Página inicial > Alegrete > Campus Alegrete participa da 42ª Feira do Livro de Alegrete
Notícias Alegrete

Campus Alegrete participa da 42ª Feira do Livro de Alegrete

Publicado em Terça, 24 de Outubro de 2023, 16h28 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Entre os dias 17 e 22 de outubro, alunos e servidores do IFFar – Campus Alegrete participaram da 42ª Feira do Livro de Alegrete, realizada na Praça Getúlio Vargas.

Ao longo dos cinco dias de evento, foram ministradas diversas atividades formativas para o público participante do evento.

Os professores Marcos Vieira e Luiza Kuck ministraram a oficina "O que tem neste alimento?", onde ensinaram os presentes a ler e a interpretar os rótulos dos alimentos, assunto muito importante e que poucas pessoas sabem identificar.

A Professora Rebecca Corrêa e Silva levou para a Praça Getúlio Vargas o projeto "Memória Institucional do Campus Alegrete: de Escola Agrotécnica à Instituto Federal, onde ela e sua equipe fizeram o levantameto de memórias importantes do campus Alegrete que foram perdidas anos atrás em um incêndio na instituição.

O Bibliotecário Josef Peruck orientou jovens acima de 16 anos sobre formas e estratégias para escrever um currículo e também ministrou uma oficina de inclusão e letramento digital, voltada para idosos acima de 60 anos.

Já o Professor Tiago Rosa levou poesia aos presentes no evento. A atividade "Poesia da resistência em Oliveira Silveira" abordou sobre os escritores negros gaúchos.

Os alunos Pibidianos, do curso de Ciências Biológicas, orientados pela Prof.ª Paula Guadagnin, também ministraram diversas atividades:

• "Diversidade e utilização de plantas não convencionais - PANC´s" - Loidemar Fergutz, Maria Eduarda de Oliveira Mendes, Anderson Alves Severo, Andrey Rogério Pereira Viana, Lucas Kila Ribeiro, Cláudio Dutra, Vanessa Machado Borges e Vanusa Binkowski Braga.
  • "Ecossistema em miniatura: oficina de terrários" - Mariana Goulart, Sara Blanco, Arthur Pereira Paim e Victória Porcino Pedroso.
  • "Confecção de composteira caseira" - Cláudia Luciane Gonçalves, João Rodrigo Fernandes, Elisama Cardoso e Fernanda Bordignon.
  • "Confecção de um Pluviômetro" - Bruna Verzeletti, Gueviston Lima, Ezequias Vargas e Francini Deferrari Padilha.
  • "Aprendendo a reciclar papel" - Andreia Freitas Galarça, Juliana Pinheiro Silveira, Neimar Mello Mieres Junior e Thiéfener Maier da Silveira.

WhatsApp Image 2023-10-24 at 13.28.32.jpeg

Além das oficinas, alunos e servidores estiveram presentes todos os dias do evento no estande do IFFar, onde foram divulgados os processos seletivos da instituição, os cursos ofertados no campus e os setores, como por exemplo o Laboratório IF Maker que foi levado para a Praça Getúlio Vargas.

WhatsApp Image 2023-10-24 at 16.29.49.jpeg

A comunidade participou ativamente das atividades propostas pela instituição durante o evento, sendo uma forma de aproximar os visitantes ao que a instituição faz. O público pode vivenciar muitos dos projetos disponibilizados para a comunidade, seja de ensino ou extensão.

A Direção Geral, juntamente da equipe organizadora, agradece aos alunos e professores que contribuíram com o sucesso do evento.