Página inicial > Alegrete > Estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas concluem 2ª BioTrip
Notícias Alegrete

Estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas concluem 2ª BioTrip

Publicado em Terça, 27 de Junho de 2023, 16h30 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

No dia 17 de junho, o curso de Ciências Biológicas do IFFar - Campus Alegrete, realizou a sua 2ª BioTrip e, desta vez, o destino foi conhecer o Parque Estadual do Espinilho e a Ilha Brasileira, ambos em Barra do Quaraí, cidade que está mais ao extremo oeste do Rio Grande do Sul.

O objetivo da atividade foi permitir aos acadêmicos maior aproximação com outros aspectos do Bioma Pampa que eventualmente não são explorados em aula, bem como para se apropriarem da realidade de campo, esperada para o profissional.

A primeira parada foi no PE do Espinilho, onde a turma do IFFar foi recepcionada pelo gestor do parque, o Geógrafo Maurício Scherer, pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Integração Fronteiriça, dentre outros representantes.

IMG-20230626-WA0038.jpg

Durante a manhã, os acadêmicos e os docentes do curso conheceram o histórico do parque, a importância dele para a conservação da formação florestal única no país, a savana parque, além das espécies exclusivas da região, o algarrobo (Prosopis nigra) e o inhanduvai (Prosopis affinis). A linda paisagem realmente remete à savana africana.

A tarde foi destinada para conhecer a Ilha Brasileira, uma ilha de água doce localizada no centro da Tríplice Fronteira, na foz dos rios Uruguai (Brasil), Bella Unión (Uruguai) e Monte Caseros (Argentina). Acompanhados pelo Secretário de Meio Ambiente de Barra do Quaraí, foi relatado aos visitantes que a Ilha Brasileira foi estudada por nada menos que o famoso botânico e naturalista do Século XIX, Aimé Bonpland.

A Coordenação agradece os Profes. Jonas Sponchiado e Leonardo Crema pelo acopanhamento dos alunos e o Diretório Acadêmico do curso pela organização desta Trip, bem como as demais pessoas que indiretamente estiveram a par desta organização. Também agradece a Prefeitura Municipal de Barra do Quaraí pela acolhida e suporte ao longo de todas as atividades.

Assessoria de Comunicação - Informações Prof. Erikcsen Raimundi