaria. A empresa ainda detém certificação ISO 9001, garantindo o padrão de qualidade dos produtos, característica que respalda significativamente o projeto.

Nesta ocasião, o GPER foi agraciado com insumos para constituição das cercas móveis em uma área implantada com a espécie Tifton 85. Destacamos o eletrificador de cerca com regulagem de cadência e circuito integrado de proteção com a mais avançada tecnologia disponível para a provisão de proteção aos animais e aos estudantes.

Os professores que coordenam os trabalhos comentam que durante o recesso acadêmico o projeto será instalado, "de maneira que no retorno das aulas tenha toda a infraestrutura à disposição da nossa instituição para as práticas de ensino, pesquisa e extensão". O projeto contempla também para o próximo ano, a execução de dias de campo e a oferta de cursos voltados prioritariamente aos produtores rurais.

O Prof. Emmanuel e a Prof.ª Renata relatam ainda que buscam por novos colaboradores que contemplem as demais demandas, ampliando o portfólio de formação dos estudantes em nosso campus. As empresas interessadas podem buscar contato pelo e-mail institucional (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Por fim, em nome dos mais de 1500 estudantes de nosso campus, os coordenadores agradecem a confiança e o pronto atendimento que receberam da empresa ZEBU SISTEMAS ELETRÔNICOS LTDA.