Página inicial > Alegrete > Projeto de extensão IFTechInova encerra atividades com entrega de certificados
Notícias Alegrete

Projeto de extensão IFTechInova encerra atividades com entrega de certificados

Publicado em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 14h21 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Aconteceu no início do mês de dezembro, no IFFar - Campus Alegrete, a cerimônia de encerramento do Projeto de Extensão "IFTechInova: Educação Tecnológica Inovadora" - ano 2023, com entrega de certificação aos participantes do projeto. Na ocasião esteve presente, além dos responsáveis pelo projeto, o Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do Campus Alegrete, Prof. Douglas Dalla Nora.

WhatsApp Image 2023-12-07 at 20.11.23.jpeg WhatsApp Image 2023-12-07 at 20.12.18.jpeg

O projeto iniciou suas atividades em agosto deste ano e contou com uma equipe de membros composta por alunos, docentes e TAEs dos cursos Técnico em Informática e Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além do Coordenador Cristhiano Bossardi de Vasconcelos.

O Projeto de Extensão "IFTechInova: Educação Tecnológica Inovadora" do IFFar - Campus Alegrete foi uma parceria com a Escola Estadual Salgado Filho, de Manoel Viana, e teve como objetivo promover um curso de introdução à eletrônica, prototipação (Arduino) e robótica, voltado para a inovação e a internet das coisas (IOT).

As atividades realizadas durante esse período foram voltadas para os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da escola.

WhatsApp Image 2023-12-07 at 20.21.13 (1).jpeg

Os alunos do Curso Técnico em Informática e do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foram os responsáveis por ministrar as aulas, sempre orientados e acompanhados pelos organizadores do projeto.

O projeto buscou proporcionar uma formação complementar aos estudantes da Escola Salgado Filho, oferecendo conhecimentos práticos e teóricos nas áreas de tecnologia e inovação. As aulas abordaram temas como programação, montagem de circuitos eletrônicos, utilização do Arduino como plataforma de prototipagem e introdução aos conceitos de robótica.

Através de atividades práticas e hands-on (execução de atividades), os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas, estimular a criatividade e o pensamento lógico. O curso de extensão representa uma oportunidade valiosa para a democratização do acesso à educação tecnológica, ampliando as perspectivas educacionais dos alunos e fortalecendo o vínculo entre as duas instituições.

WhatsApp Image 2023-12-07 at 20.21.12 (2).jpeg

Com uma abordagem prática e interativa, objetivou-se também inspirar os integrantes a explorarem o mundo da tecnologia e incentivá-los a continuar aprendendo e se aprimorando nesse campo em constante evolução.

A parceria entre o IFFar - Campus Alegrete e a Escola Salgado Filho demonstra o comprometimento das instituições em fortalecer a educação e a formação dos alunos, ampliando o acesso a conteúdos e práticas tecnológicas de vanguarda.Em 2024 o projeto terá uma nova edição, promovendo ainda mais oportunidades de aprendizado e inovação.

Para o Coordenador, Prof. Cristhiano Vasconcelos, o projeto contribuiu também para uma educação mais abrangente e completa, que vai além do currículo tradicional, possibilitando a integração de conhecimentos teóricos com a aplicação prática, estimulando a inovação, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Aos integrantes do projeto, fica um agradecimento especial pelo trabalho realizado durante esse período:

• Prof. Cristhiano Bossardi de Vasconcellos – Coordenador
  • Prof. André Bernardi Da Silva – Diretor da EEEF Salgado Filho
  • Prof. Carlos Alexandre Silva dos Santos
  • Prof. Daniel Chaves Temp
  • Prof. Edson Machado Fumagalli Junior
  • Prof.ª Fabiana da Silva Cabreira
  • Prof.ª Josiane Fontoura dos Anjos
  • Prof. Rumenigue Hohemberger

Alunos voluntários do Curso Técnico em Informática:

• Maikel Pereira Biana
  • Laura Samara Duarte Bernardes