Página inicial > Alegrete > Comunicado: medidas para garantir a segurança da comunidade acadêmica no IFFar - Campus Alegrete
Notícias Alegrete

Publicado em Sexta, 14 de Abril de 2023, 17h22 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete informa a comunidade acadêmica, bem como os familiares e/ou responsáveis de alunos, sobre as medidas que vêm sendo adotadas pela Instituição no intuito de qualificar a segurança de estudantes e servidores, após a ocorrência de episódios de violência em instituições educacionais do país.

comunicado (1).png

O Campus Alegrete adotou medidas internas para intensificar a segurança na instituição como:

• Orientação para intensificação da vigilância, com controle de acesso ao Campus e fechamento de uma das guaritas. Na guarita em funcionamento existe um monitor que possibilita o acesso às imagens das câmeras de segurança que estão instaladas nos diferentes espaços e podem ser acompanhadas pelo vigilante;
  • Solicitação de apoio ao grupo rodoviário da Brigada Militar de Alegrete, situado próximo ao IFFar, o qual destinou efetivo para a realização de presença ostensiva na área do Campus e arredores nos horários definidos pela corporação;
  • Contato com as Secretarias de Educação e de Saúde do município de Alegrete, no intuito de conhecer as estratégias e ações municipais adotadas, conforme direcionamentos do estado do RS, diante do cenário de violência contra instituições educacionais e ameaças que circulam nas escolas e nas mídias online;
  • Conversa com os estudantes sobre os acontecimentos recentes no intuito de tranquilizá-los quanto à segurança no Campus e orientação para que evitem circular em locais distantes da área central.

Com o objetivo de garantir a segurança no desenvolvimento de suas atividades, o Instituto Federal Farroupilha orientou formalmente, na terça-feira (11) as equipes gestoras sobre procedimentos a adotar em situações que gerem insegurança (percepção de ameaças, denúncias) e que exijam medidas imediatas de segurança. Ainda, instituiu o Grupo de Trabalho (GT) para Diagnóstico de Violências no IFFar. O GT tem como intuito projetar ações, monitorar riscos e organizar protocolos para as mais diversas situações de violência que venham a ser identificadas nas unidades.

O IFFar também lançou a campanha “Não se cale”, incentivando a comunidade acadêmica a compartilhar informações sobre quaisquer suspeitas de possíveis ameaças e ataques contra a segurança da comunidade acadêmica. Com esse intuito, cartazes indicando os setores responsáveis pelo recebimento imediato de denúncias foram afixados em áreas comuns nos campi.

Ressalta-se que no cenário de intranquilidade criado por situações de violência contra escolas, a instituição está tomando todas as medidas administrativas cabíveis para garantir que as atividades institucionais sigam normalmente. Internamente é de suma importância a atenção de todos - servidores e estudantes - a quaisquer ações que gerem suspeitas e, se percebidas, a imediata comunicação com a Direção Geral, a Direção de Ensino e a Assistência Estudantil que saberão adotar medidas protetivas e orientarão ações.

No estado e no município, os agentes de segurança pública estão recebendo orientações sobre a necessária intensificação das operações de vigilância junto aos estabelecimentos educacionais.

Por último, neste contexto de violência é muito importante que todos nós tenhamos clareza da importância do respeito individual e coletivo e unamos esforços para o cuidado de si e do outro, que pratiquemos a cultura da paz - por meio da voz e das ações - e que não disseminemos informações sem checar a procedência.

Leia também: Governo lança campanha pela paz e cartilha para um ambiente escolar mais seguro

Direção Geral do IFFar - Campus Alegrete