Página inicial > Alegrete > Campus Alegrete recebe semeadora adubadora para o laboratório de Mecanização Agrícola
Notícias Alegrete

Publicado em Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h12 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Nos dias 18 e 19 de setembro ocorreu a entrega técnica de uma semeadora adubadora múltipla para o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (LEPEP) - Mecanização Agrícola.

O equipamento, modelo SA 17700, será utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Segundo o Prof. Bruno Conti, Coordenador do LEPEP, "a semeadora irá contribuir significativamente para o LEPEP, trazendo modernização tecnológica e contribuindo na implantação de culturas de inverno e verão, em mais de 70 hectares de área cultivada no campus".

A semeadora foi adquirida com uma parte da emenda parlamentar da Deputada Federal Lisiane Bayer e seu custo total foi de R$ 162.000,00.

WhatsApp Image 2023-10-09 at 14.32.54.jpeg

A entrega técnica foi conduzida pelo representante da empresa fornecedora, Claus Jandrey, que realizou a montagem e a orientação sobre opções de regulagem e calibração da semeadora. Os estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Agronomia puderam acompanhar durante a aula a entrega técnica e a demonstração da operação.

Dentre as características técnicas do equipamento, estão o tracionamento de arrasto, a possibilidade de montagem com 7 linhas para semeadura de precisão (verão) ou 17 linhas para semeadura em fluxo contínuo (inverno), o que representa um avanço tecnológico e de capacidade operacional do LEPEP de Mecanização Agrícola.

Para a Profª Ana Rita Parizi, Diretora Geral do IFFar - Campus Alegrete, "este novo implemento traz para o LEPEP Mecanização Agrícola uma tecnologia moderna, que contribuirá com a formação dos estudantes nos diferentes cursos da área de Ciências Agrárias, oportunizando a realização de atividades práticas que acompanham o avanço tecnológico".

No dia 30 de setembro, a Deputada Federal Franciane Bayer e a Deputada Estadual Eliana Bayer estiveram visitando o IFFar - Campus Alegrete, representando Lisiane Bayer. Na oportunidade a equipe diretiva esteve presente para recepcionar os visitantes, e o Prof. Bruno contextualizou o impacto desta nova tecnologia para a Instituição. Na ocasião, foi reforçada a importância e a necessidade da aquisição de novos implementos para o LEPEP - Mecanização Agrícola, de forma que acompanhem o avanço tecnológico na formação dos estudantes e o quanto os recursos externos de emenda parlamentar são significativos para a Instituição.